Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O dia mais negro

Antes de mais, bom dia 16 de maio a todos, finalmente acabou o dia 15. Este dia, apesar de ser um dia muito especial para mim, por ser o aniversário de um familiar próximo, foi um dia muito negro a nível pessoal, pois o meu clube de sempre, o meu clube do coração acabou.

Esclareço desde já porque digo que acabou. Acabou no sentido de clube, de instituição, de valores, de moral, de ética, de tudo o que sempre defendi e que, acredito eu, a maior parte dos associados e adeptos, sempre defenderam. Nós, sportinguistas, sempre “aturámos” provocações de todo o lado, ora porque não ganhamos há 18 anos (jejum terminado em 2000), ora porque não ganhamos há 16 anos (jejum não terminado), ora porque não vamos à Champions, ou à taça UEFA, ou porque a perdemos em casa (2005) ou por outra coisa qualquer. Digo provocações, porque são isso mesmo, provocações, da mesma maneira que provoco os meus irmãos, os meus pais, os meus amigos de outros clubes, portanto, algo normal. Ontem, e depois de um acumular de erros, de má comunicação, de ditadura, de burrice, e mais outros ingredientes ridículos e vergonhosos, essas provocações (internas, diga-se), tomaram proporções surrealistas, vergonhosas, e dignas de prisão. E por isso mesmo, o meu clube acabou.

Ora pensemos: ontem entraram 50 adeptos (ou 40, ou 30, ou o que seja, bastava ser 1!) e agrediram tudo e todos, agrediram verbalmente jornalistas e depois física e verbalmente pessoas que envergam o símbolo do Sporting Clube de Portugal (bem ou mal não interessa, envergam o símbolo!). Depois disto, o presidente desta instituição diz que “amanhã é outro dia”. Se isto não é acabar com o clube, é o quê?

Hoje estou triste, mas mesmo triste, sinto um vazio, como disse ontem o nosso goleador holandês (bom ou mau, não interessa, é nosso!). Sinto esse vazio porque sinto que não vou conseguir olhar para o meu clube da mesma forma nos próximos tempos…. Sinto que não vou conseguir apoiar de igual forma. Domingo há final da taça, e então? Vamos fazer o habitual churrasco enquanto temos jogadores e técnicos com caras inchadas, pontos na cabeça e noutras partes do corpo? Vamos fazer isso?

Agora dizem-me, “mas o clube é maior do que isto!”, “tens de apoiar sempre!”. Não, desculpem, mas não. O clube é de facto maior do que isto, mas não tenho de apoiar sempre, e não consigo apoiar o meu clube agora, pois indiretamente iria estar a apoiar a pior figura que alguma vez passou pelo desporto nacional. E vão-me dizer os adeptos de outros clubes, “mas votaram nele!”, pois foi, verdade… Eu votei! Admito, votei! E aproveito para pedir desculpa a todos, sejam Benfiquistas, Portistas ou Sportinguistas, votei neste escroque. Se estou arrependido? Pois estou, e muito, acreditem…. Votei enganado, sei que muitas pessoas me avisaram, mas votei enganado…. Fui enganado… E assumo essa responsabilidade, sinto que as agressões de ontem foram, numa pequena parte, minha responsabilidade… Desculpa Bas Dost, desculpa São Patrício, desculpa William, desculpa Acuña, desculpa Misic, desculpa Palhinha, desculpa Salin, desculpa Bruno Fernandes, desculpa Gélson…. Desculpem todos!

Ontem, mal soube disto, parei de trabalhar, não consegui, tremia, tinha vontade de chorar, destruíram o meu clube, os meus jogadores, o meu treinador (bom ou mau, não interessa, é meu!). Hoje, estou vazio repito, estou magoado. Ontem só pedia que o presidente do Sporting Clube de Portugal colocasse o lugar à disposição, mas claro que seria de mais um líder assumir a responsabilidade e admitir que não soube proteger os seus jogadores.

Este ano receberia o “prémio” representativo de um número significativo de anos de sócio, estava feliz com a marca, mas não receberei das mãos do sr. Bruno, não o farei, vai contra os meus valores. Não haverá gamebox para o ano com este senhor a presidente, e em relação a pagamentos mensais, ainda vamos reflectir, em família. Foi a maior vergonha por que passei com o Sporting. Hoje, sinto que estive naquele balneário ontem. Reflitam, se fazem isto aos jogadores (ativos mais valiosos de uma instituição cotada em bolsa), o que farão a qualquer oposição?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): O Fernandes

68 Comentários

  • Empaler
    Posted Maio 16, 2018 at 4:07 pm

    É isto, em vez de passar valores e fazer Homens, é o ganhar a todo o custo.
    Tão importante como vencer deve ser a forma como se vence.

    Já se passou tanta coisa com tanta impunidade que na cabeça deles passa mesmo isso, que vão ficar impunes. E o pior é que se calhar até vão..

  • Dacosta
    Posted Maio 16, 2018 at 4:09 pm

    É isto e mais nada… Subscrevo

  • RicardoFaria
    Posted Maio 16, 2018 at 4:11 pm

    Sinto-me triste por adeptos como senhor.
    O Sporting é dos adeptos/sócios e não de BdC. O que se passou é gravíssimo mas só vocês o podem tirar de lá.
    Não deixem o Sporting cair e lutem pelo vosso clube.

    Força de um adepto do FCPorto.

    Saudações DesPortistas!

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 16, 2018 at 4:12 pm

    Texto fantástico e que espelha o que estamos a sentir. Estamos todos no mesmo barco, são dias difíceis e é preciso agir. A última pergunta é sintomática. Isto atingiu proporções extremas que são difíceis de contornar, até porque ninguém me tira da ideia que isto foi “encomendado”. Marta Soares convocou uma reunião apenas para 2.ª feira. Há a Taça antes, mas não interessa. É tarde quando falamos do futuro de um clube centenário. A Taça é o menos importante agora, interessa salvaguardar o futuro. Devia ter agido no imediato, mas já que marcou para 2.ª espero que não volte atrás como da outra vez. O Sporting e os adeptos não lhe merecem isso. Cabe-nos, posteriormente, a nós acabar com este circo. É hora de BdC cair do pedestal em que o colocaram. Orgulho-me de não ter votado BdC em nenhuma das ocasiões, mas neste caso não gosto de ter razão. Aguardo uma AG rapidamente.

  • TheHunter
    Posted Maio 16, 2018 at 4:13 pm

    Subscrevo na integra. SCP sempre.

  • TMA
    Posted Maio 16, 2018 at 4:14 pm

    A minha opinião sobre o Presidente Adepto:

    O Presidente Adepto e o Presidente “Como Deve Ser”.

    O Presidente Adepto considera as claques como o adepto representativo do clube. O Presidente “Como Deve Ser” sabe que os adeptos representativos são famílias.

    O Presidente Adepto quer muito ter títulos. O Presidente “Como Deve Ser” também quer, mas sabe que os adeptos amam o clube não só pelos títulos mas também pelos valores do clube e que os representantes do clube se devem comportar de forma digna.

    O Presidente Adepto não vê mal nenhum em chantagear os sócios. O Presidente “Como Deve Ser” respeita os sócios.

    O Presidente Adepto pensa que pode dizer aos restantes adeptos o que devem fazer na sua vida privada. Ao Presidente “Como Deve Ser” nunca tal lhe passaria pela cabeça.

    O Presidente Adepto não percebe que há um timing apropriado para tomar certas decisões. O Presidente “Como Deve Ser” espera pelo momento adequado.

    O Presidente Adepto acha que é bom fazer declarações públicas controversas antes de jogos importantes. O Presidente “Como Deve Ser” sabe que a tranquilidade é necessária para que qualquer pessoa possa desempenhar as suas funções com excelência.

    O Presidente Adepto considera qualquer crítica a si como uma crítica à instituição. O Presidente “Como Deve Ser” tem perfeita noção que o presidente não é a instituição.

    O Presidente Adepto considera todas as críticas como ataques pessoais com o intuito de desestabilizar. O Presidente “Como Deve Ser” percebe que há críticas mal-intencionadas e outras bem-intencionadas. Destas, tenta perceber quais as que têm fundamento e quais as que não têm.

    O Presidente Adepto insurge-se pelo facto de existir oposição. O Presidente “Como Deve Ser” encara a existência oposição como algo normal numa sociedade pluralista.

    O Presidente Adepto estranha que a comunicação social destaque mais a forma como se expressa do que problemas graves que existem noutros clubes. O Presidente “Como Deve Ser” sabe que um mau discurso é dar armas aos adversários para que se desvie a atenção dos problemas.

    O Presidente Adepto acha normal anunciar que vai ser pai num vídeo durante um jogo. O Presidente “Como Deve Ser” mantém distância entre a sua vida privada e o clube.

    O Presidente Adepto acha que pode fazer os mesmos comentários em público que faz quando bebe minis com uns amigos. O Presidente “Como Deve Ser” sabe que quando fala em público se espera que tenha um discurso institucional.

    O Presidente Adepto reage efusivamente quando um jogador faz uma assistência e descarrega a sua ira quando os jogadores cometem erros. O Presidente “Como Deve Ser” não entra em euforia com um bom resultado e não entra em depressão com as contrariedades.

    O Presidente Adepto reage a quente a tudo. Ao fazê-lo, amplifica ciclos emocionais e cria instabilidade. O Presidente “Como Deve Ser” mantém a calma e é uma âncora de estabilidade.

    O Presidente Adepto não vê problema nenhum em desancar os jogadores em público. O Presidente “Como Deve Ser” faz reparos em privado.

    O Presidente Adepto culpa jogadores e equipas técnicas pelos insucessos. O Presidente “Como Deve Ser” tem a hombridade de assumir a sua parte de responsabilidade nos insucessos.

    O Presidente Adepto tenta virar os sócios contra os atletas do clube. O Presidente “Como Deve Ser” fomenta a coesão entre massa associativa e atletas.

    O Presidente Adepto preocupa-se muito com a sua permanência no cargo. O Presidente “Como Deve Ser” encara com naturalidade o carácter transitório do cargo que desempenha.

    Por tudo isto é que o Presidente Adepto não é o futuro do dirigismo. O Presidente Adepto é o contrário do que deve ser um líder e não há instituição que resista, a longo prazo, ao Presidente Adepto.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 16, 2018 at 4:15 pm

    Nem mais! Imagino como os Sportinguistas que não se revém nisto se sentiam. É um ataque ao bom nome do clube, é um ataque a profissionais que fazem o seu trabalho, aquela malta está abaixo de lixo. A culpa? Bruno de Carvalho!

  • joaoleal1
    Posted Maio 16, 2018 at 4:16 pm

    Sou um adepto fervoroso do Sporting desde que me lembro, à vontade há pelo menos 28 anos. Durante esse tempo vi o Sporting ganhar 2 campeonatos e estar na luta até ao fim em mais 3 ou 4. Vi ganhar mais umas taças e supertaças. Nunca me preocupou muito o facto de não ganharmos muito. Sempre tive orgulho no clube e nos valores que supostamente representavamos, sempre tive orgulho no facto de apostarmos na prata da casa (mais por necessidade que por estratégia, mas na verdade sempre tivémos muitos jogadores da cantera) e por termos produzido alguns dos melhores jogadores de Portugal.

    A actual direcção tem muitos méritos e poderia ser provavelmente a melhor de sempre, pegou num clube falido e 5 anos mais tarde temos plantéis competitivos em todas as modalidades, trouxeram modalidades de volta para o clube que se diz o mais eclético de Portugal, conseguiram unir os adeptos em torno do clube. No entanto há muitas coisas que não me revejo nesta direcção, nomeadamente a estratégia de comunicação e o clima que ajudam a criar em torno do futebol e outros desportos. Podem dizer que os outros clubes também o fazem e são iguais, mas eu não quero saber dos outros clubes. O Sporting devia ser diferente. O Sporting devia ser um clube de exemplo para os outros adeptos, devia ser o clube que as crianças querem apoiar, que os jogadores jovens querem defender porque os valores do clube são os valores certos.

    O que aconteceu ontem é uma tragédia, não é uma coisa normal. Pior, a reacção da direcção é totalmente abjecta na minha decisão. A primeira coisa que deveria ter sido feita era fazer uma declaração pública a porem-se do lado dos jogadores, oferecer segurança privada a cada um deles e a oferecer dispensa aos jogadores que não queiram participar no jogo da taça. A segunda coisa a ser feita é dar aos jogadores a oportunidade de sair e oferecer toda a ajuda possível a encontrar solução para os jogadores que queiram sair. O futebol não interessa, o dinheiro não interessa, a única maneira do clube se poder re-erguer depois de um acontecimento destes é mostrar ao mundo que ainda há uma restea dos valores que foram a base do clube. Finalmente há que suspender todas as claques, por uns pagam os outros. Não há desculpa.

    O presidente veio dizer que foi chato. Será que se tivessem sido 50 adeptos do Benfica a fazer isto aos jogadores do Sporting ele teria o mesmo discurso do “crime acontece todos os dias”?

    Este acontecimento é pivotal na história do Sporting, duvido que o clube consiga sair disto por cima e no que me toca estou extremamente desiludido com isto, com as notícias de corrupção, com tudo. Tenho muita pena pelos jogadores que não merecem o que aconteceu (mesmo aqueles que não deram tudo nos últimos jogos), tenho pena dos miúdos da academia que vão ter de se ir embora porque os pais não vão querer que eles treinem lá, tenho pena dos adeptos que queriam ir à festa da taça e agora acabou-se a festa. Não tenho pena do Sporting, que se foda o Sporting, fechem as portas e comecem de novo.

    • Joao VV
      Posted Maio 16, 2018 at 4:52 pm

      Na generalidade concordo com o seu comentário.
      Mas disse aí uma coisa que deixou me a pensar durante algum tempo.. Se o que aconteceu ( a invasão e agressão daqueles vândalos) tivesse sido feita por vândalos do Benfica, o que é que a estrutura sportinguista vinha dizer a público?
      Lembro me que vi o bruno de carvalho mais irritado e mais exaltado quando uns adeptos do Benfica meteram uns cachecóis à frente da casa dos sogros ou algo do género do que ontem, depois do que aconteceu. Onde está o diretor de comunicação do Sporting? Não serve para representar o clube junto à comunicação social enquanto que os outros elementos da estrutura tentam resolver a situação? Alguém o viu ontem no centro de estágios junto à comunicação social? A única pessoa que apareceu foi o (incompetente) do Jaime Marta Soares, ao mesmo tempo que o canal do clube emitia a mensagem gravada!!! do presidente. Mas isto tem lógica num clube com a dimensão do Sporting?

      • joaoleal1
        Posted Maio 16, 2018 at 7:45 pm

        Exacto, num caso desta gravidade não interessa tanto quem o cometeu (aliás é pior terem sido os nossos) interessam as consequencias e se fossem adeptos do Porto ou Benfica ou terroristas garanto que o discurso não ia ser ‘é chato, acontece’

  • Ordepedro
    Posted Maio 16, 2018 at 4:17 pm

    Dos melhores textos que li aqui. Obrigado pela coragem em assumir a responsabilidade pelo que se está a passar. Se todos fizéssemos isso este tipo de coisas não se passavam. É uma pena que as pessoas no geral não tenham o seu espírito de autocrítica. Pode ser que as pessoas depois deste texto possam refletir um pouco mais profundamente. Obrigado!

  • Pedro pintarolas
    Posted Maio 16, 2018 at 4:19 pm

    Pena nao serem todos os adeptos assim. Texto brilhante

  • ACT7
    Posted Maio 16, 2018 at 4:23 pm

    Este texto devia ser entregue ao BdC.
    Incrível o que se está a passar esta semana. É de deixar qualquer adepto triste.
    As entidades competentes, como o Sporting, Liga, FPF, S.Estado, etc. não podem apenas fazer um comunicado com a palavra da moda “repudia”. Foi assim neste caso, foi assim quando se invadiram centro de treinos de árbitros, quando se invadem campos, quando há agressões entre adeptos, quando há qualquer coisa que manche o desporto nacional.
    Que época surreal do futebol português.

  • telmoluz79
    Posted Maio 16, 2018 at 4:24 pm

    Sendo de um clube rival, n posso deixar de dizer o qt te percebo pq mm sendo de um clube rival, tb senti-me triste e com vergonha do futebol português ontem.
    Pq o q passou ontem, atinge ao desporto português e não só o SCP e nada será igual daqui para a frente.

    E sinceramente acho q se n forem os sócios, o BdC n sai desse poleiro.. Isso é mais q certo

  • Bardias
    Posted Maio 16, 2018 at 4:25 pm

    Gostava de ver o Jamor vestido de preto.
    Ainda não desisti de arranjar bilhete, e se arranjar vou de preto.
    Nada contra o meu clube, cujo o nome vai ser sempre maior que uma pessoa / direcção / claque / grupo social… mas porque é como me sinto, neste momento é a cor da minha alma. Fica a dica.
    SL

  • Humberto Cruz
    Posted Maio 16, 2018 at 4:29 pm

    Vou ser sincero e espero não ofender ninguém, mas quando o que aconteceu no clube que apoiamos afecta a este ponto a vida pessoal de uma pessoa, alguma coisa está errada à partida. Percebo que se fique triste e sem saber como reagir, mas daí a sentir-se vazio, a tremer, sem conseguir trabalhar ou com vontade de chorar vai alguma distância. Não consigo honestamente compreender e parecem-me reacções demasiado exageradas. Sou adepto e apoio o meu clube, se isto me acontecesse ficaria triste mas não me tiraria o sono, não me impediria de trabalhar e ficaria muito muito longe de chorar. O futebol atrai massas, envolve muita paixão mas este tipo de reacções já me parece exagerado e demasiado próximo do fanatismo. É futebol, nós somos adeptos mas não é a nossa vida. Se se sentem assim se calhar deviam dar um passo atrás e pensar se realmente vale a pena investir-se tanto emocionalmente num clube e num desporto.

    • O Fernandes
      Posted Maio 16, 2018 at 4:36 pm

      Caro Humberto,

      Entendo perfeitamente o que diz, mas ontem tive a sensação de que o clube tinha terminado, não sei se já alguma vez passou por isso. Aquilo que lhe dá alegrias, e que permite de quinze em quinze dias ir passar uma tarde com amigos nas roulotes e a ver a bola, tinha terminado.

      Assustou-me.

      E mais do que isso, imaginei o que é estar num balneário fechado, com 50 brutamontes a bater só porque jogou mal um jogo ou não se aplicou. É pré-histórico.

      Acredite que não sou pessoa de ficar assim por qualquer coisa, mas ontem, foi um ato terrorista o que se passou, e isso mexeu comigo.

      Por isso, não sinto que deva dar um passo atrás, mas agradeço o conselho, e não o digo de forma irónica, digo-o de forma verdadeira, agradecendo o seu comentário e realçando que não me ofendeu de maneira alguma.

      Um abraço,

      O Fernandes

    • Knox_oTal
      Posted Maio 16, 2018 at 4:37 pm

      Tendo a concordar!!! Mas é o nosso lado latino… vem com prós e contras!

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Maio 16, 2018 at 4:42 pm

      Isso é sempre algo muito subjectivo, depende do que o clube representa para cada um. Para alguns é só um hobby banal, vêem os jogos, picam-se com os amigos, mas não afecta a sua vida normal. Para outros é algo mais relevante, que altera o estado de espírito de forma mais frequente. Tal como o autor neste texto insiro-me neste 2.º grupo e fico ainda mais chateado quando me dizem “isso não interessa para nada”.

      • Humberto Cruz
        Posted Maio 16, 2018 at 5:09 pm

        Não digo que não interesse para nada. Mas era a esse 2º grupo que queria chegar, talvez seja demasiado investimento pessoal no clube. Não sei, é-me difícil compreender ou pôr-me na vossa posição porque não sinto o mesmo ou pelo menos a esse nível.

    • Daniel Rosa
      Posted Maio 16, 2018 at 5:17 pm

      Eu tenho a mesma opinião em relação à Religião (a todas as religiões no geral). No entanto não deixo de respeitar quem acredita num ser imaginário. Eu acredito no Benfica e sempre que posso vou ao estádio e tento nunca perder um jogo em casa ou com amigos. O clube é a fé de muitos e, pelo menos, é tangível.

      • Humberto Cruz
        Posted Maio 16, 2018 at 5:24 pm

        Não acho que tenha desrespeitado ninguém. Não sou religioso e também não compreendo quem emocionalmente investe tanto na religião, mas também não os deixo de respeitar. É algo irónico dizer que os respeitas e depois chamares ao deus que eles acreditam de “ser imaginário”. De qualquer maneira, não acho que seja uma comparação muito feliz, a religião e um clube não me parecem em nada comparáveis.

        • Daniel Rosa
          Posted Maio 16, 2018 at 6:47 pm

          Também não disse que o tinhas feito. Disse que desrespeitaste a ideia do investimento sentimental num clube de futebol. Se achas infeliz é porque possivelmente não pensaste ainda sobre o assunto porque têm muito mais coisas em comum que diferenças, a única diferença entre ambos é o sentimento do qual se alimenta. Quanto à ironia, não existe, só porque existem pessoas que acreditam, e esse sentimento eu respeito, não os tornam mais reais.

    • José S.
      Posted Maio 16, 2018 at 6:59 pm

      Dispomos o tempo que achamos que podemos dispensar para os nossos gostos. Não somos todos iguais e todos nós reagimos e fervemos de forma diferente. Cada um tem a sua paixão. Podemos discutir e ver as nossas prioridades.
      Mas independentemente disso tudo, ninguém se pode dissociar do acto em si que se cometeu e isso é que é o importante e a ilação a tirar do que aconteceu nestes 2 dias relacionando com um post apaixonado de um adepto que podia ser um de nós. Isto é quem não sente não é filho de boa gente ou com o mal dos outros posso eu bem e se fosse a nós ou conosco?
      Qualquer adepto de futebol tem de repudiar estas acções e mais que tudo é essa a primeira lição e objectivo a cumprir. A defesa do desporto fantástico que é o futebol.
      Cumprimentos a todos e ao autor pelo seu fantástico texto.

    • Kacal
      Posted Maio 16, 2018 at 11:27 pm

      Subscrevo. E penso da mesma forma e também me “custa” compreender. No entanto, resta aceitar e respeitar porquê cada um sente à sua maneira e vive a vida e vês as coisas da forma que quer. A mim não me “tiraria o sono” porquê não é uma prioridade, vejo futebol e adoro, adoro e apoio o meu clube, mas separo o futebol das coisas mais importantes e das prioridades da vida pessoal. As pessoas, por exemplo, estão sempre acima do futebol para mim. No entanto, aceito quem pense o contrário e respeito, é a forma deles e é tão válida como a nossa.

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 16, 2018 at 4:30 pm

    Que texto fantástico.

    Quanto ao pedido de desculpas aceito obviamente, e agradeço o mesmo. Aliás todos os que votaram naquele anormal deveriam fazer o que fizeste, pedir desculpas.

    E as desculpas não devem ser direccionadas apenas aos sportinguistas, mas sim aos amantes do desporto tal como tu fizeste.

    Infelizmente e custa-me dizer isto, mas há muita gente a merecer isto e não vale a pena meter paninhos quentes pois só assim pode ser que abram os olhos.

    Apesar de tudo espero e acredito que o Sporting vai reerguer-se e ainda vais ter muito orgulho no teu clube.

  • Bruno_Costa
    Posted Maio 16, 2018 at 4:33 pm

    Subscrevo inteiramente e faço das palavras neste texto as minhas também. Também foi apoiante de BdC.

    Embora as realidades e consequências sejam completamente diferentes, pode-se comparar isto com os tempos dos nazistas, no sentido do mundo sportinguista estar “deprimido” por que o clube estava falido e veio um salvador da pátria do nada para revolucionar o clube. Isso tem muito poder – o discurso do “contra tudo e contra todos” – quando a nação está completamente em baixo e sem esperança.

    Além destes acontecimentos lamentáveis junta-se agora um caso de corrupção possívelmente com consequências terríveis. O SCP tem sustendo muito mas isto será uns tempos bem díficeis que aí vem.

  • rui_derrota
    Posted Maio 16, 2018 at 4:37 pm

    Tudo dito. Ainda tenho que me beliscar de vez em quando porque não acredito. Não deixa de ser curioso que o meu avô, sócio há mais de 70 anos e número 253, que me fez sócio à nascença da maneira a fugir ao benfiquismo do meu pai, tenho morrido no mesmo dia. E com ele morreu o Sporting.

    • Alex1904
      Posted Maio 16, 2018 at 5:13 pm

      Nestes momentos todas as picardias e rivalidades,provocaçoes e acusaçoes se desvanecem, quero desde ja manifestar-te os meus sentimentos pela perda do teu avô e ao mesmo tempo dizer-te q concordo ctg, eu como benfiquista tmbm tive de me beliscar pq nao queria acreditar q aquilo que se passou ontem estava realmente a suceder, è inconcebivel que jogadores de futebol sejam feitos captivos e torturados,sim TORTURADOS, pq levar com barras de ferro nas pernas e cintos nas costas sem poder ripostar è tortura, serem roubados,humilhados e agredidos barbaramente è algo que ninguem merece, e tudo pq? Pq o proprio presidente assim o quis e incitou o odio que esses 50 “adeptos” que eu chamo de animais descarregaram no plantel e equipa tecnica do sporting sabendo qisso teria severas consequencias e agora o meu grande rival pode correr o risco de,deixar de existir enquanto o conhecemos, para alguns isso seria motivo de gáudio,para mim empobrece o futebol português ainda mais…OBRIGADO BRUNO DE CARVALHO…Saudações benfiquistas amigo e força neste momento tao dificil

  • fabinho18
    Posted Maio 16, 2018 at 4:45 pm

    Sou benfiquista e desde que bdc entrou no sporting nunca mais quis que o sporting ganhasse em relação ao Porto. Comecei a sentir ódio por este emblema em virtude do seu presidente e das suas ações.
    Mas posso confessar que esta noite tive muitas dificuldades em dormir ( como nas derrotas do Benfica) porque não posso conceber que um grupo de animais entrem num treino e agridam os jogadores que estavam a fazer o seu trabalho. Isto ultrapassa a rivalidade.
    Pelos jogadores espero que o sporting ganhe domingo, eles merecem essa vitória e também os verdadeiros sportinguistas .

    Um abraço solidário para os verdadeiros sportinguistas.

  • JoaoMiguel96
    Posted Maio 16, 2018 at 4:45 pm

    Perfeito. Sinto me como o autor do texto, vazio, triste e, acima de tudo, desiludido.

    Nada justifica a violência, mesmo nada. Uma vergonha brutal, mas uma coisa muito pouco inesperada. Um presidente que desde o dia 1 puxou do ódio, da divisão e da idiotice só nos podia fazer esperar isto.

  • Estigarribia
    Posted Maio 16, 2018 at 4:58 pm

    Excelente texto, O Fernandes.
    Como Sportinguista o dia de ontem e o dia de hoje foram os piores dias da minha vida. Tenho 25 anos de idade, vi Sporting ser duas vezes Campeão Nacional (1999/2000, 2001/2002), vi o Sporting vencer várias Taças de Portugal e Supertaças, vi o Sporting perder uma final da Taça UEFA em casa (2005), vi o Sporting fazer uma campanha quase brilhante na Liga Europa, caindo, apenas, aos pés do Athletic Bilbao (2011/2012), vi vários grandes jogadores envergarem a bonita camisola verde e branca (Peter Schmeichel, Beto Acosta, Mário Jardel, João Vieira Pinto, Liedson, Van Wolfswinkel, Diego Capel, Matías Fernández, CR7, Quaresma, Nani, João Moutinho, Miguel Veloso, Bas Dost ou Bruno Fernandes, por exemplo) e vi o Sporting “morrer duas vezes na praia” no que toca à luta pelo campeonato (2006/2007, 2015/2016).
    Este Sporting, presidido por esta criatura aberrante, não é o MEU Sporting Clube de Portugal, clube que SEMPRE apoiei.
    Na época passada e esta época fui um crítico de Jorge Jesus, mas o técnico não merecia o que lhe aconteceu, nem os jogadores mereciam o que aqueles cobardes (que nem as trombas mostraram) lhes fizeram.
    Ontem e hoje sinto um vazio dentro de mim, tal como o nosso goleador disse, e hoje uma parte de mim morreu. Espero que os VERDADEIROS Sportinguistas, aqueles que AMAM o Clube e que sofrem por ele, corram com o mentecapto, psicopata e maluquinho que está a levar o MEU Sporting Clube de Portugal para o fundo. Eu quero o MEU Clube de volta ao topo e quero um Presidente que defenda o Clube com unhas e dentes e que ponha os interesses do Sporting Clube de Portugal em primeiro lugar.
    Sendo eu, apenas, um adepto não-sócio, peço a todos os sócios e VERDADEIROS Sportinguistas que consigam tirar de lá o psicopata que está a arruinar o MEU Clube, o MEU Sporting Clube de Portugal, porque quem tanto sofri em todos os jogos ao longo dos meus 25 anos de vida.

    Saudações Leoninas. E acredito que o MEU Sporting Clube de Portugal vai-se reerguer deste pesadelo e que me vai voltar a dar alegrias, como me deu no passado.

    • LO20
      Posted Maio 16, 2018 at 5:25 pm

      Obrigado!
      Registei-me de proposito para poder responder a este texto e acima de tudo a este comentário. Fi-lo porque nunca me identifiquei com ninguém no que toca ao NOSSO clube como me identifiquei com este texto e acima de tudo com este comentário! Tenho apenas menos 3 anos que tu e vi o mesmo que tu viste, ler este comentário foi como ver por escrito o que me vai na alma! Obrigado! E quanto ao resto, não sei mesmo o que vai acontecer ao Grande SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, mas neste momento o meu coração está com os jogadores e com os 3,5M de adeptos que pensam como nós! Abraço

  • Olivenza_FP
    Posted Maio 16, 2018 at 5:01 pm

    Excelente texto Fernandes!
    Parabéns pela coragem de partilhares os teus sentimentos, que devem ser transversais a muitos sportinguistas.

    Ontem foi um dia muito triste para o desporto nacional, e qualquer desportista deve repudiar e repensar as rivalidades extremas que têm levado a este clima de ódio repugnante!

    Rivalidade sim, mas com respeito e fairplay!

  • Fernando neves _36
    Posted Maio 16, 2018 at 5:02 pm

    Dos melhores textos que já li por aqui.
    Se fosse no meu clube sentia-me exatamente igual, para alguns é so um passar do tempo um hobby para outros é a nossa paixão e uma maneira de estar.
    Um grande abraço O Fernandes.

  • Nickles
    Posted Maio 16, 2018 at 5:02 pm

    Não consigo sentir pena. Epa desculpem mas não consigo. Insultem-me, façam o que quiserem.
    Tiveram 3 oportunidades, não aproveitaram nenhuma delas. A vida não é um mar de rosas. Amanhã se decido fazer borrada no meu trabalho, no mínimo dos mínimos terei uma repreensão. Como pessoa que pensa nas consequências, tentarei melhorar ao máximo para não voltar a repetir a porcaria que fiz. Mas e se me desleixar?? À segunda borrada muito provavelmente serei despedido. Será que se pedir desculpa volta tudo ao normal? É o voltas.
    Como é dito no post não foi por falta de aviso. Estava nos olhos que isto tudo iria acontecer. Logo após a AG de dia 17 de Fevereiro tentaram agredir jornalistas. Estamos a falar de vários sócios incluindo alguns com certa idade, e não de grupos organizados. Dali até ao que aconteceu ontem era apenas um passinho. E o passinho foi dado.

    • Nickles
      Posted Maio 16, 2018 at 5:15 pm

      Tenho pena é dos jogadores, do Jesus e do staff técnico, que sempre foram profissionais. Eles ganham a vida com isto, esforçam-se… isso sim dá-me pena.

    • DR
      Posted Maio 16, 2018 at 5:57 pm

      Eu sou Sportinguista e concordo contigo. Adaptando as palavras de um dos maiores pensadores de sempre a este contexto: O Sporting está morto. O Sporting permanece morto. E quem o matou fomos nós!
      Não me venham dizer que “o Sporting não é isto”. Amigos, agora é.
      Que vos tivesse enganado à primeira, ok acontece. Agora 3 (três) vezes??? Dos que ontem andaram a marchar em apoio aos jogadores, quantos não deviam venerar o doido a semana passada? Quantos não ficavam todos moralizados com o ódio doentio ao Benfica que cuspia? Quantos não votaram nele para um segundo mandato? Quantos não legitimaram as suas pretensões ditatoriais megalómanas? Quantos não acharam bem o “apertar de orelhas” aos “meninos mimados” em praça pública? Quantos não se empolgaram com a postura do presidente adepto? Quantos não ajudaram a propagar o ódio, a perseguição, o oportunismo e o egocentrismo?
      Vão-se lixar, são tão culpados quanto ele! Não é porque a vossa burrice só vos permitiu perceber tudo isto 3 anos depois que podem sair bem na fotografia. Para mim não têm perdão, o Sporting está morto e vocês foram cúmplices.

  • Kacal
    Posted Maio 16, 2018 at 5:12 pm

    Excelente post, tudo dito e não vale a pena “bater no ceguinho” mais. Agora é resolver esta situação!

    Quero só dizer que estou solidário com o Sporting (clube), os seus verdadeiros adeptos e os jogadores + equipa técnica e outros elementos que não têm culpa. E dou uma palavra de apoio e força a todos vocês. Estamos juntos!! Quero o bem do meu clube e quero vencer, mas quero vencer de forma digna e contra rivais à altura, de forma limpa e competitiva, quero o bem do futebol português e da cultura desportiva em Portugal. Quero um ambiente saudável e uma rivalidade saudável. Por isso têm o meu apoio e vamos juntos!!

    • Knox_oTal
      Posted Maio 16, 2018 at 5:41 pm

      Exacto… agora há que começar a resolver o problema! Digo começar pois o problema vai para além do Sporting e envolve a mentalidade do adepto em geral, e isso leva muito tempo e envolve medidas de fundo e preventivas! Algo que julgo que o Governo tem que assumir, devido à inoperância e incapacidade da Liga de Clubes ou até mesmo a Federação. Mas na perspectiva particular do Sporting, a hora é de encontrar consensos e resolver O problema, a.k.a BdC. E no Jamor, já que toda a gente parece investida em manter a final da Taça viva, é um excelente momento para dar uma resposta contra a violência e o ódio e fazer uma clara tomada de posição e intenções dos adeptos sportinguistas!!! Que o futebol volte a ser aquilo que devia ter sido sempre… uma festa!!! Mas há feridas que vão precisar de tempo para sarar… e se o problema não for encarado rapidamente, tais feridas arriscam-se a se tornar crónicas!

      Saudações Kacal

      • Kacal
        Posted Maio 16, 2018 at 7:11 pm

        Eu não sei o que temos de fazer para resolver o problema e mudar esta situação, confesso. No entanto, espero que aconteça e farei a minha parte como sempre. De resto, totalmente de acordo contigo!! Subscrevo.

        Saudações Knox

  • Hugomcma
    Posted Maio 16, 2018 at 5:13 pm

    Eu percebo o texto. Percebo a mensagem que o mesmo pretende transmitir. Também percebo parte da mágoa pois ver isto a acontecer no meu clube é obviamente “chato”.
    E digo “chato” por uma razão muito simples. Com isto não quero defender Bruno de Carvalho, alguém que não merece de todo estar onde está. E obviamente sendo presidente da instituição não deveria utilizar a palavra “chato”.
    Mas eu não sou presidente do Sporting. Sou do Sporting desde sempre, mas não sou presidente.
    E, por isso, para mim o que a aconteceu ontem é, de facto, “chato”. Mas isto não me deixa vazio. Nem me deixa triste. Não me impede de trabalhar.
    O que é verdadeiramente triste, o que me causa revolta, o que me faz parar de trabalhar para refletir, o que me dá vontade de chorar é o que acontece diariamente na Faixa de Gaza. Diariamente meus amigos … pensem nisto. Isso sim, isso é triste.
    Uma vez mais, percebo a ideia do post, mas estou totalmente em desacordo com a parte emocional do mesmo.
    O aconteceu ontem, para nós adeptos, deveria mesmo ser apenas chato. A tristeza é provocada por acontecimentos muito, mas muito mais graves. Ontem morreram pessoas, incluindo crianças, na Faixa de Gaza … Anteontem também. Na semana passada idem … e eu estou triste por causa disto, não por causa do que aconteceu em Alcochete.
    Eu sei que estamos num blogue sobre desporto, onde a ideia é descontrair, mas tive vontade de deitar isto cá para fora.

    Abraços e saudações a tod@s.

    • O Fernandes
      Posted Maio 16, 2018 at 5:25 pm

      Caro Hugo,

      Compreendo o que diz, e a isso chama-se “colocar em perspectiva”. Haverá sempre coisas piores, sempre, qualquer que seja a situação, e isto é, “apenas” desporto. Ontem deixou de o ser, porque foram ameaçadas pessoas e as respectivas famílias.

      Mas sim, pondo em perspectiva, é apenas “chato”, e nada mais do que isso.

      Um abraço,

      O Fernandes

    • Marcos Rodrigues
      Posted Maio 16, 2018 at 7:27 pm

      Identifico-me inteiramente na essência do teu comentário, Hugo.

  • Mike-UK
    Posted Maio 16, 2018 at 5:17 pm

    Sinto o mesmo.
    Sinto que o clube que o meu pai me ensinou a amar desapareceu ontem, fiz, provavelmente sem perceber, o meu funeral pessoal à instituição que representei como atleta e não o fiz por causa de 50 individuos, fi-lo porque os 50 individuos foram o ponto final numa negra história com cerca de 8 anos onde o meu Sporting caiu no vazio e na inexistência.
    Não me quero alargar muito mais, porque doi muito, mesmo, e só escrevo isto quase como purga desta dor tremenda de ter perdido, ontem, a esperança.
    Visito regularmente as minhas memórias de infância e tudo o que o Sporting me deu como jovem atleta e como adepto, os meus misters, as bolas passadas a tantos laterais, centrais e guarda redes… de Ivkovic a Tiago e De Wilde, do Paulo Torres ao Rui Jorge, do Valckx, Naybet, Beto o nosso Capitão… de tentar imitar as fintas do Figo, da classe e da simpatia do Pedro Barbosa e do Afonso Martins, do quanto prometia o Porfirio quando apareceu, e do Edgar Marcelino e do Carlos Martins mais novos do que eu ainda nos tempos do velhinho Alvalade. E do dia, no velhinho Alvalade, a seguir ao acidente do Cherbakov e de como eramos tão dignos nessa altura, sem titulos mas com a honra imaculada….
    Ficam as minhas medalhas, os bilhetes antigos que guardo de quando tinha de ir para a bancada por não ter safo a escola – o bis do Cadete ao Celitc em casa na minha primeira noite Europeia, o da bicicleta do Juskowiak ao Boavista, o malvado 3-6 do João Pinto e o 2-0 ao Porto (obrigado ainda hoje, Secretário!), os que me dizem mais…
    Esse meu Sporting não volta mais, existirá sempre no meu coração, para sempre como um amor único para o qual vivi devotamente na minha adolescência. Perdi a esperança, e estou verdadeiramente triste pelo adeus que estou a fazer. Que tenho de fazer.

  • JoseRibeiro
    Posted Maio 16, 2018 at 5:18 pm

    Subscrevo na totalidade o texto.

    O dia de ontem e o 18 de Maio de 96 são de longe os dias mais negros da história do Sporting.

  • hortalica
    Posted Maio 16, 2018 at 5:21 pm

    Se me dessem a escolher entre 2 opções:
    1º O dia de ontem nunca ter acontecido e ficar 5 anos sem ganhar nada
    2º O dia de ontem acontecer e ganhar tudo 5 anos seguidos

    Eu preferia mil vezes a 1º opção. Já nem me interessa o jogo da taça no domingo, ainda para mais eu estava desejoso do jogo da taça pela festa que é, mas depois do que aconteceu ontem isso já não é importante.

    Como é que o SCP vai recuperar disto? Que jogadores e treinador querem ficar/vir para um clube em que isto se passou (ainda para mais sem champions)? E mais importante que tudo, nós adeptos que neste momento não sentimos o orgulho que deveríamos sentir por este clube.

  • jnunes
    Posted Maio 16, 2018 at 5:34 pm

    Bom texto.
    Infelizmente os acontecimentos de ontem envergonham todos os que de futebol gostam.
    Questiono aos adeptos Sportinguistas se o ódio vos levou a algum lado?
    O ódio ao Benfica que em tudo se superioriza ao amor que têm ao vosso próprio clube. Sim, esse ódio que vos levou á maior loucura do desporto nacional. Esse ódio que levou 50 adeptos do vosso clube a denegrirem o desporto nacional alem fronteiras. O ódio que pode levar os vossos principais activos a rescindirem sem que os milhões sejam liquidados nas vossas contas.

    Não vale tudo. Não valeu tudo desde que atiraram tochas ao GR da selecção nacional que em tantos jogos vos ajudou. Sei que não foram os cerca de 3 milhões de adeptos, mas dos poucos que sejam fazem se ouvir plos piores motivos por todo o mundo. Um clube que tem internacionais dos mais variados países, atletas campeões da Europa etc…. do que vos serviu o ódio que vos impuseram?

    Eram as toupeiras, os email, os vouchers… Sim, sou benfiquista com muito orgulho e amor. Mas esse amor nunca será irracional. Nunca me levará a concordar com cânticos manhosos nem a incentivar violencia, nunca aceitarem que me digam para odiar mais um rival do que para amar o meu clube.
    Não leio noticiais do vosso clube só para esfregar as mãos de contentamento quando o barco afunda. E no final até no andebol ha corrupção…

    O ódio que semearam nas vossas cabeças levou-vos por um caminho que num país com organismos de tutela diferentes e eficientes poderiam quase que acabar com o vosso clube. Algo que não desejo, porque, la está a diferença, eu quero é saber do meu clube e não dos desastres dos demais!

    Este acto de terrorismo tem um autor, delegou para as bases que movidos pelo ódio castigaram quem menos culpa tem depois dos adeptos. Adeptos que como eu, querem ir ao futebol passar um bom bocado com os filhos, comer uma bifana e vir contente para casa porque o nosso clube venceu, ou mesmo que perca, por momentos esquecemos os problemas do dia á dia, dos desassossegos do trabalho, das contas por pagar, do familiar que está terminal etc…

    Sejam racionais, não deixem que vos tratem como peões numa guerra que vos próprios criaram.

    • J Silver
      Posted Maio 16, 2018 at 5:42 pm

      Este blog é o sítio errado para vires pregar isso.

      • Joao Duarte
        Posted Maio 16, 2018 at 10:53 pm

        Mas infelizmente tem razão.

      • jnunes
        Posted Maio 17, 2018 at 10:03 am

        Pregar fazem os padres J Silver. Queres que vá dissecar uma matéria com fundamento para blogges afectos ao SCP? Como referi, sou benfiquista , nao vou a Bloggues rivais ou tendenciosos dissecar sobre uma matéria em que admito ser Benfiquista.

        Este blogg é dos mais vistos em Portugal, provavelmente, será o mais indicados para tentar mudar algumas mentalidades.

        Pensa nisso companheiro

  • TCSantos
    Posted Maio 16, 2018 at 5:43 pm

    Tenho 25 anos, adepto orgulhoso do meu Sporting.
    Resisto há anos às provocações lá de casa, dos amigos, dos colegas. “Não ganhas um campeonato há anos” “Lembraste de festejasr o teu último titulo de campeão?”.
    A meu ver os sportinguistas tem a capacidade de resistir, a capacidade de amar o clube incondicionalmente. Podemos ter muitos defeitos, mas apesar de não ganharmos nada há anos e anos, continuamos a gritar pelos nossos, a defender as nossas cores.
    Ontem não queria acreditar nas imagens que a comunicação nos fazia chegar. Não era possivel, era demasiado assustador, tentar imaginar os momentos que os nossos atletas, dirigentes e funcionários passaram naquele balneário é impossivel.
    Mas mais assustador que tudo isto foi ouvir as declarações do “presidente” do meu/nosso clube. Não existia sentimento, não existia solidariedade para com aquelas pessoas que ele tanto deveria proteger. Apenas vi um homem (com um h bastante pequeno) que mais uma vez se vitimizou, que mais uma vez quis passar que ele coitadinho é que era o alvo de todas estas acções. Não consegui ver mais, não era possivel ser verdade.
    Hoje acordei e sentia-me doente, ainda me sinto doente. Na minha cabeça não é possivel que tudo isto tenha acontecido, ao meu clube, ao nosso Sporting mas também ao futebol português.
    Hoje estou doente, sempre o fui pelo meu Sporting, mas hoje estou doente por termos batido no fundo.
    Senhor “presidente”, já chega, é tudo o que lhe peço.
    Sporting Sempre!

  • DavidDop
    Posted Maio 16, 2018 at 7:06 pm

    Nada mais a dizer, está tudo dito neste texto. Também eu sinto o vazio que muitos sportinguistas hoje sentem, também eu!!! Talvez no meio de tanta adversidade, surja algo positivo, que seria a demissão do presidente, e talvez com isso se salvasse alguma coisa, mas infelizmente, duvido muito.! Refletindo e bem sobre a tua última nota, se fazem isto aos jogadores, aos que defendem o seu simbolo, que farão aos adversários…………

  • R1906
    Posted Maio 16, 2018 at 8:46 pm

    Esse negrito…enfim…na mouche.

    Ontem mal vi a imagem do Bas Dost naquele estado caiu-me tudo…no meio do Largo do Rato e senti-me completamente perdido. Quero este homem fora do clube. Quero eleições e desejo que apareça um homem que saiba tratar bem os jogadores, treinadores e adeptos que neste momento difícil merecem, tirando os que continuam com Bruno.

  • pgomes23
    Posted Maio 16, 2018 at 10:31 pm

    Identifico-me totalmente com este post e com a maioria dos comentários. Ontem senti-me muito afectado, triste e envergonhado com o que se passou. Nunca me revi nas posições deste presidente, tanto no caso MS, como na gestão dos diversos conflitos com atletas especificos ou nos recentes ataques em publico aos jogadores, no entanto sempre reconheci as suas conquistas à frente do clube, tornando-o muito mais competitivo depois de varias epocas lamentaveis. Infelizmente nada mudará este episodio mas espero que juntos possamos mudar o futuro deste clube. Temos que garantir que actos destes não se repitam. BdC sempre demonstrou não ser digno de representar esta grande instituição e não é compativel com os principios do Sporting Clube de Portugal. O minimo que poderia fazer seria demitir-se caso tivesse o minimo de dignidade, no entanto e como não a tem, teremos que ser nós adeptos a fazer a diferença e recuperar o nosso Sporting!

  • cards
    Posted Maio 16, 2018 at 10:59 pm

    Excelente texto.
    Sou benfiquista mas não posso ficar indiferente a este belo texto.
    Há sporting para além do bdc.
    saibam os sportinguistas sejam sábios

  • Mantorras
    Posted Maio 16, 2018 at 11:36 pm

    Meu caro, um grande abraco e que venham ai dias melhores. Isto nao e nada bonito.

  • Nelson
    Posted Maio 17, 2018 at 8:08 am

    Subscrevo na totalidade. Há um cancro que se alastra no nosso Sporting. Um cancro incendiário, egocêntrico e ditador. Apesar da atitute mais correta, neste momento e antes que haja alguma reação negativa por parte dos jogadores, sería o presidente pedir a demissão, penso que isso não irá acontecer. Está agarrado ao tacho e ao poder.
    Apoio incondicionalmente a demissão do presidente. E que seja muito rápido

  • Andre_Marques
    Posted Maio 17, 2018 at 9:29 am

    Bom dia a todos

    Antes de mais quero ressalvar que nao sou do Sporting (sou do Vitória de Setubal), mas nao consigo deixar de ficar indiferente a este tema porque amo o desporto e aquilo que está a acontecer no Sporting e tambem nos varios programas desportivos que durante a semana passam em Portugal,nao é desporto nem é nada. É apenas uma palhaçada para terem mais audiencia cega a mando de alguem e depois origina episódios como aquele que anteontem aconteceu em Alcochete.

    É preciso morrer alguem para a FPF e LPFP tomar medidas a sério e ja agora tambem o governo? Porque se as instituicoes desportivas nao podem ter mão nas televisoes para regular estes programas, que o governo tome medidas para nao escalar mais a violência, o odio gratuito e o clima de suspeição que existe no desporto em Portugal.

    Quanto aos sportinguistas, uma palavra de conforto porque percebo aquilo que estão a passar, tive um presidente que em 9 anos delapidou o patrimonio do Vitoria e que mesmo assim, muitos socios eram cegos no apoio a esse individuo apenas pelo facto de quando entrou para o Vitoria mais ninguem apareceu na altura e porque criava um clima de medo de que ele era o salvador do clube e se saisse o Vitoria acabava, isto apesar dos resultados financeiros e patrimoniais ficarem piores a cada dia que passava… nao vou dizer que vai ser facil, porque nao acredito que o bruno de carvalho tenha vergonha na cara para se demitir, mas acredito tambem que nesta semana muitos sportinguistas finalmente acordaram para a realidade do presidente que têm no seu clube e assim possam mudar o Sporting, tal como estamos a tentar reerguer o Vitoria.

    Um abraco a todos

  • Andre_Marques
    Posted Maio 17, 2018 at 9:30 am

    Ah e faltou me so referir que tambem individuos que não promovem o desporto deveriam ser irradiados dos clubes

Deixa um comentário