Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“Nunca conseguimos ser o campeão do mercado, nem em investimento, nem em número de jogadores, nem dos jatos particulares, dos aeroportos, das contratações secretas… Temos sido mais fortes a conquistar campeonatos”

Há algum exagero na forma como se tem avaliado este mercado leonino? 

Frederico Varandas mandou uma farpa a quem critica o Defeso do Sporting, recordando que tem sido sempre assim desde que assumiu a presidência. «Há algo que tenho de reconhecer desde que aqui estamos em 2018. Nunca conseguimos ser os campeões do mercado. Nem em número de investimento, jogadores, jatos particulares, aeroportos, até em contratações secretas. Temos sido mais fortes a conquistar campeonatos», começou por dizer. «Os mercados acabam e somos sempre uma desilusão. O ano passado o Sporting fez o mercado, perdemos a Supertaça e elogiou-se o mercado do FC Porto. Em janeiro, o mercado foi criticado por descuidar a conquista do bicampeonato ao contrário do rival. Terminou com o campeonato e a dobradinha. Estamos habituados a este psicodrama», acrescentou.

33 Comentários

  • cmche1111
    Posted Setembro 3, 2025 at 8:13 pm

    Eu também até noutra publicação aqui do blog apontei erros, na minha opinião, mas deixo uma pergunta, quem foi a última equipa que segurou praticamente toda a equipa bicampeã? É verdade que sai o melhor jogador, mas os restantes ficaram todos.
    Acho que as críticas maiores é a não vinda do extremo esquerdo e a demora no fechar de contratações.

  • Veridis Quo
    Posted Setembro 3, 2025 at 8:18 pm

    Repito o que disse no último post. O Sporting pode, na mesma, ter um plantel bom e que dá para lutar e ser competitivo e ao mesmo tempo ter feito um mercado abaixo do que podia e devia ter feito.
    Criticar o mercado e a forma como decorreu não é equivalente a dizer que o plantel do Sporting não tem hipóteses ou que é medíocre.

  • Teles
    Posted Setembro 3, 2025 at 8:20 pm

    Claro que há um exagero. Não foi um mercado fenomenal mas foi bom, os jogadores que chegaram na minha opinião vieram acrescentar. Para mim não faz sentido pedir se mais extremos caros quando se tem pote e trincao que serão em condições normais sempre titulares. Depois na direita há várias opções e na esquerda vários jogadores que podem render pote em vários jogos e competições. Não nos esqueçamos que temos Nuno Santos e maxi e mangas não me parece muito bom a defender por isso pode bem jogar mais à frente.
    Gostei da resposta sobre o jota e confirmou o que eu esperava, nunca se pretendeu investir forte no jota, não faria sentido nenhum.

    Agora o que eu não gostei foi do nao investimento no meio campo, o morita esta perto de sair do clube e tem varias lesoes. braganca e simoes ja estao ha mt tempo de fora e o georgiano é apenas util. em algum momento ja estou a ver debast 10 jogos seguidos no meio..

  • FVRicardo
    Posted Setembro 3, 2025 at 8:24 pm

    Tudo esclarecido. Jota nunca foi uma prioridade para ninguém, estamos iguais em PL (perdemos o craque, mas temos um substituto melhor), melhor em termos de DD (pior que Esgaio era impossível), mas é demasiado óbvio que falta um extremo de grande qualidade (veremos se Maxi começa a entrar nas contas).
    O adepto (eu incluido claro) quer sempre vencer na atual época. Varandas tem de pensar diferente, ter uma visão mais abrangente e por isso é que nos últimos 5 ganhou 3. Se perdermos este ano, mas acabarmos por vencer 6 em 10, assino por baixo.
    Foi um toca a reunir necessário, a partir do próximo sábado só temos de apoiar.

  • Ricardo F.
    Posted Setembro 3, 2025 at 8:29 pm

    Não há grande exagero. O Sporting perdeu o seu melhor jogador (um dos mais decisivos da história do clube, acrescente-se). Era esperado que houvesse um ataque ao mercado para garantir alguém verdadeiramente diferenciador. Substituiu-se Gyokeres por Suárez, aparentemente bem, e deu-se um upgrade a Fresneda e a Harder. Porém, manteve-se a lacuna do extremo que resolva alguns problemas sozinho. E, olhando ao plantel, não há ninguém que se assuma como a figura da equipa quando os problemas apertam.

    Aliando isto à forma como os rivais se reforçaram e aos milhões que gastaram e à inércia perante Jota (ainda bem), Yeremay e Kevin, é compreensível algum desapontamento com a abordagem do Sporting. Manteve-se a maior parte de uma equipa de dobradinha, mas perdeu-se a oportunidade de continuar a apetrechar o plantel com mais qualidade e, com isso, viu-se a diferença para os rivais diminuir substancialmente. Era unânime que o Sporting tinha a melhor equipa e o melhor plantel, no ano passado. Este ano, não o é. E é muito por aqui que saem as críticas, a meu ver, justificadas.

  • Diogo_2202
    Posted Setembro 3, 2025 at 8:43 pm

    Muito bem o Varandas, esta é a grande diferença desde que assumiu a presidência.
    Fala abertamente e defende o clube, não como no passado que atacavam o Sporting e ninguém o defendia.

  • Neville Longbottom
    Posted Setembro 3, 2025 at 9:21 pm

    Ei oh Fred! Pá cima deles!

  • goncalo888
    Posted Setembro 3, 2025 at 9:28 pm

    “vamos ver”

  • Mantorras
    Posted Setembro 3, 2025 at 9:30 pm

    Falou bem e nem precisava das bocas para nada, mas assim apela mais ao adepto comum e funciona melhor. O Sporting tem estado quase sempre bem em termos de comunicacao.

  • Gorlami
    Posted Setembro 3, 2025 at 9:33 pm

    Dando quote à resposta de alguém que li no twitter: O minuto que perdeu a dizer isso tinha usado para fechar a contratação do Jota Silva.
    Ri muito.

    • Miguel Lopes
      Posted Setembro 4, 2025 at 2:58 pm

      Pelo valor que era, ainda bem que não fechou a contratação.

      • Honestly
        Posted Setembro 6, 2025 at 9:01 am

        Isso já não interessa a ninguém
        Aquilo que interessa é que o coitadinho do jogador fez tudo para vir então o Sporting tinha de abrir as pernas e pagar os milhões ridículos que teríamos a pagar seja da compra como o empréstimo com 2,5M de ordenado

  • Kacal
    Posted Setembro 3, 2025 at 10:36 pm

    É pena que se achem diferentes e quando o momento aperta não passem de ser iguais aqueles que criticam. Ou seja, o Sporting ganha 3 campeonatos em 5 anos o que é fantastico, mas não ganhava há 19 e mesmo assim já subiu a bazófia. Nunca esquecer que quanto mais alto subimos, mais baixo podemos descer. Nunca gostei desta bazófia e não gostava quando era sobre o meu clube e caso seja crítico na mesma por isso estou à vontade. Mais humildade também cabe bem. Pode defender os seus interesses de outra forma. Acho que Varandas tem feito um trabalho incrível, mas como “personagem” não aprecio. De resto concordo que o mercado do Sporting foi bom, não top mas longe de ser dramático. Foi bom. E o Sporting tem sido campeão, sem dúvida. Mas se adormecer à sombra volta a perder rapidamente, as coisas mudam e há que ser competente no mercado todos os Verões e não apenas contentar em ser campeão e adormecer porque o rumo pode virar. É natural portanto que os adeptos se queixem.

    • Stromp1906
      Posted Setembro 4, 2025 at 8:00 am

      Gosto muito dos teu comentários e do teu fair play, mas este saiu ao lado.
      É ou não factual que uma equipa campeã tem menos necessidade de se reforçar que as outras? Bazófia porquê?
      O Sporting acaba o mercado com cerca de 65 milhões de saldo positivo, vive na realidade, e ainda bem que o faz

      • Kacal
        Posted Setembro 4, 2025 at 1:12 pm

        Verdade ou não ele pode perfeitamente dizer o mesmo de outra forma. Seria muito fácil até. Mas prefere o caminho da tal bazófia. Ser verdade ou não, não invalida o que disse a meu ver.

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 4, 2025 at 9:24 am

      Há dois pequenos problema nessa argumentação que a desmontam toda: 1) os sportinguistas não se acham diferentes; 2) (que decorre de 1)) os sportinguistas não passaram a ser iguais àqueles que criticam,

      • Kacal
        Posted Setembro 4, 2025 at 1:14 pm

        Refiro-me mesmo ao vosso Presidente, não propriamente aos Sportinguistas. Mas também serve para quem servir a carapuça como se costuma dizer. Aí já não é problema meu.

      • Mantorras
        Posted Setembro 5, 2025 at 9:07 am

        Ha imensos que se acham diferentes e se fartam de tentar desmascar do resto, e alem disso, tambem ha muitos por ai que nao sao apenas iguais ao que criticam, sao muito piores (diria que é questao de frustracoes e traumas acumulados).

        • Neville Longbottom
          Posted Setembro 5, 2025 at 4:43 pm

          Sim, mas se numa sala de aula de 20 alunos, existirem 10 delinquentes, é correto dizer que a turma é delinquente? É esse o caso. Eu não sei com que base é que se afirma que “há imensos”. O Sporting tem quantos adeptos? Qual a % que se acha “diferente” (conceito altamente lato também)? E a partir de que % é que se considera “imensos”?
          .
          Eu até posso aceitar que há caraterísticas mais comuns nos adeptos do Sporting do que nos adeptos de outros clubes, mas bazófia não é seguramente uma delas.

          • Kacal
            Posted Setembro 5, 2025 at 7:51 pm

            Não tenho como dizer que os Sportinguistas têm bazofia visto que não os conheço a todos, apenas alguns mais assíduos daqui e nem acho que esses tenham a tal bazofia. Mas eu referia-me mesmo ao vosso Presidente, nada mais. E que ele tenta falar para o ar que é diferente mas no fundo é igual e cheio de bazofia, para mim sim. E nada invalida o excelente trabalho que acho que ele tem feito no clube.

          • Mantorras
            Posted Setembro 7, 2025 at 9:21 pm

            Sim, eu posso estar errado, mas cada um fala pela sua experiencia.
            Isto nao é de agora, e nao é porque eu julgo que eles se acham, é porque se fartam de o dizer, logo nem sequer é uma acusacao.

      • Mantorras
        Posted Setembro 5, 2025 at 9:07 am

        desmarcar*

  • Gil-Galad
    Posted Setembro 3, 2025 at 11:38 pm

    É engraçado que quem critica mais o mercado do Sporting são os próprios adeptos 😅

    • Stravinsky
      Posted Setembro 4, 2025 at 3:28 pm

      Pois somos. E isto é uma resposta aos próprios adeptos. Ele diz basicamente “não se preocupem porque os outros gastam sempre mais, mas nós temos vencido”.
      A questão é que com esta postura no mercado estamos mais perto de não vencer.

    • Neville Longbottom
      Posted Setembro 5, 2025 at 11:50 am

      O Varandas está a falar para dentro do Sporting.

  • O Comendador
    Posted Setembro 3, 2025 at 11:44 pm

    E tem toda a razão!
    Contra factos não há argumentos.

    SL

  • Los Factos
    Posted Setembro 4, 2025 at 8:40 am

    A diferença para o ano passado é que (i) a perda da Supertaça foi fortuita dado que foi +/- unânime que o FCP teve a sorte do jogo e o SCP tinha sido melhor (este ano, o SLB foi mais competente em campo que o SCP, ainda para mais com o SLB sem realizar pré-época, (ii) o SCP ganhou ao FCP em Alvalade com toda a justiça sendo claramente superior (este ano o SCP perdeu em casa com o FCP e o jogo foi muito equilibrado com algum ascendente do FCP que tem uma equipa com 5 titulares novos e um treinador que chegou há 2 meses), e (iii) o Varandas não tinha falado tanto (falou muito em julho e agora voltou a ter a necessidade de aparecer)…A preocurapção dele é normal e compreende-se.
    Quanto às outras bocas dos “campeões de investimento” etc., é discurso interno de café mas o Varandas é seguramente o campeão da bazófia deste Verão.

  • Stravinsky
    Posted Setembro 4, 2025 at 3:31 pm

    Fala-se aqui muito no upgrade do ponta de lança suplente, mas ainda não acredito que no final do ano o Ioannidis tenha mais golos que o Harder teve na primeira época.

    • Super Hans
      Posted Setembro 4, 2025 at 7:51 pm

      Isso não é uma perspectiva demasiado pragmática?

    • Honestly
      Posted Setembro 6, 2025 at 8:57 am

      Mas foi precisamente por aí que mudamos de jogadores. O harder tinha golo mas dava muito pouco ao jogo em si.
      Se o ioannidis tiver os mesmos golos mas mais contribuição de jogo com assistências e boas combinações, penso que ficamos a ganhar no momento. Mas claramente perdemos no potencial

  • dgenio
    Posted Setembro 5, 2025 at 5:07 am

    Bom soundbite, má métrica. “Ser campeão do mercado” é irrelevante; o que interessa é qualidade de processo. Títulos são lagging indicators com muito ruído; o defeso pede leading indicators:
    • Time-to-close por arquétipo (extremo/8/etc.);
    • Opções ativas por posição (portefólio ≠ alvo único);
    • Cut-offs internos + contingência submetida antes do prazo;
    • % de inscrições sem incidente;
    • Integração pré-época (semanas de treino com XI).
    Se estes KPIs forem de excelência, a crítica esvazia-se por si. Se não forem, ganhar hoje não prova que o processo de amanhã é robusto. Resultado não deve blindar governança.
    O Sporting devia assumir 3–5 KPIs públicos de processo de mercado para separar ruído de crítica válida?

Deixa um comentário