Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O jogador do ano em Portugal

O ano de 2015, em termos das competições internas, voltou a ter muita cor vermelha. O Benfica revalidou o título de campeão nacional, conquistando ainda a Supertaça, no início da temporada, e a Taça da Liga a fechar. No conjunto de Jorge Jesus sobressaíram algumas individualidades, como por exemplo Luisão (novamente a um nível muito alto, tal como no ano passado), Nico Gaitán (espalhou magia numa época que pode ser a da despedida) ou Lima (subiu muito de produção e foi decisivo). Nos dragões, apesar dos zero títulos, houve muito Jackson Martínez (novamente a mostrar a sua tremenda qualidade), mas este ano uma classe ímpar reinou nos nossos relvados. Falamos de Jonas.
A sua chegada à Luz foi tardia, inesperada e foi uma espécie de opção de recurso, depois de várias negociações falhadas com outros goleadores (Joel Campbell e Abel Hernández coloriram muitas capas durante o Verão, mas rumaram a outras paragens). Jonas era um excedentário no Valencia e assinou a custo zero pelos encarnados, depois da rescisão com o emblema espanhol. A qualidade técnica do internacional canarinho por 8 ocasiões (2 golos) era reconhecida dos tempos da La Liga (excelente dupla com Soldado) e até de ter sido o melhor marcador do Brasileirão em 2010, com 23 golos apontados com a camisola do Grêmio. No entanto, havia uma dúvida enorme no que toca à sua disponibilidade física e em termos de atitude competitiva, nomeadamente por já não ser mais-valia para o Valencia. 9 meses depois da sua contratação já ninguém se lembra destes pormenores. Após um período de adaptação e crescimento ao nível da aptidão física, Jonas demonstrou que, aos 31 anos, ainda tem muito para dar ao futebol e arrancou para uma temporada memorável. Começou por dar show na Taça de Portugal (antes já havia marcado ao Arouca), com 5 golos em 2 partidas e, a partir desse momento, começou a ser indispensável na frente do ataque da turma de Jorge Jesus (até aí Jara ou Derley tinham sido utilizados junto a Lima).
A sua capacidade técnica e, sobretudo a classe que espalha em cada toque na bola, apaixonaram os portugueses, sendo que só faltou o título individual de melhor marcador para coroar um ano fantástico. Foi o grande artilheiro na Taça da liga, Taça de Portugal e ficou apenas a 1 tento de alcançar Jackson na Liga. Os seus 20 golos foram decisivos para o bicampeonato, mas a sua influência na formação de Jesus é digna de registo. Formou uma dupla de respeito com Lima (têm ambos um estilo de avançado móvel, salvo as diferenças em termos da qualidade técnica) e deu à equipa uma qualidade que é indispensável num jogador de calibre: a inteligência. O brasileiro revelou-se importante na forma como recuava, invariavelmente, no terreno para dar linha de passe e para dar uma saída de bola mais segura, tendo em conta que muitas equipas fazem superioridade numérica contra Pizzi e Samaris. Destaque para o critério e o poder de decisão, não só na finalização, mas também na circulação de bola. Foram estes os factores que fizeram de Jonas, o pistoleiro, o jogador do ano em Portugal, sendo que Jackson (2.º), Luisão (3.º), Lima (4.º) e Gaitán (5.º) completaram o top 5 dos jogadores que mais se destacaram nesta temporada.

Rúben Silva

0 Comentários

  • Pedro Leal
    Posted Junho 1, 2015 at 9:28 pm

    Pode não ter sido o melhor jogador em Portugal, mas a sua chegada foi o fator mais fulcral para o Benfica ter ganho o campeonato

    • Ace-XXI
      Posted Junho 2, 2015 at 12:52 am

      Esta tudo dito! Para mim o melhor jogador foi claramente jackson e no top 5 cabe Nani de caras.

    • Rodrigo Cavalcanti
      Posted Junho 2, 2015 at 1:56 pm

      O Nani do início do campeonato com certeza, mas esse Nani sofrível que vem jogando nessa segunda metade da época? De jeito nenhum

  • Sombras
    Posted Junho 1, 2015 at 9:30 pm

    Creio que é inquestionável. Fez uma época "ao nível" de Jackson, mas juntou-lhe os títulos.

  • Anónimo
    Posted Junho 1, 2015 at 9:32 pm

    E alguem acredita que eu vi na TV um tal de paulo andrade dizer que nao trocava slimani ou montero por Jonas. Da para acreditar? Heheehhe

    Claramente o melhor de portugal. Que classe. Jonas Pistolas.

    Nuno

    • Kafka I
      Posted Junho 1, 2015 at 9:38 pm

      Não percas tempo a ver esses "paineleiros", só se for para uma vertente lúdica e cómica da coisa…o Paulo Andrade percebe tanto de futebol como eu da plantação da alcachofra

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 9:49 pm

      Não compares os esquemas táticos, mete o Jonas a jogar no 433 clássico do Sporting e depois diz-me o resultado.
      Mário

    • Daniel Alves
      Posted Junho 1, 2015 at 9:58 pm

      Kafka I, grande coment :-)

      Aqui há umas semanas também li o Eduardo Barroso n´A Bola a dizer que o plantel do Sporting não era assim tão diferente de Benfica e Porto e a fazer essa comparação entre a dupla deles e do Benfica

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 9:58 pm

      O resultado ia ser bem melhor.

      O Jonas realmente em estilo é parecido com o Montero, só que é melhor que ele em tudo.

      Tipo o Messi comparado com o Aimar.

    • Kafka I
      Posted Junho 1, 2015 at 10:00 pm

      Esquemas tácticos? aqui está-se a comparar jogadores de futebol, e só quem nunca na vida viu a La Liga e o Jonas jogar no Valência, como era o caso do Paulo Andrade, que percebe ZERO de futebol, é que podia dizer uma alarvidade dessas..

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 10:13 pm

      E o rendimento de um jogador não se reflete pelo sistema tático utilizado queres ver? O Montero no Benfica tinha o dobro dos golos, isso não tenho dúvidas. É claro que se perguntassem ao Marco Silva se queria o Jonas ou o Slimani para jogar no seu 433 o que é que ele respondia? Achas que o Jonas fazia o trabalho de pressão que o Slimani faz?
      Na minha opinião o Montero até fazia mais jeito ao Benfica e o Derley ao Sporting por exemplo, são opiniões.
      Mário

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 10:20 pm

      Se o Marco Silva não quisesse o Jonas por troca pelo Silimani devia ser internado no Júlio de Matos…

      E isto vale para todos os sistemas tácticos.

      O Jonas faz com uma laranja coisas que o Silimani não faz com uma bola de futebol.

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 10:29 pm

      JVP não podemos dizer que o Jonas faz coisas com uma laranja que o Slimani faz com uma bola de futebol pois o argelino de cabeça é dos melhores mesmo! Aposto que se o Slimani tivesse os pés do Montero era dos melhores a nível global.

      Rodrigo

    • Rúben Gomes
      Posted Junho 1, 2015 at 10:39 pm

      Rodrigo, arrisco a dizer que o Jonas tem a mesma quantidade de golos de cabeça que o Slimani. Se não tem os mesmos, a diferença é ppuca.

    • Kaz Patafta
      Posted Junho 1, 2015 at 10:45 pm

      Mas a sério que se está a por o Jonas ao nível dos avançados do Sporting?? O Jonas faz sozinho aquilo que Montero e Slimani fazem juntos e soma-lhe a isso uma inteligência ímpar a nível táctico mas principalmente técnico. Quando ainda para mais é acompanhado por um Lima que faz um trabalho de pressão doentio (deixa qualquer jogador do Sporting a um canto, aliás, em Portugal, só Jackson faz uma pressão como a do Lima) o resultado são 39 golos no campeonato por esta dupla, para não falar de tudo aquilo que dão à equipa a nível de jogo jogado. Jonas pela segurança que dá na posse e saída de jogo, Lima pelos espaços que abre. Não pensem que por terem ganho uma taça isto já é tudo vosso

      PS: O Jonas tem apenas menos 3 golos para o campeonato que a dupla Slimani Montero em conjunto. Isto a somar ao facto de que entrou muito mais tarde na equipa. A diferença é tão mas tão óbvia que nem merecia uma discussão

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 10:57 pm

      A cabeça do Slimani? mas qts golos marcou o slimani de cabeça? ou com o pé? o Jonas numa época deve ter marco quase mais que o slimani em Portugal..por amor de deus

      José

    • Pedro Fernandes
      Posted Junho 1, 2015 at 11:08 pm

      Petição para pena de prisão para quem diz que o Slimani é melhor que Jonas. Tal barbaridade deveria dar mesmo cadeia. JVP grande ultima frase !!!

    • Kafka I
      Posted Junho 1, 2015 at 11:08 pm

      José

      Não deve, marcou mesmo

      Jonas: 35 jogos 31 golos esta época
      Slimani: 64 jogos e 25 golos em 2 épocas (31 jogos e 10 golos em 2013/2014 e 33 jogos e 15 golos em 2014/2015)

    • Ace-XXI
      Posted Junho 2, 2015 at 1:05 am

      Existe algum exagero na avaliação de Jonas, é verdade que é 1 excelente jogador é que foi absolutamente decisivo na conquista do campeonato pela forma como se adaptou ao estilo de jogo do Benfica, mas quem vos ler e nao conhecer o passado do jogador diz que estamos na presença de 1 dos melhores avançados do mundo quando na verdade se trata de 1 dispensado do valência que em setembro nao tinha clube, aliás vocês tão a dizer que Jonas marcou mais golos que os avançados do SCP é preciso dizer que Jonas fez quase tantos golos nestes 6, 7 meses no bendica como em 3 anos no valência.

    • carlos
      Posted Junho 2, 2015 at 9:59 am

      Montero no esquema táctico do Benfica brilhava quase tanto quanto Jonas(atenção Jonas é superior, simplesmente não é a diferença abismal que alguns dizem aqui acima), agora no Sporting em que a ideia base é ir a linha e cruzar, quer esteja lá slimsni, quer seja Montero quer não esteja lá ninguém, é impossível a um jogador com as características do Montero render sequer 1/4 do que pode. Quanto ao jonas ser bem superior ao slimani concordo. Jonas> Montero> lima> slimani

  • Anónimo
    Posted Junho 1, 2015 at 9:32 pm

    Mais que justo! Se não fosse ele, e porque o gás de Talisca não duraria para sempre, não teríamos sido campeões. É a junção de avançado móvel e finalizador nato que precisavamos. Calou os críticos e fez das tripas coração e afirmou-se como um dos melhores jogadores da nossa Liga. Merecia ir à selecção. Este homem transpira futebol da cabeça aos pés. Um bem-haja, Jonas Pistolas!

    Sérgio

  • João Dias
    Posted Junho 1, 2015 at 9:33 pm

    Não concordo. Jackson Martinez, pelo jogador que é, merece este prémio. Para mim, muito superior ao Jonas.

    O Jonas apenas está com a pica toda. Sente que tem algo a provar após ter sido dispensado do Valencia. A idade vai começar a pesar mas até lá o Benfica tem a garantia de ter um excelente avançado…

    • Bernardo Louro
      Posted Junho 1, 2015 at 9:41 pm

      Quando dizes muito superior, estás a referir te a quê? Por acaso estou curioso.

    • sadf
      Posted Junho 1, 2015 at 9:42 pm

      Sou sincero so vi o jonas a jogar a bola este nao, nao o conhecia. Mas se jogasse assim sempre o jackson nunca era melhor que ele.

    • Rui Magalhaes
      Posted Junho 1, 2015 at 9:43 pm

      jackson não teve títulos e isso pesa muito. concordo que o jackson podia ser o eleito mas calhou para o lado do jonas.

    • Pedro
      Posted Junho 1, 2015 at 9:43 pm

      Epah compreendo o teu ponto de vista, mas não estamos a comparar potencial mas sim a forma e importancia de um jogador ao longo da época e nisso também destaco o Jonas estatuto que fica devido à tal pica que adquiriu esta época. A juventude no futebol é psicológica. Não se sente no corpo mas sim na alma ;) Cumprimentos

    • zacarias
      Posted Junho 1, 2015 at 9:48 pm

      Jackson é um grande jogador mas este "prémio" ou antes este reconhecimento não é um prémio de consolação ou de quem é melhor jogador, mas sim de quem fez uma época melhor. E quanto a isso acho que é indiscutível que Jonas este ano foi o melhor, foi decisivo não só nos golos, com vários golos de grande qualidade, mas também na forma como a equipa joga, entregando-se muito ao jogo no meio campo ofensivo e fazendo inúmeras assistências.
      Ainda para mais como já aqui disseram juntou títulos a uma excelente performance individual o que tem o seu peso nestes prémios.

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 9:49 pm

      Muito superior em quê?

      Finalização não é? Basta ver o número de golos por jogo de ambos e a quantidade de golos fáceis que o Jackson falha. Tecnicamente tb não há muitas diferenças, tendo o Jonas um bocado mais de classe e técnica pura sendo que o Jackson é capaz de ter mais visão de jogo.

      Só mesmo fisicamente é que o Jackson é muito superior.

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 9:51 pm

      Outra coisa, pode parecer estranho mas o Jonas tem mais técnica de cabeceamento do que o Jackson (já marcou alguns golos bem difíceis como o da taça da liga).

      O Jackson chega é a mais bolas porque em termos de impulsão é top mundial.

    • Kacal I
      Posted Junho 1, 2015 at 9:54 pm

      Não vão começar com as comparações e a rebaixar um para elogiar o outro, por favor.

      Este prémio não se chama melhor jogador do campeonato português, chama-se melhor jogador do campeonato português em 2014/2015 e aí o Jonas é uma escolha perfeitamente aceitável.

      O Jackson é um PL, o Jonas é um avançado, em 4-4-2 até podem formar uma dupla temível e no Benfica seriam ambos titulares, têm características diferentes mas são excelentes jogadores, eu prefiro o Jackson porque gosto de PL como ele mas o Jonas também é muito bom.

    • João Lains
      Posted Junho 1, 2015 at 9:54 pm

      O Jonas marcou menos um golo do que o Jackson (20 contra 21), fez as mesmas assistências (6) mas jogou menos 300 e tais minutos do que o colombiano. Isto é, Jonas marcou ou assistiu a cada 85 minutos, enquanto Jackson fê-lo a cada 94 minutos.

      Os golos de Jackson valeram directamente 8 pontos ao Porto. Os golos de Jonas valeram 7 pontos ao Benfica. Jackson desbloqueou o marcador a favor do Porto por 9 ocasiões. Já o Jonas fê-lo em apenas 5 ocasiões. Mas no final, os golos de Jonas foram decisivos para selar um título nacional.

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 9:56 pm

      Potencial? Parece que estamos a comparar um jovem com um pré reformado.

      Mas o Jackson é algum jovem? Têm 2 anos e meio de diferença, tantos como do Ronaldo para o Messi por exemplo.

    • Diogo JR
      Posted Junho 1, 2015 at 9:58 pm

      Concordo com o João Dias na parte em que ele diz que o Jackson é superior ao Jonas. O Jackson este ano fez tudo o que o Jonas fez, aliás, até marcou mais golos, e fez o que o Lima fez, que é vir buscar jogo e construir sempre que necessário. Quanto ao prémio, continuo a achar que o Jackson fez melhor época que o Jonas, mas sendo um jogador que já é hábito fazer grandes épocas, dá menos nas vistas, daí o Jonas ter tido mais impacto na imprensa e, consequentemente, equipararem-no ao Jackson, mas sendo isto um prémio individual, tal como na Bola de Ouro, o fator títulos pesa muito, por isso o prémio para Jonas acaba por ser justo

    • The Monster
      Posted Junho 1, 2015 at 10:02 pm

      João Dias tiraste-me as palavras da boca.
      Apesar de Jonas ser bom jogador, Jackson é muito mais jogador.
      Zacarias, tudo o que referiste que o Jonas dá à equipa o Jackson também dá, é decisivo nos golos que marca, naquilo que dá à equipa entregando-se muito ao jogo ofensivo da equipa e fazendo inúmeras assistências, mas ainda dá mais que o Jonas, defende, pressiona, tem mais presença na área.
      A única diferença é que o Jonas ganhou o campeonato o Jackson não, portanto a escolha foi por aí, caso contrário ganhava Jackson.
      Para mim o Top 5 é:
      1º Jackson
      2º Jonas
      3º Oliver
      4º Luisão
      5º Gaitan

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 10:13 pm

      Diogo JR,

      Estás mal informado, quem vem buscar jogo atrás é o Jonas e não o Lima ao dizeres isso posso logo concluir que viste 2 ou 3 jogos do Jonas…

      Quanto aos golos, realmente o Jackson marcou mais um. Mas tb fez mais 7 jogos em todas as competições.

    • Kafka I
      Posted Junho 1, 2015 at 10:16 pm

      Eu até me admirava que a opinião do The Monster não fosse esta…

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 10:18 pm

      The Monster,

      É melhor em quê, podias explicar?

      É que tirando a capacidade física diria que não há nada em que o Jackson seja melhor.

      O Jonas é um finalizador muito melhor, até mesmo no cabeceamento e tem tanta ou mais qualidade técnica…

    • JSC
      Posted Junho 1, 2015 at 10:19 pm

      Lains, podes fazer as mesmas contas para o Talisca?

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 1, 2015 at 10:26 pm

      Também não me admiro nada que o JVP apenas considere superior o Jackson ao Jonas em termos físicos.

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 10:30 pm

      Jonas é um grande jogador sem dúvida, mas melhor que Jackson? Ó próprio VM já referiu várias vezes que o Jackson é o unico jogador de top mundial a jogar em Portugal e isso diz tudo.
      Depois à época do Jackson não passou so pelas competições internas, ele fez uma Champions de altíssimo nivel e marcou 8 golos,

      Jozef

    • Diogo JR
      Posted Junho 1, 2015 at 10:37 pm

      JVP,

      O Jonas vem buscar jogo atrás como o Jackson? Não sei que jogos andas a ver, mas deve ser os da playstation. Gostava de ver o Jonas a abrir jogo como o Jackson, gostava de ver o Jonas a mudar de flanco como muda o Jackson, gostava de ver o Jonas a meter um colega de caras com o guarda redes em apenas dois ou três toques, uma coisa é receber a bola a meio campo, outra coisa é vir buscar jogo para fazer a equipa jogar. Jackson é, sem dúvida, o melhor avançado em Portugal, e para muitos o melhor jogador. Jackson faz tudo o que Jonas faz, mais o que o Jonas não faz, pois jogar com dois avançados, é completamente diferente do que jogar sozinho na frente, e quem já jogou futebol federado pode confirmar.

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 10:39 pm

      Guilherme,

      Mas o Jackson é melhor que o Jonas em quê mesmo (tirando a parte física)?

      O Jacskon tem mais qualidade técnica?

      Ao nível de finalização o Jonas é melhor e a diferença não é assim tão pequena.

      Jackson: 110 minutos para marcar um golo, Jonas 91 minutos para marcar um golo.

    • The Monster
      Posted Junho 1, 2015 at 10:42 pm

      JVP, o Jackson é melhor porque é mais completo.
      Quando dizes que ele é melhor na finalização percebo o que dizes já que este ano foi mais eficaz, mas a diferença é que o Jonas finaliza quase sempre da mesma maneira, ou de remate colocado sempre fora do alcance do guarda redes,( no qual é superior a Jackson), ou de cabeça, enquanto que o Jackson tem muitos mais recursos a nível de finalização, tanto pode ser de cabeça, de pé direito, de pé esquerdo, de bicicleta, de calcanhar. Acho que Jackson dá mais presença na área do que Jonas.
      Na minha opinião o Jackson é melhor de cabeça porque tem melhor impulsão o que lhe permite disputar mais bolas do que o Jonas, aliás o Jackson falha golos fáceis é verdade, mas por vezes marca golos que não estão ao alcance de todos.
      A nível técnico talvez o Jonas seja um bocado melhor, mas o Jackson é mais forte fisicamente o que o permite segurar melhor a bola e esperar que a equipa suba, coisa muito importante no futebol de hoje, veja-se o exemplo do jogo com o Bayern em casa em que várias vezes o Jackson não tinha muitas opções de passe já que a equipa estava um bocado recuada e ele conseguia segurar a bola e ou entregava-a viva ou ganhava uma falta.
      E para acabar, no Benfica o avançado que faz o trabalho "sujo" é o Lima, no Porto o Jackson também faz esse trabalho de estar constantemente a pressionar a primeira fase de construção adversária, enquanto que o Jonas não defende.
      Ou seja, o Jackson é melhor porque é muito mais multifuncional.

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 10:43 pm

      Diogo JR,

      Confirmo que não viste o Jonas jogar mais de 2 ou 3 vezes… Ainda no último jogo o Jonas isolou o lima 2x com passes espectaculares.

      O Jackson é tão melhor nisso que têm as mesmas assistências.

    • Invictus
      Posted Junho 1, 2015 at 10:44 pm

      J.Martinez so igualou Eusebio e Jardel em 3 epocas consecutivas ser o melhor marcador…Jonas esta a léguas do colombiano. Querem ver que os tubaroes vão desistir do J.Martinez para contratar o fantastico Jonas…é para rir.

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 1, 2015 at 10:46 pm

      Tens um comentário aqui em cima que te ajuda a compreender na perfeição algumas coisas.

      Se quiseres mexer com estatísticas deixo-te aqui uma:

      Jonas- 20 golos em 86 do Benfica – 23% dos golos da equipa
      Jackson- 21 golos em 74 do Porto – 28% dos golos da equipa.

      O Benfica marcou mais 12 golos do que o Porto, uma diferença considerável, e que se pode explicar pelo volume ofensivo da equipa em contraste com um jogo de posse e contenção do Porto. O número de oportunidades de golo num jogo vosso é bem maior do que num do Porto, e essa foi uma das grandes críticas que nos foi feita durante o ano. E mesmo assim o Jackson marcou mais e assumiu mais de 1/4 dos golos da equipa.

    • João Lains
      Posted Junho 1, 2015 at 10:47 pm

      De facto, há algo que o Jackson faz, que o Jonas não faz: falhar golos a 2 metros da linha de golo.

    • João Lains
      Posted Junho 1, 2015 at 10:52 pm

      JSC, Talisca marca ou assiste a cada 176 minutos. Os seus golos valeram directamente 6 pontos, se bem que na Amoreira, foi Lima quem apontou o golo da vitória (3-2), quando o marcador registava 2-2 (dois golos de Talisca). Desbloqueou o marcador por 5 ocasiões.

    • João Lains
      Posted Junho 1, 2015 at 10:54 pm

      Sim Guilherme, mas o Jackson tem mais de 300 minutos em relação ao Jonas. Por favor, são mais de 3 jogos de futebol.

    • Diogo JR
      Posted Junho 1, 2015 at 10:55 pm

      Há uns tempos quando o Cardozo foi o melhor marcador do campeonato, lembro-me de ver umas estatísticas que diziam que o Cardozo tinha mais de 300 remates para fora e mais de 150 à baliza, marcou 30 golos, ou algo do género, tinha umas médias muito pobres para um avançado, mas os benfiquistas protegeram-no a diziam que num avançado o que interessa é marcar golos. No entanto, agora já estão todos virados para os minutos que cada um leva para marcar golos. É óbvio que se um avançado está numa equipa que cria mais oportunidades, vai demorar menos tempo para fazer um golo, e a verdade é que este ano, o Porto era uma equipa que havia jogos que nem meia dúzia de oportunidades criava, se não há oportunidades, não há golos, o Jackson até podia estar 120 minutos em campo, se a bola não chega lá, ele não marca. Se em vez de olharem para os minutos, olharem para as oportunidades, podem ver qual deles precisa de menos tentativas para fazer um golo

    • Rúben Gomes
      Posted Junho 1, 2015 at 10:56 pm

      Invictus, sim… O Jonas em Lisboa e o Jackson no Porto. Só pode ser dessas leguas que estas a falar.

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 1, 2015 at 10:56 pm

      E eu ia jurar que o Jonas falhou um assim na final da Taça da Liga. Sem dúvida um belo critério para definir a qualidade de um jogador.

    • Diogo JR
      Posted Junho 1, 2015 at 11:00 pm

      JVP,

      Não digo que não isola de vez em quando, mas estamos aqui a falar em regularidade, um guarda redes pode mandar um pontapé da área e isolar um jogador, acontece de vez em quando, enquanto que se vires os jogos do Porto, o Jackson isola os companheiros regularmente. Se queres falar de situações ocasionais, então podemos confirmar já aqui que o Jackson possui muitos mais recursos que o Jonas, pois os golos do Jonas são todos parecidos, enquanto que o Jackson até de pontapé de bicicleta marca, sendo que finalização não é só encostar, podemos ver que o Jackson é mais completo e melhor em quase todos os capítulos no que toca a finalização, o que é o ponto mais forte de Jonas, se Jackson é melhor que Jonas no que Jonas é melhor, então como é que alguém pode dizer que o Jonas é melhor que Jackson?

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 11:00 pm

      Guilherme Silva.

      Essa estatística tinha validade se fossem os golos marcados pela equipa com os 2 em campo.

      Se o Jonas só jogou +- 2/3 da época isso anula a vantagem de o Benfica marcar mais golos.

      Aliás não anula porque o Benfica n marca mais 1/3 dos golos que o Porto marca.

      E já agora o golo de Belém não devia ser do Jackson, é auto golo e tb não me lembro do Jackson ter golos mal anulados (mas posso estar enganado).

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 1, 2015 at 11:00 pm

      Mas é como digo, o Jackson mesmo com mais 300min que o Jonas se calhar até dispôs de menos ocasiões para marcar. O futebol de Porto e Benfica é bem diferente, e vocês sempre criaram bem mais oportunidades para marcar que nós. Não quero com isto dizer que o Jonas não foi o melhor jogador do campeonato, porque para mim foi-o e já o disse abaixo, mas isso não significa que globalmente seja superior ao colombiano, porque também não o é.

    • Kafka I
      Posted Junho 1, 2015 at 11:01 pm

      Invictus

      A tua comparação é completamente absurda, de andarem atrás do Jaksone e não do Jonas, mais que não seja pela questão da idade visto o Jakson ser 2 anos e meio mais novo e ainda não ter entrado nos trinta anos, mas se é para entrar no absurdo e sem sentido algum, então recordo-te que o Jonas aos 27 anos já jogava na melhor liga do mundo, a Liga Espanhola, e o Jackson aos 28 nunca passou da Liga Portuguesa…já que é para dizer coisas absurdas, dizemos todos, pronto assim fica toda a gente contente

    • Diogo JR
      Posted Junho 1, 2015 at 11:01 pm

      João Lains,

      De facto, há algo que o Jackson tem, que o Jonas não têm: o prémio de melhor marcador do campeonato, desculpa, três prémios de melhor marcador do campeonato.

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 11:04 pm

      Guilherme Silva

      Mas se o Benfica joga com 2 avançados não é natural que os golos estejam distribuídos entre eles? Ao contrário de Jackson, que joga sozinho na frente, tem muito mais bolas para si…
      Há com cada um…

      Sérgio

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 11:04 pm

      Só para concluir, são dois grandes jogadores.

      Agora os Portistas que dizem que o Jackson é bastante superior não andam a ver os jogos do Jonas.

      Isso acontece muito, as pessoas não vêm o rival e depois dizem disparates. Antes do clássico foi igual, diziam que iam cilindrar o Benfica quando na altura o Benfica vinha a jogar melhor futebol.

      A diferença é mínima (seja para que lado for) mas este ano o Jonas esteve melhor nas competições internas e tb não tem culpa de não ter jogado na Europa.

    • João Lains
      Posted Junho 1, 2015 at 11:07 pm

      Diogo, de facto, isso está-me a fazer muita comichão nesta altura. O Benfica é bicampeão.

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 11:09 pm

      Jonas mas sem espinhas…só um adepto muito ferrenho não o pode reconhecer a justiça.
      Jackson? época inteira o que o Jonas fez em pouco mais de metade.

      E deixo só a MINHA opinião com uma simples pergunta: Se o Jackson é de tão top mas mesmo tão top como dizem aqui porque é que anda à quase 3 anos para sair (e com uma "birra" pelo meio e tudo). Vi Arsenal, Dortmund, A. Madrid, M. United, Chelsea, até mesmo o City, Psg e os de Itália à procura de um PL na época transacta (alguns até à 2 épocas procuram…). Não me parece que qualquer dos que mencionei tivessem problemas de dinheiro para pagar o passe…É bom jogador? É…dai a ser de top vai uma ENORME diferença.
      (aplico o mesmo comentário à situação do Nico no Benfica).

      Lopes

    • Diogo JR
      Posted Junho 1, 2015 at 11:11 pm

      Kafka,

      Dizes que há 3 anos a Liga Espanhola era melhor que a Inglesa, isso sim é um absurdo. Mas por esse raciocínio, o André Gomes com 21 anos joga na dita "melhor liga do mundo", no mesmo clube que Jonas jogava, ou que foi dispensado, isso faz dele melhor do que jogadores como o Lucho, por exemplo, que nunca passou da liga francesa?

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 11:12 pm

      Quem diz que o Jackson finaliza melhor que o Jonas só porque marca de bicicleta não pode ser levado a sério.

      Se há coisa em que um é bem melhor é na finalização e aí o Jonas é bastante melhor, como é o Jackson a jogar de costas para a baliza.

      Remata sempre em jeito e desviado do GR? Mas isso era suposto ser uma crítica? Para mim é grande elogio mas cada um sabe de si.

      O Jackson é um grande jogador mas falha golos fáceis ás carradas.

    • Pedro Fernandes
      Posted Junho 1, 2015 at 11:14 pm

      Isto é o premio para o jogador que fez mais diferença individual/colectivamente na epoca, ai sim o jonas foi superior. Jackson é brutal (ele e danilo são os unicos top na nossa liga) fez um grande epoca mas alem de não ter ganho nada, não teve tanta preponderancia no colectivo. Mas nem considero que tenha sido o melhor jogador do fcp na epoca, danilo na minha opinião foi mais regular e preponderante

    • Fonseca
      Posted Junho 1, 2015 at 11:14 pm

      João Lains, o Jackson falha golos a 2m da linha mas o Jonas não. No entanto, o Jackson jogou toda a temporada numa ilha onde tinha de ir buscar a bola que estava noutra ilha e ainda trazer 2 ou 3 colegas…e nos últimos tempos fez isto num barco a remos. O Jonas (sem tirar qualquer mérito) apesar da classe que tem teve o trabalho muito mais facilitado em termos tácticos. Daí a Jackson ser muito mais preponderante do que Jonas alguma vez foi. O título de campeão nacional ditou o desempate sobre quem recairia o melhor jogador do campeonato.

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 1, 2015 at 11:16 pm

      Sérgio, e o que é que isso tem a ver? Não concordas que a bola no jogo do Benfica chega lá muito mais que com o esquema do Porto?

      JVP, o Jackson também esteve de fora mais de um mês por lesão. E se vamos por esse critério do devia ou não devia ser golo deste ou daquele, julgo que há um golo mal anulado ao Jackson na 1º volta em Barcelos, por exemplo. Mas isso não é nem devia ser critério para nada.

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 1, 2015 at 11:18 pm

      Fonseca, o melhor comentário que vi aqui nesta discussão.

    • Kafka I
      Posted Junho 1, 2015 at 11:20 pm

      Diogo JR,

      Para mim a Liga Espanhola é a melhor do Mundo portanto absurdo para mim é tu dizeres que é a Premier League, mas adiante não vou entrar nessa discusão

      Quem está a dizer que o André Gomes é melhor que o Lucho foste tu não fui eu, e depois convinha leres antes de falares ajudava, é que soubesses ler vias que na minha resposta eu próprio disse que iria dar um termo de comparação absurdo quando dei o exemplo do campeonato, mas lá a língua Portuguesa é um problema para muita gente, deve ser do novo acordo ortográfico..

    • João Lains
      Posted Junho 1, 2015 at 11:22 pm

      Jackson é mais jogador mas este prémio foi justo. O resto é história.

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 1, 2015 at 11:27 pm

      Pelo menos eu, nunca disse que o prémio ao Jonas era injusto. Quem fosse campeão levava o prémio.

    • The Monster
      Posted Junho 1, 2015 at 11:30 pm

      JVP, eu não devia ter-te dado exemplos porque tu interpretaste logo mal.
      O Jackson tem mais recursos a nível de finalização porque responde melhor às mais variadas situações em que se encontra para finalizar. Entendes ou não? Se não entendes problema teu que eu não vou gastar mais teclado a explicar-te isso.
      Absurdo é dizer que Jonas é melhor que Jackson de cabeça, quando Jackson consegue ganhar muitas mais bolas de cabeça do que o Jonas. A técnica de cabeceamento não tem grande importância quando só é usada quando se está sem marcação, porque o Jonas não tem a impulsão do Jackson.
      Para além disso o Jackson usa muito melhor o pé esquerdo do que Jonas.

    • Diogo JR
      Posted Junho 1, 2015 at 11:31 pm

      JVP,

      Disse isso em resposta ao teu comentário, a falar de situações ocasionais, tu disseste que o Jonas isolou o Lima 2x no último jogo, como se fosse algo que acontecesse regularmente, eu dei-te o exemplo de uma situação ocasional mas que no contexto que puseste, podia ser algo entendido como uma coisa que acontece regularmente. Mas pronto, que vocês têm os melhores todos os anos, já o Cardozo era melhor que o Falcao, o Artur era melhor que o Helton, o Maxi era melhor que o Danilo, e a lista podia continuar. Deixem lá o Jackson finalizar mal, e continuar a ganhar o prémio de melhor marcador, 3 anos, 3x melhor marcador, deve ter a equipa toda a jogar para ele, sendo assim

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 11:33 pm

      João Lains,

      São 2 jogadores muito diferentes mas não acho nada óbvio que o Jackson seja melhor.

      É que não vejo nada que faça melhor tirando a capacidade física…

      Que o Jackson é um jogador que é mais interessante para os clubes de top da Europa acho óbvio mas isso não faz dele melhor jogador, simplesmente é 2 anos e meio mais novo.

    • Diogo JR
      Posted Junho 1, 2015 at 11:41 pm

      Kafka,

      Hoje em dia, sim, a Liga Espanhola poderá ser melhor que a Inglesa, eu, pessoalmente continuo a preferir a Inglesa, mas os dois melhores clubes do mundo no momento estão na Liga Espanhola, no entanto, há 3 anos, a Liga Inglesa era melhor, pois todas as equipas espanholas sem ser as 4 ou 5 do costume, estavam alguns furos abaixo do que são hoje.

      Quanto ao resto do comentário, se leres logo a seguir à parte das ligas, tem uma frase que diz "Por esse raciocínio", mas se te custa ler tudo, a culpa não é minha, mas lá a língua portuguesa é um problema para muita gente, deve ser do novo acordo ortográfico…

      PS – portuguesa, com p minúscula, usa-se p maiúsculo para nomes próprios apenas

    • Diogo JR
      Posted Junho 1, 2015 at 11:42 pm

      João Lains,

      Disse isso no meu primeiro comentário, mas parece que há quem não concorde

    • João Lains
      Posted Junho 1, 2015 at 11:43 pm

      Fonseca, mas o Jackson também não tem a cultura táctica do Jonas para sair da "ilha" ou se calhar é apenas o esquema do Porto que não lhe pede isso (porque é a única referência do ataque).

    • Anónimo
      Posted Junho 2, 2015 at 12:15 am

      Quando o treinador do Benfica diz que o melhor avançado no campeonato português é o Jackson, acaba aí logo uma possível comparação! Eu como vitoriano o avançado que mais me impressionou e passou no D.Afonso Henriques foi o Jackson e uma grandíssimo avançado, e de tal forma que existem várias equipas de top que o desejam, até o clube que dispensou o Jonas, o que não deixa de ser irónico, e se um adepto do Valência ler este mini debate ainda se começam a rir com esta comparação um pouco absurda!
      Jonas grande campeonatos!
      Lima grande campeonato!
      Gaitan grande campeonato!
      Luísao enorme campeonato, o mais importante jogador do Benfica!
      No FCP:
      Brahimi grande campeonato primeira volta!
      Tello boa segunda volta!
      Quaresma também!
      Jackson grande campeonato, porque consegui manter o porto vivo enquanto pode, para não falar na champions!
      Acho que aqui se encontra a diferença do porto para o Benfica, enquanto no Benfica muitos jogadores estiveram a um fantástico nível no porto não!

      Jorge andrade

    • Anónimo
      Posted Junho 2, 2015 at 12:59 am

      Jonas, jogador mas decisivo para as competições nacionais este ano, e por isso pode dizer-se que o prémio é mais que merecido.
      Jackson, melhor jogador a actuar em Portugal (competições nacionais + internacionais).

      Tão simples quanto isto!

      Bruno M.

    • Anónimo
      Posted Junho 2, 2015 at 7:02 am

      O Jonas tem menos golos vistosos porque domina melhor a bola do jakson e não precisa de rematar em acrobacias. Ainda contra o Penafiel salvo erro o jaks marca de bicicleta porque estava mal posicionado e teve de receber a bola atrás e teve de desenrascar. Vocês dizem cada uma, o Jonas teve muito mais preponderância no campeão e andou a fazer a pré época em setembro.
      RREB

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 2, 2015 at 8:23 am

      Gosto de ver os portistas tão agarrados a um titulo individual ganho da forma que se viu.Contentam se com pouco hoje em dia é bom sinal.

    • JSC
      Posted Junho 2, 2015 at 8:45 am

      Obrigado, Lains.

    • Luís Laranjeira
      Posted Junho 2, 2015 at 9:11 am

      Isto é uma falsa questão e uma discussão supérflua. Jogaram os 2 bem? jogaram. Agora existe claramente um Benfica pre Jonas, e um Benfica pós Jonas. Foi um elemento que para além de jogar claramente ao nível de Jackson, ainda conseguiu ter um impacto brutal na manobra da equipa, e consequentemente ajudou a equipa a chegar aos objetivos. Objetivos esses que o Porto não conseguiu.

      Por isso, mesmo que tivessem o mesmo impacto na equipa e exatamente o mesmo rendimento (que para mim não foi o caso, o Jackson passou por uma seca razoável em que não resolveu, para além, de contra o Benfica, numa altura decisiva voltar a falhar), o prémio teria obrigatoriamente que ir para Jonas.

      Foi o mais influente e atingiu os objetivos.

  • Rodrigo
    Posted Junho 1, 2015 at 9:33 pm

    Claramente o jogador do ano do futebol portugues. Ha um Benfica antes e depois de Jonas, tendo sido impressionante o impacto que o brasileiro teve na equipa. Inteligencia, experiencia, tecnica e muita qualidade na finalizaçao. Lima e igualmente um avançado muito competente, crucial no modelo de jogo de Jorge Jesus, mas um goleador como Jonas e determinante na nossa Liga. Veremos se mantem o nivel na proxima epoca, mas a sua presença podera ser importante tambem para uma melhoria nas competiçoes europeias.

    Por outro lado, discordo do top-5. Luisao pelo carisma percebo, mas nao o colocaria. O meu top-5 seria completado por Jackson, Gaitan, Lima e Maxi Pereira.

    • Sombras
      Posted Junho 1, 2015 at 9:42 pm

      Jackson, Gaitán, Jonas, Luisão e Danilo

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 10:07 pm

      Rodrigo, consegues explicar o Maxi aí? Danilo, por exemplo, fez muito mais. E vai para os galáticos, protagonizando uma das maiores transferencias do defeso.

      Fausto

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 1, 2015 at 10:19 pm

      o maxi fez uma grande temporada. marcou varios golos e assistiu. criou desiquilibrio.
      e nos jogos mais dificeis apareceu. importante no dragao, ao secar brahimi e a assistir para o 1º.

    • Rodrigo
      Posted Junho 1, 2015 at 11:23 pm

      O Maxi foi o melhor direito em Portugal durante esta epoca, tendo sido uma das figuras mais importantes do Benfica versao 2014-15. Alem disso, fez a sua melhor epoca na Luz, tanto ao nivel dos golos e assistencias como do rendimento exibicional.

  • Kacal I
    Posted Junho 1, 2015 at 9:33 pm

    Excelente post Rúben Silva.

    Aceito a escolha, o Jackson podia perfeitamente ser o jogador do ano porque foi o melhor marcador do campeonato, foi o jogador mais decisivo no Porto e também teve alguns momentos marcantes (aquele passe de calcanhar no golo do Tello contra o Sporting e mais alguns golos bonitos), agora o Jonas foi quase o melhor marcador de todas as competições em Portugal e foi fundamental no Benfica na conquista de dois troféus, além disso fez golos bonitos e espalhou classe e técnica nos relvados portugueses, acho que em geral foi o melhor jogador de 2014/2015.

    PS: só não concordo numa parte, o pistoleiro há só um e esse é LUÍS SUÁREZ, ahah. :-)

    • Invictus
      Posted Junho 1, 2015 at 10:32 pm

      Quer dizer em anos em que o FCP foi campeao foi Matic ou outro jogador o melhor do campeonato…este ano Jonas que marcou imensos golos quer na Liga Europa quer na Liga dos campeoes é o melhor jogador?
      De muito longe o melhor foi J.Martinez….

    • Kacal I
      Posted Junho 1, 2015 at 10:36 pm

      Invictus,

      Eu avalio pela minha opinião e neste caso eu disse que aceito a escolha, não disse que é a minha, eu prefiro o Jackson e acho que foi o melhor jogador mas aceito a escolha do Jonas.

    • Rúben Gomes
      Posted Junho 1, 2015 at 10:58 pm

      O Invictus ta a todo o custo a tentar ter algo para festejar. Nos percebemos, com 2 anos de seca uma pessoa fica desidratada.

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 1, 2015 at 11:31 pm

      Fico contente que estas bocas ridículas das secas sejam apenas referentes a 2 anos. É que já vi secas muito maiores. A boca típica de crianças de 10 anos, não sei qual é a necessidade de responder assim em todos os posts.

    • Luke Van Diesel
      Posted Junho 2, 2015 at 12:51 am

      Já parecia o ano passado com os Sportinguistas Rúben Gomes. Não tinham nada para festejar então queriam o título de melhor jogador do campeonato para o William à força. Deixai-os andar

    • Filipe Ribeiro
      Posted Junho 2, 2015 at 8:26 am

      Agora o que se faz contra Bate Borisovs já serve para o prémio de melhor jogador da liga portuguesa??Isto da seca andavos a fazer muito mal realmente.

    • Renato Teixeira
      Posted Junho 2, 2015 at 10:00 am

      Filipe Ribeiro, quem é mais forte? Bate Borisovs ou Académicas? Tentas desvalorizar os adversários da Champions para fazer uma piada, sendo que a piada te saiu bem furada… A mania desta gente em desvalorizar alguém ou alguma coisa só para tentar ter razão… Vocês deviam deixar de ver desporto, vão morrer cedo com certeza

    • Kacal I
      Posted Junho 2, 2015 at 2:21 pm

      Falando por mim, fico contente com o prémio de melhor marcador para o Jackson e até de melhor jogador, no entanto preferia títulos colectivos e não fico satisfeito com prémios individuais, se tivermos ambos melhor, se tivermos um deles é bom mas o meu foco é os títulos colectivos.

  • Guilherme Silva
    Posted Junho 1, 2015 at 9:34 pm

    A sorte que o Benfica teve. A má abordagem ao mercado este ano que redundou nos falhanços nas contratações do Campbell e do flop Abel Hernandez e a opção de recurso e já depois do período de transferências ter fechado, o que impossibilitou a sua inscrição na Champions, materializou-se no Jonas, a única solução possível para a data. E deu nisto, e sem ele duvido muito que a época encarnada não fosse um falhanço. Para mim sim, o justo jogador do ano apesar da enorme época do Jackson também.

  • Bernardo Louro
    Posted Junho 1, 2015 at 9:37 pm

    Justíssimo, acho impossivel alguém discordar!

  • AntonioCell
    Posted Junho 1, 2015 at 9:39 pm

    Jardel também merece uma menção, que evolução incrível, antigamente ficava logo com medo quando o ataque chegava perto dele, hoje em dia dá me uma calma

    • miki M
      Posted Junho 1, 2015 at 9:57 pm

      Ao lado do luisão todos parecem bons, mas sim teve uma evolução e marcou uns golos decisivos.

      Quanto ao Jonas, mais que justo. Super inteligente a jogar e com muita classe. A idade não me diz nada mas o benfuca devia preocupar se em começar a preparar sucessores. É só 'velhos' e apesar de serem campeões é um plantel pouco valioso, contrariando a lógica.

      SL

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 10:06 pm

      miki M,

      Os suplentes sim, mas tens o Cristante, César, Muktar, Cristante, Talisca, Jonathan, João Carvalho, Guedes, Renato e Nuno Santos como opções com bastante futuro.

      Só que enquanto os 'velhos' forem melhores têm que jogar eles. O Júlio César, Jonas e Luisão parece-me que ainda dão mais 2 anos a bom nível.

      O GR tem tudo para aguentar até mais tempo e os outros 2 são jogadores que nunca foram rápidos nem explosivos portanto nota-se menos o envelhecer, aliás o Luisão é hj muito mais jogador que quando tinha 27 ou 28 anos e o Jonas fez a sua melhor época na Europa.

  • JVP
    Posted Junho 1, 2015 at 9:45 pm

    Plenamente de acordo, o Jonas é de longe o melhor jogador do Benfica e parece-me que foi o que teve mais rendimento em Portugal durante o ano.

    Jackson é um fantástico avançado mas Jonas não é pior jogador, aliás em termos de finalização (mesmo no jogo aéreo tem uma técnica de cabeceamento superior) e qualidade técnica acho superior. O Jackson tem mais qualidades físicas como velocidade, capacidade para aguentar o choque e impulsão.

    Se formos a ver os golos por jogo de ambos veremos que o Jonas pelo menos ao nível da finalização esteve melhor este ano. Em termos de construir jogo e criar desequilíbrios são os 2 muito fortes, do melhor que há por essa Europa fora ao nível de avançados.

    No Benfica acaba-se por falar mais do Gaitan, mas o Jonas é superior e nem sequer é perto. Ambos são fantásticos tecnicamente mas enquanto o Jonas normalmente toma as decisões certas com a bola e escolhe as melhores soluções o Gaitan tem tendência para exagerar e perder lances perigosos por querer adornar de mais os mesmos.

    Como Benfiquista só tenho que agradecer ao Valência ter vindo buscar o Rodrigo por 30M e ter deixado a custo 0 o Jonas para nós, quando o Jonas é 10x mais jogador que o Rodrigo… Obrigado.

    Só não concordo com o Lima no top 5 (ainda para mais á frente de Gaitan). Tanto o Danilo como o Maxi merecem bem mais o lugar.

    • Kacal I
      Posted Junho 1, 2015 at 9:56 pm

      Eu prefiro o Jackson apenas porque tanto pode ser a referência e um PL mais físico e finalizador como pode ser mais móvel e construir jogo/desequilibrar, é um PL completo e gosto do seu estilo, agora não menosprezo o Jonas e é também um excelente avançado.

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 10:26 pm

      Se o Jonas é melhor que esses todos, não vai ser fácil segurá-lo esta época, ou será que é apenas um bom jogador que faz a diferença numa Liga pouco competitiva?
      Mário

  • tiago morais
    Posted Junho 1, 2015 at 9:45 pm

    nao posso concordar.. ele nos jogo decisivo (dragao) não é titular.. contra os 4 primeiros (a seguir ao benfica claro) em 8 jogos tem apenas 2 golos..
    para mim o melhor do campeonato foi o luisão e a revelação o Jardel.. num campeonato nivelado por baixo esta dupla portou.se como uma das melhores da europa

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Junho 1, 2015 at 9:50 pm

    Jonas foi o melhor. Jogador completo, elegante, eficaz e com uma técnica fantástica. Dá prazer vê-lo jogar!

    Genericamente concordo com o Top-5 escolhido. Parabéns pelo post.

    • Invictus
      Posted Junho 1, 2015 at 10:49 pm

      O J.Martinez a 3 epocas que faz mais e melhor que o Jonas fez esta epoca, so igualou os miticos Eusebio e Jardel como 3 epoca consecutiva a ser o melhor marcador, mas claro se fosse um jogador do benfica ja era importante.

    • Fabukaz
      Posted Junho 1, 2015 at 11:13 pm

      Jackson Martinez muito superior a este avançado que já tem quase 70 anos. Foi bom mas não fica na história, só na mente dos benfiquistas porque a par da arbitragem lhes deu o campeonato nacional.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 2, 2015 at 12:34 pm

      O Jonas há 3 épocas não estava em Portugal e de qualquer maneira, se não vi mal, este post reporta-se ao melhor jogador do Campeonato de 2014/15. Mas comparar o Martinez ao Eus´beio é um momento delirante.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Junho 2, 2015 at 12:35 pm

      Fabukaz: o Jonas é 2,5 anos mais velho que o Martinez, pelo que o colombiano terá 67 anos não é? Mas realmente em 2 linhas conseguiu escrever mais disparates do que se imaginaria possível. Parabéns!

  • rafael pereira
    Posted Junho 1, 2015 at 9:52 pm

    Na minha opinião seria Jackson a escolha tendo em conta a classe que espalhou nos golos e assistências que fez e também demonstrou ser um avançado capaz de vir buscar o jogo ao meio campo e criar oportunidades
    Rafael

  • Anónimo
    Posted Junho 1, 2015 at 9:53 pm

    Trocaria apenas Lima por Óliver, de resto acho q o top 5 se ajusta.
    Dr. Dre

  • MosqueteiroSLB
    Posted Junho 1, 2015 at 9:57 pm

    Jonas! Que contratação fantástica.
    Ainda bem que vieste tu e não o Abel.
    Joga e faz jogar. Tanta magia nos pés. Aquele seu primeiro toque com a camisola do Benfica, ao fazer um chapéu ao adversário fazia prever coisas boas. Mas a época de Jonas foi mais que isso, foi formidável.
    Enorme! Que para o ano repita.

    Só não consigo concordar com o top 5. Gaitán em terceiro.

  • Kacal I
    Posted Junho 1, 2015 at 9:58 pm

    Tendo em conta alguns comentários, se é para escolher o meu jogador do campeonato português, então em 1º deve estar o Kléber e não o Jonas, troquem isso, eheh. :-)

    • Hugo Noronha
      Posted Junho 1, 2015 at 10:54 pm

      Adoras o Kléber :D ahahah mas por acaso também o acho um excelente jogador, se calhar já perdeu foi o comboio :s

    • Kacal I
      Posted Junho 1, 2015 at 11:09 pm

      Hugo Noronha,

      É verdade, sei que não é o melhor jogador do Mundo, nem sequer em Portugal e há muitos melhores que ele mas é dos meus jogadores preferidos, gosto da sua história de vida e do sorriso com que aborda os obstáculos que lhe passam pelo caminho, parece-me ser um tipo porreiro, trabalhador, esforçado e humilde que tenta lutar a sorrir para alcançar os seus objectivos, é daquelas pessoas que é difícil não gostar, não que o conheça pessoalmente mas é essa a impressão que tenho e do que já li sobre ele, vivo o futebol com paixão e tenho os meus preferidos, ele merece o sucesso.

      Quanto à sua carreira, perdeu o "comboio" do Porto, sim, mas há outros "comboios" para apanhar e com 25 anos vai a tempo.

    • Hugo Noronha
      Posted Junho 1, 2015 at 11:22 pm

      Espero e desejo que faça uma bela carreira, ainda está muito a tempo disso, pois acho-o um belo jogador.

    • Kacal I
      Posted Junho 1, 2015 at 11:35 pm

      Já somos dois, vai realmente a tempo e tenho confiança que esta época vai ser emprestado a um clube decente no estrangeiro e vai fazer uma época positiva e depois é "vai ou racha" no Porto e terá uma oportunidade ou será vendido a um bom clube.

  • Anónimo
    Posted Junho 1, 2015 at 10:08 pm

    Na minha opinião os melhores do campeonato foram por esta ordem :

    1º Jonas 2º Jackson 3º Luisão 4º Oliver 5º Nani 6º Gaitan

    Cumprimentos,
    João Gonçalves

  • Tiago m
    Posted Junho 1, 2015 at 10:09 pm

    O Jonas é um grande jogador. No entanto apesar dos golos e daquilo que da à equipa tenho dúvidas se será o melhor jogador do campeonato tendo o Jackson Martinez. Por outro lado, dentro da equipa do Benfica não sei até que ponto é mais decisivo que Gaitan (sem o Gaitan o Benfica perdeu 8 ou 10 pontos não sei exactamente). Por mim se calhar considerava 1º Jackson, 2º Gaitan 3º Jonas são opiniões não significa que esteja certo.

  • Tiago Martins
    Posted Junho 1, 2015 at 10:10 pm

    Num top 5 o Maxi Pereira tem que estar. Talvez por não obedecer a um “low-profile” predefinindo em Portugal continuam a desvaloriza-lo (e muito). Fez na minha opinião a melhor época de águia ao peito: seguro no aspecto defensivo e soberbo na manobra atacante (sempre muito intenso, teve influência direta em muitos golos).

    Quanto a Jonas, faltam elogios para descrever a época do brasileiro. Mesmo não fazendo pré-época, afirmou-se rapidamente no onze base, contribuindo de forma decisiva para a conquista do campeonato e da Taça da Liga. A influência do ex-Valência vai muito além dos golos marcados – excetuando Saviola na época 2009/2010, não me recordo de um avançado na Luz que juntasse esta regularidade, influência e números.

    Achei a época de Luisão abaixo dos níveis apresentados na época passada, sendo que até teve um rendimento semelhante a Jardel (a surpresa do ano nas águias para mim). Júlio César disse presente, Eliseu apesar da má fama até rubricou uma época positiva (no nosso campeonato acaba por ser um lateral bem razoável, sendo que o seu pontapé-canhão salvou a equipa nalgumas partidas), Samaris foi quem mais cresceu desde inicio da temporada, a inserção de Pizzi foi importante na circulação/velocidade de jogo (em comparação com Talisca) e afirmou-se como opção válida para a próxima época, Salvio e principalmente Gaitán continuam a desequilibrar na frente (pena serem susceptíveis a lesões) e Lima rubricou mais uma boa temporada.

  • Paulo Pereira
    Posted Junho 1, 2015 at 10:30 pm

    Acho que se não se dá o devido valor ao Lima (apesar de achar o Jonas superior).

  • Flávio Trindade
    Posted Junho 1, 2015 at 10:34 pm

    Concordo.
    Aliás volto a frisar que não fosse a má preparação da época por parte dos responsáveis do Benfica (e fomos campeões mesmo assim) o que originou como disse o Rúben e bem, imensas novelas sobre avançados, e tivesse Jonas chegado atempadamente, não só o brasileiro teria sido o melhor marcador da Liga, como o Benfica não teria feito a triste figura que fez na Champions. Claramente jogador do ano em Portugal.
    O resto do top é que é mais relativo…
    Por mim seria Jonas, Jackson, Danilo, Maxi e Jardel (foi para mim o melhor central em Portugal esta época)

  • Invictus
    Posted Junho 1, 2015 at 10:36 pm

    Vejo aqui cada comentario, ja dizem que o Jonas é melhor que J.Martinez,ao que isto chegou…. pode ser um bom 2 avançado mas nunca sera um P.L de referencia, e provavelmente vai começar a cair de rendimento com idade que ja leva(tipo Lima).
    Nunca foi goleador na Champions, ao contrario de J.MArtinez que ja fez imensos golos e com isso atraiu os tubarões todos.
    Esta epoca quer queiram quer não, individual foi inferior a J.Martinez nas 2 principais montras..

    • Pedro Miguel
      Posted Junho 1, 2015 at 10:44 pm

      O Jonas tem 14 jogos e 8 golos na Champions

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 10:52 pm

      Champions 11/12: 5 jogos, 4 a titular, 3 golos. 1 golo a cada 120 minutos.

      Champions 12/13: 8 jogos, 6 a titular, 5 golos. 1 golo a cada 90 minutos.

      Nunca foi goleador na Champions…. haha

      Não tens piadas mais engraçadas?

      O Jonas já marcou bastantes golos na melhor liga do mundo, não tem culpa de não ter o Mendes como empresário…. Se não fosse isso ainda estaria no Valência.

    • Diogo Neves
      Posted Junho 2, 2015 at 12:21 am

      Já marcou bastantes golos na melhor liga do mundo, 157 (52), esta é para rir…

    • Fábio Mendes
      Posted Junho 2, 2015 at 9:35 am

      Sim Diogo, porque marcar 52 golos na liga espanhola qualquer um marca……enfim

    • Diogo Neves
      Posted Junho 2, 2015 at 5:33 pm

      Sim Fábio, é que marcar 52 golos em 157 jogos são BASTANTES golos…

  • Octávio Alvarez
    Posted Junho 1, 2015 at 10:37 pm

    Creio que se está a confundir o título e o texto, Jonas é uma escolha consensual para jogador do ano, daí até ser o melhor jogador em Portugal e até do próprio Benfica parece-me um exagero. São coisas completamente diferentes na minha opinião e pode-se utilizar a comparação da moda entre CR7 e Messi, mesmos os que preferem um deles assumem que o outro já foi superior e mais decisivo em determinada temporada.

  • João Dias
    Posted Junho 1, 2015 at 10:38 pm

    A minha ordem em termos de qualidade e não de perfomance:

    – Jackson
    – Gaitan
    – Jonas
    – William
    – Nani
    – Oliver
    – Rúben Neves
    – Carrillo
    – Brahimi

    • Anónimo
      Posted Junho 1, 2015 at 11:13 pm

      Rúben Neves?! Haja noção

      Francisco

    • João Dias
      Posted Junho 1, 2015 at 11:19 pm

      Haja noção? Um jogador que se assume desta maneira com 17 anos e numa equipa como o Porto está tudo dito quanto ao potencial dele…

    • Guilherme Silva
      Posted Junho 1, 2015 at 11:28 pm

      O Rúben tem potencial para ser o melhor, mas ainda não merece um lugar neste top.

    • Tiago Pinto
      Posted Junho 2, 2015 at 8:12 am

      Penso que a lista que apresentaste é relativa à qualidade e não potencial, daí a opinião do Francisco.
      De qualquer das formas, o potencial dele é enorme e poderá estar daqui a uns anos nesta lista, tanto ao nível da qualidade como da performance.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 2, 2015 at 8:49 am

      E o que é que isso tem a ver? Potencial é uma coisa,qualidade é outra,tenha 10 anos ou 40.
      O Salvio não conta porque está de muletas não?

    • Alex
      Posted Junho 2, 2015 at 8:57 am

      Assume desta maneira? Esta bastante evoluido para a idade que tem, e um otimo jogador e tem muito futuro, mas o miudo so fez 10 jogos a titular, calma…

    • Anónimo
      Posted Junho 2, 2015 at 3:23 pm

      Rúben não é um 6 porque não serve para o nivel de exigência do Porto. Não agora, no futuro talvez. Mas não o queiram elevar a Deus, o puto tem muito para aprender e evoluir, tem jogado bem em duplo pivot, e admiro a sua visão, posicionamento e passe, mas não passa disso. Não merece estar neste top.

      Sérgio

  • Invictus
    Posted Junho 1, 2015 at 10:47 pm

    Top 5:

    J.Martinez
    Gaitan
    Jonas
    Oliver
    Danilo

  • Stalley VM
    Posted Junho 1, 2015 at 10:50 pm

    Concordo claramente, á um Benfica antes e depois de Jonas.

    SL!

  • João Magalhães
    Posted Junho 1, 2015 at 10:59 pm

    Eu acho que é claro que o Jackson é mais jogador que o Jonas, o que não significa que tenha sido mais preponderante no campeonato.

    • JVP
      Posted Junho 1, 2015 at 11:19 pm

      Não sei onde é claro…

      Não sei se é o teu caso, mas muita gente assume que o Jonas por ter sido dispensado do Valênica era um cepo o que está longe de ser verdade.

      Em que é que o Jackson é melhor que o Jonas tirando na capacidade física?

    • João Magalhães
      Posted Junho 1, 2015 at 11:39 pm

      Não é por ter sido dispensado do Valência. O Jackson é mais rápido, mais ágil e consegue jogar em todos os momentos do jogo. Seja com a equipa lá atrás, a segurar o jogo na frente,seja em ataque continuado. É melhor quando a equipa está apertada e é preciso bombear para a frente. Consegue segurar enquanto a equipa precisa de subir linhas. Para além disso, faz um trabalho defensivo excelente ao contrário do Jonas e está no meio dos centrais como peixe na água. Vem buscar jogo atrás com facilidade, dá nas linhas, dá apoios aos médios, é top em qualquer equipa.

    • Diogo Neves
      Posted Junho 2, 2015 at 12:23 am

      Cepo não era, mas bom não era, senão não vinha embora…

  • Caf Cunha
    Posted Junho 1, 2015 at 11:20 pm

    E o Top-5 de jogadores portugueses?

  • m1950
    Posted Junho 2, 2015 at 12:04 am

    Agora futebol…

    O Jonas é um jogador que me encanta , a qualidade técnica, e um toque de bola muito acima da média e que faz valer a pena o bilhete e acima de tudo a capacidade de decisão entrelinhas sempre com certeza no passe , numa zona onde aposto que acerta acima de 90% das decisões , a forma como dá sempre o seu toque de classe ao jogo e ainda por cima consegue ser matador e fazer assistências , concordo completamente com o justo prémio.

    Jackson Martinez , o melhor ponta de lança , que ao contrário de Jonas tem uma coletivo que a nível ofensivo é mais fraco que o do Benfica , e acaba por ser One Man Army na equipa do Porto , desbloqueando os jogos com bolas mais difíceis que as do Benfica e a jogar sem apoio , visto que Óliver não tem a profundidade de um verdadeiro médio ofensivo. Jackson mostra a sua capacidade em quase todos os jogos , contra o Bayern foi mesmo imperial.

    A diferença é que o Benfica é a equipa que melhor cria ocasiões de golo , qualquer um dos 2 merecia o prémio de melhor jogador ,e como Jonas é que ganhou a competição deve ser ele o eleito.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Junho 2, 2015 at 12:12 am

    Já com o mercado encerrado e a custo, chegou o elemento desequilibrador do campeonato. Grande temporada, não só pelos golos, mas pela qualidade que evidenciou, tanto no momento da finalização, assistências e qualidade técnica.

  • Pedro
    Posted Junho 2, 2015 at 1:08 am

    O engraçado e que o valencia quer comprar o jackson este ano e o jonas foi dispensado o ano passado coisas da vida …

  • Renato Teixeira
    Posted Junho 2, 2015 at 8:31 am

    Indo ao facebook do Jackson e ao ver o seu top5 de golos desta época, pergunto-me onde é que o Jonas finaliza melhor que o Jackson. Golos escandalosos todos falham, a diferença é que Jackson trabalha bastante para a equipa e nem sempre está na área para finalizar, defende bastante, pressiona e quase que destrói defesas sozinho. Ele teve que aturar a baixa de forma do Brahimi, os cruzamentos para a lua do Danilo, a falta de cruzamentos do Alex Sandro, a inexistência de cruzamentos por parte do Tello e apenas uma mão cheia de bons cruzamentos do Quaresma. Óliver e Herrera não eram jogadores de passes de rutura para ele. Ele é quase um one man show na frente de ataque…

    Posto isto, acho justa a nomeação do Jonas por todo o impacto que teve no ataque do Benfica que acabou por ser preponderante nos jogos contra os pequenos. Falta-lhe mais atitude nos grandes jogos. Jackson esteve enorme em quase todos os grandes jogos, o problema foi mesmo os golos falhados. Mas acho que o Jonas nem oportunidades teve…

    A nomeação de jogador do ano pouco me importa, vale o que vale e no fim, para além de não valer título nenhum também não serviria de prémio de consolação nem de vitória moral, pelo menos para mim.

  • Dr. Bayard
    Posted Junho 2, 2015 at 8:47 am

    Jogador do ano nas provas internas, certo?
    Concordo com a eleição de Jonas, ponto final!
    Se tivermos em conta toda a época, com as exibições e golos na Champions, elegeria Jackson Martinez.
    Há alguma confusão na troca de comentários, não se trata da eleição de quem é o melhor em Portugal, mas sim, o jogador do ano.

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 2, 2015 at 9:14 am

      O titulo é esclarecedor… "…em Portugal"… Era um pouco impossível o Jonas ser o melhor nas competições europeias também… Digo eu…

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 2, 2015 at 8:52 am

    Até quando vai continuar o mito que o Jonas era um coitadinho do Valencia?

    Não me canso de repetir…Foi o melhor marcador do Valencia na La Liga no ano em que que não quiseram renovar com ele.

    • José Moreira
      Posted Junho 2, 2015 at 9:23 am

      Eu sá sabia que o Jonas tinha qualidadade, não por ver os jogos do Valência, mas pelos resultados dos jogos do Valência, sendo que várias vitórias tinham a sua assinatura. Mas há uma coisa, o Jonas faz o que faz porque tem espaço, assim como toda a equipa do Benfica. As equipas que jogaram contra o Benfica tentam assumir o jogo e jogar com linhas mais avançadas, não sei bem porquê, e até se forem a ver o Benfica tem muitos mais remates sofridos que o FC Porto, e o FC Porto foi a melhor defesa da Europa(por isso não consigo entender que se faça uma equipa do ano com a defesa do Benfica, excepto o Eliseu). No entanto isso não resulta porque o Benfica tem um estilo de jogo muito vertical. Contudo as equipas contra o FC Porto fecham-se mais. Quantas vezes o FC Porto jogou contra autocarros nesta época? Quantas equipas é que tentaram assumir jogo? Só uma, o Sporting, e foi o que se viu. No entanto o Benfica nos jogos grandes utilizou esses tais autocarros. E onde é que estava o Jonas e o Gaitán? Lembram-se dos dois jogos com o Sporting? Dos dois empates, e particularmente do segundo. A partir do momento em que o Benfica tem medo do Sporting, que supostamente não está pronto para lutar pelo primeiro lugar, apesar de ter feito mais pontos que a segunda volta demolidora do Benfica, só superado pelo FC Porto, está tudo dito. Mas isso levava-nos para outra conversa…

    • Kafka I
      Posted Junho 2, 2015 at 9:38 am

      Melhor comentário cómico deste post só podia mesmo vir do José Moreira e das suas absurdas teorias da conspiração, pelo menos já me ri esta manhã com um comentário sem sentido algum…"as equipas jogam mais fechadas contra o Porto" enfim, só rir contigo..

      Depois vê-se que não viste jogo nenhum e falas sem saber ao dares o exemplo dos Benfica-Sporting, quando na 1ª volta o Jonas nem sequer jogou (nem sequer ainda era jogador do Benfica, é o que dá falares sem saber, cais no ridiculo)…e o Benfica foi claramente superior ao Sporting nesse jogo…e no 2º jogo o Jonas que eu saiba fez uma assistência para golo

      E depois, desde quando jogar em contenção é ter medo do adversário? portanto as equipas Italianas da década de 70/80/90 tinham medo dos adversários é isso? o Chelsea tem medo dos adversários é isso? o Inter de Helenio Herrera tinha medo dos adversários?

      Percebes ZERO de futebol rapaz

    • José Moreira
      Posted Junho 2, 2015 at 2:25 pm

      Primeiro eu vi quase todos os jogos do Benfica, já tu não sei se pode dizer o mesmo.
      Segundo eu não disse que o Jonas jogou na 1ª volta contra o Sporting…Se calhar não me expliquei bem mas o Gaitán estava em campo…
      Terceiro o jogo na 2ª volta foi empatado aos 94 minutos, com um golo fora de jogo(se quiseres verificar a regra 11 pela movimentação do Maxi Pereira na jogada)
      Quarto, sim jogar em contenção é ter medo do adversári0. Sim porque há uma diferença entre jogar ao contra-ataque(algo que o próprio Barcelona é exímio) e contenção. Se jogas em contenção é apenas para não sofrer, e isso foi o que Benfica fez no jogo na Luz contra o FC Porto(essencialmente na 1ª parte, em que não fez um único remate!) e em Alvalade(u único remate à baliza foi num golo irregular).
      Quinto, já deu para perceber que não vais lá com factos, mas mesmo assim sabes quantos remates o Gil Vicente fez contra o Benfica? 14(a maior parte dentro da área). E sabes quantos fez o Benfica? 15(isto se considerarmos aquilo que o Talisca fez um remate).
      Sexto, obrigado pela resposta,
      P.S. Imagina que no ano passado, uma equipa(vamos dizer Barcelona) jogava com o primeiro classificada( vamos dizer Atético de Madrid), e se por acaso ganhasse o jogo era campeão. E então nesse um jogador(vamos dizer Messi) marcava um golo(regular), que viria a ser invalidado. Quem seria afinal o justo campeão?(isto aconteceu mesmo…)

    • Anónimo
      Posted Junho 2, 2015 at 3:36 pm

      José Moreira

      O Sporting foi dominado na primeira volta, só empatou graças a um frango do Artur.
      Quanto à segunda parte do comentário, ainda bem que o Benfica joga agora na expectativa e em contenção. Eu agora estou a celebrar um bicampeonato e não se a minha equipa joga bom ou mau futebol. O futebol tem de ter pragmatismo. Contam as que entram.

      Sérgio

    • Kafka I
      Posted Junho 2, 2015 at 4:03 pm

      Eu parei de ler quando mentes ao dizer que o golo do Benfica é em fora de jogo, é que isso é mais grave ainda, tu para além de não veres os jogos, nem sequer as regras sabes, e portanto senão sabes as regras do futebol não posso continuar esta discussão contigo…passa bem rapaz, e não sejas tão patético

  • Rodolfo Trindade
    Posted Junho 2, 2015 at 9:53 am

    Não estou a perceber uma coisa, quando era para se debater quem era o justo campeão, o FCP era uma equipa demolidora, arrasava todos os clubes, cilindrava, "cuspia" na cara dos adversários, passeava e espalhava classe pelos campos de futebol. O Benfica era a equipa dos "mijões", tinham uma oportunidade de golo e marcavam (decerteza de penalti, fora de jogo, a jogar com mais um, ou então o Barbas com a mão), não jogavam nadinha, não criavam oportunidades, tinha um jogo pobre.. etc etc etc…

    Agora que é para se defender o Jackson, o FCP não cria oportunidades, mastiga o jogo, é muita posse e pouca objectividade, o avançado anda "vive" numa ilha e raramente tem oportunidades para finalizar. O Jonas joga numa equipa demolidora e avassaladora, que cria imensas oportunidades de golo por jogo, os adversários jogam todos abertos com o SLB, o Jonas não tem marcação.. etc etc etc..

    Um brinde à incoerência…

    Então mas em que ficamos?!?

    Para mim o Jackson é o melhor jogador do nosso campeonato, no entanto neste ano, o jogador mais influente, decisivo e com melhor rendimento foi Jonas, rendimento este que acabou por contribuir para a conquista do Campeonato por parte do Benfica!

    • Kafka I
      Posted Junho 2, 2015 at 10:19 am

      Caro Rodolfo, de longe o melhor comentário deste post :)…viva a coerência, afinal o Benfica foi avassalador e o Porto é que ganhou sem saber como, isto segundo os defensores do Jackson neste posto

      Simplesmente na mouche o teu comentário

    • Renato Teixeira
      Posted Junho 2, 2015 at 10:25 am

      Não sei que adeptos estás a referir mas nunca li aqui nada o que disseste no 1º parágrafo. Li muitas vezes, adeptos rivais a dizerem isso em tom de gozo. Jackson tem muito mais trabalho na manobra ofensiva do Porto que Jonas no Benfica. Nem que seja por jogar com um óptimo avançado ao lado. E quem tem Gaitán arrisca-se sempre a ter a bola redonda onde quiseres. No Porto há Oliver e Herrera que de criatividade ofensiva têm pouco. Brahimi desceu muito nesta 2ª volta, Tello apareceu sempre a espaços até se lesionar e Quaresma é o que todos sabemos. Ora faz um jogo fantástico ora desaparece por umas semanas. Jackson foi a única unidade consistente do ataque. Agora nenhum destes argumentos servem para desvalorizar o Jonas que é, de facto, um grande jogador.

    • Kafka I
      Posted Junho 2, 2015 at 10:30 am

      Renato

      Vai ver os comentários do André Vieira ao longo da época, o Porto segundo ele era avassalador e o Benfica ganhava sempre sempre saber como com golos de sorte, ao ponto de ele ter dito que "o Porto garantidamente ia ganhar por 4-0 na Luz, dada a diferença de jogo entre as 2 equipas"

      Então em que é que ficamos?

    • Renato Teixeira
      Posted Junho 2, 2015 at 10:31 am

      Mas porque é que te baseias num tipo de adepto que sabes que é completamente parcial? É a cara dos adeptos do Porto?

    • Kafka I
      Posted Junho 2, 2015 at 10:51 am

      Ok nisso dou-te razão, também não quero acreditar que é esse o tipico adepto do Porto (ou Benfica ou Sporting, porque também os há assim desta forma)…admito que o meu comentário foi mais só para picar todos aqueles que disseram o ano inteiro que o Porto jogava muito e o Benfica não joga nada e agora como o Rodolfo frisou viram o bico ao prego para defender o Jackson…

  • Renato Teixeira
    Posted Junho 2, 2015 at 10:03 am

    Eu ainda gostava de saber o que é que interessa ter o melhor jogador do ano em Portugal ou o melhor jogador do universo. Quero é títulos e esses…não os vi.

    Andam para aqui chateados a mandar vir uns com os outros. Anda tudo doido, isto é futebol… uns gajos atrás da bola… não ganhamos nada com isto e estão a discutir de forma estúpida por causa dum título individual fictício …

  • Diogo Araujo
    Posted Junho 2, 2015 at 1:03 pm

    Para mim a ideia de que um jogador só é bom se ganhar titulos premeia apenas a equipa onde os jogadores jogam e não a qualidade individual dos proprios jogadores. Sou portista, mas este ano o benfica foi sem duvida a melhor equipa em portugal, e essas conversas todas do colinho são simplesmente estupidas, e fazem-me lembrar do sporting o ano passado quando justificavam a sua falta de qualidade com erros de arbitragem.Jackson Martinez foi sem duvida o melhor jogador em portugal este ano, pelos golos que marcou pelos que deu a marcar e simplesmente por carregar a equipa quando mais ninguém o queria fazer, algo que jonas nunca teve que fazer devido a excelente equipa que o benfica foi este ano. Quanto a lima ser o 4º melhor jogador a frente de Gaitan e até Nani(que na minha opinião foi bastante superior a Lima) é algo que não posso concordar.
    Continuação de um bom trabalho VM!
    Diogo Araújo

  • Observador
    Posted Junho 2, 2015 at 2:05 pm

    Eu como não vejo jogos do Benfica não posso comentar, o único jogo completo que vi do Jonas foi em Alvalade, e pareceu-me um jogador mediano, pouco dado ao jogo e que a jogar sozinho na frente não rende…
    um bocado a imagem do Montero…

    È preciso as pessoas lembrarem-se que o nível médio de qualidade neste campeonato é muito, muito baixo, tirando as 3 ou 4 primeiras equipas, as restantes tem um saldo negativo de golos, só isto diz tudo sobre o nível desta liga… quando as primeiras equipas tem tantos golos marcados e tão poucos golos sofridos é uma demonstração clara de que isto é uma liga em que 90% dos jogos os grandes tem obrigação de ganhar por facilmente…

    E acho que o sucesso de Jesus no Benfica tem passado muito por aí esta temporada, nos jogos a sério nem sequer mostrou nada de especial, antes pelo contrário o Benfica foi medíocre esta época quando apanhou equipas a sério, mas foi tremendamente eficaz quando jogou contra equipas pequenas, ganhando jogos com maior ou menor dificuldade, alguns com ajudas de arbitragem e outros com situações menos "normais"…

    Mas no fundo é isto, a liga Portuguesa é muito fraca, a disparidade orçamental entre os grandes e os outros é muito acentuada, 80% das equipas da primeira liga se jogassem em Espanha só conseguiram andar pela segunda divisão B, porque nem na segunda liga espanhola conseguiriam ganhar muitos jogos…

    E o Jonas parece-me um bom jogador, consistente, é aquele tipo de jogador que numa liga Portuguesa faz muito bom jogos contra equipas fracas, mas que se for posto a jogar a um nível mais alto ou contra equipas melhores ele é apenas razoável… ao contrário de outros jogadores que até jogam em Portugal, cujo o potencial é superior e se forem postos a jogar a um nível mais alto podem até superar de rendimento

    Eu não tenho duvidas nenhumas que o melhor avançado em Portugal é o Jackson e que se o Jackson for para a liga inglesa, irá manter o seu nível de jogo ou até melhorar, é um dos 10/15 melhores avançados do Mundo neste momento….

    Agora se me perguntarem, que é o melhor jogador da liga? o MVP? o que foi mais decisivo? o que marcou mais golos? o que mais contribuiu para a sua equipa ter bons resultados? Não sei , se calhar foi o Jonas, o Benfica ganhou o campeonato, embora eu pudesse dizer que existiram outros factores que levaram ao desfecho do campeonato que nada tem a ver somente com o rendimento de jogador A ou B…

    Acho até que nenhum jogador se destacou por aí além este ano, se formos ver os prémios de jogador do mês da liga, foram sempre alternando…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Junho 2, 2015 at 3:16 pm

      entao a tua opiniao baseia-se num jogo, onde o jj prescindiu de atacar. onde num 4-4-2 jogou com dois medios defensivos.
      alem disso o benfica estava sem um dos melhores jogadores (gaitan) que tem uma influencia tremenda no jogo do benfica (basta ver os pontos que o benfica perdeu sem ele em campo), e com um ola john que pouco tenta fazer.
      era muito dificil o jonas fazer mais nesse jogo sobretudo porque o benfica joga com 2 medios, se os 2 sao defensivos e sem a magia de gaitan, a bola nao chega la a frente.

      o jonas so e bom contra equipas mas…. e braga, guimaraes, belenenses, nacional. nao contam?

      curiosamente, na primeiravolta nao jogou contra o porto e contra o sporting. na 2º jogou, em alvalade sem pizzi e sem gaitan. e contra o porto na luz sem o salvio e com um talisca/ola john terriveis.

Deixa um comentário