Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O central com mais qualidade técnica a jogar em Portugal

A Liga Portuguesa vive, actualmente, uma crise no que diz respeito a defesas centrais. Longe vão os tempos em que a primeira divisão do futebol português proporcionava exibições fascinantes por parte de elementos como Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Pepe ou, mais recentemente, Bruno Alves, Otamendi, Mangala, David Luiz, Garay ou até Rojo. Luisão é o último resistente desta linhagem, mas também faz anos e começa a evidenciar alguns sinais de que será difícil voltar a apresentar-se ao seu melhor nível. Na verdade, é notório que não existe alguém no futebol português capaz de ombrear com a qualidade existente outrora nesta zona nevrálgica do terreno. Nomes como Jardel, Paulo Oliveira ou Maicon têm sido as principais bandeiras do eixo defensivo dos três grandes, mas parece faltar sempre algo. Diz-se que os centrais devem ser analisados em dupla, sendo que é fácil aferir que Ewerton ou Naldo no Sporting, Marcano ou Indi no FC Porto ou Lisandro no Benfica não preenchem todos os requisitos que definem um grande central. Falta regularidade, falta presença e falta, acima de tudo, a técnica que faz a destrinça entre um central normal e um central de top. À excepção de Ewerton, que, por problemas físicos, não consegue ter continuidade no seu rendimento, e do melhor Marcano, que nem sempre aparece, todos os elementos referidos têm um ponto negativo em comum: incapacidade na primeira fase de construção. Este factor acaba por ser um problema para os treinadores, visto que não há uma saída de bola tão “limpa” nem capacidade para queimar linhas de pressão do adversário com um passe que exija uma maior dificuldade de execução. Nas restantes formações acontece o mesmo problema (Marcelo, do Rio Ave, e Ricardo Ferreira, do Braga, situam-se num patamar intermédio, sendo que, por razões diversas, ambos são igualmente irregulares), embora a necessidade não seja tão premente. Ainda assim, é curioso verificar que o melhor central da Liga em posse de bola mora num “não grande”. Chama-se Zainadine e milita no Nacional da Madeira. À primeira vista poderíamos ser induzidos em erro pela sua origem (são raros os centrais africanos com esta qualidade técnica), pelo valor que custou aos madeirenses (apenas 100 mil euros proveniente do modesto Muçulmana) e pelo seu aspecto franzino (apenas 1,78 cm e 73 kg) e pouco autoritário. No entanto, o moçambicano corrige a sua baixa estatuta com uma inesperada capacidade de impulsão, um pouco ao estilo dos aposentados Córdoba e Puyol. Por outro lado, surpreende a tranquilidade com que Zainadine trata a bola, inclusive nos momentos em que está sob pressão, e consegue sair a jogar ou, de uma forma que parece simples, vira o flanco com um passe teleguiado. Por fim, o internacional AA por Moçambique possui ainda algumas características inatas dos jogadores com raízes no continente africano, nomeadamente a força, a agressividade e a velocidade, algo que lhe permite recuperar metros com muita facilidade. Trata-se de um atributo que, numa formação que alinhe em “bloco alto”, seria extremamente útil. Estes predicados elencados permitem-lhe ainda desempenhar sem problemas outras funções dentro das quatro linhas, nomeadamente a de lateral direito. Deste modo, Zainadine parece, aos 27 anos, talhado para outros voos, até porque o Nacional, pelo fraco rendimento colectivo da equipa, não lhe permite destacar-se como quereria e mereceria. 

Rodrigo Ferreira

(function(i,s,o,g,r,a,m){i[‘GoogleAnalyticsObject’]=r;i[r]=i[r]||function(){
(i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o),
m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m)
})(window,document,’script’,’//www.google-analytics.com/analytics.js’,’ga’);

ga(‘create’, ‘UA-71200351-1’, ‘auto’);
ga(‘send’, ‘pageview’);

0 Comentários

  • Hugo
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:37 pm

    Desde que o Visão de Mercado disse há uns meses num post que havia um central tecnicamente muito forte extra grandes que comecei a estar com mais atenção aos jogos, e só aí percebi a qualidade do Zainadine.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:30 pm

      Andava em pulgas para saber quem era!
      No entanto, não me surpreenderam. Quem já o viu a jogar não teria dúvidas, é por larga margem superior tecnicamente ao Diego Carlos, ao Marcelo e ao Ricardo Ferreira.
      Sinceramente, apesar da mais valia que seria ter um central com estas características, não me parece talhado a jogar nos grandes de Portugal. Pode ser que me cale, e nesse caso, espero que vá para o Sporting, que bem precisa de um central assim.

      Bernardo

    • H Soares
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:21 pm

      Para mim Ricardo Ferreiro do Braga é superior.

    • Cristiano
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:30 pm

      Aprecio muito o Ricardo Ferreira, é mais físico e tem muita qualidade na saída de bola, faz-me lembrar o Ricardo Carvalho em alguma acções.

      Quando o VM falou nesse central pensei que seria o Ricardo Ferreira, tem a vantagem de ser mais jovem que o Zainadine e já estar noutro patamar competitivo. Gostava de o ver no Benfica.

    • Bigodes
      Posted Janeiro 15, 2016 at 4:05 pm

      Pensei que fosse o Marcelo do Rio Ave, mas aceito o Zainidine, que chegou a ser defesa esquerdo

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2016 at 8:01 pm

      E o Rúben Semedo, que acham dele? Não tem bastante técnica para central?

      André Martins

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:37 pm

    Lembro-me de terem dito que iam fazer um artigo sobre um central. Disse logo aqui que seria o Zainadine, portanto partilho muito o mesmo que está nesse texto, gosto da forma especial de como ele trata a bola. Se não fosse pela altura teria com certeza um futuro melhor. Chegar a um grande em Portugal não me parece, mas há-de arranjar um contrato melhor noutro lado.

    Jonathan

  • Francisco
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:39 pm

    Na minha opinião, o melhor central em termos de técnica e qualidade a sair, a atuar em Portugal é o Boly do Braga. Para um jogador com porte físico de respeito (1,95 metros e 90 kg), consegue ter uma destreza incrível e raramente perde um lance, mesmo sob pressão.

    • Gabriel Charrua
      Posted Janeiro 15, 2016 at 1:48 pm

      Confesso que não conheço o desempenho do Boly do Braga pois não tenho visto muito jogos do Braga. Nao pondo em causa a qualidade do mesmo nem do Zainadine quero apenas fazer referência a um central que passa despercebido a muita gente e a meu ver seria um optimo reforço para qualquer um dos grandes em especial para o meu Benfica como é obvio, falo do Marcelo do Rio Ave. e jogador dos pés a cabeca.

    • Hugo Moura
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:32 pm

      Gabriel Charrua acredito que só tenhas visto os jogos bons do Marcelo. Eu sou rio avista e acredita que nao gosto do Marcelo. É um central rápido, agressivo, com bom timing de corte, mas nao tem uma saida de bola regular. As pessoas têm uma imagem dele que nao é a real. Pensam que por ele ser elegante é um jogador que sai bem a jogar, mas eu vejo praticamente os jogos todos do Rio Ave, inclusive no estádio e sei do que falo. Falha constantemente passes faceis e pressionado é um perigo. Alias ele costuma errar contra os grandes talvez por se sentir mais pressionado. Há jogadores pelo mundo fora com hypes desnecessarios e o Marcelo é um deles.

    • António
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:36 pm

      O Boly tem o problema de ser muito irregular, tanto consegue ler muito bem o jogo e antecipar-se ao avançado, como fazer um passe para o adversário. Em termos físicos é muito bom jogador, mas tem muito pouca técnica, não sabe sair a jogar

    • Pedro Lima
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:44 pm

      Partilho a opinião do Gabriel, com a ressalva que sou adepto do Rio Ave e vejo a maioria dos seus jogos. Tento não ser tendencioso, até porque gosto de ser crítico com a maioria dos jogadores do meu clube, até atingirem o seu nível ótimo. Neste caso, há uns três anos que venho a dizer que o Marcelo é dos melhores centrais do campeonato e o que mais me surpreende é a consistência do seu jogo e da sua qualidade, mesmo depois de duas lesões graves. Aliás, acho que é pelo seu historial de lesões que ainda não alcançou maiores voos. Força, velocidade, antecipação, garra, técnica, posicionamento tático, peca às vezes pelo excesso de confiança e pelo "querer sair a jogar" em situações menos propícias.

      No entanto, não conhecendo a regularidade da maioria dos jogadores do nosso campeonato, pelo que vejo, o Marcelo teria lugar em qualquer um dos três grandes, nem que não fosse no imediato (para a adaptação de processos, é um jogador inteligente) sem margem de dúvida.

      Pedro Lima

    • Gabriel Charrua
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:00 pm

      Claro está que a minha opinião é baseada fundamentalmente nos jogos que o Marcelo fez contra o Benfica e tambem com os outros grandes. Não sou espectador assíduo dos jogos do Rio Ave por isso acredito na análise feita pelo Hugo.
      Ms pegando nas palavras do Pedro Lima ainda que não fosse para pegar de estaca no imediato num dos 3 grandes acho que certamente a medio prazo seria titular indiscutivel. Veja-se o exemplo da contratação do Jardel pelo Benfica ao Olhanense, quando chegou ao Benfica não era metade do jogador que é hoje (sem ser nenhum espanto acho que é um óptimo central e que para o campeonato Portuuguês chega e sobra), já para não falar no risco que se corre ao contratar César, Sidnei e outros tantos que nunca deram nada e secalhar até foram mais caros.
      Acho que olhando á qualidad/preço seria uma excelente aposta por parte de qualquer um dos 3 grandes.

    • Francisco
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:04 pm

      Desculpe, António, mas uma opinião dessas só pode vir de quem não acompanha os jogos do Braga, coisa que eu faço. O Boly, que me lembre, só esteve mal num jogo, contra o Benfica. De resto, raramente falha e tem uns pés de fazer inveja a muitos avançados

    • António
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:26 pm

      Francisco, acompanho praticamente todos os jogos do Braga. Só para lhe recordar do jogo do Boly contra o Marselha, em que ele perdeu uma bola inacriditavel no meio-campo, para o Batshuayi que não deu em golo por uma boa defesa do Matheus. Nesse mesmo jogo, ainda fez um passe, no nosso meio campo, para o Cabella, e por pouco não fez um auto-golo. Talvez, os seus erros só se tornem mais evidentes contra equipas mais fortes. Mas que ele erra muito, erra, em todos os jogos

    • Fernando Ribeiro
      Posted Janeiro 15, 2016 at 6:07 pm

      Então acompanha mal porque quem fez asneiras foi o Mauro

    • magicobraga
      Posted Janeiro 15, 2016 at 8:04 pm

      Dizer que o Boly não tem tecnica é para quem nunca viu um jogo dele.
      O Boly é o central com mais tecnica em portugal.

    • coach407
      Posted Janeiro 15, 2016 at 10:04 pm

      O Boly tem melhor qualidade técnica que o Zainadine e dizer que o Lisandro não tem qualidade a sair a jogar mas dizer que falar do Zainadine como se fosse o Zidane dos centrais…

      É mesmo por estar num clube "pequeno", apesar de ter qualidade.

      O Boly até pode perder a bola algumas vezes mas o David Luiz, Sergio Ramos, Hummels e outros centrais de classe a sair a jogar também perdem. Muitas vezes mais que o Boly até

    • António
      Posted Janeiro 15, 2016 at 11:48 pm

      Fernando Ribeiro, veja lá se sou eu quem acompanho mal:
      27'
      O central tentava cortar um cruzamento e quase fazia golo na sua baliza! Canto.
      27'
      Boly quase fazia auto-golo! Bola na barra de Matheus!
      58'
      Boly perde a bola a meio campo, Batshuayi leva a bola até à área e serve Ocampos. Este, com tudo para fazer o golo, remata rasteiro e à figura de Matheus!
      Fonte: https://desporto.sapo.pt/futebol/liga_europa/epoca-1516/jogos/207770

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:40 pm

    Era uma boa solução caso o Sporting avance para a compra de um central neste mercado… até porque também gostei de o ver actuar a lateral direito quando chegou ao nosso país.

    • Ladislau Jesus
      Posted Janeiro 15, 2016 at 1:48 pm

      Nao consigo ver o JJ apostar num central tao baixo

    • Tiago Fontez
      Posted Janeiro 15, 2016 at 1:49 pm

      Por acaso o que o SCP precisa é mesmo de um lateral direito.

    • JC Castro
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:15 pm

      Isso do SCP precisar de um lateral direito começa a ser um mito porque o JP tem desempenhado bem a sua função ultimamente mas como todas as equipas têm o seu patinho feio…
      Adorava ver o Zainadine no Sporting, mas como o Ladislau disse, também não consigo ver o JJ a apostar num central tão baixo…

    • Rui Amaral
      Posted Janeiro 15, 2016 at 4:26 pm

      era uma boa opção tambem para a lateral onde tambem ja jogou

  • SlyRP
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:42 pm

    Andava há uns tempos à espera deste post, até porque desde que fizeram referência a este tema noutro post, que tentei perceber quem seria o jogador de que falavam.

    A verdade é que vi 2/3 jogos do Nacional e fiquei com ligeira sensação de que falavam do Zainadine, o que acabou por se confirmar.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:46 pm

    Pessoal, desculpem lá mas para mim no futebol moderno não vale a pena falar de centrais com menos de 1m83. Pura e simplesmente não têm a capacidade aérea para essa posição. Podem safar em competição doméstica mas a nível mais elevado nota-se logo a desvantagem. Podem querer dar-lhe o prémio de estar a fazer uma época interessante, mas por exemplo neste último jogo com o Benfica o Zainadine nem fez um jogo bom…Então um central mais baixo e ágil é "papado" 3 vezes pelo ar?! Desta vez não concordo nada com o vosso post. Falem de centrais com capacidade para evoluir, tipo Diego Carlos o Estoril, não venham com histórias de embalar que ele é baixinho mas jeitoso XD

    • Diogo Ribeiro
      Posted Janeiro 15, 2016 at 1:55 pm

      Otamendi

    • Flávio Rocha
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:04 pm

      Já no meu clube há o Indi que tem 1m85 e tem o jogo aéreo de uma batata…

    • Zé Maria
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:04 pm

      O Ricardo Carvalho tinha mais de 1,83 metros? É uma pergunta apenas…

    • Daniel Rosa
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:10 pm

      puyol, canavarro, otamendi, cordoba, e até mascherano, são tudo centrais baixinhos mas fortissimos. Se o central tiver capacidade de antecipação, inteligência, velocidade e boa capacidade de desarme é sempre uma boa aposta e pode ser "dar Jogador".

    • Zé Barros
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:19 pm

      Puyol tinha a altura que tinha e ganhava montes de bolas de cabeça por jogo.
      Já o Indi (sem ataques a clubes) que à altura que tem é fraquissimo de cabeça.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:32 pm

      Mascherano diz-lhe alguma coisa?

      Bernardo

    • SCP_fan
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:34 pm

      O Sampaoli não gosta deste post!
      SL

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:38 pm

      podem apontar muitos e boms exemplos de jogadores que vingaram com essa "desvantagem" da altura, mas creio que será inegável que por muita astúcia que tenham isso será sempre isso mesmo,uma "desvantagem".
      e haverá sempre uma ocasião onde isso será notado.

      Rui Carvalho

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2016 at 4:00 pm

      Nos ultimos 25 anos há prai 5 centrais com menos de 1,80 que se podem chamar de "topo", mas a malta quer fazer da excepção a regra.

      Enfim.

      Ramstin

  • Tiago Fontez
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:48 pm

    Digam muita coisa. Agora elogiar as capacidades de central do Luisao.lol. um grandre lol.
    O Luisao nao passa de um jogador de balneario.

    • Fábio
      Posted Janeiro 15, 2016 at 1:59 pm

      Devias ter um bocado de respeito pela carreira do Luisão, acho eu.

    • cards
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:17 pm

      Tomara a tua equipa ter um luisäo

    • Zé Barros
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:20 pm

      Agora o Luisão não passa de um jogador de balneário?
      Anda tudo maluco…

    • JesusTheLamego
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:24 pm

      tomara o luisão ter rins!

    • Rummenigge
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:47 pm

      Mais uma pessoa que comecou a ver futebol há duas semanas atrás, realmente não tem qualquer qualidade nem convocado é neste momento!

    • stanpanan
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:03 pm

      Luisão é posicionalmente e a nível de jogo aéreo (Mangala neste aspecto também tem de se ter em conta) provavelmente o melhor central em Portugal nos últimos anos, não sendo muito rápido nem tão forte no 1×1 compensa muito no sentido posicional.

    • Kaiser
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:39 pm

      O Luisão com o passar dos anos tornou-se num excelente central devido sobretudo ao seu posicionamento, claro que agora já está em fase decrescente mas para competições domésticas chega e sobra. Poucos são melhores que ele.

    • Jonas
      Posted Janeiro 15, 2016 at 4:37 pm

      Exacto! E um jogador de balneario que fez dupla com Garay, David Luiz, Thiago Silva entire outros. Um campeao e "so" o melhor defesa central do Benfica desde Mozer e Ricardo Gomes. So o melhor central em Portugal nos ultimos 10 anos.

      Nao gostavamos todos de ter jogadores assim no nosso balneario?

      Jonas

    • Skatz
      Posted Janeiro 16, 2016 at 3:21 am

      o Liedson riu-se deste comentario :)

  • lagarto01
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:49 pm

    A análise ao jogador não há muito a acrescentar, sempre achei que podia dar o "salto". Pode estar aqui o central que falta a JJ, ao Sporting. Não é o "patrão" que necessitamos mas tendo em conta o mercado, e como é difícil encontrar reais mais valias no mercado de janeiro em relação à qualidade/preço o Sporting ficava bem servido.

  • David A.
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:50 pm

    Um pouco Off-topic: Para mim, um dos principais problemas deste Benfica é mesmo a primeira fase de construção. Além dos centrais, que são fracos com bola, o MDef (Feijsa)também náo é grande coisa nesse aspecto, assim como os laterais (Eliseu e Almeida são muito fracos, pode ser que a coisa melhore com Semedo e Grimaldo), ou seja, os cinco (!) jogadores mais recuados são todos fracos na primeira fase de construção.

    • Fábio Mendes
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:38 pm

      Concordo em absoluto contigo David.

      Ainda à pouco comentei o mesmo com um amigo meu, de facto, a saída de bola do Benfica é fraca.

      Tanto Lisandro como Jardel não progridem muito com bola tendo sempre a tentação de jogar logo para as alas sendo que tanto Eliseu e AA retornam de imediato a bola para os centrais em vez de tentarem progredir na ala e levar a bola até ao extremo.

    • stanpanan
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:07 pm

      Fábio já o ano passado nenhum dos centrais progredia com a bola, nem Jardel está melhor ou pior que o ano passado, nem Luisão é melhor que o Lisandro. Aliás nem acho que os centrais deva progredir com a bola, o último que me lembro que fazia isso era o D.Luiz… Nem o Garay o fazia, mas o Garay tinha uma qualidade de passe muito superior a todos os centrais que depois dele surgiram… Agora os laterais, ou principalmente o A.Almeida (Eliseu já o ano passado jogava) está longe da qualidade de passe do Maxi, e o Renato ainda falha muitos passes (O Fejsa já no passado jogou com a mesma qualidade de passe de agora, a diferença é que estava lá o Enzo, que falhava muito menos passes que o Renato)

    • Fábio Mendes
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:29 pm

      Concordo contigo Stanpanan, apesar de não termos de concordar no facto do central sair ou não a jogar mas ambos concordamos que os laterais não só não dão profundidade no flanco como não tem qualidade de passe de forma a que a posse de bola circule melhor.

  • Cristiano Messi
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:50 pm

    Foi uma boa adaptação a central e está a fazer uma boa época.

  • SCP_fan
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:54 pm

    E há quem tenha gozado quando referi como dos melhores centrais a atuar em Portugal. Chamaram-me de "treinador de fantasy league" e "ridiculo"

  • Nuno Barbosa
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:56 pm

    A par de Zanaidine estava Mexer. Um central que veio para o Sporting é não souberam aproveitar o seu potencial. Esse sim gostava de ver voltar a casa..

    • Nuno FMS
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:51 pm

      São os dois moçambicanos.
      Alguém sabe dizer se é essa a dulpla da selecção?
      É que se for, estão muito bem servidos.

    • S.L.Benfica
      Posted Janeiro 15, 2016 at 4:40 pm

      Eu penso que são, agora não tenho a certeza.

    • Skatz
      Posted Janeiro 16, 2016 at 3:24 am

      Nuno, ainda bem que vi o teu comentario, estava na duvida se o Zainadine nao tinha vindo pa Portugal pela mao do Sporting, mas com o teu comment lembrei-me que isso foi o Mexer. Sempre achei um miudo (era-o na altura) com potencial, 1 ou 2 epocas emprestado e daria bom central, maas foi mais um que se perdeu (salvo seja, joga no Rennes se nao me engano,nao sei e se tem sido titular..)

      SL

  • Diogo Meira
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:57 pm

    Um outro bom central, e pessoalmente ate acho superior ao zainadine, ė o marcelo do Rio Ave.
    Acho que ja merecia outros voos, e mesmo no porto nao ficava a dever nada aos que la estao.

    • Anónimo
      Posted Janeiro 15, 2016 at 2:34 pm

      O Marcelo tem um problema: lesões
      É mais um Ewerthon, infelizmente , pois apresentam muita qualidade

      Bernardo

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:57 pm

    Os centrais do Braga são bons, Ricardo Ferreira, Boly e André Pinto.
    O Ricardo poderia ser uma aposta interessante para o Porto, Marcano e Ricardo Ferreira poderiam fazer a melhor dupla de centrais em portugal, ambos são altos, fortes no jogo aéreo e tecnicamente evoluidos, um destro e um canhoto seria perfeito.

    VhsP

  • Judge Dredd
    Posted Janeiro 15, 2016 at 1:59 pm

    Não é capacidade tecnica que diferencia um grande central de um bom central é mm a eficiencia que desempenha a função.
    Um central pode nao saber sair a jogar e ser dos melhores do mundo.
    UM central pode não ter a impulsão do Sottomayor e ser dos melhores do Mundo
    Um central pode não ter velocidade mas ser dos melhores do Mundo.

    OS centrais vem se mais pelas caracteristicas mentais do que fisicas ou tecnicas

    • stanpanan
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:11 pm

      Absolutamente de acordo!! Hoje em dia vejo muita gente a determinar a qualidade de um central na capacidade de sair a jogar, até mesmo de fazer umas fintas… Até se perdoa falhas defensivas se fizer isso…
      Um exemplo disso e o Jardel, que por mais provas que dê a defender, será sempre fraco a olhos de muitos por não saber sair a jogar…
      Também concordo com a parte das características mentais, daí que os defesas melhoram muito com a idade e experiência.

    • José Silva
      Posted Janeiro 15, 2016 at 4:35 pm

      Concordo até certo ponto, numa equipa grande acho que é fundamental que pelo menos um dos centrais seja bom a sair a jogar. Pode ser um bocado cliché, mas ter uma dupla de centrais com características diferentes, um mais forte e rápido e outro mais posicional e técnico continua a ser para mim o modelo que melhor resulta.

  • Luís Freitas
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:10 pm

    Concordo que Zainadine tem uma qualidade muito grande com a bola no pé para um central, sendo para mim também o melhor nesse aspecto a atuar em Portugal.

    Não concordo com a afirmação ''a técnica faz a destrinça entre um central normal e um central de top'' até porque um dos melhores do Mundo por exemplo, Godin, é do mais simples que pode haver a jogar.

    Já tinha falado aqui mais do que uma vez sobre este jogador e embora aprecie a sua qualidade a sair a jogar (numa equipa como o Porto ou uma equipa ''à Sampaoli'' dava imenso jeito) não seria para mim um central extremamente apetecível devido à sua baixa estatura.
    Mal por mal, preferia por exemplo Lorenzo Tonelli que também é ''baixo'' (~1.83cm) mas é bem mais eficiente.

  • Samuel Noronha
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:11 pm

    Gosto do Zainadine, mas gosto muito mais do Wily Bolly do Braga, raramente perde um lance, é alto (1,95 acho) e muito forte fisicamente, também sai muito bem a jogar.

  • Pedro B
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:14 pm

    Excelente texto Rodrigo, apenas não concordo na parte em que destacas a saída de bola do "melhor Marcano", quando na minha opinião o Lisandro é superior nesse aspeto.
    Nos grandes, apenas o Ewerton o supera com bola.
    Cumprimentos

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:17 pm

    Para mim o central ideal tem de ser obrigatoriamente fortíssimo no jogo aéreo e ter classe na hora do desarme. Quando digo classe, refiro-me a ser um defesa que leia o seu adversário, que não seja qualquer finta ou manobra de distracção que o impessa de desarmar o adversário. Muito dificilmente se consegue separar o ser fortíssimo no jogo aéreo com a altura do jogador, mas há jogadores com poder de elevação e quando não têm tanto como precisam, têm a tal classe no desarme, antecipam-se ao lance como ninguém. Antes de a bola estar jogada já eles leram o acontecimento. Tínhamos isto no Ricardo Carvalho, o Otamendi estando bem consegue as mesmas proezas, Kompany sendo alto tem a classe e mesmo Thiago Silva também.
    Não conhecendo o jogador em questão, confesso que não vejo muito a nossa liga portuguesa, fiquei curioso e vou ter de seguir os jogos do nacional. O Marcano, como li em comentários em cima, tem até alguma classe no desarme só que é tão instável, não consegue manter o nível por exemplo durante uma época. É pena…

    Mário Sousa

    • João Ribeiro
      Posted Janeiro 15, 2016 at 5:43 pm

      Zainadine apesar da altura perde muitos poucos lances aéreos devido â poderosissima impulsão que tem

  • Daniel Gomes
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:19 pm

    O facto de ser originalmente lateral ajuda a ser o "central" com mais qualidade técnica

  • Bruno SCP
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:22 pm

    A equipa de onde veio chama-se Liga Muçulmana, e não muçulmana só como aparece no post.
    Zainedine foi um dos bons últimos valores a sair de Moçambique, sendo que quando chegou jogava a lateral direito.
    É uma pena a situação atual do futebol em Moçambique, pois é o desporto mais praticado, começa a haver treinadores com qualidade, a maioria dos clubes começa a apostar em infraestruturas, sendo que até já há algumas academias, mas alguma falta de profissionalismo e muito irresponsabilidade e corrupção impedem o desenvolvimento do futebol.

  • Wonderkid
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:23 pm

    Ah então era o Zainadine! Sou sincero, na altura fiquei a pensar que falavam do Diego Carlos do Estoril.
    Curioso ver o número de centrais que já foram utilizados como (ou que antes eram) laterais e que actualmente têm esta mais valia de serem fortes na primeira fase de construção.

  • Hugo Moura
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:33 pm

    Gostaria de destacar o Diego Carlos que é fantastico a sair a jogar, quer com passes longos quer com passes curtos. Tem muita velocidade, é forte no jogo aéreo e ainda marca livres com uma qualidade incrivel.

  • magicobraga
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:41 pm

    Sem querer desvalorizar o Zainadine mas o Boly para mim é o melhor tecnicamente, melhor até que Ewerton um jogador que eu adoro e que defendi das críticas quando foi contratado pelo Sporting.

  • Tiago Abreu
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:48 pm

    Não concordo com a primeira frase do texto, o que não falta são centrais competentes, apenas não há centrais de topo como tivemos recentemente Otamendi, Garay, Mangala, ou mesmo Rojo e David Luiz (estes centrais tinham futebol de colossso mundial mesmo falhando de vez em quando)… o melhor Luisão era central para o Benfica (1 patrão diga-se mas nunca pode aspirar algo mais, um clube no panorama mundial diga-se.)
    Na liga portuguesa atualmente há centrais bastante competentes (Jardel, Paulo Oliveira e Naldo são os melhores neste aspeto), depois há centrais bons mas irregulares (Maicon, Iván Marcano Lisandro López e Ewerton devido às lesões) e depois há um central no Porto que tinha processos de craque mas está a vacilar (Indi) e um em decadência no Benfica (Luisão), isto nos grandes, quanto aos outros:
    Wily Boly (Braga) se jogasse num grande era considerado um Mangala já…
    Ricardo Ferreira (Braga) é mais um Paulo Oliveira, ou seja, da escola portuguesa dos certinhos, o mesmo digo de Venâncio (Setúbal) e Hugo Basto (Arouca), têm potencial para mais…
    Marcelo (Rio Ave) e este Zainadine são bons centrais que precisam de melhores clubes, têm grande qualidade.
    Rúben Semedo (Setúbal), Diego Carlos (Estoril), Josué (Vitória G) e Tobias Figueiredo (Sporting) melhorando alguns processos táticos e mentais também poderão ser considerados bons.
    Estes são os centrais que têm qualidade para um grande, na minha opinião…
    Não salientei André Pinto porque está bom para um Braga, João Afonso do Vitória também tem qualidade para um Braga, o resto anda bem por onde está… (Na 2a liga também há qualidade…)
    Lembrem-se antes de criticar por jogarem em pequenos clubes, que Jardel veio do Olhanense, Maicon do Nacional e Paulo Oliveira do Guimarães, não se destacavam mais que estes…

  • Fábio Mendes
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:51 pm

    Discordo totalmente. Boly do Sc Braga é todos os capitulos do jogo superior a Zainadine, sobretudo no que toca à tecnica.

    Contudo o Zainadine, é um dos melhores DC do campeonato.

  • Carlos Alves
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:54 pm

    reconheço qualidade técnica ao Zainadine, agira não tem qualidade para jogar num grande clube. Para ser um bom central não basta ser bom técnicamente, tem que ter outras características, tem que ser um lider, forte no jogo aério, rápido nas dobras, duro quando é necessário. assim não sou apologista de centrais com as caracteristicas do Zainadine, basta ver a sua envergadura.

    • Zé Maria
      Posted Janeiro 15, 2016 at 3:27 pm

      O texto refere o Zainadine como sendo o central com mais qualidsde técnica. Em momento algum é dito que o moçambicano é central com qualidade para jogar num clube grande.

  • José Pedro Teixeira
    Posted Janeiro 15, 2016 at 2:58 pm

    Sinceramente até pode sair com mais capacidade fruto de um entendimento melhor do jogo, mas nível de qualidade técnica, pura e dura, para mim o melhor central a jogar em Portugal é o Josué Sá.

  • Diogo Palma
    Posted Janeiro 15, 2016 at 3:29 pm

    Não tenho prestado muita atenção aos jogos do Nacional por isso não posso fazer grande comentário sobre o Zainadine.
    Lembro-me quando quando chegou à Choupana era lateral direito e na minha opinião tinha pouca qualidade, era um lateral muito defensivo e de equipa "pequena" … esta época tem atuado no centro da defesa e tem sido elogiado, talvez tenha tido uma grande evolução.

    Sou muito septico no que diz respeito a centrais de baixa estatura mas o Zainadine poderia ser uma boa opção para o meu Sporting.
    É polivalente, rápido, tem poder de impulsão, qualidade de passe e não implicaria grandes verbas.
    Oliveira e Naldo são jogadores muito mais fisicos do que técnicos por isso o jogador do Nacional daria outras opções de jogo a JJ.

    Zainadine e Marega seriam sdois jogadores do nosso campeonato que seriam muito uteis aos leões.

  • Anónimo
    Posted Janeiro 15, 2016 at 4:12 pm

    Eu sou do Sporting mas não me custa nada escrever isto:
    O Luisão se ler este post vai cair da cadeira!!!

    O Zainadine melhor central da liga com posse?!?!?!? Lamento mas discordo completamente.

    O Luisão é de looooonge o melhor a sair a jogar, a participar na 1ª fase de construção mesmo em linhas adiantadas e infelizmente em portugal são poucos os que chegam perto. No SCP o Ewerton podia chegar a esse nivel se jogasse com + regularidade e nao estivesse tanto tempo no estaleiro.

    De resto é uma clara lacuna na Liga Portuguesa.

    Ramstin

  • Rui Amaral
    Posted Janeiro 15, 2016 at 4:21 pm

    Aleluia!!! quando vou aconselhando jogadores para as varias defesas dos varios clubes aconselho sempre o Zainadine

  • S.L.Benfica
    Posted Janeiro 15, 2016 at 4:23 pm

    Muito bem escrito. Sempre acompanhei o Zainadide na seleção e não no mocambola. Moçambique tem bons jogadores, mas infelizmente o futebol não é bom e existe muita corrupção. Se houvesse investimento, poderíamos estar no patamar de Cabo Verde ou mesmo um patamar a cima (isto em termos de seleção nacional, em termos de liga não conheço).

  • Pedro, o Polvo
    Posted Janeiro 15, 2016 at 5:26 pm

    Continuam a acreditar em Marcano, nunca percebi porquê .. Se formos pelo "melhor Marcano", pegamos no "melhor Maicon" que é o melhor central da liga, pena que esse melhor só apareça de vez em quando…

  • João Ribeiro
    Posted Janeiro 15, 2016 at 5:44 pm

    Como disse no outro dia, acho-o superior a qualquer central do Porto, assim como Boly

  • Emerson Garrine
    Posted Janeiro 15, 2016 at 7:58 pm

    Patriotismos a parte, é bom para mim ver um compatriota ser reconhecido. Realmente tem técnica de invejar o Zainadine . Aliás muitos jodadores moçambicanos têm uma técnica invejável (vejam Dominguês) um talento puro, mas depois apresentam lacunas ao nível de "escola" (passe, receção, posicionamento) e em termos psicológicos (disciplina, motivação, visão) tal como outros africanos. Vejam só a classe do Mexer. Muita classe mas vê-se que teve lacunas no trabalho de base. Se Zainadine, Mexer, Simão e Dominguês tem ido a Europa muito mais cedo eram jogadores de top mundial. Mas enfim nunca é tarde demais. Com trabalho e fé tudo é possível. Força rapazes vocês são um orgulho pra nós. Saudações moçambicanas. Um abraço "bradas"… :)

    • S.L.Benfica
      Posted Janeiro 16, 2016 at 2:09 am

      Meu brada, o problema é a falta de investimento de forma séria e não suja no mocambola. Porque nós temos jogadores de qualidade, e podemos ir longe. Mas não vamos. Infelizmente a nossa liga é muito fraca, corrupção (país em si), os melhores jogadores saem e não há evolução. Em relação a seleção, as coisas estão a melhorar, mas fazemos os possíveis dentro daquilo que temos. Podíamos ter mais. Abraço brada

  • Nuno Santos
    Posted Janeiro 15, 2016 at 11:56 pm

    Quero destacar chidozie(e assim?)do porto,medio defensivo de origem mas que este ano desceu para central,e dos poucos jogos que consegui ver do porto B surprende-me pela qualidade que apresentou.esta ali muita margem de progressao.

    PS:o Diego carlos(estoril) n esteve no porto B na epoca passada?

Deixa um comentário