Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Novas regras no futebol para a próxima época: parte superior do braço deixa de ser ‘mão’

Boas medidas?

O IFAB deu a conhecer as alterações às regras no futebol a partir da próxima época. A mais significativa está relacionada com os lances em que a mão interfere. Em 2021-21 um toque de mão na bola acidental e não propositado só deverá ser punido se resultar «imediatamente» em golo ou num lance de muito perigo. Esta regra anula diretamente a última, que deu bastante polémica, em que os árbitros deviam assinalar falta em qualquer toque de bola na mão nas jogadas de ataque.

Outras alterações:
Infração por mão: “O toque na parte superior do braço, junto à axila, até à manga da camisa, passa a não ser considerado como infração”.
Penáltis também mudam: “Uma infração do guarda-redes, como por exemplo adiantar-se da linha nos penáltis, só deve ser punida caso essa ação influencie diretamente o resultado final do penálti. Por exemplo: se o guarda-redes se adiantar, mas o marcador chutar a bola à barra ou para fora, a cobrança do penálti não deve ser repetida. Caso o guarda-redes seja punido por sair da linha e a cobrança repetida, o cartão amarelo só deve ser mostrado caso o guarda-redes cometa duas vezes uma infração”.
VAR: “Sempre que o incidente em revisão pelo VAR for suscetível a considerações subjetivas, o árbitro deve rever o lance no monitor de campo”. Ou seja, não “pode” mas sim “deve”.
Dois amarelos podem não significar expulsão: “Se o mesmo jogador receber dois cartões amarelos, um durante o jogo e o outro numa disputa de penáltis, estes são registados na ficha de jogo como dois cartões e não como expulsão (cartões vermelhos). Se o guarda-redes e o jogador que bateu o penálti infringirem as Leis do Jogo ao mesmo tempo, o jogador que bateu o penálti é penalizado”.
– Os jogadores que não respeitarem os quatro metros de distância obrigatória num lance de bola parada devem ser punidos com cartão amarelo;
– Se o guarda-redes marcar um pontapé de baliza ou uma falta para um companheiro e este devolver com o peito ou a cabeça, o lance deve ser repetido.

26 Comentários

  • MM
    Posted Abril 9, 2020 at 9:44 pm

    Estou a ver as mangas descerem ate ao cotovelo…pelo menos! Mas concordo que se mude a lei da mão, esta muito confusa e a penalizar movimentos naturais dos jogadores (como levantar o braco ao saltar e enrolar o tronco).
    Por mim mantinja se a antiga regra da intencao, mais nada

  • Mantorras
    Posted Abril 9, 2020 at 9:38 pm

    Se a regra da mao for com a ideia de “passar a marcar mais vezes, sempre que ela bate claramente a meio do braco ou na mao, independentemente da intencao” entao ate que concordo, retiram da equacao a parte do braco que e dificil de controlar… caso contrario, se vale tipo esticar o braco para bloquear um remate, mas nao faz mal se a bola bater na zona mais baixa da manga da camisa, quando ha movimento para “defender a bola”, acho que e perfeitamente parvo.

    Os penaltis e as “saidas do GR” tambem sao idiotas, ja que o GR ao sair influencia sempre o batedor, sempre. So alguem que nunca marcou penalties na vida pode achar o contrario. E suposto ele sair e o batedor bater a direito, sem tentar retirar a bola da zona do GR, confiando que o arbitro anula? Ou acham que ele ao tentar desviar na mesma nao fica sempre condicionado e com menos espaco para errar entre ele e a baliza? Que ideia tao “ao lado”.

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 9, 2020 at 5:10 pm

    Enfim, aquela do GR deve ser paa rir, qualquer GR vai sentir-se à vontade para destabilizar, desde que a bola vá à barra, no problem, o problema é que a bola vai á barra ou para fora por conta desses mesmos gestos, quem já tentou bater penalties sabe bem que um batedor observa tudo e se o GR se mexer isso pode mexer com a decisão que vá fazer, naqueles milésimos de segundo que separam a decisão e a execução.
    Quanto à do dois amarelos é outra que não percebo, isto só vai aumentar as picardias e o anti-jogo…
    As autoridades do futebol parecem dispostos a cilindrar o futebol, o VAR foi um erro de todo o tamanho, mas não há t**** de o admitir, agora é mais disparates para entreter a malta e desviar o foco.
    Siga para bingo!

  • Af2711
    Posted Abril 9, 2020 at 1:17 pm

    Para mim há um problema claro em como a regra tem sido comunicada nos últimos anos, e principalmente como ela é entendida por todos que estão no mundo do futebol (isto inclui nós como adeptos). Vejam que estes debates sempre trazem uma pluralidade de deduções e nunca há um acordo do que é regra ou não.
    Por que a entidade junto a FIFA não faz um vídeo explicativo para que acabem todas as dúvidas com exemplos de jogadas em que se aplicarão as novas regras? Tantos jogadores e treinadores queixaram-se dos árbitros terem passado um protocolo à época da mudança de regra e depois questionam, o que suscita mais dúvidas até se a mesma é de fato dissecada de forma que esclareçam de vez.

    Isto só foi revisto agora pelo mau entendimento da regra anterior, ao meu ver.

    • Aurinegro
      Posted Abril 9, 2020 at 3:25 pm

      Há pouco tempo vi alguém numa TV a dizer que o futebol era um desporto com poucas regras. Confesso que ao inicio achei uma frase estranha, mas depois consegui perceber o que queria dizer.

      As regras no futebol deixam muita subjetividade no ar e por isso uma alargada interpretação de critérios, que muitas vezes levam à tal dualidade de critérios que existe.

      Tal como dizes, todos nós podemos ter interpretações diferentes da mesma regra.

  • Albicastrense
    Posted Abril 9, 2020 at 1:07 pm

    Malta, estão a fazer uma leitura totalmente errada da regra do guarda-redes no pénalti. A regra que agora é alterada é sobre o adiantamento e não sobre o posicionamento. Ou seja, o guarda redes continuam a ter de estar em cima da linha de golo.

    Os exemplos aqui dados do guarda redes vir a passo até ao marcador ou se posicionar logo mas à frente não fazem sentido porque nesse caso o árbitro intervém ainda ANTES do pénalti ser batido. Esta regra vem falar de situações onde o árbitro tem de intervir já depois do pénalti batido, situações em que o guarda redes se adiantou nos últimos momentos antes do pénalti ser batido.

    E antes que digam que não é o que diz na notícia, o que aqui está são as alterações. Só as alterações. Todas as outras regras sem mantêm iguais incluindo a que diz que o guarda redes têm de estar em cima da linha de golo.

    Por fim, sobre os braços, acontece a mesma coisa. A regra que diz que os jogadores não podem usar os braços para ganhar vantagem desproporcional mantém-se (apoiar-se no adversário ou impedir a impulsão do adversário ou o alcance deste).

    Espero ter ajudado

    • Joao X
      Posted Abril 9, 2020 at 4:49 pm

      Exatamente, obrigado.
      Estão a supor que esta regra anula a outra que diz que o GR tem que estar em cima da linha quando o penalty é batido.

  • SCP99
    Posted Abril 9, 2020 at 1:03 pm

    Tirando a história dos 2 amarelos não serem vermelho são tudo coisas que fazem sentido, essa dos 2 amarelos é pior que má, é completamente absurda…

  • Albicastrense
    Posted Abril 9, 2020 at 1:00 pm

    Malta, estão a fazer uma leitura totalmente errada da regra do guarda-red no pênalti

  • Hirok "The Truth"
    Posted Abril 9, 2020 at 12:46 pm

    Vai ser só defesas com “asas”.. regra ridicula a da mão..
    E a do penaltie é outra, se vai para fora ou poste mesmo que o guarda redes esteja a dar um beijinho ao avançado siga para bingo..

  • Kallstrom
    Posted Abril 9, 2020 at 12:21 pm

    Então vamos caricaturar:
    É penalty. O batedor e o guarda-redes assumem as suas posições.
    O batedor concentra-se antes de partir para a bola.
    O guarda-redes vem a passo até 2 metros da bola (a 9m da sua linha, portanto).
    O jogador considera isto absurdo mas chuta e a bola passa ao lado do poste, sem tocar no guarda-redes.
    É um penalty legal, pontapé de baliza para a equipa defensora.

    Se a regra é tal e qual como está indicado no post, então isto é um cenário possível e dentro dos limites da legalidade…
    Pergunto-me: as pessoas que redigem isto não deviam PELO MENOS acautelar as coisas mais ridículas?…

    • Jogabonito
      Posted Abril 9, 2020 at 4:12 pm

      Não é legal, há uma regra que diz que o guarda redes tem de estar em cima da linha de golo quando o penalty vai ser batido

      • Kallstrom
        Posted Abril 9, 2020 at 7:24 pm

        Ok, obrigado pelo esclarecimento.

        Não tinha percebido que isto era apenas uma adenda e não a regra, por si só.

    • Joao X
      Posted Abril 9, 2020 at 1:57 pm

      Porque raio haveria de poder o GR vir a passo 2 metros à frente?

  • Son Goku
    Posted Abril 9, 2020 at 11:07 am

    Regras completamente estupidas.

    Entao agora um jogador pode aproveitar para sempre levantar os braços para que a bola toque na parte superior do braço…

    E Entao a parte dos penaltys ainda é pior. O facto de os guarda redes se adiantarem nao tem influencia? Mas eles ja jogaram futebol?
    E o Guarda redes so leva amarelo se o fizer duas vezes? Isto so vai fazer com que os guarda redes o façam sempre…

  • Aurinegro
    Posted Abril 9, 2020 at 10:23 am

    Só saberemos quando forem usadas em jogo. Até la podem parecer até se encontrarem buracos nas regras.

    Deixo algumas que acho que poderiam ajudar:

    – quando o jogador queima tempo deliberadamente, por exemplo o GR a bater o pontape de baliza, deveria ser assinalado livre indireto a favor da equipa adversaria. Mesmo que dentro da pequena area. Iria acabar-se com estas accoes rapidamente. O amarelo nao resolve nada e nunca um jogador ira ser expulso com duplo amarelo nestas situacoes.

    – nos bancos so deveriam estar treinador, treinador adjunto e jogadores. Precisam de pessoas para “acartar as aguas”, entao aue aumentem o numero de jogadores no banco, tal como em italia. Delegados ao jogo sentavam-se junto do quarto arbitro e equipas medicas junto dos bombeiros. De resto nao estao a fazer nada no banco a nao ser confusao.

    – mantendo as mesmas paragens para substituições, poderiam aumentar-se o numero para duas (no maximo) em cada paragem. Havendo um maximo de 6, mas por exemplo, alguns jovens podiam ter mais utilizacao. Os clubes pagam salarios a cerca de 25 jogadores e podem usar um maximo de 14 num jogo. Se recebem por ser jogadores, devem jogar mais. Os tempos de paragem devem ser bem compensados nos descontos.

    – sempre que o fora de jogo for analisado pelo VAR e for uma distancia de, por exemplo 15 cm, para mais ou para menos, prevalece a decisão do arbitro. O VAR deveria ser só para decisoes erradas escandalosas, senao o arbitro nao esta a fazer nada la dentro.

    Podem bater o que quiserem, mas esta é so a minha opiniao sobre o que poderia melhorar.

    • Mantorras
      Posted Abril 9, 2020 at 9:39 pm

      Nao discordo. Se nao funcionasse depois voltavam a alterar. A das substituicoes e discutivel, mas depende da boa fe na sua utilizacao, poderia ser bastante positiva…

    • Tiago Silva
      Posted Abril 9, 2020 at 12:00 pm

      Concordo com todas exceto a das substituições, iria parar bastante o jogo. No entanto concordo com a regra da mão referida pelo VM, os jogadores têm que se conseguir mexer, e isso iria dar-lhes alguma liberdade.

      • Aurinegro
        Posted Abril 9, 2020 at 1:03 pm

        Percebo perfeitamente. Talvez não seja a mais adequada. Mas acho que deveria haver a hipótese de haver mais jogadores a jogar mais tempo. Principalmente jovens jogadores.

    • kurt cobain
      Posted Abril 9, 2020 at 11:44 am

      Estou farto de dizer que essa regra do livre indirecto em caso de perda de tempo deveria ser aplicada no futebol (à semelhança do futsal). O amarelo não resolve nada e além disso ainda se perdem mais uns segundos a apontar a infracção. Em relação às restantes regras que propões também não me parecem más mas penso que a 1ª é fundamental passar à prática.

      • Aurinegro
        Posted Abril 9, 2020 at 1:02 pm

        Sim, concordo que a primeira é fundamental. Assim como se devia rever a questao do tempo dos GR com a bola nas maos. Eu já nem sei quantos segundos estão na lei, mas sei que raramente é cumprido. Aqui há uns tempos, cronometrei o Neuer com a bola nas mãos durante 43 seg. Ridiculo!

  • Sombras
    Posted Abril 9, 2020 at 10:22 am

    A regra dos penalties é inenarrável e beneficia claramente o infrator. Então se o jogador chutar à barra porque o GR está 2 metros à frente, isso não tem impacto? Claro que tem!! O espaço que o GR ganha por estar a frente e o que “reduz” a baliza para o marcador podem ser o que causa o desequilíbrio momentâneo no marcador do pênalti que faz com que saia ao lado ou na barra. Completamente ridículo.

    • kurt cobain
      Posted Abril 9, 2020 at 11:48 am

      Sem dúvida, é ridículo achar que isso não influencia o rematador uma vez que com o GR adiantado o ângulo diminui e obriga o jogador a tentar colocar mais a bola o que pode significar rematar à barra/para fora…

  • André Dias
    Posted Abril 9, 2020 at 10:17 am

    Deduzo que a repetição de um lance em que um jogador devolve a bola ao GR com o peito ou a cabeça seja para impedir perdas intencionais de tempo. Se assim for, concordo.

    Em relação aos penaltis e ao VAR estou de acordo, embora preferisse que os critérios de utilização do VAR fossem mais claros e iguais para todos. Também acho que o árbitro devia poder utilizar o VAR em lances onde tem dúvidas mas que não estão previstos nas leis do jogo.

    Em relação à bola na mão, acho que a infração tem mais a ver com a intenção do jogador do que necessariamente com a zona do braço.

Deixa um comentário