Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Engenheiro dos Milagres

Portugal. Apesar de pequenos e com pouca população, somos um país que historicamente realizou grandes feitos, a todos os níveis. Centrando só no jogo mais belo, vemos uma história riquíssima. Um país que conta com 4 Taças dos Campeões Europeus. Um país que conta com clubes históricos, finalistas das diferentes provas da UEFA, lutando sempre contra clubes com outro poderio económico. Apresentamos, ao longo dos nossos pergaminhos futebolísticos, alguns dos maiores intervenientes que este desporto já viu. Gerações de jogadores marcantes, míticos e que tocaram o Olimpo deste desporto, diversas vezes. Eusébio, Futre, Figo, Rui Costa, Fernando Gomes, Coluna, Ronaldo entre tantos outros. Pelos bancos passaram inúmeros treinadores, cada um referência da sua época, desde Pedroto a Mourinho. Podemos dizer que de facto temos uma criatividade, um sentido estratégico e de compreensão de jogo superior à média dos restantes países. O que poderíamos fazer com um campeonato com a capacidade financeira de outros, ou então o que poderíamos fazer com uma população de 40/50 milhões de pessoas? Mas, como se costuma dizer, as coisas são o que são e não aquilo que nós gostaríamos que fossem. E neste sentido, a nossa seleção nacional parecia sempre aquém dos feitos dos nossos diversos intérpretes. Até 2000 as fases finais eram uma raridade, mas depois da mudança de milénio, apesar de nos habituarmos a ver a nossa seleção sempre presente, parecia que faltava sempre qualquer coisa. E os títulos permaneciam uma miragem nas vitrines vazias da FPF. Até que chega Fernando Santos para o cargo de selecionador e tudo mudou.

Durante o dia de ontem, o Engenheiro tornou-se no selecionador com mais jogos à frente da seleção nacional. E o seu percurso tem sido absolutamente notável. Paris marca a estreia, o ponto mais alto e momento do recorde, em três atos que definem bem este percurso. São 75 jogos ao longo de 6 anos. Apenas 11 derrotas, sendo que 8 delas foram em particulares. O mesmo é dizer que em 6 anos perdemos apenas 3 jogos oficiais. Neste mesmo período, vemos que por exemplo (apenas jogos oficiais): a Espanha perdeu 5 vezes, a Alemanha perdeu 8, a França perdeu 4, a Itália perdeu 4, a Holanda perdeu 12, a Inglaterra perdeu 7, a Bélgica perdeu 6. Importa referir que nenhuma destas seleções tem sequer mais jogos oficiais que Portugal neste período.

Ainda durante estes 6 anos, percebemos que tem sido feita uma transição com enorme sucesso da seleção nacional. Com o jogo de Rúben Semedo frente à Espanha, são já 43 jogadores que tiveram a oportunidade de usar a camisola das quinas, sendo que aqui não incluímos jogadores que já tiveram a oportunidade de integrar estágios, ainda que sem minutos de competição. Aquando do Euro 2016, Fernando Santos trouxe também outra novidade, o discurso. Uma variável tantas vezes esquecida, mas tantas vezes fundamental. Na verdade, não tenho memória de um selecionador que mal tenha garantido a qualificação para o torneio, tenha dito de forma tão direta e clara que ia a França para trazer o título, um contraste tão grande com o clássico: “vamos fazer o nosso melhor, irmos jogo a jogo e vermos até onde podemos chegar”. Fernando Santos tornou na cabeça de todos os jogadores a realidade do sucesso, que tantas vezes não passava de um sonho longínquo. Por muito que não se goste do estilo, ou das escolhas, o mérito de Fernando Santos é inegável. Ao contrário de outros países, é muito difícil para Portugal ter uma espinha dorsal, com automatismos trabalhados. Vemos que muitos jogadores jogam em clubes diferentes, sendo que para conseguir colocar 3 jogadores de uma mesma equipa em campo é muito complicado. Neste sentido, Fernando Santos tem tido o mérito de conseguir apresentar um futebol consistente, ainda que, muitas das vezes, pouco espetacular.

Mister, tal como referiu, falta-lhe o mundial. Esta geração permite-nos sonhar. Praticamente todos jogam em clubes competitivos e de exigência máxima (praticamente todos da seleção A e muitos dos sub-21). Daqui a dois anos, todos estes jogadores contarão com uma maturação competitiva ainda maior. E provavelmente será o último mundial do nosso melhor jogador de sempre. Por isso, por favor, sonhe. Sonhe como em 2016, para que possamos sonhar consigo também. E para que em 2022 toquemos todos ainda mais alto. Mesmo que isso não aconteça, apenas nos restam palavras de gratidão. Ficará para sempre na memória de Portugal e do nosso futebol. Mais que o Engenheiro do Penta, será recordado como Engenheiro dos Milagres.

Visão do Leitor: Santander

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

56 Comentários

  • hortalica
    Posted Outubro 12, 2020 at 8:55 pm

    Se o Engenheiro fosse um Rei tinha o cognome de “O Incompreendido”, tanta gente malha nele (eu inclusive) mas a verdade é que o seu percurso em termos de títulos e resultados está num nível impecável. 2 títulos (Europeu e Taça das Nações) em 4 competições (contando com Mundial e a Taça das Confederações). Só perdeu 3 jogos oficiais (dois deles num apuramento sem consequências) e a outra derrota foi o Uruguai que é a única selecção que nos conseguiu ganhar durante os 90/120min em 4 fases finais!

    Se hoje somos tão exigentes e exigimos mais controlo de bola e mais ataques contra a França actual Campeã do Mundo (que nos lixava sempre) é muito graças a ele. Claro que a selecção tem muita qualidade (e tem um Ronaldo), mas antes já houve muita qualidade mas nunca passávamos daquilo. Se podíamos jogar um futebol mais ofensivo e mais atractivo? Claro que sim, mas será que conquistávamos o que conquistámos? Jogamos com as melhores selecções do mundo (principalmente quando é a sério) e para nos marcarem um golo é um problema grande, e quem não sofre (tal como quem marca) está mais perto de ganhar. Quem tem qualidade individual como Portugal não precisa de muitas oportunidades e o Santos trás o resto (a estrelinha).

    • Miguel SADSC
      Posted Outubro 13, 2020 at 4:32 pm

      Subscrevo. É muito complicado bater a seleção portuguesa e com a qualidade que há, o mais provável é haver um golo. A nível de seleções, não há tempo para muito mais e acho complicado pedir algo mais que uma equipa sólida. E a de Portugal é muito.

      • hortalica
        Posted Outubro 14, 2020 at 8:31 am

        A última selecção que ganhou a jogar um futebol agradável foi a Espanha e esses anos jogava muito bem porque tinha a espinha dorsal do Barcelona de Guardiola (Pique, Alba, Busquets, Xavi, Iniesta, Villa, Pedro, etc). Depois da Espanha ter dominado o futebol, todos os campeões foram super cautelosos a jogar temos a Alemanha 2014/Portugal 2016/França 2018/Portugal 2019 e até na Copa América (que não costuma ser tão táctica como a Europa) tivemos um Brasil super cauteloso a levantar o troféu.

  • Amigos e bola
    Posted Outubro 12, 2020 at 9:14 pm

    É inegável que o trabalho técnico está lá mas na minha opinião há muita coisa que parece curta no FS.

    O futebol muitas vezes não convence, e fica a ideia de ser um treinador algo medroso.

    Será que é o treinador ideal para o perfil desta geração? Eu tenho dúvidas.

    • Nunop
      Posted Outubro 13, 2020 at 11:44 am

      Não é medroso de todo, é cauteloso. Quando vê uma oportunidade não tem medo de explora-la.
      Na final do Euro 2016, aos 79 minutos, empatado 0-0, tira Renato Sanches (médio) e mete um avançado (Éder). Com 10 minutos por jogar, em casa da França, podia ter tentado aguentar o empate até ao prolongamento, tinha Danilo Pereira no banco, André Gomes…escolheu um avançado

  • Richrad
    Posted Outubro 12, 2020 at 9:54 pm

    Não tem a chama do Felipão, longe disso. Nunca colocou a seleção com um futebol vistoso, ofensivo e cativante.
    Mas factos são factos e os resultado falam por si.
    É o meu selecionador mesmo muitas vezes não estando de acordo com as suas políticas. Os jogos não se jogam, ganham-se ainda mais ao nível de seleções. Dos melhores jogos que vi com Fernando Santos ao leme, incrivelmente fomos eliminados com duas batatas no Mundial 18′.
    Pragmatismo e navegante, é como defino o sr. Engenheiro, obrigado Nando,

  • Joao Silvino
    Posted Outubro 12, 2020 at 9:55 pm

    Quem nunca pediu a demissão de FS, fosse pelo péssimo futebol, fosse pelos resultadinhos mínimos, fosse por só chamar os amigos, que atire a primeira pedra… Acho que faz parte da lenda. Portugal é mesmo um país único.

  • Deco10
    Posted Outubro 12, 2020 at 9:58 pm

    A situação do FS na seleção, na minha opinião, é muito parecida à de SC no Porto (falando apenas em futebol jogado/resultados, pois na seleção tudo o resto não existe, e tendo em conta as devidas diferenças nos intervenientes).

    São treinadores que obtêm resultados, que sabem tirar o melhor da maioria dos jogadores que têm, mas que aqueles de quem não conseguem deixa no ar a dúvida se é mesmo este o treinador que nos vai levar à glória outra vez.

    Por exemplo, no Porto há o Nakajima, um jogador tecnicista, com excelente toque e que já fez muitos estragos na liga portuguesa pelo Portimonense, mas que no Porto continua sem convencer. Na seleção temos o Bernardo Silva, um craque que já foi inclusive bastante elogiado por um dos melhores treinadores de sempre, mas que na seleção continua a ficar aquém. Será que é o futebol jogado que não é o mais benéfico para eles? Será que é problema dos jogadores e não compreendem a ideia do treinador?

    Depois muitas vezes, como são ambos treinadores que tentam tanto ler o adversário, por vezes vemos as suas equipas a praticar um futebol enfadonho, à “espera de algo”.

    Também são ambos treinadores que gostam de ter uma referência e de jogar para essa referência (Marega/Ronaldo), o que, quando a referência está num dia mau, acaba por castigar toda a equipa.

    Penso que nenhum dos dois alguma vez será consensual, pois há sempre os novos adeptos (que devem ter começado a ver futebol desde o Barcelona do Guardiola) que acham que todas as equipas têm de jogar para os 80% de posse de bola, mas são ambos treinadores que trazem resultados positivos a longo termo.

    • psychomantis
      Posted Outubro 13, 2020 at 12:44 pm

      Percebo onde queres chegar com o comentário mas não concordo na totalidade.
      Penso que não se pode fazer uma comparação direta de treinadores de clubes com selecções. Um selecionador tem muito menos tempo para implementar as suas ideias e colocar a sua equipa a jogar ao seu gosto, logo a solução é preparar o jogo apenas para ganhar. De qualquer das maneiras, independentemente disso, nós já vimos Portugal a praticar futebol de qualidade (o excelente leque de jogadores que temos também ajuda é verdade).
      Como alguém disse na caixa de comentários do jogo contra a França, é um bom sinal empatarmos com a campeã do mundo, que é muito provavelmente a melhor selecção da atualidade, e ficarmos chateados.
      Outro reparo que quero deixar ao teu comentário é em relação ao Bernado Silva. É verdade que Guardiola já se desfez em elogios ao craque Português, mas na verdade não passa de palavras. A verdade é que ele não é titular indiscutível no City. Portanto, o que Guardiola diz em relação ao Bernardo para mim vale 0. Quando foram eliminados da Champions nem chegou a entrar. Guardiola é um excelente treinados, mas neste aspeto deixa muito a desejar.

    • KCL
      Posted Outubro 13, 2020 at 1:08 pm

      Não sei se podemos comparar a parte do “gostam de ter uma referência”. Conceição sim. Mas quanto ao FS não podemos confirmas essa ideia porque Ronaldo joga quando quer porque ele é que manda na seleção.
      Já se viu várias vezes que o jogo coletivo muda completamente quando Ronaldo não está, e muda para melhor. Sem tirar o mérito ao finalizador que CR7 é.
      Outro ponto é que Bernardo Silva tem jogado melhor quando CR7 não está, mas isso pode ser só coincidência. Há de facto jogadores que não conseguem dar à seleção aquilo que dão aos clubes.

  • J Silver
    Posted Outubro 12, 2020 at 10:30 pm

    Muitas vezes pedi o afastamento dele pelo futebol deplorável que apresentámos (sobretudo no último mundial) mas tenho de admitir que o homem fez um excelente trabalho e as coisas têm melhorado lentamente. É continuar.

  • Antonio Clismo
    Posted Outubro 12, 2020 at 10:34 pm

    Ao Fernando Santos dou o valor de ser um treinador que sabe falar com os jogadores, sabe gerir o balneário e sabe gerir todos os egos. Treinou os 3 grandes e por causa disso é unânime. É o homem certo no lugar certo. Não vejo treinadores melhores do que ele (no plano teórico) como Mourinho ou Jesus fazerem melhor do que ele ou terem melhores resultados do que ele na selecção.

    Em termos tácticos dou mais crédito ao trabalho ”invisível” do Ilídio Vale do que ao Fernando Santos. Em termos de estratégia e preparação de jogo e mesmo a nível de compensações e alterações tácticas no decorrer do jogo vê-se sempre um Fernando Santos a pedir conselhos ao Ilídio Vale antes de agir.
    Ilídio Vale é o verdadeiro mestre da táctica desta selecção. Não é de estranhar o futebol ultra-defensivo e resultadista da equipa.

    Quem não se lembra do Mundial sub20 na Colômbia em 2011 em que Portugal com uma das piores gerações da sua história conseguiu chegar á final e só não ganhou por muito pouco ao Brasil. Ilídio Vale era o treinador e aí lançou as bases do futebol que o país iria praticar nas próximas décadas. Montou um autêntico tampão no meio campo com Danilo Pereira e Pelé e ali não passava nada.

    O Ilídio Vale está para Fernando Santos como o prof. Neca está para o Lito Vidigal.

    • Marcio Ricardo
      Posted Outubro 13, 2020 at 5:17 pm

      Graças a Deus!!

      Há muita gente que ainda não percebeu que Danilo e William são a dupla certa num meio campo para encarar a França. Há muita gente que ainda não percebeu que esse foi o nosso principal pecado no último mundial e que se assim não for nunca iremos longe numa prova como essa. É presciso algum músculo para enfrentar os melhores..

  • Flavio Trindade
    Posted Outubro 12, 2020 at 10:43 pm

    O estilo é feio, temos mais artistas e um futebol mais italianizado do que a Itália dos anos 80, as convocatórias são por vezes omissas aqui e ali, mas que o Engenheiro entregou resultados disso ninguém duvida.

    Isto com o bonus de títulos inéditos.

    Para além disso, não há que negar que Portugal é hoje olhada como uma Selecção de alto nível, como Campeões da Europa, e mesmo por países que sempre olharam para nós como coitadinhos, com desdém e com paternalismo.

    E isto também é mérito de Fernando Santos.

  • Giuseppe F
    Posted Outubro 12, 2020 at 11:09 pm

    Agradeço o que fez por nós mas claramente não seria a minha escolha para selecionador atualmente. Devia ter saído no verão de 2016.

    • Sporting1906
      Posted Outubro 13, 2020 at 11:10 am

      Não consigo perceber este tipo de comentário. A FPF devia ter despedido o Fernando Santos logo a seguir a ser campeão europeu?

      • GabCel
        Posted Outubro 13, 2020 at 12:34 pm

        Exacto!!!! Depois da maior caga de sempre deviam-no ter poupado a provar que apenas ganhou por causa de muitas rezas e sorte descomunal.

        Imaginem o que seria desta geração com um treinador a sério e não um medroso sortudo.

      • Giuseppe F
        Posted Outubro 13, 2020 at 1:23 pm

        Sim devia. Ou melhor não devia ter renovado.

        • Miguel Lopes
          Posted Outubro 13, 2020 at 1:30 pm

          É por causa desse tipo de impaciência que o nosso Sporting não vai a lado nenhum.

          • Giuseppe F
            Posted Outubro 13, 2020 at 1:57 pm

            Impaciência? Nunca fui impaciente na minha vida, nem entendo o que uma coisa tem a haver com outra.

          • GabCel
            Posted Outubro 13, 2020 at 5:47 pm

            Não é impaciência… é ser racional e não se deixar toldar pela emoção de uma vitória que aconteceu por milagre.

    • batalha34
      Posted Outubro 13, 2020 at 11:56 am

      Primeiro treinador da historia de portugal a ser campeao europeu seria despedido apos ser campeao europeu. Cada barbaridade pela internet..

  • Dca
    Posted Outubro 12, 2020 at 11:25 pm

    Milagre? Basicamente estamos a desvalorizar o potencial da nossa seleção. No Euro, um milgare foi vencer com aqueles resultados (6 ou 7 empates e 1 vitória), isso sim foi um milgare, em mais nenhum Euro isso acontecia. Mundial já se viu no que deu. Liga das Nações, grupo fraco (Polónia e Itália) e depois de facto uma boa final 4º (Suiça é qb e Holanda).
    Volto a dizer, chamarmos de milagre, é desvalorizar a nossa seleção, que ao nivel de jogadores, hoje em dia é top 3 Mundial (coloco à frente apenas França e Alemanha, isto sou eu).
    E colocar este post depois de um jogo deprimente de ambas as partes contra a França, parece que nos estamos a inferiorizar aos mesmos.
    O trabalho é positivo obviamente, mas milgare? É desvalorizar aquilo que temos, não concordo.

  • Kacal
    Posted Outubro 12, 2020 at 11:40 pm

    Para mim na selecção conta mais os resultados que as exibições, sinceramente. É um grupo que se encontra de x em x tempo e ter uma equipa bem oleada e a jogar um futebol brilhante não é nada fácil, não é impossível mas fácil não é também. Nesse sentido a nível de resultados o engenheiro Fernando Santos tem feito um ótimo trabalho e Portugal é vista como uma das melhores selecções do Mundo e uma coisa é certa, hoje quem jogar contra nós sabe que não vai golear, nem vai ter um jogo fácil. Somos uma selecção muito dificil de bater e que sofre poucos golos, que na frente é eficiente quando tem que ser e que de vez em quando saca umas exibições extra. Por mim vencer é o mais importante na selecção. E o engenheiro Fernando Santos tem muito mérito!

  • DNowitzki
    Posted Outubro 13, 2020 at 1:15 am

    Pelo futebol jogado, só vejo a seleção quando enfrenta outros conjuntos de topo.

    Dito isto, a verdade é que, mesmo aos trancos e barrancos, o homem colocou Portugal no restrito grupo dos campeões continentais. E contra factos há poucos argumentos.

  • Humberto Cruz
    Posted Outubro 13, 2020 at 2:54 am

    Treinador que com poucos ovos faz uma omelete mas que com muitos ovos faz uma omelete na mesma.

    Não sei se será o melhor treinador para a qualidade que podemos apresentar, apesar de ser indiscutível que na Liga das Nações apresentaram excelente futebol. A meu ver é medroso, basta ver que no último jogo Danilo e William estavam mortos a meio da primeira parte, William então nem reagia, e mesmo assim, principalmente agora com tantas substituições disponíveis, só tirou um deles aos 85′. Depois dessas 3 subs a equipa parecia outra.
    Não sei quem poderia ser melhor, e não havendo que fique, mas espero que o futebol jogado fique ao nível do que jogadores como Bernardo, Félix e tantos outros agora nos podem oferecer ofensivamente.

  • Cossery
    Posted Outubro 13, 2020 at 7:55 am

    Na verdade perdeu quatro jogos, embora um tenha sido nos penaltis, com o Chile na taça das Confederações.
    O estilo de jogo nem sempre foi o melhor, mas tem vindo a melhorar. Põe quase sempre os melhores jogadores no sítio deles, tem uma confiança desmesurada neles e em si mesmo. São qualidades importantes num treinador de seleção e ele é bem melhor treinador de seleção que de clube
    E se já me frustrei muitas vezes com ele, nesta altura não há como não estar satisfeito.

  • Francisco Ramos
    Posted Outubro 13, 2020 at 10:41 am

    Podemos gostar ou não das exibições (e acho que estamos cada vez mais exigentes neste aspecto) mas o facto é que Fernando Santos traz resultados.

    E contra este facto não há argumento possível até porque não conheço ninguém que troque troféus por boas exibições, no final ninguém se lembra do primeiro dos últimos. E nós já somos lembrados por ser os primeiros a ganhar a Liga das Nações, por exemplo.

    Também podemos referir que temos uma selecção com 80% dos jogadores nos grandes clubes europeus. Mas Espanha, Itália, Inglaterra, Bélgica ou Alemanha também têm, é sinal da evolução do futebol visto que as grandes equipas têm 10 ou mais nacionalidades presentes.

    No final só pode ganhar um e nós temos ganho.

  • Mouth of the South
    Posted Outubro 13, 2020 at 11:23 am

    Considero que seja um casamento perfeito a sua personalidade e visão de jogo com as seleções. Está obsoleto para uma prova de regularidade mas a sua filosofia e o seu pragmatismo torna as suas equipas um osso duro de roer em competições a eliminar.

    Eu próprio não sou fã mas temos muito a agradecer, como talvez a nenhum outro. A questão que impera é se alguma vez a matéria prima disponível foi tanta (centros de desenvolvimento dos 3 grandes a trabalharem bem em simultâneo, salto competitivo e maturação de jogadores a nível elevado logo a partir da idade de júnior nas segundas ligas entre outros contribuem para este fator) e se outro estilo poderia potencializar ainda mais as nossas principais armas quando também beneficiamos de um claro défice/desorganização estrutural de quase toda a América.

    Sairá depois do Mundial, ao passo de Ronaldo, esperemos que com a mais bela das façanhas.

  • DYI
    Posted Outubro 13, 2020 at 11:46 am

    Acho que foi o Mourinho que disse “poetas no futebol há muitos, mas não ganham títulos”.
    Se jogariamos melhor com outro treinador? É possível. Mas a verdade é que não sendo poeta Fernando Santos é um mestre a escrever listas de supermercado. Básicas, Sem floreados mas brutalmente eficientes a cumprir o seu objetivo. Levar a manteiga, ou neste caso o caneco para a nossa montra de troféus.

  • Nunop
    Posted Outubro 13, 2020 at 11:48 am

    É um motivador, tem um grande discurso e passa a sua mensagem, os jogadores acreditam mesmo no que diz.
    Por isso para clubes não é o ideal, é preciso a componente de treino e táctica mais aprofundada, treina-se todos os dias.
    Agora para seleções é o ideal, cria uma fé no grupo que vão longe na competição, qualidade já os jogadores têm por jogarem nos melhores clubes do mundo e não treina a maior parte do ano por isso a componente táctica dele (que é a mais fraca) não fica exposta.

  • andresilvac
    Posted Outubro 13, 2020 at 11:59 am

    Assim de cabeça em 5 ou 6 anos tem 3 derrotas em jogos oficiais (1 em penaltis contra o Chile) e perdeu na qualificação do Mundial com a Suíça e no mundial com o Uruguai num jogo que nem foi assim tão inferior e com um nadinha mais de sorte poderia ter ido para prolongamento…
    Ao selecionador que ganhou os únicos 2 títulos da seleção A não lhe posso pedir mais nada, volto a repetir já vi Portugal a jogar mais já vi a jogar menos mas a ganhar títulos nunca tinha visto e FS trouxe isso, e atenção a seleção de 2016 era muito inferior a de hoje tinha muito menos soluções para quase todas as posições.

    • Giuseppe F
      Posted Outubro 13, 2020 at 9:43 pm

      O problema é andarmos a dar mérito ao FS por isso. Durante 50 anos só 8 ou 12 equipas é que se qualificavam para as fases finais. Fernando Santos ficou em 3.º no grupo…Acho que há pouco a dizer. Passou num prolongamento, penalties, não tem uma única vitória em 90 minutos até às meias e é massacrado pela França na final. Haverá mais sorte que isto?

      Acham que está em pé de igualdade com anteriores selecionadores? O Paulo Bento por milímetros não eliminou a Espanha em 2012 e julgávamos MUITO mais à bola nessa altura, aí sim foi “injusto”, basta ver as palavras do Xavi Hernandez.

  • Litmanen
    Posted Outubro 13, 2020 at 12:19 pm

    Como já comentei no post pós-jogo do França x Portugal, FS fez até hoje um trabalho brilhante e esse jogo foi como um “tira-teimas” para muitos dos críticos. Quem acha que a Selecção Nacional devia praticar futebol total e marcar 5 golos por jogo porque tem A ou B na equipa não faz a mínima ideia do que é futebol e do quão difícil é meter uma Selecção Nacional a jogar futebol.
    Tanto que oiço criticarem o homem, mas a verdade é que nunca na minha vida sequer imaginei ver Portugal ganhar um europeu, fosse de que forma fosse… há 30 anos era uma festa qualificar-nos para um Europeu.

    Como vem vertido no texto do VM, montar uma selecção nacional é sempre um desafio, meter uma selecção a jogar com consistência é ainda mais difícil. Tem-se jogadores de variadíssimos clubes, ligas e contextos diferentes. Se em 2016 houve um auxiliar enorme para ganhar o Euro que foi a selecção ter a espinha dorsal de um clube apenas (um pouco à imagem de Espanha 2010), hoje em dia temos uma equipa composta por jogadores de variadas equipas das Big-5 e ainda jogamos melhor, o que para mim é mérito total do treinador em questão.

    Quem critica, critica maioritariamente pelas escolhas dele e clubismo puro e acérrimo, algo que não entendo porque para mim, para além de ter dado inúmeras oportunidades a muitos jogadores, tem escolhido praticamente sempre os melhores. Se o FM diz que A é melhor que B, isso é outra história. Quem está nos treinos e decide a equipa, normalmente sabe melhor o que pretende para o jogo.

  • GabCel
    Posted Outubro 13, 2020 at 12:42 pm

    Dê por onde der, nunca deixará de ser o gajo que ganhou um Campeonato da Europa aos trambolhões, e que, quando as coisas a sério aqueceram, foi humilhado vergonhosamente. A jogar a feijões é o rei. mas depois acontecem mundiais e percebemos todos que o Europeu só aconteceu por SORTE.

    Alguns agradecem-lhe pelo que nos deu. Eu odeio-o pelo que nos impediu de conquistar. Estas gerações mereciam muito mais que o Fernando Santos e Rui jorge.

    • Factualista
      Posted Outubro 13, 2020 at 1:47 pm

      O homem tem 3 derrotas em jogos oficiais e quando as coisas aquecem é humilhado? Isso é um problema de ter opinião antes de ler os factos.

      • GabCel
        Posted Outubro 13, 2020 at 5:44 pm

        O Mundial não aconteceu? A taça das Confederações não aconteceu?

        Tem 3 derrotas… provavelmente também só tem 3 vitórias inequivocas (quando a equipa se enganou) no inicio da Liga das Nações anterior. no resto é um futebol deprimente, medroso e totalmente dependente das individualidades.

    • Amigos e bola
      Posted Outubro 13, 2020 at 1:49 pm

      Até que concordo. Não podemos olhar só para o lado positivo das coisas. Se é verdade que o Europeu e a Liga das Nações não podem ser esquecidas, também é certo que o Mundial e a Taça das Confederações foram francamente pobres.

  • Nazgul
    Posted Outubro 13, 2020 at 12:49 pm

    Realmente foi o maior milagre dos europeus nem ele sabe como ganhou com um futebol penoso (ainda hoje ê assim) empatou todos os jogos, passou o grupo em 3 lugar e ganhou em casa a França com um golo de um dos maiores cepos de sempre a 30m distância, isto é mais que milagre!

    Infelizmente ainda vamos levar uns tempos com o Nandinho devido às suas conquistas não há nada que se possa dizer/fazer e ainda conseguiu transformar o William Carvalho em um jogador top mundial que tanto joga a 6, 8 ou 10!

  • BAFANA BAFANA
    Posted Outubro 13, 2020 at 3:27 pm

    Trazer uma das duas coisas que qualquer adepto da sua seleção sonha desde pequeno ver ganhar para casa… Tal como há uns posts atrás referi, compreendo que haja muita malta a não gostar de ver a seleção, mas para mim é muito mais que isso.. Em alturas de competição, toda a gente na rua vestida com as cores de Portugal, termos TODA a gente a puxar pelo mesmo.. Estar com todos os meus amigos/família a poder beber um copo e a chorar as mesmas vitórias.. Não há nada acima disto!

    Ao engenheiro só tenho de dizer um obrigado, para sempre ficará na história do primeiro que trouxe o caneco para casa. Os astros sem dúvida alinharam em 2016, e por isso poderei levar comigo para a vida aquela fatídica noite de 10 de Julho de 2016. We’ll always have Paris!

    • Ballack
      Posted Outubro 13, 2020 at 6:26 pm

      Só uma pequena correção: a menos que o amigo Bafana Bafana seja gaulês, de fatídico a noite de 10 de Julho de 2016 não teve nada :) saudações desportivas

      • BAFANA BAFANA
        Posted Outubro 14, 2020 at 10:36 am

        Ahahaha bem observado Ballack!

        Na verdade sou Português nascido e criado! Ainda cheguei a viver em França durante 1 ano também na verdade.

        Este amor pelos BAFANA BAFANA surgiu desde aquele primeiro jogo Africa do Sul vs Mexico em que o Tshabalala marca um golaço.. Foi dos golos que mais prazer me deu ver na vida! Uma seleção fraquíssima a surgir num mundial (competição que ponho num pedestal) com um golo daqueles.. Lembro-me de estar a ver com amigos e celebrarmos como seum golo de Portugal se tratasse! Esse mundial teve de tudo.. Surpresas futebolísticas (bastantes mesmo), a música, as danças.. de futebol jogado não foi o melhor que vi, mas teve para mim a seleção que vi jogar mais forte, aquela Espanha..

        E para o caso da memória estar a faltar (aconselho a meteres som): https://www.youtube.com/watch?v=HFISx1j0kak

    • Giuseppe F
      Posted Outubro 13, 2020 at 9:39 pm

      Por acaso acho que continuo a preferir a competição no qual cada um tem o seu clube, mas até entendo que haja algum fascínio pela seleção.

      • BAFANA BAFANA
        Posted Outubro 14, 2020 at 10:46 am

        Eu gosto dos dois mundos, e não sei qual prefiro! É sempre especial ver o meu clube campeão (embora não o seja há largos anos) tal como foi especial ver levantar o troféu do Euro 2016

  • Marcio Ricardo
    Posted Outubro 13, 2020 at 5:06 pm

    Fernando Santos é um bom treinador e deixou a sua marca na seleção, mas não mais do que isso. O Europeu ganhou da forma que ganhou ( a seleção do Euro 2004 merecia mais por exemplo ) e o último mundial foi um desastre, muito por culpa do treinador e suas escolhas equivocadas… Agora claro, também merece o mérito por manter a seleção a um nível alto e entre as maiores e melhores do mundo. Merece continuar. Portugal subiu muito o nível em termos de jogadores nas últimas décadas, para já vamos ter vida difícil no Europeu e no próximo mundial temos de fazer melhor, muito melhor. Teremos jogadores para isso.

  • Bfas
    Posted Outubro 13, 2020 at 5:06 pm

    EXCELENTE texto falando do Engenheiro, neste aspecto este Blog tem sido Impecável… Os meus PARABÈNS, nunca aprendi tanto de futebol antes de entrar no VM
    Sobre o Engenheiro FS, bem eu queria que o meu País ( Moçambique) tivesse um gajo que só tem trazido hêsitos ainda que não seja consensual para todos
    Antevejo mais e mais anos do Engenheiro no comando Técnico das Quinas e com esta geração de Jogadores ( Bernardo, R Semedo, Guedes, Sanches, Fexix, trincão, R Dias, N Semedo, R Neves, etc ) que ainda não chegaram nem aos 30 muitas alegrias os portugueses terão.

    Parabéns Engenheiro

  • tiagoagm
    Posted Outubro 14, 2020 at 9:18 am

    Jogar á bola é que não. Só jogam realmente futebol quando o cristiano nao joga. A ver vamos se hoje Portugal faz um jogaço contra a Suecia.

Deixa um comentário