Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Nunca foi opção para treinar o clube e, enquanto for presidente não será treinador do FC Porto» – Pinto da Costa

O presidente do FC Porto afirmou hoje em Toronto que Paulo Bento nunca foi opção para treinar o clube e garantiu que o seleccionador nacional não será técnico dos dragões enquanto liderar os portistas. Pinto da Costa acrescentou ainda que “Seria quase ridículo que uma selecção cheia de talentos e que tem o melhor jogador do Mundo não se conseguisse qualificar para o Mundial.” A que se deve esta necessidade de PC vincar uma posição destas neste momento? Está apenas relacionado com as conhecidas limitações técnicas e tácticas de Paulo Bento ou ainda é uma consequência de um bate-boca que ocorreu depois de um Portugal-Gabão (algo estranho, já que PB até tem ajudado (ajudou) a valorizar activos azuis e brancos como Licá, Josué, Varela ou Sereno)?

46 Comentários

  • Filipe
    Posted Outubro 14, 2013 at 10:59 pm

    Por ter tantos da selecção, é por isso que o PC o queira la. Este homen não brinca

  • Anónimo
    Posted Outubro 13, 2013 at 6:29 pm

    Para os mais curiosos, talvez seja bom notar que Paulo Bento sera testemunha de Nuno Lobo no processo da agressao sofrida no jogo Estoril vs FC Porto. Coincidencias?

    Pedro

  • Luís
    Posted Outubro 13, 2013 at 3:09 pm

    Acho que qualquer presidente de um grande tem de ter presente que Paulo Bento não serve para treinar as suas equipas.

  • Bruno
    Posted Outubro 13, 2013 at 2:29 pm

    Sim, e? Mas alguém lhe perguntou alguma coisa?
    Enfim, mais uns disparates da boca do rei do dirigismo.
    Preocupe-se com o Fonsequinha e a ver os jogos do Arouca.
    PS: A foto tá bem sacada.

    SL!

  • Fábio Teixeira
    Posted Outubro 13, 2013 at 12:45 pm

    Treinador do FC Porto há um e mais nenhum: Paulo Fonseca. Enquanto treinar o meu clube, vou sempre defendê-lo, até porque sou um fascinado pelo trabalho dele.

    • Carlos
      Posted Outubro 13, 2013 at 10:56 pm

      O Fernando ainda está no Porto, logo não faz sentido mudar a tática para preparar a próxima época, para essas situações é que há pré épocas…

      Quanto a Quintero mantenho a minha opinião, é um grande jogador. E depois de ver jogadores como Varela jogarem a titulares e produzirem 0, mais fico com a ideia que o Quintero devia ser indiscutível…

      O Porto até pode ser campeão este ano, é o mais provável devido há situação miserável em que está o Benfica, mas no fim da época fará com certeza menos pontos que as equipas de Vitor Pereira,,,

    • Fábio Teixeira
      Posted Outubro 13, 2013 at 9:49 pm

      A inversão do triângulo tem um motivo: Fernando. Isto porque depois da saída do "Polvo" não há mais nenhum jogador que possa jogar assim à frente da defesa como ele faz. Posto isto, a estrutura do FC Porto está já a preparar o futuro pós-Fernando. Aí sim, vai fazer mais sentido jogar com um duplo pivot à frente da defesa.

      O Quintero é um projeto ainda. Com tempo é certo e sabido que irá ser titular, mas para já tem de continuar a trabalhar e mostrar o seu futebol enquanto estiver em campo. Além de que este deverá ser o último ano de Lucho no clube e "El Comandante" está a render.

    • Carlos
      Posted Outubro 13, 2013 at 8:53 pm

      Não acha que o futebol de Vitor Pereira era mais agradável e eficaz que o de Paulo Fonseca?

      Eu sou Benfiquista mas reconheço a Vitor Pereira mais qualidade que a Paulo Fonseca, tinha um estilo próprio e não fugia dele: posse de bola.

      Paulo Fonseca parece-me ter ideias erradas, sendo a inversão do triangulo do meio campo a mais estapafúrdia. Fez de Fernando uma sombra do grande trinco que já foi…

      Outra estupidez é deixar Quintero no banco, quando ele é dos melhores do Porto. Nem que jogasse nua ala produziria mais que Varela (que é um a menos), Josué (que também não é um extremo) ou Licá (que é bom jogador mas ago limitado para ser titular no Porto).

  • Pessoa
    Posted Outubro 13, 2013 at 4:16 am

    A necessidade é que, já que o pessoal da federação não está incomodada com as limitações da nossa seleção, ao menos que exista alguém a pressionar o selecionador nacional a exigir mais dos nossos jogadores.
    O Paulo Bento até pode ter iniciativa, mas não me parece que seja um bom motivador, como era o Scolari, por exemplo. E prova disso é que em todas as convocatórias há sempre surpresas, é a maneira que arranjou para que os jogadores sintam aquela motivação.
    Enquanto isso, os nossos mais experientes jogam sem o coração, há que lhes dar um abanão, estão a representar uma nação.

  • Tito
    Posted Outubro 13, 2013 at 12:31 am

    Normal desde quando PC escolheria Paulo Bento??!!!!

  • Tito
    Posted Outubro 13, 2013 at 12:30 am

    normal…desde quado PC escolhiria PB ??!!!!

  • Ricardo Ricard
    Posted Outubro 13, 2013 at 12:20 am

    Eu fico incrédulo como é que alguém fala do Jorge Jesus para ser Seleccionador…Não só pela competência ou falta dela,mas alguém dúvida que o Jorge Jesus era capaz de naturalizar 11 ou mais jogadores? Em ano e meio não haveria nenhum jogador nascido em Portugal.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 13, 2013 at 6:03 pm

      É tão competente que só tem ganho é títulos com os melhores planteis do Benfica dos últimos 20 anos ou mais,é tão competente que perde campeonatos nas rectas finais como quem tira cafés,é tão competente que perde uma taça de Portugal com um Guimarães,é tão competente que perde uma meia final de uma liga Europa com o Braga,é tão competente que leva 5-0 do Porto,é tão competente que perde uma meia final da taça de Portugal na Luz depois de ganhar 0-2 no Dragão e podia ficar aqui a escrever o resto da noite,é só competências não haja duvidas.

      O Manuel Fernandes não fica de fora das convocatórias do Paulo Bento? O Vítor Baía não ficava de fora das convocatórias do Scolari? Achas que era preciso muito para um Nani ou um Moutinho ficar de fora também? É que o Jesus nem é um gajo problemático nem nada,todos os jogadores o adoram e até é um treinador que gosta muito de Portugueses e de apostar em jovens Portugueses.

      Vai lá chorar para outro lado e exigir que 5 ou 6 jogadores do Sporting sejam titulares da selecção e deixa os meus disparates em paz.

    • Ricardo Ricard
      Posted Outubro 13, 2013 at 12:32 pm

      Discussões desnecessárias? Mas eu estou a discutir com alguém? Não falaram do Jorge Jesus? Não posso falar sobre ele que estou a provocar alguém? Já não bastava ser intocável no Benfica querem ver…

      O Jorge Jesus não é um treinador limitado a uma só táctica mas é um treinador limitado,tem vários problemas graves e um deles é que não sabe o que significa defender.

      Quem tem a palavra final nestas naturalizações não é o treinador? Não deves ter compreendido o que eu quis dizer certamente. Se um jogador for naturalizado ou se tiver condições para se naturalizar,vai ser a primeira opção para o Jesus,o único Português era o Ronaldo mas o mais certo era arranjar problemas com o Ronaldo e deixar de o convocar.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 13, 2013 at 12:02 pm

      JJ não é um treinador competente? Você realmente…

      E até digo mais, numa selecção JJ não teria o problema do desgaste que provoca nos jogadores com a sua exigência e poderia ter bons resultados.

      "Em ano e meio não haveria nenhum jogador nascido em Portugal" – Claro, Nani, Ronaldo, Moutinho e companhia ficariam fora da convocatória… e depois quais os naturalizados que eram chamados? É que para serem convocáveis têm de estar pelo menos 5 anos em Portugal, e não há muitos com qualidade para a nossa selecção a jogar em Portugal à mais de 5 anos…

      É com cada disparate…

    • Anónimo
      Posted Outubro 13, 2013 at 1:13 am

      Metade dos teus comentários são só para provocar discussões desnecessárias…

      Quanto ao Jorge Jesus, ele até é um treinador competente em muitos aspectos futebolísticos, não é um treinador limitado a uma só táctica (ao contrário de Paulo Bento) e normalmente faz jogar um futebol bastante atractivo. Acredito que saiba também potenciar muito melhor os jogadores jovens.

      Na minha opinião, JJ tem é dois pontos fracos:

      1) nos tempos difíceis, não deve saber comunicar bem com os seus jogadores
      2) não sabe ganhar as ''finais'' ao contrário

      E são estes dois pontos fracos que fazem dele um treinador (a meu ver) inadequado para representar a selecção nacional a longo prazo.

      Por fim, acho o seu comentário ''em ano e meio não haveria nenhum jogador nascido em Portugal'' é simplesmente ridículo, porque quem tem a palavra final nestas naturalizações, não é o treinador.

      Parker

  • Mateus
    Posted Outubro 12, 2013 at 11:07 pm

    Olá!

    Eu não acho preocupante o momento da selecção, este mundial vai ser o fim da linha para a maior parte dos convocados habituais. A qualificação do próximo Europeu até com os sub-21 dava para ir (24 Países, em 52), portanto vai haver imensas oportunidades/tempo para os novos jogadores., eu acredito muito na próxima geração, como já referi aí num Post atrás.

    Em relação ao repto deixado para um post sobre, um novo seleccionador, acho que tem de ser Português mas o bom típico treinador Português gosta de trabalhar todos os dias com os jogadores e precisa de tempo para habituá-los à sua táctica, ou então é para mandar um treinador qualquer e escolher a táctica que a maior parte dos jogadores joga nos clubes e depois nas fases de qualificação com um mês de trabalho já se nota qualquer coisinha por isso é que temos tido bons resultados nestas fases, nas qualificações é palhaçada(para mim este é o maior problema de ter treinadores portugueses, por isso deixo uma ideia que nunca vai acontecer).

    Para mim as qualificações devia ser deste modo(para favorecer o treinador português e a sua maneira de trabalhar): Grupos, um mês e meio de jogos em Junho e Julho (Eu preferia assim, mas também podia ser o mês de Junho e 15 dias no Natal), e condensava-se mais a época pois já não haveria os jogos das selecções pelo meio e Portugal com um treinador português teria de ser grandes qualificações. No resto do tempo seria para ele avaliar/falar correctamente com os jogadores ao longo do ano(teria de ser um treinador em pré-reforma lol)

    Mateus

  • João Lains
    Posted Outubro 12, 2013 at 10:58 pm

    Uma coisa é dizerem que o Paulo Bento está a tempo a mais no cargo de seleccionador e que as suas convocatórias têm deixado muito a desejar. Outra é dizerem que ele não presta como treinador, porque levar a nossa selecção à meia final do europeu e cair aos pés da campeão europeia e mundial Espanha, na lotaria dos penalties após um jogo em que se tivesse de haver um justo seríamos nós, não é para todos!

    • Carlos
      Posted Outubro 13, 2013 at 9:03 pm

      Claro que o futebol com Paulo Bento foi sempre péssimo, passamos o grupo porque a Holanda estava de rastos, como eu nunca tinha visto uma seleção Holandesa numa grande competição.

      Depois nos quartos eliminamos a seleção checa que era muito fraca quando comparada com a de 2004.

      Nas meias empatamos com a Espanha a jogar de autocarro como no tempo do Queiros, a única diferença é que a Espanha de 2012 era inferior á de 2010 e por isso demos mais luta…

    • Nuno Lopes
      Posted Outubro 13, 2013 at 3:16 pm

      O Euro 2012 correu-nos muito bem, ninguém duvida disso e Paulo Bento foi elogiado com justiça na altura mas também é bom recordar que a qualificação não foi nada de especial. Valeu pelo jogo com a Dinamarca que vencemos 3-1 e pelos jogos com a Bósnia no play-off. Nesta qualificação foi mais do mesmo, o futebol praticado foi muito mau, péssimo em alguns casos e algumas convocatórias absolutamente ridículas. Paulo Bento também tem contra si o facto de "queimar" alguns jogadores que depois nunca voltam à seleção, é um treinador um pouco teimoso e muito defensivo, mesmo com adversários muito inferiores a tática é sempre a mesma os jogadores os mesmos e Paulo Bento acaba por nunca fazer a diferença. Além disto tudo Paulo Bento tem um discurso entediante e muitas vezes vazio de conteúdo. Não é um treinador que cative as pessoas.

    • JDC7
      Posted Outubro 13, 2013 at 3:10 pm

      O paulo bento pura e simplesmente não tem qualidade nem maturidade para ser seleccionador nacional. Do ponto de vista técnico e táctico é fraquíssimo, do ponto de vista psicológico é fraquíssimo (deve achar que o estilo dele de "durão" é que torna o balneário coeso) e vai sempre deixar-se afectar pelas manias e teimosias dele relativamente a certos jogadores… Há jogadores que por pior que joguem nunca deixarão de ser seleccionados e outros que por melhor que joguem nunca contarão para o paulo bento! É difícil acreditar como por exemplo no último europeu, um jogador com as características do hugo viana, que encaixava na equipa que nem uma luva, inicialmente nem foi convocado e depois não jogou um único minuto durante toda a competição…

    • João Lains
      Posted Outubro 13, 2013 at 12:30 pm

      Que mentalidades? Também não estou contente com a forma como temos jogado nem com as escolhas do Paulo Bento, mas daí até chegar ao ponto de dizer que ele nunca foi homem para comandar a nossa selecção vai uma grande distância!

      Demiti-lo seria nesta altura precipitado e arriscado, só nos compete apoiar a nossa selecção nesta altura. Os balanços fazem-se no final do Mundial, sabendo de antemão que marcaremos presença no Brasil. Estou convicto!

    • Pedro
      Posted Outubro 13, 2013 at 11:11 am

      É com mentalidades como estas que não vamos a lado algum…

    • vsn7647
      Posted Outubro 13, 2013 at 8:17 am

      Enfrentando adversarios dificilimos importante referir …

  • Octavio
    Posted Outubro 12, 2013 at 10:28 pm

    O próximo seleccionador será um destes:
    – Vitor Pereira
    – Fernando Santos
    – Jesualdo Ferreira
    – Peseiro
    – Jorge Jesus

    • Enak
      Posted Outubro 13, 2013 at 12:37 pm

      Discordo do LuisRafael, acho que tanto Jesualdo como JJ não servem. Aliás, acho que o VP poderia ser uma escolha interessante e a sua experiência no Porto seria algo positivo!

    • Octavio
      Posted Outubro 13, 2013 at 10:01 am

      Eu também não disse que estas seriam as minhas escolhas. Acho que face aos derivados contextos que envolvem a FPF e os referidos treinadores, parece-me que as escolhas passarão por aqui.

      Quanto à declaração de PC também posso ter esta leitura:
      – ele não disse que Bento nunca será treinador do Porto, só disse que não será com PC a Presidente. E se ele sair daqui a 2 ou 3 anos? Até pode ser o Antero Henrique ou o Fernando Gomes a contratá-lo, mas não o PC que, entretanto, saiu.

    • Kev
      Posted Outubro 12, 2013 at 10:55 pm

      Jesualdo nao me parece mau de todo sinceramente… Jesus nao gosto, mas lá está, é o meu gosto pessoal.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Outubro 12, 2013 at 10:50 pm

      Aproveita-se o Jesualdo e o JJ… de resto, deixem ficar o Paulo Bento

    • Kev
      Posted Outubro 12, 2013 at 10:47 pm

      Não esquecer que os treinadores nao terão que ser necessáriamente portugueses, não é?…

  • Rabensandratana
    Posted Outubro 12, 2013 at 10:27 pm

    Fico bastante contente com a confirmação do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
    Frei Bentolas é um péssimo treinador/seleccionador e não tem estatuto, nem fez nada de mais para ser seleccionador nacional, foi uma escolha incompreensível.
    Já estou como o bibbooporto, cepos a treinar o FCPORTO não quero mais, já chegou o cavador de batatas Octávio Machado, o o Frei Bento depois de ser despedido deverá ir treinar um clube na Roménia ou no Chipre, lá é que adoram tipos como o português.

  • RVT
    Posted Outubro 12, 2013 at 9:52 pm

    Paulo Bento foi, é e será sempre um treinador limitado incapaz de levar qualquer clube ou selecção a uma vitória importante. Simples e hirto. O problema é este. O PF também não.

  • Kev
    Posted Outubro 12, 2013 at 9:41 pm

    Acho que era uma boa ideia fazerem um post dos possíveis treinadores para Portugal…
    Acho sinceramente que as convocatórias e o futebol apresentado sao muito muito maus para o nivel de jogadores que temos. Nao ha garra, nao ha vontade, parece nem haver interesse… Enfim.

    • Anónimo
      Posted Outubro 13, 2013 at 9:03 am

      Subscrevo, seria um post bastante interessante.

      Saudações desportivas
      telmo

    • diogoribeiro
      Posted Outubro 12, 2013 at 10:32 pm

      Acho que era uma grande ideia e poderia dar a uma discussão interessante nos comentários.

      Façam isto acontecer VM xD

    • Mendes
      Posted Outubro 12, 2013 at 10:24 pm

      Para depois do Mundial-2014 temos o Vítor Pereira e o Jorge Jesus

    • Enak
      Posted Outubro 12, 2013 at 10:14 pm

      Concordo quanto a essa ideia, gostaria de ouvir o leque de opções para o cargo de seleccionador por parte do VM. Espero que possam brindar-nos com um post qualquer dia :)

      Como adepto do FC Porto, nunca quereria ver o Bento na equipa. Muito limitado e pouco querido pelos adeptos portistas por razões da sua qualidade. Acho que também já está a mais na selecção, não tem conseguido desenvolver a próxima geração e a qualidade de jogo é zero!

  • Rodrigo
    Posted Outubro 12, 2013 at 9:25 pm

    Nao percebo o contexto destas declaraçoes, sendo que sao conhecidas as divergencias entre o presidente do FC Porto e o seleccionador nacional desde o celebre jogo no Gabao. Antes disso ate julgava que o Pinto da Costa simpatizava com o Paulo Bento, mas esse incidente acabou com essa ligaçao que ate poderia existir, sendo que a menos que o Paulo Fonseca tenha o lugar em risco estas declaraçoes nao tem muito nexo nesta fase.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Outubro 12, 2013 at 9:02 pm

    Só não percebo em que circunstâncias aparecem estas declarações, e qual a necessidade de as fazer. O Paulo Fonseca tem o lugar em risco?

  • bibooporto
    Posted Outubro 12, 2013 at 8:54 pm

    grande presidente, cepos a treinar o Porto nunca!

  • Tiago Alves
    Posted Outubro 12, 2013 at 8:41 pm

    É daqueles que em Portugal nunca mais treina…só uma equipa de jorge mendes, braga. rio ave, paços…

    • vsn7647
      Posted Outubro 13, 2013 at 8:15 am

      e o Benfica dele não ? se bem que acho que gosta mais do Benfica B a julgar por algumas convocatorias …

Deixa um comentário