Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os horários da primeira jornada da Liga 2019-20

Mesmo no Verão faz pouco sentido ter jogos às 21.30. Por um exemplo um adepto do Paços vai chegar a casa às 5 ou 6 da manhã. Ter o SC Braga e Vitória quase à mesma hora, também é incompreensível.

Já é conhecido o horário da 1.ª jornada do campeonato. Portimonense e Belenenses SAD dão o pontapé de saída na sexta-feira, dia 9. No sábado, há um Gil Vicente-FC Porto (19h00) e depois um Benfica-Paços de Ferreira (21h30). Já o Sporting joga no domingo, em casa do Marítimo, às 18h30.

Horários da 1.ª jornada:
Sexta-feira (9 agosto)
Portimonense-Belenenses SAD (20h30)
Sábado (10 agosto)
Santa Clara-Famalicão (16h30)
Gil Vicente-FC Porto (19h00)
Benfica-P. Ferreira (21h30)
Domingo (11 agosto)
Boavista-Aves (16h00)
Marítimo-Sporting (18h30)
Rio Ave-V. Guimarães (20h30)
Sp. Braga-Moreirense (21h00)
Segunda-feira (12 agosto)
V. Setúbal-Tondela (20h15)

32 Comentários

  • Rambo13
    Posted Julho 24, 2019 at 1:23 pm

    Fora de Brincadeiras, alguém me pode o que se tem de fazer para chegar a um cargo na federação ou num clube? Qual o curso que é necessário tirar?

    Isto é inadmissivel.
    Parece que não lhes interessa aquilo que é mais importante neste deporto – o adepto!

    São 9 jogos, só tem de existir um horário fixo e colocar os jogos de acordo com a importância do mesmo.
    Todas as empresas seguem um gestão semelhante, só na federação é que parece ser sem lógica.

    6ª Feira – 20h15
    Sábado – 15h, 17h, 19h, 21h
    Domingo – 16h, 18h15m, 20h15m
    Segunda – 19h45m

    Sendo que os jogos de maior cartaz seriam sempre colocados nos 4 horários mais tardios do fds.
    No entanto, e tendo em conta a qualidade do nosso campeonato, penso que apenas deveriamos ter 7 horarios para jogos, 2 à mesma hora.

    Utilizando como exemplo a primeira jornada:

    6ª feira:
    Portimonense – Belenenses (20h15)

    Sábado:
    Santa Clara – Famalicão (17h)
    Boavista – Aves (17h)
    Porto – Gil Vicente (19h)
    Benfica – Paços (21h15)

    Domingo:
    Marítimo – Sporting (16h)
    Rio Ave – Guimarães (18h15)
    Braga – Moreirense (20h15)

    Segunda:
    Setubal – Tondela (19h45)

  • flavioafonso5
    Posted Julho 24, 2019 at 12:04 pm

    Fiquei com a ideia que 2a feira não haveria jogos, estou errado?

  • opiniaodeadepto
    Posted Julho 24, 2019 at 11:37 am

    Os horários são fixados apenas tendo em conta as conveniências das transmissões. Zero consideração por quem vai ao estádio.
    Mas já devíamos esta habituados!

  • AlexanderSearch
    Posted Julho 24, 2019 at 10:12 am

    Já agora, alguém me pode explicar porque é que pelo segundo ano consecutivo o Sporting começa o campeonato fora e acaba fora? não deveria ser quem começa fora acaba em casa e vice versa?

  • kurt cobain
    Posted Julho 24, 2019 at 6:51 am

    Em portugal se os jogos fossem todos realizados à porta fechada não haveria problema nenhum para quem manda no futebol uma vez que, na verdade, o que importa é o nº de telespectadores. Em todas as decisões relacionadas com futebol (basta ver a última invenção que é o “cartão de adepto”) os interesses dos adeptos são algo que raramente é tido em conta desde que o €€ continue a entrar nas contas dos do costume.

  • Barinho
    Posted Julho 23, 2019 at 10:53 pm

    Portanto só jogariam à segunda clubes que joguem a meio da semana anterior. Setúbal e Tondela estão em que competição europeia mesmo? E os jogos do Braga e Guimarães não só não faz sentido ser à mesma hora como são horas ridículas tendo em conta que segunda é dia de trabalho. E nem se pensa nos adeptos com deslocações longas. Continua a ditadura das tvs.

    • oMeuUserName
      Posted Julho 24, 2019 at 12:40 am

      Deixa estar o nosso horário que está bem assim… Não te esqueças que na quinta-feira anterior vamos à Dinamarca ou à Polónia jogar, o jogo tem de ser tarde para se cumprirem as 72h

  • Filipe Ferreira
    Posted Julho 23, 2019 at 10:26 pm

    5 ou 6 da manhã é um claro exagero. Mas de acordo que os horários tem pouco sentido.

    • jalves1950
      Posted Julho 24, 2019 at 9:11 am

      A última vez que fui à Luz ver o Paços o jogo foi às 20 e cheguei a Paços de Ferreira já passavam das 3 e meia da manha.
      Portanto sendo às 21:30, ficando meia hora retidos no estádio, mais uma paragem para jantar (sim porque o pessoal entre direto do autocarro para o estádio e não janta) conto este ano chegar a Paços lá para as 5 da manha o que é um total absurdo.
      A Liga consegue ter horários tão mais apelativos para deslocações na segunda liga, e poderia colocar os olhos às numerosas deslocações que são feitas por clubes com pequena massa associativa quando os jogos são realizados às 11 da manha ou 15/16 da tarde.

    • Barinho
      Posted Julho 23, 2019 at 11:42 pm

      Jogo acaba pelas 23:30. Sair e não sair do estádio e ir pros autocarros, na melhor das hipóteses saem de lá as 00:30. Viagem para Paços demora no mínimo umas 4 horas, mas como tem que haver parecem vai demorar mais perto de 5 horas. Portanto sim, Chegam a casa pelas 5 ou 6 da manhã.

      • Filipe Ferreira
        Posted Julho 24, 2019 at 7:33 am

        Ok de autocarro, tinha em mente a ideia dos adeptos se deslocarem na própria viatura. Alguém que vá no seu carro chega “perfeitamente” lá para as 03h (continua a ser inadmissível)

    • Stromberg
      Posted Julho 23, 2019 at 11:36 pm

      Mesmo. No máximo às 3h estão em casa. Mas concordo que o horário não faz qualquer sentido.

  • FVRicardo
    Posted Julho 23, 2019 at 10:25 pm

    Do ponto de vista do adepto do clube pequeno já sabemos que os horários são ridículos, porém temos de ver que os clubes pequenos têm de se agarrar a qualquer receita que possam ter e quando recebem o dinheiro das transmissões televisivas (que ainda é pouco devido à não centralização desses direitos) sabe-lhes bem. Para receberem esse dinheiro os jogos têm de ser assistidos e quando é que são assistidos? Quando os adeptos dos clubes grandes (95% ou mais dos adeptos em Portugal) estão em casa, logo a sexta e a segunda ficam apetecíveis para a marcação de jogos. Podia-se apostar em baixar o preço dos bilhetes para atrair pessoas, mas quem quer ver os jogos do campeonato nacional? Na sua maioria espetáculos paupérrimos, só chutão para a frente, pouco entusiasmo e acrescentando a isso as perdas de tempo de jogo constante…
    O português normalmente não gosta de futebol, gosta de ganhar…

  • Tsubasa
    Posted Julho 23, 2019 at 10:12 pm

    A minha sugestão seria a seguinte:

    – 7 jogos sempre ao Sábado às 15h (no Inverno) e às 17h (no Verão)
    – 1 jogo sempre ao Sábado à noite (de preferência um dos jogos da jornada) às 20h
    – 1 jogo sempre ao Domingo às 16h (de preferência um dos jogos da jornada)

    E isto seria sempre assim, impossível de ser mudado, sempre obrigatoriamente estas horas, porque só criando uma rotina nas pessoas se consegue que as mesmas passem a vir com mais frequência do futebol e dou 3 exemplos que são os 3 maiores exemplos de sucesso no Mundo do desporto a nível de percentagem de assistências e que provam o que eu digo, que são a NFL, a Bundesliga e a Premier League…. Estes 3 campeonatos têm horários fixos, eu ainda não olhei com atenção para o calendário destes 3 campeonatos mas já sei que o grosso dos jogos da NFL serão às 18h de Domingo ou que a maioria dos jogos da Bundesliga será às 14h30 de sábado ou da Premier League às 15h de sábado…. Isto cria rotinas e torna muito mais fácil para os adeptos organizarem a sua vida e meterem os jogos da sua equipamento no meio do fim de semana… Óbvio que não é só esta questão dos horários fixos, mas de certeza que isto tb contribuiu para a Premier League, NFL e Bundesliga sejam os 3 campeonatos mais bem sucedidos do Mundo a nível de assistências nos estádios e de percentagem de ocupação

    Voltando a Portugal, só aceitava pontuais alterações com a mudança do jogo de Sábado à noite a passar para as 16h de Domingo quando houvesse uma equipas a jogar na Liga Europa e essas equipas poderiam passar os seus jogos todos para Domingo às 16h

    Jogos à 2a feira completamente fora de questão, quem jogasse nas competições europeias joga no Domingo que chega perfeitamente

    • Joga_Bonito
      Posted Julho 23, 2019 at 11:23 pm

      Excelente comentário.

    • RomeuPaulo
      Posted Julho 23, 2019 at 10:42 pm

      Excelente análise, e um possível cenário para a evolução do futebol português.

      Pessoalmente, também gosto do horário da manhã, ir ver um jogo de futebol e de seguida almoçar tranquilamente com a família é algo que me sabe sempre bem fazer.

      Quanto aos jogos à segunda, há cenários em que fazem sentido, por exemplo a seguir a uma deslocação à Rússia ou Cazaquistão para a Liga Europa na quinta.

      • Tsubasa
        Posted Julho 23, 2019 at 10:50 pm

        Concordo em absoluto, tb gosto bastante do horário da manhã, acho que é o horário perfeito, dá para levar a família namorada e filhos e o jogo acabando às 13h da para ir almoçar fora com a família e passar o resto do dia em família ficando logo o futebol despachado

        Sou um defensor acérrimo de jogos às 11h da manhã, só não sugeri esse horário, porque na percepção que tenho (pelo menos do que falo com os meus amigos, e do que vou vendo nas redes sociais) os jogos de manhã ainda não têm lá grande adesão em Portugal, não acho que a maioria da população goste de ver o seu clube às 11 da manhã

        • oMeuUserName
          Posted Julho 24, 2019 at 12:37 am

          Para mim, jogos às 11h da manhã são mais virados para o “adepto de sofá”, com todo o respeito.

          Obviamente que para os adeptos da casa também pode ser uma boa hora, mas para os visitantes é péssima na maioria dos casos. Imaginem um Portimonense/Benfica/Sporting/VFC/Belenenses vs. Braga/VSC/Gil/Paços/Aves/Porto/Boavista/Moreirense/Famalicão/Rio Ave às 11h da manhã… Obrigaria os visitantes a sair da sua cidade no máximo às 7h da manhã para chegarem a horas… Isso apenas se aplicaria a confrontos entre equipas de muito perto, só que isso por vezes implica maior reforço policial e segurança, o que leva a atrasos, fazendo com que fosse necessário sairem relativamente cedo na mesma. Um VSC vs. Moreirense, Braga vs. Gil, Famalicão vs. Rio Ave, Boavista vs. Aves, poderiam ser a essa hora, mas lá está, seria só para alguns…

    • Tsubasa
      Posted Julho 23, 2019 at 10:28 pm

      Acrescento ainda que por exemplo a NFL tem horários fixos e está inserida num País com 5 fusos horários diferentes, e mesmo isso não impede que os horários sejam fixos durante a época toda, portanto se num País como os Estados Unidos com creio 5 fusos horários diferentes é possível ter horários fixos, facilmente num País tão pequeno e com apenas 2 fusos horários, mais facilmente seria possível criar horários fixos para os jogos

  • Desp. Aves
    Posted Julho 23, 2019 at 9:52 pm

    Segundo a liga os jogos à segunda seriam em situações extraordinárias, não vejo o sentido do jogo Setúbal Tondela a essas horas na segunda

    • LevonAronian
      Posted Julho 23, 2019 at 11:07 pm

      A LIga já explicou, é por ter havido “acordo entre os clubes e o operador televisivo”.
      Prevejo mais 33 acordos pontuais até ao final da época

  • kiterioVFC
    Posted Julho 23, 2019 at 9:51 pm

    Ahahah… “Este ano as jornadas vão ser de sexta-feira a DOmingo e os jogos à segunda-feira só vão acontecer por necessidade. Esse horário ficará em aberto a quem joga na semana anterior a meio da semana” – Sónia Carneiro – Directora-Executiva da Liga

    Primeira jornada, Vitória-Tondela a uma segunda às 20h15!! Viva a nossa liga e os aldrabões no nosso país!

  • Empresario_de_Lopetegui
    Posted Julho 23, 2019 at 9:43 pm

    Perguntas simples:
    Porquê um Vitória FC x Tondela às 20h15 de segunda?
    Alguém pensou a que horas chega a casa um beirão que vá de Tondela a Setúbal e depois o contrário a uma segunda à noite/terça de madrugada?
    Existe alguma lei que impeça um jogo antes das 16h? Por exemplo às 15h00
    Porque não experimentarmos um jogo por exemplo às 12h30/13h?
    Perguntas que um leigo gostava de ver respondidas, por exemplo, por um dos leigos que define estes horários.

    E agora uma opinião pessoal, mesmo em casa, gosto muito mais de ver um jogo com a luz do sol do que com a luz dos holofotes.

  • RLuz
    Posted Julho 23, 2019 at 9:43 pm

    Na minha opinião, na liga Portuguesa não faz sentido nenhum a realização de jogos há sexta e segunda de noite!
    Aliás a exceções para jogos nesses dias de semana, era simplesmente para conciliar os tempos de descanso para as equipas que participem na competições europeias!

    • RomeuPaulo
      Posted Julho 23, 2019 at 10:13 pm

      Concordo plenamente, os jogos à sexta e segunda deveriam ser a excepção, nomeadamente para facilitar as equipas que são obrigadas a grandes deslocações nas competições europeias.

      Para mim, também só deveriam existir três horários possíveis para os jogos ao fim de semana, 11h, 15h e 17h30.

      Durante a semana, os jogos seriam todos às 19h45 (adoro o antigo horário da Champions).

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Julho 23, 2019 at 9:40 pm

    Colocar Vitória SC, Moreirense e Braga à mesma hora não tem muito sentido.

  • RomeuPaulo
    Posted Julho 23, 2019 at 9:29 pm

    Como diz o VM, e para não variar face às épocas anteriores, os horários dos jogos são ridículos.

    O mais sensato acaba por ser o horário do jogo de sexta, mas continuamos com jogos à segunda sem necessidade.

    Uma vez que não querem jogos no mesmo horário, porque não fazer a seguinte distribuição:

    6feira (9/ago)
    Portimonense – Belenenses (20h30)

    Sábado (10/ago)
    Santa Clara – Famalicão (15h00)
    Gil Vicente – Porto (17h00)
    Benfica – Paços de Ferreira (19h00)

    Domingo (11/ago)
    Boavista – Aves (11h00)
    Marítimo – Sporting (15h00)
    Rio Ave – Guimarães (17h00)
    Braga – Moreirense (18h00)
    Setúbal – Tondela (19h00)

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Julho 23, 2019 at 9:42 pm

      15h ainda está muito calor. Eu até acho que não deviam meter jogos antes das 17h no mês de Agosto. A questão do Benfica ser tarde não me parece grave, pois é Sábado, mas podiam ter metido às 21h.

      • RomeuPaulo
        Posted Julho 23, 2019 at 10:09 pm

        Quando sugeri os horários, lembrei-me da questão calor, e concordo, pode ser um problema, no entanto, nos campeonatos nacionais (quer em seniores, quer na formação) há regularmente jogos a essas horas, digo 11h e 15h.

        Deste modo, acho que equipas profissionais e com mais condições, têm uma maior capacidade para fazer face ao calor do que equipas amadoras ou atletas entre os 13 e os 19 anos, que também começam os seus campeonatos em Agosto.

  • Kacal
    Posted Julho 23, 2019 at 9:17 pm

    Como portista, adorei o horário. Sábado é o dia que costumo dedicar ao futebol e ficar mais por casa, mesmo que saía de certeza que por volta das 19h estarei de volta e portanto parece-me um dia e hora excelente!

Deixa um comentário