Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«O Marcelo é quase como um extremo, sempre a atacar, não me lembro de um lateral melhor do que ele»

Concorda?

Bernardo Silva vincou, em entrevista ao jornal «As», que o Manchester City não pode dar o Real Madrid como «morto», apesar de ter uma vantagem da 1.ª mão dos oitavos-de-final da Champions. “Quando jogas contra uma equipa como o Real Madrid nada está decidido. Temos visto nos últimos anos muitas eliminatórias a serem viradas. O Barcelona o ano passado, por exemplo, ganhou ao Liverpool por 3-0 e depois perdeu por 4-0. Nunca se sabe. É bom resultado, colocámo-nos numa boa posição para seguirmos para os quartos, mas é um jogo difícil, temos ainda que jogar e seguir concentrados”, referiu o internacional português. “Nenhuma equipa pode ser dada como morta e muito menos o Madrid que já ganhou treze taças na Europa. Os jogadores do Madrid têm uma experiência que nesta competição mais ninguém tem, por isso não podemos pensar que já ganhámos», acrescentou. Já se preferia defrontar Marcelo ou Mendy, referiu: «São jogadores muito diferentes. O Marcelo é quase como um extremo, sempre a atacar, não me lembro de um lateral melhor do que Marcelo. O Mendy é mais físico e mais jovem. São jogadores diferentes e Zidane utiliza-os de forma diferente em cada jogo. Não sou eu que vou decidir isso», comentou.

34 Comentários

  • AndreChaves9
    Posted Maio 22, 2020 at 10:57 am

    O ideal par ti é que jogue o Marcelo. Espaço com fartura.

  • Wawrinkas
    Posted Maio 22, 2020 at 11:13 am

    O problema é a defender…

  • André Dias
    Posted Maio 22, 2020 at 11:13 am

    Concordo.

    Marcelo tem técnica, velocidade, capacidade de jogar tanto na linha como por dentro… Ofensivamente não lhe falta praticamente nada e é de facto um lateral que se confunde com um extremo.

    A quantidade de épocas que fez ao mais alto nível (joga no Real Madrid desde 2007) e os títulos que conquistou (5 CL) também o colocam num patamar que poucos conseguem atingir. Uma ou duas épocas de topo “qualquer um” consegue mas apresentar alto rendimento durante 13 anos num clube tão exigente é digno de um dos melhores da história.

    Defensivamente está longe de ser de topo e talvez por isso não seja consensual mas é para mim é o melhor lateral esquerdo do mundo no período pós-Roberto Carlos, mesmo que actualmente já não seja a sua melhor versão.

    • Pipo
      Posted Maio 22, 2020 at 11:45 am

      O Marcelo “só” tem 4 champions, o único jogador do Real que teve 5 foi o Ronaldo, porque antes ainda tinha ganho uma pelo United :)
      Quanto ao Marcelo defender mal, acho que é mais fama que outra coisa. Simplesmente como é um lateral muito ofensivo, é normal que apareça um buraco do lado dele num eventual contra ataque ( para isso é que existem os trincos), mas ele estando posicionado, sinceramente acho-o bastante competente a defender, e com raça.

      Isto estou a falar nos seus melhores anos, porque agora baixou o nível, o que também é normal com a idade.

      • André Dias
        Posted Maio 22, 2020 at 12:04 pm

        Tens toda a razão, Marcelo tem 4 CL.

        Eu não vou tão longe ao ponto de afirmar que Marcelo é mau a defender, concordo que o contexto em que está inserido o faz parecer pior do que realmente é, mas não o considero de topo. Nessa componente acho que os melhores da última década foram Filipe Luís e Alex Sandro.

        • Oldasity
          Posted Maio 22, 2020 at 2:03 pm

          Na minha opinião, Alba, Alaba, Lahm (que jogou a maior parte da carreira no lado esquerdo e os que falaste são/foram superiores a Marcelo a defender.

          E sinceramente, acho que o Marcelo favoreceu muito do contexto em que estava inserido. Teve Ramos, Casemiro e Kroos a lhe cobrirem muito bem todos estes anos.

          • André Dias
            Posted Maio 22, 2020 at 5:02 pm

            Esse contexto que descreves é relativamente recente, foram mais os anos que Marcelo jogou sem Casemiro. Ter Kroos e Modric como médios mais recuados é diferente de os ter como duplo pivot à frente de Casemiro. Mesmo Ramos também era bastante prejudicado pela ausência de um trinco.

      • Oldasity
        Posted Maio 22, 2020 at 1:58 pm

        Marcelo em termos ofensivos é espetacular, sem dúvida. Lembro-me que a certa altura o Zidane meteu-o como médio esquerdo naquele 4-4-2. Era fortíssimo no jogo interior e exterior.

        Mas considerando que era um lateral de topo, nunca achei que fosse o melhor, pelo menos todas as épocas.
        Na maior parte das épocas achei que Alba era superior, pois além de ser muito bom no processo ofensivo (não tão bem como Marcelo, principalmente em termos técnicos), sempre achei-o mais competente no processo defensivo, por exemplo. E era mais consistente ao longo da época, algo que Marcelo, na minha opinião, falhava um pouco.

        • André Dias
          Posted Maio 22, 2020 at 5:09 pm

          Não digo que o Marcelo tenha sido o melhor em todas as épocas mas considero que foi top 3 da sua posição durante mais de uma década e ao olhar para o total da sua carreira não vejo ninguém que tenha sido melhor.

          Não há outro lateral em actividade com tantos anos ao mais alto nível. Alba talvez seja o que mais se aproxima e mesmo assim “só” representa o Barça desde 2012, sendo apenas um ano mais novo que Marcelo.

          Em relação à consistência até concordo mas acho que isso se explica por ser um jogador do Real Madrid. É um clube talhado para os grandes palcos e para enfrentar as melhores equipas, os índices de concentração e motivação costumam baixar contra conjuntos teoricamente mais fáceis.

  • Gunnerz
    Posted Maio 22, 2020 at 11:47 am

    Infelizmente continua se a olhar sempre a olhar para a vertente do ataque e do show de bola em detrimento de outras coisas. O Marcelo não é fraco a defender mas também não é dos melhores e eu pouco me interessa que pareça um extremo, eu se o tivesse queria q fosse acima de tudo um lateral.

  • Kacal
    Posted Maio 22, 2020 at 12:39 pm

    O contexto Real não beneficia quem defende. É uma equipa que assume jogo contra qualquer adversário, que joga com linha subida e que normalmente é descompensada para o ataque. Isso acaba por expor os defesas. Claro que o Marcelo também não me parece tão robusto e agressivo fisicamente como um Roberto Carlos, por exemplo. Acho-o algo molengão defensivamente, por vezes. Mas o contexto Real não o ajuda e portanto haverá sempre muito espaço jogando contra ele. Que o diga o Gelson Martins, por exemplo. Mas claro que é um dos melhores laterais que vi, mas na conjugação de tudo prefiro outros porque me parecem mais equilibrados na relação defesa-ataque.

  • Chico
    Posted Maio 22, 2020 at 1:23 pm

    O melhor lateral esquerdo é o Bernardo.

  • B.Jardim
    Posted Maio 22, 2020 at 1:49 pm

    Top 3 de laterais a nível ofensivo que já vi jogar. Agora defensivamente, não é mau, é péssimo. Não faz ideia de como orientar os apoios, ocupar espaços, fechar ou encurtar. Claro que jogando no Real e com os “varre tudo” Casemiro e Ramos a cobrirem-no, não podiam ter melhor lateral para atacar a Champions. Julgo que é por ter muitos jogadores deste tipo, que são muito bons em certas coisas mas péssimos noutras, que o Real tem menos sucesso no campeonato (ex: Ramos ou até CR7). Estes jogadores com níveis de comcentração elevados são fortíssimos, mas quando relaxam revelam imediatamente as lacunas.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 22, 2020 at 2:26 pm

    Eu lembro-me de pelo menos dois: Roberto Carlos e Maldini. O segundo é o melhor LE que vi.

  • jp
    Posted Maio 22, 2020 at 2:49 pm

    O Bernardo deu a entrevista em espanhol. Um bom espanhol e que ele aprendeu por ele próprio, sozinho. Ele referiu isso há uma semana quando “foi” ao 5 para as 12.

    Eu também aprendi espanhol sozinho e não falo mal mas fiquei muito surpreendido pela construção frásica e mesmo dicção.

    O City terá ou talvez não o problema de não participar na Champions nos próximos anos. Deixo a pergunta, será assim tão inocente este recente interesse e esforço para aprender Espanhol?

    Outra coisa interessante, no 5 para as 12, ele disse que há pouco tempo tinha voltado a ver o vídeo do golo mítico do Aguero que os coroou campeões em vez do United. Será que viu aqui pelo blog? ahah

    Bernardo se fores leitor e seguidor aqui do blog, um abraço, boa sorte e que faças uma visita ao Colégio quando estiveres em Lisboa, nem que seja para ir buscar um folhado misto ou pão com choriço ahah

    • Valderrama
      Posted Maio 23, 2020 at 10:30 am

      A verdade é que há alguma tendência para os latinos se juntarem uns com os outros nos planteis em Inglaterra e o Bernardo tem vários colegas no City que falam castelhano. Para um português não é difícil começar a falar espanhol, ainda mais se estiver exposto à língua com frequência como deve ser o caso do Bernardo

  • Kafka
    Posted Maio 22, 2020 at 3:08 pm

    Mas já há datas para a Champions?

  • Mantorras
    Posted Maio 22, 2020 at 6:25 pm

    Concordo com o Bernardo. O Marcelo e de longe o melhor lateral, e verdade que muitas vezes nao lhe apetece muito correr e defender, mas joga mais que 90% dos extremos do mundo. E um luxo ter um lateral assim.

  • Fallen Angels
    Posted Maio 22, 2020 at 8:59 pm

    O Marcelo com Mourinho e Ancelotti era muitas vezes posto no banco pelo Coentrão… e na época passada foi para o banco para ser substituído pelo Reguilon. É muito bom a atacar mas as deficiências defensivas são enormes. Acho uma barbaridade as comparações com Roberto Carlos ou Maldini mas é verdade que dá muito gozo vê-lo jogar à bola.

  • Franz
    Posted Maio 22, 2020 at 9:16 pm

    É o melhor no pós-Roberto Carlos, ligeiramente acima de Ashley Cole, Evra e o Jordi Alba.

  • SenyorPuyol
    Posted Maio 22, 2020 at 9:47 pm

    Entre os que vi, Roberto Carlos e Alves são os melhores (para mim) nos seus respectivos flancos.
    Depois destes dois, aí sim, vem Marcelo. Para descrevê-lo ofensivamente, estaria a repetir o que já se disse em muitos comentários e as próprias palavras de Bernardo.
    Defensivamente é displicente, sim. Mas antes de se deixar desleixar pelo hábito de ter Casemiro e Ramos a corrigir o buraco no seu flanco na transição defensiva, ele não era tão mau na minha opinião. O que lhe faltava em conceitos técnicos defensivos, compensava em velocidade de reacção e agressividade. Não era um portento defensivo, mas penso que estava muito acima da imagem que acabou por perdurar nas nossas mentes.

    Apenas como um aparte. Eu não incluo Maldini no “meu” debate porque não tenho muitas memórias dele como lateral, apesar de já ter visto alguns jogos gravados dos Milan’s de Sacchi e Capello, acredito que quando comecei a ter acesso mais regular à liga italiana (dois ou três anos antes do Calciocaos), Maldini já tinha sido convertido a central.
    Alguém me sabe dizer quando (e com que treinador) se começou a dar essa mudança de posição e se houve alguma razão específica? Ou foi apenas o passar da idade?

    • Valderrama
      Posted Maio 23, 2020 at 1:59 am

      Senyor Puyol o Maldini era lateral direito de formação mas por conveniência da equipa iniciou o seu percurso na equipa sénior do Milan do lado oposto logo com 17 anos. E esta premissa foi-se mantendo ao longo da sua carreira, sendo difícil classifica-lo como lateral ou central, era um extraordinário defensor, que se adaptava às necessidades da sua equipa. Penso que já teria sido utilizado anteriormente como central com Sacchi mas em 93/94 com Capello isso aconteceu mais frequentemente devido a uma lesão de Baresi. Jogou inclusive como central na mítica derrota imposta nessa época na final da Champions ao Dream Team do Cruyjff e penso que em quase todo o campeonato do mundo de 94. Nos anos seguintes terá voltado a ser maioritariamente lateral mas com Zaccheroni a partir de 1997 na táctica de 3 centrais era sempre o central à esquerda. Penso que a partir de 2001-2002 terá jogado preferencialmente no meio com Nesta embora me lembre de o ver a fazer várias partidas novamente como lateral de modo a incluir Stam ou Kaladze. Maldini sempre se sacrificou pelo colectivo alternando bastante a sua posição mas nunca perdendo a elegância que caracterizava o seu jogo.
      De uma outra perspectiva sempre foi um tipo que pensava pela sua própria cabeça e não embarcava em discursos fáceis, o que lhe valeu algumas desavenças com os próprios tiffosi mais radicais do Milan.
      Se tiveres oportunidade devias ler a carta que o Puyol enviou ao Maldini quando este se retirou, fenomenal.

      • SenyorPuyol
        Posted Maio 23, 2020 at 12:19 pm

        Fico-lhe muito agradecido pela excelente resposta, Valderrama!

        A maioria dos tais jogos gravados que vi com Capello são das suas primeiras duas épocas, ainda com os holandeses. De facto, nesse 4-0 à Dream Team, vi Maldini a central, mas ao não ver Baresi, sempre assumi que fosse apenas um recurso, não tinha ideia que tivesse já alguma frequência.

        Interessante a informação de Zaccheroni e a sua táctica! A incorporação como central esquerdo, de facto, é uma boa explicação para a transição. Quando tiver um tempo, procurarei ver algum jogo desse Milan de Zaccheroni contra as Juve, Roma ou Lazio da altura!

        Agradeço novamente toda a sua resposta e o nível de detalhe da mesma!

        Sobre a carta de Puyol, já a pude ler na altura. Muito bem resumida na palavra “fenomenal”. ;)

    • B.Jardim
      Posted Maio 23, 2020 at 1:01 pm

      Senyor Puyol,

      E que tal Lahm?

      • SenyorPuyol
        Posted Maio 23, 2020 at 1:30 pm

        Para o meu caso entra um pouco na mesma justificação de Maldini.
        Não o acompanhei tanto, por isso não o consigo incluir no “meu” debate. No caso da Bundesliga, comecei a ter acesso na mesma altura que a Serie A, mas nunca tive interesse em acompanhar nenhuma equipa alemã até que Guardiola chegou ao Bayern. Agora vou procurando ver um ou outro jogo do campeonato porque me parece interessantíssimo o nível táctico e a criatividade de vários dos seus treinadores, mas na altura do pico de Lahm como lateral, eu simplesmente não acompanhava a Bundesliga.

        Quando digo acompanhar não significa que tenha visto todos os jogos da carreira de Alves, Marcelo e Roberto Carlos, por exemplo. Mas via, com certeza, mais de 15 jogos por época de Marcelo e Roberto Carlos no Real Madrid, mais de 40 de Alves desde que chegou ao Barça e até consegui ver vários jogos dele enquanto esteve no Sevilla. Sinto-me confortável para opinar sobre eles.
        Quando penso que não acompanhei o suficiente um jogador, assumo logo isso e não entro na avaliação detalhada dos mesmos. Avaliação essa que seria necessária para opinar sobre “o melhor” que eu vi.
        Peço sinceramente desculpa por não poder dar outro tipo de resposta.

  • olk
    Posted Maio 22, 2020 at 11:44 pm

    A nível ofensivo, o Marcelo é um lateral fenomenal. Ficou-me na memória aquele jogo contra o Bayern, que foi a prolongamento, porque ele parecia cada vez menos cansado com o passar do tempo e acabou a fazer um golaço numa grande arrancada.

    A nível defensivo, nos últimos anos, considero que o Jordi Alba, o Alaba, o Evra, o Ashley Cole, o Filipe Luís, o Alex Sandro e o Robertson mostraram um maior rendimento, mas não acho o Marcelo assim tão mau neste aspecto.

  • RuiCosta10
    Posted Maio 23, 2020 at 1:31 am

    Roberto Carlos e Cafú. Os melhores laterais brasileiros que vi. Seguidos de Marcelo e Maicon. O Maicon é underrated mas quando estava no topo, era superior ao Daniel Alves.

    • Kacal
      Posted Maio 24, 2020 at 11:58 pm

      Vejo futebol desde 2002 para aí, mas lembro-me melhor a partir de 2003/2004. A Champions do meu Porto e o Euro 2004 foram aqueles momentos mais marcantes. Posto isto, desde que vejo futebol o Maicon foi o meu lateral direito preferido, Roberto Carlos o esquerdo.

    • Filipe__Santos
      Posted Maio 25, 2020 at 10:20 am

      Maicon só esteve no seu melhor nível duas épocas (com Mourinho), e creio que sentou mesmo o Dani Alves na seleção, nessa altura.

      Mas a regularidade de Alves, que foi sempre top 3 mundial da sua posição durante uns 10 anos seguidos, é uma coisa que talvez só Messi e Ronaldo tenham feito.

Deixa um comentário