Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Novo meio-campo na seleção? William é suplente no Bétis e Danilo também não tem contado para Pochettino

A poucos meses de começar o Europeu, o seleccionador nacional depara-se com um problema no meio-campo. Depois de um longo período em que William Carvalho e Danilo Pereira se revezavam no miolo, tendo a companhia de João Moutinho, Rúben Neves ou Adrien Silva, este num tempo já mais longínquo, eis que todos eles estão longe de atravessar um período fulgurante nas suas carreiras. Começando por William, o médio tem sido assolado por algumas lesões e nos últimos tempos foi quase sempre suplente no Bétis. Por outro lado, Danilo, que começou a viagem em França a ser central com Tuchel, em 10 jogos com Pochettino, só foi titular em 3, e todos de grau de dificuldade reduzida. Já a dupla do Wolves acumula um maior período de utilização, mas a época também não lhes tem corrido de feição. Nesse sentido, urge questionar se esta não seria a altura ideal para uma mudança. É certo que não existem soluções de top em grandes clubes da Europa, que realcem imediatamente à vista, mas, tendo em conta o campeonato nacional, é visível que João Palhinha poderá começar a entrar nestas contas. O médio de 25 anos afirmou-se em Alvalade depois de um excelente rendimento em Braga, tem sido, possivelmente, o melhor médio desta edição da Liga, acrescentando a sua capacidade física, força nos duelos e na recuperação de bola, algo que poderia ser muito útil a uma equipa com o habitual perfil de jogo instituído por Fernando Santos. Recorde-se que Palhinha não contabiliza qualquer convocatória para a Selecção A e a janela de Março poderia ser ideal para começar a testá-lo neste contexto competitivo. Além do ‘6’ dos Leões, também João Mário poderá estar às portas do regresso, sobretudo se for para actuar na sua posição natural. Fernando Santos sempre olhou mais para João Mário como um criativo, ou um médio capaz de partir dos corredores laterais, mas a verdade é que é no centro do terreno que mais pode render, contribuindo com a sua lucidez na posse e qualidade na saída de zonas de pressão. Já Renato Sanches, que regressou recentemente de lesão, Sérgio Oliveira, outros dos médios com mais rendimento no campeonato, ou mesmo André Gomes também poderão ter uma palavra a dizer nesta luta. Certo parece ser que atacar a fase de grupos do Euro com elementos pouco rodados seria um enorme risco, sobretudo numa selecção que tem como ambição revalidar o título obtido em 2016.

Rodrigo Ferreira

73 Comentários

  • Baia_99
    Posted Março 3, 2021 at 8:27 am

    Mas vocês so vêm jogos do Tugão?

    É certo que Palhinha tem sido o melhor medio do nosso Campeonato, sendo que Sergio Oliveira vem lhe fazendo sombra nessa luta, mas estes jogadores jogam num campeonato mediocre!

    O Palhinha joga numa equipa que passa 70-80% dos jogos em momento ofensivo, nao tem um jogo que seja na Champions, é bom na recuperação de bola e ocupação de espaços? É, mas quando os adversarios sao Lino, Tagueu, Estipinan, Darwin, Seferovic, etc, nao é dificil se destacar como medio defensivo.

    O mesmo para o SO, joga sem pressao dos medios adversarios, craques como Pelagio, Ruben Micael, Lincoln, Taraabt, etc.
    Assim fica facil ter chegada a area adversaria. Alem dos penaltis, que teem sido poucos!

    Certo que William e Danilo estao sem ritmo, Neves e Moutinho estao em baixo de forma, mas estes sao jogadores com verdadeiros predicados futebolisticos e provas dadas ao mais alto nivel (Campeonatos Top-4 e Champions).

    Eu jogaria sempre com Neves e Moutinho a frente de Palhinha e Sergio Oliveira. Num europeu eu quero qualidade e experiencia, nao quero saber de estrelas do Tugao que se vai amedrontar quando virem o Mbape e o Pgba pela frente.

    E ainda bem que o engenheiro pensa como eu!

    • Henry12
      Posted Março 3, 2021 at 12:40 pm

      Tens a noção que ganhamos o Europeu com os 4 elementos do meio campo a jogar no “Tugão”????
      Neves e Moutinho não conseguiram acompanhar o ritmo do Newcastle, que joga um futebol horrível, e é suposto acreditar que conseguirão acompanhar o ritmo de Mbappe e Pogba como disseste?
      Em 2016, Moutinho começou a titular por esse mesmo motivo e todos sabemos como correu quando este saltou para o banco a favor do Adrien!!!
      SL

    • Kacal
      Posted Março 3, 2021 at 11:35 am

      William e Danilo jogavam na Liga Portuguesa em 2016 e não deixamos de ser campeões europeus por causa disso. Temos outros craques que jogam em colossos.

    • Marukeiso
      Posted Março 3, 2021 at 10:09 am

      Podia então aí explicar-me que experiência é que Danilo e William têm fora do “Tugão”.

      Mas então o Neves também não era só bom no tugao? Não se ia amedrontar todo quando visse o Salah/Mané/KDB,etc. pela frente?

      Num europeu quer qualidade e experiência e curiosamente refere Danilo e WC, dois médios que participaram na caminhada de 2016 em que na altura só tinham jogado no tugão como você diz… É tanta hipocrisia.

  • JoaoC
    Posted Março 3, 2021 at 7:16 am

    Palhinha tem de ser chamado, talvez até para ser titular.

    O Moutinho dá muita experiência e liderança à equipa mesmo não estando a fazer a melhor época da carreira, por mim seria chamado também.

    O Danilo deveria ser chamado apenas se for para levar apenas 3 centrais na minha opinião.

    Portanto no meu ver os convocados seriam:

    GR: Patrício, Anthony Lopes, Rui Silva

    Defesas: Pepe, Ruben Dias, Fonte, Cancelo, Nelson Semedo, Raphael Guerreiro, Mário Rui.

    Médios: Palhinha, Danilo, Neves, Moutinho, Sérgio Oliveira, Renato Sanches, Bernardo Silva, Bruno Fernandes

    Avançados: Reinaldo, André Silva, Jota, Félix, Neto.

    João Mário não me parece com intensidade suficiente para mais do que a nossa liga.

    O William pouco joga no Bétis.

    O Renato fez uma excelente meia época mas voltou a lesionar-se e ainda não voltou ao nível que já apresentou, mas é um médio diferente dos outros e evoluiu bastante a capacidade de passe que era um dos seus pontos fracos.

    De mencionar que para avançados não vejo alguém que esteja mesmo a “pedir” para ser convocado. Os nomes mais fortes parecem-me o Ricardo Horta, Podence, Rafa, Nuno Santos e Trincão.

  • Red Punisher
    Posted Março 2, 2021 at 11:42 pm

    Com Fernando Santos não esperem muitas mudanças…ele é católico e dos antigos!

  • Peter S
    Posted Março 2, 2021 at 11:24 pm

    O Fernando Santos punha o William quando o Danilo era indiscutivelmente melhor (até porque William é mediano). Por isso, não me admira que ponha outro qualquer em vez do Palhinha, que é, de facto, o 6 em melhor forma.

    Quanto ao João Mário, só se for para rir. Ou então tragam o Cedric, o Fonte e o Vieirinha.

  • Mantorras
    Posted Março 2, 2021 at 11:18 pm

    Disse isso ha meses e meses ja… na altura, por causa do momento, mas hoje, ja seria por causa da epoca ate agora…

    Palhinha nao vive um bom momento, ele ja vivia um bom momento no Braga, ne?

    Para mim e o melhor 6, mas essencialmente porque William, Neves e Danilo estao abaixo do que podem fazer.

  • Joao_F
    Posted Março 2, 2021 at 10:19 pm

    O Fernando Santos desde sempre que se baseou num núcleo duro de jogadores, em que independentemente da utilização nos clubes, acabaram sempre por ser convocados. Não tenho por isso grandes dúvidas que tanto o Danilo como o William serão convocados e enquadrados como potenciais titulares. Sempre foi assim com FS e assim será.
    Contudo Palhinha está muito bem no Sporting, que a par do Renato e do Sérgio Oliveira estão também a fazer grandes épocas, sendo que por isso poderá haver algum espaço para um destes.
    Mas acredito que no fim não fugirá muito das escolhas normais, ainda que joguem mais ou menos pelos seus clubes até ao final da época.

  • AngeloGJ
    Posted Março 2, 2021 at 9:48 pm

    Na minha opiniao apesar de Portugal ter varios medios em equipas importantes em campeonatos de top, Portugal claramente nao tem nenhum medio de top e é muito por aqui que na minha opiniao esta o handicap desta selecao, tem dos melhores laterais da Europa, melhores atacantes(aqui incluo o Bruno Fernandes tambem), mas faltam claramente 2, 3 medios de top para poder elevar este elenco para um outro patamar, ainda assim as escolhas parecem mais ou menos obvias em principio, 6:Palinha e Danilo (Ruben Neves deverá ficar de fora), 8: Moutinho, Sergio Oliveira e Renato Snaches (Joao Mario e Andre Gomes deverao estar dependentes do final de epoca que fizerem), nao acredito que FS ira ignorar os bons momentos de forma de jogadores como Palhinha ou Sergio Oliveira (tem 14 golos na epoca) e estes dois deverao ser os escolhidos para integrar o nucleo, Danilo, Moutinho e Renato Sanches.

  • Fantantonio
    Posted Março 2, 2021 at 9:07 pm

    Por muito que aprecie as suas qualidades, o William neste momento, por uma questão de ritmo, parte atrás (não é uma piada por ele ser lento, mas podia ser) dos outros. O Danilo mesmo jogando menos do que o que se perspetivava, é muito utilizado e inclusive a central, um setor deficitário na seleção, portanto, acho que é perfeitamente e justificadamente convocável. O Ruben Neves e o Moutinho não têm estado bem, mas o primeiro é inegavelmente craque, o segundo é dos nomes com mais bagagem no balneário da seleção e pode-se fazer valer disso, acho que se Renato Sanches voltar ao nível da primeira volta, tem uma vaga garantida também, o André Gomes merece mais do que os dois do Wolves, mas já não integra tantas vezes o núcleo duro há algum tempo, eu gosto muito do João Mário e concordo em parte com o que o VM refere, mas acho que por uma questão de contexto, dúvidas em relação à intensidade que muita gente tem e, principalmente, por haver outros a jogar a nível mais alto com melhores épocas na sua posição, também parte atrás. Para mim, levava Danilo para 4o ou 3o central com RD, Pepe e Fonte e aproveitar a polivalência, depois convocava Palhinha, Ruben Neves (pode jogar a 8 bem também), Renato, Moutinho e depois Bruno Fernandes e Bernardo como 3os médios, mas como o Bernardo pode contar como extremo/interior, acrescentaria André Gomes. O Sérgio Oliveira também tem qualidade e está a jogar francamente bem, mas não acho que seja necessário pelas caraterísticas que tem e pelo nível dos outros, um pouco como o JM, não vejo o FS a abdicar do Moutinho, que seria o único que via com possibilidades de sair. O William já esteve apto e não foi convocado, não seria escândalo nenhum voltar a acontecer, por muito que pareça ser o jogador fetiche.

    Acho que mais do que de decidir quem convoca, é decidir quem joga. Por exemplo, um meio-campo com Palhinha, Renato e Bruno Fernandes é do melhor para as pilhas durarem o jogo todo, mas pode não haver tanta clarividência com bola e talvez haja menos disciplina na ocupação de espaço sem bola, não do primeiro, mas dos outros dois por arriscarem muito. Por uma questão de rotinas acredito que seja Danilo até a jogar em vez de Palhinha, caso necessário uma meio-campo com essas caraterísticas, por uma questão de conservadorismo e também confiança no seu núcleo que o selecionador tem.

  • Antonio Clismo
    Posted Março 2, 2021 at 9:04 pm

    Neste momento o Palhinha tem que ser convocado porque é o médio defensivo portugu~es em melhor forma (de longe).

    O Danilo Pereira e o William Carvalho obviamente que continuam no radar da selecção mas só deveriam voltar quando decidirem acabar as suas férias que estão a fazer nos clubes actuais.

    A selecção não pode ser a Santa Casa de Misericórdia, vai quem está em melhor forma e quem não vai que comece a correr mais.

  • v de vendetta
    Posted Março 2, 2021 at 8:52 pm

    Conhecendo o Fernando Santos penso que não existe grandes dúvidas.
    Rui patricio
    A. Lopes
    ???
    Pepe
    R.dias
    J.fonte
    Danilo
    Cancelo
    Nelson semedo
    Ricardo
    Guerreiro
    W.carvalho
    R.neves
    João moutinho
    Joao mario
    Andre gomes ou Renato
    Bernardo
    Bruno
    Jota
    Trincão ou P.neto
    Felix
    Ronaldo
    Andre silva
    Só vai ter dúvidas nesses 3 lugares salvo claro lesões

  • JPedro30
    Posted Março 2, 2021 at 8:15 pm

    A dúvida sempre sempre quem acompanhará o Palhinha no onze já que ele atualmente está a anos luzes da concorrência (que é fraca para o restante nível da seleção diga-se de passagem). Deixar o Palhinha de fora, atualmente, seria como a Alemanha não convocar o Gundogan, a Inglaterra o Foden ou a Espanha o Rodri. É óbvio que o momento conta muito.

    Seria bom que até final da época algum “8” melhorasse o seu rendimento caso contrário será penoso ver quem acompanhará Palhinha e Bruno Fernandes + Bernardo Silva no meio campo tal a diferença de qualidade que terá para estes três.

  • Tiago Silva
    Posted Março 2, 2021 at 8:13 pm

    No dia de hoje levaria Palhinha, Danilo, Neves, Oliveira, Renato, Bruno Fernandes e Bernardo Silva. Levaria apenas 3 centrais. Se algum destes não estivesse disponível chamaria André Gomes.

  • Frickelz
    Posted Março 2, 2021 at 8:04 pm

    Atenção que é bem diferente ser suplente no Bétis do que no PSG. Acho que deveria convocar o Danilo à mesma, até porque poderá sempre bem servir para 4 central

  • Antonio Clismo
    Posted Março 2, 2021 at 7:51 pm

    João Moutinho tem lugar cativo no próximo Europeu uma vez que será o seu último grande torneio pela selecção e irá terminar a sua carreira internacional depois disso.

    Já Cristiano Ronaldo deverá despedir-se somente no Mundial 2022.

    • BrunoAlves16
      Posted Março 2, 2021 at 8:39 pm

      Isso de ser o último torneio na selecção não deveria ser critério para ser convocado. Acho eu.

  • GuGu
    Posted Março 2, 2021 at 7:50 pm

    Neste momento, parece-me que para o meio-campo a seleção possui nomes mais interessantes que os de Danilo e William, como Neves, Palhinha, Oliveira, Gomes, ou Renato. Em todo o caso, gostaria de ver Danilo a ser testado no eixo da defesa.

  • Borsalino
    Posted Março 2, 2021 at 7:36 pm

    Acho que para o selecionador isto pouco vale. Já demonstrou por mais de uma vez que o tempo de jogo em alguns jogadores pouco lhe interessa. E por isso tenho certeza que não irá abdicar de Danilo, muito menos de William que é um jogador que este claramente aprecia.
    Acredito que Palhinha possa ser convocado e FS leve apenas 3 centrais. Está fresco, em forma física e neste momento tem muito mais andamento que qualquer outro médio defensivo, o problema é questão da experiência e jogos ao mais alto nível que não tem. Ainda assim penso que deveria ser convocado em detrimento daquele que menos rendimento tem apresentado.

  • Pedro Miguel S.M. Rodrigues
    Posted Março 2, 2021 at 7:28 pm

    Vamos ver o que saíra daqui e acima de tudo o que irá acontecer até ao final da época mas ainda mais interessante e um pouco off-topic é…

    Onde se irão realizar os jogos… há cada vez mais rumores dos jogos serem no UK (até Bojo já deu a “dica” publicamente)… a UEFA nunca mais confirma definitivamente, por isso…

    Isto pode parecer uma questão pouco importante mas depois de uma época tão atípica e com jogadores mais esgotados devido a uma época onde não houve pré-época e etc, andar a viajar de país para país para fazer um jogo aqui e acolá… mais a questão das vacinas, mais a questão dos bilhetes me é tudo uma grande complicação.

    Por mais que a UEFa deseje manter o plano inicial se calhar não seria mal pensado fazer os jogos todos num único país. Just saying…

  • Jota Neves
    Posted Março 2, 2021 at 7:25 pm

    Na posição de médio defensivo a selecção precisa de um jogador que combine várias coisas: 1) defender bem; 2) bom jogo aéreo para as bolas paradas; 3) recuperar bolas; 4) qualidade tecnica individual; 5) qualidade de passe; 6) saber sair a jogar e construir a partir de trás; 7) experiência internacional; 8) polivalência (poder jogar em mais que uma posição);
    Ponderando todas aquelas características, e se o critério principal for a qualidade individual a ordem natural será: Danilo, Ruben Neves, Willian e Sergio Oliveira.
    Palhinha sendo um bom jogador, sobretudo na recuperação de bolas e a defender, está claramente atrás dos outros nas restantes características, nomeadamente na qualidade tecnica e de construção,

    Para as restantes posições do meio campo, existem muitas opções de qualidade e não estou a ver como é que o João Mário, que tem qualidade tecnica mas a quem falta intensidade e velocidade, pode competir com os jogadores habitualmente convocados (Bernardo, Bruno Fernandes, João Moutinho, André Gomes, Renato Sanches,etc.). Todos estão habituados a elevados ritmos de jogo e colocam uma intensidade muito maior no jogo que o João Mário.

  • oMeuUserName
    Posted Março 2, 2021 at 7:15 pm

    O Palhinha, se for chamado agora em Março, já vai com mais de um ano de atraso… Na altura, a desculpa era o peso da camisola e não sei quê (dramas de jogar no Braga), mas agora que está a ser imprescindível no próximo campeão nacional, com a concorrência em baixo, não há desculpas. Se for chamado, fico feliz por ele, já o merece há muito.

  • JimmyZoSo
    Posted Março 2, 2021 at 7:13 pm

    Esta é uma questão pertinente. Conhecendo Fernando Santos, diria que irá dar prioridade aos jogadores que têm sido presença constante nas últimas convocatórias. Para a posição de médio defensivo serão escolhidos dois do trio Danilo Pereira, Rúben Neves e Palhinha. A única razão que poderá levar o Engenheiro a escolher os três é o facto de Danilo poder ser considerado o quarto central (coisa que não acredito). Apesar do pouco tempo de jogo, Danilo deverá continuar a merecer a confiança do selecionador como titular da seleção. Eu gostava que Palhinha fosse testado como titular nos próximos compromissos porque acredito que pudesse vir a ser um upgrade a Danilo. Rúben Neves não teve uma grande primeira metade da temporada, mas parece vir em crescendo. O jogador dos Wolves tem grandes características técnicas como a sua qualidade de passe e o remate mas parece não encaixar muito bem nas ideias de F. Santos que prefere um trinco com mais presença física e capacidade defensiva (nesse aspeto Danilo e Palhinha são muito mais fortes). Em casos específicos, acredito que Rúben Neves possa fazer o papel de segundo médio (#8). Essa versatilidade dá-lhe vantagem em relação a Palhinha (sendo um dado adquirido que Danilo será convocado para o Europeu). Obviamente que não há dúvidas que Bruno Fernandes será o terceiro médio na zona intermediária do terreno (Bernardo Silva poderá fazer a posição se for necessário). Em relação ao segundo médio, existem várias opções: William Carvalho, João Moutinho, Renato Sanches, André Gomes, Sérgio Oliveira, João Mário, entre outros. William Carvalho será sempre convocado (e provavelmente titular) porque é um jogador fetiche de Fernando Santos. João Moutinho tem feito uma temporada muito abaixo do que tem sido seu hábito: a sua idade já pesa. Desconfio que Moutinho também será convocado porque é um dos líderes do balneário, tendo muita experiência e estatuto na seleção. Eu pessoalmente já não o convocava. Renato teve uma temporada passada espantosa, mas este ano tem tido problemas físicos. É um jogador com características únicas (potência física, velocidade, drible, passe melhorado, excelente transporte de bola) na nossa seleção e tem o potencial de ser o nosso melhor segundo médio. Acreditando que William, Moutinho e Renato serão convocados não sei se restará mais alguma vaga mas em caso positivo penso que será André Gomes.
    No que diz respeito à equipa titular, espero que Fernando Santos faça como outros selecionadores do passado (alguns deles vencedores), aproveitando o facto de alguns jogadores jogarem juntos no mesmo clube. Assim, podem ser adaptadas à seleção dinâmicas que estes jogadores já conhecem a nível de clubes (os melhores exemplos são a Barcelona/Espanha 2010 e o Bayern/Alemanha 2014). Obviamente que falo de Rúben Dias, Cancelo e Bernardo Silva que jogam juntos no City. É certo que são apenas 3 jogadores, mas grande parte do jogo da seleção seria transformado se o Engenheiro usasse certas dinâmicas que Pep criou na sua equipa: Cancelo a jogar como médio interior, Bernardo Silva a jogar como médio ao invés de extremo direito. Outra mudança que Fernando Santos devia implementar era uma ligeira subida no terreno de Bruno Fernandes para a posição de verdadeiro número 10, tal como faz no Manchester United. O Bruno não tem espantado pela seleção porque tem jogado em posições mais recuadas o que é um desperdício considerando a sua qualidade. Bruno tem de jogar livre para criar oportunidades e finalizar com o seu forte remate.
    Eu gostava de ver a seleção a entrar em campo num 4-4-2 losango “disfarçado”.
    No papel seria assim:
    Patrício
    Cancelo Pepe Dias Guerreiro
    Danilo
    Bernardo Sanches
    Fernandes
    Félix Ronaldo

    Mas na prática, no momento ofensivo transformava-se em:

    • Tiago Silva
      Posted Março 3, 2021 at 11:30 am

      Seria uma dinâmica muito interessante a meu ver, gostei bastante. Talvez uma troca de Cancelo com Bernardo para dar mais profundidade na direita e o FS não é Guardiola. Mas gostei da dinâmica e gostava que fosse testada.

      • JimmyZoSo
        Posted Março 3, 2021 at 2:29 pm

        Do meio campo para a frente, todos os jogadores podem mudar de posição entre si. Tanto Cancelo como Guerreiro são muito inteligentes na procura do espaço, jogando bem tanto pelas alas como pelo interior. Bernardo e Sanches também têm a capacidade de jogar por fora ou por dentro. João Félix gosta muito de recuar e jogar entre linhas, o que permite que os jogadores do meio campo façam desmarcações para a entrada da área com oportunidade de finalizar. Isso iria beneficiar muito Ronaldo e Bruno, que teriam mais espaço e oportunidades de rematar perto da grande área. Também Félix, Bernardo, Cancelo e Guerreiro têm relativa boa capacidade de finalização. Neste sistema, jogando com pressão alta, num jogo de posse, com constante mudanças de posição, esta equipa seria difícil de parar ofensivamente. E não esquecer que ainda há André Silva (a continuar assim) e Jota (se voltar ao nível pré-lesão) que têm nível para serem titulares. Defensivamente, o Engenheiro teria de trabalhar bem este sistema porque Sanches não é tão forte defensivamente quanto o desejável para a posição de segundo médio. A alta pressão teria de ser muito bem trabalhada porque Ronaldo é menos um nesse especto e Félix também não muito forte. Com Jota em campo seria interessante porque é muito bom na pressão alta.

        • Tiago Silva
          Posted Março 3, 2021 at 3:38 pm

          Concordo e subscrevo com tudo. Mas temos que ver que o Fernando Santos não é o Guardiola e dificilmente conseguiria implementar esse estilo de ataque que exige muito trabalho posicional por trás, ainda por cima com pouco tempo de trabalho. Mas adorava ver a nossa seleção a jogar assim sem dúvida!

  • ktc
    Posted Março 2, 2021 at 7:13 pm

    Como número 6 mais defensivo continuo a achar o Danilo muito superior a todos os outros. No entanto, acho que Palhinha pode ser uma opção num futuro, ou caso o William não esteja em condições. Quando ao João Mário, acho que é superior a Sérgio Oliveira e pode ser uma opção válida para jogar ao lado do nosso 6. Em posições mais ofensivas acho que não tem muitas hipóteses

  • masterDC
    Posted Março 2, 2021 at 7:10 pm

    O problema prende-se mais com o facto de que provavelmente o selecionador não quererá desfazer-se das habituais opções que já conhece (William e Danilo). Se por um lado já teve coragem para os deixar de fora em anteriores convocatórias, por outro lado também já afirmou várias vezes que não tendo o tempo necessário e que desejaria para incluir novos jogadores na sua ideia de jogo e no ambiente da Seleção, certamente irá contar com aqueles que sempre fizeram parte do seu núcleo duro e que lhe deram garantias. Uma coisa é deixá-los de fora em amigáveis, outra coisa é não convocá-los para uma competição importante como o Europeu, por isso parece-me a mim que mesmo não tendo muito tempo de jogo, jogadores como William e Danilo farão parte das escolhas para o Euro.

    Neste momento as opções para o meio campo são as seguintes:
    – Numa 1.ª fase de critério do selecionador estão jogadores como William, Danilo e, embora com algumas dúvidas, coloco aqui também Moutinho que sempre foi importante e opção regular. O Bruno Fernandes também faz parte deste critério mas ao contrário dos que mencionei é o único a apresentar rendimento para além da qualidade que possui e a ser consensual entre as escolhas.

    – Numa 2.ª fase estão jogadores que têm apresentado rendimento como Palhinha (que ainda não se estreou) e Sérgio Oliveira e que certamente farão parte das escolhas.

    – Por último estão as opções habituais ao longo dos anos ou que já fizeram parte do grupo e que dependem do rendimento que apresentam para fazer parte das contas. Jogadores como Rúben Neves, Renato, André Gomes e João Mário encaixam nesta lista.

    Veremos como serão feitas as próximas convocatórias, a partir daí poderemos ter uma noção de quem realmente ficará de fora se não fizerem parte dessas escolhas. Como normalmente só costumam ir 6, para já e contando que as opções que mencionei no 1º critério irão todas resta-nos apenas 2 lugares. Se esses 2 lugares forem reservados para os jogadores que defini no 2.º critério e que ao dia de hoje merecem ir, não resta assim nenhuma vaga para mais ninguém. Como tal, no meu ponto de vista, será provavel (pelo menos espero que sim), que do trio Danilo-William-Moutinho um ou quem sabe dois tenham que ficar de fora para poder entrar algum daqueles que coloquei no 3.º critério.

  • Badabing777
    Posted Março 2, 2021 at 7:05 pm

    Honestamente conhecendo o Fernando Santos penso que quer o William (que é quase um jogador fetiche do Fernando Santos e provavelmente vai ser titular em todos os jogos) quer o Danilo (que além de já ter falhado uma competição por lesão, ainda pode fazer de quarto central) são indiscutíveis na convocatória por mais que estejam a fazer uma época abaixo das expetativas (lembrar que por exemplo para o Mundial 2018 convocou-se o Adrien em vez do Rubén Neves).

    Penso que o Palhinha a continuar assim vai ter de ser convocado, a minha dúvida é se será para o lugar dum médio como Moutinho ou por um lugar dum atacante extra.

    Para mim a convocatória neste momento está algo como:
    Baliza: Patrício, Lopes e Rui Silva
    Defesa: Cancelo, Ricardo/Semedo, Dias, Pepe, Fonte, Danilo Pereira, Guerreiro, Mário Rui
    Meio Campo: William, Palhinha, Rubén Neves, Renato Sanches, Bruno Fernandes
    Ataque: Cristiano, Bernardo Silva, João Félix, André Silva, Pedro Neto, Diogo Jota

    Depois sobra uma vaga que provavelmente será do João Moutinho (tendo em conta que na fase de grupos temos logo jogos contra França e Alemanha e um jogador como ele pode fazer falta) ou dum atacante surpresa como Trincão ou Pote, mas penso que será mesmo do Moutinho.

    • Kacal
      Posted Março 3, 2021 at 11:34 am

      E fomos campeões europeus com Adrien portanto nessa altura deu-lhe razão. Além disso ter aproveitado o duo William – Adrien que tinha quimica juntos de jogar no Sporting e ambos em boa forma após uma época muito boa do Sporting no campeonato (2016 foi no fim da época 2015-2016 do JJ que podiam ter sido campeões) foi inteligente.

    • Tiago Silva
      Posted Março 3, 2021 at 11:32 am

      Levaria os mesmos, acho que essa é mesmo a dúvida, mas tirava William e colocaria 2 entre Moutinho/André Gomes/Sérgio Oliveira.

  • BrunoAlves16
    Posted Março 2, 2021 at 7:05 pm

    Anda tudo a falar no Palhinha na selecção mas parece-me que o Fernando Santos chama mais depressa o João Mario do que o Palhinha. É muito conservador e fiel a um determinado núcleo, nos médios (#6/#8) ele não abdica de William e mesmo Danilo está quase nesse estatuto. Só por aqui palhinha terá dificuldades em entrar. Mesmo Moutinho e Neves parecem estar seguros, apesar de Moutinho estar bastantes furos abaixo do que já foi. Ainda há Renato, André Gomes que são mais versáteis e podem acumular outros lugares. Já nem falo de Bruno Fernandes e Bernardo que são claramente intocáveis mas em posições mais adiantadas (Bernardo na ala infelizmente pois rende muito mais no meio).

    Em suma para Palhinha ser convocado significa que Danilo é sacrificado ou num cenário mais remoto Moutinho e, sinceramente, não me parece que isso vá acontecer.

  • FiliGon
    Posted Março 2, 2021 at 7:03 pm

    Mais uma vez digo e repito, o Palhinha não tem nível para jogar na seleção. Defense bem? Sim defende. Jogo aéreo? Não é de topo, mas consegue andar às “turras” nas alturas. Capacidade física? É o ponto forte do rapaz. Qualidade de passe? Fortíssimo, tem a visão de jogo de um cego. Um médio que não sabe o que fazer com a bola é limitadissimo em campo. Não é todos os dias que o Taremi falha o que falhou.
    Prefiro o Sérgio Oliveira mil vezes. Faz tudo o que faz o primeiro e ainda consegue ter remate de longa distância e qualidade de passe.

    • BioSpot
      Posted Março 3, 2021 at 12:49 am

      Aconselho-te a ir ver algumas estatisticas do Palhinha, tais como toques na bola, numero de passes, acerto no mesmo, recuperações, cortes realizados, cabeceamentos ganhos a deixo a dica para os comparares com o Sergio Oliveira, embora desde já te alerte que são jogadores diferentes completamente diferentes. Depois volta aqui com os mesmo para dialogar-mos. Dialogar com factos é muito melhor que dialogar com hipóteses e ses.

    • Jota Neves
      Posted Março 2, 2021 at 11:32 pm

      O Sérgio Oliveira não tem a mesma capacidade física e de recuperar bolas do Palhinha, mas concordo no resto, é tecnicamente bem superior, na visão de jogo, a sair a jogar, no remate de meia distância e sobretudo no passe.

    • Liedshow
      Posted Março 2, 2021 at 11:08 pm

      Eu nem sei se rie ou se chore com essa aberração de comentário. Dizer que o Palhinha tem a visão de jogo de um cego é tão ridiculo que até doi, dizer que é limitado com bola quando se nota uma enorme evolução desde que esteve em Braga é de uma falta de conhecimento tremenda do jogador em causa. Depois dizer que o Sergio Oliveira faz tudo o que o Palhinha faz é que é de rir até cair. Até pode ser um bom médio (que é) mas não tem nem de perto a capacidade de recuperação de bola do Palhinha, na proteção da bola, na cobertura, na marcação, etc. Palhinha tem lugar na seleção e ponto.

    • JoaoMiguel96
      Posted Março 2, 2021 at 9:30 pm

      O Sérgio Oliveira faz tudo o que o Palhinha faz? Onde? No FM?

  • Fallen Angels
    Posted Março 2, 2021 at 7:03 pm

    O mais preocupante é que quaisquer que sejam as escolhas, não chega para o nível que queremos estar e será o pior setor da equipa.

    Temos jogadores a nível muito alto em quase todos as partes da equipa mas no meio campo há claramente um buraco. Bernardo e Bruno Fernandes são incríveis mas quem quer que jogue atrás deles não vai chegar, tanto um número 6 como Palhinha ou Danilo (ou William) como um número 8 como Moutinho ou Renato Sanches… todos eles estão a um nível inferior ao desejável.

  • FVRicardo
    Posted Março 2, 2021 at 6:57 pm

    A convocatória para mim seria:

    Anthony, Rui P., Rui S.

    Cancelo, Ricardo

    Dias, Pepe, Danilo, Fonte

    Raphael, M. Rui

    Neves, Palhinha

    Renato, André Gomes

    B. Fernandes, D. Jota

    Bernardo, Neto

    Félix, Trincão

    Ronaldo, André Silva

  • Knox_oTal
    Posted Março 2, 2021 at 6:48 pm

    Neste momento, William Carvalho ir à selecção seria quase uma falta de respeito aos outros médios portugueses! Tenho muito respeito pelo William, gosto dele e já teve um rendimento óptimo, mas neste momento simplesmente não joga, logo não deve ser convocado… sobretudo quando acho que há alternativas mais do que viáveis.

    Por outro lado, para manter a coerência e coesão do grupo mantinha Danilo (mesmo não sendo titular, joga e tem ritmo), Neves e Moutinho (a época está longe de ser famosa, mas não aproveitar o seu conhecimento mútuo e andamento não era lógico).

    Depois, tomando como 7 o número de médios convocados, e incluindo o Bruno e o Bernardo nesse lote, sobram 2 vagas! Sendo que Palhinha é um no brainer, ficar de fora do europeu era só palerma e uma enorme injustiça ao jogador! Logo a última vaga seria disputada entre Sérgio Oliveira, Renato Sanches, André Gomes e João Mário. Olhando apenas às características, levava o Renato por ser o mais diferenciado.

    Gedson também poderia ter uma palavra a dizer (pegou de estaca no Gala), mas já vai tarde… é pena! Tem tempo! Quanto a Adrien, penso que já acabou o seu ciclo na selecção.

    No futuro a médio prazo, mediante o contexto e evolução das respectivas carreiras, gostaria de ver alguns nomes a terem oportunidades na selecção, tal como Xeka, Filipe Soares, André Horta (a próxima época tem que ser a sua, ou o rótulo de promessa adiada vai começar a pesar), André Almeida (parece que finalmente começa a ter o reconhecimento merecido do seu potencial em Guimarães), Samuel Costa (cheira-me que já não volta à Pedreira, para seguir) e Domingos Quina (gostaria de o ver em Braga ou então se fixar uns anos no Granada!)

    Saudações Desportivas

    • Tiago Silva
      Posted Março 3, 2021 at 11:34 am

      Acho que te esqueceste do Pote. E acrescentaria Fábio Vieira e Bragança nas opções para o futuro, assim como o Florentino.

      • Knox_oTal
        Posted Março 3, 2021 at 2:37 pm

        O Pote nem foi tanto esquecer, é daqueles casos que, se mantiver este nível, vai acabar por ter a oportunidade naturalmente (sem “precisar de wishful thinking eheheh). Se bem que terá em Bernardo Silva e Bruno Fernandes concorrentes ferozes, já que têm todos um perfil semelhante.

        Já quanto ao outros é verdade que se me escaparam da memória, mas também porque não têm jogado com sequência e têm tido pouco ou nenhum destaque. Na próxima época, será vital para as suas carreiras começaram a jogar com regularidade e num espaço de exigência que lhes permita evoluir, sendo que aqui junto igualmente o Vítor Ferreira (jogador que aprecio imenso).

        Saudações Desportivas

        • Tiago Silva
          Posted Março 3, 2021 at 3:35 pm

          Pois esqueci-me do Vítor Ferreira também. É o médio na qual deposito mais esperanças, é um craque. E concordo quanto ao Pote, com essa concorrência vai ser muito difícil.

  • Goncalo Silva
    Posted Março 2, 2021 at 6:43 pm

    Para o meio campo levaria 5 nomes: Danilo, Palhinha, Rúben Neves, Renato Sanches e Sérgio Oliveira. Os restantes criativos seriam Bruno Fernandes e Bernardo Silva. Ainda assim custa-me muito deixar Pote de fora, mas enquanto houverem estes dois é impossível para ele ser convocado.

    Os meus 23 se fosse agora o europeu (e sem lesões):

    GR: Rui Patrício, Anthony Lopes, Rui Silva
    DF: Cancelo, Ricardo Pereira, Rúben Dias, Pepe, José Fonte, Raphael Guerreiro, Mário Rui
    MD: Danilo, Palhinha, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Renato Sanches, Bruno Fernandes, Bernardo Silva
    AT: Trincão, Diogo Jota, Pedro Neto, Cristiano Ronaldo, André Silva, João Félix

    Temos claramente das melhores seleções do Mundo, faltando apenas um central de topo para termos jogadores de topo em todo o 11 titular.

    • Sporting1906
      Posted Março 2, 2021 at 11:08 pm

      Não acho que o Sérgio Oliveira mereça um lugar na selecção. William, Moutinho, João Mário ou Pote parecem-me todos melhores (apesar de diferentes) opções.

  • Nuno Red Devil
    Posted Março 2, 2021 at 6:40 pm

    Compreendo o argumento, mas convém ver também os contextos competitivos em que cada um está inserido.
    Palhinha seria titular no Psg? É melhor do que Danilo? Eu não acho.
    Já William é um tipo de médio diferente, oferece coisas que nenhum dos outros 2 oferece.

    Para mim, levava para 6 palhinha e Danilo, William e Renato para 8, e BF e BS para 10,como este último joga mais na ala Convocava ainda Rúben neves.

    Não metam é lá o JM, já chega. Para isso mais vale o André Gomes. Nunca vi nada de especial em JM, e as últimas temporadas, inclusive esta tem me dado razão.

    Os meus 23:
    RP, Lopes e Rui Silva

    Cancelo, Pereira
    Guerreiro e Nuno Mendes,

    Dias, pepe, fonte,

    Palhinha, Danilo
    Sanches, William, Neves
    B. Fernandes, Gomes

    Ronaldo, b. Silva, Jota,

    Leão, André silva, Felix

    • Sporting1906
      Posted Março 2, 2021 at 11:06 pm

      O argumento na 2ª frase faz sentido e é algo que as pessoas constantemente se esquecem. Quase sempre que um jogador português vai para o banco de um tubarão europeu, muitos comentadores dizem que esse jogador não deve jogar na selecção, normalmente em detrimento de jogadores que são titulares nos grandes em Portugal ou em equipas estrangeiras que não são de topo. Mas o que esses comentadores se esquecem de considerar é que o nível de exigência para estar no banco de uma das melhores equipas do mundo é superior ao necessário para ser titular em qualquer equipa portuguesa.

      • Kacal
        Posted Março 3, 2021 at 11:32 am

        Um jogador que não joga terá menos ritmo de jogo, menos confiança e moral. Não? Também é por aí que um jogador que seja titular todas as semanas e esteja em boa forma e moralizado deva ser chamado primeiro. Por vezes um jogador em forma e moralizado mesmo com uma qualidade um pouco abaixo de outro que tenha mais um pouco mas esteja sem forma e desmoralizado faz diferença de rendimento.

        • Sporting1906
          Posted Março 3, 2021 at 7:33 pm

          Portanto, se o Danilo estiver disponível para o Euro, então acho que não faz sentido não o convocar por ele não jogar no PSG para convocar alguém que nem no banco do PSG tivesse lugar.

        • Sporting1906
          Posted Março 3, 2021 at 7:32 pm

          Para mim, ser suplente numa equipa de topo não é motivo para ter menos confiança e moral, pelo contrário, até acho que só estar numa equipa de topo e ir jogando às vezes já é motivo para ter mais confiança do que só por se ser titular numa equipa portuguesa. O ritmo de jogo será sempre menor, mas o ritmo e nível de treino será maior e isso até pode compensar.

  • Pedro FN
    Posted Março 2, 2021 at 6:35 pm

    Eu gostava de ver estes jogadores chamados,

    Rui Patrício (T)
    Anthony Lopes (S)
    Rui Silva (S)

    João Cancelo (T)
    Raphael Guerreiro (T)
    Ricardo Pereira (S)
    Nelson Semedo/Ruben Vinagre (S)

    Ruben Dias (T)
    Ruben Semedo (S)
    Pepe (T)
    Gonçalo Inácio (S)

    Bruno Fernandes (T)
    Renato Sanches (S)
    Palhinha (T)
    Pedro Gonçalves (T)
    William (S)

    Cris (S)
    Pedro Neto (T)
    Rafa Silva (T)
    Jota Félix (45min)
    Jota (S)
    André Silva (T)
    Bernardo Silva (T)

    Meu Deus, agarrem-nos!

    SS

    • Sporting1906
      Posted Março 2, 2021 at 11:03 pm

      O que significam os T e S? É que o meu palpite seria titular e suplente mas não quero acreditar que alguém ache que Pote, Neto e Rafa devem ser titulares e Ronaldo deve ser suplente.

    • Skinny
      Posted Março 2, 2021 at 10:35 pm

      A jogar com 12 de certeza que ninguém nos agarra! E CR no banco… algo impensável num torneio destes!

  • xhaka
    Posted Março 2, 2021 at 6:32 pm

    Tendo em conta a maneira que o FS gosta de jogar eu apostava numa dupla de Palhinha Ruben Neves e Bruno Fernandes na frente. E consoante a necessidade apostava no JM o Fernando Santos gosta dele e ele esta habituado a jogar com o Palhinha. Claro que também podia apostar numa dupla Renato Sanchez e Ruben Neves e acho que esta vai mais ao encontro do que o FS pensa, visto, estes jogadores não serem novos na seleção. Acho que sem William e Danilo conseguimos fazer um bom maio campo na mesmo, temo e a fluidez de bola que o William Carvalho nos dá tenha acabado.

    SS

  • Antonio Pinto
    Posted Março 2, 2021 at 6:29 pm

    Será que no contexto atual, em que os jogadores têm sido submetidos a elevado número de jogos com poucos dias de recuperação. Danilo pode ter a favor o facto de nem sempre ser opção, mas ir realizando alguns jogos, até porque a maior parte dos jogadores vão chegar completamente exaustos ao Europeu.

  • DNowitzki
    Posted Março 2, 2021 at 6:22 pm

    A maioria dos sportinguistas vai dizer um nome: Palhinha.
    O Fernando Santos vai fazer o que fazem os selecionadores: selecionar o núcleo duro do grupo.
    Com BF e BS no 11, não vejo o João Mário como titular ou perto disso.
    Assim sendo, não me espanta que o engenheiro convoque Danilo, William, Neves, Moutinho e Renato para aquela zona do meio campo, deixando lá na frente Jota, CR, BF, BS e o novel goleador «alemão».

    De guarda-redes estamos bem servidos, nas laterais também (sobretudo à direita), os centrais estão igualmente firmes… Assim sendo, repito, o núcleo duro está formado, vai manter-se, e depois é só colar uns adesivos de última hora.

  • Ss
    Posted Março 2, 2021 at 6:10 pm

    A actual dupla do SCP terá uma palavra a dizer. Renato e André Gomes deverão entrar nessas contas também e Ruben Neves e William deverão fechar o lote. Destes 6 duvido que algum não esteja no Europeu.

  • JJoker
    Posted Março 2, 2021 at 6:07 pm

    Não vejo nada de bom neste cenário.
    William é o que é, nem sequer selecionável deveria ser.
    Danilo pouco joga.
    Palhinha não tem rodagem a este nível. Ponto. Esteve bem nos jogos grandes contra o Porto e na taça da liga, mas são 4 jogos grandes numa época e nada mais.
    João Mário parece-me insuficiente, tal como André Gomes.
    A unica coisa positiva nesta conversa é que já deixou de se falar no disparate de naturalizar Gabriel.

    • DM
      Posted Março 3, 2021 at 10:04 am

      Não sei se o Palhinha vai ter qualidade para titular da selecção, gosto dele e das suas qualidades mas parece me das posições com mais défice de qualidade do 11 inicial no entanto é bem melhor que o WC e claramente o jogador em melhor forma para jogar na posição mais recuada do meio campo

    • disturbed17
      Posted Março 2, 2021 at 6:55 pm

      Palhinha não tem Rodagem? William tinha quando foi campeão europeu, o mesmo se pode falar do Danilo.
      Comentário com mente igual ao do selecionador, só servem os que sempre jogaram, Moutinho não tem qualidade para a seleção há anos e lá vai andando.
      Continuaremos a convocar os jogadores com mais estatuto e pronto.

      • Sporting1906
        Posted Março 2, 2021 at 11:01 pm

        “Moutinho não tem qualidade para a selecção há anos” é um mito. Claro que desceu o nível com o aumento da idade mas por algum motivo continua a ser indiscutível nos Wolves.

    • Miguel SADSC
      Posted Março 2, 2021 at 6:15 pm

      O Palhinha já tem este nível há muito, simplesmente estava no Braga e não tinha mediatismo como agora.

  • Kacal
    Posted Março 2, 2021 at 6:05 pm

    Eu defendo que o critério de chamada deve ser qualidade e rendimento, não apenas um deles. Nesse sentido há um jogador que tem qualidade e no momento apresenta mais rendimento que estes dois médios defensivos que é o Palhinha logo deve ser chamado. Num 3º parâmetro as características também importam e nesse sentido Rúben Neves é diferenciado em relação aos outros e como é titular na sua equipa, por mim também seria chamado. Caso fossem 2 iriam estes, mas penso que o engenheiro Fernando Santos vai dar prioridade à estabilidade do grupo e à experiência portanto pelo menos um destes irá ser chamado. William, Palhinha e Rúben Neves caso chame 3.

  • BenDover
    Posted Março 2, 2021 at 6:01 pm

    Isso interessa? Esses dois têm lugar cativo, tranquilo.
    Quem cai de para-quedas na selecção é o Palhinha que, sem fazer um único jogo de apuramento vai acabar por ser convocado para o europeu devido à sua forma actual. Isso mostra que basta estar em boa forma nas vésperas do europeus e mundiais para ser chamado, nem é preciso manter a forma durante o resto do tempo.

    • Sporting1906
      Posted Março 2, 2021 at 10:59 pm

      Portanto William e Danilo não deviam ir porque “têm lugar cativo” e estão a fazer más épocas. E Palhinha também não devia ir porque não fez um único jogo do apuramento e não basta já estar para aí na 3ª época de qualidade seguida. Então que trincos é que o Fernando Santos deve levar ao Europeu?

    • Manucho1
      Posted Março 2, 2021 at 6:15 pm

      Só que Palhinha já vem mantendo esta forma desde os tempos do Braga :)
      Quando se fala do que não se sabe porque é do outro lado da circular dá nisto.
      Você dá um mau nome aos Benfiquistas fica a dica.

  • Alfred
    Posted Março 2, 2021 at 5:59 pm

    Uma coisa eu sei. Palhinha tem de ser titular. Os que o vão acompanhar é outra história até porque não é linear. Mas Palhinha tem de jogar. Está numa forma abismal e faz com que os seus colegas não precisem de se preocupar com a defesa. SL

  • Xyeh
    Posted Março 2, 2021 at 5:59 pm

    Rúben Neves parece estar de volta à sua antiga forma, o André Gomes também tem que ser equacionado e o Palhinha igual depois temos Danilo, William, Renato e João Moutinho, 2 a jogar pouco, 1 a jogar 0 porque recuperou agora de lesão e o Moutinho que neste momento nunca se sabe se vai jogar bem ou mal, está irregular. O Sérgio Oliveira penso que vai ser para manter, o João Mário não sei se o engenheiro o vai querer meter mais recuado (onde na minha opinião pode render mais).

  • MuchoG
    Posted Março 2, 2021 at 5:58 pm

    Não sei faz sentido gastar um lugar no 11 com João Mário quando já temos Bruno Fernandes e Bernardo Silva com lugar consolidado e a render, seria redundante na minha opinião.
    Fernando Santos tem o hábito de manter jogadores no 11 mesmo quando não o fazem por merecer, especialmente nos clubes. Foi assim com André Silva (bem antes de explodir no Frankfurt), João Mário e Cedric. Não tenho dúvidas nenhumas que William será titularíssimo no Euro e que Danilo terá muitos minutos, talvez até um lugar no 11 nos jogos com França e Alemanha onde Fernando Santos irá adaptar uma estratégia bem mais conservadora e defensiva como faz sempre contra seleções de nível superior ou parecido ao nosso.
    Mas sim, pelo que têm feito nos clubes esta época, são 2 jogadores que não merecem lugar no 11, mas não fiquem surpreendidos quando forem titulares no Europeu, ah e Moutinho será outro que irá ter lugar cativo nos 23. Mesmo João Mário não lhe vejo lugar no plantel quando Palhinha, Sérgio Oliveira, André Gomes e Renato Sanches estão a fazer melhores temporadas.

Deixa um comentário