Prova milionária precisava de uma reformulação? A fase de grupos tem perdido algum interesse.
A Liga dos Campeões, Liga Europa e Conference Legue passarão a ser disputadas por 36 equipas a partir de 2024-25. A UEFA anunciou um novo formato, sendo a maior alteração a transformação da fase de grupos tradicional numa Liga única, que incluirá todos esses participantes. Nesse campeonato, cada clube irá disputar oito jogos jogos (ou seja, mais dois dos que os seis que disputam atualmente na fase de grupos), contra oito adversários diferentes (disputando quatro partidas em casa e quatro fora). Depois, os oito melhores classificados dessa Liga única seguem diretamente para a fase a eliminar, com as equipas que terminarem entre o 9º o 24.º lugar a disputarem um “playoff” a duas mãos de forma a ditarem os restantes apurados para os oitavos-de-final da competição. No que respeita à Champions ficou ainda definido que os quatro clubes adicionais serão alocados de acordo com os seguintes critérios:
– Mais um clube para o 5.º colocado do ranking, que passa a ter três diretos.
– Um clube para o caminho dos campeões, que passará dos atuais quatro para cinco.
– Dois para os países com melhor pontuação na época anterior (este ano, seriam Inglaterra e Holanda).
⚽ The #UEFAExCo has approved the final format and access list for UEFA club competitions from the 2024/25 season.
✅ No more access granted based on club coefficients.
✅ Eight matches instead of ten in the new league phase.
Full details: ⬇️#UCL #UEL #UECL
— UEFA (@UEFA) May 10, 2022


31 Comentários
Flavio Trindade
Resposta rápida para a questão formulada.
Se a Liga dos Campeões precisava de uma reformulação?
– Não.
Se com esta “reformulação” se evita as ligas de elite fechadas e por convite?
– Se assim for, aceito fácil.
Para as equipas portuguesas, o futuro passará por capitalizar nas provas da segunda divisão europeia.
Por um lado, para um grande português aumenta a hipótese de vencer uma Europa ou uma Conference League, por outro o prize money na Champions para uma época aceitável será demasiado tentador, e numa dessas épocas esse mesmo prize money pode marcar uma clivagem para os rivais a nível interno.
Ou seja, uma equipa portuguesa num grupo normal de Champions jogaria com 1/2 adversários de nível elevado e outro de nível igual ou inferior.
Agora passarão a jogar mais do dobro dos jogos (4/5) contra equipas top das big five o que quase inviabiliza uma passagem aos oitavos.
Passando contudo, será sempre uma temporada europeia extraordinária e entre chegar aos oitavos da Champions e ganhar uma porrada de milhões que poderão fazer a diferença (e farão) internamente, e ganhar uma Conference League, se calhar prefiro a primeira opção.
Grande que quer ser grande e pensar em grande tem que jogar com os melhores.
A Conference League ou a Europa League serão como vencer a Taça da Liga ou a Taça de Portugal. É giro mas…
BrunoAlves16
Interessantes as duas questões iniciais que colocas.
Em relação à primeira, estaremos a ser demadiados conservadores/saudosistas ao vermos este novo formato, sendo que o actual sempre resultou tão bem? Ou será um caminho em que o futebol se vai afastando das suas origens?
Em relação à segunda, o aceitar este formato para impedir (no imediato) ligas fechadas é por si um mal menor. Mas irá esse, inevitavelmente, ser o caminho no futuro? Espero que não mas…
Veremos como nos adaptaremos a esta nova realidade
Flavio Trindade
Bruno, lá está.
Espero bem que não.
O regime “invitational” da Superliga chateia-me profundamente.
Funciona nos Estados Unidos? Sim. Mas o desporto no seu geral também tem um modelo totalmente distinto.
Logo, se para evitar esse regime bizarro para o futebol europeu, se tivermos que mudar o formato e dar mais espaço às ligas “grandes” que na realidade são as que fazem o dinheiro circular, shall be it.
Wey
Fiz um modelo de jogos que pode vir a ser utilizado tendo em conta o numero de equipas e jogos.
Coluna 1 Ranking Equipa – 8 colunas seguintes jogos x equipas do ranking
1 36 32 28 24 20 16 12 8
2 35 31 27 23 19 15 11 7
3 34 30 26 22 18 14 10 6
4 33 29 25 21 17 13 9 5
5 32 28 24 20 16 12 8 4
6 31 27 23 19 15 11 7 3
7 30 26 22 18 14 10 6 2
8 29 25 21 17 13 9 5 1
9 28 24 20 16 12 8 4 36
10 27 23 19 15 11 7 3 35
11 26 22 18 14 10 6 2 34
12 25 21 17 13 9 5 1 33
13 24 20 16 12 8 4 36 32
14 23 19 15 11 7 3 35 31
15 22 18 14 10 6 2 34 30
16 21 17 13 9 5 1 33 29
17 20 16 12 8 4 36 32 28
18 19 15 11 7 3 35 31 27
19 18 14 10 6 2 34 30 26
20 17 13 9 5 1 33 29 25
21 16 12 8 4 36 32 28 24
22 15 11 7 3 35 31 27 23
23 14 10 6 2 34 30 26 22
24 13 9 5 1 33 29 25 21
25 12 8 4 36 32 28 24 20
26 11 7 3 35 31 27 23 19
27 10 6 2 34 30 26 22 18
28 9 5 1 33 29 25 21 17
29 8 4 36 32 28 24 20 16
30 7 3 35 31 27 23 19 15
31 6 2 34 30 26 22 18 14
32 5 1 33 29 25 21 17 13
33 4 36 32 28 24 20 16 12
34 3 35 31 27 23 19 15 11
35 2 34 30 26 22 18 14 10
36 1 33 29 25 21 17 13 9
Ou seja, o 1o lugar joga contra o pior do ranking ( 36). Mas depois ha factores como equipas do mesmo pais que nao se podem defrontar ou nao e outros ses.
SENSEI
Reconheço o esforço, mas ao ver essa tabela parecia estar numa realidade ainda mais paralela do Matrix.
Cossery
Uma dúvida: se um dos campeonatos líderes do ranking, que tem 4 clubes directos na Champions, forem também os países com melhor pontuação no ano, o que aliás irá acontecer muitas vezes, terá 5 equipas na Champions? E se esse campeonato ainda tiver o vencedor da Champions que não esteja nos lugares de acesso às Champions no campeonato, terá 6 equipas na Champions? E se o mesmo acontecer mas com vencedor da Liga Europa, terá 7 equipas na Champions? Claro que é um cenário improvável, mas 5 ou 6 não será, caso esteja a entender bem estás regras.
Marco
Voltar ao formato antigo das eliminatorias e acabar com isto das “despromocoes” para outra competicao (pois tira-lhes valor e interesse). Tectos salariais para clubes a sério poderem voltar a competir.
Cada vez mais chato o futebol. É assim tao dificil perceber que cada vez menos adeptos querem saber “deste” futebol? Qualquer dia, se nao for já, só mesmo chineses, adeptos europeus de meia duzia de clubes, ou pessoal com uma vida muito triste e solitária se sentam num sofá para assistir a esta monotonia.
Neville Longbottom
O futebol continua a gerar muitas receitas e isto é um mercado, ou seja, oferta e procura. O problema é que os chineses são mais do que os europeus e sul americanos juntos se for preciso.
Tetos salariais é uma espécie de comunismo no desporto, mas é algo amplamente aceite por exemplo no país mais longe do comunismo possível (pela NBA) por isso talvez aceite sim.
Custa-me sempre um bocado que se castiguem os ricos para que os pobres por inerência, passem a ser menos pobres (ou nas tuas palavras, castiguem os clubes ricos aka de plástico para que os verdadeiros clubes, mas pobres, possam voltar a competir), mas confesso que no futebol há uma certa tendência para que existam estas discrepâncias enormes entre clubes marionetas de market makers e outros que são reféns da sua própria dimensão ou, não sendo, não têm acesso à liquidez dos primeiros.
SL
ricardojrdg
Concordo.
Em parte, este desligamento do futebol de primeiras divisões está a levar as pessoas a se virarem mais para os clubes da sua terra.
Acho que é uma mudança muito positiva na cultura desportiva em Portugal, e já se começam a ver jogos na 2ª Divisão e mesmo em divisões mais baixas, com assistências muito interessantes.
Agora o próximo passo é deixarmos de fazer figuras tristes com os árbitros.
Red Punisher
É melhor para nós, portugueses, pois teremos sempre a chance de meter 3 equipas de forma mais acessível que 2 ou até apenas 1. O formato eu não gosto, mas é uma questão de nos adaptarmos.
O Braga poderá, num bom ano, ir à Champions de forma (quase) direta.
Não esquecer que somos 7º do rank europeu e…por lá ficaremos anos a fio, uma vez que a Holanda e outros países mais periféricos do futebol darão sempre mais cartas que Portugal, demasiado centralizado aos 3 grandes+1, na Conference League e/ou até Europa League.
Manel Ferreira
Neste momento, Portugal é 6º do ranking europeu, não 7º. Na próxima época Portugal começará em 7º, sim, mas o que interessa é como a época acaba, não como começa.
E é fácil para a Holanda “dar mais cartas” que Portugal quando 3 dos 4 principais clubes holandeses estiveram a jogar a Conference League (um deles, caindo aos trambolhões desde a Champions). Vamos ver como será quando forem obrigados a pontuar mais na LC/LE e as cartas que vão dar. Cheira-me a muitos Dois de Paus.
Já agora quais são esses “outros países mais periféricos do futebol” que darão sempre mais cartas que Portugal? Quais? Sim, Portugal é demasiado centralizado aos 3 grandes + 1, é verdade, mas a maioria dos outros países nem isso conseguem. Se são centralizados com um ou dois clubes já é uma sorte.
Af2711
É questão de acostumar-se quando o modelo for imposto e passar a vigorar. A fase de grupos não gera tanto interesse tirando os grandes jogos do grupo para saber quem fica em primeiro e segundo. No mais, só quando alguma surpresa aparece.
Tiago Silva
Nem é tão mau quanto parece, mas não gosto deste formato de Liga, é demasiado confuso.
Eu gostava de ver uma destas duas hipóteses. Ou fase de grupos como há agora, mas sem cabeças de série (assim poderiam calhar grupos mais equilibrados e mais emocionantes).
Ou então eliminatórias de início ao fim. Até poderiam envolver mais equipas neste formato. Seriam vários jogos a 2 mãos, um pouco como acontece nas taças domésticas, que são sempre competições muito interessantes. Afinal o que é a Champions senão uma taça europeia para todos os clubes?
Mas apesar de tudo gostei da regra dos 2 clubes com melhor registo europeu nesta época garantirem a qualificação. É uma forma de premiar os clubes que dão tudo nesta competição.
BrunoAlves16
Não são os dois clubes com melhor registo mas sim as melhores ligas. Mesmo tendo em conta que será feito um rácio entre pontos ganhos e número de equipas, quase de certeza que os melhores registos vão ser das ligas mais fortes, sendo uma forma de meter mais uma equipa de uma das ligas mais poderosas. Se fosse este ano teríamos mais uma equipa inglesa e outra neerlandesa (não é do big4 mas beneficiou de ter 2 dos seus 3 maiores clubes a competir na Conference League, sendo que um deles está na final).
Tiago Silva
Sendo assim já não concordo com a medida, é exatamente o oposto do que tenho defendido. Obrigado pela correção.
Dca
Ainda não vieram as diretrizes do sorteio, calma. Muita especulação por aqui, eles só anunciaram o FORMATO, nada mais.
R10UELME
Como é que vão ser sorteados os 8 jogos de cada equipa?
Outsider
Provavelmente com base no ranking, ao estilo dos 4 potes do formato atual
TheWatcher
Uma questão que não fiquei esclarecido: as equipas do 25º ao 36º lugar irão disputar a Liga Europa?
BrunoAlves16
Não tenho a certeza, ainda está tudo numa fase muito embrionária, mas pelo que me é dado a perceber deixam de haver “despromoções” para a Liga Europa (e desta para a Conference League). As duas competições passam também a ter o formato da Champions e passam as três funcionar nos mesmos moldes.
36 equipas, as 8 primeiras passam directamente aos oitavos, as 16 seguintes fazem um play off adicional de acesso aos oitavos (da qual os 8 vencedores seguem em frente) e as 12 últimas ficam pelo caminho.
Creio que será assim.
Outsider
Provavelmente os despromovidos serão as 8 equipas que perderem o playoff de acesso à fase a eliminar
Ragnar Lothbrok
Acredito que não sejam essas. Devem ser as 8 equipas derrotadas dos play-offs entre os 9 a 25 classificados. É só um palpite mas parece-me aquilo que faz mais sentido, até porque manteria o mesmo número de equipas (8) a serem despromovidas.
Bino Costa
Não percebo, vai haver 8 jogos para cada equipa sorteados? Mas totalmente à sorte ou com base no ranking das 36 equipas?
Gunnerz
Eu tenho pena é q n façam uma final 8 como fizeram durante o covid.
Faziam a fase final numa semana, todas as atenções viradas na Champions, tudo no mesmo estádio e sem se jogar a 2 mãos. Ao domingo à tarde faziam a final, em fim de maio e com temperaturas amenas e interessantes para um bom espectáculo de futebol.
Dca
0 espetáculo para o futebol. Que bom foi ter 2x Real Madrid – City.
Mantorras
Tambem gostava de ver este formato.
Tornaria a competicao mais interessante, e se for preciso enfiar la mais equipas para colmatar o menor numero de jogos que isto acarreta, pois metam… mas neste formato nao teriamos de assistir a jogos onde os melhores “gerem” a eliminatoria.
Marcio Ricardo
Achei meio estranho este formato. E não sei se entendi muito bem a última parte .
Então vão haver mais equipas na Liga dos Campeões, mas isso melhora a situação de Portugal ou não ? Quantas equipes portuguesas vão disputar ?
E como é o sorteio ? O Porto pode defrontar o Kiev, Spartak, Villarreal, PSV, Roma, Basileia, Anderlecht e Hajduk Split enquanto o Benfica defronta o Bayern, Real, City, Ajax, Milan, PSG, Zenit e Olimpyakos ?
Está tudo muito confuso na minha cabeça ainda, muito nebulado. Mas tenho a impressão que a coisa não vai melhorar. Nem em si mesma nem para os portugueses.
Mantorras
Isto.
AngeloGJ
https://www.youtube.com/watch?v=GY5RcSf0scU
JJoker
A fase de grupos da Champions tem sido um suplicio… este ano então foi um horror. Com tanto update ao ranking a coisa transformou-se numa formalidade para as 2 melhores equipas em teoria. E mesmo que não passem as duas melhores (Dortmund e Barcelona por exemplo) as que as substituem não garantem grande entusiasmo (Sporting e Benfica no caso).
Se um formato de liga vai mudar isto radicalmente? Duvido muito, mas pelo menos tentou-se, antes de se acabar com a prova, transformar isto numa Liga de Elite para 12/16 equipas, e a Liga Europa se transformar numa coisa com mais prestigio. Toda a gente sabe que foi para isso que se criou a Conference League, é apenas para criar espaço competitivo para quando a nova versão da champions só der lugar aos campeões das big 5 e mais uns selectos dessas mesmas big 5.
Mantorras
Nao entendo muito bem o novo formato, para ser sincero, acho ate que o post do VM elucida muito pouco sobre o mesmo. Tambem nao entendo muito bem o teu comentario, nao sei muito bem onde queres chegar, mas a mim isto parece-me mudar inventando e nao vejo como isto resolve ou pretende resolver o que quer que seja.
Querem mais jogos entre os grandes? Vamos banalizar tudo, que parece ser o caminho que o mundo toma em tudo e mais alguma coisa, a ver quanto tempo demoramos a enjoar de vez…
21/22:
Benfica nos quartos.
Villareal nas meias.
20/21:
Porto foi aos quartos.
19/20:
Atalanta, Lyon e Leipzig nos quartos.
Lyon e Leipzig nas meias.
18/19:
Porto, Ajax e Spurs nos quartos. Ajax e Spurs nas meias. Spurs na final.
A fase de grupos sempre foi mais ou menos um passeio para os principais candidatos. Entao se passarem as melhores e aborrecido, mas se nao passarem nao ha entusiasmo? Assim realmente fica dificil satisfazer.
Aposto que para os adeptos das equipas que passaram ha entusiasmo… ou achas que o Man Utd, os Spurs, ou o Barcelona ou o Dortmund iam dar mais luta?
Metam la as meias a um jogo e vamos ver quanto tempo demora a um outsider chegar a final.