Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor jogador da história do Sporting de Braga

Atualmente, quantos jogadores temos nós o privilégio de ver que sejam os melhores da história dos clubes que representam? Provavelmente, olhando ao primeiro plano do futebol Internacional, e conjugando capacidade individual com sucesso colectivo (e impacto nesse sucesso), talvez apenas Totti, Messi, Di Natale ou Ibrahimovic (este último beneficiando de um contexto altamente vantajoso) ostentem esse rótulo. Em Portugal, também há um homem que nos dá essa rara oportunidade.

Não restam dúvidas de que os últimos anos foram os melhores da história do Sporting de Braga. A presidência de António Salvador pode ter muitos pontos de contestação ou de discordia, mas a inversão da dinâmica desportiva do clube é um facto inegável. Ora, após os primeiros anos de Salvador (com os primeiros indícios de evolução desportiva), a época 2007/2008 foi um fracasso, com um desapontante sétimo lugar e uma dança de treinadores, com três alterações diferentes de timoneiro. Para reverter a situação, chegou o técnico Jorge Jesus e um dos melhores jogadores do campeonato passado e do rival Vitória de Guimarães, que havia acabado num fantástico terceiro lugar: Alan.

O brasileiro foi, desde a primeira hora, fundamental na manobra dos Arsenalistas, assumindo-se com uma referência e um líder dentro e fora dele. Tendo começado por ser um extremo vertiginoso, de finta e progressão e com boa capacidade de finalização. E, tal como todos os grandes jogadores, soube contornar o passar dos anos, tornando-se um jogador de forte capacidade de tomada de decisão, vagueando por zonas interiores, onde faz valer a sua técnica e visão de jogo para desequilibrar e perfumar o futebol colectivo. O mais notável é que, depois de uma época passada em que raramente foi primeira opção, ressurgiu esta temporada como peça fundamental do conjunto de Paulo Fonseca, beneficiando do futebol positivo, dominador e de posse proposto pelo seu novo técnico. 

Até 2008, o Sporting Clube de Braga tinha ficado oito vezes nos quatro primeiros lugares da I Liga nas cinquenta e duas edições em que tinha participado. Nas sete épocas seguintes, ficou cinco vezes. Até 2008, os Bracarenses tinham participado por dez vezes nas provas da UEFA. Desde aí, só por uma ocasião ficaram afastados das competições continentais. Até 2008, os Minhotos nunca fizeram mais do que superar duas eliminatórias europeias, não chegando nunca à Taça/Liga dos Campeões Europeus. Desde aí, já chegaram a uma final europeia e estiveram duas vezes na máxima competição Europeia de clubes. 

Todos estes feitos possuem um denominador comum. O melhor Braga de sempre, o que melhores resultados desportivos conseguiu, é o Braga de Alan, o melhor jogador da história do clube.


Pedro Barata

110 Comentários

  • Tiago Jesus
    Posted Dezembro 20, 2015 at 12:58 pm

    Karoglan, Alan, Barroso, Artur Jorge, Quim, Hugo, Vandinho. Grandes símbolos do Braga.

  • Ribeiro
    Posted Dezembro 19, 2015 at 11:14 am

    Acrescento que Alan foi o melhor marcado da fase de grupos da Liga dos Campeões em 2012-2013 (penso que a par de C. Ronaldo).
    Em termos de qualidade e preponderância na equipa, obviamente Karoglan e Barroso estrão no mesmo patamar (daqueles que vi jogar). No entanto, o Alan faz parte de um Braga superior com Taça Intertoto (sim é um título europeu da UEFA), uma final da Liga Europa, Champions (numa quase passou aos Oitavos de final)… Além disto esteve presente em grandes embates (com muitas vitórias) com Arsenal, Liverpol, Man Utd, Bayern, D. Kiev, Shaktar, Galatasaray, Sevilha, Celtic, Milan, Marselha, PSG, etc. Por isto tudo e pelo seu carisma e amor à camisola é bem possível que seja o maior de sempre do clube.

    Outros grandes que vi jogar: Hugo Viana, Vandinho, Custódio, Luís Aguiar, João Vieira Pinto, Matheus, Moisés, Nunes, Rodrigão, Quim, Paulo Santos, Jorge Luiz, Mossoro, Tiago, Lima, etc…. E ainda dois jogadores especiais: Nuno Gomes (a acabar a carreira) e Diego Costa (a começar a carreira mas que já mostrava grande qualidade na Pedreira).

  • Manuel Silva
    Posted Dezembro 18, 2015 at 2:21 pm

    Gosto e concordo na generalidade com este artigo, contudo chamo a atenção para o facilitismo na atribuição de títulos de melhor jogador de sempre, principalmente se não conhecemos a história e os jogadores todos que passaram em Braga. Deixo só 3 exemplos:DITO, jogador formado em Braga e que acabou patrão da defesa do Benfica e da seleção, João Vieira Pinto, ou Diego Costa (o do Chelsea).

  • filip
    Posted Dezembro 18, 2015 at 1:32 pm

    Eu comecei a ver jogos a partir do inicio dos 90, no 1º Maio, com algumas epocas fracas e outras interessantes.
    Nos ultimos 10 anos claramente tivemos excelentes jogadores, grandes equipas e treinadores. é dificil escolher um top, mas claramente o Alan e o Karoglan são os dois melhores jogadores que eu me lembro em Braga. Depois desses temos os jogadores formados cá, como o Quim, Barroso, Zé Nuno, Artur Jorge, etc. Dos jogadores das ultimas epocas em Braga que marcaram a diferença temos o Hugo Viana, Mossoró, Vandinho, Lima. Existem muitos mais jogadores, mas que passaram pouco tempo em Braga, e não acho muito justo algum jogador ficar no coração dos adeptos por uma ou duas épocas. É a minha opinião.
    Se o Tiago tivesse passado cá mais uma ano ou dois, tal como o Diego Costa, João Tomás, Santos, etc….também estariam no coração dos braguistas

  • GraphicPesKing
    Posted Dezembro 18, 2015 at 11:54 am

    Aproveitando o tema… esse poderá ser o melhor braga de sempre?

    https://pespespes.wordpress.com/2013/08/16/sc-braga/

    O XI poderia ser:
    Quim
    João Pereira / Artur / Dito / João Cardoso
    Alan / Barroso / Ezequiel / Mossoró
    Karoglan / Chico Gordo

    • Czarli
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:18 pm

      Eduardo, Vandinho, Tiago, Lima, Matheus, Rodriguez, Ricardo Rocha… Torna-se complicado.

      Sem esquecer os grandes Zé Nuno Azevedo, Idalécio, Pedro Estrela e Toni :D

  • Czarli
    Posted Dezembro 18, 2015 at 11:43 am

    O Alan teve uma evolução fantástica! Obviamente que o seu trabalho e humildade fez a diferença mas não esquecer que a "conjuntura" da sua carreira… Chegou ao Porto, vindo do Marítimo onde não passava de um jogador inconsequente, rápido mas com imensas falhas na decisão, e apanhou dois dos melhores treinadores-formadores que já passaram pelo FCP. Se na 1ª época, onde teve vários minutos, foi treinado pelo Co Adriaanse que entre outros fez do Pepe o que ele é hoje, igualmente foi o holandês que fez do Bosingwa um lateral de nível mundial, ainda meteu o Quaresma na ordem que começou finalmente a mostrar todo o seu potencial, sem esquecer o Bruno Alves que foi também trabalhado e moldado por ele. Depois veio o Jesualdo que aproveitou muito bem o trabalho do antecessor. Ora na época seguinte, temos o Alan com um enorme estatuto a chegar a um Vitória que chegava da 2ª divisão e jogou um futebol que facilmente poderia ser aproveitado por outro grande. Foi para Braga e continuou a mostrar qualidades futebolísticas e humanas… Mereceu por isso. Grande Alan!!

  • João Melo
    Posted Dezembro 18, 2015 at 11:19 am

    O Alan é, mais do que um excelente profissional, um capitão de mão cheio.
    Um jogador que, fruto dos anos de lealdade ao clube (teve propostas milionárias do Al Sharjah), mas também da identificação com a cidade, ganhou, para sempre, um lugar nos nossos corações.
    Será muito difícil o dia em que o vir sair. Se já o foi quando saiu o Mossoró, imagino como será quando sair o Alan, que já cá está há sete anos.
    Parabéns, Alan. E parabéns, Pedro Barata, pela referência ao nosso capitão.

  • Paulo_Leixonense
    Posted Dezembro 18, 2015 at 9:40 am

    Eu ainda vi jogar aquele que para mim foi o melhor jogador de sempre e do Barcelona: o Ronaldo Fenómeno! É difícil fazer comparações com tantos craques que passaram em muitos clubes, mas o Fenómeno era GENIAL. As lesões estragaram-lhe tudo…

  • Rodolfo Trindade
    Posted Dezembro 18, 2015 at 9:33 am

    Excelente artigo Pedro Barata.

    Não sei se será o melhor jogador de sempre do Braga, até porque existiu um senhor chamado karoglan, mas desta nova era do Braga, em que se tornou um clube estável e europeu é claramente a referência.

    Durante muito tempo Quim também foi uma "bandeira" do clube.

    Têm passado muitos bons jogadores pelo Braga, além destes já falados, Barroso, Ewerthon, Lima, Diego Costa, Danilo, Hugo Viana, Mossoro..etc etc etc

    Alguém se lembra do Formoso? :)

  • SL
    Posted Dezembro 18, 2015 at 8:41 am

    Concordo. Grande jogador e profissional.

  • bracara
    Posted Dezembro 18, 2015 at 2:05 am

    O meu avô sempre me falou no Mendonça, o Eusébio antes do Eusébio. Vale o que vale.

    • Filipe Martins
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:16 pm

      Por acaso o meu avô já me falou muitas vezes no Jorge Mendonça. Também diz que foi o melhor que viu lá em Braga.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 18, 2015 at 10:45 am

      Nuno R

      Até há uma grande parte de Brasileiros que ainda hoje considera o Garrincha melhor que o Pele

      E diga-se que na história do futebol só há 2 Mundiais que estão "catalogados" como vencidos por "um jogador sozinho"…que são o de 1962 pelo Garrincha e o de 1986 pelo MAradona

      Garrincha tem o problema de não ter sido tão mediático por ter sido sempre um "fora do sistema", um boémio que não levava o futebol muito a sério e nunca se colou à FIFA nem nunca teve uma máquina de propaganda por trás para criarem o mito, agora já vi muitos brasucas que viram e até jogaram com eles os 2, em entrevistas dizerem que Garrincha é melhor

      Agora claro tudo isto é muito discutível, e ira sempre depender muito da opinião/gosto pelo tipo de futebol practicado/identificação com o jogador etc…

    • Nuno R
      Posted Dezembro 18, 2015 at 10:19 am

      Conheço quem visse o Matateu e o Peyroteo, achando-os superiores ao Eusébio.
      Mas isso tem muito a ver com a idade do espectador, mas não só, o fenómeno televisão conta muito, as competições europeias, a participação em Mundiais e Europeus, etc…
      Também há quem diga que o Eusébio foi o que foi por causa de ter a seu lado Colunas, tal como Pelé só o foi por causa de Garrincha e Cia.

  • António Vilares
    Posted Dezembro 18, 2015 at 12:41 am

    Não sei se é o melhor jogador da história do clube minhoto, mas é sem dúvida um dos grandes jogadores da história do Sp.Braga e um dos jogadores com maior QI futebolístico em Portugal nos últimos anos. A forma como tem sabido compensar o seu desgaste físico comprova a inteligência do brasileiro que tem sido fundamental nesta ascensão do clube do Minho no panorama nacional e internacional. Acredito que tenha tido várias propostas de saída mas preferiu manter-se como o herói do Minho e o reconhecimento por parte dos apoiantes do futebol acaba por ser um prémio justo. Grande jogador!

  • Posted Dezembro 18, 2015 at 12:33 am

    Vou arriscar e sem medo dizer que logo a seguir vem o Hugo Viana.

    Parabéns pelo texto, excelente.

  • Nuno R
    Posted Dezembro 18, 2015 at 12:32 am

    É sempre simpático quando um tipo que parecia acabado consegue renascer.
    Em termos de bola, o Karoglzn era superior. O Chico Faria, também marcou uma era.
    Falavam do perrichon, mas esse já não vi.

  • João Lains
    Posted Dezembro 18, 2015 at 12:13 am

    Se Alan jogar na próxima segunda-feira na recepção ao Paços de Ferreira, e tudo levar a pensar que sim, o brasileiro igualará o guarda-redes Quim, como o jogador que mais vezes representou o Braga. São já 298 jogos contra os 299 do actual guarda-redes do Aves. Sem esquecer que até ao final do ano, o Braga ainda recebe o Belenenses para a Taça CTT. Ou seja, pode atingir a marca redonda: 300 jogos.

  • magicobraga
    Posted Dezembro 18, 2015 at 12:11 am

    Sem duvida o melhor de sempre, o Alan em guimarães tornou-se num jogador completamente diferente do que era no porto e depois em Braga atingiu um nivel muito alto, ENORME até.

    É um privilégio vê-lo em campo e espero que continue mais uns anos.

    Está na hora de renovar!

  • João Soares
    Posted Dezembro 18, 2015 at 12:09 am

    Gostava de deixar o desafio de se nomear o melhor jogador do clube para os três grandes: Porto, Sporting e Benfica

    • Kafka I
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:42 pm

      Nuno R

      Subscrevo na integra

    • Nuno R
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:18 pm

      Luis Freitas
      Mas é claro que o Eusebio, teletransportado para os dias de hoje, não faria a diferença como fez na sua altura. E o DiMaria, com tudo o que teve à sua volta, faria a diferença em 1960.
      Eu não sou grande condutor, mas se me pusessem com o meu chasso a correr com os cangalhos de 1930, também era capaz de ganhar tudo quanto era corrida.
      Essas coisas que dizes não ser o ponto, são exactamente o ponto.
      O futebol até aos anos 90 não tinha grande trabalho físico específico, pelo que havia grande diferença entre as equipas grandes (que trabalhavam a sério) e as outras. Daí que em qualquer jogo, os pequenos rebentavam a partir dos 70/75 minutos. Do mesmo modo, as forças da natureza davam nas vistas, pois eram naturalmente fortes e rápidos, ao contrário de hoje, em que consegues incutir essas características num atleta.
      O Messi é um atleta que o Maradona nunca foi, teve trabalho específico de resistência, força e velocidade. O Maradona era talento puro e duro, mais treino. Aliás, em termos de ciência de treino, os dias de hoje são incomparáveis.
      Em suma, podes comparar jogadores dentro das suas épocas, ou pode tentar fazer um comparativo entre o que um Eusebio faria hoje com os meios de hoje. Dizer o que ele faria hoje, com os meios de meio século atrás não é honesto.

      PS: a carreira do Eusebio (e maradona, e outros) foi marcado pelas lesões, ora porque era canela até ao pescoço (pobre Messi se apanhasse um Goicochea), ora porque a medicina era arcaica.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 11:41 am

      O comentário do Bruno Sousa não é tão descabido assim atenção e o Nuno R acaba por lhe dar razão quando diz: ''Eusébio não faria a diferença se jogasse agora…''. Como ele diz: Fala apenas do MELHOR JOGADOR. É óbvio que como fala o Nuno R as ''coisas luxuosas'' são extremamente importantes num atleta sim, mas esse não é o ponto aqui. Concordo com o seu comentário em parte mas quando a pergunta se resume a quem foi o MELHOR JOGADOR da história do clube e não o melhor em detrimento da sua época, jogadores como Eusébio e Peyroteo não podem ser considerado.

      Se formos a analisar jogador por jogador, sem olhar a condições ou o que poderia ser, é óbvio que Di Maria é muito melhor jogador de futebol do que Eusébio alguma vez foi. Custe a quem custar.

      O Kafka também faz um ponto interessante e com o qual concordo totalmente, as dificuldades seriam para os dois lados e tanto os antigos teriam dificuldade a se adaptar aos modernos como vice-versa. Mas uma coisa é certa, a bola continua redonda e nos pés de um jogador de top moderno rasgava completamente qualquer equipa adversária daquele tempo (muita gente vive de memórias mas se virem de facto jogos antigos era um futebol ao nível de uma distrital de hoje a todos os níveis, balão para a frente, jogadores a tropeçar na bola etc…) enquanto não o retirassem de campo com uma entrada ao pescoço. Os jogadores de hoje são protegidos, mas também fazem-se à proteção.

      Negar isso, é como dizer que o Di Maria não iria ser o melhor jogador de uma liga distrital portuguesa onde ainda se jogam nos tais ''pelados/batatais'' e com um rigor de ''perna até ao pescoço''… Podia nem render tanto como faz na ''sua praia'' mas contra adversários tão inferiores…

      Luis Freitas

    • Kafka I
      Posted Dezembro 18, 2015 at 10:47 am

      Nuno R

      Subscrevo na totalidade o teu comentário…

      Aquilo que o Bruno Sousa diz é tão valido como o seu inverso, ou seja, um jogador de hoje em dia não sobrevivia 1 mês, aos Pelados/batatais da altura..e muito menos ao "perna até ao pescoço" practicada na altura, onde se levava porrada a sério, e nem falta era…não é como agora que os grandes jogadores são todos super protegidos e ao minimo toque era falta…

    • Nuno R
      Posted Dezembro 18, 2015 at 10:25 am

      Bruno Sousa, que comentário descabido.
      Um jogador tem de ser analisado consoante a sua época. O Eusébio não faria a diferença se jogasse agora… mas se jogasse agora teria direito a mordomias com as quais nem sonhava quando jogador. Coisas luxuosas, tipo nutrição, tratamento médico de topo, essas coisas hoje em dia básicas.

      Também posso dizer que o DiMaria se partia todo caso levasse com uma cautchu na testa…

      A nível de pegar na cacete, diria que o Paulinho Santos foi o melhor (secundado por Andre pai, e Fernado "Coice"), embora o enorme Carlos Mozer fosse muito completo. No Sporting, diria o Virgilio ou o Filipe.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 9:50 am

      Eusébio, Peyroteo? Só se estivermos a falar de qualidade relativo ao seu tempo. Agora se for de facto o MELHOR JOGADOR, mão faz sentido pensar que esse tipo de jogadores, embora mereçam todo o respeito do mundo, fariam a diferença no futebol atual tanto técnica como especialmente fisicamente. (Quem pensa o contrário vive iludido e sugiro-lhes que peguem numa velha cacete e analisem bem o jogo dos jogadores da época)

      Agora, se falarmos de facto em MELHOR JOGADOR da história do clube:

      Porto: Deco
      Sporting: Jardel talvez, ou Luis Figo se tivermos em conta tudo que provou depois de sair
      Benfica: Di Maria

      Bruno Sousa

    • E Jorge
      Posted Dezembro 18, 2015 at 1:55 am

      Sr. Anacleto, então para si o Pinga foi melhor que o Deco? Como?
      É que Pinga marcou mais de 300 golos pelo clube que resultaram em 2 títulos, 2 títulos em 16 anos com o clube. Então por favor, o melhor jogador da história do Porto só pode estar entre Fernando Gomes ou DECO.

    • Filipe
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:48 am

      Porto – Madjer
      Sporting – Peyroteo
      Benfica – Eusébio

    • Anacleto
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:36 am

      Porto-Pinga
      Sporting-Peyroteo
      Benfica-Eusebio

    • John Days
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:26 am

      Muito fácil.
      Porto – Deco/Madjer/Hulk/Futre
      Sporting – Peyroteo
      Benfica – Eusébio

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:25 am

      Da actualidade? Brahimi, Ruiz e Gaitán.

      Da História? Deco, Yazalde, Eusébio.

      Para mim? Esnaider, Angulo e Michael Thomas

      Acácio Norberto

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 18, 2015 at 12:08 am

    Alan esta um jogador cheio de classe, decide muito bem e e importantíssimo a nível táctico.

    Ainda me lembro de alan no marítimo, simplesmente um grande extremo.

  • José
    Posted Dezembro 18, 2015 at 12:01 am

    Ainda me lembro quando o Paulo Sérgio tentou contratar o Alan para o Sporting, na altura muitos torceram o nariz a dizer que era velho. Já passaram uns 6 anos e ele ainda joga mais que qualquer extremo do Sporting… já agora quando se retirar bem que podia ir para Alcochete ensinar o Gelson a cruzar.

    • Ribeiro
      Posted Dezembro 19, 2015 at 11:16 am

      Gelson melhor que Alan? Deu para me rir um bocado. Um dia talvez… mas terá de trabalhar muito…mesmo muito. Nem se compara. As pessoas iludem-se com duas ou três fintas dos miúdos. Na 4.ª feira entrou e fez logo um túnel ao Goiano… a partir daí nem cheirou.

    • John Days
      Posted Dezembro 18, 2015 at 1:26 pm

      Talvez tenha exagerado em comparação com o Gelson.
      Estamos a esquecer-nos do Alan do Sérgio Conceição?
      A verdade é que Alan fora do Braga para um clube maior e de mais exigência perde todo o seu valor, não trocava o Gelson pelo Alan, mas o brasileiro é HOJE melhor, é um facto.
      Faria Alan no Sporting, o que fazem/fizeram JM,Carrillo e Bryan.
      Fiquem com o deus Alan.
      Esteve no Porto, não deu nada.
      Por alguma razão.
      É bom jogador, mas fica-se pelo Braga e não mais que isso.
      A diferença é que foi inteligente para perceber que era bom jogador, mas não o suficiente para mais que isto.

    • Drillex
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:55 pm

      Neste momento o Alan é superior, apesar do Gelson ter potencial para Infinitamente superior e eu não trocaria o Gelson pelo Alan.

    • Czarli
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:35 pm

      Gelson superior ao Alan? Onde? Só se for a fritar batatas. ehehe

    • I.C.E.
      Posted Dezembro 18, 2015 at 9:29 am

      John,

      É sempre difícil de comparar jogadores que têm potencial para ser bons com aqueles que já o são. Por isso mesmo, Gelson é inferior a Alan. E essa verdade reduz-se ao seguinte:

      Enquanto um tem pernas "lentas" mas pensamento rápido o outro tem pernas rápidas e pensamento lento.

      No entanto, João Mário, Ruiz e Carillo são melhores que Alan mas serão tão importantes para o Sporting como o Alan o é para o Braga?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:32 am

      John Days, tens direito a tua opinião, mas a minha é que percebes tanto de futebol como eu de lagares de azeite…
      O Alan está para o Braga como o B.Ruiz está para o Sporting, jogadores sem frescura física mas que sabem tanto, mas tanto de futebol que acabam por estar sempre lá
      mas digo-te, fica com eles que eu não me importo de ficar com o Alan e o Rafa (não esquecer que o queriam há 6 anos, não ontem…)

      Pedro Carvalho

    • magicobraga
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:29 am

      Acusa os outros de dizer disparates e depois escreve aquilo, é por isso que a internet não devia chegar a todos.

    • magicobraga
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:24 am

      Alan teve demasiados maus momentos de forma?

      Não digas disparates, o Alan jogou SEMPRE a um nivel altissimo, se andaste a dormir a culpa foi tua.

    • John Days
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:20 am

      Há pessoas que não têm mesmo noção dos disparates que dizem.
      A diferença do Alan é que se for para qualquer clube grande, não toca na bola sequer, demasiados maus momentos de forma para ser considerado um grande jogador.
      Gelson,JM,Bryan,Carrillo são infinitamente superiores ao Alan, que está situado num contexto onde todos lhe passam a bola e o respeitam, perdoam erros e afins. Se jogasse num grande nem se sabia qual era a posição dele.
      Já para não falar que és mais lento que o Luisão.

  • Tiago Martins
    Posted Dezembro 17, 2015 at 11:53 pm

    E já que se fala dos melhores de sempre do Braga… Não sei se estará no TOP 5 ou 10, mas o jogador que me deixa mais saudades de ver é mesmo Mossoró. Que qualidade.

    • Ribeiro
      Posted Dezembro 19, 2015 at 11:21 am

      Alguém falou na forma como o Mossoró festejava os golos contra o Benfica. A explicação é simples… Na única vez em que podia ter sido campeão nacional o submundo do futebol e dos túneis quis que assim não fosse. Mossoró e Vandinho foram os castigados (meses de castigo) nessa época em que mesmo assim o SC Braga lutou até à última jornada (com dois dos melhores jogadores castigados de uma forma que nunca se viu em Portugal… nem nunca se verá).
      Este também é um dos motivos pelo qual Jesus e o seu adjunto são sempre mal recebidos em Braga e sofrem muito quando vão à Pedreira (Jesus muda sempre a sua forma de jogar se repararem…).

    • João Melo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 2:51 pm

      E natural era que assim fosse, ou não fosse ele um dos jogadores que, por via de túneis travessos, quiseram impedir de sonhar com um título que seria histórico num clube que só em circunstancias muito excepcionais pode almejar a conquistar o título de campeão nacional. Sendo certo que a isso se aliou a revolta de quem viu que a suspensão do Vandinho ser decretada no dia anterior ao fecho do mercado de inverno, com intenções que, de tão óbvias, nem merecem ser referidas.

    • Cristiano
      Posted Dezembro 18, 2015 at 9:01 am

      E uma incrível aptência para marcar golos ao Benfica… E a forma como ele os festejava, parecia que tinha ganho a champions.

      Mas aparte isso, era um bom jogador.

    • António Vilares
      Posted Dezembro 18, 2015 at 7:56 am

      Completamente de acordo Tiago! Era um regalo ver a jogar o Mossoró, tal a sua qualidade técnica. Esteve presente no maior ciclo do clube, por isso merece o Top 10 pelo menos…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:25 am

      Que grande jogador da bola.
      Do alto do seu "metro e meio" fazia o que queria com a bola no pé ;)

      Pedro Carvalho

  • Juan Barbossa
    Posted Dezembro 17, 2015 at 11:52 pm

    perdoem-me mas melhor jogador de sempre do braga foi o Karoglan

    João

  • Tiago Martins
    Posted Dezembro 17, 2015 at 11:50 pm

    O bis em Old Trafford e o golo que permitiu a conquista da Taça da Liga são apenas alguns dos grandes momentos em que Alan esteve envolvido. Jogador mítico que figurará certamente nas página douradas do clube bracarense. Um elemento de e para momentos especiais. Espero vê-lo erguer a Taça de Portugal no final desta temporada.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:26 am

      Era bonito, muito bonito mesmo!

      ÉS O NUMERO 30
      E EU SOU TEU FÃ
      TU JOGAS COM PINTA
      TU ÉS O ALAN

      Pedro Carvalho

  • Fábio
    Posted Dezembro 17, 2015 at 11:38 pm

    Deixo aqui uma grande canção de dedicatória ao Karoglan: https://homemfino.bandcamp.com/track/karoglan

    • gggggg
      Posted Dezembro 18, 2015 at 4:10 pm

      emociono-me sempre com esta cantiga, lembrando-me dos belos tempos do estádio primeiro de maio, sentados na pedra gelada arduamente colocada por prisioneiros do antigo regime.

  • Pedro
    Posted Dezembro 17, 2015 at 11:34 pm

    1.º – Alan, e o grande texto do Pedro Barata diz tudo.
    2.º – Karoglan
    3.º – Lima
    4.º – Nordin Wooter
    5.º – Hugo Viana

    • Benson
      Posted Dezembro 18, 2015 at 10:49 am

      Wender e Jorge Luiz combinaram na melhor ala esquerda que a Liga Portuguesa tinha naquela época. Karoglan é sem dúvida o melhor jogador da história do Braga mas infelizmente os seus colegas de equipa não eram Lima, Mossoró (foi a contratação mais cara de sempre do SC Braga por 800k), Hugo Viana, Sílvio, Custódio, etc.

      Mas Alan não deixa de ser um dos símbolos do clube, assim como já é símbolo da cidade e dos Gverreiros do Minho.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 9:49 am

      Woorter? Passou cá uma época e mal se viu… TOP 3: Barroso, Karoglan e Alan

      Daniel Cunha

    • RhaiL
      Posted Dezembro 18, 2015 at 8:37 am

      Wender também entrava.

    • Diogo Xavier
      Posted Dezembro 18, 2015 at 1:25 am

      Castanheira ?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 1:00 am

      Já agora faço o top10:
      1-Alan
      2-Karoglan
      3-Hugo Viana
      4-Quim
      5-Barroso
      6-Chico Gordo (nunca o vi jogar mas é o melhor marcador da história do clube)
      7-Márcio Mossoró
      8-Lima
      9-Matheus
      10-Tiago

      Pedro Carvalho

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:41 am

      Mossoró também deu muito ao Braga, em jogos com os grandes era um quebra cabeças.

      Mário

    • Tiago Santos
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:34 am

      Barroso entra fácil nesse top5

    • Rabensandratana I
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:25 am

      Acho que alguém esqueceu-se do pontapé canhão do Barroso!!!

      Um tipo que entrava nesse top, era o avançado Barata que marcava golos como ninguém, uma vez marcou 5 golos numa vitória contra o Alverca 5-3, foi o último jogador a apontar 5 golos numa partida para o campeonato, apesar de ter jogado só uma época.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:23 am

      Bordon Wooter, o Davids que nunca deu nada, nem no Braga nem em lado nenhum xD

      O meu cinco seria:
      Alan
      Karoglan
      Hugo Viana
      Quim
      Barroso

      Pedro Carvalho

    • Tiago Martins
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:51 pm

      Vandinho só se for pelo misticismo.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:48 pm

      Nordin Wooter?! Brincalhão…

      Acácio Norberto

    • João Lains
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:42 pm

      E o Vandinho? Surge no top10?

  • Ricardo Cadete
    Posted Dezembro 17, 2015 at 11:34 pm

    Foi campeão pelo FCP…em 2005 com o Adriaanse…

  • Anónimo
    Posted Dezembro 17, 2015 at 11:32 pm

    Como adepto do Sporting clube de Braga só posso agradecer este texto! Hoje, na crônica do jogo Braga-Sporting de ontem no visão de mercado ia escrever um bocado desta ideia, que estes são os melhores anos do Braga, os últimos 10/11 anos…
    E claro, não é por curiosidade de que Alan faz parte deles! Um jogador de futebol com uma técnica a cima da média, com um remate colocado, uma finta estonteante, e que, com o passar da idade substitui a velocidade e a vertiginosidade pela calma e poder de contemporicao, porque inteligência, conhecimentos e visao do jogo sempre teve.
    Alan é e foi um fora de série, que sentiu o carinho da sua massa adepta e fidelizou-se ao clube, em vez de preferir seguir o valor do dinheiro.
    Parabéns pelo grande texto, e acima de tudo, parabéns Alan.

    Pedro Carvalho

    • RREB
      Posted Dezembro 18, 2015 at 1:42 am

      Bruno desculpa mas discordo, o Alan evoluiu no Braga, mas já era maquina antes, no guimarães ele rendeu bem e foi para braga como retaliação pelo Guimaraes se ter aliado ao Benfica. Ja foi como trunfo ou seja como bom jogador.
      Abr

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:18 am

      Além de mais o Alan foi jogador e campeão no Porto, não é qualquer um que na posição dele, opta por ficar num clube fora dos 3 grandes em Portugal, sem nunca sair.
      Cresceu no Braga e o Braga cresceu com ele!

      Bruno M.

    • João Lains
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:04 am

      O Alan recebeu várias propostas para abandonar o Braga há 2 anos atrás… Não se lembram do João Tomás lamentar a pouca atenção que recebia por parte do seleccionador nacional, quando ele, com 30 ou 31 anos, preferiu o dinheiro das Arábias quando atravessava o melhor momento da sua carreira. Tinha sido um dos melhores marcadores da primeira liga ao serviço do Braga.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:51 pm

      Destaco o teu penúltimo parágrafo. Muitos dos jogadores que obtém destaque por cá em clubes que não os três grandes, não perdem a oportunidade de quando surge uma proposta das Arábias ou de Leste de irem atrás da proposta financeiramente mais atractiva e o Alan nunca o fez e duvido muito que nunca tenha tido uma proposta do género. Contudo, e já aqui foi referido e partilho essa opinião o mais mítico jogador do Braga é o Karoglan.

      Acácio Norberto

  • Alexis
    Posted Dezembro 17, 2015 at 11:28 pm

    Pedro Barata, parabéns pelo texto.
    Apenas um reparo, e apenas porque sou um romantico dos anos 90 (até porque explicas bem a escolha do Alan com factos e resultados): para mim o melhor de sempre foi o Karoglan. Sempre me "assustou" mais que qualquer outro na equipa Arsenalista. E juntando ao facto de que sozinho fazia de um Braga mediano, numa equipa top6 em Portugal (a equipa em que estava inserido não o acompanhava).

    Mas mais uma vez, parabéns pelo texto.

    • bpstp
      Posted Dezembro 18, 2015 at 5:10 am

      Agora que falaste do Barroso lembrei me do Idalécio e num jogo de taça em que o comentador gritou "é do Braga, Idaleciooooo". Salvo erro era com o Porto.

    • Telmo Santos
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:41 pm

      Aproveitando a deixa.. Só começei a ver futebol no ínicio deste século mas lembro-me perfeitamente do Barroso, para mim foi o jogador do Braga que mais "temi" até hoje, ele e o seu "pé canhão" :)

  • Hugo Nunes
    Posted Dezembro 17, 2015 at 11:27 pm

    Ja ontem em conversa me perguntava como e que o alan nunca chegou a um grande!!! ja agora o Cristiano e o melhor jogador da historia do real!

    • GraphicPesKing
      Posted Dezembro 18, 2015 at 2:17 pm

      Exacto, Filipe Ribeiro.

    • GraphicPesKing
      Posted Dezembro 18, 2015 at 2:16 pm

      CR7 já ganhou um lugar da história do RM, mesmo que não seja muito bem amado pelos adeptos merengues (porque ganhou mais distinções individuais que coletivas), mas tenho a certeza absoluta que o contrário aconteceria se ele fosse espanhol.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Dezembro 18, 2015 at 1:56 pm

      Faltou o Pirri e Juanito que tiveram mais importancia que Valdanos,Zamoranos por aí fora.

    • Jonas
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:15 pm

      CR7 estara sempre ms historia do RM mas estamos a falar do clube de Ronaldo fenomeno, zidane, Hugo Sanchez, Roberto Carlos, Redondo, hierro, sanchis, kaka, valdano, zamorano,Ria, Figo e Kopa. Isto para alem dos jogadores ja falados.

    • Jonas
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:07 pm

      Viste o Puskas e o Gento jogar? Respect!

      Jonas

    • RFS
      Posted Dezembro 18, 2015 at 10:55 am

      Cristiano é, indubitavelmente, o melhor jogador da história recente do Real.Só não posso comparar com Di Stefano, porque todos os outros eu vi jogar e nem há comparação.

    • Adolfo Trindade
      Posted Dezembro 18, 2015 at 10:46 am

      Melhor marcador sim, melhor jogador é uma blasfémia.

    • Mat Martins
      Posted Dezembro 18, 2015 at 4:01 am

      Pessoal, já percebemos que o Alan jogou no Porto

    • max alves
      Posted Dezembro 18, 2015 at 1:49 am

      Cristiano pra mim é o melhor marcador,mas de longe nao é o melhor jogador,so ver o que deu ao real em comparacao com puskas,di stefano,ou ate mesmo casillas…
      Deu muitos gols,mas titulos sao poucos,e sobre o casillas muitos ridicularizam mas esquecem que foi considerado muito tempo o melhor do mundo foi jogado as feras muito novo e no seu tempo tinha jogadores bons/muito bons em todas as equipes (antigamente muitos do top 30 de hoje seriam comuns ate mesmo banais) e se saiu bem com a camisa tem muitos titulos ate por nao haver um barca na epoca,mas nao invalida as champions e campeonatos que tem.
      Pra mim claro vai ser sempre lembrado como um dos melhores da historia,um dos maiores do clube mas é que ele é amado em old trafford e sem duvida que poderia ter sido o maior da historia de la.

    • bpstp
      Posted Dezembro 18, 2015 at 1:38 am

      Raul é um símbolo de Real mas daí a coloca-lo no mesmo patamar que C. Ronaldo não faz sentido. Em relação ao Ronaldo, o fenômeno também não se pode considerar o melhor da história do Real, pois esteve poucas épocas.

    • E Jorge
      Posted Dezembro 18, 2015 at 1:35 am

      O Ronaldo Fenomeno no geral pode até ter sido mais mágico do que o CR7, mas se for de analisar apenas a carreira dos 2 no Real Madrid, não tem como comparar o R9 com o CR7, o Cristiano fez muito mais pelo Real do que o R9, muito mais. E quem me conhece sabe que sou o maior fã do Messi que existe, com a diferença de não sofrer de cegueira. Agora, é o melhor jogador da história do Real? Tenho muitas dúvidas em relação a isto, muitas mesmo.

    • luis la liga
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:54 am

      Um gr com 17 anos ja era titular no maior clube do mundo que fez mais d 500 jogos e que ganhou td que podia ganhar nao tem qualidade.ta boa

    • Anónimo
      Posted Dezembro 18, 2015 at 12:04 am

      Lembro-me perfeitamente do Alan no Porto, não deu em nada como tantos outros e poderia ter-se perdido entre clubes de pouca visibilidade no estrangeiro, preferindo o dinheiro à estabilidade.
      Mas não foi por aí, e hoje volvidos quase uma década pode-se dizer que foi a melhor opção que poderia tomar. No Braga encontrou o seu espaço e a estabilidade que lhe permite chegar aos 36 anos como referência do clube. Acabou por jogar praticamente todos os anos nas competições europeias, 2x na LC, e uma espectacular final da LE, ganhou umas taças e ainda esteve na luta pelo título.
      Se tivesse seguido o caminho do dinheiro e da fama (ficar em Braga seria un downgrade face ao Porto), provavelmente nesta altura estaria de chuteiras penduradas e com o nome esquecido. Assim, vai ficar para sempre ligado à ascensão do Braga, será recordado, e o clube ficar-lhe-á agradecido.

      Bruno M.

    • João Lains
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:59 pm

      Ninguém refere o Gento? É como falar do Barcelona e esquecer o Iniesta.

    • Paulo Pereira
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:51 pm

      Di Stefano foi, provavelmente, o melhor jogador da história do Real, secundado por Puskas. Cristiano aparecerá numa segunda linha com Butragueno, Raúl, talvez até Hugo Sanchez.

      Zidane, Roberto Carlos e Fenómeno talvez num patamar distinto. Assim como Ramos e Casillas, mais pelo que representa(ra)m do que pela qualidade.

    • The Monster
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:42 pm

      Por falar na passagem dele pelo Porto, como ele mudou, lembro-me dele na altura do Porto era um jogador rápido mas inconsequente e com pouco rasgo a nível individual.
      O Alan do Braga é um jogador com uma capacidade de decisão notável, muito inteligente, e tecnicamente muito dotado.

    • Filipe A
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:39 pm

      Hugo, o Alan jogou no Porto. Mas tal como outros, como Sanchez ou Timofte, revelaram-se grandes num contexto com menos pressão, tornando-se referências nos seus clubes.

    • AndreC.
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:37 pm

      Não é nem de perto nem de longe
      É so olhat para o curriculo do di stefano

    • Luís Reguengo
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:35 pm

      Raúl, Di Stefano, Puskas, Ronaldo fenómeno,…
      Ronaldo é fabuloso mas não se será o melhor da história do Real

    • Johnny W.
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:35 pm

      O Alan jogou no Porto…

    • Pedro Freitas
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:35 pm

      O Alan jogou no FCPorto ;) Abraço

    • Luís Caixinha
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:35 pm

      O Alan jogou no FC Porto após sair do CS Marítimo. Em junho de 2011 esteve perto de assinar pelo Sporting CP ele e o Nilson que representava na epoca o Vitoria SC

    • Kafka I
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:34 pm

      O Cristiano não é o melhor jogador da história do Real, é sim o melhor marcador da história do Real, são coisas diferentes..

    • pedromoura
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:34 pm

      Hugo, o Alan esteve no FC Porto na época 2005-06, com Co Adriaanse, e 2006-07, com Jesualdo Ferreira. Como jogava pouco (com Quaresma a um nível elevadíssimo, mais Tarik e Lisandro, Alan era quarta opção), Alan é emprestado ao Vitória de Guimarães, acabado de regressar da II Liga. Depois rescinde com o FCP e vai para o Sporting de Braga, com a história que conhecemos.

      Antes de ingressar no FC Porto, Alan era estrela no Marítimo.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:34 pm

      O alan esteve dois anos no porto, se não me engano. Lá não fazia a diferença que faz no braga.

      Humberto Cruz

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:33 pm

      Individualmente sim.
      Mas, se perguntares aos adeptos do Real quais os seus símbolos, Rául, Di Stefano, Puskas, Butrageño e Casillas estão à frente de CR7. Até Sérgio Ramos …

    • Anónimo
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:33 pm

      Ah? O Alan esteve no Porto….

      Cobain

    • Pedro Pereira
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:33 pm

      O Alan esteve no FCP, duas épocas na altura do treinador holandes, não me recordo agora o nome. Era aquele doido do 3-3-4 que perdeu com o Artmedia.

    • mekanix14
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:33 pm

      O Alan chegou a jogar no Porto.

    • Sameiro
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:32 pm

      o alan jogou no porto

    • O'MassaPorto
      Posted Dezembro 17, 2015 at 11:32 pm

      Hugo, o Alan antes de ingressar no Braga, jogou no Porto

Deixa um comentário