Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O ciclo de Sérgio Conceição

Faz hoje um mês, o FC Porto era goleado em casa pelo Brugge e a família do treinador Sérgio Conceição vítima de uma tocaia à porta do estádio por bandidos acima de qualquer autoridade. Naquela noite, o portismo estava no fundo do poço, com a equipa de futebol atropelada por um adversário de segunda categoria e uma nova escabrosa manifestação do lado marginal do clube. Ao mesmo tempo, lutava em várias frentes contra vagas alterosas de instabilidade, pelas desconfianças relativamente à administração, pela pressão externa contra os trambolhões de Taremi, pela desmoralização judicial da pirataria digital – uma série de derrotas caricaturada na imagem de um chefe de claque, outrora intocável, condenado a macaquear no exílio temporário das bancadas.

Com tantas frentes de batalha em posição vulnerável para uma administração caquética e cada vez menos respeitada por longos anos de desequilíbrio das contas, o FC Porto estava realmente à beira de uma crise neste início de época: derrotas em campo, treinador ameaçado, rebeldia nas hostes, dirigentes escondidos, acionistas descontentes, plantel desvalorizado, receitas em perda.

Durante quinze dias, com o país futebolístico entretido pelas trocas de Fernando Santos e pelas baldrocas de Cristiano Ronaldo, ninguém ouviu falar de Sérgio Conceição, refugiado a lamber feridas e a engolir o desaforo, enquanto arquitetava um novo resgate e adiamento do “fim de ciclo”.

E, à sexta vida do seu histórico consulado, o líder reiniciou o processo infalível da sua fórmula de druida da bola: mentalização e reorganização da equipa pelo indecifrável método ancestral de transformar fraquezas latentes em forças temíveis e em vitórias e sacos de dinheiro.

Do que se conhece, o método de Sérgio Conceição parece inovador: um ciclo inverso do processo digestivo mais difícil. Começa por sofrer de enfartamento, depois de azia, em seguida digere e, finalmente, engole e desfruta do que à partida parecia intragável. Com ele resulta.

É assim no processo de recrutamento de jogadores e desenvolvimento de talentos: só em emergência terminal alguém pode imaginar-se no ciclo normal de chegar, ver e vencer no FC Porto. Não. Ali, é chegar, esperar, desesperar, trabalhar, lutar, enfim, ter oportunidade, e, eventualmente, ganhar.

O mesmo se entende na sua relação com uma administração que não consegue resultados financeiros consentâneos com o sucesso da equipa de futebol. Ambiciona, pede, protesta, amua, resigna-se e vai à luta com o que há. Dá uma ideia ilusória que fica barato, mas no futebol, por enquanto, os dividendos ainda são as vitórias em campo.

Quanto menos expectativas, mais trabalho, as emendas acabam sempre ao nível do soneto: Casillas, Marchesin, Diogo Costa; ou Felipe, Pepe, Fábio Cardoso; ou Alex Telles, Manafá, Zaidu; ou Herrera, Sérgio Oliveira, Eustáquio; ou Brahimi, Corona, Galeno; ou Aboubakar, Tiquinho, Taremi. Do bom, para o suficiente até ao sofrível, mas conseguindo chegar ao mesmo resultado final do esplendor de campeonatos e taças ganhas sobre a relva. Notável!

Pode haver alguns erros de cálculo pelo caminho (Nakajima, Loum, Zé Luís, Saravia), mas o êxito é esmagador e podia, com uma administração à altura, ter-se traduzido num total resgate financeiro, sem necessidade de maquilhagens contabilísticas nem embaraçosos controlos tutelares de Fair Play. O saldo positivo nos mercados deve-se sobretudo à venda de jogadores oriundos da formação, tendo resultado em “lucro zero” uma grande parte dos mais de 200 milhões de euros investidos em contratações, com as exceções de Militão e Luis Diaz.

E em paralelo, talvez por simpatia do treinador influenciador, também parece ter-se invertido o ciclo de Pinto da Costa: sempre prestes a chegar ao fim, depois do desperdício financeiro, dos erros de gestão, das receitas milionárias, das vitórias e dos títulos. Graças ao trabalho de Sérgio Conceição, o patrão celebra o sucesso, esbanja dinheiro, aliena ativos, entra em incumprimento, fica no fio da navalha, apela à subversão, não consegue descobrir quem ameaça a família do treinador-herói e espera que ele não tenha outro remédio senão resolver a situação.

E, assim, há precisamente um mês, começou tudo de novo outra vez.

João Querido Manha

41 Comentários

  • ktc
    Posted Outubro 14, 2022 at 1:32 pm

    Bom texto. O SC tem todo o mérito no que é o FCP atual. Uma equipa que tem 2/3 jogadores muito a cima da média mas que o resto não passa de um conjunto de medio/bons jogadores.
    Mas o que se nota mais éque qualquer jogador que entre no 11 dá tudo e os resultados vão sempre aparecendo. Claro que há casos como o Bruno Costa que não dão para mais, mas mesmo que esses o FCP tem ganho jogos.
    As fases más acontecem a todas as equipas, como já aconteceu este ano, mas a equipa tem sabido sempre passar por cima.
    Quanto à direção, é uma completa sabotagem o que tem sido feito ao clube. O grupo conquista títulos, valoriza jogadores e as contas andam sempre no negativo. Algo de errado não está certo. Felizmente o ano de 2024 está aí ao virar da equina e a única esperança é que o AVB venha limpar esta corja que se instalou no clube. O AVB já deu provas que não é movido pelo dinheiro mas sim pelo desafio e são de pessoas assim que precisamos no clube. Já chega de enriquecer à custa do mesmo

    • Miguel Mendes
      Posted Outubro 14, 2022 at 1:37 pm

      Se não e movido pelo dinheiro, por que foi para o chelsea?

      • John Murphy
        Posted Outubro 14, 2022 at 2:12 pm

        Para tentar ganhar a Premier League.

      • Bayern de Monchique
        Posted Outubro 14, 2022 at 2:16 pm

        Nessa altura o homem era pobre pá ahah Uma década faz toda a diferença!

        • Jokicjoker
          Posted Outubro 14, 2022 at 3:20 pm

          Caso não saibas o Villas Boas já vem de famílias muito ricas, aliás ele entregou uma nota ao Bobby Rosbon na altura treinador do Porto e seu vizinho. Villas Boas move-se e muito pelo dinheiro, aliás basta ver a sua escolha de carreira indo para o Chelsea, Zenit e Shangai na China. Enquanto portista, sou grato ao que nos deu no seu ano cá, mas não o desejo como Presidente. Apenas iria querer o Rui Moreira como Presidente, que já deu mais que provas que nos trabalhos que desempenha defende com unhas e dentes o seu “Empregador”, basta ver o que fez na Câmara do Porto.

          • Xyeh
            Posted Outubro 14, 2022 at 5:25 pm

            O AVB vem de famílias muito ricas e já amealhou muito dinheiro, se há pessoa que não tem nada a ganhar em ser presidente do FCP neste momento é ele, todos os outros potenciais candidatos precisam do FCP para amealhar algum.

      • ktc
        Posted Outubro 14, 2022 at 2:45 pm

        Pelo desafio ? Afinal de contas massacrou internamente e na europa. Ele até abdicou de treinar para ir para o dakar.

        • Mantorras
          Posted Outubro 14, 2022 at 5:04 pm

          Depois de encher os bolsos.

          Uma coisa e a familia dele ser endinheirada. Uma coisa e dizer que ele vai para o Porto e nao vai prejudicar o clube por negociatas porque nao precisa de dinheiro.

          Subscrevo totalmente.

          Outra coisa e o nivel de guito que ele foi ganhar para Inglaterra, Russia e China. Ele fez questao de nao deixar duvidas que a carreira dele foi atras do guito e ponto final. Ou pelo menos que, depois de Inglaterra, quando percebeu que nao tinha nivel para aquilo, foi so ganhar umas massas e pronto.

          Qualquer coisa do genero. O percurso nao mente.

    • Antonio Clismo
      Posted Outubro 14, 2022 at 2:11 pm

      Faltam menos de 2 anos para as eleições de 2024 e começam agora os verdadeiros jogos de bastidores. Fora dos olhares, fora das televisões, fora dos jornais. A próxima direção do FC Porto já começa a ser delineada e as tropas começam a ser montadas. Tudo é política.

      Pinto da Costa tem o apoio político (todas as câmaras municipais o apoiam, desde o Porto até Gaia, tem na sua estrutura ex políticos como o Fernando Gomes, responsável por martelar relatórios de contas).

      Tem o apoio da sua guarda pretoriana (Super Dragões) que tratam de todos os trabalhos sujos a norte do rio Mondego e ajudam a manter tudo controlado através da coação e ameaças.

      Tem o apoio do poder judicial que é incapaz de sequer investigar algo que tenha a ver com o clube ou os seus associados, e se alguma investigação começar, sabe que estará caída por terra muito antes de vir a chegar aos tribunais pelas mais variadíssimas formas.

      Tem o apoio do mundo do crime e dos empresários mafiosos do Norte, com o Pedro Pinho à cabeça. Já sem falar de outros empresários poderosíssimos do mundo do futebol como Juan Figer ou Luciano D’Onofrio que sempre intercederam pelos interesses do Papa. Aliás o Juan Figer controla o Portimonense e os seus negócios sem ter de dar a cara ou assinar documentos, o que é genial. Arranjou alguns fiéis escudeiros para o fazer como o Theodoro Fonseca ou Rodiney Sampaio.
      Vítor Catão e Bruno Macedo são outros dos nomes que estão sempre a gravitar à volta do sol.

      Enquanto isso a sua família continua a enriquecer a olhos vistos. O que salva é que basta olhar para o neto Nuno Pinto da Costa para se perceber que a família não tem um grande futuro, mas não deixa de ser caricato o miúdo vir a ser o herdeiro de uma das maiores fortunas pilhadas a partir de um clube que mais parece um partido mafioso pela forma com que usa e abusa da região para se impor no panorama nacional.

      Para mim o factor decisivo nas próximas eleições está nas mãos do Jorge Mendes. É o único que poderá fazer pender para um lado ou para o outro consoante as mais valias que daí tirar no futuro.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 14, 2022 at 1:48 pm

    A única salvação do FC Porto é fazer dinheiro com os (cada vez mais raros) produtos que vão aparecendo vindos da formação.

    Gonçalo Borges e Vasco Sousa têm qualidade para causar impacto já este ano na equipa principal e valorizarem muitos milhões.

    Há uma dupla de centrais muito competente (Brás e Vinhas) que merece atenção por parte do Conceição agora que Pepe e Marcano estão praticamente fora de combate e o clube não tem dinheiro para ir buscar centrais já feitos (gastou tudo no Carmo que ainda demorará o seu tempo a subir o nível e dar lucro ao clube).

  • John Murphy
    Posted Outubro 14, 2022 at 1:48 pm

    Grande Sérgio. Especialista a fazer omoletes sem ovos.

  • GoldenFCP
    Posted Outubro 14, 2022 at 2:17 pm

    Grande texto. Não atoa eu dei a este homem o titulo de ´´o milagreiro´´. Ele continuar aqui mesmo com o que lhe fazem( e não falo só de incompetências desportivas da direção, falo de casos extra campo) é sinal que gosta mesmo muito do clube. No dia que ele sair isto vai abaixo e de que maneira até porque é ele que vai ligando o clube ás maquinas.

    Já o disse várias vezes mas para mim é o melhor treinador português da atualidade. E obviamente é o melhor em Portugal mesmo com o Roger Schmidt(que verdade seja dita que se for campeão não faz mais que a sua obrigação com aquela super equipa que o Benfica tem). 6 anos não são 6 meses e um treinador que vê frequentemente a sua equipa a perder as principais peças, consegue sempre reinventar-se e ainda por cima apresenta ótimos resultados tem de ser muito bom. Nada é por acaso. Só não fará uma boa carreira lá fora se não quiser

    Quando comentadores totalmente anti FCP como o Rui Santos o carregam de elogios então só não vê os méritos deste homem quem não quiser

    • Pedro Geraldo
      Posted Outubro 14, 2022 at 3:59 pm

      Quando o Sérgio Conceição era treinador da AAC teve uma vez um início de época muito fraco. Eu encontrava o quase todos os dias porque os miúdos dele andavam no mesmo colégio que a minha filha e um dia ganhei coragem, porque ele tinha sempre um ar carrancudo, e comentei esse mau momento. Ele, de forma muito simpática e confiante respondeu: isto vai ao sítio, o que é preciso é dar a entender aos jogadores que eles são os mesmos que obtiveram bons resultados noutras alturas.
      Isso demonstra porque é que quando parece que o Porto vai descambar, ele consegue segurar sempre o barco.

      • GoldenFCP
        Posted Outubro 14, 2022 at 5:22 pm

        Sem duvida. Psicologicamente nao há equipa nenhuma como o FCP, os jogadores acreditam sempre que é possivel por mais limitaçoes que possam ter.
        Um Schmidt jogaria com Brunos Costas,Zaidus,Manafas,Joaos Marios e Maregas?? Claro que nao. Punha-se logo na alheta. É isto que o senhor Pinto da Costa faz ao mister do FCP… Isto e vender jogadores fulcrais por preços surrealmente baixos e nao repor, perder jogadores super importantes a custo zero…. Este homem faz milagres

        • Kafka
          Posted Outubro 14, 2022 at 5:30 pm

          O Schmitd anda a jogar na Champions com Chiquinho Mediocre e afins e tu vens dizer q se punha na alheta?

          Chiquinho Mediocre nem no Arrentela tinha lugar, mas está no Benfica de pedra e cal

        • Vegeta
          Posted Outubro 19, 2022 at 5:38 pm

          Tu e a super equipa do Benfica.
          Sei que estás a tremer, mas não precisas de mentir.
          Já te disse 1 vez e volto a repetir basta olhar para o banco.
          De um lado, Diogo Gonçalves e Chiquinho e do outro, Veron e Galeno. 2 jogadores de 10 milhões cada.
          Podes repetir a narrativa 1000x mas o plantel do Porto é melhor que o do Benfica, ponto final.

    • Neville Longbottom
      Posted Outubro 14, 2022 at 5:17 pm

      Diga-se de passagem que ser o melhor treinador português da atualidade não é propriamente um cartão de visita de sonho…

    • Miguel Mendes
      Posted Outubro 14, 2022 at 5:47 pm

      Super equipa?

    • troza
      Posted Outubro 14, 2022 at 7:02 pm

      Rui Santos anti fcp? Ahaha

      O Benfica é que faz a obrigação com uma super equipa… Então tem dois jogadores novos a titular, foi buscar um dispensado e joga um miúdo. O resto estava lá tudo o ano passado a ficar em 3º e não é mais que obrigação? Ahaha

      Desculpa mas dizer aldrabices por dizer não devia valer.

    • Kafka
      Posted Outubro 14, 2022 at 7:37 pm

      Que super equipa é que o Benfica tem? Até quando é que vai durar essa MENTIRA?

      O Benfica é tão super equipa que este mesmo 11 já cá estavam todos (alguns emprestados ou jogavam nos juniores), com excepção do Enzo e do Neres e esse super equipa ficou a 17 pontos do Porto ???

    • Fireball
      Posted Outubro 15, 2022 at 12:02 am

      Acho imensa piada a essa da “super equipa” do Benfica. Por vários motivos.

      1) Eu estou habituado a que um adepto rival nunca admita que o Benfica tinha melhores jogadores. Nem pensar! O adepto rival puxa sempre a brasa à sua sardinha, não vai agora dizer que o Benfica tem a melhor equipa.

      2) Está a tornar-se moda usar a psicologia invertida para criticar os rivais. Agora os jogadores e o treinador não são fracos, são todos foras de série! É fazer um elogio disfarçado para passar a ideia que o Benfica nem com um 11 de mega craques consegue ser campeão. É uma win-win, porque se o Benfica ganha é porque são só craques e assim qualquer um consegue e não tem valor, e se perdem então ainda é mais valorizada a vitória do rival porque ganhou ao super-Benfica.

      3) Não sei bem donde vem a ideia de que o Benfica tem uma super-equipa uma vez que andam com essa conversa há 3 anos e os resultados têm provado o oposto.

      4) Está-se ao mesmo tempo a usar a mesma técnica que se usa para desvalorizar o Barcelona do Guardiola. Que é insistir na tecla que há de facto ali uma super-equipa quando não há. Os jogadores novos no 11 do Benfica são Ramos, um suplente/jogador da B nas últimas épocas, Florentino, que não contava e andava a somar empréstimos inúteis até acabar o contrato, o António Silva, que o ano passado era júnior, o Neres e o Enzo, dois jogadores de qualidade mas ambos mais baratos que jogadores como Paulinho ou David Carmo, muito longe de serem grandes trutas de 30 milhões cada contratados ao Man City e ao Real Madrid. Se o Benfica tem uma super equipa este ano é porque trabalhou os jogadores que tinha para fazer de facto uma super equipa. Porque os jogadores estavam cá todos, fora o Enzo e o Neres. Tal como o Guardiola não apanhou uma super equipa no Barça, ele FEZ aquela equipa. Essa mentira foi contada tantas vezes para o desvalorizar que a malta acha que é verdade. Guardiola dispensou craques como Ronaldinho, Eto’o e Deco para meter Busquets, Xavi, Iniesta e Pedro a titulares. Eles não eram craques. Guardiola fez deles craques. E com o Benfica a mesma coisa, o Benfica não tem uma super equipa. Está é finalmente a conseguir potenciar os jogadores que tem para que a equipa suba o rendimento. Mas são os mesmos que o ano passado ficaram em 3º a quase 20 pontos do Porto.

      Por isso deixem-se dessas tangas. Voltem ao velho “o Benfica não joga nada, tem é sorte, o Enzo é flop, não o vejo a fazer nada, joga a passo, e o Neres é um brinca na areia, não presta!”.

  • Bayern de Monchique
    Posted Outubro 14, 2022 at 2:41 pm

    “Do bom, para o suficiente até ao sofrível, mas conseguindo chegar ao mesmo resultado final do esplendor de campeonatos e taças ganhas sobre a relva. Notável!”

    Isto. 5 anos disto. Relembro que na era Jesualdo passou muito erro de casting pelo Porto mas volta-e-meia lá se conseguia encontrar um ou dois craques e não fosse o colectivo eram os rasgos individuais a resolver. Hoje olhamos para o 11 titular e dois, se tanto três, jogadores teriam lugar num Porto de AVB ou VP.

    Notável é o Sérgio conseguir manter este grupo constantemente competitivo e tivessem as últimas saídas sido colmatadas com jogadores de igual valência, dúvido sequer que houvesse contestação. Em Alvalade idem.

    Outros com bem mais não fizeram tanto.

    • Kacal
      Posted Outubro 14, 2022 at 4:26 pm

      É um pouco complicado fazer essas comparações. Por exemplo Jesualdo e AVB tinham Helton que foi um grande GR mas atualmente temos Diogo Costa, é fraco? É muito bom e tem muito potencial, sem Helton na altura podia ser titular mas pelo menos rivalizaria bem e não perderíamos qualidade. A mesma coisa com Lisandro e Falcao para Taremi, pode ser inferior mas acho que teríamos na mesma qualidade com um trio Hulk – Varela – Taremi

      Pepê contra Varela não podia ser titular?

      Uribe contra Fernando não rivalizava?

      Otávio não seria opção?

      Este ano não temos um #8 diferenciado, mas tivemos Vitinha na época passada não rivalizava com Meireles e Moutinho?

      É verdade que temos lacunas nas laterais mas também não é falta de dinheiro, mas sim dinheiro mal gasto em vários jogadores que não serviram e também noutros para posições onde já tinhamos qualidade e fomos buscar mais de forma desnecessária.

      E além disso o SC não chegou ao clube esta época, noutras épocas já contou com Casillas, Felipe, Militão, Ricardo Pereira, Telles, Danilo Pereira, Herrera, Vitinha, Brahimi, entre outros.

      • Kacal
        Posted Outubro 14, 2022 at 4:27 pm

        *E LUÍS DÍAZ CLARO!

      • Xyeh
        Posted Outubro 14, 2022 at 5:22 pm

        O Fernando Polvo atingiu um pico que pouco vimos em Portugal, mas sempre foi um jogador muito formiga de trabalhar para a equipa e para mim é super underrated e depois calhou de ir para um City onde tinha outro super médio defensivo e mesmo assim só na sua última época é que fez menos jogos, por isso não diria que Uribe tocava na xixa contra o Polvo. No meio campo por muito que goste de Vitinha não conseguia tirar o Polvo e o Lucho (o meu jogador preferido do FCP de sempre).

        • Kacal
          Posted Outubro 14, 2022 at 9:32 pm

          Eu também adoro Fernando mas Uribe não é nenhum meco, é muito bom para a nossa realidade. E o Vitinha rivalizaria com Meireles e Moutinho não com Lucho.

          Com o que disse quis apenas mostrar que o SC nos primeiros anos teve bons plantéis e não considero que tenha sido “milagreiro”, foi competente.

      • Bayern de Monchique
        Posted Outubro 14, 2022 at 5:53 pm

        Concordo contigo quando dizes que o Sérgio já contou com esses jogadores no seu plantel mas quantos (bons jogadores) vieram efetivamente após a sua chegada? – é aí que quero chegar. Militão, Diaz, Uribe, Taremi e pouco mais. Paulo Fonseca, Nuno e Julen tinham planteis muito mais talentosos do que os planteis do Sérgio Conceição.

        Em cima disso os bons jogadores que ainda lá estavam resultaram em «pastas» muito mal geridas entre saídas a custo zero e transferências a preços simbólicos. Por outro lado foi precisamente este contexto que potenciou a aposta na classe de 99/00.

        Se as comparações são ou não são justificáveis? A exigência que o Porto criou nos seus adeptos nos últimos anos não me permite conformar com tão pouco. Um pouco como o tweet do Oliver Kahn ontem após a vitória do Bayern em Plzen.

        Resumindo: o FCP tem vindo ano após ano a perder qualidade nos planteis que apresenta e tem também perdido a capacidade negocial que nos habituou nos últimos 10-15 anos. Isto tudo só dá mais valor ao trabalho que o Sérgio tem vindo a desenvolver desde que chegou ao clube. Se este ano conseguir bater o Benfica.. chapeau!

        • Neville Longbottom
          Posted Outubro 16, 2022 at 12:33 pm

          O Porto, tal como eu já disse, não precisa de grandes planteis. Um plantel à Gil Vicente chega para serem competitivos e ganharem títulos.

  • Af2711
    Posted Outubro 14, 2022 at 3:18 pm

    Podem não cair bem com algumas atitudes do treinador, mas o Porto é uma equipa com muitas vidas e um treinador de verdade, isso ninguém pode negar. Após aquela goleada eu já descartava a equipa e pensei que a luta seria por uma lugar na Europa League, e mesmo o Leverkusen tendo dois penáltis nos jogos, o Porto sobreviveu e ganhou. Isso é demonstração de força e ninguém que não goste de SC ou do Porto pode tirar isto.

  • CavacoVezesTres
    Posted Outubro 14, 2022 at 3:38 pm

    Sérgio Conceição não é apenas um milagreiro. É a tábua de salvação da atual direção, apesar desta lhe estar constantemente a dar facadas nas costas.

    Sérgio, com todos os defeitos como treinador que tem, sabe criar equipas competitivas. Mas desengane-se quem diga que só tem equipas de tostões. David Carmo e Verón tardam em mostrar qualidades acima da média e foram jogadores caros. Gastou também vários milhões em laterais direitos e nenhum se revelou com a minima qualidade para ser titular num clube desta dimensão.

    • Antonio Clismo
      Posted Outubro 14, 2022 at 4:56 pm

      Desculpa mas a tábua de salvação para a actual direção foi o dinheiro que entrou dos miúdos da formação. Formação essa que tanto desprezaram nos últimos anos. O FC Porto é o único clube top50 da Europa sem uma Academia de formação dedicada. É vergonhoso. O dinheiro que devia ter ido para a construção da Academia está todo nas mãos da família Pinto da Costa e associados.

      O que seria do actual FC Porto sem as centenas de milhões de euros recebidas por Diogo Dalot, Ricardo Pereira, Rúben Neves, Fábio Silva, Vitinha, Francisco Conceição, Fábio Vieira, André Silva…

      As contas do clube já são periclitantes imagina só se não tivessem entrado esses 250 milhões de euros nos últimos anos.

      • João Ribeiro
        Posted Outubro 14, 2022 at 5:30 pm

        Desde quando o Ricardo Pereira é da formação portista?

        • Antonio Clismo
          Posted Outubro 14, 2022 at 6:00 pm

          Não é mas foi vendido ainda jovem depois de potenciado (mais no nice mas pronto) por isso inclui-o neste grupo.

      • henry14
        Posted Outubro 14, 2022 at 6:00 pm

        Como já sabes, quase não concordo com nada do que dizes.
        Mas desta vez, concordo com quase tudo. Vitinha foi um chorrilho de sorte, por exemplo. Alguém se esqueceu que foram precisos uns 10 jogos para Vitinha contar para alguma coisa? E que na pré época pouco jogava?? O Wolves não o ter contratado por uns míseros 20M é dos maiores mistérios do futebol. E temos que ler que o Sérgio é um milagreiro.
        É bom treinador, sim. Muito competente, sim. Mas com muitos delírios e teimosias completamente ridículas. Não é nenhum milagreiro.
        Milagre é o Mourinho ganhar uma Champions com um clube português. Milagre é o Leicester ser campeão na Premier. Milagre é o Amorim com uma equipa completamente limitada ser campeã 20 anos depois quando era apontada ao 4º lugar. Milagre é o Atlético de Simeone ganhar um campeonato contra Real e Barcelona com Messi e Ronaldo no seu prime. Não é ganhar o tugão, muito menos quando o clube que mais odeiam anda horrível há uns anitos.

  • henry14
    Posted Outubro 14, 2022 at 4:19 pm

    Dos acontecimentos e das posteriores análises*.

  • Kacal
    Posted Outubro 14, 2022 at 4:31 pm

    Concordo que SC tem sido “milagreiro” nos últimos anos (2-3) mas não desde que chegou porque temos tido plantéis competitivos e não inferiores aos rivais, pelo contrário. Ele chegou a ter uma defesa com Casillas, Militão, Pepe, Felipe e Telles, além do Ricardo Pereira noutro ano. Teve Luís Díaz claramente diferenciado. Entre outros craques. E o clube tem gasto muito dinheiro na mesma. Agora teve mérito em potenciar vários jogadores? Claro que sim e dou-lhe todo, mas não faz dele “milagreiro”, mas sim competente.

    Agora incompetente tem sido a direcção nos últimos 2-3 anos e aí sim andar a jogar sem laterais complica o trabalho do treinador, este ano até sem um #8 de nível extra portanto sim tem sido “milagreiro” nestes anos.

    • Francisco Ramos
      Posted Outubro 14, 2022 at 5:37 pm

      Não faz dele milagreiro mas competente e depois dizes tem sido milagreiro estes anos! Está aí muita contradição Kacal! Ahahah

      O que o Sérgio tem feito acima de tudo é potenciar jogadores que não eram tão bons quanto pareciam (Marega, Zaidu, etc) ou que cresceram com ele enquanto treinador (Diaz era completamente inconsequente no último terço).

      Sobre a direcção, totalmente de acordo.

      • Kacal
        Posted Outubro 14, 2022 at 9:29 pm

        Só está contradição caso a queiras ver Francisco, acho que fui bem explicito desta vez. Tem sido “milagreiro” nos últimos 2 anos porque a direcção anda a nanar e a ser incompetente. Mas no resto não achei que tenha sido, acho que foi sim competente. Não vejo onde tenha sido incoerente.

        E o Díaz era inconsequente mas já tinha o talento e potencial ou tornou-se talentoso cá? O trabalho de um treinador é potenciar e foi o que SC fez, daí ser competente não lhe tirei mérito.

  • Neville Longbottom
    Posted Outubro 14, 2022 at 5:18 pm

    Grande Serginho. O milagreiro.

  • Vegeta
    Posted Outubro 19, 2022 at 5:39 pm

    2 jogadores de 10 milhoes no banco.
    Sempre vários guarda redes de bom nivel, quando alguns nem 1 tem.
    Mas faz omeletes sem ovos.

Deixa um comentário