Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O 11 do KO: Melhor médio defensivo? (Final)

Estamos promover uma discussão sobre o melhor XI em Portugal deixando ao critério dos nossos leitores a eleição do mesmo. A ideia é irem votando no preferido nas várias ‘batalhas’. Fica o duelo para a final dos médios defensivos:

 

Qual o melhor?

Fejsa
Danilo

38 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 3, 2019 at 10:51 am

    Danilo Pereira, sem dúvida.

    Saudações Leoninas

  • Fabio Mendes
    Posted Janeiro 3, 2019 at 10:52 am

    Danilo.

    Sempre achei que o melhor trinco a jogar em Portugal era Fejsa desde que ele cá chegou mas esta época o Sérvio tem baixado, e muito, o seu rendimento em contraste com Danilo que apesar da sua longa paragem na época passada, voltou em força e está em grande plano no FCP.

  • Joao X
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:02 am

    Danilo.

  • Tiago Silva
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:02 am

    O Danilo é muito melhor com bola do que o Fejsa e sem bola é ela por ela. Voto no Danilo.

  • Dca
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:13 am

    Fejsa de 15/16 e 16/17 sem duvida superior. Mas com o constante desgaste a que tem sido submetido, é normal que baixe o ritmo e esta época, no meio de tanta anarquia, já não limpa tudo como antes.

  • Chico
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:23 am

    Fejsa treinado por um treinador. É um de 4 jogadores em Portugal com capacidade para ser titular num clube top 10 (os outros são Telles, Grimaldo e Militão).

  • Luke
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:28 am

    Começo o meu comentário por dizer que não o faço com o intuito de picar ninguém nem de visar ninguém em especial. Só gostava mesmo que alguém me respondesse para eu ter o outro lado da moeda. A verdade é que tenho vindo a reparar numa coisa nos últimos 2 anos que gostava mesmo que alguém me esclarecesse:

    Nos últimos anos é opinião generalizada aqui no blog que “o Benfica tem de looooooonge o melhor plantel do campeonato”, mas eu nunca vi isso. Vejo que o Benfica tem claramente planteis muito competitivos mas que têm vindo a decrescer drasticamente nos últimos anos. Mas nunca vi que fosse o melhor “de loooooonge”. E a verdade é que o ano passado, num blog em que a opinião generalizada é a de que o Benfica tinha de longe o melhor plantel, apenas houve 2 jogadores a entrar nos “frente-a-frente” que o VM promove antes dos jogos com os grandes. Esses jogadores foram Jonas (contra Porto e Sporting) e Fesja (apenas contra Sporting. Contra o Porto ficou atrás de Danilo). E mesmo assim, na votação final da época o Jonas ficou atrás do Bas Dost! E a minha pergunta é: faz algum sentido dizer-se que uma equipa é muito melhor mas depois nos 11s combinados não mete quase nenhum jogador?! Para mim não faz sentido nenhum.

    Apesar disso, eu o ano passado até dei o desconto porque os frente-a-frente e os 11s combinados estão muito relaccionados com o momento de forma e não com a qualidade intrínseca e por isso podia sempre usar-se o argumento de “eles são bons, mas o treinador é tão mau que eles passam a jogar mal e por isso é que ficam de fora dos 11s combinados”. No entanto, este ano o VM promoveu esta dinâmica de escolher o melhor jogador em Portugal para cada posição! Aqui seria uma oportunidade para os leitores do VM que acham que o Benfica tem o melhor plantel de loooonge provavarem a sua tese!! Mas espantem-se… em todas as posições defensivas (guarda-redes, defesas e médio defensivo) o Benfica colocou zero jogadores… e do meio campo para a frente só vejo Jonas a conseguir entrar e mesmo assim não me espantava que ficasse atrás de Bas Dost. Por isso volto a perguntar: onde é que o Benfica tem de looooonge o melhor plantel?!

    Uma coisa eu dou de barato: o Benfica tem o melhor banco. Isso é indiscutível. Mas também é indiscutível que o 11 é muito pior que o do Porto, tal como se tem visto nestas votações!! Aliás, o banco do Benfica é na minha opinião aquilo que faz com que o plantel do Benfica possa ser considerado o melhor. Mas nunca “de loooooonge” o melhor, porque o 11 titular tem sempre de contar mais que o banco!! De que serve que as segundas linhas tenham quase tanta qualidade como as primeiras linhas se as primeiras linhas não têm assim taaaanta qualidade?

    Enfim, é só uma coisa que tenho vindo a pensar. O plantel do Benfica tem sido muito sobrevalorizado.

    • Rui Sancho
      Posted Janeiro 3, 2019 at 11:39 am

      Simples: tem a ver com o momento das equipas. Por muita qualidade individual que um jogador tenha, se a equipa não está a render, a imagem desse jogador vai sair afectada também. O Danilo tem poucos jogos esta época. Mas isso não interessa porque o Porto vai à frente e com um futebol convincente, e isso é suficiente.

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 3, 2019 at 11:50 am

        Tem 23 jogos, não diria pouco. Mas a verdade é que ainda não chegou ao nível que apresentou antes da lesão grave que sofreu. Já vi um Danilo muito melhor que este.

    • Tiago Peixoto
      Posted Janeiro 3, 2019 at 11:48 am

      A nível de XI nunca pensei nem afirmei que o Benfica é melhor que Porto ou Sporting. Mas a nível de plantel e profundidade, já sou dessa opinião. Defensivamente não é surpresa nenhuma que o Benfica é o mais fraco dos Grandes (e o Porto o mais forte), mas quando se olha para as opções para o meio-campo e o ataque já estamos a falar doutra coisa. Desde Fejsa, Krovinovic, Gedson, Pizzi, Jonas, Cervi, Rafa, João Felix, Zivkovic, Salvio, Castillo, Ferreyra, etc. Há variadíssimas opções e de bastante qualidade. Agora que o treinador opte por não apostar em metade deles já não é problema nosso. O banco e as substituições do Benfica só não têm mais impacto porque o treinador é péssimo. Se o SC consegue criar impacto no jogo ao meter jogadores como Hernani, Sérgio Oliveira, Adrián Lopez, André Pereira e Soares, com jogadores como Ferreyra, Castillo, Zivkovic, Krovinovic, entre outros, criava magia a partir do banco.
      A nível de XI acho o do Porto o mais forte em geral, seguido pelo do Sporting, com o do Benfica a ficar atrás, mas não assim tão atrás. A nível de profundidade do plantel, o Benfica ganha de longe neste aspecto. Agora a nível de treinador, o Porto e o Sporting (até ver) estão passos de gigante à frente e isso faz muita diferente (basta olhares para um jogador como o Ferreyra que fez 30 golos no Shakhtar o ano passado e este ano por ter demorado a adaptar-se ao futebol português nunca mais foi opção – nem para as taças).

    • J Silver
      Posted Janeiro 3, 2019 at 11:55 am

      Acho que respondeste ao teu próprio comentário no 3º parágrafo. Em termos de valor intrínseco de cada jogador e de quantidade de opções de qualidade para a mesma posição, o Benfica tem efectivamente o melhor plantel. O Telles pode ser melhor que o Grimaldo mas não é por muito, Danilo e Fejsa a mesma coisa. Na teoria Marega é um cepo e Soares é banal, no entanto constata-se que rendem 200% em relação ao talento que se lhes reconhece e podem ganhar algumas votações. Até Sérgio Oliveira foi peça fundamental no título do ano passado. Mas nas condições actuais de cada clube (fazendo uso da imaginação), se Marega e Soares fossem do Benfica coitados…

      Zivkovic, Krovinovic, Rafa, Jonas, Grimaldo e Fejsa seriam titulares à vontade no Porto e no Sporting e renderiam muito mais do que no Benfica, onde alguns destes alternam entre titularidade e bancada jogo sim jogo não. Isto para não falar dos reforços do Benfica que tinham tudo para se destacar mas como temos visto fazem mais falta a aquecer o banco do que em campo. Com esta gestão, torna-se difícil para um user do blog votar nestes jogadores e os votos acabam por recair sempre nos que vão tendo continuidade e nas equipas que vão apresentando melhor forma.

      • Tiago Peixoto
        Posted Janeiro 3, 2019 at 12:04 pm

        Grimaldo e Fejsa não eram porque há Alex Telles e Danilo, mas o resto provavelmente seriam titulares no Porto. As individualidades do Benfica estão pouco cotadas agora simplesmente devido à falta de capacidade do treinador em aproveitá-los. Talento não falta no plantel do Benfica, com Sérgio Conceição ou Keizer no Benfica, os resultados destas votações eram completamente diferentes .

        • J Silver
          Posted Janeiro 3, 2019 at 12:07 pm

          Exactamente. E acrescento que referi Grimaldo e Fejsa porque nunca poderemos saber se estes dois, sob as ordens de SC, não renderiam mais que os próprios Telles e Danilo. Foi apenas um exercício hipotético (apesar de duvidar pois prefiro efectivamente os dois portistas).

    • Tiago Silva
      Posted Janeiro 3, 2019 at 12:06 pm

      Diria mais que o plantel do Benfica é o melhor, não só pelo caso da profundidade onde há muito mais opções válidas, mas pelo potencial. Não se pode comparar o potencial do João Félix ou do Gedson com o de André Pereira ou Miguel Luís? Ou mesmo o do Svilar e ainda com Florentino, Ferro e Jota na B. Ou o de Krovinovic, ou do Zivkovic, ou do Rafa. O Sporting e o Porto têm muito mais jogadores feitos, que já foram trabalhados pelos seus treinadores, enquanto os do Benfica não. Portanto se o Benfica tivesse um treinador que conseguisse valorizar os seus jogadores como fizeram os treinadores dos rivais, os XIs combinados seriam outra história. Mas isto é a minha opinião, vale como qualquer outra.

    • Ze Maria
      Posted Janeiro 3, 2019 at 1:46 pm

      Eu não concordo com a opinião geral e acho que o Benfica coloca facilmente 5/6 jogadores neste 11.

    • Mantorras
      Posted Janeiro 3, 2019 at 6:39 pm

      Subscrevo Luke.

      Concordo em absoluto, e acrescento ainda que tendo em conta a “fragilidade reinante”, na maioria das equipas da nossa liga, e mais importante ter um 11 forte e um plantel menos equilibrado (obriga a uma gestao do grupo mais inteligente), do que um plantel mais forte e completo, mas com buracos no 11. Alias, a propria ideia de que se tem o melhor plantel quando ha buracos no 11 e bastante idiota.

      O unico argumento que aceito do outra lado desta discussao, e que o treinador/estrutura e o planeamento da epoca, e ai sou obrigado a concordar, com um treinador mais capaz e investimento residual, o Benfica teria neste momento os jogadores muito mais valorizados. Com outra gestao do grupo, nao teriamos Seferovic e Jonas fora e depois dentro, nao teriamos Castillo e Ferreyra dentro e agora fora, nao teriamos Fejsa a arrastar-se jogos a fio (seria protegido/poupado), nao teriamos Cervi a ser um a menos varios jogos seguidos, nao teriamos Zivko a passar de nao convocado para titular (por decreto), nao teriamos Pizzi que passou de alguem que foi bem aproveitado para achar que era o novo Zidane e de repente e um Deus da tecnica (lol) e que nao precisa de correr, como se jogasse muito, nem teriamos medidas revolucionarias como convocar 18 jogadores servissem mudar tudo e salvar a epoca. Este treinador nao serve, nao tem nem nunca teve autoridade, era o tal que rodava GRs, porque nao tinha tomates para dizer ao JC que devia procurar clube ja que o Ederson era MUITO MELHOR. Era o tal que andou a jogar com o Luisao a vapor, (na champions!), enfim. Isto e tao ridiculo que me custa falar de novo nisto, e este post nao tem a ver com isto, mas um treinador assim, contribui e muito, para agonizar qualquer plantel. Ressalvo aqui o trabalho com os miudos (defesas + Guedes), mas de resto, nao potenciou mais nada.

      Vejam o caso do Porto e do SC, no inicio da epoca onde andava Octavio? Quando o Porto ameacava falhar e os companheiros baixaram Octavio foi entrando, sempre muito bem e forte, na equipa, e foi mudando o rumo de varios jogos. Ganhou o lugar e jougou uns jogos a titular, o que aconteceu depois? Arrastou-se um jogo. No jogo a seguir ainda jogou, saiu ao intervalo para perder a titularidade como ate agora. Assim e que tem que ser, nao e com quotes fatelas que se gere um grupo. Isto e que valoriza os jogadores e o clube, nao sao os “red passes”.

      A direccao tambem ainda nao sabe ver que o tempo acabaou, como nao soube ver que com pouco investimento teriamos limpo o campeonato passado, como nao soube ver que em Janeiro de 2018 ainda iamos a tempo de recuperar se mudassem ali de treinador e reforcassem a equipa (como a recta final provou), e que ha um mes atras tambem ainda podiamos mudar o rumo desta epoca… mas nao, la pa 2022 eles aprendem.

      Desculpem o “rant”, mas nao esta facil.

  • Fabio Mendes
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:30 am

    Até agora:
    Iker
    Goiano
    Militão e Mathieu
    Telles
    Danilo

    • Joao X
      Posted Janeiro 3, 2019 at 1:34 pm

      O Militão foi colocado contra o Mathieu.
      Na minha opinião é:
      Iker
      Ristovski
      Coates
      Militão
      Telles
      Danilo

  • Rui Sancho
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:36 am

    Fejsa.

    O Danilo é um excelente jogador, mais jovem e mais versátil, mas o sérvio é a definição do que deve ser um trinco.

    Nunca percebi a ideia instalada de que o Fejsa é mau com bola. Uma coisa é não ser um jogador de transporte, outra coisa é não dar bom seguimento de cada vez que tem a bola nos pés. E o Fejsa dá. Estamos a falar do jogador com melhor percentagem de acerto de passe em toda a liga (dados do Whoscored – Jambor tem melhor percentagem, mas tem metade dos minutos), situação que já se repetiu no passado. Aliás, Fejsa lidera SEMPRE na correlação entre quantidade de passes e passes acertados.

    Eu não concordo que o Fejsa tenha baixado o seu nível. A análise estatística que eu fiz mostra que não há grande oscilação no seu rendimento nos últimos três anos. Eu sou da opinião que é a equipa que joga pior e o sérvio ressente-se pois tem o dobro dos fogos para apagar.

    Eu adoro o Danilo e acho que é um dos maiores talentos da nossa liga. Acho também que estaria mais habilitado a jogar num grande clube europeu do que o Fejsa, pelas suas características. Mas também não esqueço que esteve imenso tempo parado.

    Fejsa deveria ganhar isto sem espinhas.

  • stanpanan
    Posted Janeiro 3, 2019 at 11:54 am

    6 jogadores, 6 jogadores que não são do Benfica… será que o Benfica chegará ao final com algum como melhor? O mito do “melhor plantel em Portugal” é para continuar??

    • Magico8
      Posted Janeiro 3, 2019 at 12:18 pm

      Sim, porque melhor 11 é diferente de melhor plantel.

      • stanpanan
        Posted Janeiro 3, 2019 at 1:54 pm

        Tem melhor plantel mas não consegue meter sequer um jogador nos melhores?? O Benfica não tem o melhor plantel… a única coisa que tem em fartura são jogadores para as alas ofensivas..

        • Magico8
          Posted Janeiro 3, 2019 at 4:57 pm

          Tem mais e melhores opções no banco, na minha opinião..
          Nos titulares, apesar de haver várias posições onde prefira jogadores do Porto, os jogadores do Benfica não são muito inferiores e há posições onde acho que são superiores.
          O que me faz achar que tem melhor plantel é na quantidade de alternativas que tem, quer para o meio campo e ataque.
          Se depois o treinador não os faz render já é outra questão.
          Mas é apenas a minha opinião, respeito a tua, naturalmente.

    • OErnestoArnaldo
      Posted Janeiro 3, 2019 at 12:27 pm

      Talvez também tenha influência nesta votação o facto de que grande parte dos jogadores do Benfica não estão a ser devidamente potenciados…

    • Chico
      Posted Janeiro 3, 2019 at 12:54 pm

      Na minha opinião, é absurdo considerar Telles superior a Grimaldo ou Danilo (pelo menos “de longe”) a Fejsa. Lá por uns serem treinados por um prof. de ginástica incompetente (e por isso não renderem) e outros serem treinados por um gajo decente, não quer dizer que sejam intrinsecamente piores

    • Gunnerz
      Posted Janeiro 3, 2019 at 1:15 pm

      Plantel não é melhor 11. Depois até ao momento também só se falou dos jogadores mais fracos do Benfica que são os defesas. De resto o Benfica não precisa de ter o melhor em cada posição, se tiver sempre o 2º melhor é mais favoravel que ter 3 ou 4 em primeiro e o resto ser fraco.

    • Ze Maria
      Posted Janeiro 3, 2019 at 1:43 pm

      Sim é para continuar.

  • Magico8
    Posted Janeiro 3, 2019 at 12:20 pm

    Um melhor numas coisas, outro melhor noutras.. Mas, no geral, Danilo.

  • Turiacus
    Posted Janeiro 3, 2019 at 12:36 pm

    Votei no Danilo embora já tenha votado no Fejsa em eleições de melhor 11 em anos anteriores.
    O português é melhor no transporte, é melhor com bola, apresenta uma melhor chegada à área e é mais forte no jogo aéreo, enquanto que em termos de posicionamento e recuperação acredito que seja um bocado ela por ela.
    De qualquer das formas, o Danilo está uns furos abaixo do que se viu antes da lesão do ano passado e o Fejsa também não está no seu melhor mas aí acredito que seja muito por culpa do mau momento da equipa.

  • Kacal
    Posted Janeiro 3, 2019 at 12:49 pm

    Danilo.

    Votei nele porque acho que é mais completo. Defensivamente e na capacidade de “encher” o campo há poucos como Fejsa, mas Danilo também é bom nesses aspectos e depois compensa com bola onde é superior e também no jogo aéreo, acho que o sérvio peca um pouco nesse aspecto, já o português é forte e é um perigo constante nesse aspecto em lances de bola parada ofensivos. Além disso, na construção é melhor sobretudo ao nível da progressão com bola onde evoluiu bastante. Ambos têm sido os melhores trincos do campeonato nos últimos anos, embora o Danilo não tenha voltado ainda ao seu melhor nível após lesão, mas olhando ao melhor de ambos, prefiro o Danilo.

  • Kafka
    Posted Janeiro 3, 2019 at 1:32 pm

    Mais um para o Porto, mas calma que, “o Benfica é que tem a melhor equipa”… Apeteceu lhes dizer isso e pronto fica assim

    • Kostadinov
      Posted Janeiro 3, 2019 at 2:02 pm

      Reparei que a tua foto de perfil tinha um erro e decidi arranjá-la. De nada!

    • VISIONARIO
      Posted Janeiro 3, 2019 at 2:39 pm

      Peguemos no caso do rafa: não será concerteza votado o melhor extremo por estar desaproveitado. Se fosse bem aproveitado em lugar ficaria? O mesmo para pizzis, sferovic, ferreyra, Castillo (estes nem vao entrar para as contas).
      Se não aproveitam o plantel que têm claro que a posteriori não serão votados como os melhores no momento actual na sua posição.
      Só isso. Agora, um clube que empresta o Carrillo diz por si só que qualidade tem no seu próprio plantel.

  • Francisco Torgal
    Posted Janeiro 3, 2019 at 2:03 pm

    Em forma, e até recentemente, considerava o Fejsa o melhor do campeonato. Agora desceu de rendimento e considero Danilo melhor.
    O Fejsa foi durante anos a peça mais importante do Benfica e o melhor médio defensivo da Liga.

Deixa um comentário