Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Vídeo: Nuno volta a recorrer aos desenhos: “Isto vai ser motivo de brincadeira, mas…”

visaodemercadoNES quer passar a ideia de que o FC Porto está num processo, a evoluir e que a sua equipa já consegue jogar em apenas 60 metros, mas esta maneira de comunicar só terá sucesso se os resultados aparecerem.

Nuno Espírito Santo, na antevisão da partida com o Sp. Braga, voltou a recorrer a um quadro, como tinha feito depois da vitória frente ao Arouca,  para explicar a ideia de jogo do FC Porto e referir-se aos cinco empates. O técnico até começou por dizer que: “sei que isto vai ser motivo de brincadeira, crítica e de análise, mas corro esse risco, pois para mim não é brincadeira“. “No primeiro dia em que viemos para o FC Porto, tivemos como objetivo principal fazer regressar o clube ao ciclo de vitórias. Uma equipa vencedora e campeã. Sabíamos também qual era o momento. Três anos sem conseguir títulos. Foi-nos pedido que voltássemos a ser campeões. Foi preciso construir uma base, e esta base é uma equipa que neste momento tem uma ideia de jogo diferente da que anteriormente tinha. É uma equipa que consegue estar no campo adversário. Os laterais estão constantemente projetados, médios que envolvem, que rompem. Em 60 metros, não há um sistema que se possa identificar. Há uma ideia. Na maioria dos jogos, conseguimos isto. O resultado não identificam o jogo da equipa. Em todos os empates que tivemos, não corremos o risco de perder. Estivemos sempre muito mais perto de ganhar. Apenas esporadicamente consentimos oportunidades de golo. A equipa teve um bom crescimento, mas não conseguiu o golo. Consolidar o que estamos a fazer atrás e melhorar a eficácia. Ser capaz de concretizar o que produzimos”, referiu.

49 Comentários

  • Primo Zé
    Posted Dezembro 2, 2016 at 7:24 pm

    Alhuns problemas conceptuais com a perspectiva do tio Nuno
    O problema começa logo por colocar o pivot defensivo entre os centrais como única opção de construção. Como variação pode colocar o pivot defensivo do lado esquerdo dos centrais ou do lado direito, para as soluções na saída de bola.
    Depois não conheço equipas que utilize o pivot defensivo junto aos centrais e jogue em 4-4-2( ou para ser mais especifico 4.1.3.2.), pela inferioridade que isto gera no meio campo. Basta o Oliver ser apertado e ou jogas pelas laterais ou jogas longo porque o Jota teria que baixar muito.
    Depois também tinhas que ter o Ruben Neves como pivot defensivo, porque para fugir ao encaixe no meio campo têm que entrar passes verticais para as zonas onde o Otávio e o outro médio que parte da outra faixa, se movimentam pra dentro. O Danilo não o faz. Ás vezes faz progressão com bola o que é outra coisa,completamente diferente. A bola desloca-se mais rápido do que o homem.
    Para além disso o ponta de lança não pode baixar tanto, para poder dar espaço entre linhas aos médios ofensivos e segundo avançado, prendendo os 2 centrais, ameaçando-os com a profundidade. O André só deve baixar em fases mais avançadas do ataque organizado e com timings bem definidos.
    Os laterais têm de dar largura, mas também atacar a profundidade sem bola e ameaçar e causar dúvida no médio que acompanha eles no ataque. Podem-no fazer jogando mais á frente e não atrás (parece arriscado, mas é por isso é que se joga com um médio mais defensivo).
    O segundo avançado caso a equipa adversária comece a fechar a zona central, deve juntar-se ao ala para triangular e causar superioridade (fecham no centro, ataca-se as alas- como o avô Conte faz no Chelsea) ou como alternativa terem um médio que saiba jogar longo para variar o flanco (como o senhor Pep faz no City).
    O Tio Nuno têm ideias, mas têm que ter variações, senão vê-se uns jogos e descobre-se tudo. Os observadores não andam a dormir.

    • Observador
      Posted Dezembro 2, 2016 at 8:26 pm

      Não precisam. O tio Nuno decidiu dar-lhes um avanço e explicar muito resumidamente isso, poupando-lhes o trabalho. Este Nuno está completamente abrasado daquela cabeça.

  • Gui23
    Posted Dezembro 2, 2016 at 6:44 pm

    Fraco, Fraco, Fraco!

    Expliquem-me lá o que é que estes desenhos têm de diferente dos desenhos feitos depois da vitória sobre o Arouca? Isto explica alguma ideia peregrina? Isto apresenta algum avanço teórico na concepção de um “grande” jogar em Portugal? Benfica, Porto e Sporting têm de jogar em 60metros sempre, menos quando jogam entre eles ou na Europa. Têm e fazem-no desde sempre! Nunca vi nenhum treinador dos “grandes” a vir para conferências de imprensa dizer que a ideia de jogo era jogar nos últimos 60 metros, isso está subentendido desde sempre até porque a maioria dos adversários que enfrentam são, normalmente, equipas que se fecham em bloco baixo. O sr. Nuno Picasso andou a tirar níveis de treinador para quê? Qual é a originalidade disto? Disse que o modelo da equipa e a ideia mudou… Lopetegui fazia o mesmo, Peseiro nem conta porque esteve meia dúzia de meses no clube… AVB também jogava em 60 metros, VP também o fazia, Jesualdo, Mourinho… Jogar em 60 metros é apenas a obrigação de um grande, dominar o jogo é a obrigação dos “grandes” do futebol português.

    Para isso acontecer são necessárias dinâmicas e movimentos entre os jogadores mais avançados! Não chega “projectar constantemente” os laterais. Não chega pedir ao ponta-lança para fazer pressão na saída de bola quando os alas e os médios interiores não o fazem. Não chega vir com elas balelas que já todos conhecemos. Quem vê futebol há uns 10 anos com olhos de ver percebe facilmente o desnorte que NES vive neste momento. Que treinador se vê na obrigação de justificar o que quer que seja com desenhos? Se ainda explicasse uma ou duas dinâmicas da equipa? Mas nem isso… Ficamos com a projecção dos laterais e o “rompe/envolve” dos médios. Isto é do mais básico que há. No futebol amador já se vêm movimentações destas. NES desenhou de novo algo que já tinha desenhado e, novamente, voltou a não dizer nada demais. Rui Vitória e sobretudo JJ devem estar-se a rir destes “Picassos” que em nada dignificam o FCP bem como o próprio NES. Desta forma demonstra, mais uma vez, os poucos conhecimentos e o pouco trabalho concreto que tem vindo a desenvolver no FCP.

    Infelizmente esta fase negra só passará quando Pinto da Costa abandonar o clube e houver uma reestruturação da Direcção bem como da equipa técnica do Futebol.

  • Chapeu
    Posted Dezembro 2, 2016 at 6:08 pm

    Ao ver este video so me lembrava de uma frase:

    “Marco Silva está livre.”

  • Bernardo
    Posted Dezembro 2, 2016 at 5:42 pm

    Depois do Basco que só queria uma torre,
    veio o pé-frio de Santarém
    E se mesmo depois desse o Porto não morre,
    Veio o Picasso também

  • Nickles
    Posted Dezembro 2, 2016 at 5:00 pm

    Alem de não ser bom treinador, artes tambem não é com ele. Tentem lhe meter como roupeiro ou tratador de relva, pode ser que ache a sua vocação.

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:58 pm

    Já estou a ver o Nuno a fazer os testes de Filosofia. Era a escrever à doida para vencer a teacher pelo cansaço e assim a positiva era certa.

    Fora de brincadeiras, até gostei de ver esta explicação do NES, tenta passar as suas ideias de outra forma e no geral percebe-se o que quer dizer.

    Quando é catedrático a falar naquela língua muito própria que só ele conhece, é um génio que percebe muito de bola, este coitado é gozado.

  • Hugo Mosnho
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:53 pm

    Lopetegui pediu uma torre e teve uma torre. O mínimo que a direção podia fazer era munir a sala de conferências com um quadro interativo para o Nuno explicar melhor as suas “macacadas”. Servia como prenda de Natal mas talvez nem a direção acredite que ele dure até à quadra natalícia.

  • M1950
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:40 pm

    Por acaso isto só transmite insegurança aos adeptos.

    Pois se o treinador acha que está a fazer tudo bem , mas a equipa não ganha , então isso quer dizer o quê ?

    Será que o Porto está mesmo a criar verdadeiras ocasiões de golo , 1×0 , 2×1 , ou é só tiro ao boneco ? É um problema de finalização , ou de criação ?

    Não sei não tenho visto os jogos , mas 5 jogos sem marcar é difícil de acreditar que seja a finalização.

    • The Monster
      Posted Dezembro 2, 2016 at 5:08 pm

      Respondendo à tua pergunta, contra o Benfica criou várias situações de golo mas não foi eficaz, com o Chaves também criou várias situações mas não foi eficaz, com o Copenhaga fez uma primeira parte miserável, mas na segunda teve várias oportunidades e voltou a não ser eficaz, contra o Beleneneses não criou praticamente nenhuma oportunidade nos dois jogos.

  • Stalley
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:35 pm

    Nuno Picasso a dar mais uma aula, no entanto ele não se expressa mal, mas o problema aqui é os resultados, com rabiscos ou sem rabiscos o que interessa é a bola entrar e até agora isso não tem acontecido.
    Se por acaso o Picasso explica-se os desenhos e ganha-se os jogos, o método seria elogiado, porque o que aqui está em causa são os fracos resultados da equipa e no fim é isso que vai ditar a estadia de Nuno.
    Portanto é fulcral ganhar ao Braga e Leicester, para chegar ao fim de semana do derby, tranquilo e calmo, como Sportinguista, espero que isso não aconteça.

  • The Sporting Fan
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:18 pm

    O Porto tem tido algum azar (por exemplo, o Sporting até tem tido alguma sorte) e alguns jogos onde se podem queixar da arbitragem. A verdade é que excluindo estes dois fatores o Porto tinha ganho ao Setúbal e ao Benfica e estaria agora colado na liderança ou perto disso.

    Para além do mais, a equipa foi eliminada nos penaltis contra o Chaves, campo onde nós, por exemplo, temos uma elevada probabilidade de vacilar. Na Champions têm tudo para passar.

    O Porto se vencer o Braga com uma exibição convincente (o que eu acho que vai acontecer) pode ser que embale e um Porto embalado é tramado de parar (só mesmo este Benfica invencível).

    • cards
      Posted Dezembro 2, 2016 at 5:35 pm

      Dessa forma o Porto fica em segundo lugar e não é campeão nacional.

    • Carlos Rocha
      Posted Dezembro 2, 2016 at 5:34 pm

      Um brilhante analise sem clubismos e muito objetiva! O futebol devia ser mais assim! Com portista, só tenho a agradecer haver adeptos assim! Uma coisa são as nossas picardias normais, mas há que saber ser frio e fazer analises coerentes!

  • Mauro
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:14 pm

    Gustavo Santos e “Bate-punho” com concorrência forte.

    A ideia é boa, Nuno. Jogas em 60 metros, quase sempre no meio-campo adversário , o teu Porto não sabe é chegar ao golo… e isso passa muito mais por raramente conseguirem colocar igualdade ou superioridade numérica em zonas de finalização do que por infortúnio… mas se queres continuar a bater na tecla do azar, força.

  • André Bastos
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:12 pm

    Grande postura do treinador do Futebol Clube do Porto, demonstando disponibilidade em transmitir as suas ideias. Tomara que mais treinadores tivessem este nível de abertura em falar verdadeiramente de futebol nas conferências de imprensa. Os amantes de futebol agradecem.

    • cards
      Posted Dezembro 2, 2016 at 5:33 pm

      Rui Vitória e Jorge Jesus também jogam contra as equipas pequenas com a defesa a 60 metros da sua baliza isso é normal numa equipa grande.
      Nuno não disse nada de especial, mas não deve ser gozado por isso

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:09 pm

    Gosto muito da forma de comunicar do Nuno Espírito Santo, mas sem resultados isto não cola. São precisas vitórias urgentemente.

  • Pedro Salgado
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:07 pm

    Aposto que testou isto no Football Manager….e deu resultado. O problema é que a vida real costuma ser bem mais mais complicada.

  • Consuela
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:01 pm

    De resto, só mandou clichés. NES, de bola não percebes muito, esquece lá isso.

  • Consuela
    Posted Dezembro 2, 2016 at 4:00 pm

    “Os laterais estão constantemente projetados”?????? Conto pelos dedos as situações atacantes que o Maxi oferece ao jogo.

    • Mauro
      Posted Dezembro 2, 2016 at 6:03 pm

      É essa e os médios interiores a furarem, dando profundidade… não sei em que jogo ele viu isso mas nos últimos 5, 6 não foi de certeza.

    • cards
      Posted Dezembro 2, 2016 at 5:30 pm

      O maxi no Porto projeta a sua conta bancária em 2 milhões de euros limpos por ano

  • Consuela
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:58 pm

    Epá, oh NES, não lhes dês a tática senão a streak de vitórias acaba num instante!

  • Sergio Pereira
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:56 pm

    Se o Porto claudica nos próximos 2 jogos, o desenho é mais este.

    P.S.: Ele bem disse que ia ser motivo de brincadeira.

  • Carlos
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:49 pm

    Não sei se isto é sério. O Porto joga a 60metros. Mas não tem qualidade ofensiva, não tem dinâmicas ofensivas. As oportunidades que cria nascem de cruzamentos.
    Jogar a 60 metros contra os rivais com quem o Porto empatou não é um desafio, é uma obrigação. Tirando o Benfica, claro. O NES tem que começar é a criar dinamicas ofensivas, movimentações diferentes, juntar mais criatividade à equipa, explorar melhor os espaços. O Porto marcou literalmente 1 golo nos ultimos 6 jogos, e esse golo nasce de um erro do Ederson. É pouco, e não há desculpas. Eu sei que o Jorge Mendes deve muito ao Nuno, mas tem que escolher um protegido diferente, e o Porto começar a pensar num treinador diferente. Que bem que ficava ao JJ… Mas infelizmente nem dinheiro para isso temos agora…..

    • Mauro
      Posted Dezembro 2, 2016 at 6:04 pm

      Exacto, um abusar excessivo de cruzamentos que acaba quase sempre por não dar nada, pois cruzar para 1, máximo 2 homens na área, e sem critério, dá isso mesmo… nada.

  • Tpcouto97
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:45 pm

    Paulo Fonseca a trocar o nome das equipas e agora este com os desenhos…! Deus,eu sei que falei mal do VP mas ninguém merece isto ! por favor perdoa-me!

  • Tiago Silva
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:43 pm

    Este é o método do NES de ver o futebol, de pôr em prática o seu trabalho. Cada um tem o seu e NENHUM método deve ser gozado. É verdade que ele não tem que explicar nada aos jornalistas sobre o que o clube está a fazer e não tem nada que explicar-lhes a sua filosofia de trabalho. Agora até ao ponto de gozarem com ele já é demasiado!

    • Mauro
      Posted Dezembro 2, 2016 at 6:05 pm

      O gozo vem da parte dele pensar que a equipa faz o que ele diz, quando a realidade a que todos assistimos é outra.

    • Carlos Rocha
      Posted Dezembro 2, 2016 at 5:36 pm

      Isso não é verdade Pedro Salgado! Há adeptos que vivem o clube percebem muito pouco de futebol técnico. Infelizmente há jornalistas ainda piores que não sabem quase o que é um fora de jogo e estão ali a mandar postas. Por isso a nossa comunicação social muitas vezes roça o miserável nas suas analises.

    • The Sporting Fan
      Posted Dezembro 2, 2016 at 4:15 pm

      Concordo!

    • Pedro Salgado
      Posted Dezembro 2, 2016 at 4:08 pm

      Quando um treinador tem de explicar o seu modelo de jogo porque ninguém o percebe, algo vai muito mal.

    • Rodrigo A.
      Posted Dezembro 2, 2016 at 3:58 pm

      Concordo plenamente.

  • JoseRibeiro
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:41 pm

    O NES devia ser daqueles alunos peritos em meter palha naquelas perguntas que não sabia responder.

  • Sombras
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:40 pm

    Desta vez não foi estúpido, ele até disse muita coisa acertada. Acho que é relativamente evidente que o Porto não tem jogado mal, tem até criado as suas opções mas não finaliza. E esse insucesso, na minha opinião tem quatro nomes: Jorge, Nuno, Pinto, Costa. Uma equipa que quer lutar pelo título não pode atacar a época com André Silva e Depoitre como soluções para homem golo, e o Porto tinha que ter contratado um 9 de créditos firmados para o plantel. Por muitas capas que oJogo faça com o André, ele está longe de ser um grande ponta de lança, tem potencial para isso e muito mais, mas não tem capacidade para ser decisivo como o Porto precisa por enquanto, e o Depoitre…é capaz de haver uns moços no Canelas 2010 a quem uma bola atrapalha menos que ao Belga.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Dezembro 2, 2016 at 4:12 pm

      O Depoitre parece-me um pedido do NES.

    • Carlos
      Posted Dezembro 2, 2016 at 4:01 pm

      Um jogo sem marcar golos, compreende-se. 2 jogos sem marcar golos, compreende-se menos. 3 jogos seguidos não se compreende, 4 jogos é ridiculo. Existem falhas e não são falhas de finalização. O Benfica por exemplo não tem tido esta época um finalizador. O Mitroglou tem estado mal, o Jimenez joga pouco, e o Jonas está lesionado. Mas os golos continuam a aparecer. O André Silva também não tem estado, mas não é bem servido. O Porto fica a tentar criar situações de perigo parado. Sem dinâmica. O Janko que também não era um PL nada por ai além, com o VP marcou bastantes golos (tendo em conta os minutos), porque as dinamicas da equipa eram boas… O Slimani que também não é um PL por ai além, marcou uma carrada de golos, porque as dinamicas da equipa eram boas. O Porto tem que começar a criar oportunidades sérias, e aí vai começar a marcar mais golos.

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:37 pm

    Sinceramente o NES além de ser um treinador bem mediano perdeu a equipa,os adeptos e tem vindo a perder o juízo. Não sei se estará a tentar ser engraçado e a brincar com coisas sérias mas como se não bastassem as exibições e resultados medíocres da equipa, anda a fazer destas figuras ridículas.
    Patético no minimo,não tem condições para terminar a época sequer.

  • Rodrigo A.
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:37 pm

    Sinceramente não percebo porque isto é motivo de gozo no sentido negativo, uma coisa e ver uma ou outra piada(eu próprio rio-me , mas da maneira original que ele arranjou) , mas o que se vê perante isto é um gozo feio que sinceramente não percebo.

    Não ataca ninguém, explica a sua ideia, fala de FUTEBOL, apenas de maneira diferente…

    Se fosse o Klopp ou o Tuchel era um espectáculo…como foi o NES vai ser gozado a torto e a direito.

    Como é óbvio ele tem que apresentar resultados…mas ver o que vejo nas redes sociais acho exagerado o que se diz.

    • Miguel R.
      Posted Dezembro 3, 2016 at 12:34 am

      O gozo de que ele é alvo advém do facto de tudo o que ele escreveu ser autêntica “palha”. Em primeiro lugar o desenho táctico que ele mostrou não tem nada a ver com a realidade. Laterais projectados no terreno, quando? Estão sempre encostados aos centrais e ao médio defensivo. De facto se fosse o Tuchel a mostrar esse desenho fazia todo o sentido, nas equipas dele os laterais sobem bastante logo no princípio da construção. E a treta do “jogar em x metros”, trocar a bola, encostar os adversários ao seu reduto…quando? Vê uma primeira fase de construção do Porto, é só bater na frente. Este Porto não tenta dominar o adversário, seja ele quem for, tenta disputar o jogo. É pouco ambicioso para um candidato ao título numa liga tão fraquinha como a nossa.

    • João Duarte
      Posted Dezembro 2, 2016 at 6:08 pm

      Eu também gosto da maneira de comunicar do Nuno, e até nem o acho mau treinador. Mas estas explicações são ridículas, na teoria todos são Mourinhos. Qualquer um de nós diz o que ele disse com relativa facilidade, se pensarmos um bocadinho sobre futebol. O que ele disse é como jogam muitas equipas no papel. Depois operacionalizar é que está quieto, e isso é que é fundamental. O mais difícil não é teorizar, mas sim operacionalizar. E o Nuno nesse aspeto tem estado muito mal. Muito mal vai ele quando tem de explicar a sua ideia de jogo a todos nós, significa que no campo quando se vê um jogo do Porto ninguém percebe nada nem ninguém consegue identificar uma ideia. Esse é que é o problema.

    • Carlos
      Posted Dezembro 2, 2016 at 4:38 pm

      Mas o que o Nuno disse podia ser um excerto do “futebol para tótós”. Acho que qualquer adepto de futebol sabe isto. Não é nada de novo. Vejam o Henry a falar do Guardiola e percebem o que é uma palestra sobre conceitos de jogo novos. Isto que o Nuno disse é básico. Uma equipa grande jogar em 60 metros não é novidade. Uma equipa grande não marcar golos durante 4 jogos é. E a culpa não é dos jogadores.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Dezembro 2, 2016 at 4:13 pm

      Subscrevo

  • Kacal
    Posted Dezembro 2, 2016 at 3:35 pm

    Oh Nuno, a aula teórica está dada, passemos agora à aula prática, sff… estes desenhos e teorias de nada servem se a equipa em campo não corresponder, falta jogar futebol e o ataque marcar golos.

Deixa um comentário