Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O futebol nem sempre é justo; Portugal eliminado nos penaltis depois de ter sido muito superior nos 120 minutos; Brasil não criou uma oportunidade de golo (ao contrário da selecção nacional que desperdiçou 11); André Silva esteve desastrado; João Nunes e Gelson Martins saem mais cotados da Nova Zelândia; Rafa e Riquicho também estiveram em destaque

Portugal 0-0 (1-3 nas g.p.) Brasil 

Um jogo “à Portugal”. A selecção nacional demonstrou que é (e foi muito) superior ao Brasil, desperdiçou 11 oportunidades de golo (algumas delas flagrantes), mas acabou por cair nos penaltis, perante um adversário que praticamente não testou André Moreira. Um adeus ao Mundial sub-20 injusto pelo que se passou em campo, e que vai deixar um sabor ainda mais amargo, não só pelo que se passou nestes quartos-de-final, como pela fraca qualidade das equipas ainda em prova, o que podia ter permitido a Portugal voltar a ser campeão do Mundo.

Quanto à partida, o início mostrou logo como a mesma seria, com João Nunes (de cabeça e após lançamento de Tomás), Gelson Martins (servido por Rony) e André Silva (em excelente posição depois de um cruzamento de Gelson) a não conseguirem marcar nos primeiros minutos. Sobre a meia hora Rafa, a passe de Gelson, rematou cruzado perto do poste esquerdo de Jean. No primeiro tempo, o Brasil raramente teve bola no meio-campo português, e os jovens nacionais, sem fazer uma exibição de encher o olho, iam para o intervalo a lamentar as chances falhadas. Na segunda parte, Portugal piorou, deixando de atacar com perigo e passando a sentir muitas dificuldades na posse de bola, mas a Canarinha, apesar de ter subido as linhas, nunca levou perigo para junto da baliza de André Moreira, sendo mesmo André Silva, numa fase em que Nuno Santos já estava em campo, a voltar a estar perto de abrir o marcador de cabeça. Com a chegada do jogador do Benfica ao jogo, a turma de Hélio Sousa voltou a ser perigosa e a estar por cima dos acontecimentos, mas o desperdício voltou a ser gritante, com Gelson e Domingos a serem incapazes de colocar a bola no fundo das balizas, tendo a ocasião mais flagrante da partida estado nos pés de Rony Lopes, que bem servido por André Silva atirou ao poste. O jogo foi assim para prolongamento, no qual se manteve a tónica, já que o criativo que esteve emprestado pelo Manchester City ao Lille rematou de cabeça lado aos 5 minutos, e em cima dos 105’ foi Gelson, isolado por Nuno Santos, a nem conseguir sequer acertar na baliza (como em quase todas as situações de perigo portuguesas). Na segunda parte do tempo extra, Rony voltou a ter o golo nos pés, mas desta feita foi Jean a responder. A bola não queria mesmo entrar e o jogo foi para os penaltis. Nessa fase o Brasil depois de Pereira e Rony terem convertido até falhou o 1.º, mas nem assim a selecção nacional aproveito. Guzzo, com um “Panenka” muito mal executado entregou a bola a Jean e desperdiçou a hipótese de meter Portugal na frente. O Brasil fez o 2-1. André Silva atirou ao lado, e já com 3-1, Nuno Santos mandou a bola para as nuvens, confirmando assim o afastamento de Portugal.

Destaques:


Portugal – A equipa de Hélio foi superior, criou imensas oportunidades e nunca permitiu veleidades ao rival, mas é preciso finalizar e a selecção nacional em inúmeras ocasiões nem na baliza acertou. A juntar a isto, nas grandes penalidades a incompetência também reinou, já que após o Brasil falhar Guzzo a rematou muito mal e Nuno Santos e André Silva erraram o alvo. Em suma, um jogo como tantos na história das nossas selecções, com um défice de aproveitamento dos lances criados e um lamentar do desperdício após um final triste e inglório. Individualmente, João Nunes fez uma exibição imponente, assumindo-se como o líder do setor recuado e tendo uma grande percentagem de acerto nas suas acções, ao passo que os laterais Riquicho (muita raça) e Rafa também estiveram em bom plano. Estrela foi importante no meio-campo, já que a sua presença física fê-lo ser um excelente tampão, roubando várias bolas, ao passo que Rony, não sendo brilhante, emprestou a espaços a sua qualidade mas não foi feliz na finalização. Já André Silva fez uma partida abaixo do que já mostrou, não só por não ter concretizado as chances de que dispôs mas porque poucas vezes fez valer a sua presença na frente, ao contrário de Gelson, talvez o melhor em campo: o Di Maria de Alcochete voltou a mostrar a sua disponibilidade física, capacidade de desequilibrar, dando-se imenso à partida e sendo um catalisador das acções ofensivas lusas, enquanto que a entrada de Nuno Santos melhorou o nível de jogo Lusitano.

Brasil – Esta Canarinha está longe de deslumbrar, não só porque colectivamente falta qualidade e uma ideia sólida, mas porque individualmente o nível não é o de outros elencos. Ainda assim, e de uma forma pouco espectacular (como provam os dois empates a zero com consequente vitória nos penaltis nas duas eliminatória), o Escrete está nos quarto melhores do Mundial. Numa equipa sem grandes destaques, nota para Danilo, que pareceu algo cansado, não dominando a sua zona como habitual, sendo que Marcos Guilherme, com a sua velocidade e técnica, foi o jogador que mais perigo causou.

0 Comentários

  • João Magalhães
    Posted Junho 14, 2015 at 3:41 am

    Está tudo dito. Triste fado…

    • João Magalhães
      Posted Junho 14, 2015 at 3:48 am

      E a Alemanha eliminada nos Penaltys. Caminho aberto para o Brasil

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 3:52 am

      Nunca vamos ganhar nada. Triste fado mesmo. Pena de país tão rico em futebol e que lhe acontece isto. Os miúdos devem estar destroçados. Não vale a pena queimarem e dizerem para serem erradicados da selecção por falharem um penalty

      Rui

    • Comediants
      Posted Junho 14, 2015 at 4:13 am

      Triste sina! Quanto ao jogo:
      Muito critério do meio campo português a engolir o Brasil, bom trabalho do Hélio.
      No entanto Estrela não se percebe como é que é jogador de seleção. Rafael Guzzo é muito superior. E Tomás preenche bem a zona defensiva.Chico ramos também gostei dá-se muito ao jogo.A defesa esteve imperial, bom trabalho dos laterais a nível defensivo, mais técnica de rafa mas o Riquicho tem maia critério a subir no terreno. Rony Lopes é pura classe, apesar de se esconder por vezes do jogo. Nuno Santos entrou muito bem e deveria ter sido titular, muito aguerrido e mexeu com o jogo.
      André Silva é um mini Agüero, a seleção Sub21 não tem melhor ponta de lança. O wildcard deste campeonato foi sem dúvida Gelson Martins, não era considerado uma estrela na seleção mas foi o que mais brilhou, velocidade, técnica, irreverência, faz lembrar mané, é um bom jogador para transições rápidas ofensivas, digo que é um wildcard porque não há ninguém no banco de Portugal que tenha características parecisas. No entanto tenho as minhas dúvidas que dê jogador de equipa grande. Vamos ver como evoluí.

      Nota:
      Vai fazer bem a Guzzo estar a passar por esta situação, pode ser que atine, e que deixe de pensar que é vedeta, a displicência com que bate o pênalti é prova disso mesmo, camisola 7, mão na anca, falta de balanço e passe picado para o GR, foi uma vergonha e viu-se que sentiu a responsabilidade da derrota nas imagens, espero que aprenda.

    • Vital Moreira
      Posted Junho 14, 2015 at 4:18 am

      Se tivesse ganho ficava com o caminho aberto para vencer o Mundial uma vez que a Alemanha também perdeu nos penalties.

      A vida continua e os jovens jogadores portugueses saem desta competição com uma lição aprendida. Quem não marca sofre.

    • Afonso Teixeira
      Posted Junho 14, 2015 at 4:23 am

      Melhores jogadores de Portugal no Torneio: João Nunes, Gélson Martins e Nuno Santos

      Piores jogadores: Rony Lopes e Gonçalo Guedes

      A partir de agora estes jogadores passam a ser sub21 e é na qualificação para o Europeu sub17 que se têm de preocupar e arranjar clubes competitivos na próxima época para poderem continuar a sua evolução. A maior parte deles já não tem nada a aprender na II Liga.

      O futuro é risonho e é preciso começar a trabalhar a talentosa geração de 1997 para se qualificarem para o próximo Mundial sub20.

    • coach407
      Posted Junho 14, 2015 at 9:47 am

      Só de me lembrar da Panenka do Postiga numa fase final… Que classe, nao é pra todos como estes fails provam.

      Esta do Guzzo foi pior que a do Romario Baldé. A do Romario só saiu curta mas enganou o guarda-redes, o Guzzo mal começou a correr percebeu-se. Ainda por cima com pouco balanço…

    • João Dias
      Posted Junho 14, 2015 at 9:55 am

      Esta equipa vai dar mais uma bela geração de sub-21.

      Se juntarmos estes jogadores a alguns de 94 ficaremos com uma belíssima equipa.

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 10:46 am

      O Gonçalo Guedes não é mais jovem que os restantes?

      Bruno

  • Mr.D
    Posted Junho 14, 2015 at 3:43 am

    Frustrado com o resultado deste jogo.
    Grande exibição, temos de sair de cabeça levantada

  • produtordevinho
    Posted Junho 14, 2015 at 3:43 am

    Ridículo como Portugal não passou esta eliminatória. Ridículo o Brasil neste jogo. Ridículo o penalty do Guzzo.

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 3:59 am

      o mais engraçado e que o guzzo era o marcador de penaltis do chaves , nao tenho a certeza no que vou escrever mas marcou este ano uns 6 ou 7 golos de penalti so falhando um , contra o benfica B .
      Foi um aCto de imaturidade do rapaz , proprio da idade , nao tenho dúvidas que nao marcará mais nenhum penalti desta forma . Uma coisa é certa , esta selecção tem qualidade em todos os sectores (o que achei mais fragil foi na posição de defesa esquerdo) e vamos ter selecções para lutar por titulos no futuro sem dúvida.

      Miguel

    • max alves
      Posted Junho 14, 2015 at 6:04 am

      Ridiculo foi portugal nesse jogo,ate eu queria qie fizessem gols de tantas chances,quando foi para os penaltis eu torci demais pra que saissem um time que desperdica muito nao merece passar tambem,futebol eh injusto as vezes em 120 min por mim era portugal nos penaltis era brasil,pela arrogancia de rony que bateu fez o seu e zoou o goleiro brasileiro e pela arrogancia de guzzo
      ,

    • Daniel M.
      Posted Junho 14, 2015 at 11:14 am

      max acho que o Rony foi arrogante porque o Jean estava a ser um autêntico palhacinho, mas pronto… no Guzzo concordo

    • max alves
      Posted Junho 14, 2015 at 11:36 am

      Ok daniel ate concordo mas fikei puto por voces nao passarem,o brasil eh fraco,eh superior no individual mas nao joga como time portugal na tactica foi anos luz superior

    • Daniel M.
      Posted Junho 14, 2015 at 11:57 am

      Sem dúvida… como disse noutro comentário, só fico agradecido por não ter perdido horas de sono a ver o jogo (só vi às 10h da manhã, sem saber o resultado)

    • produtordevinho
      Posted Junho 14, 2015 at 3:37 pm

      Brasil não tem melhores individualidades que Portugal, que barbaridade. Tem um grande craque, Danilo. Nós temos 4 ou 5.

    • max alves
      Posted Junho 14, 2015 at 4:15 pm

      Evinho me desculpe mas o brasil nao tem so um craque porque joga em portugal,tem marcos guilherme,boschilla,andreas (que foi muito mal ontem) que sao bons jogadores,portugal nao tem todos esses que voce diz nao,tem bons jogadores que nao vejo nem nos grandes dai…aquele andre silva que dizem ser craque nao eh nada demais eh alto forte e mais nada alem de perder gols…gostei so do zagueiro duarte e do nuno santos quando entrou,o resto nao impressiona ninguem…nao se engane pelo jogo e nacionalidade porque portugal deu um show tatico ja com bola no pe nao foi grande coisa muitos erros de finalizacao grotescos e passes errados dentro da area brasileira.

    • max alves
      Posted Junho 14, 2015 at 4:19 pm

      Daniel,
      Fico feliz demais por saber que voce eh coerente e nao ve nacionalidade como qualidade,o que portugal fez foi dar a vaga ao brasil se quisesse golearia facilmente,nao compensa falar do nosso gol anulado,ja que ficaram muitos penaltis e faltas por marcar que o arbitro nao viu,arbitragem terrivel pros dois lados,mas claro que quem viu o jogo sabe que foi mais pendente pro lado portugues sem tirar o merito todo de portugal que foi o senhor do jogo.

  • Vermelho
    Posted Junho 14, 2015 at 3:43 am

    Raramente vejo uma equipa, que após um largo domínio durante os 120 min, consiga ter justiça feita nas penalidades. É uma pena, fico com a sensação que podíamos mesmo ganhar este campeonato.

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:44 am

    Incrivel. Estou sem palavras e só me consigo lembrar das do CR7 quando fomos eliminados do Euro 2012…

    Tomás

  • Gustavo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:44 am

    O penalty do Guzzo deitou a equipa abaixo mentalmente.

    • Afonso Teixeira
      Posted Junho 14, 2015 at 4:27 am

      foi um momento à romário baldé

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 8:51 am

      Sim, a culpa agora é do miúdo… São inexperientes, são penaltis. A culpa é deles todos, que se fartaram de falhar o jogo todo. Quando foram para penaltis, já estava à espera.

      Bruno

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:44 am

    Bola para a frente. Merecíamos mais mas o último penalty foi mais de coração do que inteligência.
    Foram uns verdadeiros Heróis do Mar
    Chico

  • Diogo JR
    Posted Junho 14, 2015 at 3:44 am

    Muitas oportunidades falhadas, coisa que num jogo destes nunca pode acontecer. O que foi aquilo do Guzzo nas grandes penalidades? Andam ali a brincar ou o quê? O Brasil falhou, ele só tinha de meter a bola lá dentro, e não fazer um pseudo panenka, depois queixam-se que fazem toda a carreira júnior na seleção e no clube mas ninguém lhes dá oportunidades.

    • edson gaspar
      Posted Junho 14, 2015 at 4:01 am

      Até percebi a ideia do guzzo , mete a bola no meio porque na maioria das vezes os guarda redes atiram se para um dos lados, jogou pelo seguro o problema foi que o guarda redes brasileiro esperou até ao último momento e não tentou adivinhar o lado ,e esse '' era só meter a bola la dentro'' não é bem assim ,falar aqui é fácil queria ver era la dentro de campo se era assim tão fácil

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 10:45 am

      O que é que tem a ver falhar um penalty com o clube não lhes dar oportunidades? É por falhar um penalty que já não merece ter uma oportunidade com a equipa do Benfica está pre época?
      Foi mal o que ele fez, mesmo ele apercebeu se depois, mas não esqueçamos o grande mundial que ele fez!

      Carlos Rodrigues

    • Alexandre Guerreiro
      Posted Junho 14, 2015 at 11:03 am

      Sim por falhar penaltis pode ser excluido pelo clube o Baldé que o diga

    • Diogo JR
      Posted Junho 14, 2015 at 1:52 pm

      falhar penaltis desta forma, só demonstra falta de maturidade, e um clube que luta por títulos nunca vai arriscar meter jogadores com falta de maturidade, pois muitas vezes perde-se campeonatos assim. Quanto ao "meter a bola lá dentro", é óbvio que eu disse isso para dizer que só tinha de rematar em condições, escolher um lado e meter lá a bola, se o gr adivinhasse, paciência, mérito dele, agora um penalti assim, foi demérito do jogador.

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:44 am

    Guzzo n deveria ter feito o que fez, perdemos uma boa oportunidade de ganhar a vantagem. Poderiamos ter sido mais competentes, n se tratou de sorte ou azar visto que fomos – a meu ver – bem superiores.

    Filipe

  • Alexandre Guerreiro
    Posted Junho 14, 2015 at 3:44 am

    Gelson tem no minimo que fazer parte da pré época do Sporting, nada fica a dever a Mané

    • André Gomes
      Posted Junho 14, 2015 at 3:47 am

      Quando se fala em finalização penso que fica. Mas concordo, deve ao menos fazer a pré época. Porém, dependendo dos reforços, poderia ser emprestado.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 14, 2015 at 4:19 am

      Sem querer, acabaram por tocar em dois pontos fundamentais e que explicam, o que vocês disseram (bem).
      Não fica a dever nada a Mané… enquanto extremo (verdade Alexandre). Fica a "dever" na questão da finalização (verdade André), porque, precisamente, o Mané fez formação a… avançado, sendo que já deu para ver que a pisar terrenos interiores (2º avançado) consegue potenciar melhor as suas qualidades.

    • Afonso Teixeira
      Posted Junho 14, 2015 at 11:15 am

      O Gélson ainda não é jogador de Primeira Liga. Tem apenas potencial para vir a ser. Antes tem que evoluir fisicamente (tem que ganhar pelo menos 4 ou 5 kg de músculo) e na decisão.

    • Luis
      Posted Junho 14, 2015 at 12:48 pm

      O gelson ontem na 2a parte fartou se de acomular más decisões no ultimo passe… Em alguns casos gritantes… Mas de resto tem lá tudo… Mas temos que ter calma… Tem que levar muitos mais jogos nas pernas….

  • Ana Coutinho
    Posted Junho 14, 2015 at 3:45 am

    É verdade, mas acabamos por ser sempre a seleção do quase! Agora é levantar a cabeça e apostar nestes jovens porque capacidade para serem opções têm eles.

  • scp_fan
    Posted Junho 14, 2015 at 3:45 am

    Epa, desculpem-me o radicalismo! Mas comigo o Guzzo ficava um ano sem calçar na Selecção! Inadmissível que depois de tudo o que fizeram, alguém marque um penalty daquela forma!

    • Fábio Sousa
      Posted Junho 14, 2015 at 3:53 am

      Assino por baixo! Grande falta de respeito pelos companheiros…

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 3:56 am

      Concordo plenamente! Que péssimo. Ainda por cima sendo Brasileiro vai "brincar desse jeito".
      Enfim. Viva aos nossos comentários. Ainda bem que perderam porque nunca sabem passar do quase na hora H. Talvez um dia, quando o Fado se transformar em Samba haja mais dita "fé em Deus e não no Mar que lá vai"

      Tomás B.

    • Ricardo Carvalho
      Posted Junho 14, 2015 at 7:14 am

      Espero que com 1920 nunca tenha feito , ou nunca faca ( nao sei a sua idade ) uma asneira.

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 9:55 am

      Uma coisa é uma asneira, outra é querer fazer um bonito quando é imperial que se seja eficaz

      David Gomes

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 1:00 pm

      Na segunda liga ele batia quase sempre para o meio. Ele disse que este lhe saiu mal e que nao queria fazer panenka. O Moutinho nunca na vida bateu um penalti decente, este rapaz falhou um estupido e caem-lhe logo assim em cima. Parece que não viram o jogo… O André Silva foi autenticamente um nabo. Mas sao miudos, pode ser que aprendam. Mais vale falharem ja do que mais tarde. Estao na idade de aprender…

      Bruno

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:45 am

    podemos ter perdido, mas não trocaria um jogador desta equipa por qualquer outro da tão badalada escola canarinha. fomos muito superiores, à excepção de um aspecto: finalização.

    os erros pagam-se caros e às vezes, para se crescer, também é importante errar.

    Daniel dos Santos

    • max alves
      Posted Junho 15, 2015 at 12:42 pm

      E eu nao trocaria um jogador brasileiro por um da grande escolinha portuguesa,e so pra lembrar quem pega jogadores brasileiros pra jogar na selecao eh portugal,por o brasil sem tem jogadores suficientes pra nao fikar naturalizando jogarores

  • Xavier Reis
    Posted Junho 14, 2015 at 3:45 am

    Não se podem falhar oportunidades como a do Rony de cabeça aos 80m e do Gelson isolado no prolongamento. Vi o jogo a partir dos 75m e Portugal teve 4 boas ocasiões para matar o jogo.

    Depois nas penalidades é uma questão de sorte, mas os penaltys do Guzzo, André Silva e Nuno Santos são muito mal marcadas.

  • Sombras
    Posted Junho 14, 2015 at 3:45 am

    É uma das maiores injustiças dos últimos tempos. Autentico desperdício durante 120 minutos. Não sou de vitórias morais, mas fica o registo de uma grande selecção de jovens, que para mim foi das melhores do torneio só superada pela Alemanha. O trabalho tem sido bem feito, é começar a apostar nestes jovens e o futuro do futebol Português será risonho!

    • Vermelho
      Posted Junho 14, 2015 at 3:49 am

      O Mali acaba de eliminar a Alemanha, agora mesmo é que fica amargo…

    • Manel
      Posted Junho 14, 2015 at 3:55 am

      E a Alemanha entretanto ja está fora!

    • Rui Sá
      Posted Junho 14, 2015 at 4:00 am

      Superada pela Alemanha? Uma selecção alemã que estava num grupo fraquissimo? E que hoje caiu perante um Mali que não é nenhum papão?
      Portugal foi, de longe, a melhor equipa neste mundial até ao momento. Exceptuando o jogo com a Nova Zelândia, Portugal fez exibições muito boas! Hoje então, a espaços foram praticamente perfeitos, exceptuando na finalização, onde houve um misto de falta de sorte com azelhice!
      Gelson, o quarteto defensivo, o Tomás e o André Silva foram os melhores da selecção neste mundial, seguidos de perto por Guzzo e Ivo.

      PS. Será que no Seixal andam a treinar 'Panenkas'? É que depois daquilo que se viu na Youth League, hoje mais um jogador formado no Benfica protagonizou um momento inacreditável num momento decisivo! Uma coisa é quando o jogo está controlado, outra é quando se está numa lotaria destas. Que sirva se aprendizagem para não repetirem no futuro!

      PS2. Rony Lopes, hoje sim, fez uma boa exibição, apesar de nem sempre em jogo. Mas ao nível de toda a competição esperava muitoooo mais!!!

      Temos aqui produtos de enorme qualidade! Mas o mais certo é ver estes brasileiros que hoje levaram um autêntico banho de bola, a chegar a Chelsea's e Barcelona's, e estes portugueses a não passarem dos Boavista's, Parma's e Apoel's desta vida…

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:46 am

    É uma pena este resultado. Podiamos ter chegado aos 2-0 aos 15 min e ter controlado o jogo ate ao fim. Eliminando o brasil ficavamos com uma mao na taça a par da alemanha….
    Pareceu-me haver falta de compromisso naqueles penaltis…
    Pedro Ribeiro

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 3:57 am

      Pedro Ribeiro,

      A Alemanha perdeu em penaltys com o Super Mali (que a meu ver vai vencer o mundial)

      Tomás B.

  • Claudio
    Posted Junho 14, 2015 at 3:46 am

    Resultado por um lado injusto porque portugal teve muitas oportunidades para marcar, mas por outro lado justo porque anularam um golo limpo ao Brasil e um penalty clarinho.

    • Dinis Lopes
      Posted Junho 14, 2015 at 3:56 am

      Mas estás a falar de quê, põe uns óculos, Portugal mereceu ganhar por goleada, só que a finalização não ajudou nem crianças a brincar de marcar penaltis. Só o Rony e o Gelson podiam ter 2 ou 3 cada um mas pronto…

    • Rui Sá
      Posted Junho 14, 2015 at 4:04 am

      1° o golo não foi anulado, até porque o árbitro apitou ainda antes do Danilo cabecear (o que o árbitro marcou ao certo, isso já não sei);

      2° o pênalti cometido pelo Rafa é claro… nas repetições, pois em movimento corrido é duvidoso;

      3° durante a segunda parte é assinalado fora de jogo a Gelson, de forma errada, quando ficavam dois jogadores portugueses completamente isolados, mas também é um lance que só se percebe a realidade do mesmo na televisão.

      Arbitragem, na minha opinião, boa!

  • Galileu Galilei
    Posted Junho 14, 2015 at 3:46 am

    Minha nossa, o Brasil nem comichão fez. É pena, Portugal claramente superior em todos os aspetos do jogo mas a sorte estava do outro lado do campo.
    Gostava mesmo de ver mais uns jogos da nossa selecção, muita qualidade.

    Ps. Não sei o que se passa com os treinos dos penaltis na nossa formação… primeiro o Romário pelo Benfica e agora o Guzzo. Que desperdicio.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 14, 2015 at 4:06 am

      É o futebol moderno. É para ser bonito, é para dar espectáculo, é para aparecer e para correr mundo. Depois sai bosta.

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:47 am

    Devia ser proibido uma equipa passar 2 vezes seguidas nos penaltis. Grande seleção que temos aqui. Muito superior à brasileira que mostrou ser algo banal. Gelson Martins tem que ter oportunidades no Sporting. Nuno Santos também mostrou qualidade. Os centrais também parece. De bom nível. Os elos mais fracos pareceram-me ser Ramos e Podrawski. Estrela mostrou porque é que não joga no Orlando.
    Jorge dos Santos

  • Muska
    Posted Junho 14, 2015 at 3:47 am

    Incrível, há coisas que só vendo é que se acredita e este jogo foi uma delas.. Jogaram muito, mas como é possível não ter entrado nem um golo? simplesmente surreal, tanta oportunidade falhada, claramente a falta de experiência a falar mais alto e isso refletiu-se claramente nos penalties, onde Guzzo, que tem tanto de bom jogador como de inconsciente deitou tudo a perder, como é possível, numa situação de vantagem marcar um penalty daqueles?
    Têm muito a aprender, é muito cliche, mas há que levantar a cabeça e espero que não o crucifiquem como fizeram ao Romario Baldé.

    E se alguma vez alguém perguntar o que significa a expressão "quem não marca, sofre" ou "morrer na praia" é so mostrar este jogo.

  • Gauss
    Posted Junho 14, 2015 at 3:47 am

    Gelson Martins da gosto de ver. Mas de certeza que não é a jogar futebol. Qualidade técnica tem, e muita, só que acaba aí o futebol para ele.
    Hoje acho que o treinador esteve mal nas substituições. Resguardou se para um prolongamento quando podia ter dominado no tempo regulamentar… Mas o futebol é assim. E o André Silva não esteve mais desastroso que os companheiros de equipe. Não lhe peçam é para resolver 11 contra 1 que ele não consegue.
    Para a próxima há mais, toca a aproveitar os talentos desta geração

    • Dinis Lopes
      Posted Junho 14, 2015 at 4:00 am

      E agora acorde porque deve ter estado a dormir, foi só um dos 3 melhores jogadores de Portugal e provavelmente está nos 10 melhores do torneio mas não presta, o Brasil nem de mota o conseguia parar, não esteve bem na finalização, mas criou muitas e muitas opurtunidade tanto para ele como para os colegas, falharam todas quer ele quer os outros.

    • Pedro Pereira
      Posted Junho 14, 2015 at 4:03 am

      Deves ter visto outro jogo, não? A linha direita esteve ao melhor nível…

    • edson gaspar
      Posted Junho 14, 2015 at 4:05 am

      Estou curioso para saber quais são os teus parâmetros para se poder jogar futebol.
      Gelson martins foi o melhor jogador em campo e depois vejo aqui comentários destes enfim

    • LuisRafaelSCP
      Posted Junho 14, 2015 at 4:05 am

      Tem várias assistências remotas para golo. Não tem culpa que o André Silva tenha falhado umas 3 claras… o que querem mais?

    • Ze Gato
      Posted Junho 14, 2015 at 9:12 am

      Gauss tem que aprender a ver futebol. O gelson foi só o melhor jogador em campo e é um dos 3 jogadores mais promissores desta selecção. Reconheço algum potencial ao André silva, semelhante ao do betinho. Jogadores muito parecidos. Quanto ao mais, foi jogar como nunca e perder como sempre contra o brasil.

    • Rodolfo Trindade
      Posted Junho 14, 2015 at 9:43 am

      André Silva semelhante ao Betinho?!? Credooooo começa bem o meu domingo!

    • Gauss
      Posted Junho 14, 2015 at 10:43 am

      Vi um bom jogo, jogado maioritariamente no meio campo do brasil… Muito ascendente português mas pronto. Claramente os elementos mais nesta seleção são num primeiro patamar o André Silva. O melhor jogador. Seguido pela muito competente dupla de centrais, que ia resolvendo o que apareceu de forma limpa. A seguir, na minha opinião, o jogador qr mais se destacou e que marcou o seu lugar foi o Francisco Ramos, e por aí abaixo a revelação do Nuno Santos e etc.
      A quantidade de ataques perdida por causa do Gelson é gritante, para mim é outro Quaresma, tem a vantagem de ser novo e poder ser trabalhado, porque a qualidade técnica está lá.
      Hoje o Hélio teve demasiado respeito pelo Brasil e quis ganhar apenas no prolongamento, deu-se mal.

    • Ze Gato
      Posted Junho 14, 2015 at 11:39 am

      Lamento que não consiga despir a camisola do seu clube a ver os jogos da selecção. E sim, o André silva é mais um betinho. Na melhor das hipoteses um nelson oliveira. Basta recordar que este ultimo apresentava nesta fase da carreira um nivel muito superior ao André silva. Muito superior. E actualmente vemos onde está.

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 12:43 pm

      Tens uma piada tu Gauss.. Ora o Gelson não sabe jogar porque falhou um par de oportunidades e segundo tu não é bom de se ver para o futebol. Mas o Andre que hoje falou bastantes oportunidades e ainda um penalty dizes que é um jogador muito melhor acima da media e que ele é que é bom.. Tu deves ser mais um que não viste o jogo nem se quer ficaste acordado até de madrugada e depois vês o resumo e vens para aqui comentar.
      PS: Gelson só foi o melhor jogador em campo neste jogo.. E alguém que reconheça o bom jogo do Estrela que eu acho que teve muito bem em processos defensivos.

      SCP 23

    • Dinis Lopes
      Posted Junho 15, 2015 at 10:01 am

      Quem dá os destaques que tu dás não percebe nada de futebol jovem, repito nada. O Gelson é o Nuno Santos são os jogadores mais talentosos desta geração a milhas de distância dos outros. O André pode vir a ser um bom ponta de lança, mas ainda lhe falta muito, muito mesmo.

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:48 am

    Quem desperdiça tantas oportunidades de golo não merece passar, incrível como simplesmente não conseguiam meter a bola lá dentro. E depois como quem não marca, sofre, aconteceu o que aconteceu.
    Guzzo a demonstrar que não aprendeu com o falhanço protagonizado por Romário Baldé e a cometer o mesmo erro e depois foi aquele descalabro.

    PS: a do Nuno Santos atingiu a Lua.

    Alemão

    • Anónimo
      Posted Junho 14, 2015 at 9:05 am

      Ainda estou à espera que o Guzzo.marque o penalti! Mas no Seixal não se ensina a marcar penaltis? Já na YCL houve uma brincadeira destas!
      Jogamos como nunca e perdemos como sempre!
      Palavra de apreço para o Gelson, o Rony e o André Silva, falharam muito mas lutaram e mostraram muita categoria!

      Del Piero

  • NFM *
    Posted Junho 14, 2015 at 3:48 am

    A falhar golos escandalosos era de prever a eliminação…

    Fomos superiores mas quem não mata morre… Temos quase sempre esta sina…

    Gostei de Gelson, Rafa e dos 2 centrais… A Silva, R Lopes e Gelson falharam golos escandalosos…

    É pena porque este Brasil é dos mais fracos dos ultimos anos e temos uma geração de qualidade assim os aproveitássemos.

  • SlyRP
    Posted Junho 14, 2015 at 3:48 am

    Não me lembro de ver uma exibição tão boa de uma seleção portuguesa, contra uma brasileira. No entanto, vitórias morais não são o meu forte, preferia passar.
    Não se podem perder tantas oportunidades, assim de repente, lembro-me de umas três do André Silva, duas do Rony e mais uma do Gelson. E quando se falha assim, é óbvio que se perde o jogo. Até porque nos penalties é a tal lotaria e nem sempre ganha quem mais fez por isso. Diga-se também, que os jogadores portugueses são ridículos a marcar penalties. Os benfiquistas então parece que não treinam, o Guzzo fez-me lembrar o Baldé, foi ridículo. Parece que chegou lá e passou a bola ao guarda-redes, nem balanço lhe apeteceu dar.
    A estratégia de reforçar o meio-campo não foi mal pensada, no entanto, viu-se claramente que Portugal ficou muito melhor com a entrada do Nuno Santos para o lugar do Estrela. Voltou a jogar como gosta e conseguiu que o Gelson Martins, o André Silva e o Rony Lopes aparecessem mais em jogo e tivessem melhores oportunidades.
    Parabéns ao Brasil pela passagem, também fizeram por isso e, se passaram, é porque mereceram.

  • Fredy
    Posted Junho 14, 2015 at 3:48 am

    Vergonha nos penalties. Principalmente o do guzzo. Devia ficar um ano sem ir à selecção! Para quem quer que estes jogadores sejam aposta nas equipas A (e eu até sou um deles) nota-se que estes jogadores ainda não têm capacidade e mentalidade para tal. Ainda têm de crescer muito.

  • Miguel Gomes
    Posted Junho 14, 2015 at 3:48 am

    A forma como estes pénalties foram abordados foi simplesmente vergonhosa!!

    Epá, sem palavras mesmo, com tantas oportunidades falhadas, já estava a ver que só podia dar nisto!!

    Os jogadores "mais" de Portugal: Riquicho (nao perdeu uma dividida) e Gelson (sem palavras, pena a oportunidade falhada)
    Os jogadores "menos": André Silva (lutou muito como é hábito, mas não se pode falhar o que ele falhou), Rony ( apareceu mais mas foram 2 golos cantados e bola no poste) e Guzzo e Nuno Santos por aqueles penalties.. enfim.

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:48 am

    Tao tipico este desfecho final
    Portugal joga melhor, falha, vai a penaltys e perde
    Tao tipico enfim
    N percebo como e q se batem penaltys como o Guzzo bateu ato de egocentrismo, quis fazer um bonito e prejudicou a equipa
    Destaque para tds os jogada portugueses a excepção de andre silva e estrela. Jogo muito competente da selecção nacional.
    Danilo do brazil e craque e espero q o FCP finalize a sua contratação
    -Cabeço

  • Alexandre Guerreiro
    Posted Junho 14, 2015 at 3:48 am

    Sem querer falar em clubismos mas será que o Guzzo aprendeu a marcar penaltis assim no Benfica? É que já na champions de juniores uma tentativa de panenka assim custou a eliminação do Benfica

  • cmoreira.ft
    Posted Junho 14, 2015 at 3:49 am

    Quem falha tanto durante 120 minutos… bem, nem sei o que diga. O penalti falhado do Guzzo também quebrou ali a confiança dos seguintes.
    Enfim, embora me apeteça pontapear o meu cão e a minha gata tenho de me controlar, e dar os parabéns a esta grande equipa, de grandes jogadores e com um bom selecionador. Podem não ter passado, mas Portugal faz parte sem dúvida das 4 melhores equipas do mundo neste escalão. Grande futuro se adivinha.

  • produtordevinho
    Posted Junho 14, 2015 at 3:49 am

    A palestra do treinador antes dos penalties não foi a correcta, a meu ver. Não acalmou os jogadores, teve exactamente o efeito inverso.
    O penalty do Guzzo acaba por ser o momento crucial.

  • PedroJCMorais
    Posted Junho 14, 2015 at 3:50 am

    É incrível como ainda há brasileiros que comparam o campeonato do Brasil ao nosso em termos de qualidade… Reparem que nós com uma equipa constituída maioritariamente por jogadores que jogam numa segunda liga, conseguimos ser muito superioes à seleção deles, que está recheada de jogadores que já são titulares no Brasileirão… Mas enfim, o futebol nem sempre é justo como o VM diz. Gostei muito da nossa dupla de centrais, excelentes na saída de bola, bons a antecipar. O Rony desiludiu-me, apareceu apenas a espaços neste campeonato do Mundo. O podstawski é outro Ruben Neves, e o Nuno Santos e o Gelson têm muito futuro. O Andre Silva dos 2 últimos jogos esteve mal, talvez por cansaço, pois se não me engano foi dos únicos jogadores de ataque que foram totalistas. Os laterais também não foram maus, assim como o Guzzo. Se houver aposta, a nossa seleção tem futuro.

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:50 am

    Foi justissimo! Não aproveitámos as nossas oportunidades e eles não se fizeram rogados. Só sei que fiquei acordado até quase às 5h da manhã para acabar a ver aquela m*rda autêntica de pseudo-penalti do Guzzo, mais o outro do André Silva e do (grande) Nuno Santos.
    Adoro Portugal

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:50 am

    Os penaltis foram o espelho do jogo:remates ao lado.
    Perde Portugal e perde a Alemanha também!

    Bruno M.

  • João Dias
    Posted Junho 14, 2015 at 3:50 am

    Série de penalidades absolutamente desastrosa para Portugal. Que nó cego deu ao André naquele pénaltie?
    Incrível a eficácia deste Brasil. Em 8 pénalties batidos, todos lá para dentro.

    De resto, mais uma vez, trememos nas alturaa decisivas. É sempre assim e sempre será. Nada a dizer. Enquanto isso não mudar não voltaremos a ganhar nenhum título.

    Rony sai como o grande flop da competição enquanto que o André Silva tal como no Euro sub-19 desapareceu com o avançar da competição.

    Guzzo e Gelson saem bastante valorizados e com a clara ideia de que merecem ser apostas.

    • Daniel M.
      Posted Junho 14, 2015 at 11:20 am

      Pior que o do André foi o do Guzzo, que deita completamente a equipa abaixo… E o Brasil falhou um em 8 ;)

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:51 am

    Portugal a ser Portugal, nada que já não estejamos habituados. É muito triste.

    Carloz

  • Fábio Sousa
    Posted Junho 14, 2015 at 3:51 am

    Aquele penalti de Guzzo é a maior falta de respeito pelos colegas de equipa! Depois lá veio a pressão para os restantes…

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:51 am

    Como português e após a desilusão deste jogo é de salientar que é inaceitável querer-se marcar golos à panenka quando está 1-1 nas grandes penalidades (primeiro porque tens 90% hipóteses de falhar e depois baixas em 200% a força mental anímica de todo o plantel e dos próximos a marcar e isso notou-se perfeitamente). Por acaso tem sido costume a minha equipa ter jogadores destes que na hora H falham (primeiro Baldé e agora Guzzo). É claramente incompreensível. Derrota merecida, pois falhámos 5 oportunidades de golo, 3 de fácil eficácia e também porque ficou por marcar um penalty ao Brasil, falta de Rafa. E como o Brasil tem a sua fé e não falha mais que 1 penalty em 10 e Portugal raramente marca mais que 2 penalties em 5 eu senti o que Hélio sentiu aos 117' quando foi focado pelas câmaras. Que iríamos perder. Hoje poderia ser diferente mas Guzzo foi claramente culpado e não há desculpas a evitar se na realidade queremos ganhar um campeonato do mundo sub-20. Penso que não ofendo e espero que a VM publique o meu comentário pois estou a ser justo e imparcial. Agora..resta-nos dormir e ter um bom Domingo.

    Tomás B.

  • João Santos
    Posted Junho 14, 2015 at 3:51 am

    Impressionante a quantidade de oportunidades falhadas e os penalties ridiculamente falhados! Mas há que realçar a superioridade da nossa equipa e o potencial que muitos jogadores têm, temos aqui uma geração que sendo bem aproveitada pode dar um grande futuro à nossa seleção. Acima de tudo é isso que mais me interessa, competições como aquela que fomos à final e depois não se aproveitou ninguém não importa para nada.

    Para mim, independentemente das oportunidades desperdiçadas, a seleção está de parabéns pelo que jogou e desejo que esta geração tenha um aproveitamento como deve ser!

  • Dinis Lopes
    Posted Junho 14, 2015 at 3:51 am

    Mal qual justiça qual quê, o burro do que marcou o penalti a Panenka devia era ser proibido de marcar penaltis para o resto da carreira, vá brincar com a vida dele, não com a dos colegas, uma coisa é tentar e falhar, agora aquilo??? Nem com os erros dos colegas aprende, uma gajo qualquer da formação do Benfica fez o mesmo e deitou a equipa abaixo e vai este burro e faz o mesmo, é que não é só o que se falha é que a pressão estava do lado deles e passou a estar do nosso, nem crítico os outros dois , já iam desesperados para a bola… eu sei o que isso custa já passei pelo mesmo. Quanto ao resto sim temos uma boa seleção, mas é daí à conta das brincadeiras e dos falhanços escandalosos do Rony e do Gelson fomos para os penalties e depois esta arvela faz isto…

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:52 am

    Portugal foi superior em grande parte do jogo, mas depois de tanto desperdício, já estava à espera deste desfecho. Aqui está a prova que os penaltis são muito mais que lotaria. Por vezes, a bola bate no poste e não entra, outras bate num poste e entra do outro lado, como o pénalti do Fabregas nas meias finais do Euro. Mas isto que se viu foi simplesmente falta de competência, de frieza e de qualidade. O lance do Guzzo e o último charuto são simplesmente inadmissíveis num Mundial. Passando hoje, Portugal poderia de facto vencer isto. Filipe R.

  • Suarez
    Posted Junho 14, 2015 at 3:53 am

    Só eu é que achei que o discurso do treinador português não ajudou nada antes dos penaltis?

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:53 am

    Grande jogo de Marlon.

    Teixeira

  • João Dias
    Posted Junho 14, 2015 at 3:55 am

    O Mali passou. Ou seja, o Brasil vai-se sagrar campeão do mundo sem saber ler nem escrever… enfim.

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:55 am

    Por muito bom jogador que seja André Silva não é um finalizador nato. Uma espécie de Benzema só que ainda pior no que toca a finalizar, de resto um ponta de lança como há muito não se via em Portugal.
    Bom jogo de Gelson e de Riquicho na direita e Rafa na esquerda. Os centrais tiveram a um muito bom nível.
    Do lado canarinho um grande jogo do central Lucão e do Jean.
    Diogo Assunção

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 3:55 am

    Bem, já acompanho o blog à muito tempo mas esta é a primeira vez que vou comentar.

    Grande jogo de Portugal. Superior durante todo o jogo mas como diz o título do post, o futebol nem sempre é justo.
    Destaques: Nuno Santos trouxe grande dinâmica ao jogo, com grandes passes e boas jogadas onde numa delas isolou o Gelson;
    Gelson sempre irreverente, muito veloz e desiquilibrador.
    Riquicho muito bem na lateral a anular os extremos brasileiros que por lá tentavam atacar e fez boas intercepções.
    Ronny que até a entrada do Nuno, a meu ver, esteve um pouco apagado, mas cresceu e de que forma com o desenrolar do jogo.

    Destaques negativos: André embora muito esforçado e com um grande passe para o Ronny que origina a bola ao ferro esteve perdulário na finalização.
    Estrela não se viu muito.

    Nos penalties, após um jogo em que Portugal dominou por completo, penso que os jogadores foram um bocado abaixo e isso revelou-se na marcação destes.

    Globalmente, um torneio muito positivo com destaques para o André, Gelson, Nuno Santos, Guzzo (embora hoje tenha dado pouco quando entrou), Tomás, a dupla de centrais segura e sem grandes erros.

    PS: Não sei se será possível mas é um pedido ao VM. Quando um user ao comentar disponibiliza um link para outros users verem penso que não há maneira para copiar e colar e temos de copiar o link letra por letra. Caso esteja errado, indiquem-me a solução. Obrigado e continuação do grande trabalho.

    João Alves

  • K.Dot
    Posted Junho 14, 2015 at 3:56 am

    É este o fado português. Somos sempre candidatos na fase de grupos mas nunca somos bons quando a chapa aquece. Nas grandes decisões, falhamos sempre. Foi uma boa exibição, num jogo dividido mas onde as principais ocasiões foram de Portugal. Não se pode falhar tanto ! Não se pode bater penaltys como o Guzzo bateu ! A mentalidade tem que ser melhorada, somos muito fracos psicologicamente e não temos aquela mentalidade vencedora que outros jogadores têm

  • Fabio
    Posted Junho 14, 2015 at 3:57 am

    Portugal tambem nao tem culpa de ter um avançado que por muito que lute e se esforçe falha no que lhe compete que é a finalizaçao, hoje o ronny tambem podia estar lá a noite toda que nao marcava. Mas foi um bom jogo de Portugal ve-se que ha ali muito talento mas quando chega a decisao e Guzzo goza com a cara de toda a equipa nao vale a pena….

    Do Brasil gostei dos centrais, do GR e do Gabriel.

  • Pedro Fernandes
    Posted Junho 14, 2015 at 3:57 am

    Sobre o jogo nada mais há a dizer, este Brasil é banalissimo e só não passamos por incompetência. Contei, pelo menos, umas 6 oportunidades de golo clarissimas falhadas e isto resume tudo o que foi o jogo. Só referir, acerca disso, que Portugal teve medo, demasiado respeito ou lá o que lhe queiram chamar pela camisola que estava do outro lado.
    Temos excelentes executantes em especial Rony que foi melhorando com o decorrer do jogo mas aquele Francisco Ramos é fraco para este nível, na minha opinião.
    Só focar mais um ponto, que vai de encontro à minha frase do primeiro parágrafo. Somos um pais de medrosos e não há como negar, nos momentos da verdade, em vez de nos agigantarmos, encolhemo-nos e temos medo. Portugal teve mais medo de perder que vontade de ganhar e isso paga-se caro. Somos um pais do quase e formatado para ficar satisfeito com vitórias morais, seja na Seleção Principal ou nas camadas jovens. É triste mas é verdade e muito do nosso sucesso (ou falta dele) têm como base a nossa mentalidade fraca.
    Por fim, desejar que muitos destes meninos cheguem a um patamar elevado porque, para mim, têm tudo para marcar uma geração.
    Agora, força Sub-21, estamos todos com vocês!

  • Stalley VM
    Posted Junho 14, 2015 at 4:00 am

    Sinceramente ainda estou a tentar perceber como Portugal não passa dos Quartos, que festival de golos falhados, que chega a ser ridiculo, Brasil vai atingir a final sem jogar nadinha, mas Portugal só se pode queixar de si mesmo e aqueles penaltis minha nossa querem fazer bonitos num quartos de final, manias de ser estrela e o Andre Moreira sem confiança nenhuma nos penaltis.
    De exibições, destaco Gelson, Andre Silva, os dois laterais, apesar de que o Gelson e o Andre em termos de finalização foram mau demais, espero que o Gelson seja aposta do Sporting.
    Que venham os sub-21!
    Um resto de boa noite para os users que ficaram a ver este jogo até ás 5 da manhã.

    SL!

  • André Pinho
    Posted Junho 14, 2015 at 4:02 am

    É fácil dizer estas coisas na ressaca da derrota, mas a verdade é que perder um jogo em que se cria 3 oportunidades contra 1 é azar… Enquanto perder um jogo em que se cria 11 contra 0 é incompetência.

    É conhecida nos círculos tecnicos a aversão que o jogador português tem ao treino da finalização, e a incapacidade mental de o fazer com a mesma intensidade com que se treinam outros aspectos… Nos momentos duros, em que esse requisito é necessário sob grandíssima pressão, O resultado é este,

    Fica a certeza da qualidade na grande maioria dos domínios do jogo, e disso temos de nos orgulhar.

  • Jeremy
    Posted Junho 14, 2015 at 4:03 am

    Estes pénaltis foram mesmo a guzzar com a cara dos portugueses

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 14, 2015 at 4:03 am

    Jogámos como nunca… perdemos como sempre. Esteve tudo na nossa mão, fomos superiores, a Argentina estava fora, a Alemanha também foi eliminada… uma vitória hoje era um passo de gigante para a vitória final, mas quem perdoa como Portugal perdoou, já se sabe que muitas vezes acaba por pagar a factura.

    A única oportunidade em 120 minutos por parte do Brasil foi o golo anulado a Danilo, de resto, Portugal tem 7/8 oportunidades CLARAS para marcar, entre bolas pertíssimo do poste, uma ao poste, enfim, houve de tudo.
    A destacar individualmente o pouco acerto de André Silva, acaba por ser decisivo pela negativa, pois teve oportunidades para nos dar a vitória, e ainda falhou um penalty. Pela positiva, Gelson, o elemento mais desta equipa, o que se dá mais ao jogo e mais desequilibra, e também nota positiva para toda a defensiva, coesa, segura, com especial destaque para o Riquicho e Rafa que fizeram jogos de grande qualidade.
    Por fim, é IMPERDOÁVEL o penalty de Guzzo, a este nível de decisão, não se admite estas tomadas de decisão… e completamente descabido a forma como o Nuno Santos bate o penalty, não se entende.

    Custa ser eliminado assim, mas parece ser a nossa sina. Falta sempre algo, por mais talento que exista.

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 4:04 am

    " Desiludido mas não surpreendido"
    Após tanto falhanço estava a prever-se o desfecho do jogo, foi pena. Esta selecção caso eliminasse o Brasil, tinha sérias hipóteses de sair da Oceânia com o caneco, mas devido à falta de capacidade nos penaltis isso nao foi possível. Agora são os sub -21 e será mais uma competição em que temos boas possibilidades de ir longe.

    GN

  • Kacal I
    Posted Junho 14, 2015 at 4:07 am

    Injusto!!!

    Fomos superiores, tivemos mais oportunidades de golo e também as mais flagrantes, merecíamos passar pelo que jogamos mas também quem falha tanto não merece seguir em frente, pecamos na decisão e na eficácia mas também tivemos algum azar, agora quem não marca, sofre ou arrisca-se a sofrer as consequências e foi o que aconteceu, não podíamos ter deixado que o jogo fosse até às grandes penalidades.
    Já o Brasil até pode ter jovens talentosos e promissores (que têm) mas pouco ou nada fizeram tirando uma ou outra fase do jogo em que estiveram mais activos, em geral nunca ameaçaram a baliza do André Moreira e colectivamente deixam muito a desejar, não mereciam passar às meias-finais, nós demonstramos ao longo da competição e também hoje que temos jogadores de qualidade mas também um colectivo forte e uma equipa bem organizada, bem entrosada e que sabe jogar à bola, no entanto no futebol não há justiça e a sorte sorriu ao Brasil no jogo de hoje, dou-lhes os parabéns e desejo-lhes sorte na próxima fase.

    – Em termos individuais acho que todos os jogadores da nossa selecção estiveram bem mas destaco a dupla de centrais (no jogo aéreo estiveram imperiais e ganharam todos os duelos, pelo chão também não comprometeram e resolveram quase sempre com facilidade, estiveram muito coesos), Riquicho (defensivamente não deu hipóteses e pós “no bolso”, esteve quase sempre bem posicionado, ofensivamente tentou dar profundidade sempre que pôde e conseguiu em algumas ocasiões, agora teve grande entrega ao jogo e esteve muito concentrado), Rony Lopes (teve iniciativa, mostrou o seu talento e construiu algumas boas jogadas, também podia ter marcado em 2 ou 3 ocasiões), Gelson Martins (desequilibrou bastante com a sua velocidade, sobretudo na 2ª parte) e André Silva (correu, lutou e trabalhou imenso, além disso teve pormenores de classe e também apareceu bem colocado em 2 ou 3 ocasiões para fazer o golo, só falhou na finalização mas fez uma exibição positiva).

    PS: acrescento que nas grandes penalidades, tirando o Rony Lopes, as restantes foram muito mal batidas e algumas até ridículas, aqui refiro-me à do Nuno Santos mas sobretudo à do Guzzo que nem parece que bateu grandes penalidades no Chaves, muito displicente.

  • Miguel'zinho
    Posted Junho 14, 2015 at 4:08 am

    Como é que é possível, tanto desperdício e para não variar, perder nos penaltys… E esta postura dos penaltys num mundial é idamissivel, como é possível eles irem marcar como se tivessem a jogar num amigável? É mau demais, quando podíamos ter goleado e passar com todo o merito…

  • Mah Med
    Posted Junho 14, 2015 at 4:10 am

    Como Português estou super orgulhoso destes jovens jogadores , não houve um jogador que me tenha desiludido, representaram a nossa selecção dignamente, jogaram um futebol agradável, da gosto ver a gente a jogar , o seleccionador Hélio Sousa apesar de não estar minimamente de acordo com os seus " 23 " , consegui-o montar uma equipa de nível condizente com os seus praticantes, algo que Portugal infelizmente não e muito comum de se ver .
    Os jogadores que na minha cabeça já de certo modo já são " Certezas", mas que naturalmente tem que crescer em alguns aspectos do jogo.
    André Silva, não lhe correu bem hoje , mas um jogo não faz um jogador , e o melhor numero 9 português da actualidade, um dos mais promissores da Europa.
    Joao Nunes e Domingos , Serve para os 2 o que vou dizer , mas com um sinal no João Nunes, ambos tem uma calma e postura a jogar dignas de um veterano , o Nunes ao lado do Luisao nao faria pior que Jardel e Domingos com algumas falhas próprias da idade, falhas corrigireis , ambos com qualidade para darem o salto qualitativo .
    Guzzo , estragou tudo com o penalty , mas a qualidade esta toda la , tentar dar a volta por cima depois de este "disparate"( so erra quem la esta), espero que os " experts" que temos na tv portuguesa não crucifiquem o homem.
    Nuno Santos , tanto se fala do Guedes mas e o Nuno Santos que me enche as medidas , a maneira que pega , como anda com a bola , como pensa o jogo , adoro simplesmente adoro, o maior talento do seixal neste momento , que o Viera não se esqueça dele .
    Gelson, com cresceu esta época como passou de brinca na areia para um extremo que desiquilbra em prol do coletivo , o seu e limite para ti gelson , craque.
    Mauro Riquicho , para mim esta sua prestaçao no europeu foi uma de vitoria , sempre vi qualquer coisa nele , tudo bem que as vezes dava barraca , sempre acreditei nele , esta um senhor lateral , cresceu muito esta época.
    Tomas , voltou dos mortos , quando parecia que ia mais um craque do futebol formaçao a desaparecer do mapa , da um sinal de vida e acima de tudo caracter, mostrou um tranquilidade e uma qualidade de jogo de um grande medio , gosta que fosse para moreira de conegos ja que por aquelas bandas ficaram sem o meio campo!

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 4:14 am

    Não sei do que o hélio tava a espera para fazer substituições. Uma equipa do brasileiro em baixo fisicamente e o treinador não faz as substituições… Se tivesse metido o Guzzo e o Ivo antes do final dos noventa Portugal não ia a prolongamento. Depois que atitude estava ele a incutir nos seus atletas com aquela postura? Quem é que escolhe estes selecionadores?

    Rúben neves

  • Rui Costa
    Posted Junho 14, 2015 at 4:15 am

    Grande jogo assistimos hoje. Sem dúvida Portugal merecia mais. Acima de tudo devemos estar orgulhosos desta selecção sub 20. Mereciam mas o futebol é assim.apenas um pequeno comentário quero deixar por aqui. Acompanho as equipas B, aprecio os jogadores do Benfica, pois sou benfiquista. Nunca achei gelson Martins bom jogador apesar dos comentários que leio aqui o VM á bastante tempo. Mas depois deste mundial, se Jesus for honesto com a qualidade, poderá fazer de gelson um grande jogador. É sem dúvida uma mais valia para o Sporting. E João Nunes que grande central. Nunca pensei que poderia atingir o alto patamar futebolístico .

    Só mais um reparo. Estrela mau tecnicamente , mas a nível de desarme, raça , querer e ambição é muito forte . E Gonçalo Guedes é o nosso 2 melhor ala depois de Gérson. Não tenham dúvidas . Comprimentos de quem adora futebol… E o Benfica

  • HP
    Posted Junho 14, 2015 at 4:17 am

    Bom jogo de Portugal, final infeliz com um Brasil muito banal.
    Apesar das inúmeras oportunidades que Portugal criou, penso que Nuno Santos e Guzzo (que fez 2 belíssimos passes a isolar o Rony) deveriam ter entrado mais cedo, ou até um deles deveria ter jogado de inicio. André silva teve pouco apoio no ataque com 3 médios menos criativos e com menor dinâmica ofensiva (Estrela, Tomas e Chico Ramos). Até Nuno Santos entrar (Rony saltou para o meio), o André melhorou bastante.
    Pequena nota para João Nunes que apesar de ter qualidade, abusa dos passes longos na minha opinião.

    PS: Não massacrem o Guzzo pela sua grande penalidade, afinal de contas isto é sub-20 e serve para os "miúdos" evoluírem e aprenderem com os erros.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 14, 2015 at 4:20 am

    Que desilusão! Merecíamos mais, mas falhámos tanto. Como é possível?
    Quem nos venceu não foi o Brasil como equipa, mas sim o seu nome. A começar pelo treinador.
    Então vamos jogar um jogo, contra uma equipa que em nada é superior a nós, que está mais cansada, e vamos mudar a táctica? isto é uma piada?
    É muito giro guardar as alterações para o prolongamento, ainda mais giro é meter os nossos melhores jogadores na decisão e finalização quando os restantes companheiros já não conseguem correr.
    O Ramos estragou jogadas durante 90 minutos, foi impressionante. Como é que Guzzo demora tanto tempo a entrar? Ele que em 5 minutos fez mais que Ramos o jogo todo? Ele que em 5 minutos isolou o Rony?
    Como é que o Nuno Santos demora tanto tempo a entrar? Ele que entra e consegue deixar o Gelson em óptima posição 3 vezes.
    Como é que o Ivo (um dos jogadores com mais golos) entra a 9 minuos do fim? Isto quando o Gelson estava morto à 20 minutos.
    Mal no 11, e mal a mexer. Para quando alguém que enfrente os adversários olhos nos olhos? Sobretudo quando eles não são de todo superiores a nós.
    Depois de falhar tanto, já se previa. veio-me logo à cabeça o jogo frente ao Sevilha!

    André- seguro.
    João Nunes e Domingos – gostei. Foi a sua melhor exibição esta prova.
    Riquicho- Bem a defender, mas tem que atacar mais.
    Ramos- Como é que ele ganhou a titularidade a um ods melhores de Portugal na proca, é a minha pergunta… Como é que jogou 90 minutos, é outra pergunta. Só estragou, pouco fez. Ainda ia oferecendo um golo ao Brasil, não fosse João Nunes.
    Rony- falhou muito, mas quando decide aparecer, aparece bem.
    Gelson- o Gelson entra bem, falha um cabeceamento perigoso, faz uma oferta a André. Depois desaparece. Nuno santos entrou, ele soltou-se e tem 3 bolas de golo, todas oferecidas por Nuno Santos. Na 1º cruza para André Silva quando se pedia um passe rasteiro. Na 2º falha na bola. Na 3º falha isolado. Depois rebentou e andou simplesmente a passear pelo campo (algo de que não tem culpa, e o treinador também pouco fez).
    Hoje não mostrou a sua técnica, até mostrava decidir bem os lances, mas a sua execução deixou muito a desejar.
    André Silva- Depois de inúmeros jogos seguidos a correr e a correr, rebentou. Hoje esteve desastradíssimo. O treinador geriu bem os extremos, mas o André que era sempre quem corria mais, foi muito mal gerido durante a prova. Vigário jogou uns minutinhos. Até Guedes podia lá jogar.

    Nuno Santos- entrou e fez o que lhe competia, criar jogadas. E fê-lo. A equipa melhorou muito com a sua entrada. Foi uma vez titular durante o torneio… 1.
    Guzzo- Também veio melhorar a equipa. Não se percebe como não foi titular, quando foi a par do André o melhor da seleção. Dá muito mais ao jogo que o Chico.
    Ivo- Nem deu para ver. Isto de deixar no banco um dos melhores marcadores 111 minutos é qualquer coisa, sobretudo quando Gelson estava rebentado. Quando todos rebentaram mete-se para lá o Ivo que pode ser que resolva…

    Penaltis- Tão mal batidos…
    Pessoalmente não creio que o Guzzo tenha tentado a panenca. Deu pouco balanço (o que só por si me deu logo arrepios), e tentou colocar para o meio, senndo que o guarda-redes não se mexeu. Foi muito mal marcado, sem sequer disfarçar bem. Infelizmente fallhou sobre pressão, mas isto não me pareceu uma panenca, mas posso estar enganado. Acho que não é de todo igual a Romário. Foi simplesmente mal batido.
    André hoje não foi o seu dia. O penalty foi igual.
    Nuno viu dois colegas a falhar, bateu forte e falhou.

    Arbitragem- O golo anulado ao Brasil dá-me sérias dúvidas, e durante o jogo há um penalti para os mesmos.
    Por outro lado há 2/3 jogadores que não podiam acabar o jogo em campo, sendo o menino do manchester um deles.

    ps-A Alemanha também foi eliminada nos penaltis.

    • Daniel M.
      Posted Junho 14, 2015 at 11:24 am

      O Brasil não teve propriamente o golo anulado, o árbitro já tinha apitado há 1 ou segundos…
      Também não percebo porque é que o Ivo não foi marcar penalti, no Porto B salvo erro era ele o marcador e bastante eficaz.

      Só fico feliz por ter visto o jogo de manhã, e não às 2h.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 14, 2015 at 4:32 pm

      Pois Daniel, mas o lance em si deixa-me algumas dúvidas.
      Também não percebi. O Ivo deveria ter ido marcar.

  • Dinis Lopes
    Posted Junho 14, 2015 at 4:21 am

    Conclusões :
    Bela seleção, um giarda redes seguro, uma defesa séria e competente, meio campo agressivo e com elevada cultura táctica, que pressiona quase sempre alto e bem, deixando o adversário diversas vezes sem linhas de passe, ataque veloz e virtuoso, pecando como de costume na finalização.
    Destaques:
    Os artistas:
    Gelson e Nuno Santos, sem dúvida dois nomes a ter em conta a curto prazo se houver coragem e inteligência para isso.
    As boas surpresas:
    Toda a defesa, muito segura, rápida Q.B. , presença física, bom jogo aéreo, boa agressividade, sentido táctico e capacidade de interajuda.
    Desilusões:
    Rony e Gonçalo Guedes, não que tenham estado especialmente mal, mas tendo em conta o conhecimento que tenho de ambos e todo o folclore montado em sua volta exigia-se mais, mais não muito mais.
    A dúvida:
    André Silva, esperava mais dele, mas em algumas fases de alguns jogos até nem jogou mal, mas esperava mais, como é uma posição muito complicada dou-lhe o benefício da dúvida e espero que confirme o potencial que lhe prevêem e que foi visível a espaços.
    Restantes elementos dentro do que esperava deles, muito rigor, muita entrega, excelente capacidade táctica, muito bem. Fica sensação que esta era para vir para terras de Camões, mas quem falha o que eles hoje falharam, até nos penaltis da forma como os marcaram, não merece passar.

  • Fábio Coutada
    Posted Junho 14, 2015 at 4:26 am

    Aconteceu uma coisa engraçada aqui em casa. Estava a ver o jogo com o meu pai, que aquando do penalty do Guzzo desatou aos insultos á televisão. Lembrei-me automaticamente de um momento vivido á 11 anos quando um tal Postiga marcou um penalty semelhante e o meu pai sentado na mesma cadeira ria-se á gargalhada e festejava como um maluco. Coisas da vida.

    Quanto ao jogo, acho que durante muito tempo a selecção foi demasiado cautelosa. Ficou evidente aquando da saída do Estrela que Portugal podia jogar no campo adversário de forma continuada com qualidade e dessas forma ganhar o jogo até com certa comodidade.

    Apesar da demora, chegou para que Portugal tivesse juntado ás 3 situações dos primeiros 15 minutos mais 5 ou 6 oportunidades clarissimas para vencer a penta-campeã do mundo.

    Ainda assim, ficou boas indicações para o futuro. O André Silva, apesar da sua irregularidade no jogo de hoje demonstrou durante todo o torneio uma quantidade de recursos notável para jogar dentro dos mais variados esquemas e estilos de jogo. O Rony hoje apareceu em muito bom nível no drible, na condução de bola…

    O Gelson foi desequilibrante durante todo o torneio. O Podstawski consegue equilibrar muito bem a equipa e o GUZZO demonstrou para mim uma extraordinária qualidade técnica e um enorme pulmão para jogar de área a área.

    Há talento para abastecer a pobre selecção sénior, que no fim de contas, é o objectivo destas selecções.

  • Ninja
    Posted Junho 14, 2015 at 4:37 am

    Enfim, não sei porque esperava outra coisa até porque somos a selecção do quase.

    Bateram se bem mas quem se fica rir é o Brasil, que com um geração banal consegue ainda assim bater uma nossa de ouro.

  • JSC
    Posted Junho 14, 2015 at 9:24 am

    (Não vi o jogo, por isso vou-me basear na crónica do VM) Hoje tivemos dois exemplos do que Portugal é, nos A não jogamos nada ganhamos, nos sub-20 jogamos muito bem e perdemos.

    Segundo o que li, o Nelson Oliveira (com 20 anos) era melhor que o André Silva ou ainda pensam que não?

    • Ruben Ribeiro
      Posted Junho 14, 2015 at 9:35 am

      O Nelson Oliveira com 20 anos não tinha um menino da casa a tapar a sua evolução enquanto ponta de lança, como tem o André Silva que agora no Porto B joga quase sempre a extremo.
      Não é por ser sportinguista, mas ele tomou uma má decisão em renovar pelo Porto e não vir para cá.

    • Invictus
      Posted Junho 14, 2015 at 10:54 am

      Como é obvio preferiu o FCP e bem, é o clube dele, é do norte(nasceu muito perto do Porto), logo esta em casa…
      Quanto a sua qualidade é preciso ter calma porque nenhum destes miudos dos sub20 apresenta qualidade ou maturidade para ser ja titular num clube grande, quando muito são emprestados a equipas de 1ºliga, ou continuam na B a treinar com os A, pode ser o caso do Andre Silva visto que so vai ser o 2 ano dele como senior.

      Tem tudo para continuar a ser o P.L titular da equipa B, alias como maioria dos sub20 que continuam nas equipas B, casos por exemplo de Gelson Martins, N.Santos ou G.Guedes.

  • Euclides!
    Posted Junho 14, 2015 at 9:43 am

    O Brasil pode muito ser campeão do Mundo porque a única selecção que os vejo a bate-los era Alemanha e foi também eliminada…

    Portugal perdeu aqui uma oportunidade de ouro de voltar a ganhar um mundial de sub-20

  • António Vilares
    Posted Junho 14, 2015 at 9:47 am

    Uma seleção cheia de talento! Com um conjunto de jogadores que nos poderá proporcionar alguns festejos no futuro! Fomos muito muito superiores durante os 120 minutos mas a eficácia não estava em dia e isso é fatal no futebol. Depois nos penaltis os Brasileiros foram mais frios e confiantes. Não fica para a história este mundial, mas fica a certeza que temos matéria prima para o futuro!
    Durante o mundial gostei muito do André Silva (é muito completo, tem forca, remate fácil, sabe posicionar-se, tem técnica, sabe sair do lugar para vir partilhar jogo, etc), Guzzo (está aprender a ganhar intensidade, juntando a uma técnica fantástica), Gelson Martins (extremo muito rápido e com alto nível de aceleração) e Nuno Santos (diagonais fantásticas, com facilidade de penetração).
    Rony Lopes foi a desilusão, para mim, do Mundial português

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 14, 2015 at 9:47 am

    Não se pode desperdiçar tanto, é incrível o número de ocasiões que tivemos ao nosso dispôr!

    É uma pena não chegarmos mais longe, mas muitos jogadores saem deste mundial valorizados e o próprio conjunto é visto com bons olhos pelas outras selecções!

    Gostava de destacar Riquicho, pois sempre o achei o elo mais fraco desta equipa, mas fez um mundial muito certinho, nunca comprometeu e ofereceu qualidade ao sector defensivo!

    Gelson mostrou muita qualidade e com a cabeça no sitio terá um belo futuro pela frente.

    Guzzo e André Silva também mostraram muita qualidade e João Nunes surpreendeu-me pois teve uma época na equipa B um pouco irregular!

  • João Dias
    Posted Junho 14, 2015 at 10:00 am

    Agora é preparar a geração de 97 para a fase de qualificação do Euro sub-19 e que nos pode dar mais uma participação no Mundial sub-20.

    Nomes como Renato Sanches, João Carvalho, Rafael Barbosa, Rui Pedro, Diogo Gonçalves e Moretto Cassamá apresentam talento para podermos sonhar.

    • João Magalhães
      Posted Junho 14, 2015 at 10:42 am

      Agora é preparar o europeu sub21 com jogadores a partir de 1994. Enquanto alguns destes de 95 não dão o salto para outro nível de competição, dá para começar com Mané,Rúben Neves,Rony,Cancelo, o próprio Bernardo que já não deve vir,Bruno Fernandes,Tobias,Iuri etc.

    • Invictus
      Posted Junho 14, 2015 at 10:47 am

      O Gonçalo Guedes acho que devia ir outra vez, Rui Pedro e Moreto ainda são sub17 mas sim so craques nas novas gerações…ñ esquecer os sub17 onde ai sim brilham Rui Pedro, Moreto, Rui Pires…

    • Pedro Gonçalves
      Posted Junho 14, 2015 at 12:13 pm

      O Rafael Barbosa é de 96…E dificilmente Rui Pedro e o Moretto terão um papel relevante na equipa, isto se forem convocados.

  • Invictus
    Posted Junho 14, 2015 at 10:28 am

    Neste Portugal vs Brasil so vou bater numa pessoa, o treinador, jogou de modo defensivo, com R.Lopes na ala direita e Gelson na esquerda, demorou 67m a colocar outro extremo em campo, jogou com medo e depois os penaltys deviam treina.los o restante tempo que estão na Nova Zelandia.
    Meteu Estrela a trinco, talvez o pior jogador em campo, muito fraco, dai opção Orlando city, defender quando tinhamos melhor equipa é obvio que os brasileiros ja se davam por contentes por ir a penaltys.

    Agressões do lado brasileiro que ficaram impunes…

    Andre Silva , Gelson e Rony podiam ter marcado…

    Fica a ideia que com esquema habitual e os titulares habituais seria mais facil vencer este brasil.

    Agora venham os Sub 21.

  • Mr.D
    Posted Junho 14, 2015 at 10:42 am

    Frustrado com o resultado deste jogo.
    Grande exibição, temos de sair de cabeça levantada

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 14, 2015 at 10:42 am

    Muito injusto para Portugal, mas o futebol é mesmo assim.

    Hélio pôs a equipa a jogar novamente em função do jogo, e a sua leitura foi de facto a mais correcta.
    Reforçou o meio campo com Estrela (que recuperou inúmeras bolas), concedeu a iniciativa de jogo ao Brasil, aproveitou a maior valia técnica dos nossos elementos (sim, não é gralha, Portugal individualmente tem muito mais qualidade que este Brasil), e especulou o resultado em função do desgaste do Brasil no jogo com o Uruguai. Na hora de dar a estocada final, abriu a frente de ataque com Nuno Santos e o Brasil não existiu na última meia hora de jogo.

    Podiamos criticar a aparente falta de audácia inicial, mas Hélio fez tudo bem, e só foi traido pela incapacidade na finalização dos seus jogadores. Numa competição deste nível não se pode perdoar tantas vezes (só eu contei 8 oportunidades flagrantes de golo) e isso foi decisivo.

    Curiosamente os dois principais candidatos a vencer o troféu ficaram caminho pelos mesmos motivos.

    Individualmente, Gelson foi o melhor em campo. fazendo o seu melhor jogo este Mundial e não merecia tamanha traição dos seus companheiros, da mesma forma como não merecia falhar aquele golo isolado. Assertivo, rápido, desequilibrador, quer à direita quer à esquerda, fez o que quis dos laterais adversários, e ajudou imensas vezes a fechar o flanco a defender (principalmente na ajuda a Rafa, que mais uma vez passou ao lado do jogo).
    André Silva trabalhou muito, mas esteve desastrado na finalização, João Nunes esteve imperial na defesa, e Riquicho voltou a fazer um jogo fantástico.
    Guzzo e Nuno Santos voltaram a entrar bem, mas a displicência com que apontaram os penalties manchou a sua exibição.

    Pena que uma geração destas não consiga sair deste CM, com um resultado condizente com a sua capacidade, mas mais que tudo, por ter caído frente a um Brasil com uma das suas piores gerações de sempre (não acredito mesmo nada que sejam os campeões do mundo, aponto para uma das Selecções africanas).

    No geral, André Silva, Gelson, Nuno Santos, Guzzo, João Nunes e Mauro Riquicho fizeram uma prova excepcional e saem muito valorizados deste torneio (haja quem neles aposte, porque estes miúdos merecem, e a médio prazo, enquadrados em estruturas experientes e competitivas ganharão de certeza o seu espaço), enquanto que as grandes desilusões do torneio foram Rafa (parece que a sua evolução estagnou, cometeu demasiados erros para este nível e parece que não parendeu nada no processo defensivo), Gonçalo Guedes (não acrescentou nada à equipa e pareceu viver de um estatuto que ainda não tem) e o próprio capitão Podstawski, que apesar de ser dos jogadores que mais aprecio, fez um torneio abaixo das suas capacidades (embora a causa me pareça a mesma de Rafa, ou seja falta de evolução na equipa B do Porto, precisa urgentemente de minutos numa equipa com outro tipo de aspirações).

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 10:45 am

    Jogamos como nunca perdemos como sempre. nunca vamos ganhar nada…

    Nelson

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 12:12 pm

    Acho que a equipa esteve muito bem. Fomos excelentes na grande maioria do tempo. Não atingimos o céu devido à ineficácia. O que fica é a qualidade colectiva e individual de alguns destes elementos, que deverão ser aproveitados para escalões superiores em termos etários.

    Parabéns pelo desempenho, miúdos!

    Saudações,
    Crow

  • The Monster
    Posted Junho 14, 2015 at 12:36 pm

    Que Azar!
    Primeiro tenho a dizer que Portugal respeitou demasiado o Brasil. Foi uma estupidez começar o jogo com dois médios defensivos para estancar o jogo do adversário. O objectivo foi conseguido, a questão é que depois quando se voltou a formula normal portugal mostrou-se muito superior.

  • Anónimo
    Posted Junho 14, 2015 at 12:43 pm

    Vou passar a enumerar alguns pontos:

    1º Hélio esteve muito bem. Parece ser um bom treinador. Mexeu sempre bem com o jogo. 4 4 2 para contenção inicial, 4 3 3 original para a vitória.

    2º Portugal é muito superior a este Brasil, quer em termos coletivos, como em termos individuais.

    3º Portugal era provavelmente a melhor equipa do mundial e se passasse tinha grandes probabilidades de ser campeão.

    4º André Silva foi muito perdulário, não pode falhar golos daqueles. Tem que melhorar muito a eficácia, como já vinha sendo dito aqui. Tem movimentações de grande PL, bom a tabelar, bom a segurar a bola e a buscar jogo, fraco a finalizar.

    5º Riquicho é um monstro defensivo .O que ele evoluiu! Jogador fantastico defensivamente é um muro. Gelson muito bom. 2 centrais sempre seguros na saída de bola. F. Ramos não jogou o que costuma jogar. Rony a jogar muito melhor no meio do que na ala. André Moreira sempre muito seguro.

    6º Jogamos muito melhor, tivemos muitas mais oportunidades de golo, 4 ou 5 cantadas, mas a realidade é que mais uma vez uma equipa portuguesa é melhor e perde. A nossa falta de eficácia é gritante e isso paga-se nos jogos decisivos!

    7º Penaltis foram pateticos, mas não vale a pena crucificar ninguem. Guzzo foi vergonhosa, merece uma reprimenda, mas a julgar pela sua reação no final do jogo já teve castigo suficiente.

    8º É pena. Já passou. Agora é trabalhar para ganharem qualquer coisa nos sub21 quando lá chegarem. Geração fantastica que merece um titulo.

    Digo eu, BradleyPitt

  • Manel
    Posted Junho 14, 2015 at 6:26 pm

    Concordo em parte com o que foi escrito. Portugal foi superior, mas não consegui transformar isso em golos. Tivemos azar e não incompetência.
    André Silva mostra ser o ponta-de-lança do futuro, vem buscar jogo, faz jogar, assiste, remata. É complicado a um avançado de 20 anos fazer muito melhor, faltou-lhe sorte. Exagera às vezes na contençao de bola. Mas fez um bom mundial.
    Guzzo apesar de ser novo, não pode brincar assim. É com os erros que aprendemos, mas custa mais quando se brinca num mundial.
    João Nunes, foi perfeito, assim como o Gelson.
    Tomás é a estrela invisivel, é mais importante do que aquilo que aparenta ser.
    Rony tem qualidade, tem tecnica, mas falta entrosamento com a equipa.

Deixa um comentário