Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«O João Mário estava acomodado»

Um ano de equipa B (como o VM tem referido) é suficiente? João Mário, um dos jogadores com mais qualidade de passe no futebol português e que curiosamente até tem sido apontado como uma opção para o Mundial, demonstrou que mais do que uma época na II Liga até acaba por ter o efeito contrário: o jogador em vez de evoluir acaba por perder motivação e com isso não chega ao patamar pretendido.

Na linha disto, Abel, treinador do Sporting B, destacou esta segunda-feira, no colóquio falar de futebol: «Por vezes, a melhor opção para o clube não é a mais fácil para o jogador. O João Mário, por exemplo, já não tinha um desafio na equipa B, estava acomodado».

0 Comentários

  • Hugo
    Posted Abril 7, 2014 at 12:07 pm

    Se o Josué for ao Mundial em vez do João Mário é um crime.

    • Roberto
      Posted Abril 7, 2014 at 12:08 pm

      Claro, sempre que um jogador do sporting não é chamado é um crime.

    • Rúben
      Posted Abril 7, 2014 at 12:10 pm

      Por outro lado ha sempre um jogador de Porto/Benfica que é sempre chamado sem jogar nem merecer.

    • Bruno R.
      Posted Abril 7, 2014 at 12:11 pm

      Isso aplica-se mais ao Adrien pode não ser tão polivalente como o Josué, mas é melhor.

    • fabio jesus
      Posted Abril 7, 2014 at 12:11 pm

      Acho que ainda é demasiado cedo para o João Mário ir ao Mundial,agora se o Josué for ao Mundial em vez do Adrien isso sim é um crime.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 7, 2014 at 12:23 pm

      Mais um futuro bola de ouro…Incrível esta gente! 9 jogos na primeira divisão,8 pelo Setúbal…Brasil com ele! E a titular!

    • fabio jesus
      Posted Abril 7, 2014 at 12:32 pm

      bola de ouro?Essa já está reservada para o Andre Gomes, o craque que vos deu "15 milhões"

    • Super Dragão
      Posted Abril 7, 2014 at 12:35 pm

      O meio campo da selecção devia ser William, Adrien e João Mário. Quem disser o contrário é porque não pesca nada disto.

    • Nelson Mohr
      Posted Abril 7, 2014 at 12:36 pm

      Ricardo Ricard, sou do Sporting e não acho que ele deva ir já ao Mundial obviamente, mas também o Ivan Cavaleiro foi chamado com menos jogos ou quase os mesmos, não sei bem, por isso não devia criticar os sportinguistas assim, porque muitos benfiquistas na altura até diziam que ele devia de ser titular no Mundial… Atenção, não estou a dizer que foi você ou outro benfiquista aqui no blog.

      Mas pronto, eu acho que é normal os adeptos do Sporting, Benfica e Porto quererem ver os seus jogadores nas selecções, agora há-que ter calma que o tempo de cada um desses jogadores irá chegar.

    • Kacal l
      Posted Abril 7, 2014 at 12:38 pm

      Hugo,

      Não é crime nenhum, mas o Josué também não deve ir ao Mundial, há o Moutinho, Meireles, Adrien e Amorim que estão na linha da frente, sem contar com outros médios, que não sendo da mesma posição, é provável que ocupem vagas para o meio-campo, que é os casos do Fernando, William Carvalho, Veloso e Rafa, por exemplo, portanto não te preocupes.

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2014 at 12:38 pm

      Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Nem João Mário é para já jogador de seleção nem devia ter sido André Gomes nem Cavaleiro. O Ivan esteve um mês sem sequer ser convocado para a equipa A e André Gomes joga muito de vez em quando. Se queremos ser coerentes antes de todos estes estaria Mané.
      Jorge dos Santos

    • sadf
      Posted Abril 7, 2014 at 12:39 pm

      Então e pelo joao Mário ainda ninguém deu 15 milhões? Estranho isso

      Cumpts

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 7, 2014 at 12:42 pm

      E o que é que o Ivan Cavaleiro tem a ver com o João Mário? A posição é a mesma? Jogar no Benfica ou no Setúbal é a mesma coisa? O João Mário algum dia jogou na Liga dos Campeões? E alguém disse que o Ivan vai ao mundial? Só porque foi chamado é sinal que vai?

    • Rúben
      Posted Abril 7, 2014 at 12:44 pm

      E o Nelson Oliveira quantos golos tinha no campeonato quando foi ao Euro ? E o André Almeida e Gomes quantos jogos tinham na A pra serem convocados ? E o Cavaleiro sera que tem jogado mais regularmente que o JM ? Nao me parece …

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 7, 2014 at 12:46 pm

      Ainda acreditam que o Adrien vai ao Mundial? Eu sou sportinguista, e não acredito minimamente que aconteça.

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2014 at 12:51 pm

      Crime é dizerem barbaridades destas! Um jogador que não é opção numa primeira liga não deve ser chamado. O Josué tem mais minutos de competição de primeira liga que o João Mário alguma vez pensou em vir a ter. Não que eu goste muito do Josué, mas entre ele e o JM, penso que não existam duvidas.

      Rui Sousa

    • slb1994
      Posted Abril 7, 2014 at 1:52 pm

      Se a convocatória fosse de jogadores portugueses no nosso campeonato, excluindo Porto, Benfica, Sporting e Braga sim , seria um crime João Mário não ser convocado.
      Já agora fica o resto do meio campo:

      Danilo Pereira
      Gonçalo Santos

      João Mário
      Pedro Tiba
      André André
      Tarantini

    • Stalley
      Posted Abril 7, 2014 at 1:56 pm

      Estes comentários não têm muito sentido, não sei se é o que é que o Hugo pretende, nem sei se é Sportinguista, mandar um "bitaite" desses para o "ar", depois dizem que o Sportinguistas são isto são aquilo….

      Quanto á noticia, também acho que um jogador como o João Mário precisava de outro desafio, é um jogador com outro "futebol", precisava de um desafio mais "profissional", do que uma Segunda Liga, não querendo faltar ao respeito ás equipas de Segunda Liga, e foi-lhe dada a essa oportunidade no Setubal, e tem corrido bem, espero para o ano ver o João Mário no Sporting…

      Quanto ao comentário do Hugo, como é óbvio, pelo menos para mim, nem João Mário, nem Josué, têm qualidade para a Selecção, primeiro que "eles", está o Adrien, mas PB é que ainda não viu isso.

      O João Mário no futuro se evoluir bem, certamente terá oportunidade de se estrear na Selecção, o Josué para mim não passa do que é hoje, bom jogador para um Paços, mas no Porto não chega, portanto Selecção é algo que não vejo para o Josué….

      SL!

    • Brendan
      Posted Abril 7, 2014 at 2:00 pm

      Nem o Josué nem o João Mário vão sentar o rabo no avião em direcção ao Brasil. O primeiro perdeu a titularidade para um Carlos Eduardo em falência e para um Quintero imaturo. O segundo ainda não tem "estaleca" para ingressar nos 23 convocados.

    • Duarte Gonçalves
      Posted Abril 7, 2014 at 4:08 pm

      E sabido que vao 23 jogadores, sendo que:

      3 Guarda redes
      4 Centrais (sendo que um podera ser apto para jogar numa ala defensiva, o que retiraria um dos laterais da convocatoria e permitiria a inclusao de mais um medio)
      4 Laterais (Sendo que um deles, provavelmente suplente, devera jogar nas duas alas)
      2 Trincos
      4 Medios Centro
      4 Extremos (Sendo que um deles deva conseguir jogar a 10, referindo-me mais concretamente a Rafa)
      2 Pontas de Lança

      Penso que a distribuição deva ser deste género. Portanto havendo 2 trincos e 4 medios centro, para os dois lugares de trinco vao 2 dos seguintes 3 nomes: Veloso, William e Fernando, sendo que, pessoalmente, optaria por fernando e william, embora a inclusao de veloso em detrimento de um destes 2 nao seja absurda. Em relacao aos 4 medios, penso que nao ha duvida que estes deveriam ser Moutinho, Maireles, Amorim e Adrien, sendo que os titulares, na minha opiniao, deviam ser Moutinho e um dos outros.

      Relativamente aos outros convocados, sendo um bocado a parte desta discussao, penso que deveriam ser, consoante a distribuição que referi:

      GR: Patrício, Beto e Ricardo
      DC: Pepe, Bruto Alves, Jose fonte (considero que devia ser titular) e Rolando (esta a fazer uma boa temporada, e Neto e muito mau)
      DL: Joao Pereira, Fabio Coentrao, e depois mais dois entre Silvio, Cedric e Antunes
      MD: Fernando e William
      MC: Moutinho, Meireles, Amorim e Adrien
      Ex: CR7, Nani (pois danny nao conta), RQ7 (a titular na direita) e Rafa (tambem joga a 10)
      PL: Eder e Nelson Oliveira/Hugo Almeida/Postiga

  • Filipe
    Posted Abril 7, 2014 at 12:08 pm

    Apesar de concordar, o Esgaio esta epoca esta melhor que na temporada passada por exemplo.

  • Gento
    Posted Abril 7, 2014 at 12:09 pm

    Espero que o Benfica para o ano tenha atenção a isto porque não faz muito sentido que o Bernardo, Helder Costa, Cancelo e Ivan façam mais um ano na II Liga…isso só os vai estragar.

    • David Rodrigues
      Posted Abril 7, 2014 at 12:15 pm

      Concordo, mas será difícil todos eles conseguirem espaço no equipa principal. Apesar de não gostar nada da ideia, seria preferível serem emprestados a uma equipa da primeira divisão (o Boavista, por exemplo, que bem vai precisar de alguns jogadores emprestados) do que continuarem na equipa B ou irem para a A e não jogarem.

    • Silva
      Posted Abril 7, 2014 at 12:28 pm

      Mas o que é que o Cavaleiro ia fazer para a equipa principal? A quem tirava o lugar?
      O único desse lote de jogadores que poderia e merecia ser chamado à principal, era o Bernardo.

    • jorge
      Posted Abril 7, 2014 at 1:42 pm

      silva
      não sei se já reparou mas o campeonato da 1ª divisão, não é so composto pelo benfica.
      w já agora o bernardo silva tira o lugar a quem no benfica ? supondo que iria jogar no meio-campo com fejsa,amorin e andre gomes nas posiçoes de medio defensivos + enzo e amorin na posiçao de medio centro a quem tirava o lugar ?

    • AC
      Posted Abril 7, 2014 at 3:07 pm

      Sou do SCP e concordo, não se pode estragar meninos como esses nas equipas B's. Acho que o Porto também tem lá alguns bons rapazes. Contudo acho que seria mais interessante que fossem emprestados a clubes mais perto do clube de origem. No caso do SCP e SLB, os empréstimos ao Estoril, Setúbal, Coimbra, Belem, etc..

    • Bombas
      Posted Abril 7, 2014 at 6:15 pm

      Jorge respondendo à tua pergunta, visto que o Djuricic está em sub rendimento, o Bernardo Silva quiçá pode tirar-lhe o lugar.

    • Ricciardo
      Posted Abril 8, 2014 at 5:09 pm

      Os jogadores da B segundo alguns nunca tiram lugar aos da equipa principal, mas a verdade é que se ninguém os puser a jogar é certo que nunca tirarão lugar a ninguém…

      por essa lógica serão sempre jogadores de equipa B, com estatuto de equipa B

      está visto que preferem Olá Johns e Djuricic a ganharem mais de 100 mil euros cada um, do que ter dois jovens (adeptos do Benfica, que sentem a camisola do Benfica) a jogar pelo vosso clube e Eu sou Sportinguista

      sei perfeitamente o que vale ter um jovem que além de estar motivado em subir na carreira joga também no clube com um fervor extra a maioria dos profissionais de futebol

      o Bernado é um Benfiquista ferrenho e não tenho duvidas nenhumas que nunca aceitaria jogar no Sporting ou Porto, mas se não fosse o caso seria um dos muito poucos jogadores formados no Benfica que não me importava nada de ter na equipa principal do Sporting.

  • Bruno R.
    Posted Abril 7, 2014 at 12:09 pm

    O mesmo se aplica ao Esgaio, precisa de um desafio maior para evoluir sem duvida alguma.

    • Brendan
      Posted Abril 7, 2014 at 2:04 pm

      Acho que o Esgaio precisa, antes de mais, de se definir enquanto jogador. Precisa compreender, ou alguém de perceber por ele, qual é a melhor posição, lateral, extremo ou interior, para explorar as suas características.

  • El_meclas
    Posted Abril 7, 2014 at 12:10 pm

    E não é o único jogador que merece um salto competitivo: Esgaio (que se tem portado muito bem este ano, tal como no anterior), Mica, Ruben Semedo, Iuri Medeiros,…

    Espero que corra tudo bem a estes jovens, pois são uma boa geração que o Sporting tem, a melhor desde há muitos anos.

  • Rúben Cardoso
    Posted Abril 7, 2014 at 12:12 pm

    Lá está aquilo que tinha vindo a dizer. Ele foi emprestado porque simplesmente achava que era demais para jogar na 2ª Liga, e foi emprestado para ter alguma rotação e para ser ver como reagia à alta competição. Escusado será dizer que reagiu de maneira fantástica, sendo um dos grandes obreiros da 2ª volta muito positiva do Vitória de Setúbal.

    No próximo ano, é para ser opção no plantel principal, não tenho grandes dúvidas. Quanto ao Mundial, não faz qualquer sentido que ele vá, mas já nem digo nada…

  • fabio jesus
    Posted Abril 7, 2014 at 12:14 pm

    O Abel é um cancro,ja arranjou problemas com metade do plantel da equipa b,tem que sair do comando técnico da equipa o mais rapidamente possivel.

    • André
      Posted Abril 7, 2014 at 2:13 pm

      É preciso um treinador com mais experiência com jovens, que já tenha currículo nessa área. Na equipa B eles têm de afinar as noções tácticas, e continuar a evoluir tecnicamente antes de darem o salto. Vê-se que as grandes equipas têm acima de tudo jogadores Inteligentes. Isso consegue-se muito à custa de treinadores com experiência. Eu acho que o Abel deveria ter começado mais por baixo, ainda é muito cedo para lidar com este escalão creio.

  • Mike-UK
    Posted Abril 7, 2014 at 12:25 pm

    Isto e' relativo… o Esgaio por exemplo tem evoluido na B. Mas de certo modo nao se pode comparar o Esgaio ao Joao Mario, o Joao e' um jogador com muita qualidade.
    Que para o ano se tenha isto em consideracao e jogadores como Chaby e Iuri sejam emprestados a clubes de primeira liga!

  • Anónimo
    Posted Abril 7, 2014 at 12:30 pm

    João Mário tem futuro no Sporting e na seleção. Embora para já ainda tem Adrien à frente, esse sim tem de ir já à seleção em vez do "sprinkler"Josué. No entanto João Mário acaba por mostrar que foram descabidas as contratações de Magrão e Vitor, qualquer um destes mais fraco que Mário. O regresso de Wilson Eduardo (muito defendido pelos Sportinguistas) também não devia ter acontecido pois Esgaio ou Medeiros são muito superiores. Ainda na equipa B do Sporting só destacar que Dramé tem-me surpreendido, tanto a extremo como a ponta-de-lança.
    Jorge dos Santos

    • RicardoSporting
      Posted Abril 7, 2014 at 12:42 pm

      Isto mostra é que essas contrataçoes nao foram descabidas pois se o Joao Mario tivesses no lugares desse 2 tinha muito pouco minutos como eles tiveram(adrien, neste momento, é superior ao joao mario e o outro medio tem que ter outras caracteristicas que joao mario nao tem). E assim como havia 2 médios de reserva para o caso de adrien nao poder jogar o Joao Mario pode ser emprestado para uma equipa onde é sempre titular.

    • Relva
      Posted Abril 7, 2014 at 12:47 pm

      O Wilson é só o melhor ala do sporting, muito melhor que capel.

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 7, 2014 at 12:58 pm

      Deve ser noutro Sporting, porque no Sporting Clube de Portugal não é de certeza.

  • Bruno Fonseca
    Posted Abril 7, 2014 at 12:32 pm

    Estes sportinguistas são mesmo o riso.
    Então querem um jogador que ainda há pouco estava na equipa B na seleção nacional?
    Depois são os benfiquistas e os portistas que se armam,é só rir com os sportinguistas.

    • fabio jesus
      Posted Abril 7, 2014 at 12:36 pm

      Lembraste do André Gomes,aquele jogador que fez um bom jogo contra o Barcelona B e já era um jogador de top Mundial.

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 7, 2014 at 12:37 pm

      Uma coisa que também me dá vontade de rir são as generalizações, essas sim, merecem o meu riso.

  • Kacal l
    Posted Abril 7, 2014 at 12:35 pm

    O João Mário é um jovem com qualidade e um potencial interessante, tem realmente uma boa qualidade de passe, entre outras características, acredito que é um substituto do Adrien Silva, seja como alternativa, quem sabe na próxima época, seja como titular, quando o Adrien sair, também não tenho duvidas que estava acomodado na equipa B, na Liga2, era mais que evidente a sua falta de intensidade e agressividade e, principalmente, a sua falta de atitude competitiva e isso teve influência no seu rendimento na Selecção Sub-21, com a ida para o Setúbal, o seu rendimento subiu e tem sido um dos destaques do Setúbal e é titular indiscutível nos Sub-21 e tem se exibido num bom nível e melhorou nos aspectos em que demonstrava falhas, portanto eu concordo com o Abel e acho que todos os jovens com potencial devem ser emprestados a clubes da primeira liga, subir dos juniores para a equipa B e depois ser emprestado para dar o passo para o seguinte nível, devem cumprir as etapas, há excepções, mas, em geral, deve ser assim e acho que foi positivo para o João Mário ir para Setúbal.

    Quanto ao ser apontado como opção para o Mundial, não sei quem é que acha isso ou quem é que disse isso, mas eu acho que ele não tem qualquer hipótese de ir e acho que não deve ir, acho que nem sequer é uma opção a ter em conta, talvez comece a ser convocado na fase de qualificação para o Euro 2016 para preparar o futuro, se continuar assim é bem possível, mas está fora de questão ir ao Mundial, há os habituais convocados (Moutinho e Meireles) e depois há o Adrien que é titular indiscutível no Sporting e fez uma boa época, há o Amorim que tem qualidade e é polivalente, vamos ver se recupera da lesão e há o Fernando, Veloso e William Carvalho que não são da mesma posição, mas é bem provável que sejam os três convocados para o Mundial, ocupando vagas para o meio-campo, para além destes, se for mais algum médio, eu levaria o Rafa, se estiver em condições, mas nunca o João Mário, mas atenção que eu não estou a por em causa a sua qualidade, mas, neste momento, está fora de questão.

  • Anónimo
    Posted Abril 7, 2014 at 12:36 pm

    Concordo que o João Mário justifica a integração no plantel na próxima época. Já quanto uma possível chamada à selecção acho um pouco prematuro para um jogador que tem menos de uma dúzia de jogos no principal escalão do nosso fuebol. No entanto para quem já viu as chamadas de André Gomes e Ivan Cavaleiro pode acreditar em tudo.
    A outro nível convém reparar na evolução de Wallysson na equipa e parece que o Sporting se prepara para lhe oferecer um contrato de 4 ou 5 anos e cláusula de rescisão de 45 milhões.
    Por último, alguém sabe onde pára o Fokobo?

    Fernando Silva

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 7, 2014 at 12:39 pm

      O Fokobo não jogou mais desde que foi expulso contra o Trofense, para gáudio dos pontas-de-lança adversários.

    • Kacal l
      Posted Abril 7, 2014 at 12:43 pm

      Fernando Silva,

      Se ele fosse chamado para um jogo da qualificação ou para um jogo particular, com o rendimento que tem tido, não me surpreenderia, assim como o André Gomes e o Ivan Cavaleiro foram convocados, mas para o Mundial??? seria uma decisão ridícula.

    • RicardoSporting
      Posted Abril 7, 2014 at 12:49 pm

      O Fokobo nao quer renovar contrato e por isso nunca joga.

  • Super Dragão
    Posted Abril 7, 2014 at 12:39 pm

    Acho piada que defendem a chamada do Adrien atacando um jogador do Porto que por sinal tem tanta ou mais qualidade individual sendo certo que lhe falta muita maturidade. Mas não são capaz de atacar elementos como Meireles (que há um par de anos que pouco ou nada faz a não ser correr), Ruben Amorim que contraiu uma lesão grave e não deve estar em condições de ir ao Mundial, Ruben Micael que este ano está bem mais fraco etc. Será que seguem tão cegamente o vosso presidente que deixaram de ser imparciais? É só mini-Brunos por aqui

    • Kacal l
      Posted Abril 7, 2014 at 12:47 pm

      Super Dragão,

      Não concordo nada, o Meireles até pode ser isso tudo e fazer isso tudo que dizes, no seu clube, mas na Selecção demonstra sempre frescura física e exibe-se quase sempre com rendimento aceitável, basta ver a prestação que teve no Euro 2012, o habitual num jogador é jogar bem no clube e não fazer nada na Selecção, mas o Meireles sempre foi daqueles que rendeu na Selecção, mesmo que no clube não estivesse bem, portanto acho que é injusto dizeres isso.
      Concordo quanto ao Amorim, se não recuperar a 100% e quanto ao Rúben Micael, sem duvida.

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 7, 2014 at 12:48 pm

      A lesão do Rúben Amorim não é tão grave quando se pensava, e deve estar apto em breve. E o Josué, para chegar ao nível do Adrien, ainda tem que comer muita sopinha.

    • Elvaslion
      Posted Abril 7, 2014 at 12:58 pm

      Meireles goste-se ou não é um jogador de características únicas em Portugal e com uma experiência muito importante nos momentos decisivos.
      Amorim é um jogador tacticamente perfeito que qualquer treinado gosta de ter com ele. Posso enganar-me mas será no futuro um bom treinador.
      Ruben Micael quando bem tem uma qualidade nas transições que lhe permite destacar-se.

      Dito isto, só a Josué não consigo reconhecer capacidades suficientes (tem técnica mas só isso não chega), para alem de não ser um jogador de equipa, dentro ou fora de campo.

    • Super Dragão
      Posted Abril 7, 2014 at 2:32 pm

      Ruben Cardoso, das duas uma, ou o Josué é fraquíssimo e nem um chuto na bola sabe dar ou o Adrien é top mundial. Ou então diga-me que sopa é essa que pode ser que eu me torne num jogador de futebol

    • Roberto Aguia
      Posted Abril 7, 2014 at 2:53 pm

      Caro Elvaslion, consegue ver qualidades no Amorim e no Micael e não no Josué.. Estamos a falar dois jogadores que não se conseguiram impor no braga.. Amorim táticamente perfeito só se for sentado no banco, ou melhor na bancada, ai sim, irrepreensível do ponto de vista tático.

      Quanto a a Josue não ser um jogador de equipa, as suas principais qualidades são a sua "raça" atrás da bolo e a qualidade de passe, se isto não são qualidades de um jogador de equipa não sei o que são então.

      Quanto a não ser um jogador de equipa fora de campo não sei o que quer dizer.. Não joga ao bingo com os companheiros?

      melhores cumprimentos

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 7, 2014 at 3:59 pm

      O Josué não é fraquíssimo, acho-o um bom jogador. Mas o Adrien é bem superior a ele, a todos os níveis (talvez não tanto no aspecto ofensivo, mas também devido à posição que ocupa), intensidade, posse de bola, passe, inteligência, capacidade defensiva, visão de jogo…

    • Super Dragão
      Posted Abril 7, 2014 at 4:32 pm

      Visão de jogo? Está a falar do Josué certo? É que se há algo que ele tem de muito bom é a qualidade do passe longo (como quem diz, capacidade de encontrar espaços).

      Intensidade? Depende do que queira dizer aqui. Se há coisa que o josué é melhor que provavelmente todos os medios que temos é a agressividade e a intensidade que mete no seu jogo, levando a que entre várias vezes em choque (com aquele feitio…) com os adversários…

      Se me falar em capacidade defensiva, inteligência e até a capacidade de manter a posse de bola eu concordo que seja superior, agora dizer que o Adrien tem melhor passe que o Josué que é exactamente o que ele tem de melhor e onde ele é muito bom … Vocês fazem uma imagem do Adrien que parece que de repente o homem está ao nivel de um Moutinho, de um Rui Costa ou quiçá um Deco… Se ele tem isso tudo, então para o ano é outro que vai embora por uns valentes milhões

    • Rúben Cardoso
      Posted Abril 7, 2014 at 5:04 pm

      O Adrien, a meu ver, sofre de dois problemas: por vezes não solta a bola no tempo devido, sendo que entra em "rodriguinhos" desnecessários, e peca por alguma irregularidade, por vezes parece abatido psicologicamente, e tem evidenciado nos últimos tempos algum excesso de agressividade, que nem sempre é agressividade positiva. De resto, uma das características que de melhor tem o Adrien é a sua capacidade de passe (curto e longo), e a visão de jogo não é só conseguir encontrar um colega a 40 metros: é saber gerir os tempos de jogo, perceber onde deve colocar melhor a bola, e nisso acho que é muito bom.

  • FabioM.
    Posted Abril 7, 2014 at 12:56 pm

    Joao Mario na selecção?? Ainda me hao de explicar em quê que ele é melhor que André Martins, André Gomes, Tiago Silva e até mesmo Bernardo Silva. Nenhum destes vai a selecção, portanto ele muito menos.

  • Diogo
    Posted Abril 7, 2014 at 1:00 pm

    Isto é absolutamente surreal … Como é que um jogador, que por mais potencial que tenha, com meia dúzia de jogos, é logo equacionado para um Mundial? Obviamente que tem experiência mas fazer 5 ou 6 jogos contra Olhanense ou Belenenses não é o mesmo do que jogar com a Alemanha. Precisamos neste momento de experiência, que poderá ser dada pelo Tiago, por exemplo. É hora de reunir tropas e apresentarmos um grupo sólido e com capacidade para ultrapassar as dificuldades que se avizinham. Depois do Mundial, poderemos fazer uma renovação em alguns setores.

  • Renato
    Posted Abril 7, 2014 at 1:00 pm

    Depende da qualidade dos jogadores, Joao Mario e André Gomes nao tendo lugar na equipa A das suas respectivas equipas, têm qualidade a mais para uma segunda liga e por isso têm que rodar numa primeira liga, seja em Portugal ou noutro país qualquer, falando do Benfica, que é o meu clube, acho que para o ano jogadores como o Bernardo Silva e o Lindelof (para mim sao os únicos que eu vejo com qualidade para um dia virem a representar a equipa A) deviam sair, se possível para um campeonato mais competitivo que o português, se bem que no caso do Lindelof nao convém sair porque se ele ficar o próximo ano no Benfica passa a ser considerado como formado no Benfica.
    Relativamente ao Ivan gostava de o ter visto ja este ano numa liga muito mais competitiva que a segunda, a ideia que eu tenho é que ele nao vai evoluir mais, mas de qualquer forma só jogando a outro nível é que se pode ter a certeza, e espero claro me enganar nesta previsao e que ele possa um dia fazer parte da equipa A a tempo inteiro.

  • Vitor Machado
    Posted Abril 7, 2014 at 1:02 pm

    Este João Mário juntamente com o Ricardo Esgaio e o Wallyson Mallmann para o ano têm de estar no plantel principal do Sporting, não faz sentido estarem na B ou emprestados!
    Jogadores jovens, de qualidade, com muita margem de progressão e já conhecem os cantos à casa, têm tudo para se afirmar na próxima temporada.
    Já o Betinho, Chaby e Iuri Medeiros ainda são muito "tenrinhos" e são para emprestar a uma equipa do 1º escalão, a meu ver até devia ser o Vitória de Setúbal pela proximidade…
    Não há dinheiro para reforçar o plantel têm de apostar cada vez mais nos jovens, este ano deu resultado e o futuro tem de passar por aí, chega de negócios como o Magrão, Welder, Vitor e outros que tais!! SL

  • Francisco
    Posted Abril 7, 2014 at 1:03 pm

    Na realidade o que me faz confusão e gostaria de saber, é se a forma de potenciação dos jogadores nas equipas B é efetiva. De resto, parece-me aceitável que um jogador que já ganhou o seu espaço numa segunda equipa e que está "apenas à espera" de subir à equipa principal vá ganhando esse nível de "comodidade".

    O João Mário é um bom valor do futebol português, muito inteligente a nível posicional, disfarçando algum défice físico com uma impressionante disponibilidade. Como o João Mário existem imensos casos no futebol português e resta trabalhar e verificar se poderão ser ativos reais para os clubes.

    Eu penso que a discussão deste tema não é se o jogador A, B ou Z vai ao Mundial, mas sim entender se o trabalho das equipas B é o ideal e de que forma podem ser potenciados ao máximo os jogadores. Li por aí que o Dramé foi substituído por não defender, ao qual aceito positivamente tal opção técnica, sendo que, um jogador que sobe ao plantel principal vindo de uma equipa B, já tem de ter absorvido toda a base de conhecimento técnico e tático expectável para ele.

    Casos de André Gomes, João Mario, Ivan Cavaleiro, Bernardo Silva, Tozé, Gonçalo Paciência, entre outros, têm de ser analisados e assemelharem-se a um William Carvalho por exemplo, que não precisou de andar por Portugal a rodar, mesmo nunca sendo peça chave no C. Brugge.

    Bom trabalho e continuem

  • Nuno CF
    Posted Abril 7, 2014 at 1:14 pm

    No que diz respeito a João Mário é sem dúvida um jogador com um potencial interessantíssimo no que diz respeito ao Sporting e até para a selecção. Em relação a convocá-lo já para este Mundial, tal como a maioria das pessoas, acho que é demasiado prematuro devido à sua relativa inexperiência no futebol ao mais alto nível. Mas tal como também já vi alguém dizer aqui, no que concerne ao Euro 2016 acho que pode perfeitamente começar a ser chamado para a fase de qualificação e aí sim ser chamado para o Euro, isto se continuar a evoluir como se espera.

    Para mim, é mais que certo que na próxima época terá lugar no plantel principal do Sporting, servindo como alternativa a Adrien ou até mesmo para jogar ao lado deste no meio campo. Apesar de achar que JM joga melhor e sente-se melhor a construir jogo a partir de trás (tarefa que neste momento pertence a Adrien).

    Posto isto, e abordando agora a questão da zona intermediária que irá ao Brasil, vou deixar a minha opinião sobre quem eu acharia que deveria ir (mas afirmo desde já que duvido que seja esta a escolha de Paulo Bento). Para médios mais recuados: Fernando e William; Para médios ligeiramente mais adiantados: Moutinho, Adrien, Meireles e Amorim. Como última nota convém referir que baseio esta opinião nos méritos desportivos referentes a esta época e naqueles que para mim, são neste momento, os melhores médios para levar o Brasil. De reparar que disse que são os melhores, não que são muito bons (este pequeno aparte é direccionado principalmente a Meireles visto que para mim já está numa fase muito descendente da carreira, mas tal como referi não temos melhores soluções).

  • slb1994
    Posted Abril 7, 2014 at 1:46 pm

    Não costumo acompanhar regularmente a equipa “B” leonina pelo que a minha reação instintiva ao saber que João Mário esteve grande parte primeira volta sem jogar é de espanto e estranheza. No entanto, e ouvindo as declarações de Abel Ferreira consigo compreender melhor o que se possa ter passado – falta de motivação (um dos maiores problemas que podem surgir em jogadores das equipas secundárias).

    Para evitar ao máximo este tipo de problemas defendo as seguintes medidas:
    – Criação de metas objetivas na equipa (sejam elas em relação à classificação, aos golos sofridos, golos marcados …);
    – Período médio de permanência efetiva na equipa “B” de 1 ano;
    – Evitar ao máximo ter jogadores com mais de 23 anos;
    – Plantéis mais curtos, evitando assim ter jogadores encostados e fomentando a possibilidade de elementos da equipa júnior que estejam em destaque ou jogadores da equipa principal com pouco ritmo competitivo possam usufruir de minutos na segunda liga;
    – Maior interação com a equipa principal (com mais chamadas a treinos, convocatórias e utilização mais assídua destes jogadores nas Taças e em jogos amigáveis).

    Fugindo um pouco ao texto, sugiro que no meu clube haja a seguinte gestão para a próxima época:

    – Chamada à equipa principal, para pelo menos fazerem a pré-época: Bruno Varela, João Cancelo, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, Funes Mori e Lolo Plá;
    – Empréstimo: Marcos Valente, Victor Lindelöf, Bruno Gaspar, João Teixeira, Rúben Pinto, Hélder Costa, Rojas e Rui Fonte;
    – Dispensa/Venda: Nélson Semedo, Filip Markovic, João Amorim, Carlos Martins, Urreta, Sancidino Silva, Didi;
    – Permanências: Miguel Santos, Fábio Cardoso, Rudinilson Silva, Wei Huang, Harramiz, Gianni Rodríguez

    • MosqueteiroSLB
      Posted Abril 7, 2014 at 2:01 pm

      a juntar a essas chamadas a A eu experimentava o romario balde, que pode jogar a ponta de lança (muito movel), ja que o benfica podera ficar sem os 3 avançados que tem de momento.
      nao sei se vale a pena emprestar o ruben pinto, visto que o andre gomes vai sair. o mesmo com helder costa, porque, pelos vistos, ha varios interessados nos extremos do benfica.

      o markovic nao vai ser vendido. o markovic nao esta la pela qualidade, esta la pelo seu irmao. so deve sair quando o irmao sair, a semelhança do matic

    • Pedro Ramos
      Posted Abril 7, 2014 at 3:49 pm

      O Carlos Martins já disse que fica.

      O problema de Carlos Martins é se o JJ ficar.

    • slb1994
      Posted Abril 7, 2014 at 4:04 pm

      O problema de Carlos Martins está longe de ser o Jorge Jesus…

  • Bruno Fonseca
    Posted Abril 7, 2014 at 1:47 pm

    Caro Rúben Cardoso provavelmente se o Josué estivesse no Sporting teria um rendimento superior ao do Adrien.
    Não acho o Adrien superior ao Josué.

  • simão
    Posted Abril 7, 2014 at 1:48 pm

    a lista dos 23 da seleçao ja esta feita a muito tempo, e não é pelos senhores a acharem injusta que o paulo bento a vai mudar.

    Gr-rui patricio
    Gr-beto
    Gr-eduardo
    d.d-joao pereira
    d.c-pepe
    d.c-bruno Alves
    d.c-neto
    d.c-ricardo costa
    d.e-coentrao
    d.d/e-silvio
    m.def-fernando
    m.def-william
    m.c-moutinho
    m.c-raul meireles
    m.c-amorin
    m.c-veloso
    ext-ronaldo
    ext-nani
    ext-varela
    ext-quaresma
    ava-postiga
    ava-edinho/Nelson oliveira

    • Anónimo
      Posted Abril 7, 2014 at 2:06 pm

      Não vai fugir muito disso, mas penso que o Paulo Bento não vai abdicar da sua dupla prefereida, Postiga/Almeida. E o danny já está a jogar otra vez portanto penso que o Quaresma vai ficar de fora em detrimento de Danny.

      Francisco TM

  • Brendan
    Posted Abril 7, 2014 at 2:10 pm

    A lista ficava melhor se fosse esta:
    Gr: Rui Patrício, Beto; Ricardo
    DD: João Pereira, Silvio
    DE: Coentrão, Veloso
    DC: Ricardo Costa, Neto, Pepe, Bruno Alves;
    Med: William, Fernando, Moutinho, Adrien, Raul Meireles,
    Ext: Ronaldo, Varela, Danny, Nani
    PL: Hugo Almeida, Eder, Postiga

  • Rabensandratana
    Posted Abril 7, 2014 at 2:11 pm

    João Mário está a fazer bons jogos no VFC mas Adrién merece muito mais a oportunidade nos 23 para o Mundial do que o João que só fez uma dezena de jogos na 1ª Liga.

    Vamos ser coerentes pelo menos sportinguistas!!!

  • LuisRafaelSCP
    Posted Abril 7, 2014 at 2:25 pm

    Não é preciso ser nenhum génio para perceber isto, mas cada caso é um caso. Repare-se no Esgaio, que continua competitivo… já no caso do João Mário, notava-se claramente falta de trabalho e motivação para jogar na equipa B.
    Depois também tenho dado um outro exemplo, o Ruben Ferreira do Marítimo por exemplo, tem valor, mas parece banal porque precisa de um novo desafio.

  • Diogo Palma
    Posted Abril 7, 2014 at 5:25 pm

    Totalmente de acordo com o Abel.
    Um jogador quando acaba de jogar nos juniores deveria ir fazer um ano na equipa b e ou numa equipa de primeira liga … excepto algumas excepções de jogadores que se afirmam mais cedo.

    Tenho visto alguns jogos da equipa b do Sporting e há muito potencial.
    No último jogo, que foi contra o Feirense, vi apenas a segunda parte mas fiquei impressionado com a exibição do GR Luis Ribeiro que até defendeu um penalty, o ponto fraco da equipa é o lateral esquerdo e o ponta-de-lança.
    O Semedo mostra que tem qualidade para ser uma opção na equipa principal, o Esgaio jogou a lateral direito mas aparecia a ocupar vários espaços fora da sua posição, Kikas e Wallyson jogaram muito bem, Dramé mostrou bons pormenores e fez uma assistencia muito boa para o golo do Wallyson, Medeiros esteve um pouco discreto e Wilson Eduardo mostrou que não tem qualidade para jogar no Sporting … marcou um golo mas nunca conseguiu desequilibrar no 1×1.

  • José
    Posted Abril 7, 2014 at 8:14 pm

    Se Paulo Bento não fosse casmurro seria assim:

    Guarda-redes: Rui Patrício, Beto e Ricardo
    Defesas: Cédric Soares, Sílvio, Bruno Alves, Pepe, Rolando, José Fonte, Antunes, Fábio Coentrão
    Médios: Miguel Veloso, William Carvalho, Moutinho, Adrien, Meireles, Rafa
    Extremos: Cristiano Rinaldo, Nani, Quaresma, Varela
    Avançados: Postiga, Hugo Almeida
    Extremos:
    Avançados: Postiga, Hugo Alemi

  • Ricciardo
    Posted Abril 8, 2014 at 5:13 pm

    O João Mário tem tudo para ser um jogador acima da média, tem recursos técnicos e visão de jogo que a maioria dos futebolistas não tem, falta-lhe ganhar atitude e intensidade competitiva, creio que terá sido isso que criou atrito com Abel, porque provavelmente e bem o Abel viu que o jogador estava acomodado e pouco motivado para jogar na equipa B do Sporting.

    Tenho gostado de ver alguns jogos que ele fez com o Setúbal, o Couceiro tem também ajudado o jogador e se continuar no Vitória para próxima época, seria bom o Sporting propor ao Vitoria a cedência do Chaby e do Iuri Medeiros caso não tenham lugar na equipa principal, dois jogadores de classe que precisam também de uma maior competitividade.

Deixa um comentário