Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor jogador de 2014 em Portugal

Não há dúvidas que, a nível de futebol nacional, 2014 foi um ano encarnado. O Benfica venceu o Campeonato Nacional, a Taça, a Taça da Liga e a Supertaça, terminando o ano como líder isolado da Liga. Assim, é natural que sejam dos comandados de Jorge Jesus os principais destaques individuais do ano: Luisão nunca esteve a um nível tão alto, Gaitán espalha magia como quem respira, Garay fez 6 meses colossais. Mas o melhor jogador a pisar os relvados portugueses nos últimos 12 meses chama-se Enzo Perez.

Natural da Argentina , Enzo chegou ao futebol português vindo do Estudiantes, trazendo consigo uma reputação bastante sólida no seu país natal. No entanto, o período inicial em Lisboa não foi fácil. O Jogador teve diversos problemas de adaptação, os quais levaram a que, pouco tempo depois de chegar ao clube, fosse emprestado à sua casa-mãe. Na temporada seguinte, regressou ao Estádio da Luz, para viver o momento que mudaria a sua vida nas águias: no final do Agosto de 2012, Javi Garcia e Witsel são transferidos, o que faz com que JJ aposte em Matic para o lugar do Espanhol e em Enzo para o lugar do Belga, potenciando-o não como Médio ala, como veio rotulado, mas numa posição mais central.
A partir desse momento, o argentino dissipou todas as dúvidas à sua volta, convertendo-se num fantástico médio. Enzo é, hoje, um jogador total: agressivo, fortíssimo na pressão, intenso, com capacidade de transporte de bola, com uma invulgar inteligência para entender os diversos momentos do jogo e as necessidades da equipa, sendo um elemento fundamental quer na fase ofensiva quer na fase defensiva. É o homem ao redor do qual se reúnem as tropas, em quem todos confiam e em cuja infalibilidade todos acreditam. Sem ele, o domínio vermelho sobre os relvados nacionais que se viu em 2014 seria, provavelmente, impossível. Por isso mesmo, a sua quase inevitável perda será, precisamente, o primeiro ponto de interrogação no Benfica de 2015 e, consequentemente, em todo o futebol português. Sem um substituto natural no Plantel (como sucedeu com Matic em relação a Javi ou Fejsa em relação ao atual jogador do Chelsea), veremos se Jesus apostará, com risco, em Pizzi ou noutro elemento já no clube, ou se, por outro lado, irá ser feita uma incursão ao Mercado, isto quando os encarnados já não estão presentes nem nas competições europeias nem na taça.
Naquele que foi, provavelmente, o seu último ano em Portugal, Enzo Perez deixou, para memória futura, o traço distintivo que só os grandes possuem. A marca indelével da qualidade, da mística e do carisma vencedor. Vice-campeão Mundial, o argentino quererá, agora, mostrar todo o seu valor num campeonato de maior repercussão mundial, deixando o futebol luso e o Benfica mais fracos. Fica a dúvida em saber como Jorge Jesus superará esta baixa nas suas tropas, sendo certo que o lugar de jogador chave do ano, esse já ninguém lhe tirará.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Barata

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Dezembro 22, 2014 at 11:32 am

    Em relação a este craque, a única mágoa que tenho é não o ter visto, por casmurrice de Jesus, num trio com Matic e Witsel.
    Até sempre. O verdadeiro capitão, mesmo sem braçadeira.
    Sebastiao

    • Luís Fernandes
      Posted Dezembro 22, 2014 at 11:54 am

      Na epoca que Witsel estave no Benfica, nem tu nem ninguem imagina o Enzo como um médio centro…tornou-se num nº8 de classe mundial, primeiro graças a ele proprio e depois graças ao "casmurro"!
      Vamos ser mais serios e menos pretensiosos sim!?

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:03 pm

      Claro, só o Jorge Jesus é que se lembrou que o Enzo podia jogar a 8, quando até já tinha jogado no Estudiantes e na Argentina nessa posição…

    • Filipe
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:04 pm

      Quando estava aqui o Javi tu dizias para o sentar para jogar o Matic? Ou quando o Enzo era extremo tu pensavas sequer na possibilidade de o colocar a médio-centro? Então pronto, criticar depois de ver o que acontece é muito fácil, mas na hora quem está lá e quem viu que o Enzo poderia ser de um nível muito superior se jogasse a médio-centro foi o JJ. Isso é que é a casmurrice que tás a falar?

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:22 pm

      Começou a jogar regularmente nessa posição com o casmurro,já tinha jogado nessa posição tanto no clube como na selecção da Argentina antes de vir para o Benfica,não se cansam das mentiras? Não passam a verdade por insistirem…

  • Awesome_Mark
    Posted Dezembro 22, 2014 at 11:32 am

    Concordo com a nomeação mas também creio que foi utilizado o critério de ter jogado a segunda metade da época passada e primeira da correta,caso contráriodeveria ter ganho o Nani.Assim sendo,espero que na altura de fazer o melhor 11 não se lembrem de,partindo do mesmo critério,nomear nomes como Oblak,Garay,Siqueira ou Rodrigo.

    O meu onze seria:Rui Patrício,Danilo,Luisão,Aderlan,Tiago Gomes,William,Enzo,João Mário,Gaitan,Salvio e Jackson.

    • Awesome_Mark
      Posted Dezembro 22, 2014 at 11:47 am

      *e primeira da corrente

    • Tito Martins
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:00 pm

      Eu única e simplesmente pelo teu comentário já sei que és sportinguista e simpatizas também com o Braga.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:23 pm

      William? A serio?!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:26 pm

      Antes de mais ano de 2014 obviamente que não conta apenas a segunda metade..e mesmo que contasse a segunda metade o nani participou em 11 jogos no sporting em que ganharam 6 jogos e empataram 4 e perderam 1, marcou 2 golos e fez 4 assistências, o sporting encontra-se em em quarto lugar mas o braga tem menos um jogo..como podes querer eleger o Nani o melhor jogador de 2014? tentei perceber o teu raciocinio e não consigo jogar lá..eu acho o Nani um jogador fantástico…mas até agora o Sporting não tem conseguido assim tanto quanto isso..mais tem conseguido o guimarães com o André André…

      Acrescento ainda, achei uma parvoíce o Nani ter ganho o prémio de melhor jogador do Sporting este ano..o Patricio mereceu muito mais, o Sporting acabou em segundo lugar muito à custa dele, e foi o único que não baixou drasticamente de forma, mesmo com esta defesa miserável..

      José

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:27 pm

      No ano de 2014, quem foi o melhor médio-defensivo em Portugal, Ricardo?

    • Vermelho
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:30 pm

      Awesome Mark, partindo então dessa sua lógica (pelo que entendi, está a escolher quem esteve presente na maior parte da época 13/14 e não do ano civil, se me enganei peço desculpa), então a escolha do Salvio pouco faz sentido, lesionou-se com gravidade na 3ª jornada da Liga e só voltou em meados de Fevereiro/Março (já a passar de metade da época).

    • Awesome_Mark
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:42 pm

      Se forem capazes de me dizer nomes que atuaram os 12 meses no país e foram CLARAMENTE superiores a Aderlan,Tiago Gomes,William,joão Mário(penso que são os mais discutíveis) sou todo ouvidos.E referi o claramente porque caso contrário são escolhas subjetivas e não necessariamente clubisticas.

      *Foi um lapso o Aderlan Santos,não sei porquê mas deu-me na cabeça que o Paulo Oliveira tinha vindo de fora,portanto,troco o brasileiro pelo internacional sub21 português.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:48 pm

      Pelo que eu percebi o Awesome_Mark não está a contar com a primeira metade de 2014 que contou para o Enzo,mas se calhar percebi mal.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2014 at 1:09 pm

      Maxi garay e mesmo jefferson( agora caiu de forma) para a defesa..apesar de não gostar do adrien acho q merece mais q o mario.

      Jose

    • Filipe
      Posted Dezembro 22, 2014 at 1:24 pm

      Claramente superiores? Pedro Tiba para o lugar do João Mário (se quiseres também tens o Tarantini – peça chave numa equipa que foi a duas finais – e André André).

      Para o lugar do Tiago Gomes tens o Alex Sandro (o próprio Jefferson…)

      William concordo, a meio gás é o melhor trinco em Portugal na mesma.

      Santos concordo, porque o Garay só jogou meia época, mas outras fortes possibilidades seriam Marcelo e Yohan)

      O Salvio não tem estado a bom nível em 2014 (na primeira metade muito tempo lesionado e no banco – Markovic joga muitíssimas vezes) e agora não está a ser o que já mostrou. Por esta ordem de ideias, Rafa parece o mais regular em 2014

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 22, 2014 at 11:35 am

    Grande jogador,juntamente com Matic é do melhor que passou por Portugal nos últimos 10/15 anos à vontade,e provavelmente fez com o Sérvio uma das melhores duplas a meio campo de sempre, pena ter chegado tão tarde.só deveria sair no final da época mas a idade e a falta de dinheiro não perdoam. Felicidades para ele,mas acho que merecia um clube melhor.

    • lopes duarte
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:06 pm

      O melhor dos ultimos 10/15 anos vestiu de azul: escolhe entre Deco, Hulk e Falcao.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:29 pm

      Obviamente referia-me a jogadores de meio campo e eu disse "do melhor" não disse que eram os melhores. Num top 5 estão seguramente.

    • Awesome_Mark
      Posted Dezembro 22, 2014 at 1:04 pm

      É muito complicado.Só o Benfica já teve a juntar a esses o Javi,Witsel,Ramires,Reyes.Depois tiveste no Porto o Fernando,o Lucho e o Deco sobretudo e no Sporting o Rochemback e o Matias Fernandez.Se quiseres contar com portugueses ainda teria que incluir o Moutinho e talvez também o Simão.

    • Filipe
      Posted Dezembro 22, 2014 at 1:34 pm

      Reyes? Que foi o Reyes em Portugal à beira do Luisão, Di Maria, Coentrão ou Gaitan, por exemplo? Matias? Sempre lesionado, saiu a saldo… Podias era colocar nessa lista Pepe, Ricardo Carvalho, Vitor Baía, Cardozo (melhor marcador estrangeiro da história do Benfica e não o colocar é crime) e até Rodrigo e Garay. Rui Costa, Aimar e Saviola também seriam candidatos… No Sporting, poderias falar de Cristiano Ronaldo, Nani e poderia falar do Figo caso alargassem a lista para os últimos 20 anos ahah outros selecionáveis seriam Danny e Liedson. Assim como Quaresma, tanto no Sporting como no Porto. Além disso, lembrei-me agora do Anderson…

      Mas concordo contigo, colocar o Matic e o Enzo no top 5 dos últimos 10/15 anos pode ser exagerado tendo em conta os jogadores que já passaram por aqui

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 1:45 pm

      O Simão e o Reyes para mim não contam nessas posições e mesmo que contasse o Reys não entrava. Desses todos o meu top é Deco,Matic e Enzo,depois logo abaixo o Lucho e o Fernando. Witsel e Ramires são de top mundial mas só tiveram uma época em Portugal e foi quando começaram a explodir.

    • Awesome_Mark
      Posted Dezembro 22, 2014 at 1:53 pm

      Tal como o Ricardo,eu apenas fiz referência a médios

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 2:02 pm

      Filipe,diz-me jogadores do meio campo…Faz um top 5 sem o Matic e o Enzo,assim de caras só o Deco,não vejo mais ninguém.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 22, 2014 at 4:07 pm

      Deco, Pedro Barbosa, Rui Costa, Moutinho (aqui é mais discutível, eu pessoalmente prefiro-o ao Enzo), Ramires, Lucho. Jogadores de meio-campo que, na minha opinião, estão um nível acima de Matic e Enzo, pelo que fizeram no nosso campeonato.

    • André Vieira
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:18 pm

      O melhor médio e jogador dos últimos 10/15 anos foi Deco a anos luz de qualquer outro jogador( Cristiano Ronaldo ainda era muito novo).
      Depois é muito discutível o resto do Top a nível de médios, penso que em segundo viria James, em terceiro Matic, em quarto Di Maria e em quinto seria entre Enzo, Moutinho e Lucho.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:22 pm

      Pedro Barbosa? A serio?…

      De todos os outros só vejo o Deco e o Rui claramente iguais ou superiores,apesar do Rui ter atingido o auge fora de Portugal. Moutinho e Lucho são bons mas prefiro Enzo ou Matic,Ramires é craque também mas teve pouco tempo em Portugal,assim como Witsel.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:26 pm

      Sim, Pedro Barbosa. O melhor jogador e com mais classe que vi jogar com a camisola do Sporting. Eterno underrated.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:26 pm

      nem dá para acreditar a quantidade de "nonsense" que se disse neste post. Valeu pela gargalhada à custa do Rochemback!
      André B.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:48 pm

      O Rochemback na primeira passagem pelo Sporting apresentou um nível exibicional assombroso. A segunda passagem tolda muito a vista às pessoas, na hora de o avaliarem.

    • Filipe
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:48 pm

      Bem, para o meio-campo já é provável que Matic e Enzo estejam no top 5…

      Se olharmos para o Porto desde 2000, destaca-se logo o Deco. Aparecendo também Carlos Alberto, Maniche e Raúl Meireles como jogadores que destacaram no Porto, mas não sendo top mundial. Também passa por lá o Diego Ribas que fez uma boa carreira. Claro que Lucho merece a menção por toda a carreira e títulos que conquistou ao serviço do Porto e o Anderson também merece o destaque pelo talento que mostrou apesar de ter-se perdido numa fase posterior… Depois tens o Guarin e o Paulo Assunção e Fernando como médios mais defensivos. Mais recentemente, há espaço para o Moutinho.

      No Benfica, podemos falar do Tiago, Manuel Fernandes, Laurent Robert pelo golo ao Vitor Baía de livre (tou no gozo, óbvio xD), Rui Costa (regressa ao Benfica quando o treinador era Fernando Santos, penso eu… tempo do Simão, Mantorras, Nuno Gomes…), Aimar (claro), Javi Garcia, Ramires, Matic, Witsel e Enzo Pérez (de destacar o aparecimento de jogadores muito talentos no meio campo do Benfica desde que Jesus assumiu o cargo de treinador, mas também bastante caros, tendo em conta as estrelas do passado…e nenhum português.

      Já o Sporting não me parece que tenha produzido muitos médios centro (defensivo ou ofensivo também né) de qualidade desde 2000, até porque não foi campeão nenhuma vez depois de 2002 o que mostra um pouco que faltou qualidade, mas vejamos: João Vieira Pinto, Carlos Martins (era dos poucos que tinha mesmo talento, a maioria dos médios do Sporting neste período eram de raça, combativos, agressivos, não eram mágicos, mas muito úteis), Danny, Miguel Veloso, Rochemback, Moutinho (novamente), Matias (mais pelo talento pois ele no Sporting tava sempre lesionado), William e Elias (para mim, é um excelente jogador, mas naquelas circunstâncias era difícil. Nunca seria nomeado para um top 10 mas merece que seja mencionado tal como o Matias).

      Top 5 incluiria Matic, Enzo, Deco, Aimar e Lucho talvez… Matic é indiscutível, destes é o único que conseguiu ser o melhor do Mundo na sua posição. Deco também é indiscutível. Lucho por ser um símbolo do Porto, além da qualidade. Aimar pela magia e Enzo por ser o mais completo de todos

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:50 pm

      Ruben,o Pedro Barbosa tinha muita qualidade mas infelizmente para o Sporting não a demonstrava muito,alem de ser um jogador lento. Não me parece que algum dia tenha tido mais classe que o Figo ou o JVP,a meu ver não pertence à elite,nem do Sporting e muito menos do futebol em Portugal.

    • André Vieira
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:58 pm

      Filipe, Deco foi duas vezes o melhor médio da Europa, e quem diz da Europa diz do mundo, porque os melhores do mundo estão todos na Europa.
      Matic nunca o foi, e ponho as mãos no fogo como nunca será.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:59 pm

      A sua aparente falta de intensidade é que fazia dele o que jogador que foi. Adorava-o, foi um ídolo para mim, que não era "nascido" para o futebol nos tempos de Figo.

      E bem lembrado o Aimar. Melhor jogador que vi jogar em Portugal, nos últimos anos.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 23, 2014 at 11:51 am

      Ultimos 10/15 anos:

      Melhor médio que vi em Portugal: Deco. Sem dúvida nenhuma.
      Melhores que o Enzo, em Portugal: Lucho, Fernando, Moutinho, Matic, Ramires..
      Nível do Enzo em Portugal (discutível): Rochemback, Alenitchev, Rui Costa*, Witsel, Tiago*, Aimar*, Javi, Manel Fernandes…
      (* – no pico da carreira (mt) superiores ao Enzo)

      Enzo é um grande jogador e fez um 2014 muito bom, mas não penso que possa ser colocado no patamar dos que considerei acima como melhores que ele. Para além disso penso que o seu potencial foi exprimido ao máximo pelo JJ o ano passado, melhor que isto não fará.

      GV10

  • Rúben Cardoso
    Posted Dezembro 22, 2014 at 11:45 am

    Indiscutível. No pódio, colocaria Gáitan e Jackson.

    Melhor XI: Rui Patrício, Danilo, Luisão, Yohan, Alex Sandro; William, Enzo, João Mário; Gaitán, Carrillo e Jackson.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:27 pm

      carrillo no melhor onze de 2014? não concordo…e colocaria o maxi no lugar do danilo, danilo é melhor mas conta o ano todo…e garay no lugar de yohan.

      Jose

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:47 pm

      Carrillo? Alex sandro? O que é que eles fizeram na epoca passada?

      Joker

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:57 pm

      Garay? Conta o ano todo. O Carrillo esteve razoável na primeira metade do ano, e nesta metade, bem, está a ser um dos melhores jogadores do campeonato. O Alex Sandro está a voltar à boa forma, seria entre ele e o Marçal, visto que fizeram o ano todo. Não quis colocar jogadores que só actuaram durante uma parte do ano.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 22, 2014 at 11:47 am

    Pizzi pode vir a ser bom mas nao vai fazer metade do que o Enzo faz,o pizzi nao tem essas carateristicas, espero que muitos dos jovens da equipa B sejam emprestados,incluindo Gonçalo Guedes pois todos sabemos que para já nao vai ter espaço na luz

    James

  • Miguel Lopes
    Posted Dezembro 22, 2014 at 11:49 am

    Não acha que 10/15 é um bocadinho de exagero?

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:25 pm

      Calculo que a resposta seja para mim…Não não acho,para mim estão os 2 seguramente nos melhores 5/6 jogadores a meio campo nos últimos 10/15 anos.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 22, 2014 at 3:02 pm

      Joao Moutinho, Deco, Fernando, Lucho.

      Saudações Leoninas

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 4:13 pm

      Todos bons jogadores mas só vejo o Deco no mesmo patamar do Matic e do Enzo,até acima talvez.

  • Gonçalo
    Posted Dezembro 22, 2014 at 11:49 am

    É aproveitar os 25 milhões e ir buscar o Wijnaldum.

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 22, 2014 at 11:52 am

      Nem no FM os proveitos financeiros de uma transferência vão na totalidade para o reforço da equipa. Há contas a pagar.

    • Kafka I
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:01 pm

      Nem o BES deixava que assim fosse…

    • Frank Rijkaard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:24 pm

      Alem de subscrever o comentário do Ruben Cardoso, tenho a dizer que discordo. Wijnaldum ja pede um campeonato superior ao português. E alem disso com a saída de Enzo alterava um pouco o esquema tático, punha samaris numa posição mais central no meio campo (ainda que com obrigações defensivas) e um outro jogador a dar apoio para jogar como nr.10 (esquema que seria perfeito para a afirmação do Guedes ou do Bernardo). Ja que falamos no campeonato holandês, e referindo uma eventual necessidade de ir ao mercado, tentaria a contratação do Tonny Vilhena (feyernoord) ou do Luciano Narsingh (psv).

      cumprimentos

  • Anónimo
    Posted Dezembro 22, 2014 at 11:54 am

    Concordo. Faz sentido ser o Enzo já que foi campeão e teve em grande plano o ano passado.
    Em 2º lugar colocaria o William e em 3º o Jackson.

    ^Majorgomes

  • Fábio Teixeira
    Posted Dezembro 22, 2014 at 12:04 pm

    O jogador em Portugal que mais depressa antecipa os movimentos do adversário. Vejam o segundo golo do Braga contra o Benfica e sintam a falta do Enzo.

  • Tito Martins
    Posted Dezembro 22, 2014 at 12:13 pm

    Minha opinião melhor onze de 2014 :
    Oblak,Danilo,Garay,Luisão,Alex Sandro,William,Enzo,Gaitan(como 10),Nani,Salvio,Jackson

    Aceitava que rojo como central , siqueira como lateral esquerdo , brahimi como extremo ou até rodrigo como avançado.

  • ricardo scp
    Posted Dezembro 22, 2014 at 12:17 pm

    acho que vai cometer um erro tremendo ao ir para o valencia…
    tinha, indiscutivelmente, lugar no 11 do united, por exemplo. acho que tem todas as caracteristicas necessarias para se dar muito bem em inglaterra, e pessoalmente adorava ve-lo la.
    sl

    • Kafka I
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:24 pm

      Mas o United quer o Enzo? o Enzo não pode fazer nada quanto a isso…O United é sempre melhor que o VAlência, é preciso é que o United queira…

    • Ricardo scp
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:58 pm

      Não sei se quer mas sei que devia querer. Ainda para mais quando se trata de um excelente negócio! Na minha opinião o enzo tem capacidade para ser fundamental em todas as esquipas, tirando bayern, barça, real, chelsea e eventualmente city. O valência não é o salto que o enzo merece e de certeza que há mais interessados.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2014 at 6:01 pm

      Nao é um excelente negócio por 1 motivo
      Tem qualidade mas não é mediático, não ia dar grandes retornos financeiros em marketing e clubes como o real e o United aliam sempre qualidade a esse mesmo factor, enzo não é titular indiscutivel na sua selecção e brilhou na 2a liga europeia e numa liga que quase ninguem vê pelos motivos que todos sabemos, por isso vão sempre preferir dar 40M por herreras
      Alexandre

  • Kafka I
    Posted Dezembro 22, 2014 at 12:22 pm

    Enzo o melhor…Rúben Neves a revelação

    • Rúben Cardoso
      Posted Dezembro 22, 2014 at 12:28 pm

      Kafka, tu que normalmente és a voz contra o "hype" ao Bernardo Silva, como podes considerar o Rúben Neves, que ainda nem 9 jogos completo tem, a revelação?

    • Kafka I
      Posted Dezembro 22, 2014 at 2:02 pm

      Tenho que te dar razão em certa medida…de facto ainda pouco fez, disse mais pelo facto de só ter 17 anos e já ter tido um número considerável de minutos para a idade que tem, mas não deixas de ter razão, pois ainda não é um jogador em pleno…nisso o William enquadra-se bem melhor…tenho que rectificar…2014 representou o ano onde o William se revelou e afirmou definitivamente…

    • Awesome_Mark
      Posted Dezembro 22, 2014 at 2:57 pm

      Para mim a revelação foi o Danilo do Braga.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 22, 2014 at 3:04 pm

      "Coerência, coerência" dizia ele…

  • Rodrigo
    Posted Dezembro 22, 2014 at 12:24 pm

    A seguir a Coentrão creio ser o maior mérito de Jorge Jesus ao nível da valorização de jogadores. O Enzo passou de um ala inteligente e competente para um médio centro de classe mundial, capaz de valer 25-30M. E o jogador nuclear no modelo de jogo do Benfica, já que e sobre o argentino que recai a missão de ligar a defesa e o ataque, onde a sua velocidade e capacidade de transporte de bola fazem a diferença, bem como de equilibrar a equipa, sobretudo tendo em conta a natural falta de adaptação do Samaris a posição 6. Fez uma época tremenda, a par de outros e nesta época, apesar de um início inconstante, diria que voltou ao topo da sua forma nos últimos tempos.

    A sua saída parece inevitável. Deixará marcas porque e um jogador único, fulcral numa equipa que assume o risco e se desequilibra facilmente, mas internamente diria que o Benfica tem soluções para colmatar a sua saída, até porque a maioria dos adversários não oferece grande resistência. Pizzi está a ser moldado, mas a 8 ainda não convenceu (recordo que Enzo agarrou logo o lugar), sendo que o regresso do Amorim, a possível subida no terreno do Samaris (ficando Fejsa, Amorim ou Cristante a 6) ou o recuo do Talisca (em jogos mais acessíveis) são as opções a que o JJ poderá recorrer.

  • Tiago Beça
    Posted Dezembro 22, 2014 at 12:41 pm

    Talisca não tem andamento para jogar no meio campo. Pode ser que isso mude no futuro, mas agora está a milhas de o poder fazer.

    Talvez Samaris (falta-lhe aquelas "ganas" para pressionar o portador da bola, mas pode ser que esteja enganado), Pizzi com tempo (nunca será tão bom como Enzo). Gostava de ver o João Teixeira a ter uma oportunidade. Acho que rapidamente se ambientava a um futebol de nível mais alto.

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 22, 2014 at 1:07 pm

    O Enzo teve a sorte de marcar aquele golo ao real madrid na eusebio cup, senao teria sido dispensado, um golo mudou-lhe o destino e ainda bem, pois tornou-se um grande jogador e de top mundial.
    Que tenha sorte em valencia e deslumbre na liga espanhola.

  • Flávio Trindade
    Posted Dezembro 22, 2014 at 1:28 pm

    A nomeação do VM é indiscutível. Claramente o jogador mais decisivo e influente do ano de 2014.
    Gaitan e Jackson ( e refiro-me apenas aos que jogaram o ano civil inteiro) seriam também nomes a considerar mas estiveram abaixo da produção do 35 do Benfica.
    Em termos de melhor 11 de 2014 escolheria:

    Rui Patrício; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Alex Sandro; William, Adrien, Enzo; Quaresma, Jackson, Gaitan.

  • ADCD
    Posted Dezembro 22, 2014 at 5:30 pm

    Clubismos á parte gosto do Enzo, mas acho que se está a dar muito valor a um jogador bom sim, mas nada extraordinário… Pontos positivos já toda a gente sabe, mas para ser como o pintam, tinha de evoluir noutros sentidos. Principais: Bate muito, por incrível que pareçe é pior que o Maxi, e mais á descarada, invariavelmente acaba os jogos sem amarelos, não entendo bem porque razão.. Mergulha muito, um toque e já está no chão, quando for para uma liga mais competitiva a que vão ser elas… Terceiro e último ponto, contra equipas superiores apenas se vê a raça do enzo, que é muita diga-se, mas aquela magia que ele vai espalhando em certos jogos, é só mesmo contra adversários mais fracos.. Volto a referir, é muito bom e gostava de o ver no meu clube, se é assim tão bom? Opiniões são opiniões e na minha já deu para ver tudo o que ele é capaz, daqui não passa, num clube maior só vai estagnar ainda mais. A ver vamos.

    • Ricardo Ricard
      Posted Dezembro 22, 2014 at 5:53 pm

      Tinham que aproveitar como aproveitam qualquer tópico para divagar. Bons e santos são os outros.

  • ADCD
    Posted Dezembro 22, 2014 at 11:04 pm

    Ricardo, no futuro cá estaremos para ver a evolução (ou não) do Enzo quando sair do Benfica.
    Saudações

Deixa um comentário