Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O ‘Flop’ da época em Portugal

Este ano foi especialmente pródigo na chegada de jogadores rotulados de craques, com provas dadas em campeonatos de topo e com presenças assíduas nas suas seleções. O Benfica trouxe Otamendi e Vertonghen, dois centrais com muitos anos de Premier e titulares das suas seleções, e Everton ‘Cebolinha’, que vinha sendo titular no Escrete, o FC Porto resgatou Felipe Anderson, que fora outrora uma grandes figuras da Serie A, e até Braga e Vitória aproveitaram para abrilhantar os seus plantéis com Nico Gaitán e Quaresma, figuras bem conhecidas dos portugueses. No entanto, nem todos corresponderam às expectativas e esta distinção podia caber em vários destes nomes, como Everton (apesar de ter desiludido terminou a época com 9 golos e 11 assistências), Felipe Anderson (esperava-se mais, mas também quase não teve oportunidades), e até Darwin (devia ter feito muito mais pelo que custou, no entanto foi o 2.º jogador com mais assistências na Liga), mas o ‘flop’ do ano, para o Visão de Mercado, é Luca Waldschmidt.

O ex-Friburgo chegou como aquele que viria resolver os problemas das águias em ligar o meio-campo ao ataque, um papel que estava em carência desde a saída de João Félix, e acrescentar técnica, visão de jogo, criatividade e qualidade na finalização. Internacional alemão, com um troféu de melhor marcador no Europeu sub-21 de 2019 e 2 épocas a ser regularmente utilizado na Bundesliga na bagagem, perspetivava-se que seria um chegar, ver e vencer para o alemão. O investimento foi avultado (na ordem dos 15M), mas parecia ser uma aposta segura, por um jovem jogador que teria tudo para triplicar ou quadruplicar o investimento em poucos anos.

Pois bem, nem tudo correu como esperado. O início até foi auspicioso, com um bis na estreia no campeonato e outro na 4.ª jornada, mas o rendimento do avançado foi diminuindo com o tempo, perdendo gradualmente o seu lugar na equipa, revelando uma grande inconsistência exibicional e sendo ainda incapaz fisicamente de estar ativo durante um jogo inteiro, desaparecendo durante largos períodos ao longos das partidas e acabando quase sempre substituído. Em 2021, marcou apenas por duas vezes no campeonato e não fez nenhuma exibição que se pudesse considerar conseguida, desperdiçando consecutivamente as oportunidades concedidas, acabando ainda por perder a confiança de Löw e ficar de fora dos convocados para o Euro.

Tratando-se de um jogador ainda jovem (fez 25 anos este mês), Waldschmidt tem tudo para dar a volta e fazer uma 2.ª época ao nível do que já demonstrou no Friburgo e nas seleções jovens alemãs, mas esta primeira etapa em Portugal acabou por ser uma grande desilusão e a terrível época do Benfica também passou pela sua não afirmação, já que os encarnados não têm no plantel nenhum outro jogador com as características do alemão e que pudesse ter sido uma alternativa.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

69 Comentários

  • LevonAronian
    Posted Maio 28, 2021 at 12:34 pm

    Limitando-me aos jogadores do Benfica, tenho de concordar.
    Fosse há dois meses atrás e teria de ir para Everton, mas desde então tem vindo a melhorar e a mostrar que pode ser um verdadeiro reforço na próxima época, Darwin apesar de inconsistente também já mostrou que pode dar muito à equipa.
    Waldshmit no início até foi fazendo coisas engraçadas, mas sempre foi um jogador que recorrentemente desaparece dos jogos, e pouco deu na época toda pouco deu à equipa

  • Manchester Is Red
    Posted Maio 28, 2021 at 12:37 pm

    Acaba por ser “justo”, até porque não sei se vejo grande futuro para o alemão em Portugal. Posso estar muito enganado, mas parece-me que vai acabar por ter um percurso semelhante ao do Nolito…

    Já o Everton, não tenho dúvidas que vai estar bem melhor em 2021/2022. Como frisaram, foi considerado uma desilusão mas ainda assim acaba a temporada com 9 golos e 11 assistências, o que não é nada mau para uma época de estreia e praticamente a jogar sem férias desde que saiu do Grémio.

    • hortalica
      Posted Maio 28, 2021 at 12:55 pm

      Se não estou em erro, o Nolito foi contratação do City a pedido do Guardiola. Se o alemão continuar nestes registos, nunca chegará a um tubarão e muito menos a pedido de Guardiola.

      Acho que seria do interesse do SLB /jogador ser emprestado e acho que a equipa ideal seria o Frankfurt, têm tido muito sucesso com os PL´s e é um campeonato que ele conhece bem. Empréstimo sem opção de compra seria o ideal (para não acontecer o que aconteceu com Jovic) ou no mínimo com uma opção de compra que permita ter bom lucro.

      • Manchester Is Red
        Posted Maio 28, 2021 at 1:00 pm

        O meu comentário era, naturalmente, referente ao percurso que o Nolito teve no Benfica, não contemplando o que se passou depois.

  • Artista_Diario
    Posted Maio 28, 2021 at 12:38 pm

    Acabou por ser, também para mim, a maior desilusão. O Everton vinha do Brasil e apesar de ser um jogador claramente com qualidade, já se sabe que não são muitos os que saem do Brasil e vingam à primeira. Agora este, vindo da Bundesliga… o mais preocupante é a falta de ritmo e de atitude em campo. Gostava que continuasse porque tenho esperança que possa subir o nível, mas só se mudar de atitude. E sim, o JJ é um bronco e tem as teimosias dele, mas o Waldschmidt deve ter feito uns 40 jogos este ano. Teve mais que tempo para mostrar serviço

    • Miguel Lopes
      Posted Maio 28, 2021 at 4:19 pm

      41jogos e 1997 minutos o que corresponde a pouco mais de 1/2 parte em média (48m).
      Se pensarmos que destes 41 jogos, inclui alguns de 1 minuto em campo, acho que ele devia aproveitado melhor este minuto.

  • TugadaBola
    Posted Maio 28, 2021 at 12:47 pm

    Terei que concordar com a escolha.
    No entanto queria deixar a nota de isto resultou também da errada aposta de JJ em colocar o Alemão cada vez mais longe da baliza. O Luca começou a fazer dupla com Darwin num ataque dinâmico num início com golos. Depois passou mais para 10. Depois para as alas e chegou mesmo a jogar a 8 em jogos a doer….
    E a derradeira aposta no final foi a extremo esquerdo.

    O Waldschmidt quando não é segundo avançado poderá eventualmente jogar a extremo direito, fazendo uso do seu pé esquerdo para entrar e arranjar espaço para chutar (mas sem ter que ir a linha)

    Gostava de ver o Benfica a apostar num jogador tipo Gelson Martins e a rodar entre Waldschmidt e Everton com Vinícius no meio em jogos apertados com defesas fechadas e o tal Gelson e o Darwin nas alas nos jogos mais abertos e com espaço para o contra ataque.

    Já agora uma dúvida: alguém sabe se as 5 substituições se vão manter?

  • Hamukau
    Posted Maio 28, 2021 at 12:49 pm

    Um foi empréstimo e outro foram 15M, compreende-se.

  • KCL
    Posted Maio 28, 2021 at 12:50 pm

    Ele não pode ligar o meio campo e o ataque meus senhores. O Benfica não tem meio campo.

    E parece que passado um ano se aperceberam disso. O Benfica não precisava de ter gasto 100M em jogadores, bastava ter gasto 20 ou 30M em 1 ou 2 jogadores com capacidade de serem “8” num 442 e o campeonato era nosso.

    Chiquinho ou Rafa, até Pizzi podiam fazer a tal ligação entre meio campo e ataque, tendo um 8 como deve ser. Adel é extremo, ponto final.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 28, 2021 at 2:01 pm

      Concordo. Eu no início da época falei do Taarabt, de jogar a extremo ou até no lugar onde joga o Luca actualmente… Um 8 robusto (não obrigatoriamente no sentido físico mas sim intenso) e com boas noções defensivas é o que fez/faz falta. E entre todos os que lá jogaram, ainda assim, parece-me que o marroquino é o que saou melhor… Repescamos o Enzo velhote e pelos vistos resolve também o problema da baliza. Se falhar no meio campo vai a correr para a baliza e pelo caminho vai trocando de equipamento :)

    • Patton
      Posted Maio 28, 2021 at 2:26 pm

      Tudo estava bem… até certo momento! :)
      Em que o Adel afinal é extremo. Já agora, para perceber o alcance da coisa, direito ou esquerdo?!?!

      • KCL
        Posted Maio 28, 2021 at 3:01 pm

        Vai procurar os meus comentários e nunca me viste dizer que estava tudo bem. NUNCA. Sempre disse que Adel era extremo.
        O alcance da coisa (Adel sempre foi extremo)…?, é indiferente se joga a extremo esquerdo ou direito. A 8 é que não pode jogar de certeza.

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Maio 28, 2021 at 5:32 pm

        Diria que a “coisa” da carreira dele diz que essencialmente esquerdo embora partisse tudo quando queria – no Milan ou Westbromwich – fosse em que lado fosse… Milan é um clube italiano que tem andado afastado da Liga dos Campeões onde normalmente jogava…e até ganhava.

  • Kacal
    Posted Maio 28, 2021 at 12:52 pm

    Como eu não esperava grande coisa do Felipe Anderson (pela qualidade sim, mas já no West Ham ultimamente não estava ter grande rendimento e vindo por empréstimo conhecendo o nosso treinador e o contexto, achei logo que foi uma contratação sem sentido e que não ia dar em nada, ainda assim veio só por empréstimo há que recordar) acabo por concordar com a escolha de Waldschmidt porque lhe via imensa qualidade, continuo a ver claro, mas desiludiu um pouco começou a época muito bem e fez a diferença mas acho que não foi bem gerido por JJ e nem sempre jogou na posição onde se sente mais confortável, depois o colectivo também não fez uma grande época e teve momentos de instabilidade e ele ressentiu-se disso também, claro que tem coisas a trabalhar e evoluir mas cabe ao treinador ajudá-lo nisso também e potenciá-lo, coisa que JJ não fez a meu ver ou não foi capaz de o fazer. Mesmo assim ele melhorando certos aspectos e dando-se mais ao jogo nos 90 minutos pode ser um grande jogador, acredito que não rendendo cá vai fazê-lo noutro lado, noutro contexto porque dá para ver que tem ali coisas diferenciadas.

  • Oakander10
    Posted Maio 28, 2021 at 12:55 pm

    Aceito perfeitamente. A espaços também mostrou qualidade e acho que pode melhorar (Vertonghen é para mim a pior contratação a médio/longo prazo daqueles que criaram mais expectativa) mas pelo preço acaba por ser insuficiente.
    O alemão não tem as desculpas de Cebolinha ou Darwin que vieram de um contexto não-europeu e são mais jovens. Quanto a Felipe Anderson, sendo por empréstimo e tendo jogado muito pouco, não fazia sentido ser o n°1.

  • zZou
    Posted Maio 28, 2021 at 1:01 pm

    Penso que ele foi prejudicado por não jogar na posição que me parece ser a dele. Há casos curiosos em que, pelas características dos jogadores, parecem ter uma posição mas que na verdade não é (há vários casos assim). Por exemplo, este ano aquando da dupla Darwin-Luka, deu a entender (até pelas próprias características dos atletas) que o PL seria o uruguaio e o 2A o alemão. Mas, no caso do Darwin até se veio provar que não é um PL (mais um 2A ou EE) e, na minha opinião inicial, o Luka é um PL puro (a sagacidade que ele mostra dentro de área é própria de um PL). Mas como é um jogador mais virtuoso e com clareza no ultimo passe, passou muito (acho que até demasiado) tempo a jogar como 2A. Por exemplo vejo-o com um PL ao estilo do RFirmino. Esperei e espero mais dele, mas não me parece ser o estilo de jogador para render com o JJ porque não me parece que o treinador acredite neste perfil de jogador.

  • Estigarribia
    Posted Maio 28, 2021 at 1:02 pm

    Estava mais inclinado para nomes como Felipe Anderson, Malang Sarr ou Éverton Cebolinha, mas compreendo a escolha de Luca Waldschmidt. O alemão, por vir da Bundesliga, criou alguma água na boca aos Benfiquistas e, verdade seja dita, ainda conseguiu ter algum impacto na fase inicial da época. Mas depois eclipsou-se com alguma rapidez. Ainda assim, acho que o internacional germânico merece uma segunda oportunidade na próxima época, até porque já mostrou que tem qualidade.

    Saudações Leoninas

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 28, 2021 at 1:05 pm

    Em teoria pela valia apontada aos jogadores, as escolhas teriam de ser entre Cebolinha, Felipe Anderson e Luka Waldschmidt. Os dois primeiros prometeram muito e à partida Anderson tendo sido outra figura de destaque na Série A devia ser o flop do ano, contudo não teve quase chances, parecendo que isso se deveu a opções do treinador. E além disso veio emprestado, logo o custo é mais reduzido, não houve o investimento pesado que se fez em Cebolinha ou Darwin. Pedrinho é um caso à parte, todos o davam como flop (eu inclusive) pelo que tinha mostrado no Timão, mas revelou-se uma bela surpresa e só a embirração de JJ levou a que jogasse menos, parece-me ter sido um bom reforço que com outro treinador pode render muito mais. Sendo assim, Pedrinho nunca pode ser flop.
    Darwin ao que parece jogou boa parte da época com uma lesão, sendo assim não se pode considerar um flop quando não estava em condições para dar o seu melhor em boa parte da época.
    Waldschmidt também poderia ser flop, mas sinceramente numa dada altura deixou de ser opção de JJ e é de recordar que o seu declínio coincidiu com a má fase da equipa onde quase ninguém joagava nada. Não sei se decaiu por causa da equipa, por causa de problemas com JJ (houve ali umas declarações de JJ com ele que parecia mostrar que havia atrito entre eles) ou por quebra psicológica. Mas no início pareceu mostrar qualidade, sendo um flop não é o como Cebolinha.
    Este para mim é o flop do ano. Veio rotulado como um dos melhores do Brasileirão, como jogador que dava golos e assistências, jogador do escrete e que custou 20 milhões. Falhou a toda a linha e ninguém lhe viu o talento superlativo que se vendia que ele tinha. A questão é essa, ele não tem o nível que se vendeu, está bem longe daquelas bestas do Brasil que jogavam nos anos 90 no Brasileirão. O problema do Cebolinha foram as expectativas e o preço. Nunca mostrou técnica acima da média (ao contrário de Pedrinho) mesmo que a tenha, nunca a mostrou.
    Para mim é este o flop. Entendo a opção do VM por Luka, que a seguir a Everton foi o maior flop na Luz, pelo que custou e pelo que mostrou, mas creio que Everton é o maior flop.

  • golias
    Posted Maio 28, 2021 at 1:12 pm

    Aconteceu com o Weigl uma primeira época aquém para um jogador que custou 20 milhões. Na segunda época melhorou e muito o rendimento. O Luka também poderá precisar de tempo para se adaptar, imagino que não seja fácil vir para uma equipa em que o treinador não fala inglês e o próprio jogador não falará português. Condiciona certamente a adaptação, vamos esperar para ver, nos melhores momentos provou ser uma mais-valia e considero até algo injusto o rótulo de flop.

  • Borsalino
    Posted Maio 28, 2021 at 1:16 pm

    Com aquele meio campo e aquele treinador sem ideias é difícil para qualquer segundo avançado. E quer se queira quer não, algumas das melhores exibições do Benfica temporada são com Luca, que muitas vezes “não está ligado” é verdade mas ainda assim penso que foi algo injustiçado pelo treinador que demonstrou ter mais paciência com uns do que com outros (talvez por Waldschmidt não ter sido pedido por ele, ou pela rídicula questão da linguagem).

  • Pyros
    Posted Maio 28, 2021 at 1:27 pm

    O flop da época é o JJ, mas cingindo-me a jogadores, estará bem atribuído, embora não ache que seja “sentença de morte” para o jogador. Aliás, se nos lembrarmos do Weigl, também teve um início titubeante, mas parece estar a melhorar. Tal como os jogadores portugueses têm alguma dificuldade de adaptação à Alemanha, talvez o inverso seja verdadeiro. Mas veremos.

    OS outros candidatos, bom, o Anderson é emprestado, o Cebolinha – que muitos apostavam que seria o melhor jogador do campeonato fez recentemente alguns bons jogos, o Darwin.. mmmh, tem assistências. Outro nome seria o Gaitán (em fim).

  • Bfas
    Posted Maio 28, 2021 at 1:37 pm

    SINCERAMENTE eu acho que os maiores flops do campeonato, mais do que os jogadores foram o LFV e o JJ.
    Com tanto investimento feito, nenhum deles colmatou as posições mais carentes do clube da Luz, foi um ano em que logo do princípio falhamos o objetivo mais importante que era garantir a presença na UCL e que foi boicotado contra um PAOK deste mundo
    Para piorar, tivemos uma das piores primeiras voltas da última década, uma equipa que tem menos benfiquistas que o Manchester City
    Nota se que no benfas há gajos que só se importam com salários, pessoas sem qualidade, grupinhos de jogadores e acima de tudo uma estrutura mediocre
    O benfica deve é rescindir com JJ, preparar um novo presidente com tomates e realmente jogar o triplo…

  • Heisenberg
    Posted Maio 28, 2021 at 1:48 pm

    Não concordo. Concordo que ficou abaixo do rendimento que os adeptos sonharam para ele, mas não concordo que tenha sido o Flop da época.

    Mas esta conversa é muito vista por aqui, porque como falado noutros tópicos várias vezes, muitas pessoas têm definições diferentes do que são flops, hypes, revelações etc.

    Um flop é um jogador que ao ser contratado os adeptos idealizam um determinado rendimento (mesmo que ele nunca tenha tido esse tipo de desempenho na carreira) e ele fica abaixo desse rendimento? Ou um jogador que já apresentou um determinado rendimento e dps chega a outro clube e faz muito menos do que as capacidades que apresentou ?

    O Waldschmidt rendeu menos do que se esperava. Mas nada que se compare ao Felipe Anderson, eu que quando vi a contratação do F.A. julguei que era a contratação do ano. Independentemente de um ser emprestado e outro ter sido adquirido. A verdade é que o Felipe Anderson chegou ao Porto com um valor de mercado de 25M e sai do porto Avaliado em 10M (teve um rendimento abaixo daquilo que já fez na carreira e também daquilo que se esperava pra ele).

    Acrescentar um pormenor interessante: está época foi a de maior rendimento da carreira do Waldschmidt, materialmente (10 Golos e 4 Assistências). Todas as épocas da carreira enquanto jogador de equipa sénior, foram abaixo destes números.

    • DiogoC
      Posted Maio 28, 2021 at 2:00 pm

      Não podes comparar os números de um avançado jogando numa equipa de meio da tabela na Alemanha ou jogando no Benfica em Portugal

      • Heisenberg
        Posted Maio 31, 2021 at 11:48 am

        Verdade, por isso que disse que depende do conceito de Flop que cada pessoa tem.
        Ainda assim, tendo em conta esse critério… ele também é valido para o F.A. ou não? Jogador feito, muito mais conceituado que o Waldschmidt, ou não? Vários anos de futebol italiano e inglês, tinha de chegar ao futebol português e rebentar.

        Exigia-se, do meu ponto de vista, muito mais a um jogador com esta bagagem do que ao Waldschmidt. Por outras palavras, concordo que o Waldschmidt foi uma desilusão, simplesmente acho que houve piores.

    • Kacal
      Posted Maio 28, 2021 at 2:28 pm

      Mas por exemplo eu já previa que o Felipe Anderson não fosse dar em nada, depende do ponto de vista sempre. O Waldschmidt vi mais gente a esperar muito dele.

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Maio 28, 2021 at 1:48 pm

    Percebo a menção ao Darwin e ao Wald, essencialmente pelo que custaram. Porém, tendo em conta as vicissitudes da equipa encarnada – muito instável -, os jogadores tiveram muitos obstáculos. E o Darwin, convém não esquecer, custou por aquilo que poderá dar e não por aquilo que já é. Pessoalmente, esperava o que vi: potencial, bons pormenores, mas um caminho a percorrer. Normal.

    Tendo em conta o que eu li, o maior flop da época foi o Eduardo Quaresma. “Grande talento, tem tudo para agarrar a titularidade” + “o Neto é um manco” = grande banhada.

    Tendo em conta que: o treinador aposta nos jovens + o jogador era super elogiado por toda a gente + a competição interna cingia-se a um Ilori e um Neto super criticados … … Foi um flop.

    Mas atenção que o jogador tem qualidade. Mas se falamos em expectativas… Maior flop do ano, para mim.

    • DiogoC
      Posted Maio 28, 2021 at 1:58 pm

      Chamar de flop a um miúdo de 18 anos que podia estar nos juniores….vs um internacional alemão de 25 anos.. o Darwin veio para ser titular…e com 21 anos tem um caminho a percorrrer mas o outro aos 18 já devia estar a entregar.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 28, 2021 at 3:42 pm

        Flop = expectativas criadas.

        A titularidade do Quaresma era praticamente assegurada por toda a gente este ano, por tudo o que eu escrevi.

        Flop não significa falta de nível. Acho que isso é óbvio. Flop tem que ver com expectativas e resultados práticos.

        O Quaresma era visto como mais do que provável titular por toda a gente.

        • Filipe Ferreira
          Posted Maio 28, 2021 at 5:37 pm

          E o Luca que é um internacional alemão de 25 anos e custou 15M não?
          O Quaresma ainda vai bem a tempo de percorrer o seu caminho, ao Luca exigia-se impacto praticamente imediato

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Maio 28, 2021 at 5:55 pm

            Ao Wald era exigida resposta imediata. Ao Quaresma já era dada a titularidade quase certa.

            Conclusão: numa época difícil, com um treinador novo, o alemão esteve mediano.

            O português, no seu clube, com concorrência fraca, com um treinador que o conhece… Joga muito pouco e é despromovido para a B.

            Tendo em conta as expectativas, o Quaresma foi o que menos deu à respectiva equipa.

            • Filipe Ferreira
              Posted Maio 28, 2021 at 6:10 pm

              Como assim? Se calhar eras tu que tinhas essas expetativas. O Quaresma foi dos primeiros a apanhar covid, depois da covid ainda se lesionou na seleção, só começou a treinar a 100% em Novembro se não estou em erro, em Novembro o mister já teria que o ter substituido e o Neto ia cumprindo. O Luca sim vinha para ser titularidade, ou o Benfica contratou um internacional alemão por 15M para ir para o banco?
              O Quaresma não foi despromovido à equipa B, fez apenas 6 jogos pelos B, maioritariamente para ganhar ritmo

              • OMotoqueiroGuti
                Posted Maio 28, 2021 at 6:49 pm

                O Wald já era falado para o Benfica antes da vinda de Jesus. Portanto… Foi uma escolha do staff, que o treinador aceitou, mas isso não significa que fosse titular no imediato. Porquê? Porque é jovem, e o Benfica tem ainda lá jogadores com peso, e não é fácil conciliar Everton, Pizzi, Rafa + Darwin que também foi uma compra cara e precisa de jogar + Pedrinho que ainda foi mais caro + Seferovic que começou a marcar uns golinhos… Não podem jogar todos, portanto não acho estranho que o Wald não tenha sido um indiscutível dada a quantidade de opções na Luz.

                Tive o cuidado de dizer que “tendo em conta o que li” o Quaresma era visto pelo universo Sporting como a opção mais válida para aquele lugar. Isso é inegável, não foi crença minha. Portanto, não é a mim que tens de falar em expetativas desmesuradas.

                A verdade é que vieram a público algumas notícias sobre a falta de empenho e maturidade do atleta, tendo até o Amorim dado umas indiretas do género “estar no Sporting é uma grande responsabilidade”.

                Logo: não me parece que tenha sido só covid ou lesão. Se tu achas, respeito…

                Eu acho que o jogador ficou nas nuvens com o que se disse dele e que, quando viu que as coisas não eram assim tão fáceis, desmotivou um pouco.
                Acontece… O Matheus Pereira também não gostou de ir para a bancada.

                Novamente, tendo em conta as expectativas do universo Sporting, foi para mim o grande flop.

    • Claudio V.
      Posted Maio 28, 2021 at 2:17 pm

      Um miúdo que fez 19 anos em Março? E que é central, posição onde a experiência só é menos relevante quando comparado com a de Guarda-Redes? Okay, respeito, mas não percebo de todo :p

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 28, 2021 at 4:25 pm

        Não tem que ver com a idade, nem com o que custou. Tem que ver com as expectativas.

        O Quaresma era, de forma quase unânime, o mais que provável titular na direita este ano.

        Porquê? Já estava no Sporting, já conhecia o treinador, era muito melhor que as opções do plantel…

        Conclusão: jogou muito muito pouco e até foi despromovido para a B quando tinha tudo a seu favor para que a história tivesse sido diferente.

        Tendo em conta tudo o que li, ele foi o maior flop. Porque o Darwin e o Wald tiveram as dificuldades típicas de jogadores que estão numa equipa muito instável este ano. O Quaresma, não. E, como já disse, tudo estava a favor do jogador.

    • OlaTudobem
      Posted Maio 28, 2021 at 2:27 pm

      Como é que o Edu pode ser um Flop se o treinador nem apostou nele? Fez dois jogos se não me engano e nos dois jogou bem… Não esquecer também que com a entrada do Fedal e do Inácio a competição ficou ainda mais renhida

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 28, 2021 at 3:40 pm

        Expliquei tudo no meu comentário. A expectativa era muito alta. Toda a gente garantia a titularidade do jogador.
        Resultado: até para a B foi despromovido.

        Era do Sporting, já conhecia o treinador, toda a gente lhe reconhecia (e reconhece) qualidade, e as outras opções eram – segundo a esmagadora maioria dos comentários – fracas.

        Portanto…
        Tudo supostamente a favor dele. E, mais uma vez, além de jogar pouco foi despromovido.

        Flop total.
        Mas obviamente que tem imenso tempo e vai melhorar porque tem qualidade.

    • Joao X
      Posted Maio 28, 2021 at 2:30 pm

      Credo, que exagero.
      Comparar um jogador da Bundesliga, que custou 15M, ao Quaresma, que não provou nada a um nível alto, não faz qualquer sentido, na minha opinião.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 28, 2021 at 3:36 pm

        Flop não tem só que ver com o que custou. Tem também a ver com a expectativa criada.
        Era praticamente unânime que o Quaresma seria titular nesta época. Para a esmagadora maioria dos sportinguistas e não só.
        Resultado: até despromovido para a B foi.
        Wald? Primeiro ano, nunca tinha trabalhado com Jesus, já era falado antes da vinda do técnico… Não era garantido para ninguém que iria ser titular.

        Já o Quaresma… É ler.

    • PMSSM
      Posted Maio 28, 2021 at 2:48 pm

      O Eduardo Quaresma???
      Que fez 87 minutos esta época muito bem jogados???

      Típico comentário depois de almoço.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 28, 2021 at 3:33 pm

        Obrigado por teres reforçado ainda mais a minha ideia.

        Vou reformular: 87 minutos, e uma despromoção à B por falta de empenho, depois de tudo o que se escreveu, depois de toda a expectativa criada à volta, e depois de o Neto ter sido tão criticado?

        Flop. Tendo em conta as expectativas, foi flop. Independentemente da idade, ou de ter ou não custado o que custou.
        Tendo em conta que é do Sporting, que conhece o treinador, e que era amplamente elogiado, foi flop.

        • PMSSM
          Posted Maio 31, 2021 at 11:32 am

          1º – É júnior.
          2º – Neto tem muito mais experiência. Houve jogos em que foi super importante e valorizado. Sentar um jogador consolidado é uma tarefa herculea.
          3º – Quem é que escreveu? CS? Algum texto de hype aqui no VM?
          4º Não é um FLOP quando se é contratado? Como é que se pode ser um FLOP se esteve sempre no clube? Que definição é essa de FLOP?
          5º FLOP é ter expectativas e não corresponder. As expectativas de quando jogou foram correspondidas. Repito, não percebo essa ideia de FLOP.

    • Litmanen
      Posted Maio 28, 2021 at 4:43 pm

      Esta tentativa de ser diferente correu muito mal. Primeiro, para ser flop, tem de ser contratação (segundo o critério do VM), segundo, dizer que um júnior de segundo ano é um flop é das coisas mais disparatadas e despropositadas que já ouvi no futebol.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 28, 2021 at 5:52 pm

        Tentativa de ser diferente? Dou a minha opinião e tento justificar.
        O VM pode dar os critérios que quiser, e eu posso argumentar num sentido diverso. Acho que isso é que enriquece o blogue.

        Essa tua tentativa de me colocar no rebanho correu mal… ?

        É irrelevante a idade do jogador. Flop tem a ver com as expectativas. E, basta ler o que se escreveu, o jogador era tido como um valor mais que seguro e o mais que provável titular pois as outras opções eram fracas.

        Resultado: falhou em toda a linha. Normal? Para mim, sim.
        Para o que se prognosticou? Foi um flop.
        O facto de ter sido despromovido à B por falta de empenho ainda sublinha mais que as expectativas eram, e foram, demasiado altas.

        Tinha caminho livre para ser titular, a equipa esteve muito sólida durante a época, e o treinador aposta em jovens.
        Resultado: Neto jogou mais, e até o Inácio jogou lá.

        Para mim, foi o que mais decepcionou.
        Darwin? Cebola? Wald? Época difícil, muita instabilidade, mas mesmo assim ainda fizeram qualquer coisa.

        • Litmanen
          Posted Maio 28, 2021 at 6:09 pm

          Mas como assim…??? É que eu nem consigo sequer encaixar a tua lógica, quanto mais concordar ou discordar efetivamente. Explica-me por favor.

          É que o rapaz nem jogou. Expectativas? Quais? Que expectativas tens tu de um júnior de segundo ano que te possa desiludir assim tanto, ainda para mais para a posição de central??
          Eu sei que ele fez uns jogos ocasionais em que não comprometeu e mostrou-se seguro no ano passado, mas daí a criar expectativas tais, que ele simplesmente não ser titular na época seguinte ser um flop para ti, parece-me um exagero abismal.

          Achas que isto é o FM onde é só atirar os putos com 18 anos para os séniores e siga caminho… o futebol profissional não é assim. O miúdo tem neste momento 19 anos, ainda é uma incógnita total e nunca pode ser considerado flop.

          Para finalizar, podes achar que foi o jogador desilusão para ti. O que honestamente me parece completamente absurdo, agora “flop”, um miúdo que começou a época como júnior de 2º ano e nem foi comprado, é das maiores barbaridades que já li lamento.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Maio 28, 2021 at 6:36 pm

            Nos meus comentários tive sempre o cuidado de dizer “tendo em conta o que eu li…”

            Portanto, não é a mim que tens de perguntar o porquê de tamanha expetativa em relação a ele. Porque houve, e não foi pouca. Convido-te a ler o que se escreveu.

            Se depois de eu ter dito inúmeras vezes “tendo em conta o que eu li”, ainda achas que as expectativas eram minhas… Assim é complicado…

            Vou escrever de uma maneira mais clara, então. Quando ele foi lançado, toda a gente no Sporting dizia que era a melhor opção para a posição. Toda/a esmagadora maioria.
            Acusava-se o Neto de ser um “manco” e de “até” um miúdo daquela idade ser melhor que um internacional português de trinta e poucos anos.

            Visto e revisto, o que aconteceu foi isto: contrariamente ao que o universo sportinguista achava, o jogador passou completamente ao lado. É irrelevante se tem 19, se é ruivo ou albino… Como eu já disse, eu baseio-me nas expectativas criadas. Se não estás informado, ou não leste, tudo bem. Agora… Dizer que eu é que tinha essas expetativas…

            Ele era visto como a melhor solução para o lugar, pois as outras eram péssimas. Mal jogou. Passou ao lado. Foi flop. Acontece. É ter mais calma com os jovens.

            • Alvaro
              Posted Maio 30, 2021 at 12:13 am

              Flop=Expectativa.
              Mas alguém tinha a expectativa que o Quaresma fosse dos 5 melhores centrais da liga?
              Na pré-época foi inclusive muito noticiado o interesse do Sporting num defesa para o lado direito.
              Também leste aqui opiniões de Sportinguistas que acreditavam mais no Gonçalo Inácio.
              É verdade que sem a contratação de um DC do lado direito era esperada a presença do Quaresma no 11 inicial da época, o que não aconteceu por motivos de saúde. Isso não faz dele um flop.
              Por exemplo o Pedrinho não é um flop, pois apesar da expectativa (qualidade esperada) já se sabia que o JJ, não apostaria muito nele.
              Flop é o que se esperava que fosse forte candidato a mvp e nem o top 15 de jogadores mais importantes alcança.

              • OMotoqueiroGuti
                Posted Maio 30, 2021 at 4:45 pm

                Já outros usaram os teus argumentos. Não me vou repetir.
                Se achas que foi por motivos de saúde que ele não jogou mais… Tudo bem. É a tua opinião.

                Novamente, já expliquei tudo em cima.

    • Alvaro
      Posted Maio 30, 2021 at 12:15 am

      Entretanto, dizes que o André Almeida foi o flop do ano…

  • BrunoAlves16
    Posted Maio 28, 2021 at 1:57 pm

    Concordo com a escolha e por motivos óbvios: na antevisão do campeonato feita aqui no VM coloquei o Waldschmidt como MVP da liga (e acho que até como melhor marcador).
    Começou bem mas foi perdendo gás até passar a ser uma carta fora do baralho (nem no banco na final da Taça).
    Acho que é um jogador que encaixa bem no 4x4x2 como segundo avançado (ou até como PL como jogou várias vezes nos sub 21 alemães, que foi onde vi o melhor Waldschmidt). Com a passagem ao 3x4x3 acho que o alemão não encaixa, vejo-o com dificuldades a partir da ala ou como referência na frente. Parece -me também que a certa altura o jogador passou a alhear-se demasiado nos jogos, parecendo mostrar alguma desmotivação.

    Apesar desta má primeira época, acho que é um activo importante que o Benfica tem pelo acho que, devidamente enquadrado, tem tudo para ser importante no futuro.

  • Nunop
    Posted Maio 28, 2021 at 2:16 pm

    Que tem qualidade, não há dúvidas nenhumas. Mas precisa de ser muito mais intenso. Desaparece durante 90% do jogo.

    O jogador alemão tende a ser assim, bom de bola, mas algo fraco fisicamente. Weigl era assim quando chegou mas conseguiu ganhar essa agressividade. Waldschmidt precisa do mesmo tratamento.
    Vi todos os jogos da época do Benfica e não me lembro de uma dividida ganha pelo Waldschmidt.

    Gostava de ver Gonçalo Ramos + Waldschmidt, o Ramos associa-se muito bem com os colegas em espaços curtos (é ver o 1-2 contra o Rangers) e o Waldschmidt não beneficia de jogar com o Darwin e o Seferovic porque tem os dois tanta técnica como um calhau, e acaba por sair algo prejudicado.

    Dito isto, não rendeu o que se esperava claramente, e aceito o termo “flop”, mas ainda marcou 10 golos e fez 4 assistências, por exemplo Malang Sarr que chegou emprestado pelo Chelsea, acabou relegado na missão salvar o Porto B e Felipe Anderson a maior parte dos adeptos do Porto nem sabe que estava no plantel.

  • Ziggy Stardust
    Posted Maio 28, 2021 at 2:24 pm

    Aquando todos esperavam uma grande contratação, contra a corrente escrevi isto:

  • Fildeoliv
    Posted Maio 28, 2021 at 3:10 pm

    São opiniões, não tenho a certeza quais os critérios para a escolha, mas discordo em absoluto. Em primeiro lugar, o Luka ainda não era um jogador com cartel na Alemanha. Já internacional, mas sempre deu a sensação que numa lógica de renovação forçada que o Low tentou fazer. Depois, por exemplo, a comparar com o Everton, esse sim um jogador já de créditos firmados, várias vezes titular da Seleção do Brasil, o valor de mercado desceu bastante menos. No transfermarket, o cebolinha já chegou a ter um valor de mercado de 40 m enquanto o Luca apenas chegou aos 20 e tem actualmente 15. Para além disso, o (infelizmente) treinador do Benfica sempre priveligiou a utilização do Everton, a qual apenas abrandou quando mudou o sistema de jogo com a chegada do Lucas Veríssimo. Mesmo o Darwin, que já tinha uma temporada de Europa, embora numa 2a liga, o Pedrinho e até o Vertonghen, numa perspectiva das expectativas, defraudaram-me mais. Inclusivamente porque, como já foi mencionado, o Luka foi muito prejudicado por dois factores: linguagem e a falta de criação de jogo do meio campo do Benfica para poder ver exponenciadas as suas qualidades. O João Félix, ao qual recorrentemente comparam o Luka, embora os ache diferentes, beneficiou na época de uma dinâmica brutal da equipa na qual o Gabriel, imagine-se, brilhava a 8 com o Samaris ou o Florentino atrás.. Volto a dizer, é subjectivo mas discordo totalmente com a escolha do VM, com todo o respeito.

  • RCC10
    Posted Maio 28, 2021 at 3:35 pm

    Eu sinceramente e não vi o jogos todos do SLB mas para mim seria entre o Lucas, o Cebolinha e o Pedrinho do SLB, sendo este ninguém fala nele mas custou 18 M€ e não marcou golos e pouco assitencias fez. O Luca e o Cebolinha ainda marcaram cada um 7 golos para o Campeonato. também podia falar o F. Anderson e o Sarr do FCP mas uma vez que vieram de empréstimo muitas vezes esse jogadores são postos de parte para depois apostar ou valorizar os ativos do clube como aconteceu no FCP.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 28, 2021 at 3:37 pm

    Ainda espero que possa render até porque tem as características perfeitos de um segundo avançado, muita mobilidade, inteligência e remate fácil, jogando simples. Penso que têm que ser essas as principais características de um segundo avançado e o Waldschmidt tem essas características. No entanto faltou-lhe muita intensidade, faltou empenho do jogador, mas principalmente faltou confiança do treinador. Nunca pareceu um favorito de JJ, talvez por ser alemão, o próprio Waldschmidt falou nisso e muitos problemas na adaptação a um campeonato bastante diferente do alemão poderão ter sido as principais causas do falhanço. Sim concordo que foi o maior flop em Portugal este ano, esperava muito mais.

    Agora ainda tenho esperanças que possa render e espero que seja o nosso 9,5 esta época, de preferência com outro treinador que possa tirar um maior proveito dele. Rodaria entre ele, o Darwin e o Vinicius, vendia o Seferovic, emprestava o Gonçalo Ramos e o Rodrigo Pinho fechava o lote de avançados, podendo jogar o Rafa, o Everton ou o Pedrinho na posição de segundo avançado também. Se para o ano não rendesse, aí sim consideraria a venda do seu passe.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 28, 2021 at 3:51 pm

    É ligar ao amigo Jorge Mendes para o voltar a colocar noutro clube e não perder dinheiro com o negócio.

    Se for preciso os amigos da Roma (Mourinho e Tiago Pinto) acolhem-no na Roma para tentar valorizar o activo…

  • Pedro Carvalho
    Posted Maio 28, 2021 at 5:11 pm

    O Luca não só é o jogador do Benfica com mais talento e potencial como o é do nosso campeonato.

    Agora, não me parece que tenha um espírito competitivo necessário para jogar no Benfica.
    Falta lhe garra e espírito competitivo.

    Sem um treinador que lhe meta a cabeça no sítio certo vai sair pela porta pequena. E não me parece que seja JJ que o vá potenciar, uma vez que não fala português ou espanhol

    Mais um futuro desperdício

  • Eagle1991
    Posted Maio 28, 2021 at 5:17 pm

    O Weigl demorou 1 ano a adaptar-se mas agora é uma das figuras da equipa. Espero que aconteça o mesmo a Wald

  • Acarub
    Posted Maio 28, 2021 at 5:21 pm

    O Jesus foi o maior flop desta época…

    • Marcio Ricardo
      Posted Maio 28, 2021 at 11:41 pm

      Olha que tem a sua razão.

    • GabCel
      Posted Maio 29, 2021 at 2:23 pm

      ia escrever exactamente o mesmo…

      o maior flop e responsavel pelo flop total do benfica e os 5 ou 6 flops de jogadores da mesma equipa é o fanfarrão que disse que ia jogar o triplo e nem metade jogou.

  • Harryke
    Posted Maio 28, 2021 at 7:35 pm

    No post sobre o jogador desilusão, defendi que tanto Everton como Darwin que foram top 10 de golos + assistências e top 5 de assistências da liga nunca poderiam ser considerados o flop da época e até destaquei que Filipe Anderson seria a minha escolha, mas aceito esta escolha sem problemas. Luca, que custou 15 milhoes, tem muito talento, mas foi um desastre. Poucos golos, pouca intensidade, más recessões, falta de entrosamento… por 5 milhões arranjava-se algo semelhante aqui no tugão. Veremos se dá a volta

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 28, 2021 at 9:37 pm

    O Benfica tem que estabilizar um sistema tático. Neste momento parece-me que o 3x4x3 é o melhor atendendo às características dos jogadores do plantel. Nesse sentido Waldschimt teria que lutar por um lugar à direita com Pizzi e Rafa à esquerda do ataque com Cebolinha. Acho que é isto. Waldschimt até teve bons momentos e nota-se que tem qualidade.
    Acho que Todibo, por mal ter jogado, pelo hype e pelo clube que veio foi o maior flop. Veio emprestado, é certo, mas esperava mais.

  • Nazgul
    Posted Maio 28, 2021 at 10:57 pm

    Custa um pouco dizer isto, mas o Benfica é uma mão cheia de flops, hoje em dia não temos 1 jogador no plantel que digamos “Epa este por mim nunca venderia, grande jogador” infelizmente não temos grande qualidade, acho que os únicos um pouco acima da média será rafa, cebola (o antigo) e o Grimaldo (atacar) de resto nem o weigl é um grande 6/8 custa me acreditar que o Chelsea o queira só se for por ser um suplente “barato”

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 28, 2021 at 11:46 pm

    A grande diferença entre Cebolinha e Waldschimt foi Jesus.

    Um não rendeu e continuou em campo.

    O outro não rendeu e foi para o banco.

  • Leandro
    Posted Maio 29, 2021 at 1:30 am

    Acho que este só é considerado o flop porque o maior flop nem jogava e por isso ninguém se lembra de Pedrinho que custou 18M. Titular apenas num jogo ou outro de taça, raramente saia do banco e o próprio treinador diz que não está preparado para um campo de futebol porque só joga em 30 metros, ou seja, é, digamos um jogador de futsal. Ao contrario de Waldschmit, o Pedrinho ainda precisa de aprender o desporto para o qual o Benfica pagou 18M para ele praticar.

  • Slayer666
    Posted Maio 29, 2021 at 4:59 am

    Entre ele, Darwin, Pedrinho e Cebolinha há muito por onde escolher no Benfica, tudo jogadores caríssimos e que renderam muito pouco em campo.

Deixa um comentário