Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI da época em Portugal

Terminou a época e saltou à vista a superioridade do Sporting. O clube leonino arrebatou a Liga a 3 jornadas do fim, tendo chegado a essa fase sem derrotas, e ainda juntou a isso a conquista da Taça da Liga. Em contraste com o grande ano dos leões esteve o Benfica, que atacou esta temporada com grandes expectativas, mas teve de contentar-se com o 3.º lugar e sem qualquer título. Já o FC Porto conseguiu o objectivo mínimo do 2.º lugar, enquanto o SC Braga fechou 2020-21 com a chave de ouro ao vencer a Taça. Paços de Ferreira e Santa Clara também tiveram um ano em cheio, ao contrário de Nacional, Farense e Rio Ave, que desceram de divisão. Deste modo e tendo por base aquilo que se passou ao longo da época, o Visão de Mercado elenca os destaques do campeonato 20-21:

Melhor XI:
Adán (Sporting) – Guarda-redes de equipa grande. Foi pouco testado, mas quando isso aconteceu disse sempre presente, tendo dado uma segurança ao Sporting que se revelou decisiva na conquista do título.
Porro (Sporting) – Golaços, assistências, muito envolvimento ofensivo e num patamar claramente superior em relação à concorrência que houve esta época (não foi um grande ano para os laterais direitos).
Coates (Sporting) – O MVP da Liga.
Otamendi (Benfica) – Entrou com o pé esquerdo mas depois dessa fase inicial foi sempre um dos 2-3 melhores jogadores do Benfica em todos os jogos, e depois de Coates foi o central da Liga que esteve num nível alto durante mais tempo.
Nuno Mendes (Sporting) – Fez a época toda com apenas 18 anos mas parecia que tinha 28. Muita segurança defensiva e sempre destemido no apoio ao ataque.
Palhinha (Sporting) – Um dos 4 melhores jogadores da Liga esta temporada. Foi o grande pilar do meio campo leonino, e juntou à componente defensiva (é impressionante a área que abrange) uma notável evolução com bola.
Sérgio Oliveira (FC Porto) – 20 golos, parecem números de avançado (muitos nem chegaram perto disso), mas foram de um médio, que até tem funções defensivas. Oliveira deu muitos pontos ao FC Porto e nos 2 primeiros terços da época foi um dos grandes destaques em Portugal.
Gauld (Farense) – É estranho um jogador de uma equipa que desceu estar entre os melhores, mas o escocês juntou 9 golos a 7 assistências e foi o MVP em quase todos os jogos que fez esta época.
Pedro Gonçalves (Sporting) – Que temporada. Melhor marcador da Liga, decisivo em muitas vitórias no Sporting, e não fosse o papel de Coates seria igualmente o MVP do campeonato.
Carlos Jr. (Santa Clara) – Um dos principais responsáveis pelo histórico apuramento do Santa Clara para a Conference League. O brasileiro foi o 5.º melhor marcador da Liga e com o seu estilo lutador/persistente resolveu muitos jogos a favor dos açorianos.
Taremi (FC Porto) – O avançado que apresentou mais qualidade em Portugal nesta época. Foi o jogador com mais assistências no campeonato, decidiu vários jogos e ficou a ideia que se Conceição tivesse confiando mais cedo nas suas capacidades também teria sido o melhor marcador.

MVP – Seba Coates
Melhor reforço – Pedro Gonçalves
Desilusão – Marcus Edwards
Confirmação – Nuno Santos
Flop – Luca Waldschmidt
Revelação – Gonçalo Inácio
Jogador ‘underrated’ – Uribe
Treinador – Rúben Amorim

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

56 Comentários

  • Mikenen_PT
    Posted Junho 1, 2021 at 11:47 am

    Parece-me tudo muito bem, alteraria apenas o Flop: De Waldschmidt para o Pedrinho.
    Acrescentaria igualmente o treinador Flop: JJ; e
    Treinador revelação: Talvez o Vasco Seabra, que após inciar a época com o Boavista (grande vitória face ao SLB de JJ), foi para Moreira de Cónegos fazer um trabalho apreciável.
    SL

    SL

  • JJoker
    Posted Junho 1, 2021 at 11:59 am

    É dificil aceitar Otamendi num 11 do ano – não justificou de maneira nenhuma.
    Troca de Pepe por Otamendi e Nuno Santos por Gauld, o Sporting só passou por algumas dificuldades quando Nuno Santos foi inexplicavelmente tirado do 11, e voltou a estabilizar com o seu regresso.
    Aliás, a troca de Gauld por Nuno Santos não é só no 11. Acho que o Escocês merece mais o titulo de jogador confirmação do que o português.

    • Bio
      Posted Junho 1, 2021 at 12:24 pm

      Vejo muita gente a pedir Pepe em vez de Otamendi, mas não podia discordar mais.
      Otamendi começou muito mal, mas depois de ter estabilizado foi o elemento mais da defesa do Benfica, que foi a defesa menos batida a partir de certa altura (nas primeiras jornadas era das piores da liga).
      Depois, penso que Seferovic tinha lugar neste 11, talvez por troca com Carlos Jr. Admiro o mérito do avançado do Santa Clara, mas Seferovic foi essencial para a grande segunda volta dos encarnados.
      De resto concordo com tudo, ainda que aceite outras opções para o lugar de Gauld.
      Apenas referir que em relação ao Sérgio Oliveira, não vejo a sua qualidade particularmente ligada aos golos, mas mais ao resto que dá à equipa, até porque dos 13 golos que fez na liga 7 foram de penalti.

      • Bio
        Posted Junho 1, 2021 at 2:12 pm

        Isto não era suposto ser uma resposta ao post do Joker, mas um post por si.
        Aproveito para acrescentar que em relação ao Seferovic é o avançado com melhor rácio golos/minuto dos jogadores com mais de 7 golos da liga e é também um dos jogadores com mais assistências para golo do campeonato.

    • TOPPOGIGGIO
      Posted Junho 1, 2021 at 12:45 pm

      Há muitas coisas que parece serem de difícil aceitação. Além das trocas sugeridas saíam Taremi e Carlos Jr para entrarem Sporar e TT e ficava um bom XI. Manter-se-ia o Oliveira para disfarçar e assim não se poder dizer que tinha sido só malta do SCP…

      Falando aos demais se Pepe estivesse no lugar de Ota não seria escândalo (a mim não me provocaria insónias) porque fez grande época e se Seferovic estivesse no lugar de Taremi… XI perfeito válido e correcto a meu ver com essas duas notas…

  • Chiquinho
    Posted Junho 1, 2021 at 12:01 pm

    Talvez colocasse o Pepe em vez do Otamendi e o Seferovic em vez do Carlos Jr mas de resto concordo plenamente.

  • Dca
    Posted Junho 1, 2021 at 12:01 pm

    Concordo! Entre Taremi e Sefero fiquei mais na duvida, mas Taremi teve muita influência no segundo lugar do Porto (16 golos, 15 assistências e quantos penaltis sacados?), mostrando mais futebol que o Suiço.
    Gostava de ver Gauld no Benfica, também já pensei em Carlos Jr, mas este gostava que antes tivesse uma passagem no Braga.
    Otamendi, felizmente está aí, fez uma época incrível, desvalorizada por muitas pessoas.
    De resto, nada a comentar, mais que justo.

  • PedroSCP
    Posted Junho 1, 2021 at 12:02 pm

    Concord plenamente com o 11, não mudava nada! Tremenda temporada do Sporting.
    Já agora deixo aqui o meu top 3 do campeonato: Coates, Pote, Palhinha. Uma sugestão: podiam fazer um top 10 dos melhores jogadores da liga segundo a vossa opinião.
    Cumps e continuação do óptimo trabalho

    • Abbas
      Posted Junho 1, 2021 at 1:01 pm

      O meu top 10 feito sem pensar muito (critério: qualidade para a posição em que jogam, possibilidade de render a um nível mais elevado)
      1. Nuno Mendes
      2. Weigl
      3. Corona
      4. Pote
      5. Palhinha
      6. Pepe
      7. Coates
      8. Otamendi
      9. Everton
      10. Porro

      • Sporting1906
        Posted Junho 1, 2021 at 3:33 pm

        O Nuno Mendes é o jogador com mais potencial a jogar em Portugal mas ainda está muito longe de já ser o melhor jogador da liga. Está a um nível semelhante ao Porro e eu até acho que o Porro é ligeiramente superior.

        • Abbas
          Posted Junho 1, 2021 at 4:10 pm

          O Porro não defende, parecendo que não é importante num defesa. O Mendes é o único jogador em Portugal que é possivelmente top 10 mundial na sua posição, por isso é o melhor.

          • Litmanen
            Posted Junho 1, 2021 at 5:25 pm

            É assim, eu também gosto muito do miúdo e acho que tem um potencial enorme, mas top 10 mundial na sua posição posso afirmar categoricamente que AINDA não é. Nem perto disso.

            • Abbas
              Posted Junho 1, 2021 at 5:32 pm

              Nem perto disso? Não há assim tantos laterais esquerdos de topo. Além disso referi que era “provavelmente”, quando sair do Sporting fazemos a prova dos 9.

              • Litmanen
                Posted Junho 1, 2021 at 5:52 pm

                Quando sair do Sporting irá dar inevitavelmente um salto qualitativo enorme, pois tem tudo para o dar.

                Talvez no fim desta época que vem já seja Top10, depende como evoluir, tem potencial para ser o melhor na sua posição no futuro.

                • Abbas
                  Posted Junho 1, 2021 at 6:19 pm

                  Não é assim que funciona. Para os sportinguistas o Dias passou em duas semanas de ser banal para ser de topo. O Nuno Mendes amanhã se chegar ao Man City se calhar é titular e não é pelo potencial, é pela qualidade mesmo.

          • Sporting1906
            Posted Junho 1, 2021 at 5:49 pm

            O Porro e o Nuno Mendes não são defesas no Sporting sem ser no papel. Ser top10 mundial na sua posição (o que eu duvido muito que seja verdade) não faz dele necessariamente o melhor jogador a jogar em Portugal: o 10º melhor lateral esquerdo (ou direito) do mundo é pior jogador do que o 20º melhor médio ofensivo ou extremo.

            • Abbas
              Posted Junho 1, 2021 at 6:18 pm

              Ok, esse é o teu critério, não é necessariamente o meu. Para mim o Pavard é melhor que o Aguero.

              • Sporting1906
                Posted Junho 1, 2021 at 10:46 pm

                Qual é o teu critério? Os 11 melhores jogadores do mundo formam um 11 ideal do mundo?

                • Abbas
                  Posted Junho 1, 2021 at 11:28 pm

                  O 11 ideal não é o melhor jogador possível de cada posição. O futebol é um desporto coletivo e convém que os jogadores se complementem uns aos outros… Simplesmente ao comparar jogadores de posições distintas comparo o quão bem executam o seu papel na equipa, parece-me a forma mais legítima e justa de os comparar. O Nuno Mendes é jogador de nível titular de uma equipa top 10, ao passo que o Pote ou o Corona não. Em Portugal não há nenhum jogador atualmente que tenha um impacto tão grande no sucesso da sua equipa para que o possa abstrair dessas comparações. Se calhar haviam jogadores que eram dos melhores mundiais na sua posição nos tempos de Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma (primeira passagem no Porto), Hulk ou Jonas, enquanto que os refiro não eram, mas estes davam isoladamente campeonatos. Não falo de Ederson, Matic, Bruno Fernandes ou Falcao, por exemplo, porque já eram dos melhores nas suas posições já aqui em Portugal. Hoje não há isso em Portugal, o mais próximo seria o Pote, que talvez mereça subir um ou dois postos no meu ranking que fiz à pressa e no qual talvez fizesse algumas alterações se pensasse mais no assunto. Dito isto, não consigo colocar o Pote ao nível de influência individual dos outros supramencionados.

                  • Sporting1906
                    Posted Junho 2, 2021 at 7:42 pm

                    Para mim o Pote, o Palhinha, o Coates e o Adan são os melhores jogadores do Sporting, apesar de não estarem perto de ser de topo na suas posições, porque são os jogadores que mais rendem em campo.

  • Sam Noronha
    Posted Junho 1, 2021 at 12:04 pm

    Apenas mudava o Pepe com o Otamendi, o Pepe com a idade que tem fez uma época monstruosa, do inicio ao fim. Manteve sempre a regularidade safando o Porto de sofrer ainda mais golos. As restantes escolhas estou de acordo.

    • Vascovicoso
      Posted Junho 1, 2021 at 12:23 pm

      Subscrevo por completo. Até o feddal é e o Inácio estiveram em melhor plano que o otamendi. O próprio Veríssimo apesar de só ter feito meia época esteve melhor que o argentino

  • PedroSCP
    Posted Junho 1, 2021 at 12:04 pm

    Uma nota: é a primeira vez que me lembro em muito tempo de não haver 1 extremo puro a destacar-se esta época, normalmente têm sido determinantes e decisivos no nosso campeonato.
    SL

    • bruno2000
      Posted Junho 1, 2021 at 12:14 pm

      Entre os grandes Corona teve lesões, Rafa foi engolido pela má época do Benfica e Everton demorou a engrenar

  • bruno2000
    Posted Junho 1, 2021 at 12:06 pm

    Independentemente de não apreciar particularmente Seferovic nem Taremi, sou obirgado a achar bastante injusto o esquecimento do avançado suiço que em muito menos minutos fez mais golos que o iraniano.

    • juskamam
      Posted Junho 1, 2021 at 12:35 pm

      Bom dia, apenas um pormenor. Seferovic fez 2265 minutos na liga Nos este ano e Taremi fez 2224 … para mim jogaram o mesmo tempo em termo de avaliação mas pelo menos fica aqui a verdade.

      • bruno2000
        Posted Junho 1, 2021 at 1:45 pm

        Juskamam e rikhardo

        Falei sem os dados, achava mesmo que Sefe tinha menos minutos mas fica feita a correção, muito obrigado. Ainda assim a minha opinião não muda.

    • rikhardo
      Posted Junho 1, 2021 at 12:38 pm

      alguém tem que rever a matemática. 2265min ainda é maior a 2227min.

    • Ricard Bapt
      Posted Junho 1, 2021 at 12:45 pm

      Mas o taremi tem maior aptidao pa piscina, ate um pequena corrente de ar é suficiente.
      Ja tinha mostrado isso a favor do rio ave em num unico jogo SACAR tres penaltys…

    • RicardoFaria
      Posted Junho 1, 2021 at 11:28 pm

      O Seferovic fez menos jogos que o o Taremi (31 vs 34) mas o iraniano teve menos minutos de jogo.
      Ainda assim, o suíço fez 22 golos e assistiu 7x mas o iraniano fez 16 golos e assistiu 15x.

      Acho que Seferovic fez um campeonato bastante bom principalmente na 2a metade, contudo, o Taremi foi superior uma vez que para além dos golos e das assistências ainda cavou vários pênaltis e ajudou a equipa dele em vários momentos do jogo como na defesa ou na criação de jogo.
      Isto é a minha opinião obviamente.

      Saudações DesPortistas!

  • bruno2000
    Posted Junho 1, 2021 at 12:07 pm

    E em relação ao Sérgio Oliveira era importante referir que dos 20 golos, 21 foram de penalti

  • coach407
    Posted Junho 1, 2021 at 12:18 pm

    O melhor ponta de lança do campeonato foi claramente o Seferovic.

    O Gauld tem números um bocado enviesados. Marcou 5 golos de penálti e as assistências foram à base da bola parada. Em termos de futebol jogado, está longe de ter tido a influência que esses números podem dar a entender que teve. Muito longe de ter sido o homem do jogo em quase todos os jogos que fez. Em imensos jogos esteve desaparecido na realidade.

    Num patamar diferente, o mesmo raciocínio é aplicado ao Sérgio Oliveira que teve um grande impacto, mas não ao nível absurdo que parece pelos números. Não são jogadores com a influência em bola corrida na linha do Pizzi, Pote ou Bruno Fernandes que se sente que fazem a diferença em qualquer lance a qualquer momento.

    Posto isto, as trocas de Gauld e Taremi por Otávio e Seferovic são óbvias para mim. Sérgio Oliveira passa porque o Al Musrati não foi titular indiscutível durante um período relevante e portanto não entra sequer na luta, apesar de se ter destacado e mostrado que é um ótimo jogador.

    • RicardoFaria
      Posted Junho 1, 2021 at 11:24 pm

      Não concordo quando dizes que o suíço foi o melhor avançado do campeonato.

      O Taremi para além de ter feito 16 golos ainda fez 15 assistências tendo jogado menos minutos que o Seferovic.
      Podia contabilizar os pênaltis que o iraniano ganhou mas não sei quantos são.
      Estas informações foram recolhidas do site transfermarket.

      Saudações DesPortistas!

  • Abbas
    Posted Junho 1, 2021 at 12:48 pm

    Parece-me totalmente legítimo. O clube que mais vi foi o Benfica e o Otamendi tem que estar. Depois de uns primeiros 4 ou 5 jogos com muita tremideira, esteve a um nível assombroso, na antecipação, nos duelos, na construção. O jogador mais consistente da época do Benfica, tem que estar no 11. Curiosamente o Benfica teve jogadores em altos momentos de forma em certos momentos que mais tarde se eclipsaram. Nos primeiros meses, o melhor jogador foi o Darwin, depois foi o Rafa, depois foi o Weigl, depois foi o Otamendi e no final da época foi o Everton. Na minha opinião, o Ota foi o que teve mais impacto sustentado, seguido de Weigl (mas este não podia estar no 11, Palhinha esteve ainda melhor).

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 1, 2021 at 12:53 pm

    Concordo com o 11, só metia o Pepe no lugar do Otamendi.

  • Oakander10
    Posted Junho 1, 2021 at 1:08 pm

    Tal como disse aqui várias vezes, o Otamendi foi o melhor jogador do Benfica esta época. Mas nunca o Pepe pode está fora do 11.

    • Abbas
      Posted Junho 1, 2021 at 11:38 pm

      Como? Ganha de goleada nas stats defensivas mais importantes e nas outras é ela por ela. O Otamendi esteve estrondoso e tinha um papel muito mais exigente que o Pepe, tinha que servir de 6 e central simultaneamente.

      • Oakander10
        Posted Junho 2, 2021 at 10:15 am

        Engraçado ler isso de um user que ainda à pouco tempo escreveu aqui que esse número 6 era o melhor jogador da equipa… Agora lê uns stats e o Otamendi já é melhor que o Pepe, parece um argumento do Conceição para defender o Marega…

        Sei que já disseste aqui também que não vês jogos do Porto mas se visses percebias que o Pepe é que tem de jogar por 2 ou 3 porque os laterais do Porto (e centrais suplentes) são ridículos. Além disso, o Otamendi teve mais erros crassos individuais do que o Pepe, não se pode apagar o mau início que teve, embora a última imagem é sempre a que pesa mais.

        • Abbas
          Posted Junho 2, 2021 at 10:58 am

          O Weigl é o melhor jogador do Benfica, mas não era ele que tinha o papel de varrer atrás quando a equipa estava toda subida.

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 1, 2021 at 2:04 pm

    Até pode ser uma unpopular opinion, mas não punha o Otamendi nem o Pepe ao lado do Coates, para mim o outro central deveria ser o Mbemba. Desde a lesão do Marcano a época passada que tem sido o melhor defesa do Porto. Está um senhor jogador! Quase não comete erros, limpa tudo o que lhe aparece à frente. Para mim merecia estar aqui neste XI (talvez seja um pouco underrated).
    De resto, concordo com praticamente tudo. Claro que pode parecer um pouco injusto o Seferovic não estar no XI apesar de ter marcado mais golos que o Taremi e o Carlos Jr., mas penso que a nível exibicional, ignorando a componente estatística, esteve a um nível inferior.

    • Oakander10
      Posted Junho 1, 2021 at 6:27 pm

      Continuava a preferir Pepe para o onze, até porque acho que o Pepe sem Mbemba se “safava” melhor do que o Mbemba sem o Pepe. A experiência que carrega consigo é brutal.
      No entanto, concordo plenamente com a referência ao congolês, aliás para mim até é mesmo ele o verdadeiro jogador “underrated” da nossa liga e não Uribe. Os dois centrais do Porto fizeram uma época brutal, principalmente tendo em conta que foram ridiculamente apoiados por Manafá, Zaidu, Nanu etc e aparentemente não estão a receber crédito suficiente.

  • San Iker
    Posted Junho 1, 2021 at 3:40 pm

    Trocava Otamendi por Mbemba. De resto concordo.
    Deixo aqui um segundo 11 de jogadores que também aqui poderiam estar:

    Marchesin
    Ricardo Esgaio
    Pepe
    Gonçalo Inácio
    Abdu Conte
    Uribe
    Eustáquio
    Otávio
    Lucas Piazon
    Mario Gonzalez
    Seferovic

    Ainda ficam de fora bons jogadores que poderiam entrar nestes 11 tais como Feddal, João Mário, Nuno Santos, Manafá, Corona, Everton, Grimaldo, Rafa, Al Musrati, Fransérgio, Castro, Bruno Costa, Bruno Varela, Douglas Tanque (foram os que me lembrei, certamente faltam muitos)

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Junho 1, 2021 at 5:22 pm

    Lá vou eu tentar ser diferente, Litmanen… ?

    Humm… ?… … O melhor onze deveria ser feito tendo por base a tática da equipa vencedora… ?

    Os onzes do ano são uma discussão gira, mas o resultado até poderia não ser uma equipa articulada ou equilibrada.

    Um exemplo: Pote a jogar preferencialmente na direita estaria mais longe do golo.
    Enfim, mas isso são outras questões.
    Mesmo assim, os jogadores escolhidos para este 11 merecem a referência, e o resultado final é bom.

    Se tivesse de fazer um onze para ganhar a todos em Portugal, ficaria assim:
    Adan, Porro, Pepe, Coates, Inácio, Grimaldo; Palhinha, João Mário; Medeiros, Taremi e Pote.

    Uma espécie de melhoria do onze do Sporting. Não destruía o duo do meio campo, que joga muito bem. Oliveira tem mais golo? Tem. Mas João Mário é, na minha opinião, melhor organizador de jogo. São diferentes. Grimaldo? Sou muito fã. Tem muita técnica, muito critério com bola, e é preciso alguém de pé esquerdo para bolas paradas.
    Taremi é bom de bola, não é apenas finalizador e poderia fazer o que Paulinho está cá para fazer.
    E o Medeiros… Muito perigoso no último terço e boa técnica; neste esquema do Sporting, tinha jogo para marcar muitos golinhos. Na minha opinião, é o melhor jogador português a fazer diagonais vindo da direita.

    Obviamente que o Grimaldo esteve abaixo do Mendes este ano… Mas, na minha opinião, ainda é melhor jogador.

    • Sporting1906
      Posted Junho 1, 2021 at 5:51 pm

      Medeiros? Acha mesmo que o Iuri é melhor que o Corona? Ou até do que o Ricardo Horta ou do que o Rafa?

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Junho 1, 2021 at 6:11 pm

        Se eu quero alguém de pé esquerdo, e que faça movimentos da direita para o meio e que chute e faça assistências… Prefiro o Medeiros a todos esses que referiste.

        Óbvio que um jogo de futebol é mais que isso, mas queria alguém com pé esquerdo ali.

        Rafa, Corona na direita? Já temos o Porro para atacar a linha. Esquema de 3 centrais é para isso mesmo…

        Horta? Na esquerda, sim. Mas já temos o Pote… Não cabe tudo no 11… …

        Não é fácil fazer um 11. Eu gosto de escolher tendo em conta o que cada um me dá em determinada função.

        Óbvio que é um onze tipo. Poderia fazer alterações consoante as necessidades. Exemplo? Palhinha, Mário e Oliveira no meio = mais força, mais posse, e liberdade ao Sérgio para aparecer a finalizar.

        • Sporting1906
          Posted Junho 1, 2021 at 7:16 pm

          Percebo a ideia mas discordo. O Pote jogou a maioria dos jogos desta época a partir da direita, e suponho que o Corona também. Acho que a melhor dupla de “extremos” da nossa liga é Pote mais Corona, com os dois trocando de flancos várias vezes durante o jogo.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Junho 1, 2021 at 8:11 pm

            Tudo bem.
            Eu acho que é sempre bom ter pés esquerdos e direitos no ataque. Dão variedade e imprevisibilidade ao jogo.
            Taremi, Pote e Medeiros: 3 com capacidade de ter a bola, 3 com capacidade de rematar, 3 com capacidade de passar. Com o Iuri até tinhas um extremo clássico na esquerda, em determinados momentos.

            Corona meteria na posição do Porro ou na esquerda. Não quero tirar nenhum deles.

            São opções.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Junho 1, 2021 at 6:31 pm

        Outro exemplo: numa defesa a 4, acho que preferiria o Esgaio ao Porro. Porquê? Porque me parece mais forte a defender. E eu sou dos que valoriza muito essa vertente do jogo.

        Os jogadores valem também por aquilo que lhes pedes.

        O Palhinha estava na lista de dispensas de muito sportinguista aqui do blogue. Do blogue e do Twitter “táctico” ??

        Porquê? Porque… É fundamentalmente defensivo e um clube grande não pode, supostamente, ter alguém com essas características. Pode, pode… Se tiver um organizador ao lado, pode e deve ter. Acho eu…

  • Oakander10
    Posted Junho 1, 2021 at 6:42 pm

    Já nos treinadores…:

    MVP: Ruben Amorim
    Flop: Jorge Jesus
    Desilusão: Luís Freire
    Confirmação: Pepa
    Revelação: Pako Ayesteran
    Underrated: Ivo Vieira

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 1, 2021 at 8:04 pm

    Na minha opinião e tendo em conta que para jogar em 4-3-3 são precisos os jogadores certos, faria a equipa da seguinte forma:

    Matheus;
    Porro, Coates, Mbemba, Nuno Mendes.
    Palhinha, Sérgio Oliveira, Al Musrati, Pote;
    Seferovic, Taremi

  • Santos David
    Posted Junho 1, 2021 at 8:12 pm

    Tanta criatividade nesse MC !!!!!

  • Bruno Cunha
    Posted Junho 1, 2021 at 9:03 pm

    Aceito o 11 e fico surpreendido pela positiva na coragem de colocar Otamendi mas sou só eu a achar que o Grimaldo devia estar aqui?

    Eu percebo que Nuno seja ,provavelmente, o jogador que vai ter a melhor carreira e seja mais valioso da Liga Nos neste momento mas o Grimaldo fez uma época muito boa e estatisticamente esteve muito superior ao Nuno.

    Não só o seu colega do outro lado foi superior, como Nuno terminou a época apenas com uma assistência o que é anormal para um lateral de uma equipa grande. Acho que se está a olhar muito mais ao potencial do que ao rendimento na época.

    • Abbas
      Posted Junho 1, 2021 at 11:33 pm

      A um lateral convém também saber defender, diria eu. Nesse aspeto o Grimaldo é medíocre e está pior do que era há dois ou três anos. Ofensivamente consegue ser muito bom, mas é demasiado inconsistente.

  • Abbas
    Posted Junho 1, 2021 at 11:40 pm

    Otamendi tem mais do dobro de desarmes e interceções por jogo que o Pepe. O pessoal acha que o Pepe devia estar pelo que jogou contra a Juventus, só pode.

  • Tiago Silva
    Posted Junho 2, 2021 at 10:56 am

    Trocava o Otávio pelo Carlos Jr, passando o Pote para segundo avançado. Talvez Al Musrati por Sérgio Oliveira, mas a base é isto sim.

    Deixo aqui também um XI alternativo: Kristsyuk, Esgaio, Pepe, Inácio, Talocha, Al Musrati, Uribe, Rafa, Carlos Jr, Beto e Seferovic.

Deixa um comentário