Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Futebolista subestimado de 2023/24

Multiplicam-se os elogios ao Sporting campeão de Rúben Amorim e do fulminante sueco Viktor Gyökeres, porém, será que estamos a dar o devido reconhecimento a Paulinho?

Nas primeiras 3 jornadas, contribuiu diretamente nas 3 vitórias e com justiça foi considerado o melhor jogador do mês de agosto, algo que nunca tinha acontecido desde a sua chegada a Alvalade.

É certo que viria a perder protagonismo para o fenómeno Gyökeres, contratado precisamente para suprir a ausência de golos do ataque leonino. Contudo, com a chegada do sueco, apesar de perder tempo de utilização, Paulinho tornou-se no jogador mais eficaz na cara do golo nas melhores ligas europeias, de acordo com um estudo do CIES, e manteve a sequência de golos importantes, como se viu contra o Estrela da Amadora (2 vezes), Portimonense (2 vezes) e Estoril, confirmando que de facto, “quando mostra os dentes, eles até caem”.

O avançado que outrora via o seu número de golos comparado com os avançados campeões 2022 (Taremi 20 vs 11) e 2023 (Ramos 19 vs 5), irá acabar a época com um registo superior aos avançados dos rivais, inclusive marcou tantos golos sozinho como os três pontas-de-lança do Benfica juntos, mas com um detalhe: em 2023/2024 não foi um habitual titular!

Notável!

Embora hajam rumores que poderá abandonar Alvalade no final da época, com o segundo campeonato conquistado, Paulinho não se “livrará” de permanecer para a eternidade na história do Sporting.

Visão do Leitor: Gonçalo Seco

38 Comentários

  • Rated R
    Posted Maio 23, 2024 at 9:09 am

    Poderia ter sido o Eder desta seleção… Podem rir mas na altura nem o Eder tinha consenso…
    Nunca saberemos o que poderia ter sido…
    Começem a mandar farpas :D :D

  • setentaeumporcento
    Posted Maio 22, 2024 at 3:55 pm

    @realmadrid @mancity @manutd @barcelonafc @chelsea @intermilao @liverpool

  • Totti
    Posted Maio 22, 2024 at 2:58 pm

    Este post deve ter sido escrito por alguém que viu os highlights da época do Paulinho e não jogo a jogo como muitos sportinguistas viram semana a semana. Paulinho simplesmente não tem qualidade para jogar no Sporting nem como segunda opção quanto mais a titular. Até digo mais Gyokeres em campo favorece o Paulinho e não vice versa, logo aqui está tudo dito

    • disturbed17
      Posted Maio 22, 2024 at 9:05 pm

      Eu vi os jogos todos do Sporting e concordo em pleno, e os números não mentem mesmo para quem não viu.
      Paulinho não tem qualidade para ser o ponta de lança titular? Possivelmente não, daí ter sido contratado o Gyokeres, mas Paulinho este ano para além da inteligência de movimentos e visão de jogo juntou uma eficácia tremenda, algo que vinha a ser o seu grande defeito.
      Por isso afirmo sem dúvidas, se Gyokeres ficar, a melhor notícia que podemos ter é que o Paulinho também fique

    • Matriz31
      Posted Maio 22, 2024 at 7:20 pm

      Engraçado, eu vi os jogos todos e acho o Paulinho um dos melhores Pontas de Lança a atuar em Portugal, muito inteligente a ler o jogo, bom a segurar bolas e demonstrou este ano que sem pressão para além de saber aproveitar os espaços que surgem também sabe finalizar…Mas isto é o comum nos adeptos do Sporting e secalhar por isso ficamos sempre tanto tempo sem ganhar nada, os nossos nunca prestam, o dos outros é que são bons

  • Valentes Transmontanos
    Posted Maio 22, 2024 at 2:03 pm

    Depois do Trincão, o Paulinho. Para o ano, vamos ler um texto deste género sobre o Esgaio.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 23, 2024 at 12:05 am

      Era um excelente sinal. Venha esse texto para o ano.

    • Stromp1906
      Posted Maio 22, 2024 at 4:04 pm

      Para o ano espero é que regressem esses resquícios de azia. Foi dura a época com um segundo lugar e uma descida, mas faz parte do desporto aceitar e “aguentar” os que ficaram por cima

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 22, 2024 at 8:24 pm

        E até podias ficar contente porque no meu comentário deixei implícito que o Sporting será novamente campeão, porque só quando uma equipa é campeã é que os jogadores são bons.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 22, 2024 at 8:23 pm

        E obviamente não estou a dizer que o autor deste artigo criticava o Paulinho antes, porque não o conheço. Era sobretudo uma piada, porque depois de Trincão e Paulinho, só falta mesmo o Esgaio dar uma de Lázaro e ser levado em ombros pelos sportinguistas.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 22, 2024 at 8:21 pm

        Hã? Que azia, homem? Estou a referir-me ao facto de o Paulinho ser muito criticado, ser considerado blasfémico alguém como ele jogar pelo Sporting, e agora já é bom. E isto acontece com todos os clubes. Se por acaso um Kokçu para o ano jogar maravilhas, afinal sempre foi muito bom e etc. O meu comentário teve 0 a ver com o título de campeão do Sporting, mas se tu que queres que tenha algo a ver, então pode ter. Incha mais um pouco, mas cuidado, não rebentes.

  • Jeco Baleiro
    Posted Maio 22, 2024 at 1:40 pm

    O problema do Paulinho não é ser mau jogador que efetivamente não é. É não ser aquilo que esperam dele, um goleador. O Paulinho nunca pode ser a referência de ofensiva de uma equipa porque não são essas as suas características. Não é letal, peca na definição muitas vezes, não é explosivo, não é rápido. O Paulinho é um jogador de apoio, de tabelas, de aparecer no espaço livre que surge por outros arrastarem os defesas. Quando surgiu na I Liga no Gil, em 2013, jogava a #10.
    O melhor Paulinho do Braga (aquela época que marcou vinte e tal golos) foi a jogar em dupla, o melhor Paulinho do Sporting é com o Gyokeres, a jogar atrás ou descaído para a esquerda. Ele nem sequer pode ser visto como concorrente direto do Gyokeres mas mais do Pote.
    Posto isto, fez uma excelente época neste contexto e, sublinho, neste contexto é um jogador importante e muito útil. Ainda assim, tendo em conta a sua idade, as suas expectativas de futuro (ao nível do salário) e do clube, se aparecer uma boa proposta, na ordem dos 10M€, seja da Turquia, do Médio oriente, etc, eu libertava. Foi importante mas não é imprescindível.

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 22, 2024 at 1:25 pm

    O futebol é o momento, sempre se ouviu dizer, e este é – mais um – post que comprova isso mesmo!

    Até ao início de época, a maioria dos Sportinguistas nem gostava do jogador, era crítico da direcção pela contratação e pediam mudanças ao Ruben Amorim na frente de ataque porque a casmurrice de o fazer titular tinha feito perder vários pontos aqui e ali. Após uma época, eis que João Paulo volta a ser Paulinho!

    Paulinho continua a ser o mesmo jogador que era no antigamente, com as suas virtudes e os defeitos, mas a presença de Gyokeres no onze Sportinguista permitiu-lhe potenciar as primeiras e mascarar as segundas. Senão vejamos:
    – Competições Europeias: tem 1 golo e 0 assistências em 7 jogos, começando a titular em 5 deles. Ou seja, quando o nível aparenta subir, Paulinho aparenta descer.
    – Campeonato Nacional: tem 15 golos e 5 assistências, provavelmente a melhor época no Sporting (na passada marcou apenas 5 golos, na anterior 11 golos e na anterior 6 golos, sendo 3 em meia época no clube). Contudo, sem a presença do sueco em campo, tem cerca de 2 ou 3 golos, mantendo o registo das épocas anteriores. Como o Gyo fixava a marcação dos centrais e arrastava essa mesma marcação na procura da profundidade, Paulinho conseguia com espaço livre ser finalizador. Com pressão dos defesas nas suas costas, não tem essa capacidade e volta a ser o João Paulo!
    – Taça de Portugal: fez um hat-trick com o Dumiense e marcou 1 golo ao Benfica mas com Olivais e Moscavide como referência ofensiva já não conseguiu marcar, por exemplo.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 22, 2024 at 2:09 pm

      Hum…Paulinho em 2021/2022 marcou na Luz e no Dragão e nem foi uma época propriamente prolífera. Voltou a marcar ao Benfica recentemente.
      Este ano na Europa o Sporting jogou contra o Strum Graz e o Rakow. O único golo do Paulinho foi à….Atalanta.
      .
      Não me parece que essa observação de que o nível do Paulinho aparenta descer quando o nível sobe seja muito bem conseguida.

      • Francisco Ramos
        Posted Maio 22, 2024 at 3:29 pm

        Paulinho em 3 anos e meio de Sporting tem 6 golos nas competições europeias, sendo que participou em 24 jogos e 1582 minutos. Isto dá 264 minutos para conseguir marcar 1 golo!

        Sobre o campeonato, tem lá a minha justificação. Marcou 3 golos, mais 11 golos, mais 5 golos até à chegada do Gyo, em 4813 minutos. Isto dá 253 minutos para marcar um golo. Esta época tem 15 golos em apenas 1290 minutos, o que se transforma num golo a cada 86 minutos!

        Podes não concordar mas a minha opinião está justificada. Passou de um titular que não justificava para um grande suplente, enquadrado numa grande dinâmica da equipa Sportinguista. E por alguma razão (ou várias), Gyokeres foi o MVP do campeonato!

        Por fim, como Varandista, mencionaste o Porto e o Benfica. Deixo apenas a estatística: Paulinho tem 3 golos em 23 jogos contra o Benfica e 3 golos em 20 jogos contra o Porto.

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 23, 2024 at 12:03 am

          Não estava contestar a opinião geral sobre o Paulinho. Estava a falar que não concordo com a afirmação de que o nível dele desce quando o geral sobe. Não é verdade, o nível dele é até bastante estável face ao nível geral.
          .
          O Paulinho não tem seguramente 23 jogos frente ao Benfica pelo Sporting, esses números devem contemplar outros clubes. Para mim invalida o argumento.

          Por mim falei no Porto e no Benfica porque o meu foco eram precisamente jogos grandes. Não me considero Varandista por causa disso. E verás que mudaste o argumento. Passaste de 1 golo em 5 jogos este ano para passar a falar em X golos em Y jogos no geral. Porque de facto o único golo do Paulinho este ano ter sido à Atalanta e ter sido incapaz de marcar ao Graz e ao Rakow contraria precisamente a retórica de que o Paulinho baixa o nível quando o geral sobe.

          • Francisco Ramos
            Posted Maio 23, 2024 at 8:47 am

            Volto a referir que não é pelo golo ter sido ao Atalanta que faz com que mostre que melhora o nível quando o nível sobe. Nas competições europeias, Paulinho tem ainda piores estatísticas que no campeonato, e seja contra o Lask Linz, o Skenderbeu ou o Videoton é sempre mais complexo do que o Chaves, o Vizela ou o Casa Pia!

            Paulinho tem 3 golos em 10 jogos pelo Sporting contra o Benfica e 8 pelo Sporting contra o Porto, dá um aproveitamento de 17%. Nos outros 126 jogos com a camisola verde e branca, tem 50 golos e o aproveitamento sobe para…. (rufar dos tambores) …40%!

            • Neville Longbottom
              Posted Maio 23, 2024 at 11:59 am

              Há aqui 2 temas:
              .
              1. Eu posso concordar contigo (não é o caso) que o Paulinho diminui o nível quando o nível geral sobre. Mas posso não concordar com os argumentos que deste. Por exemplo, o Paulinho pode diminuir o nível em jogos grandes e eu concordar com isso mas o argumento do 1 golo em 5 jogos na Europa este ano é um mau argumento.
              .
              2. Posso não concordar contigo e achar que há argumentos melhores que os teus. Não falei até agora, mas o Paulinho é um jogador cujo rendimento não é bem medido pelos golos (já falaram aqui). Não é um goleador, nunca foi. E isso pode ser uma crítica à sua contratação ou ao que fizeram dele. Mas não é um argumento útil a meu ver na hora de ver o seu rendimento.
              .
              Por fim, o Paulinho pode não ter marcado ao LASK ou a outra equipa menor da Europa mas fez um hattrick ao Braga o ano passado. A dúvida fica então no que é que é um jogo grande. Este ano o Sporting jogou 4 vezes com o Benfica, o Paulinho não foi titular em nenhum jogo e o Sporting jogou com -1 na Luz. É justo exigir ao Paulinho que melhore o seu rácio de golos contra o SLB tendo com denominador os jogos e não os minutos?
              .
              No geral, não acho que o rendimento do Paulinho diminua quando o nível sobe, até estou mais inclinado para o oposto. Os jogos que me lembro (em 2021/2022, foram jogos de pressão máxima e o Paulinho correspondeu com golos (e eu já disse aqui que para mim nem deviam ser o foco).
              .
              Mas esta é a minha perceção apenas.

        • lipe
          Posted Maio 22, 2024 at 9:23 pm

          Esses 23 e 20 jogos contra Benfica e Porto a maioria foi pelo Gil Vicente e Braga.

          • Francisco Ramos
            Posted Maio 23, 2024 at 6:36 am

            Claro que sim, Olha outro!

            Em 20 jogos, 8 foram pelo Sporting, é 40%! E apenas 3 foram pelo Gil Vicente, dá 15%.

            Como curiosidade, contra o Benfica foram 10 pelo Sporting e 5 pelo Gil Vicente. É metade!
            E nestes 18 jogos somados marcou 3 golos, um aproveitamento de 17%!!

    • Oldasity
      Posted Maio 22, 2024 at 1:55 pm

      Isto.

      Obrigado Francisco. Mas é deixar continuarem a tentar mandar areia para os olhos para insistir no sr João Paulo.

  • Oldasity
    Posted Maio 22, 2024 at 12:16 pm

    Isto deve ser para rir.

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 22, 2024 at 12:14 pm

    Paulinho, Nuno Santos, Bragança, Quaresma. 4 portugueses com influência no desenrolar da época e 4 portugueses que a vasta maioria das pessoas não considera sequer convocáveis para a seleção.
    .
    Mas continuamos a ter de ler opiniões neste espaço como a do caro Bjorg a afirmar que o Amorim não é nada de especial porque jogou contra um dos piores Portos das últimas décadas (ignorando os vários Portos contra quem Amorim teve de jogar, um deles estatisticamente o melhor Porto de sempre na Liga), Porto esse que colocou 3 jogadores na convocatória.
    .
    Na hora de julgarem Amorim, lembrem-se disto: aos 4 nomes acima, junta-se Trincão e Pote como os portugueses influentes que não foram chamados ao Euro depois do ano acabar. E não tem mal nenhum, nem eu estou a dizer que mereçam ser convocados. É mesmo na hora de julgar o Amorim. Caro Bjorg.

    • Bjorn
      Posted Maio 22, 2024 at 3:41 pm

      Não li o comentário do Bjorg mas segundo estou a entender pelo teu comentário, eu aprovo totalmente o que ele disse.

      Mas por partes. Os 3 grandes têm a obrigação de vencer as outras 15 equipas com relativa facilidade quando vários factores vêm ao de cima. Qualidade individual, qualidade colectiva, treinador, momento do clube (desportivo e financeiro), lesões, gestão dos activos, momento pessoal e profissional de cada jogador, expectativa dos adeptos e exigência do clube (provavelmente mais alguns factores).

      O facto do Amorim conseguir meter a sua equipa a vencer com facilidade as outras 15 equipas não é de todo extraordinário e já foi feito dezenas e dezenas de vezes na história (com mais ou menos vitórias aqui e ali). Junta-se a esse facto, o facto de ele raramente vencer um jogo importante. Ninguém se lembra de uma única vitória importante do Sporting de Amorim. Eu, pelo menos, não.

      Sei que, até agora, ele tem 2V 5E e 6D (enquanto treinador do Sporting, penso que é isto) frente ao Porto de Conceição (venceu-o finalmente num jogo do campeonato no 4º ano enquanto treinador do Sporting e ainda teve 45min a jogar contra 10). Porto este que atravessa a maior seca de qualidade tanto de futebol como de gestão que há memória.

      Na Europa, tem zero para mostrar. Nada. Aliás tem uma coisa. No ano do primeiro título que ganhou conseguiu começar a época a ser eliminado sabe Deus por quem e nem entrar na Liga Europa. Teve a época toda a jogar sem adeptos e ao fim-de-semana. Esta é a memória europeia que tenho do Amorim.

      Toda a gente reconhece que este ano houve um jogador que desiquilibrou brutalmente a balança e resolveu dezenas de jogos que não jogando, nunca saberemos quem iria resolver mas a julgar pelos últimos 2 anos anteriores, não teria muita fé no Paulinho.

      Para além disto tudo… a pergunta que fica é: Quando alguém não tem a mesma opinião que tu, essa pessoa está errada, é isso? Porque não estamos a falar de factos. Estamos a falar de opiniões. Preocupas-te demasiado com que os outros pensam. A tua opinião não é suficiente para ti? Podemos ficar aqui horas e horas e horas a debater mas em nenhum momento digo que quem acha o Amorim um treinador especial seja alguém triste ou algo do género como tu já perdeste tempo a chamar. Consegues ser melhor que isso seguramente. Pelo menos espero que a maturidade bata algum dia à porta

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 22, 2024 at 11:57 pm

        Quando alguém não tem a mesma opinião que eu, não está certa nem está errada. Da mesma forma que um deputado no parlamento pode passar o tempo todo a malhar noutro deputado. Isso não faz da opinião de um melhor que a opinião de outro. A tua opinião tem a mesma validade que a minha tal como a opinião de um Nazi tem a mesma validade que a opinião de um democrata ou de um comunista. Quando se trata de matéria de opinião.
        .
        Por isso eu passar o tempo aqui a expor o ridículo que é desmereceres o Amorim (como se o treinar o Sporting fosse igual a treinar o Porto, já agora dou uma novidade – Amorim fez várias coisas no Sporting que são record – não uma, não duas, várias) e o quão absurda é a tua opinião não é dizer que está errada. É democracia. Amorim foi campeão invicto, só perdeu depois de matematicamente garantido, fez 90 pontos e chegou aos oitavos da Champions (não percebi bem essa de na Europa tem zero para mostrar, é basicamente o melhor treinador do Sporting na Europa dos últimos 50 anos, mas ok). E posso continuar aqui. No Porto qualquer Zé faz 85 pontos, no Sporting não. Amorim pegou num clube que vinha de um 4o lugar, altamente contestado e descreditado. Não é em nada comparável. Os únicos treinadores do Sporting deste século com as mesmas condições de Porto e Benfica foram o Boloni e o Jesus, a esses podem cobrar à vontade.
        .
        Amorim fez história no Sporting. Já há muita gente a coloca-lo como o melhor treinador da história do clube, é completamente unânime no seio do clube.
        .
        O Sporting não é o Porto nem o Benfica. O que ele fez não foi nada feito por dezenas de pessoas. Isso é iludir e manipular opinião. Por isso é que sou tão crítico com pessoas que pretendem manipular como tu. E isto é democracia, lamento.

      • Balakov
        Posted Maio 22, 2024 at 5:58 pm

        Tudo muito bonito, mas a verdade é que desde que Amorim chegou ao Sporting ganhou mais títulos que Porto e Benfica. Isso é o que conta no final.

        Eu por mim o Sporting podia perder os jogos todos contra o Benfica e Porto, desde que ganhasse o campeonato, é super tranquilo.

        Se queres falar de factos, fala do que realmente importa. São 4 anos, 5 títulos (esperemos que sejam 6 no Domingo, boa sorte já agora) e o Sérgio, apesar de ter feito um excelente trabalho no Porto, tem menos títulos que o Amorim nos últimos 4 anos. Referir também que a nível europeu o Conceição até agora é bem mais forte que o Amorim.

        • Francisco Ramos
          Posted Maio 23, 2024 at 9:32 am

          Por acaso, nos últimos 4 anos o Sérgio tem tantos títulos como Amorim! Só mesmo por acaso, para falar de factos que é o que realmente importa.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 22, 2024 at 2:55 pm

      Jogadores suplentes ou que não são titulares indiscutíveis dos grandes não cabem na seleção. O nível da nossa seleção aumentou, temos grandes jogadores a jogar nas melhores ligas do Mundo. Já não chega ser só um titular de um grande em Portugal, é preciso mais para se chegar a um nível de seleção e ainda bem que é assim. Pelo menos com esta geração é assim. Dito isto desses apenas o Pote e o Trincão poderiam ambicionar uma chamada, mas percebo que tenham ficado de fora.

    • Petrol
      Posted Maio 22, 2024 at 2:23 pm

      Paulinho e Nuno Santos não tem nível para a seleção que temos atualmente, é um facto. Bragança e Quaresma ainda não mostraram nível de seleção de forma regular. Fizeram ambos uma boa época mas neste momento é preciso mostrar mais para ir à seleção. Trincão e Pote tem nível de seleção e será sempre discutível a sua chamada. Pessoalmente preferia levar Conceição em vez de Trincão por ser mais aguerrido. Já Pote concordo que devia ter sido chamado mas não é nenhum escândalo não ser convocado tendo em conta a concorrência.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 22, 2024 at 11:42 pm

        Não há escândalo nenhum. Não era sobre a convocatória.

      • Ze Tolas
        Posted Maio 22, 2024 at 2:36 pm

        Ele não estava a discutir a convocatória, estava a aceitar e ainda a mostrar o treinador que Ruben Amorim é, porque o plantel do sporting é aparentemente bastante mais fraco do que os outros, visto que é largamente português, e só conseguiu meter um jogador na selecção. É um indicador para quando forem dizer que jogou contra o pior Porto/Benfica do século.

        • DNowitzki
          Posted Maio 22, 2024 at 5:53 pm

          A sério,? Adan, Coates, Diamonde, Hil, Gyo, Morita, Edwards são ali de Alguidares de Baixo. O núcleo duro é todo estrangeiro, com exceção de Inácio e Gonçalves. Sem Gyo, Amorim foi quarto classificado. Vale o que vale.

Deixa um comentário