Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

“O futebol italiano sofre de um atraso cultural, estamos parados há 60 anos”

O clássico 8 ou 80 no futebol? Ainda há uns meses venceu o Euro, contam com jovens talentosos, como Chiesa (fez muita falta), Bastoni, Barella, Tonali, Donnarumma ou Zaniolo, e nesta qualificação bastava Jorginho não ter falhado o penálti contra a Suíça no minuto 90 para este discurso se esfumar, ainda por cima caem depois de um encontro em que fizeram mais de 30 remates, dominaram e chegaram a ter oportunidades praticamente de baliza aberta.

Arrigo Sacchi fez uma análise muito crítica ao estado que atravessa o futebol italiano, na sequência da eliminação da Squadra Azzurra contra a Macedónia. «O problema é grave. O futebol italiano sofre de um atraso cultural, não existem ideias inovadoras. Outros países estão a evoluir e nós estamos parados há 60 anos. Digo-o abertamente: o treinador e os jogadores são os menos culpados. O problema é institucional», sustentou o antigo treinador do AC Milan, que conduziu a Itália até à final do Mundial 1994. «O que se passou contra a Macedónia é o mesmo que tem acontecido com os nossos clubes nos últimos 12 anos. Não ganhamos nada na Europa desde 2010, o Europeu foi uma incrível exceção. Continuamos a comprar estrangeiros para os nossos clubes e os escalões de formação estão cheios de gente de fora», acrescentou.

33 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Março 26, 2022 at 2:33 pm

    É muito duro não há dúvida. Mas tem feito um “bom” trabalho são campeões europeus e embora longe da Itália de 90-2006 são uma equipa muito boa e quanto a mim top-6 de seleções…. Mas num jogo qualquer equipa pode perder. Mesmo com 37-4 em remates

  • Rosso
    Posted Março 26, 2022 at 3:42 am

    Se a Itália está 60 anos atrasada, então o que é que o Sacchi andou a fazer há trinta, no Milan e na Azzurra? Se assim fosse, ele seria um dos culpados.

  • Kacal
    Posted Março 25, 2022 at 5:06 pm

    Certo que a Itália já não é o que era e realmente isto é verdade em parte. No entanto acabam de vencer o Euro e com competência não sendo uma questão de sorte apenas e para chegar ao Mundial tinham enfrentado selecções inferiores a si e neste play-off no mínimo tinham que estar na final porque a Macedonia devia ser vencida de goleada. Foi incompetência própria mas não foi por falta de qualidade individual que perderam o jogo.

    • Horacio O Quarto
      Posted Março 25, 2022 at 8:44 pm

      Isso do 8 ao 80 é um clássico português, não deixemos Itália ficar com o que é nosso… Já aconteceu com Mourinho, Ronaldo(dois dos melhores do mundo) Bruno Lage, Fernando Santos.
      Porque Portugal tem dos melhores treinadores de bancada do Mundo, não se enganem, portanto não deixemos Itália ficar com o que é nosso.
      E digo mais, a culpa de irmos ao Mundial (caso formos) não se deve a incompetência de Itália mas sim a sorte do Fernando Santos, porque ele é aquele homem que até em jogos alheios mete a sua sorte.

  • Dragão em Lx
    Posted Março 25, 2022 at 3:36 pm

    O clássico 8 ou 80 deve ser tão antigo como o futebol. Quando os nossos ganham, os patinhos feios viram craques, os problemas financeiros desaparecem e os treinadores são todos Guardiolas. Quando perdemos, os Messis viram Maregas, os presidentes adorados viram ditadores… Enfim.

    Posso falar, porque nunca achei a Itália do Euro nada do outro Mundo. Era uma equipa organizadinha, mas sem as estrelas Berardi/Chiesa, Spinazzola, Jorginho e mais uns e sem os centralões podia ter caído nos 8os, por exemplo.

  • Pablo
    Posted Março 25, 2022 at 3:31 pm

    8 ou 80, neste caso 8. É fácil criticar, até parece que é fácil, igual na nossa seleção todos a criticar opções outros até a desejarem derrota só porque um jovem (que irá ter várias oportunidades) foi mandado embora, enfim…No final todos piaram de fininho (uii Otávio). Comentar em blogs, criticar depois da derrota ainda vindo de um troféu importante é o mais fácil de se fazer.

  • BrunoAlves16
    Posted Março 25, 2022 at 3:14 pm

    Há um certo exagero. Como referi noutro post, o cenário era bem mais negro em novembro de 2017 quando foram eliminados pela Suécia e parece-me que neste período de tempo algo de bom foi feito. Criou-se um bom grupo, com alguma veterania que é importante no contexto e os bons valores vão aparecendo, não com o ritmo de outras nações, mas há talento (Chiesa, Barella, Raspadori, Tonali, Bastoni, Donnarumma, Locatelli deverão formar uma base nos próximos anos). Agora claro um fracasso destes num país como a Itália é difícil de digerir, um baque enorme, duas ausências seguidas do mundial era impensável. Frente à Macedónia do Norte era praticamente inimaginável.

    Acima de tudo acho que havia uma certa matriz de talento italiano que se perdeu e tornava a squadra azzurra uma selecção admirada e candidata quase por decreto. O talento ofensivo (a que chamavam de trequartista) um Baggio, um Totti, um Del Piero, é um tipo de jogador que desapareceu um pouco do futebol italiano, que dava o toque de classe e categoria a equipas já de si fortíssimas. Hoje o maior talento será eventualmente Chiesa, mas é um tipo de jogador mais explosivo, mais vertical e veloz do que propriamente um playmaker mais cerebral e criativo, acentuando uma tendência geral no futebol mundial mas que afecta de forma mais vincada o futebol italiano. Creio que poderão ir por aqui para voltar a ter maior preponderância no futebol de selecções, adequando ao contexto actual e não deitando fora o que de bom foi feito por Mancini nestes quatro anos meio, apesar de tudo, o Europeu não foi ganho só por acaso.

  • DNowitzki
    Posted Março 25, 2022 at 3:10 pm

    Eu vi grande parte do jogo da Itália. Perdeu porque foi ineficaz. Ponto!

    Dito isto, quem é o jogador que saca um coelho da cartola? Que faz uma finta que abre caminho para o golo? A vitória no Europeu foi uma casualidade. A Itália esteve longe de ser a que melhor futebol praticou.

    Como escrevi há tempos, o facto de o Milan liderar a liga italiana diz muito sobre a qualidade do mesmo.

    • Mr. Mojo Risin'
      Posted Março 25, 2022 at 4:30 pm

      Se formos pelo futebol praticado, em termos de torneios de seleções, 90% das vitórias são uma casualidade.

      • DNowitzki
        Posted Março 25, 2022 at 5:14 pm

        É uma questão de tudo correr bem em 3 ou 4 semanas de competição.

        • filipe19
          Posted Março 25, 2022 at 8:02 pm

          Mas o futebol também é isto: duas pessoas e dez opiniões diferentes. O título uma causalidade? Poxa, para mim foi de longe a melhor seleção do torneio. Vejam só como jogaram a fase de grupos. 11 Otávios em campo, sempre a correr e deixar tudo em campo, destruiram a Suiça e a Turquia por completo e eliminaram a Belgica (lembram-se?), a Espanha e a Inglaterra no caminho ao título.
          Enfim, as duas últimas partidas foram vitórias à italiana mas no mata-a-mata a estética do jogo já não interessa, só importa ganhar o que os italianos conseguiram… e bem

          • Mantorras
            Posted Março 26, 2022 at 3:13 pm

            Concordo. Nao foi a melhor? Andou la muito perto. Foi sem duvida das melhores e dava gosto ver jogar.

            Nos primeiros jogos disse logo ao que ia e saiu campea com muito merito, nao foi qualquer casualidade (IMO).

            O rant do Sarri vale o que vale, claro que ele deve saber melhor que ninguem ao que se refere, mas em futebol jogado, a Italia foi eliminada por uma seleccao que jogou muito menos, e basicamente eles sim fizeram o que a Italia fazia ha uns 60 anos… ja a Italia jogou bem e falhou muito.

            64 – 36 em posse
            32 – 4 em remates
            16 – 0 em cantos

            O futebol e mesmo assim.

          • El Pipito
            Posted Março 26, 2022 at 1:39 am

            Espanha foi na minha opinião a melhor seleção do torneio.
            Foi a única seleção com uma identidade e apesar de alguns percalços e infelicidades, sempre conseguiram impor o seu jogo. O jogo com a Itália então foi escandaloso, tal foi a superioridade espanhola.

            • filipe19
              Posted Março 26, 2022 at 3:20 pm

              Sim, antes de deixar aqui o meu comentário também pensei na Espanha. Mas a fase de grupos não me convenceu; dois empates e só no último jogo conseguiram finalmante ser eficazes e é aí nesse ponto que eu quero pegar. Na minha modesta opinião só por uma equipa ser completamente superior não significa automaticamente ser melhor. Uma equipa que tem 32 remates à baliza e não marca é ineficaz e isso não a torna perfeito. Embora o perfeito no futebol não exista, mas talvez dê para perceber o meu raciocínio.
              E contra a Suiça a Espanha também não dominou por completo. A Italia também não foi “perfeita” ao longo do torneio inteiro, mas após sete jogos nunca diria que foi uma causalidade. Entre a Italia, Espanha e a Inglaterra eu acho que o título estaria bem entregue a cada uma destas equipas.
              Enfim, lá está…as divergências de ver o futebol

          • DNowitzki
            Posted Março 25, 2022 at 10:39 pm

            Discordo da ideia de que a Itália foi melhor. Ontem, foi melhor, mas foi inepta. No Euro, foi ao contrário em vários jogos. Mas é da divergência que se faz o futebol e a vida.

  • fanatic
    Posted Março 25, 2022 at 2:26 pm

    Em parte concordo. Na minha opinião a liga Italiana ate tem melhorado a nível global (no geral as equipas estão mais fortes) no entanto, as melhores equipas continuam longe do nivel das melhores da liga Inglesa ou Espanhola.
    Mas olhando para a seleção, a atual seleção é fortissima mas conta com diversos jogadores veteranos (Chielini, Bonucci, Insigne, etc) e olhando para as seleções mais jovens estamos longe de ver grandes craques a sairem (o melhor deverá ser o Rovella que sinceramente ainda nao me convenceu). Mesmo na A têm alguns bom talentos como Raspadori, Frattesi ou Scamacca mas fica a ideia que não são jogadores com potencial top mundial, a unica excepção é o Chiesa

    • Jonas SCP
      Posted Março 25, 2022 at 3:29 pm

      Seleção italiana e fortíssima? Hoje em dia bem top 15 da Europa deve ser quando o Chinesa e melhor jogador da seleção Italiana está muita coisa por explicar, em relação a Portugal por exemplo analisando posição por posição não acho que um italiano esteja acima de algum português

      • Goncalo Silva
        Posted Março 25, 2022 at 6:22 pm

        Desafio-o a dizer 15 seleções melhores ou semelhantes à Itália no Mundo (nem digo Europa).

      • fanatic
        Posted Março 25, 2022 at 4:00 pm

        Se achas que uma seleção com Verrati, Barella, Jorginho, Chiesa, Berardi, Insigne, Donnaruma, Tonali, Bonucci ou Pellegrini, que é a atual campeã europeia, não é top 15 da europa nao vale a pena discutires futebol

  • Antonio Clismo
    Posted Março 25, 2022 at 2:23 pm

    Faz bem haver esta reflexão. Agora é que se estão a aperceber que o sistema de desenvolvimento não funciona.

    A juventus é um eucalipto, tem centenas de jogadores sob contrato e depois andam de empréstimo em empréstimo a estagnar.

    Demasiados jogos de bastidores com empresários nas camadas jovens de Itália. (O Miguel Pinho da Positionumber sabe bem mexer-se nesse lodaçal por exemplo).

    Lembro-me de imensos jovens talentosos portugueses irem para Itália completar a formação como o Afonso Freitas, Bandeira, João Serrão, etc e 2 anos depois voltaram pela porta pequena e quase nem um pontapé numa bola sabiam dar. Desaprenderam durante todo o tempo em que lá estiveram.

    Com o modelo de desenvolvimento actual em 100 talentos com 15 anos que aparecem, conseguem apenas aproveitar 2 para o profissionalismo nos 5 anos seguintes.

    • Antonio Clismo
      Posted Março 25, 2022 at 2:25 pm

      A alemanha teve a mesma reflexão depois do Euro2000 e criou as bases que depois lhes deu o campeonato do Mundo em 2014.

      A França teve a mesma reflexão depois das vergonhas das campanhas no Mundial 2010 e lançaram as bases que lhes deu o Mundial 2018.

      • Ibagaza
        Posted Março 25, 2022 at 3:30 pm

        Que falta de paciência para essa conversa da Alemanha.
        A Alemanhã não só ganhou o euro96 como foi finalista do Mundial de 2002. Se reformularam alguma coisa pós-2000? É provável, as federações são como empresas e todos os anos estão a inovar e melhorar. Mas não é como se fossem a Etiopia e de repente fossem o Brasil.

        • filipe19
          Posted Março 25, 2022 at 8:18 pm

          Reformaram sim. O Euro 2000 foi para eles um desastre auténtico e ficaram envargonhados com o balde de água fria do senhor Conceição. Chegaram à final de 2002, verdade, mas também muito por ter o monstro Kahn na baliza. Quém não se lembra das vitórias suadas contra as seleções poderosas do Paraguay e sobretudo dos EUA. O Euro 04 foi outro descalabro a seguir.
          E quais foram as reformas implementadas? Todos os clubes da 1. e 2. divisão são obrigados em ter uma academia, isso leva com que hoje existem 56 academias na Alemanha. Demorou algum tempo em colher os frutos mas se olhares bem para os resultados do futebol júnior nos últimos dez anos o desenvolvimento é bem visível. E repara-se que eu acho que o futebol alemão tem estagnado um pouco nos últimos anos e alguns na indústria do futebol alemão também já estão atente a esse cenário e novamente a pedir reformas.

  • rmatos24
    Posted Março 25, 2022 at 2:17 pm

    Parece-me claramente o 8 e o 80. Não está tudo bem no futebol italiano, é certo, mas também não é este “atraso” que esta velha glória vem logo apregoar como se no tempo dele é que era! O futebol italiano passou por um período conturbado e demorou a reerguer-se, mas parece-me que nos últimos anos tem sido feito um esforço de devolver a Itália o poderio que outrora teve. Claro que leva tempo e provavelmente a vitória do Euro até aconteceu um pouco inesperadamente (apesar de ser justíssima), mas não me parece que este falhanço venha pôr em causa o que de bom muitos clubes em Itália têm feito. É o típico caso de oportunismo de situação para aparecer.

  • Borsalino
    Posted Março 25, 2022 at 2:08 pm

    Para além de todos os fatores mencionados a negrito, pode-se adicionar também a lesão de Chiesa que para mim é o melhor jogador italiano da atualidade. A sorte não esteve com a seleção de Itália.
    Que Mancini venha para o Benfica.

  • Francisco Torgal
    Posted Março 25, 2022 at 1:32 pm

    Meias verdades que são facilmente ditas depois de uma eliminação. É a segunda vez seguida que falham o mundial é verdade, mas foram campeões europeus pelo meio.

  • Amigos e bola
    Posted Março 25, 2022 at 1:31 pm

    Uma coisa é certa: a seleção italiana, outrora temida, ficou para trás face a outras seleções europeias, inclusive Portugal.

    Num país de futebol com 60 milhões de habitantes, devia dar que pensar.

  • Natan Fox
    Posted Março 25, 2022 at 1:29 pm

    Ele está certo!
    Só olhar o quanto evoluíram as seleções Francesa, Portuguesa, Espanhola ou Alemã nessa última decada e o quanto a Italiana regrediu em termos de talento. Ganhou a Euro? Ganhou! Mas foi muito mais por incompetência dos correntes do que méritos próprios. Gente, olhe os nomes da Itália que ganhou a Copa em 2006 e olhem os nomes dessa atual seleção, a Itália está tão fraca que precisa recorrer a 4 brasileiros naturalizados, sendo que só um deles (Jorginho) é um jogador de alto nível.

    • Filipe Ferreira
      Posted Março 25, 2022 at 3:30 pm

      Ganhar o Euro por incompetência dos outros foi o que o vencedor do Euro 2016 fez. A Itália foi das seleções que melhor futebol praticou no Euro. Foram justos vencedores

      • AndreShevchenko
        Posted Março 25, 2022 at 4:10 pm

        Nem sou de comentário mas dizer que Portugal ganhou o europeu por incompetência dos outros é de quem não percebe nadinha de futebol, Portugal teve muito mérito em ganhar esse europeu, sim teve uma sorte monumental no emparelhamento e na final teve sorte também, agora nós outros jogos não vejo onde houve “incompetência” dos adversários, Portugal defendeu muito bem, sim em futebol jogado não foi a equipa mais vistosa mas foi um justo vencedor, já a Itália na fase a eliminar foi muito parecido a Portugal defensivamente, tendo de facto atacado mais nos seus jogos mas contra a Espanha por exemplo remeteu se a defender e nada mais, talvez devesses rever os jogos do euro 2016 e os do 2020 para talvez mudares de opinião.

      • Amigos e bola
        Posted Março 25, 2022 at 3:53 pm

        Das equipas que melhor futebol praticou no Euro 2020? Na fase de grupos, concordo. Nas eliminatórias, longe disso.

Deixa um comentário