Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Maradona, Zidane, Beckenbauer, Francisco Pavón e Samuel Okunowo da semana

Principais destaques da semana?

“Maradona”: Jorge Jesus: é uma personagem, esta, o rosto mais visível de uma mesa que junta o Criador e apóstolos do Benfica campeão nacional. De uma crença infinita nas suas capacidades, é impossível dissociar o homem – excêntrico, calaceiro, genuíno, dançarino! – da competência técnica que emprestou ao ano encarnado. Contrariamente a campanhas passadas, onde foi pregado à cruz dilacerante da crítica, soube dominar o seu maior pecado humano; a soberba, que tantas vezes o tolheu de agarrar a glória suprema, está agora à distancia de onze italianos vestidos de preto e branco. Ao terceiro dia após a sexta-feira santa, Jesus subiu aos céus…falta saber onde irá aterrar em 2014/15.

“Zidane”: Manuel Machado: pela terceira vez coloca os insulares na Liga Europa, recuperando a aura da Choupana, que entretanto havia-se desgastado por entre época mais cinzentas que o nevoeiro que demasiadas vezes ali se instala. Quinto lugar, num elogio que se estende à capacidade de promover valores da formação, dom tão importante (e nobre) numa altura de contenção económica geral. Assertivo nos recados que deixa na imprensa, já merece uma condecoração de Jardim por méritos desportivos e serviços prestados à Região Autónoma da Madeira. Era o mínimo, depois do abandono a que foram votados aqueles emblemas pelo líder do governo regional daquela ilha. Mas claro que, como Manuel Machado muito bem sabe, “um cretino é um cretino”.

“Beckenbauer”: Ron Jans: agora rebaptizado de ‘PACman’ pela facilidade com que foi devorando adversários  na competição, o PEC Zwolle, com Ron Jans ao leme, é o novo detentor da Taça da Holanda, depois de cilindrar o Ajax, um dos crónicos favoritos a levantar o metal. E logo por 5-1! Realizado em Roterdão (cidade que alberga o rival Feyenoord e que por isso provocou muitos desacatos dentro e fora do recinto), é a redenção de um clube que por duas vezes havia estado perto da glória (1928 e 1977) e que contava apenas com três títulos domésticos, todos referentes à segunda divisão do país das tulipas.

“Francisco Pavón”: Luís Castro: só não ajoelhou fisicamente, pois foi notório que, pela primeira vez, o nervo do treinador portista foi dobrado com a facilidade com que uma folha é levada pelo vento em dias de tempestade. Fez subir ao relvado da Luz onze meninos, quando do outro lado estavam homens. Em desvantagem numérica grande parte do tempo, acrescente-se. Após jogos e jogos a cair no goto dos adeptos pelas opções arrojadas (Quintero e Ghillas com ele andavam sempre sem a calça de fato treino), lançou Josué para estancar a vertigem de um Benfica que estava, à hora, a um golo do Jamor. Se em Nápoles emergiu como o sobrevivente que todos queriam entrevistar, agora ameaça ficar ligado a um Porto que só não resolve as eliminatórias por culpa própria. O que é ainda mais penoso, e pouco abonatório quando se pensa no nome de Castro na propalada revolução que o futebol azul e branco irá sofrer.

“Samuel Okunowo”: Mourinho: “Nunca lutes com um homem feio: não tem nada a perder”. Ignorou um Liverpool desfigurado, que durante mais de vinte anos viveu o período mais miserável da sua história, e saiu claramente a perder frente à única coisa que restava aos ‘Reds’: o seu coração. A Mourinho, o que lhe falta em objectivos para esta época, sobra-lhe em desculpas esfarrapadas na hora da assunção do falhanço que foram os seus ‘mind-games’ ao longo de toda a temporada. Derrotado pelo Sunderland (quem diria que o último definiria os primeiros!), atirou-se para cima da arbitragem inglesa, o que lhe irá valer pesada multa interna e o rótulo cada vez mais bem colado de mau perdedor.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): A. Borges

0 Comentários

  • Kafka I
    Posted Abril 21, 2014 at 4:45 pm

    Sintetiza na perfeição o que foi a semana desportiva, subscrevo os 5 pontos…parabéns pela rubrica semanal

  • JF10
    Posted Abril 21, 2014 at 5:04 pm

    Cinco estrelas!

  • Diogo
    Posted Abril 21, 2014 at 5:06 pm

    Qual será a desculpa do Mourinho se perder o campeonato para o Liverpool?

    Em Inglaterra já estão fartos deles e se ele perder contra o Atlético que é uma equipa que também tem um orçamento muito inferior até o Abramovich se vai passar.

    • Kafka I
      Posted Abril 21, 2014 at 6:33 pm

      O Mourinho criou este problema e neste momento está prestes a ser engolido pelo próprio problema que criou, o que será a suprema das ironias…teve 9 meses a chorar e a dar desculpas do orçamento, e de repente olha-se para a classificação e a suprema das ironias é que esta prestes a perder o campeonato para uma equipa de orçamento muito mas muito inferior ao do Chelsea, o que vai ser dificil de explicar depois de 9 meses de choradeira e desculpas relativamente ao orçamento…

    • João Lains
      Posted Abril 21, 2014 at 6:41 pm

      Tomei a liberdade de recolher os três comentários mais destacados num conhecido site internacional:

      – I am Liverpool fan however TBH the ref was really bad against Chelsea OFFSIDE GOAL, penalty was a Flap.

      -Still one of the best managers in futbol, no doubt. After reading the Man Utd tweet, bet Red Devils fans would rather have Jose over Moyes, even though they might not admit it out loud.

      – Actually, most of us do admit it. I was excited when it was thought he'd come to us, but he chose you guys so there's that. Still, this guy is the Zlatan of Managers, world-class and so funny!

      – In all fairness, Barcelona was in incredible form when Mourihno was in Spain. There was also the whole Ronaldo dramatic saga and Germany's rise to power. I don't think he and Real were meant for each other. Before Madrid he had a lot of success with other clubs around the world and he certainly deserves all the credos people give him.

      – He won the La Liga against arguably the best side in the history of football. He also won the Copa del Rey. He did okay at Real considering how good Barcelona were but according to his standards, I agree, he should have done better.

      – Everyone hates him but football would be so boring without him… Well, other than the actual sport.

      – Jose Mourinho is not overrated. You are discrediting the man simply because you do not like him. He did not fail at Real Madrid, he failed by his own high standards.

    • Jeremy
      Posted Abril 21, 2014 at 7:39 pm

      João, relê o penúltimo comentário… Acho que não favorece nada a análise.

      Custa muito admitir que este ano Mourinho está a fazer um mau trabalho? Tal como no ano passado…

      Falando da arbitragem (a desculpa desta semana já que não se pode falar em grandes cavalos quando o adversário é o Liverpool), que tal falar do vermelho perdoado ao Ramires (quando estava 1-1)? O Chelsea iria ganhar com menos 1?

      O Chelsea já ganhou jogos com golos aos 90 de faltas que não existiram… Acontece.

      Falando um pouco de futebol, acho que um argumento chega: O CHELSEA NÃO JOGA NADA.

      O Mourinho fartou-se de falar em este ano construir uma equipa com estilo que beneficiasse os seus jogadores mais tecnicistas (Hazard, Oscar), no entanto o que se viu foi uma equipa que defendia muito bem (mérito dele aí) e depois jogava em contra ataque sem fio de jogo nenhum.

      As dificuldades contra as equipas pequenas (Sunderland, Cristal Palace, West Ham, etc.) dão-se porque a equipa só sabe jogar em contra ataque dando a bola ao adversário, não sabe assumir o jogo.

      Aí não há desculpas, têm um trinco (Matic) que constrói como poucos médios defensivos na Europa, no Chelsea não tem liberdade para o fazer, têm alas/#10 brutais como Hazard, Oscar ou Willia, extremos como Shurrle ou Salah.

      Os problemas na finalização são normais porque os avançados são fracos, mas esta equipa tinha que jogar muito mais futebol.

      Até pode ganhar a Champions, e aí as análises terão que mudar, porque ás vezes para ganhar esta competição não é preciso ser uma grande equipa como sabe bem o plantel do Chelsea.

      Para já o trabalho de Mourinho é fraco este ano, tal como foi em Madrid, se achas que ele é o melhor do mundo deverias por-lhe mais responsabilidade. Se a equipa perdesse mas jogasse como o Liverpool não o criticaria tanto, como perde e joga mal não se pode elogiar.

      Como diz o tal comentador que aí tens, estou farto das equipas dele que são 'Boring'. Quando ele voltar a ter equipas que joguem como o Porto ou os primeiros anos de Chelsea voltarei a dar-lhe mérito, assim não

      Aliás gostaria muito de saber porque raio mudou, ganha-se mais vezes a jogar bem e com posse de bola, é difícil ganhar uma Liga sem fio de jogo nenhum.

    • Kafka I
      Posted Abril 21, 2014 at 8:23 pm

      João Lains,

      É impressionante, és incapaz de admitir o óbvio, ou seja, que o Mourinho estás prestes a ser apanhado na ratoeira que ele próprio montou…qual é a desculpa agora para perder o campeonato para uma equipa com um orçamento muito inferior e que no ano transacto tinha ficado em 7º lugar…

      Ao ponto que chegas de defender o indefensável…neste momento ele está encostado às cordas e ou vence a Champions, ou será uma época completamente fracassada, isto é a realidade, por mais desculpas esfarrapadas que tu e ele tentem arranjar

    • João Lains
      Posted Abril 21, 2014 at 8:36 pm

      Copiei todos estes comentários sem qualquer tipo de critério, de adeptos do Liverpool, Chelsea, Man Utd e por aí fora, apenas porque eram os que estavam destacados no topo da página. Se achas que eu estava a tentar defender a imagem do Mourinho, estás profundamente enganado porque só o fiz em resposta a alguém que disse que estão fartos em Mourinho.

    • Jeremy
      Posted Abril 21, 2014 at 9:16 pm

      Supostamente os comentários servem para se dar uma opinião.

      Acho fantástico como podes engrandecer tudo o que Mourinho diz ou atinge, como na vitória contra o PSG, mas depois quando não ganha e a equipa joga mal (que são a maior parte dos jogos mesmo com resultados positivos) não tens nada a dizer.

    • João Lains
      Posted Abril 21, 2014 at 9:47 pm

      Não estou a defender ninguém, já disse que copiei os comentários sem nenhum critério, de adeptos dos mais diferentes clubes em Inglaterra e de outros países, apenas com intuito de mostrar a quem por aqui passa, o que se fala em Inglaterra. Além disso, se há aqui alguém que vibre com os sucessos do Liverpool, mais do que com os de Mourinho, sou eu que raros são os jogos que perco de há três anos para cá.

    • Jeremy
      Posted Abril 21, 2014 at 10:03 pm

      Não defendes ninguém?

      Nunca te vi este ano um comentário negativo sobre Mourinho, enquanto os positivos são a rodos.

      Tendo em conta que a época do Chelsea está a ser negativa, acho estranho.

      Aliás já criticaste mais o Rodgers este ano que o Mourinho… Se isto não é ser parcial não sei o que será.

    • João Lains
      Posted Abril 21, 2014 at 11:52 pm

      Queres que eu diga o quê? O Chelsea foi escandalosamente roubado neste jogo com o Sunderland, se isso me deixou triste? Nem perto, torço pelo Liverpool e quero que este se sagre campeão, e isso está cada vez mais perto de acontecer.

      As críticas que eu dirigi ao Rodgers foram estas: desperdiçou imenso dinheiro com reforços inúteis e o tempo só me veio dar razão (cedo se percebeu que o Luís Alberto e o Aspas, eram erros de casting, ou pelo menos eu sempre tive imensas dúvidas que pudessem vingar). Por isso, critiquei o Rodgers quando ele se veio queixar da falta de profundidade do seu plantel, quando o Liverpool se debateu com as lesões em simultâneo de Gerrard e Sturridge, quando estão 17 milhões desperdiçados em transferências, já para não falar no Ilori (gosto bastante dele mas não era uma prioridade para esta temporada, depois das contratações de Touré e Sakho), que custou 8 milhões. Com estes 25 milhões o Liverpool podia perfeitamente ter contratado um médio defensivo e um ala.

    • Jeremy
      Posted Abril 22, 2014 at 10:11 am

      Esquece, és completamente fanático pelo Mourinho pelo que discutir contigo não vale a pena.

      Como é que podes falar dos árbitros quando o Chelsea jogou toda a segunda parte com 11, quando devia ter jogado com 10? Tens noção do impacto de uma expulsão num jogo durante 45 minutos?

      Só te lembras dos árbitros quando o Mourinho perde, mas quando ganha aos 90 com faltas que não existem não vens com essa conversa do escandalosamente roubado…

      Eu falei do futebol praticado pela equipa, os resultados são a consequência, como é que a equipa do melhor treinador do mundo, com excelentes jogadores pode jogar tão pouco.

      Mas lá está o segundo parágrafo comprova que fechas os olhos a tudo o que Mourinho faz de errado. Sim, o Rodgers falhou em algumas, mas naquelas que precisava de acertar não falhou: Mingolet, Sacko, Allen, Coutinho e Sturridge foram expelentes aquisições a preços relativamente acessíveis, Coutinho, Mingolet e Sturridge foram praticamente oferecidos para a qualidade que têm, Allen foi caro mas é bom jogador.

      Fosse Rodgers o treinador e o Liverpool andaria a lutar por títulos desde 2011, pois ele não iria dar 40 por Carrol ou 30 pelo Aquilani.

      Já a política de contratações de Mourinho é terrível a todos os níveis (tirando Matic que foi bom reforço a bom preço). Como é que explicas ter entrado na época sem um avançado de jeito, dispensando o Lukaku, que mete qualquer um dos 3 num bolso? Já para não falar da venda do Mata, que era o melhor 10 da equipa, sendo que Oscar ainda não atingiu o nível do Espanhol nos dois anos anteriores…

      Por aqui se vê, que tapas os olhos a tudo o que Mourinho faz de errado. Mas logo se por acaso ganhar, o que duvido, cá estarás para lhe dar os louros, com frases como: 'rendam-se ao melhor do mundo'.

      Em toda esta conversa não és capaz de dizer nada que tenha feito mal no Chelsea. Eu já lhe reconheci qualidades (defesa, compra do Matic) e poderia ainda falar da evolução fantástica de Hazard, Cahil e Azpilicueta.

  • Super Dragão
    Posted Abril 21, 2014 at 5:07 pm

    O Luis Castro não merece a referência. Quem merecia a referência era os 14 palhaços que vestiram de azul e branco. Não compreendo esta mania de culpar o treinador por todos os fracassos… Os jogadores tiveram uma atitude simplesmente patética. Encostaram-se ao estar a jogar com mais 1 e ao empate e nunca mais lutaram pela vitória. Foi uma vergonha e espero que a maioria leve uma vassourada. Mancharam a nossa história!

  • Kacal l
    Posted Abril 21, 2014 at 5:19 pm

    Excelente post, aprecio bastante esta "rubrica" semanal, Parabéns! A. Borges. :-)

    “Maradona”: Há que dar mérito a quem merece e o JJ teve bastante esta época, não todo, mas muito, ele contratar, evoluiu e valoriza jovens como poucos, em termos técnicos, é um excelente treinador, esta época começou mal, mas depois ele aprendeu que para ter sucesso é preciso ser menos arrogante e eufórico e é preciso não cometer excessos e festejar antes do tempo, se ele tivesse aparecido mais cedo no topo, se não tivesse certas atitudes e se tivesse um discurso com outra qualidade, não tenho duvidas que ter tanto sucesso como Mourinho porque é um excelente treinador, é verdade que o plantel do Benfica é o mais forte e equilibrado do campeonato, mas se o treinador não for competente, isso pouco importa, portanto admito que o JJ foi o grande responsável pela conquista do campeonato.

    “Zidane”: O Manuel Machado é um senhor, um bom treinador, dos melhores da primeira liga, já deu para reparar que a sua “praia” é na Choupana, foi onde teve maior sucesso e onde é adorado, acho que deve continuar por lá, conseguiu um 5º lugar com mérito, com contratações de jovens acertadas e com uma aposta nos jovens da formação, portanto merece a distinção.

    “Beckenbauer”: O Ron Jans fez história e merece a alcunha de “PACman”, conseguiu conquistar a Taça da Holanda, goleando o Ajax por 5-1, que é “só” o tetracampeão holandês, para além de ter conseguido um 9ºlugar, que é positivo, portanto está de Parabéns, ele e o PEC Zwolle, mas o treinador anterior, o Art Langeler, não sei porque é que saiu, subiu o Zwolle à primeira divisão, como campeão da segunda e depois conseguiu um 11º lugar, não me pareceu um mau trabalho, mas a verdade é que o Ron Jans chegou, viu e venceu, conseguiu um 9º lugar e conquistou a Taça da Holanda, goleando o Ajax, é um sonho, merece os Parabéns!.

    “Francisco Pavón”: O Luís Castro é um bom treinador e um senhor, se foi verdade o que ele disse na conferência de imprensa, o que ele disse não era motivo para expulsão, mas perdeu a cabeça, é normal, não creio que seja só culpa dele a derrota na Luz, os jogadores também não tiveram a melhor atitude e o Reyes cometeu aquela grande penalidade e isso é um erro individual, não podemos acusar o treinador por causa disso, se o Porto tivesse tido outra postura e mais calma quando fez o 1-1, talvez estivéssemos na final da Taça de Portugal, ele fez o que pôde, meteu o Josué para tentar segurar o meio-campo, depois meteu o Quintero e o Ghilas para ter maior poder ofensivo e tentar virar a eliminatória, mas depois do golo do Benfica também não houve futebol, foi vergonhoso, a culpa não foi só dele, mas não sei se é o treinador certo para levar o Porto ao sucesso e voltar a triunfar, na próxima época, é uma situação a estudar bem pela direcção e tomar a decisão mais acertada, é esperar para ver.

    “Samuel Okunowo”: O Mourinho subestimou os adversários e deu-se mal, até esta derrota, até estava tudo bem encaminhado, estava nas meias-finais da Champions com grandes possibilidades de chegar à final, estava na luta pelo titulo, quatro vitória e titulo era do Chelsea, estava tudo a correr bem, mas de repente, o campeonato está perdido porque subestimou os adversários, aquela história do Chelsea ser um “outsider”, era só um “mind-game”, nada mais, mas acabou por não correr bem, não gosto das suas desculpas com a arbitragem, é verdade que o penalti foi duvidoso, que houve um penalti por assinalar por mão de um jogador do Sunderland, também é verdade que o arbitro originou um contra-ataque perigoso para o Chelsea que podia ter dado o 3-1, devido à sua má colocação em campo, mas o Chelsea deveria ter feito muito melhor, deveria ter ganho contra isso tudo e o Mourinho não devia ter desculpado a derrota com a arbitragem, o Liverpool surpreendeu e vai mesmo acabar como campeão, essa é a minha convicção e merecem, para o ano há mais.

    • Jeremy
      Posted Abril 21, 2014 at 7:43 pm

      Também é verdade que o Ramires fez o jogo todo…

      Mas isso Mourinho já não viu.

      Com tanto falatório de arbitragem, os Sportinguistas podem sonhar com a volta do Mourinho (depois de não o quererem em 2000), clube mais parecido com um treinador não há…

      Sempre que perde é roubado.

    • Kacal l
      Posted Abril 21, 2014 at 8:43 pm

      Jeremy,

      Sim, também é verdade, o Ramires devia ter sido expulso, mas eu falei nas possíveis razões para o Mourinho falar de arbitragem contra o Sunderland e que acho que tem razão, mas disse também que não é por isso que ele deve desculpar a derrota com o argumento da arbitragem e que o Chelsea deveria ter feito muito melhor e deveria ter vencido o Sunderland de qualquer forma.

  • andre
    Posted Abril 21, 2014 at 5:28 pm

    Mourinho tanto tentou sacudir a pressão durante a epoca nos seus ja conhecidos e agora pouco eficazes MIND GAMES que as desculpas de ao ser candidato ao titulo acabaram por lhe vir dar razao. Vai ser a 1ª epoca onde nao vai ganhar 1 titulo. Desconfio que se em 2014-15 nao tiver um bom arranque na Premier League e a isso juntar uma campanha mediana na Champions nem a Dezembro chega. E depois? Bom, resta-lhe o Inter, a Seleçao, a Russia ou a reforma antecipada.

    • M.cruz
      Posted Abril 21, 2014 at 5:44 pm

      Não lhe devem faltar convites

      Ou o Man United
      Ou o FCP
      Ou o Vitória de Setúbal (de onde é natural)
      OU …

    • João Lains
      Posted Abril 21, 2014 at 6:54 pm

      Existem muito poucos clubes no mundo onde o Mourinho não seria capaz de desenvolver um trabalho melhor que os actuais treinadores (Liverpool, Atlético Madrid, Dortmund, Roma, Everton, etc).

    • Jeremy
      Posted Abril 21, 2014 at 8:18 pm

      Esse raciocínio é parvo, ninguém sabe o que aconteceria se Mourinho estivesse noutro clube.

      Mas se é para ir por aí, esqueceste-te-te do mais óbvio: Real Madrid, se não vejamos: Ancelotti tem mais 5 pontos que Mourinho tinha o ano passado com as mesmas jornadas e já ganhou a Taça (que Mourinho perdeu em casa), na Champions Anclotti já fez igual com possibilidade de melhorar.

      Para além disso o Real joga muito mais do que jogava o ano passado.

    • Kafka I
      Posted Abril 21, 2014 at 8:26 pm

      andre, só para rectificar que ele o ano passado também não venceu nenhum título

      João, faria melhor do que estão a fazer? ele sem duvida que é um dos 3 melhores treinadores do Mundo, mas para o caso de não saberes, ele está num clube melhor que todos esses, com orçamento tremendamente maior que todos esses clubes, e até agora está a fazer um trabalho pior, mas pronto, queres defendê-lo força..

    • andre
      Posted Abril 21, 2014 at 11:30 pm

      O grande problema de Mourinho neste momento é o facto de toda a gente apontar o seu estilo de jogo BORING e enfadonho. Depois de uma carreira internacional de sucesso, porto esta fora de questão, nem ele quereria. Italia penso que ja disse que so treinaria o Inter, Inglaterra so no Chelsea, Alemanha nao domina a lingua, entrave qb para nao trabalhar la, muito menos no Dortmund, Atletico tbm nao creio. Se pensarmos bem, so se for em França.

    • João Lains
      Posted Abril 21, 2014 at 11:56 pm

      Mas vocês agora também já não sabem ler? Eu penso que fui claro quando disse que tinha a certeza que o Mourinho não seria capaz de fazer melhor do que por exemplo Rudi Garcia, Simeone, Klopp ou Martínez, têm feito nos respectivos clubes. Essa caça ao homem tem de acabar porque já não suporto essa perseguição.

    • Jeremy
      Posted Abril 22, 2014 at 10:21 am

      Ou seja, faria melhor que todos os outros treinadores em todos os outros clubes… Como é que dizes isso sem te rir?

      Se tivesses opiniões credíveis e não elogiasses sempre Mourinho sempre e por qualquer motivo, quando a época está longe de ser boa, ninguém te criticaria. Bastava elogiares quando merece e criticar quando se justifica.

      Eu prefiro Guardiola, mas ele já fez muitos disparates, quando sentava Pedro e Alexis por Tello e Cuenca por exemplo. Este ano não tenho opinião porque raramente vejo o Bayern, dado que não há paciência para uma equipa que ganha sempre e um campeonato decidido em agosto.

      Essa opinião é ainda mais ridícula quando o seu substituto no Real está a fazer melhor que ele fez o ano passado. Logo Mourinho não iria fazer melhor que ele, porque fez pior.

      Antes que fales do Bale, Ozil e Higuain pagaram a compra, logo não foi investido dinheiro, algo que o Mourinho podia ter feito se quisesse.

      Isco e Illara são casos diferentes, mas longe de ter grande influência.

  • vsn7647
    Posted Abril 21, 2014 at 5:59 pm

    Mais um excelente análise de A.Borges que retrata na perfeição a semana futebolística.
    Agora um aparte , podias também inserir nesse quadro de figuras uma pessoa do género Herói Improvável como o Bruno Moraes ou Rodrigo Tiui que brilharam quando ninguém estava à espera sendo que esta semana o André Gomes foi esse herói improvável .

  • Rabensandratana
    Posted Abril 21, 2014 at 6:30 pm

    Excelente post do A. Borges.

    Os 5 pontos retratam muito bem o que foi a semana.

    O ponto 5 é a principal razão de eu não gostar do Mourinho é um bom treinador, mas nunca reconhece mérito aos adversários quando a sua equipa perde, a culpa é sempre da arbitragem, até parece que nunca foi favorecido.

    Manuel Machado grande temporada, já disse tudo sobre este estudioso de futebol, das pessoas que mais percebem de futebol em Portugal e muito forte em termos de formação.

    O Zwolle ao ter cilindrado o Ajax da forma como foi é, um factor extra para as equipas pequenas se motivarem quando jogam com as mais fortes, lembro-me muito bem de uma goleada de 0-4 no Dragão pelo Nacional da Madeira. Nunca mais me esquecerei desta goleada.

    • Kafka I
      Posted Abril 21, 2014 at 7:34 pm

      Inteiramente de acordo Rabensandratana, em especial o parágrafo do Mourinho, o seu mau perder e nunca ser capaz de admitir o mérito dos outros é profundamente lamentável

  • Enak
    Posted Abril 21, 2014 at 7:24 pm

    Concordo com tudo, mas de facto e sendo eu um atento espectador da Bundesliga, tenho que puxar a brasa à minha sardinha e na minha opinião tenho que salientar em relação à Bundesliga este mesmo post, porque acho que já faz tempo de eu fazer um post mais decente em relação a este assunto. Passo a destacar as seguintes personalidades:

    MIRKO SLOMKA
    Chegou ao Hamburgo com uma tarefa muitíssimo complicada, naquela que é claramente a pior temporada de sempre da histórica formação germânica, que vê os principais objectivos muito longe e luta por uma modesta manutenção, depois de ainda há poucas temporadas estar na luta pela Europa e até ver uma final a ser disputada no seu reduto, creio que na primeira edição da Liga Europa.
    Na primeira vez que li que seria Slomka o escolhido para substituir Van Basten duvidei um pouco da escolha, não porque Slomka não seja um treinador de qualidade (que o é, e o provou em Hannover), mas porque não era tecnicamente aquilo que a equipa precisava (na altura até referi que o Hamburgo precisava de uma espécie de Tony Pulis). Depois de ver o triunfo por 3-0 sobre o Dortmund e com um excelente jogo, de facto duvidei daquilo que tinha pensado, mas por esta altura consigo perceber as dúvidas que tinha em relação a Slomka (ainda que o plantel não dê as garantias que eram necessárias).
    De facto aquilo que o Hamburgo precisava era de um estilo de jogo menos à alemã, mais conciso a defender, para recuperar desses problemas, o que é difícil de acontecer com a maioria dos treinadores alemães (Huub Stevens, por ex, creio que seria uma escolha mais inteligente).
    Por último, quero apenas destacar o facto que o Hamburgo está em maus lençóis, estando praticamente obrigado a triunfar no play-off, já que a manuntenção é um cenário muito difícil neste momento.

    HUUB STEVENS
    Um dos treinadores actualmente mais históricos do campeonato alemão (tem mais de 300 jogos só pelo Schalke 04) e que ao mesmo tempo tem um grande respeito por parte dos adeptos alemães, e daí o facto de já ter tanto tempo de jogo na Bundesliga. Apesar de ser um treinador holandês, não creio ter aquilo que tipicamente se entende por "mentalidade à holandesa", sendo um treinador de muito trabalho e que é perito em construir ideias e processos de jogo (na última passagem por Gelsenkirchen foi o caso, sendo despedido injustamente na minha opinião).
    Era provavelmente um dos treinadores livres mais apetecível do mercado, não só pelo nome e pelo que representa na Alemanha especialmente, mas também porque os seus méritos são-lhe reconhecidos de forma justa. A aposta foi sem dúvida acertada e agora se prova isso, com um Estugarda muito melhor defensivamente e praticamente com a manutenção conseguida (tendo em conta o calendário do Hamburgo e do Estugarda), o que nas actuais circunstâncias da equipa é um trabalho notável.
    Em 21 pontos possíveis conseguiu 11 desde que entrou em Estugarda, quando Schneider tinha conseguido 20 pontos em 72 possíveis (Stevens com uma média de 1.57 pontos por jogo, enquanto o anterior tinha 0.83 pontos por jogo).

    • Enak
      Posted Abril 21, 2014 at 11:26 pm

      Agora a reler encontrei um erro grave. Onde se lê "Van Basten" deve ler-se "Van Marwijk" claro :)

    • João Lains
      Posted Abril 22, 2014 at 12:00 am

      O Slomka ainda é um treinador relativamente novo mas tem um currículo na Bundesliga que fala por si. Foi vice-campeão com o Schalke e fez do Hannover, que lutava pela manutenção, uma equipa capaz de aspirar aos lugares europeus. O Hamburgo tem um plantel fraco na minha opinião. Tem alguns jovens com muito potencial (Tah, Calhanoglu e Lasogga) e outros mais experientes (Adler, Westermann, Jansen ou Van der Vaart). Ainda assim parece-me curto e existe vários jogadores com um longo historial de lesões.

      Acho que a missão do Huub Stevens, que até tem um currículo bem mais vasto, é mais fácil que do que a do Slomka. O plantel do Estugarda foi muito bem reforçado no início da temporada e existem vários jogadores com muita qualidade. Espero que ambos consigam garantir a permanência.

    • Enak
      Posted Abril 22, 2014 at 4:03 pm

      O Slomka é de facto um treinador com um trabalho notável por onde tem passado até agora, mas o facto de o ter referido em alguns aspectos não foi uma crítica, mas sim uma opinião, em que afirmo que Slomka não era o treinador ideal para aquilo que o Hamburgo precisava (provavelmente com Slomka no Estugarda e Huub no Hamburgo, era o melhor para ambos os clubes).
      Sem dúvida que o plantel do Hamburgo é fraco, tem alguns jogadores que não assentavam em 90% das equipas da Bundesliga, mas a culpa, pelo que tenho lido dos adeptos da equipa nos últimos anos, é muito devida ao director desportivo (não sei se ainda lá está), que contratou vários jogadores na altura com muito nome e potencial supostamente, mas que se vieram a revelar um fracasso. Para além disso, há ali muito desperdício a nível financeiro (basta olhar para o salário de Van der Vaart).

      Quanto ao Huub, concordo plenamente contigo na primeira frase e mais ou menos no restante, porque a equipa é muito fraca a nível defensivo e faltam ali defesas e médias de qualidade comparável à grandeza do Estugarda.
      Ainda assim, Stevens pegou numa equipa que andava moribunda (nem consigo lembrar de quantas derrotas consecutivas a equipa teve na segunda metade da época, tantas que elas foram) e reavivou-a, com um mérito total e a provar mais uma vez o excelente técnico que é e o porquê de, mesmo sendo holandês, ter uma cotação na Bundesliga comparável a grandes técnicos como Klopp ou Favre, só para dar dois exemplos.

  • Enak
    Posted Abril 21, 2014 at 7:24 pm

    (Continuação)

    CHRISTIAN STREICH
    Provavelmente o trabalho mais notável de todos (ainda que isto seja altamente discutível, pelas razões várias que já se têm discutido por aqui. Pegou na equipa depois de um trabalho notável de Robin Dutt há um par de ano e conseguiu algo quase inacreditável na temporada passada, com uma épica qualificação para as competições europeias, com um percurso indescritível na Bundesliga. Entretanto, à entrada desta nova temporada, a equipa perdeu uma série de jogadores, todos fundamentais no percurso da temporada passada e por verbas baixas (devido às baixas cláusulas de rescisão), o que obrigou a que fosse gasto pouco dinheiro e gasto em transferências cirúrgicas, sendo que com tudo isto até o próprio Streich assumiu o Freiburg como sério candidato à descida de divisão.
    Após a eliminação nas competições europeias (que não ajudaram na campanha interna), a equipa começou a dar sinais de recuperação em finais de Dezembro e Janeiro, com dois triunfos consecutivos, conseguindo definitivamente alcançar o apogeu nos inícios de Março, estando numa série de resultados fantásticos (16 pontos somados em 21 possíveis é notável) e que finalmente permitem o alcance do objectivo para a actual temporada, mesmo com um dos plantéis mais fracos da liga.

    MARKUS GISDOL
    A par de Streich, um dos técnicos mais fantásticos da actual e anterior edição da Bundesliga, por tudo o que conseguiu até ao momento (é a apenas a sua primeira temporada completa como técnico principal, ao mais alto nível), sendo que o seu mérito, principalmente em Portugal creio que não é suficientemente reconhecido. Pegou numa equipa em cacos, condenada à descida, conseguindo a manutenção no play-off, depois de conseguir vencer em casa do campeão por 1-2 (pegou numa equipa em cacos, volto a referir).
    Nesta temporada e com as mesmas bases da temporada anterior (entrou Modeste e Elyounoussi, entre outros menos importantes), conseguiu colocar o Hoffenheim a praticar um futebol altamente ofensivo e espectacular na ideologia, mesmo apesar de defensivamente ser uma equipa muito instável (pelas várias razões que já tenho referido), mas sendo uma equipa também muito forte quando joga perante os seus adeptos.
    Coloco-o no grupo da frente desta geração de treinadores alemães, um dos que mais qualidade apresentam sem dúvida, a par de outros como Tuchel ou Weinzierl. A explosão de jogadores com Firmino e Volland é muito devida a Gisdol!

    Para além destes é injusto também não referir Armin Veh (excelente recuperação nas últimas jornadas), Robin Dutt (fez omoletes com ovos de qualidade duvidosa) e o até Jos Luhukay (garantiu a manutenção logo na 1ª volta do campeonato).

    • Kafka I
      Posted Abril 21, 2014 at 8:27 pm

      excelente análise, devias fazer no fim da época na Alemanha, um visão de leitor com o balanço da Bundesliga

    • Enak
      Posted Abril 21, 2014 at 9:54 pm

      Vou aceitar a sugestão Kafka e obrigado pelo elogio :)

    • João-Pedro Cordeiro
      Posted Abril 21, 2014 at 10:37 pm

      Excelente! Subscrevo o que o Kafka disse (subscrever Kafka nunca falha ahah).

    • Kafka I
      Posted Abril 21, 2014 at 11:01 pm

      ahah João :)

    • Kafka I
      Posted Abril 21, 2014 at 11:05 pm

      Ah e já agora João-Pedro Cordeiro, já que estás aqui há que aproveitar o balanço ehehe, e senão fosse pedir muito, fazeres o mesmo que o Enak, mas para a Premier League :) …mesmo não estando sempre de acordo, aprendo sempre bastante com os 2

    • Enak
      Posted Abril 21, 2014 at 11:27 pm

      Obrigado João-Pedro e já agora, também subscrvo o Kafka :)

    • João Lains
      Posted Abril 22, 2014 at 12:06 am

      A mim continua me a chocar olhar para o Hoffenheim, posicionado no meio da tabela, com o terceiro melhor ataque da prova (incrível) mas… com a pior defesa do campeonato (nem péssimo chega a ser). Acho que isto apesar de revelar uma mentalidade ofensiva, ousada, chama-lhe o que quiseres, revela alguma incompetência do seu treinador. Estamos a falar de uma equipa muito desequilibrada.

      Posso estar a ser um pouco duro, mas por exemplo, apesar do Firmino ter explodido esta temporada, já lhe reconhecia imenso potencial, porque quando ele chegou ao Hoffenheim, conseguiu "afastar" da equipa inicial o Sigurdsson, que tinha sido só o melhor jogador da equipa na temporada anterior.

    • Kacal l
      Posted Abril 22, 2014 at 1:26 am

      Espero que o façam, dá sempre para aprender, estou ansioso e fico à espera. :-)

    • Enak
      Posted Abril 22, 2014 at 4:08 pm

      João, provavelmente não acompanho a Bundesliga há tempo suficiente para o afirmar com toda a convicção, mas dá-me ideia que o Hoffenheim tem essa ideologia de jogo já interiorizada (pode comparar-se, com as devidas diferenças, àquilo que se fala em Portugal, com a identidade do FC Porto no seu 4x3x3), até porque as últimas temporadas foram um fracasso quando outros treinadores quiseram implementar algo de diferente (Markus Babbel tinha sido bem sucedido em Berlim por ex).
      Com isto quero dizer que provavelmente Gisdol apenas se adaptou à realidade da equipa, acho tremendamente injusto chamares-lhe incompetente, algo que ele nunca pode ser porque sabes, creio eu, o trabalho notável que tem realizado desde que entrou na equipa (como grande simpatizante da equipa, tenho de o considerar um Deus porque ele calou tudo e todos os que já davam o Hoffenheim na 2ª, algo que era 99% provável na altura). Gisdol é sem dúvida um dos treinadores mais competentes da Bundesliga (coloco-o no top5) e é, também sem qualquer dúvida, um dos jovens treinadores alemães com mais potencial.
      Quanto à inconsistência defensiva da equipa, vai um pouco além da própria ideologia do treinador, por uma série de motivos que vemos múltipla vezes nos jogos da equipa!

  • Ruben F.
    Posted Abril 21, 2014 at 7:39 pm

    Alguém que partilhe a minha visão do Mou ! Em tempos foi o meu treinador favorito, agora começo a ter uma certa "raiva" dele. Péssimo perdedor !

  • Rodrigo
    Posted Abril 21, 2014 at 8:25 pm

    Nem mais, excelente artigo.

  • Anónimo
    Posted Abril 22, 2014 at 12:50 am

    Tanto a pertinência do conteúdo, como a maneira como este é escrito e desenvolvido são formidáveis. Parabéns pela rúbrica A. Borges.

    Mig

Deixa um comentário