Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Nuno Mendes novamente lesionado: português deve falhar arranque da época

Alguma vez vai ultrapassar estes problemas? Tem potencial para ser o melhor do Mundo na posição, mas assim fica difícil.

O mais recente boletim clínico do PSG dá conta de uma lesão de Nuno Mendes, que obrigará o português a parar «várias semanas». O clube explicou que o ex-Sporting sofreu uma rotura do tendão articular da coxa direita e com isso vai falhar o resto dos trabalhos de pré-época e provavelmente o arranque da temporada 23/24. Recorde-se que o lateral sofreu várias lesões ao longo do último ano, inclusivamente o final da última época (não é utilizado desde Abril).

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

41 Comentários

  • Lumago
    Posted Julho 18, 2023 at 10:15 pm

    Adoro o Nuno Mendes, tem o potencial para ser dos melhores do mundo mas por cada lesão que tem mais penso que o Sporting fez uma bela venda e no timing certo.

  • Kafka
    Posted Julho 18, 2023 at 10:33 pm

    É para esquecer, nunca vai passar disto

  • Amigos e bola
    Posted Julho 19, 2023 at 7:57 am

    Das duas uma: ou se cuida mal ou é feito de cristal.

  • Xyeh
    Posted Julho 19, 2023 at 8:24 am

    Nuno Mendes e Renato, 2 lesionados crónicos, 2 jogadores que podiam ser estrelas mundiais mas o corpo não acompanha, que consigam dar a volta por cima e consigam voltar a brilhar.

    • Boneco21
      Posted Julho 19, 2023 at 9:46 am

      Não, o Renato não podia ser uma estrela mundial, lamento.

      • henry14
        Posted Julho 19, 2023 at 11:38 am

        Obviamente que podia, lamento.
        Infelizmente já não será.

        • Boneco21
          Posted Julho 19, 2023 at 3:48 pm

          Para mim não podia, e nunca mostrou capacidade para tal

          • henry14
            Posted Julho 19, 2023 at 8:48 pm

            Sim, não mostrou capacidade no Europeu, nem na Champions contra o Bayern em 2016 nem nada. O Bayern deu 35M por um miúdo de 18 anos só porque lhes apeteceu.

            • Boneco21
              Posted Julho 20, 2023 at 8:38 am

              Não, na minha opinião nunca mostrou capacidade para ser uma estrela mundial, que queres que te diga mais? Um clube pagar por ele em nada valida essa perspectiva. O Bayern que deu 35M€ por ele, foi o mesmo que o vendeu por 20M€ passado uns anos…

              O que ele mostrou nos 6 meses de Benfica e no Europeu de 2016 foi uma enorme capacidade física de transporte de bola e um bom remate, mas erros técnicos primários na receção e no passe. E para mim, um médio com falhas tão gritantes em coisas tão essenciais, nunca seria uma estrela mundial, é tão simples quanto isso. Acho que é o suficiente para fazer uma boa carreira em clubes de nível médio na Europa, mas não para ser dos melhores do mundo, como quiseram fazer dele. O Éder em 2012 fez uma exibição monumental para a Champions em Old Trafford também, e foi por isso que foi rotulado de possível estrela?

              Para mim, a excitação e expectativa em torno do Renato sempre foi exagerada, tal como me parece que foi recentemente com o Matheus Nunes também. Ainda assim, eu acho que o Matheus Nunes tem características melhores, mas são jogadores parecidos nas virtudes e nos defeitos. E para mim, jogadores com estes defeitos nunca serão de top mundial… Chama-lhe preconceito meu, se quiseres, mas é assim que eu penso.

            • Neville Longbottom
              Posted Julho 20, 2023 at 3:09 pm

              Eu gosto do Renato, nao acho que seja de nível mundial, e também nunca lhe reconheci essa capacidade, mas para ser figura num clube de segunda linha ou alguém com impacto no banco de um gigante (só me vem à cabeca o equivalente extremo Shaqiri) era ótimo.

              Como o Boneco21 disse, por muito bom fisicamente e no transporte que o Renato seja, para os terrenos que ocupa é fundamental que tenha uma elevada capacidade de posicionamento e que seja tecnicamente evoluído. Já o oposto nao é verdade. Dou sempre o exemplo dos melhores médios que vi jogar, Xavi e Busquets, ambos jogavam praticamente parados e é verdade que o estilo em que estavam inseridos os beneficiava. Para eles o músculo era mesmo (e só) o cérebro. Nao estou a dizer que apenas jogadores destes sao de topo mundial. O De Bruyne fisicamente é um monstro mas acompanha isso com o resto, que falta ao Renato.

              E isto nao é ódio nenhum ao jogador, hoje em dia estas coisas confundem-se.

      • Xyeh
        Posted Julho 19, 2023 at 12:38 pm

        O Renato num Atlético de Madrid era mel ou na Roma de Mourinho mas o físico não dá mais.

        • Boneco21
          Posted Julho 19, 2023 at 3:49 pm

          Então o Rodrigo de Paul é uma estrela mundial, é isso? O Cristante é uma estrela mundial? Se for esse o nível, então sim. Se calhar é só a definição de estrela mundial que é diferente.

      • Velho do Restelo
        Posted Julho 19, 2023 at 2:53 pm

        Porquê?

        • Boneco21
          Posted Julho 19, 2023 at 3:50 pm

          Porque para mim um jogador com tão pouca capacidade técnica como o Renato nunca seria uma estrela mundial. Se calhar é preconceito meu, mas é a minha maneira de ver o futebol…

      • Mantorras
        Posted Julho 19, 2023 at 4:05 pm

        Nao lamentas nada.
        Nao precisas disfarcar.

        • Boneco21
          Posted Julho 19, 2023 at 5:20 pm

          Pronto, já cá faltava… Então porquê? Deixa-me adivinhar: porque é do Seixal, é esse o ponto?

          A clubite ataca a um ponto em que se não se gostar dum jogador, só pode ser pelo clube de onde veio, não pode haver outra explicação…

          Mas não, não tem nada a ver com isso! Aliás, o Bernardo é dos meus jogadores preferidos, e o Félix, esse sim, para mim tem (tinha?) todo o potencial para ser uma estrela mundial. Já o Renato, não tem nem nunca teve, e já era a minha opinião em 2016, quando era apontado como a “next big thing”. Repetindo o que disse em resposta a outros: para mim, um jogador com tão pouca técnica, nunca seria de top mundial, simplesmente não tem nível para isso. Um médio com tantas limitações na receção e no passe nunca seria de top mundial.

          • henry14
            Posted Julho 19, 2023 at 8:58 pm

            Podes ter a tua opinião sem ter nada a ver com clubite mas daí a lamentares…
            Acho que terá sido isto que o Mantorras quer dizer.
            Por exemplo, no outro dia vi-te a endeusar o Vitinha (o avançado) porque era muito lutador, resiliente, persistente e mais não sei o quÊ. Nesse caso, acredito que lamentes o grande flop que ele está a ser. Agora em relação ao Renato estás-te a borrifar se ele singra ou não e pela forma algo fria (para não dizer pior) como falaste, dificilmente lamentas coisa alguma.

            • Boneco21
              Posted Julho 20, 2023 at 8:26 am

              O “lamento” é obviamente uma expressão, um “lamento informar”…

              Eu não endeusei o Vitinha, eu só disse que ele mentalmente é muito forte. Aliás, é um excelente ponto de comparação. Eu acho que o Vitinha, tal como o Renato, nunca poderá ser de topo, porque é bastante limitado tecnicamente. A questão é que o Vitinha ninguém (ou muitos poucos) lhe augurou um futuro de “estrela mundial”, e ao Renato muitos o puseram nesse nível, e para mim isso nunca fez sentido, nem quando ele estava no topo do seu rendimento.

              • Aurinegro
                Posted Julho 20, 2023 at 12:00 pm

                Esse “lamento informar” é o que fez passar o teu primeiro comentário por um facto ao invés de uma opinião tua (totalmente válida), tal como disseste nas respostas seguintes.

                • henry14
                  Posted Julho 20, 2023 at 12:20 pm

                  Exato. Esse “lamento informar” foi o que provavelmente fez o Mantorras escrever o que escreveu.

          • Mantorras
            Posted Julho 20, 2023 at 2:31 pm

            Eu “sei” que nao lamentas da mesma maneira que tu “sabes” que nao podia ter sido top. Ate o tom do meu comentario foi identico.

            O nivel apresentado com 18 anos, no Benfica, incluindo na champions, e no Euro, eram claramente de alguem com potencial para chegar ao topo. No entanto havia duvidas quanto a sua capacidade para ler o jogo, decidir e passar bem, que acho que todos entendiam ser a sua maior lacuna.

            Ele mesmo assim tinha uma capacidade fisica que lhe permitia disfarcar isso, e ainda hoje, acho que saiu demasiado cedo, para um clube e patamar demasiado grandes, e alem disso, a jogar de uma forma inadequada, ja que sempre o vi como “um Vidal” e nao “um Xabi Alonso”.

      • DICAS
        Posted Julho 19, 2023 at 4:21 pm

        Exacto …

        Está tentativa de indirectamente dizer que o Renato não teve sucesso por causa das lesões não passam.

        É um jogador bom mas não tem nem teve nunca nível de top mundial. Esquece

        Foi é super inflacionado na altura que apareceu no Benfica mas também não é preciso de colocar o porquê …

    • Kacal
      Posted Julho 19, 2023 at 4:31 pm

      Renato Sanches para ser estrela mundial teria que melhorar a nível de passe e definição onde também demonstrou algumas limitações desde que saiu do Benfica. Tendo essas limitações e ainda juntando a parte física que anda sempre com lesões é quase impossível.

  • Jeco Baleiro
    Posted Julho 19, 2023 at 8:42 am

    Se não passar disto vai ser dos maiores lamentos que terei enquanto adepto. Em forma é uma máquina descomunal, uma besta autêntica no corredor esquerdo, não pedindo meças a ninguém.

    Para além dos relatos que chegam que é um menino d’ouro, um dos miúdos mais queridos da academia do Sporting. Um exemplo dentro e fora de campo.

    Espero que dê a volta, torço mesmo muito pelo seu sucesso.

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Julho 19, 2023 at 9:39 am

    Por falar em “jogadores de cristal”, e não sendo eu médico, alguém sabe se, por exemplo, as lesões do St.Juste podem ter alguma coisa a ver com o facto de ele ser um jogador veloz ou se é algo genético? Até porque no caso do Nuno Mendes e do Renato Sanches deve ter a ver com a massa muscular, digo eu.

    • Neville Longbottom
      Posted Julho 19, 2023 at 1:14 pm

      Nao ha qualquer relacao quanto à parte do ser veloz ou ter massa muscular. É obvio que um corpo mais musculado exige maior cuidado/manutencao por um lado (porque é necessário dar bom combustível para o manter) mas por outro o músculo é melhor forma de proteger articulacoes e ossos pelo que previne potenciais lesoes. É por isso que a fisioterapia pré e pós operatória é muito importante porque a zona da lesao tem de ser muito bem robustecida com massa muscular para prevenir recaídas.

      Resumindo, jogadores muito atléticos (seja em massa muscular, seja cárdio, etc) nao sao mais propensos a ter lesoes do que jogadores menos atléticos. Nunca fiz nenhum estudo sobre isto, mas diria que a correlacao deve andar à volta do 0 (zero). Há jogadores muito atléticos sem lesoes assim como há jogadores pouco atléticos com lesoes.

      A verdade é que existem jogadores musculados propensos a lesoes e isso indicia que provavelmente esse jogador tem demasiada massa muscular para a pouca capacidade do core (zona abdominal) que tem. Este tipo de jogadores desenvolvem muitas vezes lesoes nos adutores (zona pélvica), na lombar ou nos abdominais. Mas isso nao tem a ver com terem muito músculo, mas sim terem um défice múscular em zonas integrantes do corpo. Um exemplo também claro (que nao existe em alta competicao mas muito em desporto amador) é o facto do tronco estar muito desenvolvido mas as pernas nao, o que provoca excesso de esforco em joelhos e tornozelos).

      Nenhum destes é o problema do St. Juste. É um jogador propenso a ter lesoes, às vezes por muito que nos cuidemos, é assim. Há gente com mais queda para matemática, outros para línguas, outros para charadas, outros para…ter lesoes. É o que é.

      Quanto à genética, nao sei, talvez. Haverá gente mais informada sobre isso.

      SL

  • Borsalino
    Posted Julho 19, 2023 at 10:29 am

    Se não me engano, a maior parte das lesões têm sido musculares. Talvez tenha de mudar a sua dieta, ou o treino visto que, com todo aquele músculo, é normal que surjam mais problemas com o avançar da idade.

  • Mantorras
    Posted Julho 19, 2023 at 10:49 am

    Triste pelo miudo. Ja vi aqui varias discussoes sobre a regularidade das lesoes dele, ou isso ser um mito, mas parece-me inegavel que sao as lesoes que lhe retiram outro brilho.

    E um jogador super atletico e precisa do fisico para se impor. Espero que consiga deixar esta fase para tras. E dos melhores do mundo na sua posicao.

  • Kacal
    Posted Julho 19, 2023 at 12:48 pm

    Uma pena já que em qualidade e características tem tudo para ser de elite, possivelmente o melhor do Mundo na sua posição. Uma autêntica locomotiva!

    Temos o exemplo do Davies que também é uma locomotiva na esquerda e falhou apenas 10 jogos nas últimas 2 épocas com problemas musculares. O Nuno Mendes falhou 15 jogos só na época que passou.

    É preciso analisar a origem do problema e fazer mudanças no sentido de o atenuar e melhorar esta situação para o Nuno ter regularidade, senão vai ficar aquém da sua qualidade e daqui a pouco o PSG farta-se dele e outros clubes podem ver um risco na sua contratação e a sua carreira descerá de nível caso isto continue assim. Espero que dê a volta e esta fase passe para atingir todo o seu potencial, por ele primeiro e depois a selecção agradece também!

  • chuta dai
    Posted Julho 19, 2023 at 1:15 pm

    Fico abismado como hoje em dia fazem se funerarios a jogadores com 22, 23, 24 anos. Na maioria das vezes os jogadores atingem o topo aos 27, 28 anos tanto em termos tacticos como físicos. Alias hoje em dia até podem atingir o topo mais tarde. Nuno Mendes é um grandíssimo jogador e acredito que estas lesões podem desaparecer. Lembro me perfeitamente que Grimaldo até aos 24 anos não fazia 10 jogos seguidos sem se lesionar e nas últimas épocas isso deixou de acontecer.

    • Veridis Quo
      Posted Julho 19, 2023 at 3:08 pm

      O próprio Messi teve problemas musculares constantemente durante as épocas com Rijkaard.

    • filipe19
      Posted Julho 19, 2023 at 4:49 pm

      Verdade. O Gundogan, que teve problemas mesmo graves nos joelhos quando esteve em Dortmund, e o preparador físico dele naquela altura ainda disse-me pessoalmente que o Dortmund fez uma grande venda com ele, porque o considerou incapaz de continuar a ter uma carreira professional, lá conseguiu resolver os problemas dele em Manchester.
      Tendo já trabalhado na area desportiva, eu acredito, que problemas musculares também podem surgir de uma vida não levada professional. Contra uma lesão no cruzamento ligado não há nada a fazer, mas problemas musculares podem ser resultado de indisciplinaridades. E cuidado: com o aumento dos problemas musculares também aumenta a hipótese de se lesionar com mais gravidade.
      Como não o acompanho pessoalmente não passa de ser especulação, mas se trabalhasse na equipa técnica do PSG, de certeza absoluta ficava muita atento a este caso. Nem tudo é coincidência.

  • Francisco Torgal
    Posted Julho 19, 2023 at 5:28 pm

    Não quero que saia do Milan, mas se isto continuar, era ir buscar o Theo Hernandez. Isto se o sistema de jogo continuar a ser parecido com o da época passada, embora ele jogue bem a ala com 2 ou 3 centrais.

  • DNowitzki
    Posted Julho 19, 2023 at 9:24 pm

    Eu bem disse há meses que o rapaz era arteiro a lesões. Será falta de profissionalismo, orgânico, influência de Neymar?

    Este para-arranca é péssimo para o jogador.

Deixa um comentário