Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O 11 de Flops da I Liga

Com o fim do campeonato é chegado o momento de se fazer um balanço da competição. Neste sentido, e como tem sido apanágio no Visão de Mercado, considerando as transferências que ocorreram em 2014-15 e, de acordo com os nossos critérios (preço/rendimento; expectativas e o pouco que demonstraram quando tiveram oportunidades), apontamos o 11 de “flops” da I Liga.
Guarda-Redes: Andrés Fernández (FC Porto) – O conjunto portista tem-nos habituado a adquirir sempre um ou mais guarda-redes em cada mercado de Verão e esta época essa política não se alterou. Andrés Fernández chegou ao Dragão proveniente do Osasuna a troco de 1,6 milhões de euros, sendo que parecia evidente que Lopetegui queria um guarda-redes da sua confiança. No entanto, Fabiano assumiu-se como o número 1 e, após o descalabro de Munique, o capitão Helton (recuperado da sua grave lesão) reassumiu o seu lugar na baliza portista. No meio de tudo isto ficou Andrés Fernández, que com apenas 4 jogos realizados deverá abandonar o clube no próximo defeso. 
Lateral Direito: Tony (FC Penafiel) – Habitual suplente do Paços de Ferreira na época passada, Tony chegou a Penafiel com a missão de transmitir a sua experiência a um plantel jovem e pouco habituado a jogos de I Liga. No entanto, apesar da garra habitual, acabou por não ser o reforço que se esperava e ao longo da época foi mais falado pelas entradas duras e pelos vermelhos recebidos, do que propriamente pela sua regularidade exibicional.
Centrais: Rodrigo Defendi e Bruno Martins Indi (V.Guimarães/FC Porto) – No eixo defensivo, duas escolhas por motivos distintos. Defendi, um velho conhecido dos adeptos, regressava ao Berço como o esteio que a equipa precisava, mas após uma arranque como titular sucumbiu perante a dupla de jovens Josué e João Afonso e em Fevereiro rumou à China. Por outro lado, o mundialista Martins Indi foi adquirido com o intuito de ser o substituto de Mangala, mas apesar dos 36 jogos disputados esta época acabou por não ser o patrão da defesa azul e branca e por não justificar os 7,7 milhões de euros investidos pelo FC Porto, tendo inclusive perdido o lugar para Marcano durante grande parte da temporada.
Lateral Esquerdo: Loris Benito (SL Benfica) – O Benfica perdeu Guilherme Siqueira no defeso e Benito viajou para a Luz com o objectivo de ser o lateral esquerdo para muitos anos que os encarnados há muito não possuem. Apesar da compleição física que Jorge Jesus tanto aprecia nos seus jogadores, Benito não correspondeu nas (poucas) oportunidades que teve e acabou por ser um mero suplente de Eliseu durante toda a época. Mesmo quando o ex-Málaga não pode ser opção, o treinador dos campeões nacionais optou por lançar André Almeida no lado esquerdo da defesa, dando a clara ideia que Benito não era aquilo que pretendia.
Médio Defensivo: Bryan Cristante (SL Benfica) – Adquirido no terminus do mercado de Verão por 6 milhões de euros, o jovem de 19 anos, Bryan Cristante, abandonava o AC Milan, o seu clube de formação, para dar um novo rumo à sua carreira em Portugal. Todavia, apesar da lesão prolongada de Fejsa e de Rúben Amorim ter-se igualmente lesionado, os encarnados adquiriram também Andreas Samaris ao Olympiakos. O grego chegou por 10 milhões de euros e, apesar de todos o adjectivarem como um 8, Jorge Jesus via nele o seu 6 para 2014-15 e como tal a afirmação de Cristante nesta sua 1ª temporada de Benfica afigurava-se complicada. Assim, acabou por ter apenas espaço nas Taças e nas ausências do habitual titular, sendo que acabou por perder ainda mais o seu espaço nesta 2ª metade de temporada com os regressos de Amorim e, sobretudo, de Fejsa. Deste modo, era expectável esperar-se mais de um jogador transaccionado por este preço, vindo de um grande clube e com um requinte técnico e táctico que poderia ter sido aproveitado em mais ocasiões e até numa posição mais adiantada no terreno. 
Médio Centro: Simeon Slavchev (Sporting CP) – Durante 2013-14 falou-se bastante da necessidade do Sporting adquirir um médio com outra capacidade física e outra rotação, alguém capaz de dar outra robustez ao meio-campo e ser, simultaneamente, uma boa alternativa a William e Adrien. Assim, os leões investiram 2,5 milhões no Litex Lovech e adquiriram Slavchev, um jovem búlgaro de 20 anos. No entanto, ficou bem patente a diferença entre o campeonato búlgaro e a Liga Portuguesa e Slavchev revelou imensos problemas de adaptação ao país, ao clube e ao campeonato (nem na B fez a diferença). Acabou emprestado ao Bolton do Championship em Janeiro e o clube continuou órfão do tal box-to-box.
Médio Ofensivo: Otávio (FC Porto/V.Guimarães) – Apelidado de craque no Brasil, o talentoso brasileiro chegou ao FC Porto por 2,5 milhões de euros (apenas por 33% do passe), proveniente do Internacional de Porto Alegre. Ainda assim, acabou por não ter nenhuma oportunidade na equipa principal azul e branca e, em Janeiro, foi emprestado ao Vitória de Guimarães, sendo uma das partes envolvidas no negócio Hernãni. Onde não foi indiscutível e muito menos conseguiu ter impacto na equipa de Rui Vitória, revelando-se inconsequente na maioria das suas acções em campo. 
Extremo Direito: Sami (V.Guimarães/Sp. Braga) – O guineense do FC Porto cometeu a proeza de conseguir passar pelos dois rivais do Minho na mesma temporada. Após várias épocas bem sucedidas no Marítimo, o extremo chegou à Invicta e, apesar da boa pré-época, acabou cedido ao Sp. Braga. Surpreendentemente, não conseguiu ganhar o seu espaço e acabou por sair devido a problemas disciplinares. Rumou a Guimarães, também ele envolvido no negócio Hernâni, mas, apesar da maior utilização, não teve o impacto desejado pelos adeptos vimaranenses e muito menos ser o desequilibrador que foi Hernâni na primeira metade de campeonato.
Extremo Esquerdo: Adrián López (FC Porto) – Reforço mais caro do futebol português em 2014-15 (11 milhões de euros por 60% do passe). Velho conhecido de Julen Lopetegui das camadas jovens da selecção espanhola, utilizado na última final da Champions e um elemento que, apesar do preço inflacionado da transacção, tinha tudo para criar um grande impacto no futebol português. No entanto, apesar da sua qualidade técnica, velocidade e mobilidade revelou uma grande incapacidade para se adaptar ao sistema de jogo da equipa e, além disso, não conseguiu aproveitar as oportunidades concedidas pelo seu treinador, acabando a maioria desses jogos com prejuízos ao nível do resultado.
Avançado: Diego Maurício (V.Setúbal) – Na frente de ataque, uma antiga promessa do futebol brasileiro. Diego Maurício chegou a Setúbal para relançar a sua carreira, tentando uma nova experiência na Europa depois do falhanço no futebol russo. Contudo, acusou o facto de vir de uma paragem prolongada e o excesso de peso não favoreceu a sua afirmação. Após ter disputado apenas 5 jogos pelo Vitória de Setúbal rescindiu e regressou ao Brasil, acabando, por isso, por não ter qualquer papel relevante na equipa e por passar pelo clube sem deixar qualquer marca.


Rodrigo Ferreira

0 Comentários

  • Guilherme Silva
    Posted Maio 19, 2015 at 10:57 pm

    Considero o Gauld um flop maior que o Otávio, já que este sempre se soube que esta época não ia jogar. O escocês, pelo alarido que sempre causou e ainda vai causando, devia estar incluído.

    De resto, concordo. Menções ainda para Lisandro Lopez, Rosell, Kanu, Rui Pedro (este mais por falta de aposta) e Suk.

    • HR
      Posted Maio 19, 2015 at 11:08 pm

      O Suk em Setúbal mostrou qualidade. O problema poderia ser provavelmente o sistema de jogo do Nacional.

      Rosell só pode ser considerado flop por quem achava que ele tinha sequer hipóteses de ser titular face à concorrência do William Carvalho.

      O Gauld poderia aceitar-se em vez do Otávio, sim. No entanto, é mais jovem e sempre foi visto como uma aposta de futuro.

    • João
      Posted Maio 19, 2015 at 11:11 pm

      Otavio custou mais do dobro do Gauld. E Gauld já devia ser titular no Sporting desde janeiro pelo menos, infelizmente com um treinador que é raro rodar poucas oportunidades teve. Quanto ao Otavio, nunca o vi jogar, não sei as suas qualidades, para deve ser bastante inferior ao Oliver.

    • Kacal I
      Posted Maio 19, 2015 at 11:11 pm

      Rui Pedro e Suk não podem muito bem ser considerados flops, a meu ver, já que o primeiro esteve bastante bem desde que o Viterbo assumiu o comando técnico da Académica e lhe deu minutos, já o segundo foi zero no Nacional mas no Setúbal esteve a bom nível.

    • Anónimo
      Posted Maio 19, 2015 at 11:15 pm

      Não acho que o Suk seja flop. Apesar de não ter o numero de golos a seu favor penso que realizou exibições bastante positivas.
      Pedro Portugal

    • Pedro Soares
      Posted Maio 19, 2015 at 11:17 pm

      O Gauld também se sabia que pouco ia jogar. Era uma aposta para crescer na equipa B. Quando parecia que se ia intrometer na equipa principal, teve uma lesão complicada. Apesar disso, vejo um bom futuro nele. Quanto ao Otávio, só o vi no Guimarães e sempre me pareceu inconsequente e com mais vontade em sacar faltas do que em jogar, tal como se viu este fim de semana.

    • Diogo Martins
      Posted Maio 19, 2015 at 11:23 pm

      É que o Gauld foi contratado especificamente para jogar B no primeiro ano, não consigo compreender sequer como se possa falar em alarido de um jogador que ninguém imaginou que jogasse regularmente na A este ano.

    • solidsnake274
      Posted Maio 19, 2015 at 11:24 pm

      O miúdo ( Gauld ) não teve muitos minutos na equipa A. Será mesmo um flop? Para além de quando foi usado na A jogou bem à excepção de um jogo da taça da liga se não me engano.
      Não vejo os jogos da B portanto não posso ter uma opinião concreta mas ele é novíssimo e seria sempre uma aposta para o futuro

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 19, 2015 at 11:57 pm

      Então pelo critério de que não teve minutos na A, o Otávio também pouco pode ser considerado. Falei do Gauld porque foi a contratação mais cara, o Otávio custou 2.5M e o Gauld 3 e tal, e enquanto o Porto gastou mais dinheiro noutros jogadores, o Sporting não teve essa capacidade, daí a minha comparação.

      Em relação ao Suk, previa que ele partisse tudo no Nacional e nada. No Setúbal melhorou, mas ainda assim nada doutro mundo. Rui Pedro jogou melhor com Viterbo mas também nada do que se previa.. Passou a época muito apagado, mas a maior fatia da culpa julgo que nem vai para ele, mas isso não impede que não tenha desiludido bastante este ano.

    • Ace-XXI
      Posted Maio 20, 2015 at 12:19 am

      Como pode dizer que gauld foi mais caro que Otávio? Tem a noção que os 2.5 foi por 30% do passe?!

    • João
      Posted Maio 20, 2015 at 12:24 am

      O Otavio custou mais de 7M

    • Amaral
      Posted Maio 20, 2015 at 12:42 am

      O Gauld sempre foi dito que iria jogar na B, no máximo seria considerado flop da 2ª liga!

    • Kacal I
      Posted Maio 20, 2015 at 1:47 am

      Podem ser consideradas desilusões mas não foram das piores.

    • Guilherme Silva
      Posted Maio 20, 2015 at 12:48 pm

      O Otávio custou 2.5M. Se temos o passe todo ou não é outra história, mas um facto é que o Gauld foi o reforço mais caro do Sporting esta época.

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 1:49 pm

      Guilherme não percebes nada disto, 2,5 por 30 % do passe é mais barato que os 2,7 M que o SCP pagou por 100 % do passe de gauld ? tens que fazer as devidas comparações, dar 2,5 por 30% do passe é caro, não é como dar 2,5 por 100 %, agora se queres perceber ou não tu é que sabes, porque razão não tens.

      André

    • Green
      Posted Maio 20, 2015 at 1:58 pm

      Com que então 2.5M por 33% é menos investimento que 3.5M pelo passe total… as coisas que aprendemos por aqui…

      É óbvio (para quem for minimamente honesto) que o maior flop foi o Adrian Lopez: 11M por 60% foi o jogador mais caro de todo o campeonato, e pouco ou nada jogou…

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 3:44 pm

      Sr Guilherme ou não percebe nada disto ou os outros é que andam a ver a bola passar. Como é que um jogador que custa 2.5 por 30% do passe é mais barato que outro que é 100% do passe e não são os 3 milhões que aqui dizem… Quanto mais o Gauld até ter a lesão sempre jogou na B e alguns jogos chamado a A mesmo que não jogasse. Pois foi isso que sempre o Presidente disse, que não era aposta para a A de imediato.

      Pedro Alves , SL

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 4:51 pm

      Guilherme jamais o quereria como contabilista na empresa onde trabalho.
      Ainda me pagavam só 33% do vencimento.. ;-)
      Há cada um..

      Carlos Silva

    • Luis Rosalino
      Posted Maio 20, 2015 at 7:15 pm

      De certeza que nao é o Guilherme aquele que não vê ou não quer ver. E ainda ha quem venha com contabilidades para o assunto…
      É mais do que obvio que para o FCPorto pagar 2,5M por 33% é diferente do que pagar 2,5M por 100% (muito diferente mesmo). Por exemplo: O jogador é adquirido por 2,5M (33%) e de repente valoriza. Se o FCPorto quiser comprar o restante passe, se salvaguardou a situação, pagará +-7M pelos restantantes 67% mas terá um jogador que já valerá mais do que isso. Se não salvaguardar terá de investir mais do que esses 7M. Facilmente se percebe que não é o FCPorto que fica "a arder" caso o jogador nao rentabilize desportivamente. Assim sendo, sim, o Otavio foi mais barato para o FCPorto do que Gauld para o SportingCP, até agora. No futuro, se verá. Ainda que pelo que vai mostrando vai ser dificil singrar no FCPorto e consequentemente de ser contratado. O estranho aqui é ainda haver confusao neste tipo de negocios que são, pelo menos há 15 anos, um modelo recorrente no que a transaçoes de passes despotivos diz respeito.
      Cumprimentos

  • João Magalhães
    Posted Maio 19, 2015 at 10:59 pm

    Penso que a qualidade do Cristante virá ao de cima na próxima época. É um jogador com potencial para chegar onde quer e não será este ano mais fraco que me fará mudar de opinião. O Matic também esteve um ano no banco e agora é dos melhores médios defensivos do mundo. Embora tenham qualidades diferentes, o Italiano pode ser, a meu ver, um dos melhores jogadores no mundo no meio campo. Passe curto e longo, inteligência e uma forma de ler o jogo demasiado avançada para o nosso futebol.

    Alguém sabe o motivo do Joao Rodríguez do Setúbal(emprestado pelo Chelsea) não ter feito nenhum jogo? Vinha bem referenciado e é internacional jovem pela Colômbia.

    • Sándor Kocsis
      Posted Maio 19, 2015 at 11:32 pm

      Partilho dessa opinião sobre Cristante, prevejo um futuro risonho para este jovem, e nos poucos jogos que fez este ano demonstrou que a qualidade estava lá

    • Manuel
      Posted Maio 20, 2015 at 12:29 am

      Também partilho da opinião sobre o Cristante. Não o considero flop, longe disso, pois não nos podemos esquecer que o miúdo veio com apenas 19 anos, acabado de sair dos juniores e com a tentativa de criar rotinas no Samaris é natural que tenha ficado temporariamente para trás. Atendendo à idade e àquilo que mostrou no pouco que jogou, dentro de 1 a 2 anos irá ser uma referência na média defensiva. Penso que custou menos do que 6M.

      Em relação aos flops, mantenho a opinião que o maior sem qualquer dúvida é o Adrián logo seguido do Brahimi, atendendo ao preço do primeiro e às expectativas criadas pelo segundo que já se viu que não dá mais do que aquilo. Se perguntarem aos portistas eles também dirão que o Reyes e o Quintero, custaramm à volta de 10M, também são flops.
      O Benito também é flop assim como o Bebé (que também não dá mais do que aquilo).

    • Kacal I
      Posted Maio 20, 2015 at 1:49 am

      Brahimi não dá mais que aquilo?? é um flop?? ok… o Brahimi até Dezembro esteve em grande e era dos melhores do campeonato e da Champions, não teve férias como deve ser devido ao Mundial e teve a CAN pelo meio, notou-se que andava desgastado, no entanto não esteve mal para primeira época em Portugal, com férias decentes e sem CAN acho que pode "explodir" no próximo ano.

    • The Monster
      Posted Maio 20, 2015 at 2:31 am

      Manel, o Brahimi é Flop e não dá mais do que aquilo?
      Eu não vou descer o meu nível a discutir aspectos técnicos de futebol contigo porque tu nisso estás muito abaixo de zero, para ti uma bola deve ser quadrada.
      Vou entrar no capítulo dos números, o que tu dominas, assim sendo, o Brahimi tem 13 golos e 11 assistências os mesmos que Salvio, ou seja tem participação directa em 21 golos, aspecto onde é superior ao Gaitan que tem 4 golos e 16 assistências e consequente participação directa em 20 golos.

    • Mega Badjeras
      Posted Maio 20, 2015 at 9:13 am

      O Cristante é muitíssimo superior ao Samaris, tal como o Guedes é em relação ao Ola John, e tal como o Bernardo Silva é em relação ao Talisca.

      Tudo se resume é à aposta que foi feita neles… ou não.

      Sempre que Cristante jogou mostrou mais qualidade que o Samaria que nem sabe fazer um passe em condições. E tecnicamente é melhor, simplesmente o facto de a idade do Samaris e as internacionalizações falaram mais alto do que os 19/20 anos do italiano.

      Discordo totalmente do Rodrigo Ferreira de o considerar um flop esta época… ele simplesmente não jogou, porque o treinador não quis.

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 10:23 am

      Já agora, o Cristante não custou 6 Milhões, mas 4,84 Milhões.
      Um post com muitas imprecisões e opiniões discutíveis, mas há que respeitar.

      Bernardo

    • Manuel
      Posted Maio 20, 2015 at 10:25 am

      Consideração de "flop" é uma questão subjectiva e relativa, tem a ver com as expectativas que se criam sobre o jogador ou quando essas expectativas estão refletidas num elevado preço.
      No caso do Brahimi, prometeu muito no princípio do ano mas logo que os defesas e treinadores perceberam como ele se anulava, tem sido facilmente anulado.
      O próprio treinador da seleção disse depois da CAN que ele era fraco fisicamente e essa fraqueza reflete-se quando é bem marcado, daí nunca mais ter jogado bem ou produzido. As estatísticas que conseguiu foram quase todas do princípio da época quando diziam que ele era um fora de série. Não é e nunca será. Os scouters dos grandes em Espanha deviam saber alguma coisa pois nunca o foram buscar.

    • Soares
      Posted Maio 20, 2015 at 1:25 pm

      Muito gosta esta gente de utilizar a lógica da batata.
      O Cristante não é flop, o JJ não o utilizou, não jogou na posição certa. Já agora o Cristante custou mais ao Benfica do que os 6 M que se falam. O Milan apenas recebeu foi 4,84M.
      No entanto o Otavio, o Slavchev já o são.
      Manuel Brahimi flop? Essa sua maneira de tentar desvalorizar sempre o Porto.
      Em relação ao post, bem escrito diga-se, apenas não concordo com a inclusão do Indi.

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 4:54 pm

      Volto a repetir o que já escrevi aqui há pouco tempo.. O Brahimi é (era) bom era no.. Granada..

      Cumprimentos.

      Peter Gherwin

  • Sergio Costa
    Posted Maio 19, 2015 at 10:59 pm

    Discordo completamente com a do Indi.. Flop?!

    • afl!
      Posted Maio 19, 2015 at 11:27 pm

      Não vejo muito jogos do Porto mas se há jogador estável naquela defesa, além de Danilo e Alex, parece-me que seja este.

    • João Lains
      Posted Maio 20, 2015 at 2:03 am

      Parece-me um rótulo claramente exagerado.

    • Rui Magalhaes
      Posted Maio 20, 2015 at 7:08 am

      Um jogador que custou mais de 7 milhoes perder o lugar para um jogador emprestado que vale 1/3 desse valor e ainda por cima um jogador que este em destaque no ultimo mundial.

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 10:55 am

      Quem é o Jogador emprestado que roubou o lugar ao Indi, agora fiquei curioso…

      Jozef

    • Nuno chaves
      Posted Maio 20, 2015 at 1:38 pm

      Está no post, o jogador que tirou o lugar foi o Marcano

    • João
      Posted Maio 20, 2015 at 1:38 pm

      E que vale 1/3 desse valor, também fiquei na dúvida. Quando é, pelo menos, o 2o melhor central da Liga esta época.

    • Bruno Djokovic
      Posted Maio 20, 2015 at 3:43 pm

      O Indi perdeu o lugar mas isso só aconteceu porque Marcano e Maicon tiveram não sei quantos minutos sem sofrer golos (não são eles que sofrem mas foram eles que defenderam) e isso só aconteceu não me lembro do acontecimento mas penso que foi quando o Indi por alguma razão esteve afastado de um ou dois jogos e aí o Marcano apareceu…

    • Luís bcn
      Posted Maio 20, 2015 at 6:30 pm

      O Indi é titular de caras no Benfica e no Sporting. Ele perdeu a titularidade porque se lesionou

      Não teve nenhum cabimento esta "nomeação"

  • Hélder
    Posted Maio 19, 2015 at 11:03 pm

    Esta questão dos flops arruina a reputação de qualquer jogador e aplica-lhes um pesado e mau rótulo. É verdade que custaram demasiado para aquilo que renderam mas, para a próxima época poderão vir a render. Tenho a certeza que a maioria dos que estão aí, pró ano vão fazer melhores épocas e trazer muitas alegrias e tristezas tanto para os adeptos simpatizantes como para os adeptos rivais.
    Nesta onda de flops, quase que podemos chamar ao Di Maria de flop, quando não é, porque apesar de ter estado em sub-rendimento, todos nós sabemos a qualidade que tem. Mas também acho que estou um pouco aquém da compreensão daquilo que é um flop. O José Angel do FCP também considero um flop.

    • HR
      Posted Maio 19, 2015 at 11:09 pm

      O José Angel veio a custo zero e já se sabia que seria suplente do Alex Sandro. E nos poucos jogos que jogou, não sendo tão exuberante como o Alex Sandro, foi sempre certinho.

  • Anónimo
    Posted Maio 19, 2015 at 11:05 pm

    Concordo com todos, menos com o Martins Indi. Apesar de não ter sido um titular indiscutível, foi, na minha opinião, o melhor central do Porto este ano. Não é um central exuberante nas suas ações, mas é muito certinho e não comete tantos erros como o Marcano ou, principalmente, o Maicon. Até posso afirmar que um dos erros do Lopetegui este ano foi de não ter apostado mais vezes numa dupla Marcano – Martins Indi. No seu lugar colocaria o Naby Sarr (aposta a titular no início da época), que nem lugar numa equipa da 2ª Liga teria.

    Rui Costa Reis

    • MiguelR
      Posted Maio 19, 2015 at 11:53 pm

      Na minha opinião Marcano tornou-se no melhor central do FCPorto com o evoluir da época

    • Rabensandratana I
      Posted Maio 20, 2015 at 9:56 am

      Para mim o Marcano foi também o melhor central do FCPORTO.

      Eu não gosto do Indi mas também não acho que tenha sido um flop, longe disso mas espero que alguém o venha cá buscar esta temporada, o FCPORTO na minha opinião com a quantia investida no Indi poderia ter ido buscar um central melhor na minha opinião.

  • HR
    Posted Maio 19, 2015 at 11:05 pm

    Por motivos diferentes, não concordo com Martins Indi e Cristante.

    Martins Indi fez bastantes jogos e, não sendo de top, foi bastante seguro na maioria dos jogos. Acabou substituído pelo Marcano pela melhor capacidade do espanhol em iniciar o processo ofensivo. No entanto, considero Martins Indi bem superior ao Maicon.

    Por outro lado, Cristante, apesar dos poucos jogos, sempre mostrou bastante qualidade mas, por qualquer motivo, nunca teve grande continuidade. Além disso, é uma aposta de futuro mas, como portista, espero que continue a ser considerado flop.

    PS: Relativamente ao guarda-redes, não discordo do Fernandez, porém, o Raeder, do Vitória de Setúbal, vinha com grande reputação por ter sido o suplente do Neuer na época passada e acabou por perder o lugar durante parte da temporada para o… Ricardo Batista (o alemão fez 1440 minutos e o português 1439). Assim, poderia justificar-se a colocação do Raeder por não ter confirmado o que lhe era esperado.

    • Sergio Costa
      Posted Maio 19, 2015 at 11:11 pm

      Indi é superior a Maicon e Marcano e esta epoca nos jogos que fez foi bem melhor que os dois juntos..

  • Kacal I
    Posted Maio 19, 2015 at 11:09 pm

    Excelente post Rodrigo.

    Quanto aos escolhidos, concordo e há outros que podiam estar nesta lista mas estes foram bem escolhidos, contudo no caso do Andrés Fernández não concordo totalmente porque só fez 4 jogos e não teve tempo de mostrar a sua qualidade, além disso o Lopetegui preferiu apostar no Fabiano o que acabou por sair furado, não entendi esta falta de jogos do espanhol.

    • Kacal I
      Posted Maio 19, 2015 at 11:58 pm

      Assim, tendo em conta o que disse abaixo, não punha Martins Indi e Cristante nesta lista, talvez nem o Andrés Fernández.

    • Samuel Noronha
      Posted Maio 20, 2015 at 8:16 am

      Concordo, o Martins Indi de flop não tem nada, e jogadores que não têm oportunidades não podem demonstrar o valor.

      Para mim Adrian Lopez e Ola John são os maiores flops, tiveram imensas oportunidades e não souberam aproveitar, ainda assim acredito nas qualidades do Adrian, não encaixou no estilo de jogo implementado pelo Lopetegui.

    • Kacal I
      Posted Maio 20, 2015 at 2:41 pm

      Exacto Samuel, também tenho a mesma opinião.

      Ola John e Ádrian López foram caros, chegaram como jogadores que podiam ser preponderantes, tiveram oportunidades e nada fizeram e ficaram aquém das expectativas, esses são os flops, concordo.

  • Pedro Miguel
    Posted Maio 19, 2015 at 11:11 pm

    Concordo com a grande maioria destes jogadores mencionados, e referidos como flops mas acho que existe uma clara confusão entre um jogador considerado flop, um jogador que apesar de ter sido aposta durante um período considerável nunca se conseguiu evidenciar, e um jogador que não tem oportunidades. Benito já se sabia que não vinha para ser titular e que o Benfica continuava á procura de um lateral capaz de entrar no 11 de raiz (acabou por ir buscar o Eliseu), Cristante é mais uma aposta para o futuro, sabendo que á frente dele estariam Samaris, Ruben e Fejsa e até mesmo Pizzi, sendo que o italiano poderia fazer ambas as posições, 6 e 8.
    Indi também não concordo. Acho que apenas foi relegado para o banco devido a questões técnicas, de preferência do treinador, porque em nada fica a dever a Marcano, a meu ver.

    Um flop é um Balotelli ou um Soldado que apesar das inúmeras provas de confiança por parte dos seus treinadores, simplesmente não rendem aquilo que se fazia prever.

  • Rui Costa Reis
    Posted Maio 19, 2015 at 11:11 pm

    Concordo com todos, menos com o Martins Indi. Apesar de não ter sido um titular indiscutível, foi, na minha opinião, o melhor central do Porto este ano. Não é um central exuberante nas suas ações, mas é muito certinho e não comete tantos erros como o Marcano ou, principalmente, o Maicon. Até posso afirmar que um dos erros do Lopetegui este ano foi de não ter apostado mais vezes numa dupla Marcano – Martins Indi. No seu lugar colocaria o Naby Sarr (aposta a titular no início da época), que nem lugar numa equipa da 2ª Liga teria.

  • Kacal I
    Posted Maio 19, 2015 at 11:17 pm

    Acrescento que entendo o que flop quer dizer neste sentido, contudo, como um leitor disse acima, um flop é um jogador que foi um pouco caro e tem oportunidades atrás de oportunidades mas falha sempre e nunca rendem o que se previa, neste 11 estão alguns que não encaixam nessa situação.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Maio 19, 2015 at 11:19 pm

    nao concordo nada com a inclusao do cristante.
    nao sei ao certo quanto custou, o empresario recentemente falou em 5M.
    o cristante quando jogou mostrou bastante qualidade, sobretudo na construçao. nao conheço um unico benfiquista que o queira ver fora do clube, pois quando o viram jogar gostaram do que viram, sendo que o unico defeito que lhe posso apontar e a falta de intensidade que por vezes demonstra.
    infelizmente o benfica foi eliminado das taças e ele acabou por nao ter muitos minutos. eu pessoalmente gostaria de o ter visto jogar mais tempo, pois temos ali um jogador para o futuro.
    alem disso nao nos podemos esquecer que o cristante fez o 1º ano de senior, sim, ele nasceu em 95.
    jj optou pelo samaris (que teve uma evoluçao absolutamente brutal) o que se compreende. eu cheguei a pedir a saida de samaris para a entrada do cristante, mas como ja referi o samaris evoluiu bastante e da maneira como andava a jogar era muito dificil perder o lugar, muito menos numa fase tao decisiva da epoca.
    depois apareceu fesja que ja era adorado pelos adeptos desde que chegou, e que tambem e um belo jogador, como tem demonstrado (pena a lesao).
    nao se esqueçam que o matic tambem nao foi logo titular.

    em relaçao a posiçao de trinco posso dizer que nao estou nada preocupado. temos 3 optimas alternativas.

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 9:29 am

      Tudo o que é jogador do Benfica, você não iria concordar…típico.

      Pedro Bessa

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 20, 2015 at 11:56 am

      sim porque eu ate falei do benito… haja paciencia.
      o cristante nao veio para ser titular, e esta a ser criticado por nao ser titular.
      se viste os jogos do cristantes sabes que ele nao e flop nenhum.
      o cristante nasceu em 95.

      e ja agora, ate parece que eu nao critico os jogadores do benfica.

  • Unwanted
    Posted Maio 19, 2015 at 11:21 pm

    Não concordo com a análise ao Rodrigo Defendi, começou a época como titular e muito bem. Sucumbiu sim a uma lesão, e foi vendido em fevereiro tendo em conta que a Josué e João Afonso mostraram qualidade e assumiram a defesa do Vitória. Também aproveitaram o encaixe financeiro com um elemento com o qual não esperavam fazê-lo.

    Vitória Sempre

  • César Silva
    Posted Maio 19, 2015 at 11:22 pm

    Custa-me apelidar de flop's alguns jogadores que não tiveram oportunidades dignas na equipa principal.
    Andrés Fernandéz na minha opinião é melhor que Fabiano, e não mereceu a confiança de Lopetegui, aliás sempre que jogou não comprometeu, embora tenha estado na eliminação da Taça de Portugal.

    Cristante também não teve muitas oportunidades, o que para mim já era expectável, mesmo com Fejsa lesionado, havia Amorim, Enzo até janeiro e Pizzi depois de Janeiro, Samaris e André Almeida, não creio que seja flop, ainda vai explodir nos próximos anos penso eu.

    Partindo do vosso critério, Faltou Gauld no lugar de Otávio.

    David Caiado, Lisandro Lopez, Naby Sarr, Khalil Chemmam, Matías Cabrera não seriam equacionados também ?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Maio 19, 2015 at 11:32 pm

      atençao, o lisandro lopez ja era do benfica.

    • Gabriel
      Posted Maio 19, 2015 at 11:45 pm

      Confesso que me custa a perceber como é que o Gauld devia estar no lugar do Otavio. O Gauld veio para evoluir na equipa B e deve ter custado tanto como 30% do Otavio.

    • Rui Caeiro
      Posted Maio 20, 2015 at 12:06 am

      2,5m para o porto e para o Sporting são muito diferentes. O Glaud foi a compra mais cara do Sporting dai todo o alarido em volta da sua contratação. Todos esperavam muito mais dele, incluindo sportinguistas que mostraram confusos por nunca convencer o treinador para ser opção na A. O Otávio joga na primeira liga, e foi mais uma contratação como o poéticas muitas, promessa, baixo risco e manda-se rodar.

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 12:22 am

      Gauld é capaz de ter jogado 30 segundos na equipa principal (ainda deu para meter uma cueca e na mesma jogada assistir nani).

      Zé Maria

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 1:40 am

      É impossível pensar que o Gauld seja um flop:
      1- veio para a B para evoluir e nunca para integrar a equipa A ainda este ano
      2- veio da Escócia,um campeonato que se resume ao Celtic;
      3-é pequeno mas acima de tudo sem massa
      Tg

  • Pedro Soares
    Posted Maio 19, 2015 at 11:25 pm

    Penso que Martins Indi é discutivel, mas pela qualidade/preço penso que se ajusta.
    Apesar de achar que no lugar dele deveria estar o Sarr, esse foi uma desilusão completa para um internacional sub20 francês, mas aceito a escolha.
    Acho precipitada a avaliação ao Cristante, gostei do que pouco que vi, mas pela pouca utilização e o preço aceito perfeitamente.
    Rosel, Lisandro Lopez também poderiam estar mas só podem "jogar" 11.

    Ps-Rodrigo, este não é o melhor texto para dizer isto, mas devias escrever mais, além de sportinguista, os teus textos sempre foram os que mais me agradaram, sem qualquer tipo de desprimor pelos outros grandes textos que se lê. Um abraço.

  • Fábio Coutada
    Posted Maio 19, 2015 at 11:31 pm

    Concordo a análise, mas esta história dos flops é bastante injusta. para além de muitas vezes a equipa não ajudar, existem inúmeras circunstâncias que podem levar um jogador a não se adaptar. E nós como adeptos não sabemos absolutamente nada do que se passa na vida de cada um destes profissionais.

    Para além disto á jogadores que com o passar do tempo se afirmam. O Di Maria no Benfica foi flop durante anos, saiu como génio para o Real Madrid, saiu do Real Madrid como um dos melhores do mundo e agora é flop outra vez no United. Porquê?

    Por mil e uma razões ou por nenhuma. A realidade é que não sabemos. È evidente que chegado o fim da temporada há que analisar rendimentos e factos são factos. Mas também há que ser comedido com as criticas, pelo menos com aquelas que visam destruir o alvo delas. Não se sabe se no futuro o contexto não poderá mudar e o rendimento destes jogadores seguir por outro caminho.

  • Daniel Faria
    Posted Maio 19, 2015 at 11:31 pm

    Discordo totalmente do Rodrigo Defendi, o azar dele (lesão) foi a sorte do Josué. E quando foi transferido estava a começar a treinar novamente. Não considero flop um jogador a custo zero que começou a titular, perdeu a titularidade em meados de Setembro por causa de uma lesão grave e foi transferido no mercado de inverno quando estava a começar a treinar.
    De resto, bom post.

  • Rodrigo
    Posted Maio 19, 2015 at 11:32 pm

    Reitero so que flop aqui nao e no sentido de jogador acabado, mas sim alguem de quem se esperava muito mais, seja pelo preço que custou, seja por se esperar que jogasse mais, seja por ter tido um desempenho menos positivo quando esteve em campo.

    • Kacal I
      Posted Maio 19, 2015 at 11:54 pm

      Sim, eu percebi, nesse caso se calhar a palavra desilusão encaixava melhor, agora é só um aparte e o post está muito bom, Parabéns.

  • Tiago Martins
    Posted Maio 19, 2015 at 11:33 pm

    A palavra “flop” está envolta de muita ambiguidade, pois está relacionada em grande parte às espectativas pessoais de cada adepto. Mesmo se só atendermos à ligação preço-rendimento confrontamo-nos com outros problemas – concorrência interna, idade, sistema tático, treinador etc.etc. Posto isto, referir de antemão que nestas avaliações é impossível definir uma verdade absoluta e (quase) tudo é aceitável, mediante argumentos minimamente válidos.

    Nos nomes apontados, há um que se destaca dos restantes – Adrián Lopez. O preço foi inflacionado face à idade/preponderância no clube que actuava, mas poucos diriam que um jogador com provas dadas num contexto superior fosse tão pouco utilizado e nas vezes que o foi, obtivesse rendimentos tão medíocres. Em relação aos restantes, discordo um pouco de Cristante pois demonstrou qualidade nos minutos que teve (grande visão de jogo e qualidade de passe) e ainda é bastante jovem (estou curioso para ver se JJ apostará nele como #6 ou #8).

    Optando mais pela palavra “desilusão” e levando as espectativas pessoais que tinha antes do campeonato ao extremo, nomeio alguns jogadores:

    – Rafa (Braga) – foi o principal destaque dos gverreiros na época passada, mas não tem conseguido dar continuidade, alternando bons momentos com jogos apagadíssimos. Como reflexo disso, passou de membro integrante da selecção portuguesa no Mundial a elemento não indiscutível nos sub 21 (no onze);

    – Hurtado (Paços de Ferreira) – é sem duvida alguma um dos jogadores mais talentos que passou pela Capital do Móvel. Saiu por empréstimo numa situação conturbada (onde a equipa estava completamente perdida) mas esperava que com o regresso de Paulo Fonseca pudesse voltar a patamares exibicionais próximos do seu melhor – expectativas frustradas (nem o estatuto de indiscutível adquiriu);

    – Miguel Rodrigues (Nacional) – Talvez tenha sido potenciado pelo colectivo forte e pelo parceiro Mexer. Fez mais parte do problema do que da solução no conturbado início da época e ao contrário da maioria dos colegas, não mais se encontrou com as boas exibições;

    – Luiz Gustavo (Rio Ave) – Depositava muitas esperanças desde a época passada, renovadas com a mudança de treinador e pelo tempo de clube. Passou mais uma temporada no anonimato e consequentemente perdeu o lugar nos sub 21;

    – Sebá (Estoril) – Outro que não deu seguimento à época anterior (onde foi apontado aos três grandes), apesar da atenuante da lesão grave;

    Outros :
    – Yohan Tavares
    – Cícero
    – Michel
    – Diogo Valente
    – …

  • João Dias
    Posted Maio 19, 2015 at 11:39 pm

    O Rafa não cabia nesta lista?

  • The Monster
    Posted Maio 19, 2015 at 11:46 pm

    Não concordo que com as inclusões de Cristante e Samaris, e vejo por aí muitos leitores a chamarem flop ao José Angel.
    Começando pelo Cristante, acho que o Benfica está muito bem servido nessa posição, e ele mal conseguiu provar se é bom ou mau devido ao pouco tempo de jogo, fez um ou outro jogo para as taças onde mostrou qualidade, de resto não deu para ver, se formos por aí metia-se também o Jonathan.
    O Martins Indi este ano fez boas exibições, principalmente na primeira metade da época onde esteve seguro, depois perdeu o lugar para o Marcano, e só por causa disso tem de ser considerado Flop?, não entendo.
    E ainda ouço aí uns iluminados a dizer que o José Angél é um flop, nos jogos em que jogou cumpriu, mas já se sabia que vinha para ficar na sombra do Alex.
    Estou a ver que ninguém sabe o significado da palavra flop. Eu acho que o flop é um indivíduo em quem se apostou muito nele e ele defraudou as expectativas, mas ainda assim metem elementos que quando jogaram mostraram qualidade como Indi, e outros que simplesmente não jogaram( Cristante).

    • Kacal I
      Posted Maio 19, 2015 at 11:55 pm

      Penso que querias dizer Slavchev. ;-)

    • The Monster
      Posted Maio 20, 2015 at 12:17 am

      Não Kacal, o Slavchev nunca o vi jogar sequer.
      Para mim os maiores flops este ano foram Adrian Lopez e Ola John, jogadores que tiveram dezenas de oportunidades para mostrar o que valem e não mostraram nada. O Talisca safou-se pelos golos, também teve muitas oportunidades e não conseguiu fazer um jogo decente, se descontasse-mos os golos em alguns jogos o Talisca era dos maiores flops do ano.

    • Kafka I
      Posted Maio 20, 2015 at 12:27 am

      Raramente estamos de acordo, mas aqui concordo contigo The Monster, partilho da tua definição de flop e dos jogadores que frisaste…

    • Tiago Santos
      Posted Maio 20, 2015 at 12:53 am

      Concordo em absoluto com a tua análise. Quando se fala em flop também considero a mesma coisa que disseste, um jogador com imensas oportunidades e que não as aproveita. Nesse aspeto, Ola John e Adrian como referiste, não conseguiram aproveitar nenhuma e nem o Talisca. Apesar dos imensos golos, nunca ofereceu nada ao jogo da equipa. Se calhar também acrescentava Rosell a este lote ou Sarr.

    • Kacal I
      Posted Maio 20, 2015 at 1:46 am

      Como falaste no Samaris e ele não está no 11, pensei que te referisses ao Slavchev, erro meu.

    • The Monster
      Posted Maio 20, 2015 at 10:49 am

      Ah sim Kacal, em vez de Samaris queria dizer Martins Indi, só agora é que reparei nisso, correcção.

    • Kacal I
      Posted Maio 20, 2015 at 2:43 pm

      Pois, lá está, como escreveste Samaris pensei que te tinhas enganado como Slavchev também começa por S e falaste no Cristante do Benfica que até é da posição do grego, pensei que fosse esse o erro, é o Martins Indi, ok.

  • Diogo Faria
    Posted Maio 20, 2015 at 12:12 am

    Falta o grande Quincy, do Boavista. Nem ao fim da época chegou.

  • João Lains
    Posted Maio 20, 2015 at 2:16 am

    Um flop é um jogador a quem foram dadas as oportunidades suficientes para demonstrar o seu valor e ele simplesmente não o conseguiu, muitas das vezes, levando-o a perder o lugar entre as escolhas iniciais do seu treinador. Sarr, Sami, Adrián, Cabrera, Suk (Nacional), Dyego Sousa, Ibrahim (Marítimo), Schumacher, Salli (esteve no Campeonato do Mundo), David Caiado, Jebor, Quincy, Pouga, merecem, na minha opinião, efectivamente mais o rótulo de flop do que muitos dos jogadores supracitados.

    • Rodrigo
      Posted Maio 20, 2015 at 9:42 am

      Dyego Souza não concordo.

    • João Lains
      Posted Maio 20, 2015 at 10:03 am

      Pensei duas vezes antes de o colocar, porque já sabia que iria dividir opiniões. A mim, não me enche as medidas.

    • Rodrigo
      Posted Maio 20, 2015 at 10:10 am

      Aprecio particularmente a forma como segura a bola e fisicamente e uma besta. Infelizmente, as lesoes nao lhe permitiram ter a regularidade que esperava.

      Em relaçao ao flop, nao acho que sejam apenas jogadores que tiveram muitas oportunidades. Existem jogadores de quem se espera mais e que se nao forem utilizados tem de ser inseridos nesse lote.

  • António Vilares
    Posted Maio 20, 2015 at 7:55 am

    Concordo com praticamente todos Rodrigo, embora sustituia o Cristante pelo Rossel. Penso que o jovem italiano foi prejudicado pelo sistema de dois médios do Benfica. É um lançador de jogo, com uma qualidade de passe e remate muito forte. Para número 6 à JJ falta-lhe mais físico e poder choque. Para número 8 falta-lhe capacidade de preencher espaços vazios. Mas percebo a inclusão na lista.
    Sobre o Andres não percebi a sua chegada, ainda para mais com a vinda do Ricardo, ex académica, embora este último tenha sido fechado pela direção.
    Tony podia dar experiência e agressividade à frágil defesa do Penafiel mas Dani Coelho não deu hipóteses e o Tony, como disseste, cometeu demasiados erros para alguém com tantos anos de futebol.
    Benito deveria ter aproveitado algumas fracas exibições do Eliseu para ganhar pontos mas a segurança que A. Almeida oferece na lateral, ao contrário do Benito, foi um factor decisivo na escolha.
    Nos centrais, esperava muito mais de Indi. Por ser um central canhoto, rápido e com capacidade de saída de bola. Nunca chegou agarrar o lugar, e quem custa quase 8M tem de se impor mais facilmente. Defendi (aqui poderia estar Kanu) foi infeliz na casa onde já foi feliz, tendo Josué, João Afonso e Moreno dado mais garantias ao Rui Vitória.
    O Lampard da Bulgária nem na B foi mostrando serviço. E no estado actual do Sporting, gastar 2,5M num jogador com características físicas interessantes para a posição perspectivava uma maior utilização…no Bolton também não teve oportunidade de ser feliz.
    Octávio, aqui poderia estar Gauld também porque ambos são planos de futuro, contudo o Brasileiro ao ser inserido no Vitória teve a oportunidade de integrar num projecto que lhe favorecia. Já que o clube do Minho dá oportunidade e "formação" aos jovens jogadores para ganharem mais maturidade. O jovem brasileiro ainda evidenciou muitas lacunas no seu jogo. Já Gauld o facto de ter sido declarado que não seria aposta imediata e como foi somando boas performances na B permite que seja excluído desta lista (Ivo Rodrigues na mesma linha).
    Sami é um jogador potente com boa capacidade de finalização mas com muitas lacunas técnicas. No FC Porto e V. Guimarães sempre achei que iria ter dificuldades para se impor pois são clubes que gostam de jogar em ataque continuado e gostam de ter bola. Já no Braga pensei que fosse ter maior sucesso já que a sua velocidade poderiam ajudar nas transições ofensivas da equipa minhota.
    Adrian é o grande flop da época! Pelo preço, experiência e qualidade reconhecida. Não se ajusta ao modelo de Lopetegui? Então as pessoas que o contrataram que assumam as culpas. As vezes que foi lançado nunca mostrou ser uma mais-valia e a sua saída é evidente e urgente!
    Diego Maurício, Suk ou Derley. Acho que cada um poderia ter sido integrado. O brasileiro no Vitória de Setúbal acaba por ser o mais flagrante pelo seu nome no passado ter corrido todo o mundo. É mais um caso em que quando não existe esforço, dedicação, devoção…Não se pode alcançar a glória!
    Parabéns pelas escolhas Rodrigo ;)

  • Nuno R
    Posted Maio 20, 2015 at 8:54 am

    Claro que o conceito de flop varia consoante os critérios.
    O Indi jogou e rendeu mais que, digamos o Sarr, mas as expectativas sobre um jogador, titular no 3º classificado do Mundial e que custou uns 7 milhões , também são bem maiores. Ficar de fora, para ver o Marcano jogar… não é grande cartão de visita.

    • David Silva
      Posted Maio 20, 2015 at 10:07 am

      Dito por alto, 7 milhoes por um titular do 3º classificado do Mundial, até soa barato… Ainda por cima jovem.

      Talvez seja mesmo por falta de qualidade.

    • David Silva
      Posted Maio 20, 2015 at 10:12 am

      Blind custou 15, ou seja o dobro… a titulo de comparação

  • Pedro Antunes
    Posted Maio 20, 2015 at 9:34 am

    Colocar nesta lista Indi parece-me um pouco forçado porque é um jogador de qualidade mas não é o tipico central exuberante, pelo que precisaria de um central mais duro do tipo Jorge Costa/Pepe/Bruno Alves ao lado para se sentir confortável. O treinador viu isso e em vez de retirar o nabo do Maicon do 11 colocou Marcano no lugar do Indi, ou seja, mudou a dupla mas deixou lá o "enterra"…

  • druyda
    Posted Maio 20, 2015 at 9:38 am

    David Caiado foi do pior que passou em Guimarães de todos os reforços. O RV apostou sempre nele na pre-época mas raramente conseguir convencer até ao inicio do campeonato, depois foi para o banco e eclipsou completamente (nem na equipa B fazia diferença). Foi embora para Ucrânia, onde é feliz.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Maio 20, 2015 at 9:52 am

    Mais um bom post do Rodrigo, Parabéns!

    Tenho de discordar de dois nomes: Cristante e Martins Indi.

    Em relação ao Cristante o pouco tempo que jogou demonstrou qualidade, tem uma capacidade de passe brutal, visão de jogo, sentido posicional, boa leitura e forte fisicamente, peca realmente na itensidade, que poderia disfarçar noutro modelo de jogo. Mas é um jogador em quem deposito muita esperança.

    Martins Indi nunca foi exuberante, mas foi sendo regular e participou em muitos jogos. Fez algumas boas exibições. A capacidade de Marcano em sair a jogar, acabou por relegar Indi para o banco, até por ser esquerdino, senão seria Maicon o sacrificado. Por isso acho injusto apelida-lo de flop, mas percebo o teu ponto de vista.

    Mais uma vez parabéns pelo post e espero que continues a escrever mais textos, muitos mesmo.

    • Rodrigo
      Posted Maio 20, 2015 at 10:06 am

      Obrigado, Rodolfo Trindade.

    • Anónimo
      Posted Maio 20, 2015 at 12:45 pm

      Concordo com ambas as bases do post, excelente artigo e a questão do Cristante e Martins Indi serem "flop", mas obviamente tudo isto é subjectivo e pode ser discutido (Trata-se da opinião do Rodrigo, autor do post)

      Existem tantos outros nomes que poderiam aqui figurar, mas no geral e numa perspectiva relação qualidade / preço é isto. Sem dúvida, Adrian Lopez é o maior Flop da liga. Depois temos casos como Bébé, Ola John (que já não novidade, porque não consegue manter a consistência das suas exibições), entre outros.

      Estou realmente curioso para como ver como será a abordagem dos 3 grandes a este mercado de transferências (ou falta de recurso ao mesmo). Talvez a solução seja realmente o recurso as camadas jovens (isto no caso do Benfica e Porto)

      Michael Correia

  • Fábio Sousa
    Posted Maio 20, 2015 at 11:27 am

    Parei de ler no Indi… Se aquilo é flop eu vou lá e venho.

  • João Ribeiro
    Posted Maio 20, 2015 at 12:45 pm

    Como é que alguém pode considerad o Defendi como flop? Estava a ser titularíssimi na defesa do Vitória até se lesionar gravemente no joelho num jogo com o Moura e mal recuperou, foi vendido. Isto é ser flop? Se ainda colocassem o Kanú, até aceitava, mas o Defendi nunca

  • Fonseca
    Posted Maio 20, 2015 at 1:03 pm

    Tenho de discordar com o autor do post em muitos aspectos.
    GR – Lee Oliveira da Académica de Coimbra / Defendi do Paços de Ferreira. Ambos mostraram muito menos em mais jogos que o Andrès;
    DC – Rodrigo Defendi esteve lesionado e perdeu a titularidade para o Josué e Martins Indi apesar da falta de entrosamento mostrou muita qualidade. Incluiria o Kanu do Vitória de Guimarães e o Naby Sarr do Sporting;
    Extremo Direito – Sami começou e acabou mal em Braga. Teve um mau arranque no Vitória mas foi preponderante na recta final com várias assistências e um golo. No lugar dele colocava o David Caiado ou o Salvador Agra.

  • Anónimo
    Posted Maio 20, 2015 at 9:47 pm

    Quando falamos de jogadores na primeira época, procuro não ser muito exigente com eles, até porque já todos vimos jogadores de classe mundial (lembro-me imediatamente de falcão, balotelli ou até quaresma) com graves problemas de adaptação que não deixaram de ser bons, nem os jogadores que têm uma boa época passam a ser os melhores por isso. Dizendo isto, choca-me um pouco que falem do Cristante como um flop, é complicado pedir a um jovem de 19 anos que chega com alguma pressão pelo clube de onde vem e pelo preço da transferência, a pegar de "estaca" num Benfica, hoje, Bicampeão. Mostrou que tem qualidade nos jogos das taças, apesar de ser, contudo, muito poucos minutos para podermos de facto tirar conclusões, ainda assim, um jogador sem créditos firmados anteriormente não acredito que mereça o "título" de Flop. Para terminar, quero fazer referência especialmente à primeira época de Di María no Benfica, em que teve várias oportunidades mas, admita-se, sentia bastantes dificuldades para jogar de forma minimamente segura e, sobretudo, da forma como veio mais tarde a jogar e que lhe valeu a ida para Madrid. Acho que o Cristante ainda vai melhorar e ganhar o seu espaço.

    César Martim Gavina

  • Sérgio
    Posted Maio 20, 2015 at 11:14 pm

    Gauld e otávio flops? oa rapazes quando vieram ja sabiam que iam para as equipas B maioritariamente, confunde-se aqui aposta a longo prazo com flop.. Adrian Lopez, Sarr, Lisandro Lopez entre outros que vinha para ser pseudo titulares é que deviam ser condirados verdadeiros flops pelo dinheiro e esperanças neles depositados

Deixa um comentário