Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Zé Luís estreia-se a marcar com um golaço; Diogo Costa colocou o FC Porto na final nos penáltis; Luís Diaz tentou mostrar-se; Loum saiu lesionado; Manafá passou por dificuldades

Equipa de Conceição teve vários períodos em que viu o Bétis dominar e a circular a bola (principalmente enquanto William Carvalho esteve em campo) mas a espaços já conseguiu incutir a pressão ofensiva que a caracteriza. Zé Luís estreou-se a marcar logo um golaço; Luís Diaz também ganhou pontos com a sua postura competitiva, sendo que ainda esteve perto de marcar. Já Romário Baró entre os jovens foi o que mais se destacou. Pela negativa a prestação de Manafá, que foi várias vezes ultrapassado, e a lesão de Loum, logo nos minutos iniciais.

O FC Porto empatou a uma bola frente ao Bétis na Copa Ibérica, mas conseguiu apurar-se para a final ao levar a melhor nas grandes penalidades. Os espanhóis até se adiantaram no marcador por Juanmi, num lance em que Tello ultrapassou Manafá, mas Zé Luís, com um tiraço em arco fora da área empatou a partida ainda na 1.ª parte. No 2.º tempo, apesar de ter tido vários lances perigosos, o resultado não se alterou, sendo que nos penáltis Diogo Costa foi o único a defender uma, apurando assim os azuis e brancos.

XI do FC Porto – Vaná, Tomás Esteves, Pepe, Diogo Leite, Manafá, Romário, Loum, Sérgio Oliveira, Nakajima, Zé Luís e Fábio Silva.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1152309061594972160

45 Comentários

  • Kacal
    Posted Julho 19, 2019 at 10:38 pm

    Tinha visto o jogo contra o Fulham mas este só vi a 2ª parte a espaços largos, infelizmente. Quero só falar algo sobre o golo do Zé Luís, um remate assim com o pé “mais fraco” com força mas colocadinha e de forma inteligente, não me lembro de ver os avançados do Porto (talvez Aboubakar sim) a fazer ultimamente. Continuo a achar que só rivaliza com o camaronês e assim que estiver a 100% de ritmo e totalmente entrosado, irá surpreender. Resta aguardar. Tenho gostado da sua entrega, potência física e das movimentações.

    Romário Baró do que vi gosto bastante, eu que não acompanho camadas jovens, mas acreditava no potencial pelo que lia daqui e sei que fez bastantes jogos na equipa B, mas vi uma ou outra jogada dele hoje no resumo da 1ª parte e gosto. Tem força física, tem boa altura, tem passada larga, tem aquela capacidade de esticar a perna e agarrar a bola (à Pogba), segura e esconde bem a bola, neste modelo de jogo pode ser um elemento a ter afirmação. Eu investia forte num médio no mercado e o segundo seria Romário Baró juntando a Danilo, Loum e Sérgio Oliveira. Mais nada.

    Saravia tem velocidade, tem disponibilidade física e muito querer mas continua a ter um pouco de azar nas suas acções, talvez por estar pressionado a afirmar-se, espera-se muito dele e quer fazer tudo ao mesmo tempo e acaba por claudicar.

    E depois nota para Luís Diaz, no que vi da 2ª parte está lá realmente a raça (corre, luta e não desiste de um lance, até de carrinho o vi a entrar e também a pressionar na frente) aí adorei nesse ponto, parece-me um jogador dinâmico como pensava que “está sempre em jogo” e hoje apareceu muito na 2ª parte do que vi, mas parece-me algo trapalhão e impulsivo, terá que ser mais consciente e tranquilo nas suas acções e melhorar na definição, mas o potencial para jogar neste Porto de SC está lá para ser um elemento chave até. E Diogo Costa, gostei muito da serenidade dele na baliza a demonstrar tranquilidade e confiança em si, obviamente pré-época não tem a mesma pressão de época oficial mas gostei, continuo a acreditar muito nele.

    Por fim, Osório fez uma bela exibição do que vi e deu nas vistas pela sua rapidez e concentração. Por mim ficava no plantel e Mbemba parte atrás nesta fase.

    Bétis é uma bela equipa e bem orientada, um empate é um resultado aceitável e é o menos importante nesta fase. Venha o próximo!

    • Jorge Nuno 1893
      Posted Julho 19, 2019 at 10:44 pm

      O Zé Luís é canhoto

      • Kacal
        Posted Julho 19, 2019 at 11:23 pm

        Certo, pelos vistos é eheh. Tinha mesmo ideia que ele era destro, talvez porque ele se safa muito bem com ambos os pés a rematar, mas realmente erro meu. Agradeço a correcção! Mas não invalida o que disse. Mesmo Soares, Marega e Fernando Andrade com o pé “certo” não fazem golos destes há algum tempo. É de qualidade!

    • RicardoFaria
      Posted Julho 19, 2019 at 10:46 pm

      Ao teu comentário acrescentava que o Diogo Leite esteve melhor que o Marcano a sair a jogar porque defensivamente nenhum comprometeu.
      Soares também tem estado bastante bem por isso penso que, neste momento, a titularidade será discutida entre o brasileiro é Zé Luís.
      Como já disse no meu comentário, acho que o Tomás Esteves leva vantagem em relação ao Saravia pelo que se viu até agora nos jogos. Que achas Kacal?
      Estamos a ter bons momentos e a mostrar que os jovens da nossa formação têm mais que lugar no nosso plantel independentemente da idade.

      Saudações DesPortistas!

      • Tiago Peixoto
        Posted Julho 19, 2019 at 10:58 pm

        Eu acho que na teoria o Tomás deveria ter vantagem, mas a idade pode pesar (isso e o preço do Saravia) em favor do Argentino. Analisando apenas as prestações dos jogadores, ignorando fatores extra-campo, o Tomás deveria ser titular de caras. Mas penso que o Saravia deve começar a época a titular.

        • RicardoFaria
          Posted Julho 19, 2019 at 11:11 pm

          Parece-me que o SC não está a ter medo de apostar nos miúdos por isso não sei se o aromas não terá hipótese de começar a titular a época.

          Saudações DesPortistas!

        • Kacal
          Posted Julho 19, 2019 at 11:38 pm

          Concordo totalmente com isso, Tiago! É pena.

      • Kacal
        Posted Julho 19, 2019 at 11:38 pm

        Tal como o Tiago referiu, eu concordo com ambos mas também acho que o Saravia partirá na frente. Vem cotado da Argentina, custou relativamente caro e seria um falhanço total vir a tempo de fazer a pré-época e começar no banco. SC não terá coragem disso e nem o fará. Mas sim, eu aposta forte no Tomás Esteves já de inicio e o Saravia teria que lutar pelo lugar, escolher por mérito é assim, mas nunca acontecerá. Saravia irá ser titular no inicio da época. Só mesmo “enterrando” muito é que poderá fazer entrar o Tomás, mas espero que lhe corra bem, não desejo mal claro, são ambos jogadores do nosso clube. Mas pela pré-época tenho gostado bem mais do Tomás Esteves, ofensivamente é muito mais interessante. Nesta concordo mais com o Tiago.

        De resto, concordo com o que disseste sobre o Diogo Leite e sobre o Zé Luís e o Soares, também me parece que assim será. Até porque Aboubakar precisará de ganhar forma e ritmo e mesmo confiança. Leva tempo. Os dois vivem melhor fase que o camaronês e partem na frente. Lindo lindo era vender o Marega e trazer um SA!

        Mas estou agradado com o SC a dar espaço aos jovens, só desejo que não seja algo apenas de momento e pela pré-época, que dê continuidade durante a época oficial.

        Saudações DesPortistas

        • NCM
          Posted Julho 19, 2019 at 11:59 pm

          O SC tem os seus defeitos mas a falta de coragem e o decidir pela cabeça dos outros não me parece estar entre os seus defeitos. O SC pode sempre ser sensível aos argumentos da SAD mas a decisão de quem joga é dele. Nunca existiu um treinador do Porto do “reinado” PC que tenha dito que o presidente dava palpites nos jogadores que jogavam ou que interferia nas opções do treinador.

          • Kacal
            Posted Julho 20, 2019 at 12:18 am

            Nem me referia ao SC em si propriamente, referia-me ao facto de ser uma decisão complicada para ele de tomar, assim como seria para ti ou para mim ou qualquer outra pessoa! Pelo que custou, a cotação que traz, é complicado deixa-lo no banco por um jovem de 17 anos. Não é a “atacar” o SC em si, atenção.

        • RicardoFaria
          Posted Julho 20, 2019 at 12:04 am

          Eu vou continuar a achar que o SC vai apostar no Tomás! Eheh.
          Eu já nem conto com o Marega no plantel por isso espero mesmo que seja transferido é que venha outro jogador como Róger Guedes ou Pavón.
          Um aspecto que ninguém referiu (eu esqueci-me) mas que me parece uma grande notícia foi o Fernando Andrade (deus é grande ahah) não ter jogado. Será que está de saída?

          Saudações DesPortistas!

          • Kacal
            Posted Julho 20, 2019 at 12:16 am

            Pronto, eu não me importava nada que venhas a ter razão! Eheh

            E sobre o Marega, subscrevo.

            Sobre o Fernando Andrade, não sei se terá importância esse detalhe, mas espero que sim, tem que sair nem que seja por empréstimo!

            Saudações DesPortistas!

            • RicardoFaria
              Posted Julho 20, 2019 at 10:20 am

              Ele, Queta e Queirós foram os únicos jogadores que não foram utilizados pelo SC e isso deve querer dizer alguma coisa.
              O Queta deve ficar na B, o Diogo devia ser emprestado a uma equipa onde fosse titular e o Fernando Andrade desde que saia do Porto está tudo bem para mim.

              Saudações DesPortistas!

              • Kacal
                Posted Julho 20, 2019 at 11:35 am

                Olhando desse prisma faz sentido, sim. Parece que o SC acordou, eheh. Esperemos que signifique mesmo tudo isso!

                Saudações DesPortistas!

                • RicardoFaria
                  Posted Julho 20, 2019 at 1:08 pm

                  Já esta na hora de começar a reduzir o grupo.
                  Rezo todos os dias para o FA ir embora ahah.

                  Saudações DesPortistas!

  • Alvaromoreira
    Posted Julho 19, 2019 at 10:39 pm

    Após umas 15 tentativas, o Porto ganha uma disputa de grandes penalidades. Fora de brincadeiras, gostei do jogo, o Bétis é uma equipa que priveligia o bom futebol e tornou tudo mais divertido. Luís Díaz esteve bem e o Zé Luís marcou um golaço. Quem diria.

  • Antonio Clismo
    Posted Julho 19, 2019 at 10:41 pm

    Diogo Costa é um joker para esta época.

    Poupem os 10 milhões de euros que iriam gastar noutro GR e invistam esse dinheiro noutro sector da equipa.

    Diogo Costa assim que começar a jogar com regularidade vai valer muito mais do que 10 milhões de euros, não tenho dúvidas disso.

  • RicardoFaria
    Posted Julho 19, 2019 at 10:41 pm

    Foi um bom teste onde começamos melhor mas depois do golo do Bétis, tivemos ali 10/15min com algumas dificuldades mas depois do golo voltamos a estar bem e chegamos ao intervalo a merecer estar na frente do marcado.
    Na 2a parte entramos mais rápidos e a não deixar o Bétis jogar mas não conseguimos marcar apesar de termos tido alguns bons lances, contudo, a 15/20mim do fim deixamos de pressionar e o Bétis voltou a assumir o jogo talvez devido a algum cansaço que é normal.
    Finalmente temos um GR que defende penaltys e que está a fazer por merecer um lugar no plantel como 2o GR já que é superior e tem muito mais potencial que Vaná.
    Se tivesse que escolher um XI neste momento escolheria Diogo Costa, Tomás Esteves, Pepe, Diogo Leite, Alex Telles, Danilo, Sérgio Oliveira/Baró, Nakajima, Corona, Otávio e Soares.

    Saudações DesPortistas!

    • Tiago Silva
      Posted Julho 19, 2019 at 10:46 pm

      O meu XI seria o mesmo mas com o Zé Luís em vez do Soares.

      • RicardoFaria
        Posted Julho 19, 2019 at 11:05 pm

        Confesso que tive algumas dúvidas em escolher entre os 2 mas coloquei Soares porque está mais entrosado e também tem estado bem nesta pré época.

        Saudações DesPortistas!

    • El Pinto
      Posted Julho 19, 2019 at 11:13 pm

      Ricardo, no teu 11 contas com o Marega no plantel ou não? Se contares então tem o sair o Otávio para entrar o Marega… Eu tambem acho k o Luís Diaz pode ter características para jogar ao lado ou mais a atrás do ponta de lança

      • RicardoFaria
        Posted Julho 20, 2019 at 12:01 am

        Não estou a contar com o maliano porque confesso não me ter lembrado dele apesar de desejar a sua saída.
        Concordo que Diaz pode ser uma opção interessante assim como Corona e Nakajima.

        Saudações DesPortistas!

    • paulosousaw
      Posted Julho 19, 2019 at 11:35 pm

      Para mim a este plantel só falta um box-to-box .
      Não pretendia mais ninguém, limpava o resto do “entulho” que sobra e amealhava tudo para buscar esse jogador. Uns 15M por esse jogador e tá feito .

      • El Pinto
        Posted Julho 20, 2019 at 12:04 am

        O problema é k não sei se o porto vão conseguir fazer dinheiro com os waris desta vida…

      • RicardoFaria
        Posted Julho 20, 2019 at 12:06 am

        Para mim falta o btb, o GR e se o Marega sair, um jogador para o substituir.

        Saudações DesPortistas!

        • Kacal
          Posted Julho 20, 2019 at 12:18 am

          Penso o mesmo, Ricardo!

          • RicardoFaria
            Posted Julho 20, 2019 at 10:17 am

            Se houvesse dinheiro era entre Róger Guedes ou Pavón para substituir o Marega mas é muito difícil eheh

            Saudações DesPortistas!

            • Kacal
              Posted Julho 20, 2019 at 11:38 am

              Pavón a vir teria que ser titular na direita. Com Nakajima na esquerda, jogaria o Corona como SA.

              Se vier o Róger Guedes, aí sim poderá ser ele a jogar como SA.

              Depende daquilo que o SC pretender. Mas em termos qualitativos e de potencial, seriam ambos um reforço fantástico para a nossa realidade, sem duvida eheh!

              Mas vendendo o Marega, penso que haverá o dinheiro.

              Saudações DesPortistas!

              • RicardoFaria
                Posted Julho 20, 2019 at 1:07 pm

                Vindo Pavón, a minha ideia era precisamente essa.
                Tanto Corona como Nakajima, podem jogar como SA e têm golo e mais qualidade que Marega portanto seriam uma boa opção.
                Róger Guedes seria um substituto directo do maliano.

                Também acho que se vendermos Marega, teremos capacidade para comprar um ou outro.

                Saudações DesPortistas!

        • paulosousaw
          Posted Julho 20, 2019 at 1:07 am

          O redes ia sem medos no DC.
          Um btb para jogar de caras e o tal avançado caso Marega saia .

          • RicardoFaria
            Posted Julho 20, 2019 at 10:24 am

            Eu não apostava já no Diogo porque tenho a certeza que se algo correr mal, vai ser logo afastado e depois não volta a jogar.
            Se realmente vier o Trapp (é superior ao DC), pode ser importante no crescimento do português que poderia dessa forma ir entrando sem pressão jogando nas taças e quando o titular não estivesse disponível.
            O médio é muito necessário após a saída do Óliver que foi um erro uma vez que, na minha opinião, iria ser o ano de afirmação do espanhol e nós só iríamos ganhar com isso.
            Espero que o Marega seja vendido porque limita muito o nosso jogo e será a última oportunidade para o fazermos.

            Saudações DesPortistas!

  • O tal Portista
    Posted Julho 19, 2019 at 10:51 pm

    Vi apenas o inicio da 1ª parte e os últimos 35 minutos da 2ª parte portante se disser aqui algo absurdo já sabem.
    Baró tem de jogar no meio mas não me pareceu mau de todo a jogar pela ala e até mostrou alguns pormenores interessantes. Tomás Esteves é craque, simplesmente não engana apesar de defensivamente ter de melhorar assim como Saravia. No tempo de jogo que vi com Nakajima e Fábio Silva em campo ambos apareceram pouco mas assim como no jogo contra o Fulham sempre que tocaram na bola fizeram algo minimamente interessante. O Zé Luís para um suposto cepo inferior ao Marega e ao Soares remata surpreendentemente bem.
    No geral gostei do pressing da equipa e também me surpreendi com o Bruno Costa que pelo que vi jogou bastante bem assim como o Díaz.
    De destacar também os penaltis que foram todos muito bem cobrados (o do Bruno Costa então é qualquer coisa de fantástico). Se batêssemos sempre assim estávamos tão melhor neste momento…

    Saudações DesPortistas!!

  • Tiago Peixoto
    Posted Julho 19, 2019 at 10:54 pm

    Gostei muito do Romário Baró. Para mim tem de ser ele o titular no lugar que era do Herrera, apesar de que o Bruno Costa até ter estado num bom nível (costuma ser mais discreto e inconsequente). O Sérgio Oliveira esteve ao nível dele, péssimo como sempre.
    Na baliza, nem o Vaná nem o Diogo Costa foram muito testados (o brasileiro não tem culpa no golo sofrido). Mérito para o miúdo pelo penalty defendido.
    A posição de defesa direito parece que vai ser mais uma vez uma dor de cabeça para o SC. O Tomás esteve num bom nível, mas como tem 17 anos apenas não me cheira que vá ser aposta. O Saravia esteve outra vez horrível, não vai durar muito a jogar assim.
    A central, fora o mau posicionamento do Pepe no golo do Bétis, nada de especial, ninguém muito mau, nem ninguém muito bom (apesar de que o Osório destacou-se mais que os restantes).
    O DE, o Manafá só pode ser opção contra adversários muito fracos.
    Loum péssimo até à lesão, mas fiquei com pena do rapaz, não deve ter muitas oportunidades para se mostrar e duvido que jogue mais esta pré-temporada.
    Nakajima um pouco discreto, mas apareceu bem algumas vezes.
    Fábio Silva com movimentações e pormenores interessantes, mas ainda é cedo para ele.
    O Zé Luís fez um bom golo, apoiou bem defensivamente, pressionou bem, surpreendeu-me pela positiva.
    Dos que jogaram na 2.ª parte, o Soares foi igual a si mesmo, muito em jogo, por vezes bem, por vezes mal. O Luís Diaz estava a ser bem melhor que o Corona, não devia ter sido ele a sair. O Otávio nem se viu.
    Não foi uma grande partida, mas foi bem melhor do que contra o Fulham. Mantém-se, no entanto, uma forte ineficácia do Porto. Ainda assim, fica a ideia que temos boas opções para quase todas as posições.
    O XI que gostava de ver o Porto a usar este ano:
    GR: Diogo Costa
    DD: Tomás Esteves
    DC: Pepe e Marcano (apesar de ter gostado mais do Osório e do Diogo Leite)
    DE: Alex Telles
    MDf: Danilo
    MC: Romário Baró
    ED: Corona
    EE: Nakajima
    PL: Soares e Zé Luís (assumindo que o Marega vá sair)

    • Antonio Clismo
      Posted Julho 19, 2019 at 11:07 pm

      Acho sinceramente que o Diogo Leite e Diogo Queirós devem ser emprestados porque não faz sentido ficarem no plantel sendo quarta e quinta opção para a posição.

      São jovens, precisam de jogar, ainda para mais se quiserem manter as suas posições na selecção sub21 que vai começar a qualificação para o Euro2021 em Setembro.

      Depois Romário Baró e Diogo Costa podem ficar porque têm qualidade para serem muito úteis este ano.

      Se Saravia continuar nesta péssima forma, então o Tomás Esteves vai também ser outra opção a ter em conta. Independentemente de ter 17 anos, tem uma qualidade invejável para a posição.

      O Rúben Neves também agarrou o lugar na equipa com 17 anos, não me impressionaria se o Tomás Esteves conseguisse meter o Saravia no bolso nos próximos meses.

      • Tiago Peixoto
        Posted Julho 19, 2019 at 11:19 pm

        Concordo em relação aos Diogos centrais. E a contratação do Marcano demonstra mesmo a falta de vontade de apostar neles.
        Vamos ver em relação à lateral direita. Para mim, neste momento, o Tomás deve ser indubitavelmente titular. Mas não pode ser “crucificado” se fizer um ou outro mau jogo, tem apenas 17 anos e muito a aprender ainda. E de certeza que o SC também deverá ter indicações para tentar rentabilizar o dinheiro investido no Saravia. Vamos ver.

        • NCM
          Posted Julho 19, 2019 at 11:54 pm

          O campeonato português é fraco e desiquilibrado, mas colocar o Tomás já como titular pq é um jogador muito prometedor é um erro. Ele deve andar entre a equipa A e a B e quando não for convocado deve jogar na B., mais importante é renovar com uma cláusula alta. Não coloquem cláusulas baixas aos jogadores da formação pq é um erro como a transferência do JF provou. Se o Félix tivesse uma cláusula de 60 milhões há 1 ano atrás ninguém diria que era uma erro mas a verdade é que já não saíria pelo valor que saiu.

      • NCM
        Posted Julho 20, 2019 at 12:00 am

        Um lateral está mais exposto num jogo do que um médio. O risco é maior no caso do Tomás do que no Rúben Neves.

    • Cpt Obvious
      Posted Julho 20, 2019 at 12:29 am

      Boas Tiago,

      Concordo com grande parte do teu comentário. No entanto, estive no estádio, bem perto do corredor onde Corona e Otávio estavam a jogar, e tenho – te a dizer que Otávio, na minha opinião, esteve bastante em jogo especialmente r em algumas das suas acções defensivas.

      Aliás o Porto na segunda parte deixou de jogar à bola precisamente quando Otávio saiu.

      Não sou um grande apreciador do jogador, mas neste jogo fiquei com uma ideia completamente diferente da tua.

      Abraço!

      • Tiago Peixoto
        Posted Julho 20, 2019 at 10:22 am

        Vendo na TV, foi com a ideia que fiquei. Mas tenho perfeita noção que uma pessoa a assistir a um jogo no estádio vê coisas que lá em casa não se vê. Acredito no que dizes.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 19, 2019 at 11:23 pm

    Díaz será um jogador tremendo na nossa Liga.

  • De Carvalho
    Posted Julho 20, 2019 at 1:10 am

    Neste momento a meu ver o Porto só precisa de dois reforços
    Um extremo pois galeno está muito a baixo de corona, Diaz e sem duvida a minha aposta era em pavon
    Marega sai de certeza e dessa forma precisamos de um avançado o meu preferido é Carlos Vinicius muito idêntico ao maliano, Róger Guedes ou josef Martinez este sim podia ser um super upgrade.
    Não acredito na venda de Soares e abuba e a contratar um médio centro apostava em João Mário.

    Na defesa emprestava os Diogos para serem a dupla do próximo ano

  • Bluerock
    Posted Julho 20, 2019 at 3:46 am

    Vi apenas a primeira parte do jogo e não fomos brilhantes, como seria de esperar. Pré época e muita juventude em campo.
    Os miúdos ainda estão muito macios, mas nota se claramente qualidade. O Baró pode e deve ser testado a meio campo, talvez num jogo com o Otávio em campo como falso extremo para ajudar um pouco.
    O Tomás é o Fábio ainda deve ser cedo pra eles. Também gostei do D Leite. Pareceu me mais seguro que o ano passado.

Deixa um comentário