Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor jogador do Mundo para Klopp e o melhor de 2019

Concorda?

Jurgen Klopp defende que Virgil van Dijk deve vencer a Bola de Ouro por ter sido o melhor jogador da última época, apesar de reconhecer que se o critério for dar ao melhor do Mundo, então o prémio teria de ir para Leo Messi. «Se dermos a Bola de Ouro ao melhor jogador da época, esse foi o Virgil van Dijk. Se a dermos ao melhor do Mundo, então temos que a dar a Lionel Messi. É como é. Não sei bem como vai ser, mas esta é a minha opinião», afirmou o treinador do Liverpool.

50 Comentários

  • PedroLareira
    Posted Novembro 25, 2019 at 8:01 pm

    Van Dijk nem foi o melhor do Liverpool. Mané foi bem mais regular. Este inicio de época de VVD é fracote. Muitos golos sofridos.

    Mas o vencedor será Messi. Recebeu hoje a noticia e foi entrevistado pela FF. A imprensa espanhola já está a reportar.

  • Filipe Ferreira
    Posted Novembro 25, 2019 at 3:13 pm

    Daí que deveriam existir dois prémios. MVP e Melhor jogador do mundo. MVP claramente VVD, Messi melhor jogador do mundo.

  • Mike The Kid
    Posted Novembro 25, 2019 at 2:59 pm

    Ainda há quem ache que o Ronaldo é melhor jogador de futebol que o Messi?

  • Kacal
    Posted Novembro 25, 2019 at 2:33 pm

    Messi é o melhor jogador do Mundo actualmente. Adorava que fosse CR7, mas ele parece-me estar em decadência, obviamente um Ronaldo em decadência continua a ser de alto nível e melhor que muitos que andam por aí, mas já não será o mesmo, pode ser uma fase e que ele melhore novamente e adorava, tenho essa esperança, mas neste momento é o que vejo. Posto isto, Messi é o melhor actualmente. Para mim foi o melhor em 2019 mesmo em rendimento e dava-lhe a Bola de Ouro, mas caso vá para Van Dijk aceito perfeitamente. Isto porque falamos do melhor central do Mundo e que fez um ano 2019 muito bom e conquistou a Champions eliminado categoricamente o Barça de Messi nas meias-finais. Para mim é Messi, mas aceitava perfeitamente Van Dijk ou até Sadio Mane.

  • Af2711
    Posted Novembro 25, 2019 at 1:25 pm

    Messi esteve intratável em 2019. Há um jogo em Fevereiro ou Março (salvo erro contra o Bétis) em que ele dá um recital e é aplaudido, ali me fez crer que nunca ele foi tão influente para o Barcelona como é neste momento (apenas influência no jogo, não quero dizer que esteja melhor ou pior) por dois motivos:

    1- O Barcelona coletivamente sem ele sofre bastante (com ele também às vezes, vide Slavia Praha)
    2- Participa ativamente de quase todos os processos ofensivos e agora com uma efetividade descomunal na cobrança de livres.
    Há uma dependência gigantesca (e preocupante).

  • E o que temos
    Posted Novembro 25, 2019 at 12:43 pm

    Disse o que toda a gente que percebe alguma coisa de futebol e não tem palas sabe

  • oscar77
    Posted Novembro 25, 2019 at 12:34 pm

    A nível de títulos, Ronaldo é o que tem mais que estes 2 este ano. SuperCopa Italiana, Serie A e Liga das Nações…

    • Kafka
      Posted Novembro 25, 2019 at 1:12 pm

      Errado, o Bernardo tem 5 títulos, Liga Inglesa, Taça, Taça Liga Supertaça e Liga Nações

      • psychomantis
        Posted Novembro 25, 2019 at 1:49 pm

        O oscar77 estava a referir-se a candidatos à Bola de Ouro.

        • Gasparinho
          Posted Novembro 25, 2019 at 5:34 pm

          Se fossemos realistas era mais credível o Bernardo estar entre os candidatos que o Cristiano visto que fez um ano tremendamente superior… Já agora porque é que o Ronaldo tem de estar entre os candidatos? Fez alguma coisa de especial este ano para o merecer? É que a nível de rendimento foi bastante inferior a todos os outros e como o Kafka diz o Bernardo até tem mais títulos que ele este ano que e o que costumavam usar para puxar o Ronaldo para o nível do Messi. Não tirem as palas que não é preciso…

        • troza
          Posted Novembro 25, 2019 at 4:50 pm

          Apesar de teres razão, chamas a atenção para outro ponto de vista…

          Pegando no critério dos títulos: se não foi usado para escolher os candidatos (visto que o rendimento do Bernardo o ano passado foi fantástico e títulos não lhe faltaram), não pode ser agora para diferenciar os candidatos que estão no top 3 se existir alguma lógica…

          • oscar77
            Posted Novembro 25, 2019 at 5:29 pm

            Só falei dos 2 que o Klopp fala. Mas a nivel de critérios, Ronaldo foi o melhor marcador da sua equipa em todas as competições(menos taça de italia).

            • Kafka
              Posted Novembro 25, 2019 at 6:34 pm

              Messi não só foi o melhor marcardor da sua equipa em todas as competições, como ainda foi melhor marcardo na competição que disputou em simultâneo com o Cristiano

              Não acertas uma

              Depois, ai o critério agora é marcar golos? fantástico o Messi tem mais golos…mas que eu saiba para o marcador de golos há o prémio da Bota de Ouro…nós estamos a falar da Bola de oUro…..mas também lá esta é indiferente, o Messi jogou mais que o Cristiano e marcou mais golos que o Cristiano, tudo o que dizes há quem tenha mais que o Cristiano

              • oscar77
                Posted Novembro 25, 2019 at 6:42 pm

                Só estou a dar factos. Ronaldo tem mais títulos que VVD e Messi em 2019 e em todos esses títulos foi o melhor marcador da equipa. Tem calma…

      • J Silver
        Posted Novembro 25, 2019 at 1:19 pm

        Pareces o Dwight, do The Office

    • André Dias
      Posted Novembro 25, 2019 at 12:56 pm

      A Supertaça Italiana de 2019 ainda nem sequer foi disputada.

      • oscar77
        Posted Novembro 25, 2019 at 5:27 pm

        A bola de ouro é referente ao ano civil 2019.

        • André Dias
          Posted Novembro 25, 2019 at 6:10 pm

          Diz-me que não estás seriamente a incluir uma Supertaça na discussão da Bola de Ouro…

          • oscar77
            Posted Novembro 25, 2019 at 6:30 pm

            Só estou a dar factos. Ronaldo tem mais títulos que VVD e Messi em 2019. Em todos os títulos foi o melhor marcador da equipa. Só isso

            • BoaMike
              Posted Novembro 26, 2019 at 12:12 am

              Meu deus!! Ainda não perceberam o objetivo da bola de ouro, este prémio serve para entregar ao melhor jogador do número e nao ao que ganhou mais titulos…
              para isso vamos buscar jogadores que ganharam mais trofeus que o CR7…
              Messi foi claramente o melhor, o barça sem ele é uma nulidade, ele participa em tudo, ele manda no jogo quando quer. É um jogador super completo, pausa o jogo ou acelera, joga curto ou longo, marca golos de todas as maneiras e feitios, faz passes magnificos, que é incomum a meros mortais, tem uma capacidade brutal em ultrapassar adversarios como fossem meros bonecos…

      • oscar77
        Posted Novembro 25, 2019 at 4:44 pm

        Foi em Janeiro deste ano civil.

        • André Dias
          Posted Novembro 25, 2019 at 4:53 pm

          Essa é a de 2018, embora já tenha sido jogada em Janeiro. A de 2019 é a 22 de Dezembro entre Juventus e Lazio.

        • Filipe22
          Posted Novembro 25, 2019 at 5:07 pm

          E essa Supertaça disputada este ano em janeiro é a Supercopa de Itália de 2018.
          Em janeiro de 2020 vai ser disputada a Supercopa de Itália de 2019.

    • Bernardo Guerreiro
      Posted Novembro 25, 2019 at 12:51 pm

      Oh well….desisto

  • Oldasity
    Posted Novembro 25, 2019 at 12:27 pm

    VVD fez uma excelente época, foi extremamente decisivo quer pela liderança (hoje em dia é cada vez mais raro encontrar um líder deste nível) quer pela grande capacidade defensiva que tem. Matip e Lovren até parecem top-10 ao lado do holandês.
    Impecável no posicionamento, fortíssimo fisicamente (incrível ter aquela altura e peso e ser tão rápido), imperial no jogo aéreo e ainda ter uma facilidade ímpar com a bola.

    Mas até acho que o melhor jogador do Liverpool na época passada foi Mané.
    Apareceu nos momentos decisivos com golos e foi um jogador extremamente esforçado e solidário no momento defensivo.

    Mas mesmo achando que estes 2 fizeram uma época extraordinária, acho que nenhum deles, a nível individual, esteve ao nível de Messi.
    O argentino esteve envolvido em 70 golos em 50 jogos (51 golos + 19 assistências), sendo que marcou em todas as eliminatórias da Champions e criou oportunidades mais que suficientes em todas as competições para terem ganho tudo. Foi claramente o melhor jogador da época. Isto claro, na minha opinião.

    Ainda em relação ao que Klopp disse; o prémio devia ser sempre atribuído ao melhor jogador do mundo (que é o objetivo) e não de quem fez a melhor época. Se fosse pelo critério de ser o melhor jogador, este ano Messi iria ganhar a 10ª Bola de Ouro.
    E se o critério fosse de quem fez a melhor época, penso que esta seria a sua 7ª Bola de Ouro.
    Vou destacar, mais uma vez, que isto tudo é a minha opinião.

    Já agora, aproveito este post que é sobre Klopp e VVD para dizer uma das razões porque acho que o Liverpool tem estado tão bem, é o facto de ter excelentes líderes e tal como disse anteriormente, é cada vez mais raro haverem líderes.
    Os Reds têm VVD, Milner, Henderson, Allison e Firmino.
    Sendo que ainda há outros “semi-líderes” como Wijnaldum e Robertson.
    E acho que estes, para além da enorme qualidade futebolística que têm, fazem toda a diferença com a sua liderança; muito mérito para Klopp.

  • André Dias
    Posted Novembro 25, 2019 at 12:20 pm

    Não concordo. Messi é o melhor do mundo e foi o melhor da época. Posso aceitar que o vencedor seja Van Dijk se a conquista da CL tiver o peso do costume, embora não concorde com o critério, mas em termos exibicionais Messi foi superior a qualquer jogador dos Reds.

  • Filipe__Santos
    Posted Novembro 25, 2019 at 12:09 pm

    Não percebo como há tão poucas pessoas a abordarem o tema desta forma. É mesmo assim e é tão simples.
    Melhor do Mundo? Messi. Desde há 12 (?) anos. Depois podemos entrar por outros critérios que podem servir para atribuição de Bola de Ouro e onde, por vezes, o vencedor não é Messi: mais influência nas conquistas coletivas importantes, mais títulos, melhores estatísticas, mais preponderância nos momentos decisivos…

    Melhor do Mundo? Jogador que vês jogar, semana após semana e dizes “este gajo é o Melhor”, como se fazia no tempo de R9, Zidane, Kaká? Esse é Messi, sempre.

    • Mantorras
      Posted Novembro 25, 2019 at 4:50 pm

      Exacto. E isto que eu penso. Aquele que futebolisticamente e melhor que os outros. O Messi joga melhor que todos os outros, seja no paralelo, na praia, na rua, num ringue, numa cabine telefonica, no deserto… Isto para mim e muito claro tambem. E sim, nos tempos de Ronaldo Fenomeno, eu dizia sempre, quando ele se lesionou (infelizmente foram duas looooooongas paragens), que o melhor do mundo estava lesionado.

    • Oldasity
      Posted Novembro 25, 2019 at 12:45 pm

      Concordo com praticamente tudo.

      Mas muitas vezes as pessoas mudam o conceito das coisas consoante a situação.
      Podemos dizer que Messi nem sempre é o mais decisivo, mas será totalmente verdade? Ou pelo menos da maneira que algumas pessoas fazem parecer?

      Lembro-me que no ano em que o Barcelona faz a reviravolta ao PSG e depois perde contra a Juve, Messi não marcou contra os italianos, mas criou oportunidades para o jogo/eliminatória ter sido mais disputada ou até mesmo cair para o lado do Barça. E isto acontece inúmeras vezes todos os anos.

      As coisas complicam no jogo, Messi recua no campo, ou seja, fica mais difícil de estar no sítio certo para marcar golos e por isso já deixa de ser decisivo?

      Um defesa, se não fizer uma assistência ou um golo já passa a ser menos decisivo?

      Acho que ser decisivo abrange um conjunto de coisas como golos, assistências, oportunidades criadas, faltas sofridas, dribles, cortes, duelos ganhos, etc. E neste conjunto de coisas não me parece que ninguém esteja ao nível de Messi em 90% das épocas.
      Além disso, ser decisivo para mim não é marcar 3 ou 4 golos em meias finais e finais e no percurso até lá ter feito 2 golos.

      Prefiro um jogador que marque 1 golo por jogo em 10 jogos, do que outro que marque 3 ou 4 em 3 jogos e fique 7 sem marcar.

    • André Dias
      Posted Novembro 25, 2019 at 12:32 pm

      Mas como se chega à conclusão de quem é o melhor? Pela qualidade intrínseca, pelas exibições, pelos títulos, pela consistência, pelos números, pela preponderância nos resultados da equipa…? Há tantos factores a analisar que no final acaba por ser algo subjectivo, dependendo da importância que cada pessoa dá a cada aspecto.

      E ainda há outra questão, quando é que alguém que é considerado o melhor do mundo deixa de o ser?

      • Mantorras
        Posted Novembro 25, 2019 at 5:03 pm

        Vou tentar explicar da unica maneira que me ocorre.

        Estas a ver miudos a jogar a bola num patio da escola. Estas com amigos mais velhos, es o “cota”. Falas entre amigos, dos miudos, uns sao conhecidos ali da rua, outros conheces os pais… Estas ali a passar o tempo, a ver miudos a jogar a bola: nao tens estatisticas, videos de highlights, ninguem escreve sobre eles, nem ha entrevistas deles na TV, nem nos jornais, nem noticias, nem posts no facebook, nem fotos no instagram, nem o que fizeram na seleccao, nem cromos da panini deles, ninguem usa a tshirt deles, a nacionalidade deles e toda a mesma, ninguem os formou, porque nao tem clube… nao ha nada. Nem sequer ha arbitro!!

        So ha o que e importante… uma bola com a qual se joga amigavel-seriamente, como se jogava na rua. Tu nao estas a fazer nenhuma avaliacao para entregar premios, nao estas sequer a comentar aqui no VM, estas apenas a relatar para o teu amigo que esta ali contigo, o que estas a ver…

        – “Tas atento ai aquele puto? O puto tem pinta nao tem?” – o teu amigo.
        – “E o melhor, viste esta jogada? Olha, olha, olha… olha o que ele fez? D@$$… Esse pode dar jogador… eish olha para isto?! Joga pa c!£@%%@!!”

        Nao sei se isto faz sentido, mas na minha cabeca, basta ver os jogos para se saber quem e o melhor do mundo. Nem sequer acho dificil. Em nenhum mundo, alguem a ver o Messi e o Van Dijk a jogar a bola, diria que o Van Dijk era melhor… sabes porque? Porque nao e.

        • André Dias
          Posted Novembro 25, 2019 at 5:41 pm

          Compreendi onde queres chegar com a analogia. É verdade para perceber quem tem qualidade mas não sei se é suficiente para dizer quem é absolutamente o melhor.

          • Mantorras
            Posted Novembro 26, 2019 at 12:03 am

            Certo, e um assunto perfeitamente subjectivo, acho que todos acabamos por ter “o nosso ponto de vista” sobre o que valorizamos mais.

        • Kacal
          Posted Novembro 25, 2019 at 5:37 pm

          Concordo totalmente nisso e subscrevo. Por outro lado, como comparamos um defesa central a um médio-ofensivo/avançado? O Van Dijk é o melhor do Mundo no que faz, o Messi não seria capaz de fazer o que ele faz como central, assim com ao contrário seria igual. Como podemos dizer que ele é melhor? Até não acho mal diferenciar com títulos ou então nunca podemos entregar a um GR ou central, mas aí devem fazer uma Bola de Ouro por sector.

          • Mantorras
            Posted Novembro 25, 2019 at 11:59 pm

            Certo, Kacal. Nao ha muitas duvidas disso, mas e por isso que tentei explicar com um exemplo… eu costumava dizer que o melhor e aquele que consegue ser “futebolisticamente superior” aos outros, mas isso quer dizer pouco num contexto profissional, pautado por resultados, colegas, colectivo e mil e uma variaveis mais. O simples facto de colocar-se tanta pressao nos profissionais, retira a alegria de jogar, que pauta a pureza do futebol e anda de maos dadas com a sua magia. Fica mais complicado. Tens razao quanto aos premios, para mim eles ha muito tempo que nao tem qualquer valor real alem do reconhecimento dum bom trabalho. Nao sao um carimbo de nada.

            • Kacal
              Posted Novembro 26, 2019 at 1:29 pm

              Sim, totalmente de acordo com este teu comentário Mantorras. Subscrevo cada letra! Tenho a mesma opinião. Que criem uma Bola de Ouro por sector como referi. Pode ser GR, defesas (incluí centrais e laterais), médios (incluí médios defensivos e centro) e depois avançados (podem incluir aqui médios ofensivos, SA, extremos e PL). Seria interessante e todos seriam reconhecidos e quem vencesse o prémio de avançado seria o melhor do Mundo na mesma basicamente, mas pelo menos os outros teriam reconhecimento também e venciam Bolas de Ouro.

          • SenyorPuyol
            Posted Novembro 25, 2019 at 6:23 pm

            Simplesmente não se comparam. ;)
            Pelo menos é o que me faz sentido a mim.

            Entendo quem queira fazer esse esforço, parece-me válido e louvável, mas do meu ponto de vista é anti-natural comparar jogadores defensivos e ofensivos. E para mim, mesmo assumindo rendimentos “equivalentes” nas suas respectivas posicões, defesas ou GR’s devem ser preteridos nestas questões dos prémios em favor de jogadores ofensivos. É a minha perspectiva, baseada em considerar (opinião pessoal) que o trabalho de um jogador ofensivo é mais complexo que o de um jogador defensivo.

            E não digo isto por qualquer “ódio” aos jogadores mais defensivos, “Puyol” está no meu nick e eu próprio era um jogador defensivo. É apenas uma questão do que entendo que deve ser o reconhecimento ao mérito.
            Na minha própria profissão entendo que certos colegas meus tenham mais reconhecimento que eu porque a sua função dentro da equipa é efectivamente mais complexa que a minha.

            Duas últimas notas.
            – Vejo com bons olhos esses prémios por sector que você fala.
            -Excelente comentário Mantorras!!

            • Mantorras
              Posted Novembro 26, 2019 at 12:02 am

              Subscrevo totalmente a ideia dos diferentes niveis de “dificuldade”, o que nao significa que ser defesa seja facil (e entendo que nao foi isso que disse, apenas o sublinho).

              Obrigado e bem haja!

            • Kacal
              Posted Novembro 25, 2019 at 11:54 pm

              Sim, concordo com o seu comentário e com a ideia geral que fez SenyorPuyol.

              Sobre os prémios por sector, acho que podia ser GR num sector, depois é centrais, laterais e médios defensivos noutro para dar um prémio defensivo. Depois médios ofensivos, extremos e avançados num só tipo um prémio ofensivo. Imaginemos Alisson, Van Dijk, Kanté e Messi, por exemplo. Seria interessante. Basicamente Messi acabaria por ser o melhor do Mundo na mesma, mas os outros mais defensivos seriam premiados também.

        • Filipe__Santos
          Posted Novembro 25, 2019 at 5:34 pm

          Olha, excelente. Perfeitamente explicado e super fácil de entender. É isto que eu sinto. E a primeira fase do último parágrafo resume tudo muito bem: “basta ver os jogos para se saber quem é o melhor”.

      • Filipe__Santos
        Posted Novembro 25, 2019 at 12:59 pm

        Não é preciso definir, é apenas preciso ver e sentir. Ninguém discutia que o R9 era o melhor, que o Zidane era o melhor, que o Kaká era o melhor, que o Ronaldinho era o melhor, naqueles momentos mágicos em que tiveram o seu apogeu. Como ninguém discutia que CR era o melhor naquela altura no United. Via-se e pronto, a superioridade das ações deles em campo em relação aos outros (colegas e adversários) era por constantemente demonstrada e de forma evidente. Se resultava em muitos golos, muitos títulos, se era fruto de talento intrínseco, inspiração momentânea ou qualquer outro fator… São outros assuntos.

        Pegando na mesma lógica, alguém deixa de ser o melhor do Mundo quando o nível médio das suas ações baixa para um patamar em que outros já conseguem estar, ou quando aparece alguém num patamar ainda mais elevado.

        Não se pode tirar a subjetividade da coisa, mas eu não acredito que haja alguém intelectualmente honesto que pegue nos últimos 50 jogos de Messi – é o que se joga numa época, mais ou menos – os compare com o mesmo número de jogos de outro jogador qualquer no Mundo, e depois de VER os 90 minutos dos jogos todos, diga que Messi não é melhor. E este exercício pode ser feito nos últimos 12 anos, que a resposta é a mesma.

        • psychomantis
          Posted Novembro 25, 2019 at 1:53 pm

          Não, a resposta não é sempre a mesma nos últimos 12 anos.
          Ronaldo este ano esteve uns furos abaixo do nível que nos tem habituado (nível de lenda) mas desde 2007 tem estado sempre a um nível soberbo (com excepção da época 09/10 em que tinha acabado de chegar a uma equipa completamente destruída).

          Messi é fantástico mas Ronaldo também o é. Tão simples como isto.

          • Filipe__Santos
            Posted Novembro 25, 2019 at 3:37 pm

            Fui ver melhor os dados, e sim, não são 12 anos, são 10. Entre 2007 e 2009 não era justo dizer que Messi era melhor que os outros.

            Mas daí para a frente, eu acho que é. Consegues encontrar séries de 5, 6 jogos, e se calhar até algumas de 2 ou 3 meses em que há jogadores que se exibiram de uma forma superior a Messi, ao longo destes anos. Ronaldo é sem dúvida o jogador com mais séries destas, aliás, daí ter muito reconhecimento nos prémios individuais. Para além disso assim de repente há alguns meses do Suarez em Liverpool, do Hazard no Chelsea , do Bale no Tottenham, do Neymar que a determinada altura foi a principal referência do Barcelona. Há também meia época há uns tempos em que Yaya Touré fazia tudo com um nível de acerto soberbo: golos, assistências, arrancadas, passes que mais ninguém via, livres espetaculares.

            A questão é que em, séries de 50 jogos, ou séries de 12 meses, ninguém bate o homem. É o melhor a jogar futebol.

        • André Dias
          Posted Novembro 25, 2019 at 1:38 pm

          Os jogadores que referiste não ganharam 5 Bolas de Ouro, ganharam 1 ou 2 e foram dividindo o protagonismo com outros craques ao longo dos anos. Porquê? Porque tinham qualidade suficiente para serem considerados os melhores do mundo mas faltava-lhes a consistência para o serem sempre. Não concordo que seja uma questão de ver e sentir, é necessário analisar algo concreto para se chegar a uma conclusão.

          Em relação ao teu 2º parágrafo, não discordo mas quanto tempo devemos considerar para chegar a essa conclusão? É que mesmo os melhores podem atravessar fases menos boas.

          Para mim Messi é o melhor actualmente, foi o melhor do ano e é o melhor que vi jogar. Não estou a pôr isso em causa, estou apenas a tentar debater os aspectos que nos levam a afirmar que um determinado jogador é o melhor do mundo.

          • Filipe__Santos
            Posted Novembro 25, 2019 at 3:58 pm

            Eheh, eu não sei explicar de outra maneira. Sou da década de 80, e devoro futebol desde o Mundial 98 que foi +/- quando nasceu a SportTv em Portugal. Eu lembro-me de não serem precisas grandes justificações, análises ou estatísticas, para se consensualizar que Ronaldo, Zidane e Ronaldinho eram os Melhores do Mundo quando faziam épocas soberbas. Eram, porque se via, porque se sentia, porque se sabia. Jogavam melhor que os outros, pronto… Outro exemplo, antes de Messi e CR, o melhor jogador de sempre da era moderna era Maradona, de forma unânime. Arrisco-me a dizer que 95% dos adeptos que o consideram, não sabem quantos títulos ganhou, quantos golos marcou nem quantas exibições estratosféricas fez nos chamados jogos decisivos, para além “daquele” Mundial. Jogava melhor que os outros, era isto.
            E eu acho que é pacífico dizer que Messi joga melhor que os outros desde 2009.

            E, num raciocínio quase paradoxal, até defendo que a prova inegável disso mesmo, é a necessidade de termos (todos, no geral) esta discussão. Esta discussão de “quem é mais decisivo, quem tem mais títulos, quem tem melhores números, quem está melhor nos grandes jogos” é toda uma panóplia de filtros que foram surgindo nos últimos anos para tentar arranjar uma perspetiva em que não seja preciso admitir que este desporto tão apaixonante e imprevisível e feito de sonhos… É monotonamente dominado pelo mesmo indivíduo há uma década inteira.

            • André Dias
              Posted Novembro 25, 2019 at 5:02 pm

              Acho que percebo onde queres chegar. Antes de Messi e Ronaldo desatarem a bater recordes também não se dava tanta importância a números, qualquer adepto adorava golos mas entusiasmava-se com outras coisas, fosse um 360 de Zidane, uma arrancada de R9 ou uma vírgula de Ronaldinho. Daí talvez desse para sentir quem era o melhor como tu descreveste.

Deixa um comentário