Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O 11 do KO: Melhor guarda-redes? (oitavos-de-final)

Vamos deixar ao critério dos nossos leitores a eleição do Dream Team do futebol Mundial. A ideia é irem votando no preferido nas várias ‘batalhas’. Ficam os duelos para os oitavos-de-final…

 

Qual o melhor?

Oblak
Handanovic
Created with Quiz Maker Online

 

Qual o melhor?

Courtois
Keylor Navas

 

Qual o melhor?

De Gea
Kepa
Created with QuizMaker

 

Qual o melhor?

Lloris
Szczęsny

 

Qual o melhor?

Ederson
Rui Patrício
Created with QuizMaker

 

Qual o melhor?

Alisson Becker
Donnarumma
Created with QuizMaker

 

Qual o melhor?

ter Stegen
Pickford

 

Qual o melhor?

Neuer
Kasper Schmeichel
Created with Quiz Maker Online

VM
Author: VM

43 Comentários

  • El Pablito
    Posted Outubro 10, 2019 at 2:13 pm

    Esta votação está feita para a próxima ronda ser mais disputada e ‘polémica’ porque alguns duelos aqui não fazem sentido de serem na minha opinião! Assim numa próxima ronda teremos duelo de brasileiros, duelo de alemães, duelo de Madrid e duelo de Premier League.
    Os únicos duelos que fazem sentido estar desta forma é Oblak x Handanovic, Courtois x Navas e De Gea x Kepa, o resto não é nada aleatório e inocente, mesmo em termos de posição na tabela e próximos duelos.
    Compreendo pela discussão que irá causar, mas em termos de conclusão será excessiva! Mas lá está, mais polémica.

    Ou houve algum critério para os duelos da parte direita da tabela e o do Lloris x Szczésny e eu tou só a ser ‘inconveniente’ ? :)

  • Francisco Franco
    Posted Outubro 10, 2019 at 11:15 am

    Não quero ofender ninguém mas quem anda a votar no Navas em vez do Courtois só pode ser demente ahahaha. Sei que o belga não está numa boa fase mas continua a ser 1 nível ou 2 a cima de Navas.
    O único em que tive mais dúvidas foi entre De Gea e Kepa. Apesar do De Gea ser superior dentro dos postes é um gr que pouco consegue jogar com os pés (apesar de ter evoluído um pouco nesse aspeto) enquanto que Kepa é excelente dentro dos postes e consegue juntar a isso uma enorme qualidade na saída de bola

    • Fantantonio
      Posted Outubro 10, 2019 at 3:41 pm

      Uma má fase que já vai, pelo menos, na terceira época.
      Em contrapartida, Navas nem merecia ter perdido o lugar para o belga no Real porque já vinha sendo um dos melhores do mundo antes disso, antes de estar num gigante já era dos melhores da La Liga, ganhou 3 Champions, sempre que foi chamado mostrou as suas qualidades intactas e continua a demonstrá-lo no presente, não me lembro de quebras de forma nem de ter acusado a pressão, mesmo quando toda a imprensa falava de o enxotar de lá para contratar o De Gea e mesmo depois do mercado em que isso não aconteceu por meros pormenores.
      Já sobre o Courtois não se pode dizer o mesmo porque tal como a observação feita nesse comentário, o Courtois de antes não é o de agora.

    • Mantorras
      Posted Outubro 10, 2019 at 11:47 am

      Nao tenho bem a certeza se o Cortouis esta numa fase ma ou se ele algures teve foi uma fase boa. O que sei e que ja mete pena.

      • MiguelF
        Posted Outubro 10, 2019 at 1:47 pm

        Sem dúvida Mantorras, já mete pena a forma que tem apresentado o Courtois.

        Acho que a melhor fase dele foi mesmo no Atlético, seguindo-se o ano de regresso ao Chelsea…desde aí, e tirando a selecção belga, tem estado bastante abaixo do que “todos” esperavam.

        Saudações Desportistas

    • MiguelF
      Posted Outubro 10, 2019 at 11:39 am

      Francisco Franco, todos têm direito à sua opinião e estão longe de ser dementes senão as mais de 1000 pessoas que votaram e Navas sofrem todos com esse problema, incluindo eu.

      Se estivesses a falar do Courtois dos tempos do Atlético e do primeiro ano no Chelsea tudo bem, agora na forma que o belga tem estado é óbvio que Navas está à frente.

      Não consigo entender a constante desvalorização do Navas quando perdi a conta as vezes que salvou o Real Madrid, então na Champions bem que podem agradecer pois não teriam vencido as 2 últimas que venceram, pelo menos.

      Saudações

      • Francisco Franco
        Posted Outubro 10, 2019 at 1:38 pm

        Quando disse demente foi só em tom de brincadeira.
        Eu simplesmente não consigo engraçar com o Navas… guarda-redes de técnica fraca que se vale pelos seus reflexos e agilidade. Quando ele apareceu no mundial 2014 achei-o parecido com o Ochoa que também fez um Mundial acima das suas capacidades… Acho que o Keylor Navas teve a sorte de ter feito um excelente Mundial e a Costa-Rica ter ido longe, porque em termos de qualidade técnica de gr deixa muito a desejar e está a milhas do Cortouis

        • MiguelF
          Posted Outubro 10, 2019 at 3:10 pm

          Ok Francisco, peço desculpa pois interpretei mal o que querias dizer.

          Quanto ao Courtois quando o vi em ação no Atlético Madrid pensei para mim “este vai ser TOP 3 de guarda redes num futuro próximo” mas a verdade é que tem caído de produção a olhos vistos, a qualidade está lá, a confiança está muito longe.

          Neste momento está longe do TOP 3, não está no TOP 5 e também é difícil entrar num TOP 10. No futuro quem sabe não regressa a estes tops, mas neste momento é difícil.

          Mas são opiniões, é claro.

  • SenyorPuyol
    Posted Outubro 10, 2019 at 11:03 am

    Oblak
    Navas
    De Gea
    Szczesny
    Ederson
    Alisson
    Stegen
    Schmeichel

    Para mim.

  • oMeuUserName
    Posted Outubro 10, 2019 at 11:01 am

    Eu muitas vezes vejo por aqui quase uma unanimidade em considerar Oblak o melhor GR do mundo, e sinceramente não percebo como possa ser tão “consensual” (obviamente não é, mas muitas vezes parece perto disso). Aceito perfeitamente que muitos o achem o melhor, mas não acho que seja tão evidente assim, bem pelo contrário. Oblak é um monstro dentro dos postes, mas no futebol atual, exige-se mais a um GR de topo. Para mim, Ter Stegen é o melhor do mundo na atualidade. Alia as defesas “impossíveis” do Oblak à qualidade com bola do Neuer e à qualidade de passe do Ederson (não o alcance dos passes, mas sim a precisão). Não sou propriamente um “expert” em GR, mas é esta a minha opinião. É certo que podem argumentar que o estilo de jogo das equipas é que proporciona que uns saiam mais da baliza enquanto outros fiquem mais presos entre os postes, ou que a função do GR é defender e não construir. Mas, a realidade é que quando a diferença entre os postes é quase nenhuma (basta ver a quantidade de defesas “impossíveis” que o Ter Stegen fez nos últimos 2/3 anos), se há um que acrescenta outras coisas em relação ao outro, isso tem de fazer a diferença. Talvez quem perceba mais de posicionamento dos GR, de colocação dos apoios e coisas mais técnicas, possa argumentar o contrário, mas como não são coisas a que eu preste demasiada atenção (apesar de reparar nalgumas coisas, como o posicionamento entre os postes do Patrício ter melhorado imenso em Inglaterra, ou a anormal rapidez de saída da baliza do Ederson), não consigo analisar por aí.

    • bmcrl
      Posted Outubro 10, 2019 at 6:00 pm

      Ter Stegen é top 3, mas apesar de discutível, Oblak é para mim o melhor.
      A forma como descreves Ter Stegen é quase um guarda-redes de laboratório, o que eu não concordo. É muito bom em tudo, é verdade, mas Oblak é superior entre os postes e Ederson é melhor a sair a jogar, por exemplo.
      O teu comentário parece até querer fazer parecer que o Oblak está ao nível do Patrício com os pés, o que não é verdade – ele não costuma fazer passes e alívios ridículos. Não arrisca, mas é assertivo.
      Existe, na minha opinião, um claro top 4 (tendo em conta a forma de De Gea): Alisson, Ederson, Oblak e Ter Stegen. A escolha do preferido é algo subjetiva.

      • oMeuUserName
        Posted Outubro 11, 2019 at 10:26 am

        Concordo contigo. Ele pode não ser o melhor em nenhum dos aspectos, mas é top2/3 em todos, pelo que no somatório acaba por ser o melhor, na minha opinião.
        O Oblak até pode ser o melhor com os pés, mas como a equipa não joga dessa maneira, não dá para saber. Não digo que é mau ou bom, simplesmente não usa os pés muitas vezes para se poder por ao nível do Ter Stegen, Ederson ou Neuer.
        Concordo com o teu top4, mas acho que a escolha para o melhor se deve cingir, neste momento, a Oblak e Ter Stegen, com os brasileiros num patamar a seguir, com Alisson um bocado à frente do Ederson. E o melhor disto tudo é que são 4 GR relativamente jovens para a posição (Alisson e Ter Stegen têm 27 anos, Oblak e Ederson 26), pelo que ainda os veremos no topo mundial por muitos mais anos.

    • Mantorras
      Posted Outubro 10, 2019 at 11:53 am

      A minha duvida e precisamente entre esses dois. Oblack e monstruoso, mas o Ter Stegen para mim tambem o e, e digo-o depois de muito torcer o nariz ao que mostrava no seu inicio do Barca… Acho que qualquer um desses fica bem com o primeiro lugar, seguido do outro e depois o Alisson.

  • Estigarribia
    Posted Outubro 10, 2019 at 10:55 am

    Oblak
    Courtois
    Kepa
    Lloris
    Rui Patrício
    Alisson Becker
    Ter Stegen
    Neuer

    Saudações Leoninas

  • bmcrl
    Posted Outubro 10, 2019 at 10:52 am

    Votar em Patrício em vez de Ederson… Deus do Céu.

    • oMeuUserName
      Posted Outubro 10, 2019 at 12:01 pm

      Pior só votar em Handanovic em vez de Oblak ou em Pickford em vez de Ter Stegen… Mas sim, Ederson é obviamente melhor!

  • RomeuPaulo
    Posted Outubro 10, 2019 at 10:51 am

    As minhas escolhas são:

    Oblak, para mim um dos melhores do mundo (top3), senão o melhor

    Courtois, apesar de não gostar do Real Madrid, acho que fizeram a escolha acertada numa situação idêntica à do Ter Stegen/Bravo no Barcelona, Navas é um bom guarda-redes, mas com Courtois o Real Madrid pode ter um guarda-redes de 1° linha (como teve o Casillas)

    Kepa, tirando aquele episódio com o Sarri, do que vi do Kepa gostei, já De Gea não me transmite segurança, faz boas defesas, é vistoso, mas costuma deixar a bola à mercê de uma recarga

    Szczesny, para mim a escolha mais difícil, considero-os guarda-redes muito idênticos, acabei por decidir pelos clubes que representam, estar na baliza da Juventus tem mais pressão do que estar na do Tottenham

    Ederson, gosto bastante do Patrício, mas o Ederson tem tudo aquilo que gosto no guarda-redes moderno, a médio prazo pode ser o n° 1 mundial

    Alisson, um dos melhores guarda-redes do mundo e importantíssimo em todo o percurso do Liverpool o ano passado, esperava mais do Donnarumma, mas neste momento é só potencial

    Ter Stegen, o herdeiro de Neuer, um guarda-redes excelente, muito forte no jogo de pés, faz parte do meu top3

    Neuer, o guarda-redes que revolucionou a posição, já não se encontra no seu auge, mas continua a ser muito bom, acho que às vezes tem demasiada confiança, o que o faz correr alguns riscos desnecessários

  • Vegeta
    Posted Outubro 10, 2019 at 10:16 am

    Oblak
    Courtois
    De Gea
    Lloris
    Ederson
    Alisson
    Ter Stegen
    Neuer

  • Primo do Mendes
    Posted Outubro 10, 2019 at 9:34 am

    O meu top: Oblak, Allison, Navas (muito menosprezado), Ter Stegen e De Gea. Todos os outros sao na minha modesta opinião ela por ela, tirando Kepa, e Szczesny que acho estarem em patamares inferiores.

    Engraçado verificar que há alguns votantes na zona de Londres – como eu – e dá para ver perfeitamente de onde votam!

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 10, 2019 at 6:40 am

    Oblak
    Navas
    De Gea
    Lloris
    Ederson
    Alisson
    Ter Stegen
    Neuer

  • Fantantonio
    Posted Outubro 10, 2019 at 1:40 am

    Oblak
    Navas
    Lloris
    De Gea
    Ederson
    Alisson
    Ter Stegen
    Neuer

    Pela opinião da generalidade dos leitores que comentam aqui no blog os 4 a seguir muito provavelmente serão Oblak, De Gea, Alisson e Ter Stegen.

  • Duarte A
    Posted Outubro 10, 2019 at 12:54 am

    Fico muito satisfeito pelo menção ao ” batman” Samir Handanovic, sinto que não tem o reconhecimento que merece e é um excelente guarda redes, dos meus preferidos.

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 10, 2019 at 12:51 am

    Melhor gr do mundo: Jan Oblak.

    A um nível ligeiramente um pouco mais baixo:

    Ter Stegen e Alisson.

    Contudo todos os nomes presentes são considerados e bem guarda redes de topo, mas o esloveno é claramente o melhor.

  • Kacal
    Posted Outubro 10, 2019 at 12:10 am

    Escolhi pela actualidade e não pelo potencial, excluí momentos de forma também. Nesse sentido votei em Oblak, Navas, De Gea, Szczesny, Ederson, Alisson, Ter Stegen e Neuer.

    Nomes como Oblak, De Gea, Ederson, Alisson, Ter Stegen e Neuer eram indiscutíveis nos respectivos confrontos, a meu ver. Mas caso tivesse escolhido pelos meus preferidos teria escolhido Patrício e Schmeichel em vez de Ederson e Neuer pela empatia que tenho por eles.

    Podia dizer já o resto, mas prefiro votar fase a fase para ser mais interessante, façam o mesmo!

  • coach407
    Posted Outubro 10, 2019 at 12:00 am

    Oblak, Courtois, De Gea, Lloris, Ederson, Alisson, Ter Stegen e Neuer.

    Expetativa pelo duelo polémico entre Ter Stegen e Neuer.

    Em relação a estes 16 nomeados, prefiro o Cillessen que o Schmeichel ou o Rui Patrício, por exemplo.

  • PauloDybala1O
    Posted Outubro 9, 2019 at 11:58 pm

    Oblak
    Navas
    Kepa
    Szczesny
    Ederson
    Alisson
    Ter Stegen
    Neuer

  • Bio
    Posted Outubro 9, 2019 at 11:48 pm

    Eh pá, eu gosto muito do Navas, mas o Courtois é bem melhor GR no geral. O pessoal só vê o memento actual, mas esquece-se de toda a carreira de ambos.

    • SenyorPuyol
      Posted Outubro 10, 2019 at 2:01 am

      No momento actual, Navas vem de uma época com 10 jogos na Liga e 2 ou 3 na Champions.
      É precisamente pelo que ambos mostraram ao longo de toda a carreira que escolho o Navas.
      – Já era dos melhores da Liga no Levante.
      – O que ele fez no Mundial 2014, na minha opinião, foi superior ao que Courtois fez no de 2018.
      – Papel preponderante em 3 Champions seguidas, ainda que me doa relembrar.
      – Em termos de qualidades, parece-me manifestamente mais completo que Courtois.

    • GuGu
      Posted Outubro 10, 2019 at 1:54 am

      Pois, se pensares bem em toda a carreira de ambos até ao momento, Navas também esteve melhor, estamos a falar de um guarda redes que teve um papel fundamental para a conquista das 3 Champions para o Real.

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Outubro 9, 2019 at 11:37 pm

    Não é em tom de critica mas acho curioso como maioria dos users lembra-se muito bem do mau momento de forma atual do Courtois e esquece-se dos momentos do Chelsea & Atl Madrid, mas esquece-se dos momentos penosos que Navas passou no Real.

    • Ramon Caetano
      Posted Outubro 10, 2019 at 12:13 am

      É uma opinião muito própria. Mas é a tua.

    • Farinheira
      Posted Outubro 10, 2019 at 12:07 am

      Muita gente também achará curioso como alguém vota no Courtois que nas últimas 3 épocas teve um bom mundial. Sempre a regredir desde que saiu do Atlético.

      • Bernardo Guerreiro
        Posted Outubro 10, 2019 at 1:13 am

        A sério? Tinha a certeza que passou um ano desde que foi eleito o melhor GK do ano e que foi ao serviço do Chelsea, entrando numa lista que no século XXI só conta com Neuer, Kahn, Casillas, Buffon, Cech, Barthez e, recentemente, Alisson, não esquecendo também que teve a concorrência de Ter Stegen, Ederson, Oblak, Neuer, De Gea, Alisson, etc. Ah, e, no mesmo ano, foi considerado o melhor guarda-redes do mundial. Como é que um guarda-redes que só regrediu desde 2014, ganha os dois prémios individuais mais importantes
        para um guarda redes em 2018?

        • SenyorPuyol
          Posted Outubro 10, 2019 at 11:01 am

          Fazendo um grande Mundial, precisamente.
          Ninguém tira isso ao belga e o Farinheira também o referiu.

          • Bernardo Guerreiro
            Posted Outubro 10, 2019 at 11:18 am

            Contribuiu muito, mas não foi exclusivo. Ou o Modric também so só ganhou a Bola de Ouro devido ao mundial?

            • SenyorPuyol
              Posted Outubro 10, 2019 at 11:50 am

              É claro que não foi exclusivo, o Courtois não se dedicou à apicultura o resto do ano.

              Mas pelos nomes que referiu, deduzo que se esteja a referir ao prémio atribuído pela IFFHS. Nessa premiação, o segundo lugar foi Lloris, que curiosamente, também fez um grande Mundial (até à final). Até aqui até podemos distinguir um critério mas…
              Navas – este com um Mundial que não foi nada de especial – ficou em quarto lugar… à frente de Oblak, Stegen, Alisson e De Gea, mas por trás de Buffon… usar este ranking como critério… meh, é livre de fazê-lo, mas permita-me que não lhe dê muito crédito.

              • Bernardo Guerreiro
                Posted Outubro 10, 2019 at 12:09 pm

                Pelo contrário, até é dos prémios individuais mais justos, onde se vêem menos aberrações e recompensa-se os que têm mérito (p.e 3°, se não estou em erro, lugar de Rui Patrício em 2016). Se vamos com a lógica dos mundiais, o que dizer de Cristiano Ronaldo que anda a época toda a um nível q.b e chega às eliminatórias da Champions e parte tudo, por essa lógica vamos lá tirar o menino da equação porque só tem uma excelente Liga dos Campeões.

                • SenyorPuyol
                  Posted Outubro 10, 2019 at 12:41 pm

                  Portanto:
                  – Diz que é dos prémios individuais mais justos.
                  – Navas ficou em 4º, sem um grande mundial, no ano que estamos a debater.
                  – No seu primeiro comentário fala de momentos penosos de Navas no Real.

                  Em que ficamos?

                  Mas pronto, se você não acha aberrante que Buffon apareça em 3º em 2018 à frente de Navas, Oblak, Stegen, Alisson e De Gea, tudo bem, permita-me mais uma vez, discordar.

                  Sobre a parte do Ronaldo, não entendi onde quer chegar…
                  Em primeiro, ninguém está a retirar o Courtois da equação, apenas se está a dizer que o único destacável dos seus últimos anos foi o Mundial, e segundo os meus critérios, isso não chega.
                  Depois, mesmo que o Ronaldo só apareça X meses do ano, leva anos a fazê-lo e a ter impacto, há uma linearidade e constância aqui. Por outro lado, neste debate, estamos a falar de um jogador (Courtois) com um único único mês destacável em, pelo menos, 3 anos.

                  • Bernardo Guerreiro
                    Posted Outubro 10, 2019 at 3:57 pm

                    Eu disse que Navas teve momentos penosos no Real Madrid tal como Courtois está a ter no mesmo Real Madrid, não invalida absolutamente nada. Em alguma circunstância disse que o Navas não é bom, só têm é que ser justos com os argumentos que utilizam. Primeiro dizem que Navas é superior devido ao atual momento de forma do Courtois (o Marchesin é superior ao De Gea, por essa lógica) quando o Navas já teve momentos destes que o Courtois está a passar, segundo este seguimento de comentários foi originado pela seguinte frase “Sempre a regredir desde que saiu do Atlético”, consegue compreender a falta de lógica? Um jogador que tem a sua melhor época da carreira o ano passado não pode ter vindo sempre a regredir desde 2014, então vejamos: um avançado marca 40 golos na primeira época num clube, 35 na segunda, 25 na terceira e 50 na quarta, é justo dizer que esse jogador regrediu quando acabou de bater o seu recorde pessoal de golos? O mal é os maus momentos de forma estarem mais presentes na cabeça das pessoas, quanto é que aposta que o De Gea, se nunca recuperar deste mau momento de forma, vai ser lembrado mais pelos frangos do que por exibições como a que fez contra o Arsenal?
                    E sim, acho aberrante o Buffon ter ficado em 3o, tal como acho aberrante o Ronaldo ter ficado no pódio da Bola de Ouro, mas se for olhar para os vencedores deste prémio, são quase todos bastante justos e corretos e é isso que estou a avaliar, o Buffon não vai ganhar absolutamente nada por ficar em 3o, é simplesmente o segundo dos últimos, prefiro ter um vencedor sempre justo e um 3o lugar sempre injusto do que ao contrário.

  • Chomate
    Posted Outubro 9, 2019 at 11:13 pm

    Oblak
    Navas
    Kepa (neste momento, foi o meu critério)
    Szczesny
    Ederson
    Alisson
    Ter Stegen
    Neuer

  • PedroS
    Posted Outubro 9, 2019 at 11:04 pm

    Oblak é neste momento o melhor. E tem apresentado uma consistência grande ao longo dos anos. Não foi o melhor em muitos anos, mas esteve sempre no topo.

  • André Dias
    Posted Outubro 9, 2019 at 10:51 pm

    Lado esquerdo: Oblak, Courtois, De Gea e Szczesny.
    Lado direito: Ederson, Alisson, Ter Stegen e Neuer.

    • J Silver
      Posted Outubro 9, 2019 at 11:22 pm

      100 % de acordo. Onde tive mais dúvidas foi entre Courtois e Navas mas o belga, apesar do mau momento, é melhor no geral.

Deixa um comentário