Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor dos não treinadores

Talvez tenha sido um jogo inédito para a Liga Portuguesa, este que opôs Rúben Amorim e Silas, dois treinadores sem curso para o fazerem. Não sei se alguma vez na história aconteceu tal confronto, mas a verdade é que Rúben provou, mais uma vez, ser o melhor não-treinador do futebol português. Registou a marca deste 3-4-3 dominante, e que mostra mais sentido tático do que, por exemplo, o 3-5-2 apresentado por Silas, composto apenas pelo Maximiano. Ora ir jogar a Braga com apenas um jogador é talvez uma das primeiras aulas sobre o que não fazer no futebol, quando se tira o nível IV da UEFA. Perdoe-se o Silas. 

Mas isto não é sobre o jogo de ontem, mas sim, sobre o Rúben. 7 jogos como técnico do Braga, 7 vitórias, 4 delas contra Porto e Sporting. Sim 4. Imagino o que ia na cabeça do Rúben, quando assumiu o lugar de não-treinador . “Ora bem, vamos lá ver o calendário. Porto, Sporting, Porto  Sporting? Alguém me segura na cerveja, por favor?”

Se bem se lembram da carreira de jogador do Rúben Amorim, nada fazia prever que chegasse a treinador principal e desse bailinhos táticos, a dominar jogos como o está a fazer agora. Acima de tudo a vencer. Pela margem mínima, é facto, mas a vencer jogos de elevada dificuldade. O Rúben jogador era uma espécie de André Almeida. Competente, polivalente, mas ninguém sabia bem quanto tempo é que aguentava até se arranjar uma melhor solução. O Rúben não-treinador fez esquecer um Abel que prometeu sempre muito e um Sá Pinto que levou a Europa de arrasto, como é aliás, prática comum na vida de Sá Pinto. 

Pega num conjunto minhoto em 6.º lugar e sem grandes perspetivas, e 5 jornadas depois está pódio, ganha ao rival direto e foi a melhor equipa a par do Benfica, marcando mais golos. Poucos imaginavam que o SC Braga de sonho estava nas mãos do Rúben, mas lá está… Também poucos imaginavam que o André Almeida conseguisse ser o melhor lateral direito do campeonato alguma vez. É para isto que existem casas de apostas.

Não sabemos como vai continuar esta história, e talvez o Rúben Amorim mediano volte, mas atualmente ninguém lhe tira o prémio de melhor treinador não-treinador do futebol português. E andei eu na faculdade para depois ver isto.

E até dou de barato este último jogo frente a um Sporting acabado de perder o seu melhor jogador, perdido e sem ideias. Para ganhar jogos destes não é preciso curso Rúben.

Alexandro Ferreira

38 Comentários

  • FOTSA
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 8:09 pm

    Para mim ? Mais do que as 7 vitórias, são as saídas apoiadas ou em transição, tal como as oportunidades criadas a um toque de bola. Nisto não há a mínima dúvida: dedo de futuro grande treinador. Conseguiu criar estas dinâmicas em tão pouco tempo. O sistema pode não estar ainda bem oleado, mas estas dinâmicas entre jogadores são uma delícia. Não vejo nenhuma outra equipa em Portugal a fazer isto tantas vezes com este novo Braga

  • coach407
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 7:26 pm

    7 jogos vale o que vale, mas é realmente fabuloso o que o Braga tem feito.

    Ainda assim, não esquecer que o Keizer também apareceu com tudo.

    Discordo sobretudo da desvalorização do Rúben Amorim enquanto jogador. O Rúben – médio – era um jogador excelente. Houve inteligentes que o colocaram a lateral direito ou a ala, mas aí concordo que é completamente mediano.

    O Rúben Amorim médio era um excelente jogador, foi pena a sua evolução ter sido travada por constantes adaptações e sobretudo pelas lesões.

    Ainda assim, o Rúben era excelente. Fisicamente nada de especial, mas sempre revelou uma leitura de jogo e uma capacidade de decisão de um nível muito elevado.

    O resultado mais difícil que o Benfica conseguiu na última década (eliminar a Juventus) teve um Rúben Amorim a encher o campo de uma forma absurda. Estamos a falar de um jogo em Turim, em que a Juventus precisava mesmo de ganhar e o objetivo principal da época era a Liga Europa (cuja final foi em Turim, precisamente). A juntar a isto, Enzo Perez foi expulso aos 67′, o que fez com que o Benfica jogasse com 10 muito tempo e tivesse entrado André Almeida para fazer dupla no meio-campo com o Rúben, enquanto a Juve tirava um central para colocar mais um avançado.

    Tarefa completamente ingrata, mas o Rúben Amorim continuou a sua portentosa exibição.

    O Rúben Amorim sem lesões e sempre a jogar no meio-campo tinha argumentos para ombrear com o Weigl no 11 inicial.

    Em termos de posicionamento e leitura de jogo, o Rúben Amorim era muito mais jogador, sobretudo em 4x4x2. Em termos de agressividade defensiva, desarmes e amplitude de jogo também segue o Rúben Amorim por cima com facilidade (são os pontos fracos do Weigl, nem suja os calções, qual William). Por fim, com bola o Weigl é claramente superior, mas o Rúben Amorim também era forte com bola e não seria por aqui que a equipa ficaria mal servida.

    Claro que nada disto é válido com as lesões gravíssimas que o Rúben teve e com as constantes adaptações que prejudicam claramente a evolução de um jogador (que o diga Weigl que saiu precisamente para poder voltar a evoluir como médio defensivo).

    Posto isto, dizer que o Rúben era mediano é estranho. Muito menos podemos dizer que nunca pareceu que iria dar treinador. Se havia algo óbvio nele como jogador é que seria um grande treinador. Este era daqueles mesmo fácil de ver. Nesse aspeto era uma espécie de Xavi do tugão, dificilmente alguém por cá parecia mais que iria ser treinador que o Rúben Amorim. Nem mesmo o Aimar.

    • RuiCosta10
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 10:55 pm

      Também não gostei de critica ao Rúben Amorim como jogador, pois era acima da média na nossa liga (mas não acima da média no Benfica), e não me surpreende que seja um bom treinador. Afinal de contas a inteligência e cultura tática era o que mais tinha. Cheguei a ver o homem a jogar a extremo e ele compreendia perfeitamente que o que tinha de fazer era partir com a bola controlada, e mesmo sem ter capacidade de drible para ultrapassar os adversários, sabia atrair os mesmos para libertar a bola para um colega.
      Jogou a defesa direito, médio centro, defensivo, ala, e extremo.
      A nível de inteligência e cultura tática é talvez dos melhores que vi.
      O ponto fraco dele era o físico, concordo que teve muitas lesões e mesmo sem elas era mediano. Com bola era bom q.b. para poder jogar num clube como o Benfica.

      Portugal teve muitos médios centro inteligentes (Moutinho, Tiago, Amorim assim de cabeça), que eram ou são extremamente inteligentes mas depois faltava-lhes o físico, e é pena pois se tivessem essa vertente também acima da média, tinham sido top mundial nas suas posições.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:30 pm

    O que mais tenho gostado em Rúben Amorim é a sua postura no banco, a sua proactividade. É certo que tudo tem corrido bem (golos aos 90′, expulsões dos adversários, expulsões perdoadas, pénaltis do adversário falhados, etc), mas Amorim tem feito por merecer vencer os jogos. Pode perder, mas procura ganhá-los. Não hesita em mexer rapidamente, não tem vacas sagradas (mesmo que isso num Braga seja mais fácil nem todos são assim) e quando substitui tem feito a diferença. Ao invés outros não saem da mediocridade… Além disso, mudou muito a forma de jogar, o próprio sistema. É um grande trabalho até ver, semelhante ao de Lage no Benfica na época passada pela forma como deu um click numa equipa com potencial, mas que estava a estagnar.

    • Nuno Pereira
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:52 pm

      Precisamente por isso que tem de haver rotatividade em termos de treinadores. Rui Vitoria e’ um bom exemplo disso. Estagnou. Veio Lage, resolveram-se problemas mas criaram-se outros. Daqui a um tempo certamente tera de vir outro.

  • Estigarribia
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:24 pm

    Bom texto, Alexandro. Venham mais destes aqui para o Visão de Mercado.

    Quanto ao Rúben Amorim, era uma questão de tempo até ser treinador de Primeira Liga. Curiosamente, quando fez parte do painel do MaisFutebol, era um dos comentadores que mais gostava de ouvir (não desfazendo nos outros, como é óbvio).

    Contudo, o grande teste de fogo para o SC Braga de RA será o confronto com o Benfica já nesta segunda volta. E pelo que se tem visto, neste quatro jogos, na teoria tem tudo para ter sucesso. Mas o Benfica neste momento é de outra estirpe e está noutro patamar em relação a FC Porto e Sporting.

    Saudações Leoninas

  • Knox_oTal
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:19 pm

    Desde já parabéns pelo texto! Muito bem escrito, simples e claro na mensagem que quer passar!

    Quanto ao Rúben Amorim, sou suspeito pois sempre simpatizei bastante com ele enquanto jogador! Aliás tive alguma pena como foi gerido pelo Benfica, podia ter sido muito mais útil! Nunca foi um grande jogador, mas era uma óptimo jogador de plantel! Prático, inteligente e versátil! Ora, terminando este aparte sobre o Rúben jogador, começo por elogiar o Rúben (não) treinado por razões muito similares… sentido prático, estratégia inteligente e capacidade de adaptabilidade! E isto com um dificílimo esquema táctico como é o 3-4-3!

    É verdade que pode ser momentâneo, pode ser efeito da “chicotada psicológica”, a amostra ainda é pequena para se tirar ilações concretas e que estes 7 jogos a provar alguma coisa, só provaram a qualidade do plantel dos Guerreiros do Minho (e vá lá que acordaram para a vida e apostaram no David Carmo). A juntar a isso, o momento sublime de alguns jogadores, como Paulinho ou Ricardo Horta.

    E elogios precipitados a jovens treinadores são o “prato do dia”, aliás faço mea culpa, pois elogiei demasiado e, sobretudo, muito cedo alguns treinadores como Nuno Manta Santos ou Miguel Cardoso. Treinadores que também mostraram ideias de jogo muito positivas no Feirense e Rio Ave respectivamente, tendo igualmente em conta os recursos à disposição, mas que depois desiludiram em toda a linha nos seus desafios seguintes, especialmente Miguel Cardoso que causou muito furor e expectativa na altura. A verdade é que ambos geriram pessimamente as expectativas e a pressão, sendo que Cardoso penso ter mesmo sofrido de síndrome de vaidade aguda.

    Logo, e perante este enquadramento, arrisco-me a “meter o pé na argola” mais uma vez ao dizer que Rúben Amorim parece ter tudo o que é preciso para ter uma belíssima carreira de treinador, quer dizer tudo menos o diploma! eheheh Desde já não parece ter medo de apostar nos jovens, característica que aprecio muito, sobretudo porque o faz com aparente critério, e, a continuar, são excelentes notícias para os lados de Braga pois há muito que o talento jovem abunda na Pedreira, faltava começar a tirar proveito desportivo (e, sendo polémico, até efectivo proveito financeiro e não estes negócios pouco claros com Jorge Mendes).

    Quanto ao resto, o que me chama mais à atenção é a postura e a forma como soube capitalizar um momento que anunciava de crise na equipa e transformá-lo em pleno momento de glória! O discurso é simples, sem floreados nem tendências para dar aulas em directo, mas acima de tudo parece alguém muito genuíno o que ajuda no que toca a liderança de um grupo. E reforço que, por muito pequena seja aposta, o que ele fez em tão pouco tempo, os resultados que conseguiu e da forma clara como os conseguiu em 3-4-3, um esquema difícil de contrariar quando oleado mas dificílimo de pôr em prática, é desde já motivo para se elogiar com mérito e propriedade este trabalho, ainda precoce, de Rúben Amorim por Bracara Augusta.

    Para finalizar, espero que o Rúben saiba gerir o que vem a seguir, é que actualmente, e não só no futebol, o verdadeiro significado da maioria dos elogios dados é basicamente é este… Cara pessoa saiba que a partir de agora estamos atentos ao que vai fazer e saiba igualmente que o vamos arrasar ao mínimo deslize… Curioso para ver como o Rúben vai gerir mais esta prova de fogo!!! É que muita gente deve ter a piada do “afinal dá jeito ter o curso” guardada e a torcer ter oportunidade de a utilizar!

    Da minha parte, desejo que lhe corra bem o resto da época e que possa evoluir de forma natural e já agora que o Braga continue na senda dos bons resultados e bom futebol, nomeadamente na Europa!

    Saudações Desportivas

  • Dca
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:05 pm

    Ruben Amorim sempre foi mais inteligente que André Almeida. Aliás, mais jogador também. Percebo essa comparação, mas acho que em Ruben Amorim via-se um jogador que poderia ser treinador. Pelo menos eu tinha essa noção.

    • RuiCosta10
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 10:56 pm

      Verdade. O Almeida é muito mais limitado do que o Amorim era. Tanto em toque de bola como inteligência a jogar.

  • Pormenor Tatico
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 5:58 pm

    Acho prematuro esta bajulação precoce a Rúben Amorim, sim, é verdade que está a ter um bom começo, 7 jogos, 7 vitórias e várias delas contra os grandes, mas o Braga tem o melhor Plantel dos últimos anos, é superior ao do Sporting e similar ao Porto, O Rúben introduziu um novo sistema tático, com dinâmicas diferentes e está a causar surpresa nos adversários, mas é cedo para dizer que o Rúben é um treinador diferenciado.

    Aliás, este modelo de jogo de 3 defesas é difícil de trabalhar e executar, não é por acaso que tão poucas equipas europeias jogam neste sistema, porque é difícil criar uma equilíbrio entre o momento ofensivo e o defensivo.

    O Braga ganhou os 7 jogos, mas teve felicidade em quase todos eles, ganhou 6 pela margem mínima, quase sempre nos últimos minutos e sem ser superior aos adversários, poderá ser surpreendido com equipas menores, que apostem mais no erro e vão colocar a nu as fragilidades que existem em transição defensiva.

    O que faz a diferença no Braga é ter um Palhinha, Fransérgio, Ricardo Horta, Galeno, Trincão ou Paulinho, tirem estes jogadores e vejam o que faz Amorim, o Sporting mesmo com um plantel mais fraco teve 5,6 situações claras ontem para ganhar o jogo.

    Tenho quase a certeza que Amorim não fazia este trabalho no Sporting, uma equipa em Portugal que não tenha bons médios, alas e PL, está condenada ao fracasso.

    Sim, o Braga vai ficar em 3º lugar, porque tem sobretudo melhor plantel, mas a realidade é que corre tudo bem ao Braga, desde os jogos, até aos árbitros.

  • Nuno Pereira
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 5:22 pm

    Nao sei o que pensava o Sporting ao ir buscar o treinador que foi despedido do Belenenses SAD…

    • Filipe Ferreira
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:34 pm

      Se bem me lembro das opções faladas pelos jornais até era a melhorzinha. E passar de Leonel Pontes para Silas é um claro upgrade. Mas está mais que visto que Silas não é suficiente

    • Litmanen
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 5:53 pm

      Há um ano atrás andava tudo em Portugal a babar-se com o Silas e era o novo adorado da sub-cultura pop futebolística tuga.
      Todos os Alexandros da vida andavam a escrever textos “apaixonados” sobre o Silas, e aposto que aqui no blogue também.

      O problema é que no futebol tudo vira tão facilmente como o vento e as oportunidades nem sempre surgem igualmente para todos. O Silas aceitou o desafio de ingressar no Sporting, algo que eu disse que era o seu funeral (dele, ou qualquer outro que se metesse naquela cova).
      Não segui com atenção o Belenenses SAD e o Silas no ano passado, mas não me pareceu um mau treinador nunca, pareceu-me um tipo com potencial e algumas ideias interessantes e novas para a primeira liga. Julga-lo pelo trabalho que está a fazer num clube como o Sporting está, é como julgar um piloto por uma corrida feita com um carro avariado.

      • Pablo
        Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:26 pm

        Isto, Silas era badalado tal como Miguel Cardoso, Leonardo Jardim, Marco Silva, agora o próximo parece ser o Ivo Vieira… O Nuno Espírito Santo era menos comentado foi o deu melhor tirando o Leonardo Jardim…

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 3, 2020 at 8:26 pm

          Leonardo Jardim, Marco Silva, ser comparado com Silas…

          Quando e que o Silas fez os trabalhos que fizeram o Jardim ou o Marco? Quer em PT, quer la fora? NUNCA.

          O Ivo e outra historia, mas tal como com Luis Castro, gosto muito do Ivo, o futebol nao sao apenas resultados. Faz assim… mete o Nuno no Sporting, so assim pa gente ver o que acontece.

          • Pablo
            Posted Fevereiro 3, 2020 at 8:51 pm

            Sim, o que o Marco Silva fez de concreto? O Leonardo Jardim fez. O Nuno não Sporting faria melhor do que alguns que lá passaram de certeza.

            • Mantorras
              Posted Fevereiro 3, 2020 at 11:34 pm

              Estreia-se no Estoril -> campeao da segunda liga, primeiro titulo.
              Estreia-se na liga, com o Estoril que subiu -> fica em quinto!
              Segunda epoca na liga, ainda consegue melhorar -> fica em quarto!

              Um trabalho de cerca de 3 anos, passa de um Estoril de segunda liga para duas epocas top5 na primeira liga.

              Em 2014, vai para o Sporting. Nao passa aos oitavos da champions porque o arbitro marca aquele penalty Gazpromiano, aos 93′, na Alemanha. Acaba o campeonato em terceiro, sem grande surpresa (a 6 do Porto e 9 do Benfica).

              Atinge a champions e -> vence a taca de Portugal.

              No Olympiakos em 2015 -> campeao grego.

              Vai para o Hull em 2017, em Janeiro, com o Hull (salvo erro, em ultimo), e na altura com um calendario que todos diziam impossivel de nao descer, fez uma recuperacao notavel e acabando por descer no final. Pelo que fez no Hull, (muito elogiado nao em Portugal, mas em Inglaterra), assina pelo Watford (acabadinho de subir).

              Em 2018, no Watford, faz um inicio muito bom, acaba muito cobicado e depois de demonstrar vontade de sair, e ver essa vontade travada, entra em colisao com o clube (visto de fora, muito pouco profissional). Acaba em declinio de resultados, que passam de muito bons para normais (mesmo assim teve melhor media de pontos que o seu sucessor, ja agora), sendo despedido.

              Em 2019, no Everton, depois de um grande investimento fica em oitavo (aquem das expectativas). Em 2020, nao melhora, acaba despedido, e neste momento o Everton esta em… nono.

              Na minha modesta opiniao, o unico falhanco foi o Everton, sendo que nao considero um sucesso o que fez no Hull, a verdade e que a manutencao era quase impossivel, e so passou a possivel com a sua chegada. No Watford ficou marcado por, aparentemente, ter forcado a saida, mas ate la estava muito bem.

              O Silas:
              – Em 2018, no Belenenses, fica em 12, depois de substituir Domingos.
              – Em 2019, fica em 9 (faz a epoca toda).
              – Em 2020, e despedido.
              – Ainda em 2020, e contratado pelo Sporting que estava, foi eliminado da taca de Portugal pelo Alverca, falhou a final da taca da liga e vai em quinto… a 22 pontos do Benfica.

              Onde e que um e outro sao, sequer, comparaveis?

      • Joga_Bonito
        Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:22 pm

        Sem dúvida, a maioria aqui apoiou-o (eu inclusive) mas Silas parece ainda imaturo para estas andanças.
        Foi muito elogiado pela ideia positiva de jogo mas ainda mostrou estar verde.
        Já agora é curioso ver a quantidade absurda de médios defensivos e defesas que deram grandes treinadores e os poucos jogadores de ataque que deram grandes técnicos. Não tenho a certeza, não consultei números, mas olhando para o futebol, a ideia que tenho é que os jogadores defensivos estão em clara maioria nos grandes treinadores. Curiosamente os artistas deram muito menos grandes treinadores.
        Penso que terá que ver com a abordagem ao jogo, os artistas como resolvem tudo pela técnica, não importa aí se é 4-4-2 ou 4-3-3, um Messi pega na bola, dribla 4 e zás, marca golo, precisa de perceber de sistemas para quê?
        Os jogadores defensivos jogam mais “sem bola” por assim dizer e parece-me que a inteligência que os artistas têm em campo quando jogam será algo distinta do que é requerida quando se treina, onde a inteligência tem aí outros componentes.

      • Nuno Pereira
        Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:17 pm

        O Freddy Adu tambem parecia craque…
        Acho que nos portugueses somos extremistas. Ou esta tudo bem ou esta tudo mal. Repara nas criticas que se faz ao Pizzi: Ou fez um grande jogo, estava em todo o lado, ou fez um jogo terrivel e nem se notou que existiu em campo. O que me faz confusao e’ que repara, o Sporting foi buscar um treinador que foi despedido por um clube teoricamente inferior da sua liga. Uma coisa era ter ido buscar o Silas enquanto estava contratado ao Belenenses. Mas tambem ninguem com curriculo quer ir para o Sporting neste momento, a nao ser que nao tenham nada a perder. Nao tarda vem o Inacio. Ou o Jose Mota. So quando chegar o Petit e’ que o pessoal reconhece que as coisas estao mesmo muito mal.

  • JMVA
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 5:19 pm

    Sinceramente se havia jogador que achava inteligente tacticamente, esse jogador era Rubén Amorim. Aliás, era mesmo o seu melhor atributo na minha opinião, já que tecnicamente achava-o limitado em muitos pontos. Se achava que iria ter este impacto inicial? Não, até estava com medo da escolha devido à falta de experiência, mas estava à espera de pelo menos uma ideia de jogo interessante.

  • MM
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 5:07 pm

    Provavelmente o RA sera o melhor nao treinador do mundo!

    • Nuno Pereira
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 5:51 pm

      Imaginem quantos nao treinadores existem pelas ligas inferiores com excelente qualidade e potencial, que sao constantemente tapados pelos mesmos de sempre…

  • M'difh
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 5:01 pm

    Grande texto. Adorei a simplicidade das palavras e o humor desgarrado. Continua, queremos mais assim!

    Saudações Desportivas

  • Secretman
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 5:01 pm

    Contrariamente ao autor, acho que sempre se percebeu que o RA iria enveredar pela vida de treinador. Como jogador sempre teve como arma a sua inteligência em campo. Não tinha grandes características físicas ou técnicas que o distinguissem, apenas tácticas. O André Almeida é tudo menos inteligente…era competente defensivamente porque não se arriscava a sair de lá de trás. Nós últimos anos começou a aventurar-se mais no ataque e o buraco lá atrás começou a notar-se mais.

  • miguelcg
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 4:58 pm

    Por acaso sempre considerei um jogador muito inteligente e conhecedor do jogo. Podia não ser o mais rápido, mais forte, com melhor remate ou passe, mas por norma era dos que mais discernimento e melhor decisão tinha. Felizmente, mesmo lesionado, pode-se ser treinador.
    Cumps!

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 4:54 pm

    Comentário interessante, mas não concordo totalmente.
    Se Amorim chegou à selecção e ao Benfica, isso se deveu em grande parte à sua inteligência. Não era um jogador exuberante, longe disso, mas era bastante consistente. Era tacticamente forte e, apesar das suas limitações, dava tudo em prol da equipa.
    Fez uma muito boa carreira.
    Acho que um jogador com estes predicados dá normalmente em treinador.

    Se é melhor que Silas… Bom, eu ainda me lembro de tudo o que se escreveu sobre o Jorge quando estava no Belenenses Sad: forte tacticamente, bom a trabalhar com matéria prima escassa…

    O problema é que o Sporting é outro andamento… e as coisas não estão a correr assim tão bem. Chegou a 7 pontos do primeiro e já está a 22. É muita fruta. Tem plantel para mais.
    As coisas são o que são, e a época está a ser penosa. Culpa de muita gente. Acho que deve continuar até ao final da época. Depois… logo se vê. Se sair… não poderá ser o único. Quem apregoa estabilidade não pode depois estar constantemente a despedir treinadores.

    Silas tem o resto da época para provar que merece continuar. Tem um plantel com bastantes internacionais, reforçado esta época por 4 jogadores acima dos 5 milhões.

    Em relação ao Amorim, está a fazer um bom trabalho. Herdou, quanto a mim, um plantel muito interessante.
    No 11 de ontem, só David Carmo nunca fez uma época completa a jogar no futebol português. A esmagadora maioria dos jogadores têm imensos jogos ao mais alto nível, e isso permite que jovens promissores sejam lançados num contexto favorável.

    O futebol dá muitas voltas: há 3 épocas, depois de ir para a Fiorentina, ninguém ousaria dizer que Bruno Gaspar era pior que Esgaio. Hoje, com muitos jogos nas pernas, está um lateral muito interessante e trabalhador.

    Não me parece que o Sporting alcance o 3º. Mas tem de fazer por isso.
    Vamos aguardar.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Fevereiro 3, 2020 at 6:41 pm

      Melhor ou não, dar 5M por uma reserva da Fiorentina com Ristovski e Piccini (ainda) no plantel foi um disparate.

  • Flavio Trindade
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 4:53 pm

    A ANTF censurou este post…

  • Paulopes
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 4:50 pm

    A parte que eu mais gosto de ver o Ruben Amorim é nos últimos 5 minutos do jogo onde ele está todo encolhido no banco, até parece que está a rezar…:)

  • J Silver
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 4:33 pm

    Gosto dos textos deste autor. Humor bem doseado.

  • Alexandro80
    Posted Fevereiro 3, 2020 at 4:31 pm

    Se gostaste segue:
    FB: @alexandro.ferreira80
    IG: @alexandro.ferreira80
    TW: @ferreiraalex80

Deixa um comentário