Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor guarda-redes português para Mourinho… e por larga distância

Concorda? Curiosamente Mou durante a fase inicial da época 2002-03 até afastou Baía por acreditar mais nas capacidades de Nuno Espírito Santo.

José Mourinho aproveitou uma conversa no canal do FC Porto para voltar ao tema do melhor guarda-redes português, destacando, ao seu jeito, que Vítor Baía mentiu. “Tenho de me equilibrar emocionalmente, porque é sempre especial. Com o Vítor falo muitas vezes, com o presidente vamos falando, com esse senhor [Jorge Costa] magro, elegante e bonito é que já não falo para aí há 20 anos. Tenho muitas saudades de todos… Como dizia o outro, o presidente está com uma cabeça que parece um cérebro. Absolutamente fantástico. O Vítor vejo várias vezes, mas outro dia mentiste. Não és só o melhor guarda-redes português, és o melhor a grande distância do segundo. O Bicho está mais elegante do que quando jogava. Já não há treinos para encher o bandulho e chegar ao treino todo rebentado [risos]”, afirmou o treinador do Tottenham.

73 Comentários

  • Deco10
    Posted Abril 17, 2020 at 7:44 pm

    Dos últimos 20 anos, está a larga distância de todos. A nível de títulos, está a grande distância de todos. O Baía consegue ser dos guarda redes com o palmarés mais recheado de todos os tempos e nem sequer ser considerado o melhor do seu país por alguns.

    • BrunoV
      Posted Abril 17, 2020 at 8:15 pm

      Normal o Mourinho puxar a sardinha à sua brasa, assim como as pessoas com clubite puxam a sua sardinha.

      Longa distância?

      O mesmo se aplica ao Victor Valdés? É que houve um tempo em que tinha mais títulos do que o Casillas, ou aí os títulos já não interessam?

      Na minha opnião, não é o melhor português, mas dos últimos 20 anos está à frente, apenas tem o Patrício à espreita.

      • Deco10
        Posted Abril 18, 2020 at 2:07 am

        Falei dos últimos 20 anos porque foi o que vi, e nestes 20 anos está muito à frente de todos. O segundo melhor é mesmo o Patrício, que é um bom guarda redes, mas bem pior que Baía.

        Não são só os títulos que contam, mas são uma boa parte elegível para avaliação. No exemplo que disseste, tanto Valdés como Casillas foram dois excelentes guarda redes, com um palmarés parecido, na minha opinião Casillas é melhor, mas neste caso não consigo dizer que é “de longe”.

        • SCP1906
          Posted Abril 19, 2020 at 12:31 pm

          Não consegue dizer que Casillas foi “de longe” melhor que Valdés? Não me parece nada difícil dizer isso.

    • Giuseppe F
      Posted Abril 17, 2020 at 8:27 pm

      O Paulo Lopes tem um palmares 5x o Patrício.

      • Diogo Moura
        Posted Abril 17, 2020 at 9:36 pm

        O Palmarés do Paulo Lopes é tão grande que até se deu ao luxo de tentar partir uma taça! ?

      • Deco10
        Posted Abril 18, 2020 at 2:05 am

        Falemos de guarda redes que ganham os seus títulos a titular. Para mim 3os guarda redes nem entram nesta discussão

        • Giuseppe F
          Posted Abril 18, 2020 at 1:00 pm

          Não estás a ser justo porque o Baía ter 10 campeonatos é normal. Mau era se não os tivesse. Outros GR não tiveram essas condições. Em relação ao Patrício, não sei se era melhor que o Baía, mas de certeza que “bem pior” não era. Mas é a tua opinião.

          Aliás o Patrício tem um título internacional (dois até) por Portugal. O Baía zero.

          O Patrício nunca jogou numa equipa tao competitiva como o Porto do Mourinho, não tem culpa de ter equipas medianas à sua frente a maior parte da carreira.

          • RuiCosta10
            Posted Abril 19, 2020 at 5:59 pm

            Nem mais. O Patricio no Porto ou no Benfica tinha dezenas de titulos. Como apareceu no Sporting no periodo que o clube vive….

    • RuiCosta10
      Posted Abril 19, 2020 at 5:58 pm

      Dava demasiados frangos para ser melhor que o Patrício por exemplo.

  • Francisco Torgal
    Posted Abril 17, 2020 at 7:46 pm

    Honestamente, é muito provável. Sem querer tirar crédito não deixo de achar que o Rui Patrício é muito subvalorizado porque evoluiu imenso, tornando-se um dos pilares da Seleção e sendo um GR muito bom para a realidade da Premier League e do Wolves. Até me espanta ainda não ter dado o “salto”.

    • Vespas
      Posted Abril 17, 2020 at 8:15 pm

      Com o jogo de pés que tem, diria que é fantástico jogar num clube da premier league. Também melhorou muito nas saidas e tornou-se num bom guarda-redes mas não é um “Grande” guarda-redes. A sorte dele é que em Portugal não produz muitos guarda-redes de qualidade.

    • Pedro Almeida
      Posted Abril 17, 2020 at 8:37 pm

      Tendo em conta pelo desenvolvimento do Wolves podemos dizer que se está a tornar uma equipa de segunda linha das ligas top 5 e por isso ele já está numa boa equipa e sendo que as equipas da primeira linha já estão bem entregues nessa posição qual seria a equipa interessada nele neste momento? Talvez o Chelsea visto que o Kepa tem estado em sub rendimento mas o problema é que já tem 32 anos e agora a moda é comprar jovem mesmo que não estejam prontos
      Tirando o Chelsea não estou a ver outro clube para ser honesto, a não ser que vá para ser a segunda opção de um grande o que seria um desperdício.

      • Francisco Torgal
        Posted Abril 18, 2020 at 11:05 am

        Sim durante um tempo também vi o Chelsea como um destino que lhe acentava. Mesmo o Real Madrid, quando comecei a ver o Courtois bem longe do que esperava (tendo em conta que mandaram embora o Navas) pareceu credível, mas compreendo que esta ultima comparação vá causar choque a quem ler.
        Mas tens razão, o Wolves não é o mesmo de quando ele foi para lá e, por isso, tornou-se um destino atrativo para um GR bom como ele, mesmo não sendo um big 6 da PL. O Arsenal também não seria descabido mas prefiro vê-lo no Wolves.

    • RuiCosta10
      Posted Abril 19, 2020 at 5:56 pm

      Concordo, acho que o Patricio é top 15 na sua posição.

  • Francisco Torgal
    Posted Abril 17, 2020 at 7:48 pm

    Mais uma camisola da edição VM, desta vez outra pessoa que contribui sempre com comentários e um clima de discussão saudável, ainda para mais sendo de um clube rival. Estigarribia, aqui tens.

    https://www.instagram.com/p/B_F65eWFC_R/

    Se tiverem ideias o e-mail está na página caso não tenham IG, mas vejo mais o IG.
    Obrigado ao VM por deixar colocar estas edições aqui, está subentendido mas já agora fica dito.

    • Estigarribia
      Posted Abril 17, 2020 at 9:09 pm

      Francisco,

      Muito boa, a camisola. Assim como as outras. O Visão de Mercado merece todas as homenagens assim como quem ajuda no crescimento do blog.

      Saudações Leoninas

      • Francisco Torgal
        Posted Abril 17, 2020 at 10:29 pm

        Não vai dar para por o nome de todos mas sim, muito do que faz o blog único é o espaço saudável de discussão onde nunca vi um ambiente tão construtivo entre rivais e apoiantes de diferentes clubes. É realmente inovador nesse aspeto porque é atrativo para todo o tipo de pessoas que pretende discutir, de facto, futebol com ética e boa educação.

      • RicardoFaria
        Posted Abril 18, 2020 at 2:04 am

        És o melhor número 8 do VM, Estigarribia! Eheh

        Saudações DesPortistas!

        • Estigarribia
          Posted Abril 18, 2020 at 9:51 am

          Ricardo,

          Quem é o Bruno Fernandes ao pé de mim??? ehehe

          Saudações Leoninas

          P.S.: O número 8 só é entregue aos craques: Bruno Fernandes, Pedro Barbosa, Schaars… Quatro craques ehehe

  • Jay-Jay Okocha
    Posted Abril 17, 2020 at 7:50 pm

    Nao gosto do treinador, adoro o homem. Que personagem !

  • BrunoFernandes14
    Posted Abril 17, 2020 at 7:51 pm

    Tenho saudades é desse Mourinho!!

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 17, 2020 at 8:13 pm

      Quem nao tem! Aqueles 5 em camp nou foi o inicio do fim, o homem nunca mais foi o mesmo

      • BrunoFernandes14
        Posted Abril 17, 2020 at 10:23 pm

        Tal e qual o que penso, Okocha.
        A partir daí Mourinho mudou, passou a concentrar-se apenas e só no Barcelona e descurou tudo o resto.

  • André Dias
    Posted Abril 17, 2020 at 7:56 pm

    Cada um é livre de achar o que quiser mas utilizar chavões como “de longe”, “larga distância” e “sem dúvidas” é completamente desnecessário. Baía tinha qualidade mas nunca foi um GR de topo. Há toda a legitimidade para se ter uma opinião diferente.

    E se realmente Baía for o melhor GR português de sempre, isso diz mais da falta de qualidade na posição do que propriamente da qualidade de Baía.

    • B.Jardim
      Posted Abril 17, 2020 at 8:29 pm

      André, gosto muito de ler os teus comentários, no entanto, neste tópico estás a ser um pouco mesquinho. Tens sempre que fazer a ressalva de que o Baía não era top e que se ele é o melhor só mostra a falta de qualidade.

      • André Dias
        Posted Abril 17, 2020 at 8:45 pm

        Posso dar a minha opinião ou só pode comentar quem achar que o Baía é o melhor?

        • B.Jardim
          Posted Abril 17, 2020 at 9:06 pm

          Claro que podes, mas não te vi propriamente a discordar do tópico, até me pareceu que concordavas mas com as tais ressalvas.

          • André Dias
            Posted Abril 17, 2020 at 9:21 pm

            Não concordo nem discordo.

            Baía é o melhor GR português que vi jogar mas não posso afirmar que é o melhor de sempre porque simplesmente não vi jogar todos os GR portugueses, incluindo os tão falados Bento e Damas.

            Não tenho problema com quem acha que Baía é o melhor GR português de sempre, está no seu direito. O meu problema é com a utilização dos chavões que referi acima. Primeiro porque não se justificam, o Baía não foi um GR de topo no seu tempo. E segundo porque tentam excluir qualquer opinião divergente logo à partida quando o objectivo deste espaço é o debate.

    • heldersoares
      Posted Abril 17, 2020 at 10:23 pm

      No era de topo? Era dos melhores do mundo, era um dos ídolos de Casillas por exemplo titular do Barça e que só as lesões gravíssimas no joelho lhe tiraram a grande carreira que podia ter feito lá mas ainda bem que aconteceu pq deu para voltar ao porto

      • André Dias
        Posted Abril 17, 2020 at 10:47 pm

        Para se ser de topo convém somar boas exibições com consistência em equipas e campeonatos exigentes. Na única vez em que Baía saiu de Portugal fartou-se de cometer erros.

        • heldersoares
          Posted Abril 17, 2020 at 11:13 pm

          Erros num jogo importante em que estava lesionado e mesmo assim o qusieram pôr

          • André Dias
            Posted Abril 17, 2020 at 11:27 pm

            Foram erros ao longo da época mas já vi que a memória é selectiva. Pensa o que quiseres e o que te fizer dormir melhor.

            • heldersoares
              Posted Abril 18, 2020 at 12:26 am

              Tinha dormido melhor com baía na baliza no euro2004 talvez a final não tivesse sido perdida o melhor do mundo nesse ano! Bem haja

              • RuiCosta10
                Posted Abril 19, 2020 at 5:54 pm

                Só a relembrar que o marcador direto do grego que marcou o golo era o Costinha, que no lance está de cócóras no chão, sabe-se lá a fazer o quê.

      • Giuseppe F
        Posted Abril 18, 2020 at 6:03 am

        O Baía no Porto cometeu vários erros na carreira. Com certeza que benfiquistas (sou do SCP) se lembram das ofertas ao Petit e ao Laurent Robert, por exemplo.

        Mesmo nas epocas do Mourinho, não estava isento de frangos e erros crassos aqui e ali.

        É um GR com mística, bom GR, mas longe de ser de topo. E pelos vistos é uma opinião partilhada por aqui.

        O Baía era bom mas não era de topo, o facto de ser fã do Casillas (como se isso fosse critério para alguma coisa) não me prova o contrário.

        Ah e o futebol não começou há 20 anos.

        • heldersoares
          Posted Abril 18, 2020 at 1:23 pm

          Pode não ser um critério mas quando um GR do maior rival é a grande referência de um GR da formação do real Madrid acho que diz algo mas…era a mesma coisa que o Max vir dizer que a sua referência era odysseias

          • E o que temos
            Posted Abril 18, 2020 at 4:59 pm

            O aimar também é a referência do Messi, e agora?

            • heldersoares
              Posted Abril 18, 2020 at 11:29 pm

              E Aimar não foi um bom jogador. Por norma os jogadores que são referência é pq são bons e dou relevância devido a ser uma referência de um jogador que é do maior rival

        • Joga_Bonito
          Posted Abril 18, 2020 at 4:27 pm

          Concordo, apesar de achar que não era um bom GR mas sim um grande GR. Contudo na minha definição de grande GR (ressalvo que é a minha definição) um GR de topo mundial não pode ter falhas como as que Baía tinha. Há muitos jogos do Barça da altura em que ele lá jogava e ele cometia demasiados erros para ser nível mundial. muitas vezes confunde-se qualidade mundial com nível mundial quando já certa diferença. entre ambos. Nível mundial implica o domínio de todos os parâmetros da sua posição e ele não dominava. É certo que estava nervoso em Barcelona, mas vários dos erros demonstravam abordagens erradas não inexperiência ou nvervosismo. No Porto tinha poucos estímulos e a imprensa adorava-o. Em Barcelona era apenas mais um jogador, mal cometeu um erro (sina que todos os guarda-redes têm de aturar) foi queimado, mas ao contrário de Portugal não tinha crédito da imprensa que bastas vezes protegeu os seus erros. Um pouco à semelhança do Casillas que também nunca foi aquilo que se disse dele mas que contou com um estado de graça na imprensa, frangasse quanto frangasse. O Baía era um grande GR mas não era top mundial e isso viu-se em Barcelona.

  • Givanildo Vieira de Sousa
    Posted Abril 17, 2020 at 7:59 pm

    De acordo.

  • heldersoares
    Posted Abril 17, 2020 at 8:06 pm

    Mas não há dúvidas nenhumas questionarem isto principalmente comparado com Rui Patrício é de rir

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 17, 2020 at 8:15 pm

      Eu ca acho que o simples factos de comparar jogadores em epocas diferentes é das coisas mais inuteis e incoerentes.
      Sendo um extremista, acho que num determinado contexto a é melhor que B, e noutro, B pode ser melhor que A.

      • Valderrama
        Posted Abril 18, 2020 at 12:24 am

        Normalmente tendo a concordar que comparações entre jogadores de épocas diferentes fazem pouco sentido. Acima de tudo é descabido comparar Bento e Damas com os jogadores actuais, quando as regras nem eram as mesmas. No entanto não acho que as funções do guarda redes no tempo do Vitor Baía sejam muito diferentes das actuais

    • RuiCosta10
      Posted Abril 19, 2020 at 6:12 pm

      Tanto há duvidas que muita gente não o reconhece como sendo o melhor. Nunca na vida acho o Baia o melhor guarda redes português de todos os tempos.

  • Kacal
    Posted Abril 17, 2020 at 8:22 pm

    Dizer que é o melhor GR português de sempre, é válido e aceitável. “De longe” já é mais discutível e nunca será algo pacifico. Mas são opiniões. De resto, gostava de ver este Mourinho de volta e ele como pessoa é melhor do que como treinador actualmente.

  • DNowitzki
    Posted Abril 17, 2020 at 8:30 pm

    Vítor Baía e Rui Patrício: aí está, a avaliação do pessoal é o presente.

    Mas está bem.

  • B.Jardim
    Posted Abril 17, 2020 at 8:31 pm

    Não considero o melhor Baía de longe melhor que o o melhor Patrício. Talvez nem seja melhor.

  • E o que temos
    Posted Abril 17, 2020 at 8:34 pm

    Ora vejamos, um programa do fcp em que tem o mourinho a falar. Obviamente que as opinioes que vamos retirar daqui sao isentas e sem clubite, faz todo o sentido

  • pcyrne89
    Posted Abril 17, 2020 at 9:10 pm

    Nunca vi o Bento ou o Damas jogarem, mas até o Rui Patricio me parece ser um melhor guarda-redes do que o Baía era.. Mas isto acho que é mais o Mourinho relaxadão numa entrevista do que outra coisa, por isso vale a o vale :-)

  • cards
    Posted Abril 17, 2020 at 9:31 pm

    é obvio que Baía é o melhor português da História como também é óbvio que Júlio César, Ederson e Oblak são 10 vezes melhores do que Baía

    • Fields
      Posted Abril 17, 2020 at 10:21 pm

      Assim como qualquer guarda redes que tenha passado pela Benfica, suponho. Incluindo Bruno Varela e Paulo Lopes.

    • Valderrama
      Posted Abril 18, 2020 at 12:19 am

      Critica-se os exageros do Baía ou do Mourinho mas depois tenta-se fazer declarações ainda mais exageradas. Também acho que esses nomes são melhores mas não acho que a diferença do Baía para o Júlio César seja maior do que a diferença do Júlio César para o Ederson ou da diferença do Ederson para o Oblak

    • heldersoares
      Posted Abril 18, 2020 at 12:24 am

      Sim e o Roberto também acho que se esqueceu desse

    • Luis 1 2 3
      Posted Abril 18, 2020 at 2:35 am

      O Júlio César melhor que o Baía? O Oblak sim é por larga margem, o Ederson é do mesmo nível.

      • RuiCosta10
        Posted Abril 19, 2020 at 6:11 pm

        O Julio Cesar do Inter foi melhor do que alguma vez o Baia foi. O Ederson já foi top 3 mundial. Vá, top 5 caso queiram discutir o tema. O Baia alguma vez atingiu esse nível? Nem metendo os trofeus todos que ganhou a tapar a baliza.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 17, 2020 at 9:44 pm

    Vitor Baía e Rui Patrício estão praticamente ao mesmo nível em termos de qualidade embora tenham estilos completamente diferentes.

    Vítor Baía vem de uma escola típica dos guarda-redes dos anos 90, mais baixo, agilidade máxima com uma grande voz na organização defensiva da sua equipa. Reflexos apuradíssimos seriam a sua imagem de marca. A mesma escola de David Seaman, Barthez, Toldo, Casillas, Chilavert, etc.

    Já o Rui Patrício é de uma escola mais longilínea, ou seja, guarda-redes mais altos que conseguem ir buscar as bolas às gavetas com facilidade e com um raio de acção mais alargado e melhores nas bolas aéreas. Seguindo guarda-redes como Oliver Kahn, Van der Sar, de Gea ou Buffon.

    Sinceramente acho os guarda-redes do segundo grupo superiores aos do primeiro grupo, embora os do primeiro grupo tivessem aquele ego mais exacerbado, aquela loucura que cria mitos com o passar dos anos.

    Depois veio uma espécie de terceira vaga que são os guarda-redes completos a todos os níveis e encima disto ainda conseguem jogar com os pés como se fossem um jogador de campo como Manuel Neuer por exemplo. Mas isso já é mesmo o créme de la créme. O topo da pirâmide no que toca aos guarda-redes e suas características.

    • heldersoares
      Posted Abril 17, 2020 at 10:25 pm

      Por exemplo em bolas aéreas a sair da baliza Baía da 10-0 ao RP dos melhores que já vi nesse aspeto

    • Valderrama
      Posted Abril 18, 2020 at 12:01 am

      Dizer que Rui Patrício é melhor que Vítor Baía nas bolas aéreas ou que tem maior raio de acção devia dar ban desta caixa de comentários durante umas semanas…

  • Miguel Lopes
    Posted Abril 17, 2020 at 9:56 pm

    Eu vi o Bento e o Damas, e o Vítor não era melhor que eles e até me custa dizer que o Bento era o melhor dos 3. E tenho pena que não se tenha retirado mais cedo e em grande como merecia.

  • Marcos
    Posted Abril 17, 2020 at 9:59 pm

    Momento fantástico, o que me ri com este vídeo… Mas só de olhar para o plantel atual até me dá pena. É bom recordar mas não é bom viver do passado, há que mudar rapidamente e a começar pelo treinador.

  • fabinho18
    Posted Abril 17, 2020 at 11:33 pm

    Na minha opinião o Rui Patrício é muito melhor que o Baía , mesmo a larga distância.
    Foi muito mais decisivo , deu muito mais pontos ao Sporting que o Baia deu ao Porto.
    Um jogava com Jorge Costa, Aloísio, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, etc o outro tinha Maurício, Tonel, Naldo, Torsiglieri.
    O baía só era melhor que o patrício nas saídas aos cruzamento e a defender fora de área

    • RuiCosta10
      Posted Abril 19, 2020 at 6:04 pm

      Além disso o Patrício não deu os frangos que o Baia deu. Podem vender o homem de toda a maneira de feitio e tentar forçar que o Baia foi o melhor de sempre, mas o Patrício é melhor que ele.
      Outro ponto é que o Baia era uma má influencia para o balneário, se não o fosse facilmente tinha ido ao Euro2004, mesmo que não jogasse a titular.
      O Patrício tinha lacunas com os pés e a sair aos cruzamentos mas melhorou imenso. E no resto não há comparação possível.

  • Valderrama
    Posted Abril 18, 2020 at 12:12 am

    Evidente.
    Distinguia-se na segurança das saídas a cruzamentos, na forma como controlava o espaço entre os centrais e a área, nunca vi nada parecido em guarda redes portugueses que normalmente são o oposto nesse aspecto. Bolas bombeadas para a área era tudo dele. Evidentemente que também tinha erros patéticos mas não mais do que os outros guarda redes que vi.

    Não vi Damas nem Bento jogarem mas tendo em conta que Bento tinha 1,73 acho impossível que pudesse ter o mesmo controlo do espaço aéreo. De qualquer forma são jogadores de outra era, o jogo com os pés não tinha qualquer relevância para os guarda redes, uma vez que agarrar a bola com as mãos após atraso dos defesas ainda era permitido. No jogo com os pés o Baía sendo pior que Ricardo (que era muito bom nesse aspecto) era bastante bom e muito melhor do que Patrício

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Abril 18, 2020 at 3:03 am

    Estas distinções não se decretam, são reconhecidas espontaneamente pelo público. Quando é preciso andar sempre a reclamar que o público não reconhece como devia, o problema está em quem reclama.

  • Jonatas
    Posted Abril 18, 2020 at 8:04 pm

    São todos muito bons…mas o Baía acima um pouco…em Portugal o melhor que vi foi Preudomme…sozinho era uma equipa!!

Deixa um comentário