Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor jovem de 2021/22 em Portugal

Talento é o que não tem faltado ao futebol português nos últimos anos. A formação dos principais clubes portugueses carbura a todo o vapor, sendo que, além dos bons resultados nos escalões jovens, inclusivamente nas seleções nacionais, o que mais há a realçar é a quantidade de jogadores de enorme valia que tem surgido e vingado na alta roda. Nessa linha, haveria muitos nomes para destacar nesta temporada, portugueses ou não, mas nenhum jogador merece tanto a distinção de melhor jovem da época 2021/22, em Portugal, do que Vitinha, do FC Porto.

Vítor Ferreira é natural de Santo Tirso e começou o seu percurso na modalidade ao serviço do Póvoa Lanhoso. Contudo, rapidamente deu o salto para o FC Porto, onde cumpriu o resto da formação e se viria a estrear na equipa principal. Diga-se que nem sempre Vitinha foi um indiscutível na formação, sendo que era suplente na conquista da Youth League, em 2019. Os Dragões bateram o Chelsea na final por 3-1, mas Vitinha ficou no banco, tal como nos restantes encontros da competição, uma vez que o setor intermediário estava entregue a Mor Ndiaye, Romário Baró e Fábio Vieira. Ainda assim, na época seguinte, o médio estreou-se na equipa principal dos portistas e sagrou-se campeão nacional pela primeira vez na carreira. Na temporada seguinte seguiu para o Wolverhampton, com uma opção de compra de 20 milhões de euros, mas, perante a pouca utilização, a mesma não foi acionada.

Ora, numa fase em que muitos adeptos já davam Vitinha como perdido, o centrocampista regressou à Invicta e para deixar marca. Curiosamente, voltou a não fazer parte das opções iniciais, uma vez que Bruno Costa e Matheus Uribe foram a primeira dupla escolhida pelo treinador, e havia ainda Sérgio Oliveira no plantel. Apesar disso, Vitinha foi começando a aparecer e a partir de dezembro nunca mais saiu do 11 titular.

Quem gosta de futebol não fica indiferente à sua qualidade. Trata-se de um médio muito evoluído a nível técnico, com qualidade no passe e bastante inteligente na forma como se movimenta em campo. Não era muito habitual um ‘8’ deste perfil no FC Porto de Sérgio Conceição, mas o treinador terá ficado sem motivos para o tirar da equipa, uma vez que o rendimento foi altíssimo na maioria dos jogos. Juntamente com Fábio Vieira e Otávio, Vitinha formou um meio-campo talentoso e acrescentou o seu critério e visão de jogo. Marcou ainda três golos e quatro assistências em 37 partidas, mas Vitinha é um daqueles que não precisa de números para sobressair. Basta olhar para ele e percebe-se todo o talento que está ali e não há dúvida de que o facto do Wolves o ter recambiado mudou por completo a época dos Dragões.

Por outro lado, Vitinha chegou à Seleção e está cada vez mais maduro a nível tático. Evoluiu bastante no jogo sem bola, sendo hoje um médio que, além do que acrescenta na posse, consegue também recuperá-la, pressionar e ocupar bem os espaços. Não é alto nem forte fisicamente, mas tem inteligência para aprender e melhorar a cada dia nesses capítulos, tornando-se um médio mais completo. A gestão do esforço e a necessidade de aparecer mais em jogos de maior dificuldade são os parâmetros onde pode evoluir, mas o que já fez é muito relevante e permitem-lhe ser o melhor jovem da época no futebol português.

47 Comentários

  • Kacal
    Posted Maio 19, 2022 at 7:11 pm

    Não contando Darwin parece-me a escolha óbvia. Um potencial incrivel e fez grande época ajudando na conquista de titulos. A entrada dele no XI mudou a nossa forma de jogar para melhor daí termos tido uma das épocas em que jogamos melhor com SC, senão mesmo a melhor.

    Menção honrosa para Fábio Vieira que teve números soberbos para quem não foi indiscutível e foi crucial em certos momentos da época. Tem tudo para na próxima ser mais preponderante em termos de titularidade.

  • Mr.433
    Posted Maio 19, 2022 at 4:51 pm

    Têm razão, o Darwin é de 1999 e o Vitinha de 2000 (8 messes mais velho, pensei que o vitinha fosse de 99)
    Foi uma luta renhida entre Vitinha, Sarabia e Darwin, para MVP do campeonato. Pessoalmentee achei que ganha o Darwin o melhor jogador, por pouca margem.

    Se o post era referente a 2000, então é o Vitinha claro. Se não naturalmente como a minha escolha é o Darwin para melhor, seria também o Darwin para melhor Jovem.

    • Mr.433
      Posted Maio 19, 2022 at 5:27 pm

      Este comentário foi sem querer. Era uma resposta a outro comentário. Desculpem o spam e confusão, Ignorem

  • Dca
    Posted Maio 19, 2022 at 4:00 pm

    Via jogos do Porto só para o ver jogar. É uma satisfação enorme. Que craque.

  • Fantantonio
    Posted Maio 19, 2022 at 3:17 pm

    Craque, está bem entregue este prémio. Estranho é o que se passou no Wolves, o meio-campo tinha muita qualidade, mas o Vitinha tinha e tem mais do que capacidade para ser mais utilizado e, nem que fosse só pelo potencial, seria um investimento com muito mais sentido do que Fábio Silva.

  • Mr.433
    Posted Maio 19, 2022 at 2:34 pm

    Percebo a escolha, até porque associamos “jovem” a tuga ou da formação. E aí o vitinha é de longe o melhor (e até poderia lutar por melhor do campeonato em geral)….

    No Entanto!!! Se for só por ser o melhor Jovem. Darwin é claramente o melhor Jovem! Darwin até é mais novo que o vitinha e tudo. E fez os golos e as assistências que fez num Benfica péssimo.

    A não ser que se queira dar o prémio ao vitinha porque se vai dar melhor do campeonato ao Darwin (Sarabia tem uma palavra a dizer também), o melhor Jovem tem de ser DARWIN

    • Mr.433
      Posted Maio 19, 2022 at 4:43 pm

      Têm razão, o Darwin é de 1999 e o Vitinha de 2000 (8 messes mais velho, pensei que o vitinha fosse de 99)
      Foi uma luta renhida entre Vitinha, Sarabia e Darwin, para MVP do campeonato. Pessoalmentee achei que ganha o Darwin o melhor jogador, por pouca margem.

      Se o post era referente a 1999, então é o Vitinha claro. Se não naturalmente como a minha escolha é o Darwin para melhor, seria também o Darwin para melhor Jovem.

    • Tiago Peixoto
      Posted Maio 19, 2022 at 4:23 pm

      Como o VM explicou em baixo, só foram considerados jogadores sub-21 no início da temporada (nascidos de 2000 para cima). O Darwin nasceu em 99.

      Acho que se 99 entrasse, o uruguaio era quase unanimemente o vencedor nesta categoria.

    • DiogoC
      Posted Maio 19, 2022 at 3:42 pm

      Não acho nada.

      Se tirares o jogo contra 7 e os 4 penalties, o Darwin marcou 19 golos. Não é nada de estraordário para um ponta de elnça do benfica…

      • TOPPOGIGGIO
        Posted Maio 19, 2022 at 4:51 pm

        O Me.433 tem imprecisões no comentário como “Darwin é mais novo” quando na realidade é 8 meses mais velho, e o VM já clarificou o critério que é nascidos de 2000 em diante, além de que Vitinha é um craque e mesmo se Darwin fosse elegível (embora eu ache que nesse cenário seria o meu eleito) eleger Vitinha não seria a coisa mais escandalosa deste mundo…

        Contudo, o teu argumento é ainda pior que as imprecisões dele pois o Darwin marcou 3 golos ao B-SAD com onze, o mesmo que com 9 (e não 7 como dizes) e se tirares os penalties também CR e Messi, é quem os marca, teriam números menos estratosféricos… Com jeitinho aí da lhe anulas os outros 19 por 2cm…

        Não são jogadores sequer parecidos e o Vitinha tem outro perfume, mas não creio que seja necessário ou plausível ir ao Arco da Velha buscar argumentos…

      • Aurinegro
        Posted Maio 19, 2022 at 4:35 pm

        Então terá havido alguém extraordinário neste campeonato? Se tirares os golos de penalti ao Taremi, ao Horta, ao Sarabia, ao Darwin (e ainda tirares os golos do jogo contra 7) e por aí fora, quem foi o melhor marcador ?

    • Filipe Ferreira
      Posted Maio 19, 2022 at 3:29 pm

      O Darwin não é mais novo que o Vitinha

  • Red Punisher
    Posted Maio 19, 2022 at 2:10 pm

    Justo. Até diria mais. Melhor jogador do campeonato!

  • Periklis
    Posted Maio 19, 2022 at 1:48 pm

    Craque.
    O xavi tuga.

    Fabio Vieira é outro.
    O Ozil tuga.

    Ja deviam estar ambos sedimentados na selecao.

    Penso que vitinha poderá até assumir a titularidade em breve.
    Ja fabio Vieira poderá ter maior maior dificuldade com a concorrência quando até João Felix não é indiscutível e mesmo o Pote, depois da sua primeira época absurda no Sporting, não viu refletido esse impacto na seleção.

    Opções do engenheiro que não faz a passagem de testemunho de alguns jogadores como Moutinho e não corrige equívocos na convocatória como Otávio, para mim longe do nível dos seus 2 companheiros de equipa, por exemplo.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 19, 2022 at 11:33 am

    Se o Rui Jorge conseguisse convocar para os sub21 o tino livramento e o angel gomes, Portugal ficaria com a melhor geração de todo o sempre.

    Meio campo de luxo. Ataque de luxo.
    Só os centrais e o médio defensivo ficam a desejar mas poderia sempre convocar o Samuel Costa do Almería para resolver esse assunto.

  • Bayern de Monchique
    Posted Maio 19, 2022 at 11:31 am

    As acesas discussões entre Vitinha e Matheus Nunes que aconteceram aqui no VM durante esta época eu ainda percebo. Agora esta constante necessidade de desvalorizar o que o jogador faz em campo é que já não.

    Uma coisa é o talento puro e as estatísticas; outra coisa é o que o jogador dá (effectiveness) à equipa. O Vitinha não só é um grande médio, com características que dificilmente vemos em Portugal, como faz parte do core do meio-campo do Porto: bom entendimento do jogo, constrói, transporta, excelente a sair de zonas de pressão e pese embora a sua constituição física é um jogador que defensivamente é muito competente e com uma stamina invulgar.

    Olhamos para o Fábio Vieira que teve contribuição média de 66 min por golo e não podemos negar o impacto que teve na equipa. No entanto, o Fábio é, salvo raras exceções, menos um a defender numa equipa que pauta pela pressão alta e recuperação de bola. Nem todos os jogos são para Fábio Vieira mas em todos os jogos o Porto precisa de Vitinha. Por outro lado é só a primeira época dele. Dêem-lhe tempo e o jogador faz-se.

    Agora… se me perguntassem qual o melhor jovem, teria de perguntar de volta: é a partir de que ano? 1998, 1999, 2000? É que sejamos honestos. O Darwin só tem 22 anos. Não deixa de ser um jovem ahah

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Maio 19, 2022 at 12:28 pm

      Também pensei nisso; não pondo em causa obviamente que Vitinha seja um craque de todo o tamanho e que seja um jogador mais polido que o Darwin (devido as lacunas que este ainda tem e que, eliminando-as, deixá-lo-ão mais próximo de atingir o topo), mas também é um miúdo.

      Ao contrário do que costumam ser critérios muito claro aqui no VM (a “eleição VMiana” do melhor do mundo por ex., é reconhecida por muitos de nós como excelente) esta época achei um pouco confuso os critérios; neste caso não é indicado (e se o argumento é “foi uma confirmação”, foi uma confirmação jovem…), noutros foi por estar cá há um ano, noutros foi por ter chegado este ano, houve a separação flop/desilusão, etc. Entendo a tentativa (creio que a ideia é essa) de se ser mais preciso na definição dos melhores/piores, na minha modesta opinião ficou mais confuso e, voltando a este prémio, se forem nascidos depois de 2000, nada a dizer, se foi pela idade à data de hoje, 22 anos de ambos, então haja que deveria ser o jogador do Benfica, mesmo que seja (possivelmente) elegível para melhor da Liga e por isso o tenham deixado fora…

      De qualquer forma, e independentemente de achar este ano mais confuso, é aproveitar para mais uma vez dar-vos os parabéns pelo excelente trabalho e excelentes conteúdos, e a capacidade de contenção que têm nesta altura das transferências para não mandar para fora 100 nomes por dia por cada clube e, não sendo uma ainda uma instituição do conhecimento de todos (como é jornal, por ex) fazem uma muito melhor triagem e fomento de discussão, que são boas também devido a maior parte dos users as abrilhantarem. Abraço.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 19, 2022 at 11:49 am

      O Matheus tem várias lacunas no seu jogo, é um jogador com tendência a desaparecer em jogos onde a pressão no meio campo ofensivo (defensivo do adversário) é fortíssima. Em Portugal, jogando numa equipa que quer sempre vencer, estará limitado se mantiver o estilo de jogo atual, acho que em campeonatos mais eletrizantes teria mais sucesso.

      O Vitinha (ao que parece) não é bem esse estilo de jogador.

      • Bayern de Monchique
        Posted Maio 19, 2022 at 3:57 pm

        Eu entendo as discussões numa ótica de que são ambos médios e cada adepto puxa a brasa à sua sardinha. No entanto, não concordo com as comparações pois são dois médios completamente diferentes.

        Tudo isto para dizer que, polémicas à parte e quer se goste ou não do Porto, o Vitinha é um médio que oferece ao jogo muito mais do que aparenta. E o Porto ressente-se quando ele não joga ao seu maior nível tanto que Otávio acaba por ter que recuar mais para pegar jogo, por exemplo.

        Não sendo vendido nos próximos dois anos, acredito que poderá tornar-se um jogador ainda mais fulcral nas ideias do treinador e eventualmente ganhará espaço na seleção pois como disse em cima não existem médios com estas características em Portugal.

  • Ss
    Posted Maio 19, 2022 at 10:40 am

    O grande problema do Vitinha é mesmo não estar no meu clube. Fora isso, craque da cabeça aos pés e se tudo lhe correr bem, vai ter uma grande carreira pela frente. Tem alguns factores a melhorar, mas a maioria já são finesses ou detalhes. Médio muitissimo completo e daqueles que dá gosto vêr jogar!

  • Filipe Ferreira
    Posted Maio 19, 2022 at 10:29 am

    Evanilson para mim.
    Menções honrosas para Fábio Vieira, Vitinhas, Inácio, André Franco e Samuel Lino.

    • Tiago Peixoto
      Posted Maio 19, 2022 at 11:59 am

      Gosto imenso do Evanilson, mas se estamos a considerar jogadores de 99, ganha o Darwin indiscutivelmente (eu assumo que o VM só considerou jogadores de 2000 para cima).

      • DiogoC
        Posted Maio 19, 2022 at 3:46 pm

        Indiscutivelmente?
        Tirando o Belenenes (jogo contar 7) e os penalties marcou 19 golos e tem 4 assitências….longe de fazer um ponta de lança o melhor jogador da liga…

        • Aurinegro
          Posted Maio 19, 2022 at 4:45 pm

          Se tirares as intercepções a um defesa, os golos de livre a um médio, os kms corridos a um trinco, os cruzamentos a um extremo, as defesas a um GR, quem é o melhor jogador ? Se quiseres avaliar sem estatistica, tudo bem, mas tens se tiras algo a uns, tens de tirar algo a todos.

          Nunca percebi o porque de se querer tirar os golos marcados de penalti, só porque sim.

        • Tiago Peixoto
          Posted Maio 19, 2022 at 4:38 pm

          Não vou descontar os golos de penalty porque não faz sentido. Mas achas 23 golos em 28 jogos um mau registo? Especialmente para um jogador de 22 anos? Que por vezes até jogava mais encostado à linha?

        • Tiago Peixoto
          Posted Maio 19, 2022 at 4:25 pm

          O hattrick contra o BSad ainda dou de barato, mas os golos de penalty não contam na mesma? Não percebi essa. Para além disso, estatística não é tudo (se fosse o Vitinha não tinha ganho este).

      • Visão de Mercado
        Posted Maio 19, 2022 at 12:23 pm

        Sim. Só quem começou a época com idade sub-21, ou seja a partir de 2000.

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Maio 19, 2022 at 12:31 pm

          Ups! só agora vi este comentário mas já tinha mandado em cima a minha postasobre o assunto; já não há muito a fazer agora por isso aproveitem-na porque é Mirandesa xD

        • Tiago Peixoto
          Posted Maio 19, 2022 at 12:31 pm

          E é o que faz sentido. Ao contrário de por exemplo a Premier League em que se vê jogadores com 24 ou 25 anos (ou pelo menos via-se, este ano não reparei na lista) nos candidatos a Jovem do Ano.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 19, 2022 at 9:55 am

    É um craque, daqueles que joga sempre bem, com critério e muito forte tecnicamente, juntando a alguma intensidade que tem sem bola. Ainda pode melhorar, mas diria que é a par do Félix e do Rafael Leão, o jovem mais entusiasmante do nosso futuro enquanto seleção.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 19, 2022 at 9:41 am

    Vítor Ferreira é um craque e ainda com larga margem de progressão! Sempre vi nele este potencial, tal como no Fábio Vieira, mas o Vitinha da Invicta é de “cepa” distinta. Era uma questão de tempo e de aposta, e correspondeu a larga escala! Quanto a mim, se continuar a evoluir assim, tem condições para chegar ao topo da sua posição!!! Muito merecida a distinção…

  • Tiago Peixoto
    Posted Maio 19, 2022 at 9:40 am

    Craque da cabeça aos pés, obrigado Wolves ❤️

  • Hirok "The Truth"
    Posted Maio 19, 2022 at 9:33 am

    Normalmente estes prémios ganham-se num mês.. e foi isso que valeu ao Vitinha aquele mês em que esteve muito bem e na altura já era melhor que Bruno Fernandes, Renato, Moutinho etc.. mas como uma época tem 9 meses, fica ao critério.. nem sequer foi o melhor do Porto.. Fábio Vieira jogou menos minutos mas em todos eles mostrou muito mais na minha opinião.. a haver um vencedor para este prémio pela ÉPOCA seria o Vitinha mas o do Braga.. secalhar disseram bem o nome só se enganaram no clube

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 19, 2022 at 10:13 am

      Concordo em absoluto.

      Para mim o Fábio Vieira é superior, aliás acho mesmo que é o melhor jogador do Porto. Inexplicavelmente para mim fica no banco mas o Sérgio é que sabe, percebe muito mais disto que eu.

      SL

      • Tiago Peixoto
        Posted Maio 19, 2022 at 12:03 pm

        O Vitinha não é um jogador de estatística. Como já disseste várias vezes, não costumas ver jogos do Porto (não é uma crítica, eu também não costumo ver jogos do Sporting), por isso percebo que te passe ao lado o quão bom o Vitinha é. Tem um recorte técnico fabuloso, um passe excelente, melhorou imenso a nível do desarme e da pressão. É um diamante.
        E atenção, o Fábio Vieira também o é, mas ainda está mais verde que o Vitinha. É um jogador que se destaca muito pelos números, mas que muitas vezes ainda desaparece durante os jogos. Atualmente o Vitinha é mais jogador, mas também não é fácil compará-los uma vez que jogam em posições e papéis muito diferentes (o Fábio é quase um segundo avançado por vezes).

      • João Ribeiro
        Posted Maio 19, 2022 at 10:40 am

        Como é que não conhece o Vitinha, e não viu quase nada dele, mas conhece o Fábio Vieira? Eles fizeram a carreira praticamente toda juntos, por isso acho estranho o seu conhecimento por um e desconhecimento de outro. É por alguma relação pessoal que tenha com o Fábio?

        • Neville Longbottom
          Posted Maio 19, 2022 at 11:42 am

          É sim. Gosto do jogador, faz-me lembrar um amigo meu a jogar futebol e segui a carreira dele mais de perto.

          Para ser sincero o que mais vi até foram vídeos (o que é uma fraqueza já que isso diz muito pouco). Mas posso dar um exemplo que me deixou verdadeiramente impressionado: o jogo Porto 2-2 Sporting em que o Fábio Vieira faz um jogo tremendo e o Vitinha passa completamente ao lado (ou pelo menos não me lembrei dele).

    • Bamboo331
      Posted Maio 19, 2022 at 9:57 am

      Porque esse Vitinha é que foi o cúmulo da consistência não foi? Isso é só ser do contra. A pergunta é quem foi o melhor jovem, não é quem foi o jovem que mais o surpreendeu. E o vitinha, titular do campeão, que fez 30 jogos com muita consistência, efetivamente foi melhor, acrescentou muito mais ao jogo, obviamente

  • Pormenor Tatico
    Posted Maio 19, 2022 at 9:29 am

    Foi o jogador que mais surpreendeu, bom jogador, embora nos jogos grandes passe um pouco ao lado, talvez por culpa do treinador, Inácio também fez uma excelente época, apesar de alguns erros, também jogou na direita, com uma defesa lenta, mas sim, Vitinha foi o jovem mais regular e determinante na conquista do título.

    É o tipo de jogador que o Sporting precisava de ter, é verdade que é mais um criativo para um meio de 3, mas pode perfeitamente jogar num de 2, como faz no Porto, o Sporting falta um jogador assim, com mobilidade, critério e intensidade, Bragança só têm a criatividade.

    Muito do sucesso do Porto passou pelo meio com Uribe e Vitinha que são médios bastante completos, é aqui que o Sporting precisa de investir, Morita faz sentido nesse aspeto, se puder vir mais alguém melhor.

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 19, 2022 at 9:07 am

    Não conheço, não vi quase nada dele. Mas parece ser uma super estrela pelo que vou ouvindo.

    Engraçado como estas coisas acontecem, creio que o Mourinho camadas jovens era banco do João Coimbra na seleção.

    SL

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 19, 2022 at 10:08 am

      *o Moutinho (acho que foi o corretor).

      SL

    • General Westmoreland
      Posted Maio 19, 2022 at 9:56 am

      Era Moutinho e não Mourinho. Nem percebo muito a necessidade de vir dar uma alfinetada. Não reconhecer qualidade ao João Coimbra das camadas jovens é só para quem desconhece futebol.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 19, 2022 at 10:14 am

        A necessidade de vir dar uma alfinetada não existiu a não ser na tua cabeça ou na cabeça de quem vê guerra em todo o lado.

        Passe bem.

        • General Westmoreland
          Posted Maio 19, 2022 at 12:28 pm

          Engraçado como estas coisas acontecem, creio que o Candeias nas camadas jovens era banco do Paim na seleção.

          Talvez a alfinetada esteja na cabeça de quem pensa que a magia é real!

          • Neville Longbottom
            Posted Maio 19, 2022 at 1:31 pm

            Tens de começar a perceber o que é uma curiosidade. E principalmente a distinguir uma curiosidade de um ataque.

            Quero lá saber do Paim. Ficas contente com isso? Excelente. Achas mesmo que os sportinguistas levam a peito isso do Paim. De rir.

            Boa tarde.

Deixa um comentário