Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI da I Liga 2024-25

72 Comentários

  • Vincent Vega
    Posted Maio 23, 2025 at 12:29 am

    Parece quase o melhor 11 da liga francesa em que é praticamente tudo do PSG… Só que cá não temos nenhum PSG… Um 11 com 7 jogadores do Benfica e 4 do Sporting é um 11 feito sem esforço e com preguiça de pensar…. Prefiro não me referir a clubismos de quem fez as escolhas. Como portista, acho inacreditável que o Mora não esteja neste onze, mas isto são apenas peanuts e gostos pessoais. Interessa-me mesmo é ganhar títulos.

  • EM21
    Posted Maio 22, 2025 at 7:31 am

    Serei apenas eu a achar o Aktur completamente banal?
    Consegue falhar em quase tudo o que é básico para ser um extremo neste nível. Teve fases em que tudo o que tocava destruía. Fosse um passe ou uma receção de bola. Foi maior parte da época sofrível. E quando podemos dizer que melhorou, realmente foi porque apareceram golos a mascarar as deficiências que tem.
    1×1, ligar o jogo, drible, passe curto, primeiro toque…consegue ter uma taxa de acerto tão baixa que não é normal para uma equipa como o Benfica.
    Contudo acaba por ser muito o reflexo daquilo que foi o Benfica. Explorar as transições, procurar os mais rápidos e tentar meter a bola na baliza. E o jogo com o Sporting foi a prova disso. Baixou o bloco, esperou, e o Benfica não tinha ferramentas, rotinas e qualidade para lá entrar. Sem as transições o Benfica de BL não é nada, e em posicionamento ofensivo o Aktur tem nível de segunda liga. Não merece mesmo estar neste 11.

    • Petrol
      Posted Maio 22, 2025 at 10:33 am

      Akutur é muito bom no ataque ao espaço e a aparecer para finalizar. Em tudo o resto é bastante mediano. De qualquer das formas, acabou o campeonato com 11 golos e 10 assitências. Concordo contigo quando dizes que é muito o reflexo do que foi e tem sido o Benfica e não apenas na questão das transições mas também na questão do plantel do Benfica ter muitos jogadores que apenas conseguem mostrar a sua qualidade em contextos muito específicos e isso depois nota-se quando é preciso jogar de outra forma.

  • Tiago Abreu
    Posted Maio 22, 2025 at 12:44 am

    Indiscutíveis para mim:
    Diomandé a central
    Carreras na ala.
    Hjulmand no meio campo.
    Trincão e Gyökeres na frente.

    Outros jogadores indiscutíveis que podiam ser nomeados no 11:
    Diogo Costa na baliza (Porto)
    Otamendi e Tomás Araújo a centrais do Benfica, Edu Quaresma no Sporting
    Geovanny Quenda/Geny Catamo e Maxi Araújo (Sporting)
    Aursnes (Benfica)
    Rodrigo Mora (Porto) e Kerem Akturkoglu (Benfica)
    Vangelis Pavlidis (Benfica)

    Questionáveis:
    Lukas Hornicek (Braga)
    Gonçalo Inácio (Sporting)/Matheus Araújo (Santa Clara)
    Florentino (Benfica)
    Tiago Silva (Vitória)/Orkum Kokçu (Benfica)/Rodrigo Salazar (Braga)
    Roger Fernandes (Braga)
    Ismael Gharbi (Braga)/Ricardo Horta (Braga)

    É só fazer um 11 com estes jogadores. Tem vários jogadores no campeonato que em condições normais estariam aqui (Morita, Pote, Nuno Santos no Sporting, Di Maria no Benfica, Fábio Vieira no Porto ou até Bruma no Braga se não tivesse saído para o Benfica), mas por vários motivos não estão e acho que todos nós concordamos com eles.

    Deixo assim uma menção honrosa ao Zeno Debast que foi extremamente importante mas não o posso enumerar nem a central, nem a médio por motivos óbvios de troca de posição onde se poderia escolher vários jogadores.
    Deixo também o facto que o Francisco Trincão fez os jogos TODOS da liga.

  • BP
    Posted Maio 21, 2025 at 8:59 pm

    Neste 442 do VM, o meu onze seria muito próximo ao sugerido pelo VM:
    Trubin
    Geny, Tomás Araújo, Otamendi, Carreras
    Hjulmand
    Trincão, Kokçu, Rodrigo Mora
    Pavlidis, Gyokeres

    Fico contente por ver, no fim da época, muito mais gente a subscrever o que eu sempre aqui defendi sobre Orkun Kokçu. E sim, é o melhor médio centro ofensivo do SLB desde Pablo Aimar.

  • CMVRDS
    Posted Maio 21, 2025 at 7:25 pm

    Boa tarde.
    O melhor 11 da liga do Visão de Mercado parece-me estar inflacionado com excesso de jogadores do SLB. Apresentar 7 jogadores em 11 é totalmente desproporcional e sem qualquer relação com o rendimento desportivo. Poderia aceitar uma equipa com o Trubin (por Rui Silva) na baliza, o Kokcu (pelo Aurnes) no meio campo ou o Pavlidis na frente. Agora colocar o Tomás Araujo (que esteve bem como central, mas banal na direita) e o Arturkoglu não compreendo. Também não compreendo a colocação do Quaresma para deixar de fora o Diomande melhor central do campeonato e o Inácio. O Quenda ou o Alberto Baio também seriam boas opções para o lugar do Geny, assim com o Debast também poderia ser opção para a defesa ou meio campo.

    Esta equipa parece-me mais de acordo com o rendimento desportivo que vimos durante a época.
    3-4-3

    Rui Silva
    Diomande, Otamendi e Inácio
    Geny, Aursnes, Hujmland, Carreras
    Trincão, Gyo e Mora

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 21, 2025 at 5:37 pm

    Tomás (que é central e desenrascou, caso se tivesse fixado como devia no meio, seria um dos dois melhores centrais) pelo Larrazabal do Casa Pia.

    Diomande por Quaresma. Foi mais constante e consistente.

    O campeonato fica marcado pela ausência de médios de grande qualidade. Tirando Hjulmand que foi incontestável, Kokcu é demasiado inconstante, o melhor acabou por ser Tiago Silva do Vitória, mas é impossível não colocar o génio de Mora no 11.

    O resto está acertadissimo.

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Maio 21, 2025 at 6:00 pm

      Diomonde e Otamendi como dupla seria mais ou menos que meter uma dupla Mozer e Vierchowod, seria assustador para os rivais, mas a nossa equipa não acabaria um jogo com 11, eh eh eh. Eh pá uma equipa só pode ter um central caceteiro, a função do outro é jogar à bola, portanto eu escolhia Otamendi e Gonçalo Inácio. E meti o puto Mora no lugar do vosso Artur turco, o resto tudo certo.

      Mas são opiniões.

  • Veridis Quo
    Posted Maio 21, 2025 at 4:59 pm

    Trubin, Larrazabal, Diomandé, Otamendi, Carreras, Maxi, Hjulmand, Tiago Silva, Trincão, Gyokeres, Pavlidis.

    Notas:
    Fartei-me de criticar o Otamendi nos últimos anos, mas esta época regenerou-se. Intratável no jogo aéreo, menos paragens cerebrais e muito mais assertivo. Diomandé, mesmo com as paragens aqui e ali, foi o melhor e mais consistente/dominante central do Sporting.
    Acho que o rendimento do Tomás Araújo foi banal a lateral direito e, dentro do resto, o Larrazabal terá sido o melhor. Podia ser Quenda, até pelo sistema que coloco, mas não assenta mal ao Larrazabal que vai em 2 belas épocas.
    O Maxi faz uma ótima época, não o conseguia deixar de fora, sendo que o Carreras também merece… fica o Carreras numa posição onde também jogou este ano em alguns momentos (e se calhar até os melhores momentos dele).
    Na segunda posição de médio… podia ser o Kokcu, acho que subiu o nível. Ainda assim, custa-me colocá-lo aqui dada a sua discplicência, a facilidade com que perde bolas, a falta de capacidade sem ela e até o impacto ofensivo continuar a ser super curto para o que prometia. Gosto muito do Tiago Silva, tem feito épocas brutais no Vitória e acho que merece a menção.
    Os 3 mais adiantados escolhem-se sozinhos, sendo que nenhum dos outros homens da frente (Akturkoglu, por exemplo) me deixa grande pena em não estar aqui.

  • DNowitzki
    Posted Maio 21, 2025 at 4:49 pm

    Não faço a mínima ideia da justeza deste 11, porque só vi, basicamente, jogos do Benfica e não foram todos.
    Dito isto, Araújo ser o defesa direito e o turco o extremo esquerdo diz muito da falta de qualidade desta liga portuguesa. Até o outro turco ao centro me deixa abismado. Se pudesse escolher para o Benfica, iria buscar Mora.
    *
    Além destes comentários, não queria ir-me embora sem uma notazinha para a tonteria habitual dos que veem neste exercício um prolongamento das quatro linhas. Enfim…

    • Capely
      Posted Maio 21, 2025 at 7:58 pm

      Não podia estar mais de acordo…
      Basicamente só vi os jogos do SLB e considerar o Araújo e o Arturkogu no onze ideal diz tudo do nível desta liga.
      O Araújo ainda pode virar grande jogador (se o Rui Costa alguma vez contratar um lateral e o deixar jogar na posição dele).
      O Arturkoglu foi um hipe brutal e é um jogador bom mas longe de desequilibrar ou fazer a diferença (entrou muito bem em virtude de estar num ritmo diferente e vindo de uma liga diferente – ainda não o conheciam),
      Não é que hajam alternativas melhores, mas considerar estes 2 diz bem do nível da liga proença!!!

  • Sou do Contra F.C.
    Posted Maio 21, 2025 at 4:04 pm

    Algumas perguntas:
    Nao ha ninguem do top 5 a nao ser do benfica e do sporting que deva figurar neste onze do ano? O Santa Clara fez 5o classificado, ninguém se destacou? O Porto e o Braga nao têm ninguem que justifique ou é por terem feito épocas aquém? E que ficaram no TOP5, nao ficaram em 15o. O Quaresma tem assim tantos minutos? A equipa campeã tem menos jogadores que o segundo classificado? O Kokcu que foi criticado durante 6 meses, é justo? O Harry Potter que foi basicamente fogo de vista, idem?

    Enfim, tirando os dois avançados, o Trincao, Hjulmand e o Carreras, o resto nao me pareceu de enorme destaque. O Santa Clara sofreu apenas mais 2 golos que o Benfica e 5 que o Sporting, por exemplo. Nenhum defesa para amostra?

  • AM
    Posted Maio 21, 2025 at 3:17 pm

    Não consigo perceber como o Trubin foi o melhor guarda redes…. Durante a segunda volta até foi remetido para o banco de suplentes “para ser estimulado”… O Rui Silva durante o mesmo período tem menos golos sofridos e, salvo erro, mais minutos na primeira liga… Trubin é bom guarda redes, mas vive de um hype maior do que a sua valia

    • Buddah
      Posted Maio 21, 2025 at 4:31 pm

      E mesmo assim chega para ser melhor que o Rui Silva

    • JohnWick
      Posted Maio 21, 2025 at 4:12 pm

      Diria que o número de golos sofridos não pode ser a metrica que avalie a capacidade de um GR ( ou pelo menos a principal). No absurdo se eu nao tiver remates à baliza não sofro golos e isso não faz de mim melhor GR. Penso que a metrica xgoals evitados seria algo melhor a considerar. No caso em especifico penso que o trubin cometeu mais erros mas foi bastante mais exposto a perigo que o Rui Silva. Sendo que após esse periodo no Banco foi claramente uma mais valia para o Benfica (bastantes jogos com defesas importantes)

      • Tiago Abreu
        Posted Maio 22, 2025 at 12:51 am

        O melhor redes da liga em estatística foi o Lukas Hornicek mas jogou meia época apenas. Então diria Diogo Costa fácil, apesar de tudo teve apenas 30 golos sofridos em 32 jogos, sendo que teve 16 jogos sem sofrer golos, e desses 30 golos, 13 é combinado entre Benfica (8), Sporting (3), Braga (2). Ou seja, contra as outras 14 equipas sofreu apenas 17 golos, mesmo tendo o Porto sofrido imensos remates em comparação com Sporting e Benfica devido ao menor desempenho e maiores erros dos defesas do Porto.

  • É dia de jogo
    Posted Maio 21, 2025 at 2:44 pm

    Debast foi muito mais importante do kokcu para o campeonato e jogou mais, Quenda ou Catamo teriam de figurar neste 11, Tomás Araújo cumpriu bem mas nunca foi um super lateral e ofensivamente oferece pouco, não faz sentido este 11, 7 jogadores de uma equipa que esteve 2 jornadas em 1° ligar o campeonato todo e uma equipa que esteve 30 jornadas de 34 meter 4 jogadores, Inácio ou Diamonde teriam de estar também, complemente sem sentido, quem fez este 11 é claramente Benfiquista não tem sentido nenhum, jogadores como Gabriel Silva do Santa Clara podiam entrar também.

    • Capely
      Posted Maio 21, 2025 at 8:05 pm

      Tanto disparate junto….
      O melhor era o gajo que é lateral na 3ª divisão pelo sporting B ser nomeado para o onze base :)

      O Sporting tem muito mérito em ser campeão (principalmente depois do J, Pereira e do mercado de Janeiro), mas isso são apenas disparates e palas à frente dos olhos… o debast????please……

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Maio 21, 2025 at 5:08 pm

      AHAHAHAHAHAH Debast, Quenda, Catamo. Só por curiosidade, és de que clube?

      • Honestly
        Posted Maio 22, 2025 at 11:58 pm

        O Tomás Araújo a def direito e o kokcu e koglu no 11 do campeonato é que faz sentido. Já sabemos

    • JohnWick
      Posted Maio 21, 2025 at 4:18 pm

      Como é que um jogador que fez apenas 15 jogos na posição de MDef/MC (com 2 contribuições para golo) pode ser mais importante que um jogador com 14 contribuições para golo. Podemos falar de Mora ou Aursnes para o posição do Kokcu, nunca no Debast. Boa surpresa dadas as limitações que exibiu como central (principalmente nos duelos) mas não mais que isto. Até João Carvalho, Tiago Silva ou João Mendes (fugindo da esfera dos grandes) merecem mais que o Debast

      • Honestly
        Posted Maio 22, 2025 at 11:57 pm

        Ou seja a pouca utilização naquela posição faz com que não seja apto a escolha e no entanto opta se por outro com menos de metade dos jogos (mora). Makes sense…
        Outro que SE safou mas não mais que isso foi o t.araujo e no entanto la temos de levar com ele “como melhor defesa direito”… Coerência?

  • Alex RQ7
    Posted Maio 21, 2025 at 2:38 pm

    11 com várias escolhas no mínimo discutíveis e demasiado voltado para 2 equipas.

    É que nem se percebe bem qual é o critério utilizado na escolha dos jogadores.

    Otamendi, Carreras, Hujlmand, Trincão e Gyokeres são indiscutíveis.

    Trubin não fez uma época regular, Diogo Costa também não e Rui Silva entrou a meio. Não existem só 3 equipas em Portugal.

    Tiago Araújo é um central adaptado a defesa direito e só desempenhou a função desde Janeiro. Na 1º divisão Portuguesa não há nenhum lateral de raiz que tivesse apresentado melhor rendimento? E se meia época na posição basta para estar nos eleitos, porque não consta Alberto Baio na posição?

    Quaresma só se for um prémio pelo golo, que teve um grande impacto no desfecho do campeonato, já que nem o melhor central da sua equipa foi.

    Nas restante posições aceitam-se as escolhas, embora pudessem facilmente serem outras. Kokcu fez uma boa época mas por exemplo Tiago Silva do Vitória também (têm números muito parecidos). Salazar, apesar das lesões, também fez uma boa época.

    Akturkoglu apesar dos altos e baixos fez uma boa época, tal como Ricardo Horta (números parecidos) e Rodrigo Mora (este com percurso ascendente).

    Pavlidis teve um arranque intermitente e acabou a época em grande forma. Clayton também seria uma boa escolha. Apontou 14 golos pelo Rio Ave, apenas menos 5 do que Pavlidis e Samu.

    • Neville Longbottom
      Posted Maio 21, 2025 at 4:03 pm

      Quaresma foi o melhor central da sua equipa e, na minha opinião, o melhor central do campeonato. Tirando Gyokeres, para mim, é o único indiscutivel do Sporting.

  • Kacal
    Posted Maio 21, 2025 at 1:53 pm

    Talvez Diomande no lugar de Quaresma. De resto parece-me bem. Não houve assim tantos jogadores em destaque de equipas pequenas esta época, foi uma época algo fraca nesse sentido este ano portanto acho bem escolhido o XI. Rodrigo Mora leva menção honrosa e deve vencer o prémio de melhor jovem da época. Se o Porto tivesse feito uma época melhor e ele tivesse o rendimento que teve nesta segunda metade em toda a época teria que estar.

  • Carocho1
    Posted Maio 21, 2025 at 1:39 pm

    Trubin? Kokcu? Aktur? Isto vai de mal a pior

  • Tavares
    Posted Maio 21, 2025 at 1:38 pm

    Se isto é sobre o XI com melhor rendimento durante o ano, na minha opinião seria obrigatório estar o Debast no meio campo.
    Um jogador que jogou fora de posição grande parte da época e segurou o meio campo da equipa que viria a ser campeã nacional.
    Menção para o quão absurdo é nomes como Otamendi, Akturcoglu e Kokçu estarem nesta equipa, com Mora, Diomande ou até o Gonçalo Inácio de fora.
    XI extremamente parcial e injustificável, na minha opinião.

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 21, 2025 at 1:30 pm

    Muito dificilmente Pavlidis e Gyokeres jogariam juntos. São dois pontas-de-lança puros e vejo com dificuldade que joguem juntos. Colocaria apenas 1 deles.
    .
    Não vi o suficiente da liga portuguesa para ter uma opinião diferente, mas o Tomás Araújo parece-me um lateral fiável, um nível abaixo dos restantes que compõe este 11. Talvez como central, mas aí teria de sair o Otamendi (de quem também não sou particular fã, mas não estou em igual posição de comentar).

  • 6.Mik
    Posted Maio 21, 2025 at 1:24 pm

    Diomande, melhor central da liga não figura no onze.
    Não consigo perceber como o Tomás foi o melhor defesa direito da liga a jogar assim.
    Fazia mais sentido haver justificações, porque se nos agarrarmos aos últimos meses em que Quaresma esteve muito bem, Mora também merecia e o próprio Maxi acaba a época melhor que Carreras.
    SL

  • Niall joaQuinn
    Posted Maio 21, 2025 at 12:58 pm

    Muito justa a inclusão do Quaresma, que é para mim o melhor defesa do Sporting.
    Quanto ao resto, talvez optasse pelo Mora no lugar do Akturkoglu, mas não me choca nada este onze.

  • JMFS
    Posted Maio 21, 2025 at 12:51 pm

    Turbin
    Carreras
    Diomande
    Otamendi
    Tomas A
    Morten H
    Aursnes
    Mora
    Trincao
    Gyo
    Pav

  • Tiago Silva
    Posted Maio 21, 2025 at 12:18 pm

    Trubin, Quaresma, Otamendi, Carreras, Trincão, Hjulmand, Kokcu, Akturkoglu, Rodrigo Mora, Pavlidis, Gyokeres. Numa espécie de 3-4-1-2.

  • Mike-UK
    Posted Maio 21, 2025 at 12:09 pm

    Acho mal. António Silva esteve muito melhor do que o Quaresma, o Florentino bate o Hjulmand aos pontos, Di Maria é Di Maria e o Amdouni deve muito pouco ao Gyokeres.
    Parabéns ao Benfica pelo 39º!!!!

    • lidyabixby
      Posted Maio 21, 2025 at 5:14 pm

      Este deve ser daqueles que acha que o Paulinho, Nuno Santos e Bragança eram titulares na seleção.

    • Petrol
      Posted Maio 21, 2025 at 12:41 pm

      Vocês queixam-se de terem lesionados tanto tempo, é normal que se reflita nestes 11. Enquanto esses jogadores estavam lesionados haviam outros que fizeram também uma boa época e fizeram-no num sequência maior. Para além disso, o Sporting fez apenas mais dois pontos do que o Benfica.

      • Mike-UK
        Posted Maio 21, 2025 at 1:45 pm

        Na baliza e na defesa não se lesionou ninguém.
        Se no critério contaram os cartões, percebo que o Otamendi com os seus singelos 3 amarelos tenha sido o defesa do ano da liga. Não tanto pela performance desportiva mas mais pelo escapismo patrocinado.
        Na baliza o Rui Silva sofeu menos golos por jogo, aparentemente com uma defesa MUITO pior do que a do Trubin, deve estar nas menções honrosas.

        • Petrol
          Posted Maio 22, 2025 at 8:00 am

          Rui Silva fez meia época. Entendo que não acompanhes tanto o Benfica como acompanhas o Sporting e é normal mas Otamendi fez uma grande época. Pavlidis, Carreras e Otamendi são os nomes do Benfica que nem merecem discussão neste 11. Quanto aos outros entendo que haja espaço para isso.

      • Rocha Mexicano
        Posted Maio 21, 2025 at 1:42 pm

        Bem visto! Para além disso, também foi campeão só uma vez a mais do que o Benfica! Concordo que algumas são difíceis, mas o Benfica tendo sofrido mais golos do que o Sporting consegue a proeza de meter no onze o guarda redes mais 3 dos 4 defesas, só para início de conversa

        • Petrol
          Posted Maio 22, 2025 at 8:04 am

          O Benfica não sofreu mais golos. Sofreu mais um golo, portanto golo, não golos. Não defendendo nomes mas não posso concordar com o argumento de uma defesa que sofreu “mais golos” está mais representada no 11. No futebol ao dia de hoje a defesa começa no ataque e o Sporting é uma equipa muito mais coesa do que o Benfica, portanto os defesas do Benfica, por norma, acabam expostos a situações que não acontecem aos defesas do Sporting. Para além disso, o Sporting jogou maioritariamente com 3 centrais, o que faz com que fiquem também mais resguardados.

    • Lickass
      Posted Maio 21, 2025 at 12:32 pm

      Típico comentário de quem ganha pouco. É mais forte que vocês. O Gelson ainda é profissional de futebol?

      • Honestly
        Posted Maio 21, 2025 at 2:07 pm

        E o Gedson?

        • Tiago Abreu
          Posted Maio 21, 2025 at 11:36 pm

          O Gedson joga muito na liga turca… Atualmente era uma boa opção para um dos grandes inclusive.
          Já o Gelson penso que foi perdendo parte da velocidade e isso tirou-lhe o muito talento que ele tinha. Mas ainda é um bom jogador.

          • Honestly
            Posted Maio 22, 2025 at 11:10 am

            Eu escolhi falar dele pq tbm se falou muito no início e neste momento está numa liga periférica. O Gelson é campeão grego. Por isso o comentário ridículo que deixou o iser de cima cai por terra.

      • Miguel Nunes
        Posted Maio 21, 2025 at 2:04 pm

        Merecida e bem metida.
        SL

      • Mike-UK
        Posted Maio 21, 2025 at 1:40 pm

        É ligeiramente mais do que o Renato, e feitas as contas todas às comissões e à lavandaria, pouco menos lucro deve ter dado do que o wonderkid dos quistos.

  • cerej10
    Posted Maio 21, 2025 at 11:58 am

    O Mora devia estar neste 11, em troca com o Akturkoglu. Se o Porto ficou em 3º lugar na competição foi pelo Mora. Devia ter sido premiado.

  • rmatos24
    Posted Maio 21, 2025 at 11:57 am

    Muitas destas escolhas são indiscutíveis, outras já poderão levantar mais debate, mas sendo isto um artigo de opinião, aceita-se. O primeiro destaque vai para o facto de apenas Benfica e Sporting estarem representados, dizendo que, por um lado são destacadamente as melhores equipas em Portugal, por outro mostra que as restantes equipas pouco conseguiram em termos de destaques individuais para serem considerados neste 11. Mais uma vez confirma que o tugão está cada vez mais nivelado por baixo, sobretudo a partir do 8-10 lugar para baixo, em que qualquer uma tanto pode ficar em 10 lugar como descer de divisão.
    —-
    Sobre as escolhas, eu percebo a escolha do Trubin, porque o Rui Silva veio a meio da época, se tivesse começado, acho que seria justo ser o português. Diogo Costa esteve uns furos abaixo (tal como a generalidade do Porto). Ricardo Velho ainda falhou alguns jogos por lesão, mas manteve a segurança do costume e de resto destaco Mistza do Rio Ave, Hornicek do Braga e Zlobin do Famalicão (até à lesão estava a ser dos melhores GR do campeonato).

    Nos defesas, para estar um central adaptado a lateral direito, diz muito das opções existentes em Portugal para esta posição. Aceito a escolha, foi sempre fiável e seguro, mesmo adaptado. Geny também poderia estar aqui, mas com Rui Borges jogou muitas vezes na frente. Lazarrabal do Casa Pia, Zé Carlos do Gil Vicente e Dinis Pinto do Moreirense fizeram campeonatos interessantes. Centrais, trocava o Quaresma, não porque não tenha feito uma excelente época, mas parou várias vezes por lesão, escolheria Diomande. Otamendi pode ser alvo de críticas mas foi o esteio da defesa do Benfica, fazendo até uma das melhores temporadas que já teve na Luz. Na esquerda nada a dizer, Carreras foi claramente o melhor lateral esquerdo. Francisco Moura também merece um destaque, tal como Chissumba (quando começou a jogar o Braga melhorou bastante).

    No meio campo Hjulmand é incontestável. Kokcu fez uma boa época, mas continuo a achar que falta qualquer coisa para ser aquele jogador que se diz. Escolheria Aursnes. Destaco ainda Rodrigo Mora, apesar de aparecer tarde, foi o claro destaque num Porto mórbido e sem ideias. Tiago Silva e Handel do Vitória, Adriano do Santa Clara e Gustavo Sá do Famalicão são outros nomes que fizeram épocas bastante positivas.

    Nas alas há muitas opções, mas há que premiar a consistência e nisso Trincão e Aktur foram os mais certos, sobretudo o do Sporting, pois o turco teve um período fraco. Há nomes com boas épocas, mas penso que em determinados períodos faltou a tal consistência (por lesões ou maus momentos), como Quenda, Bruma, Sorriso, João Carvalho, Gabriel Silva ou Félix Correia.
    Na frente, estes 2 nada a dizer. Boas épocas (e números) também de Samu, Clayton e Cassiano.

  • batalha34
    Posted Maio 21, 2025 at 11:49 am

    Rui Silva melhor GR

    Diomande pelo Otamendi

    Aursnes em vez de Kokcu

    Rodrigo Mora em vez do Aktur

    De resto esta bem

    • Petrol
      Posted Maio 21, 2025 at 12:43 pm

      Rui Silva fez apenas meia época.

      • batalha34
        Posted Maio 21, 2025 at 1:58 pm

        O Arturkoglu tambem so jogou ate dezembro e esta la, acho que isso nao é criterio de exclusividade, nessa meia epoca ganhou o lugar

      • Citizen_Erased
        Posted Maio 21, 2025 at 1:03 pm

        E mesmo que tivesse feito época completa…

        • Petrol
          Posted Maio 21, 2025 at 2:50 pm

          Aí entramos numa questão que não consigo comentar porque não tenho uma bola de cristal.

          • Neville Longbottom
            Posted Maio 21, 2025 at 4:04 pm

            Parece-me que o que ele quer dizer é: “mesmo que o Rui Silve tivesse feito a época toda, a diferença para o Trubin é tão grande (no sentido de o Trubin ser tão superior) que seria indiferente, o Trubin ganharia sempre”.
            .
            Mas concordo, não sei como teria sido se estivesse o ano todo no Sporting.

            • Citizen_Erased
              Posted Maio 21, 2025 at 7:24 pm

              Não sei onde viste que escrevi que o Trubin é “tão superior”. Mas eu explico – pela amostra que tivemos, e pelo nível que aparentam ter (na minha opinião), o Trubin é superior (não sei se um centímetro, um metro, um quilómetro) ao Rui Silva.
              Percebo que os sportinguistas tenham ficado contentes porque passar de um pato (Kova) para um GR com potencial mas irregular (Franco) para um bom GR (eh la, um elogio?) É um upgrade enorme tendo em conta a importância da posição. Para mim a amostra do Trubin foi melhor que a amostra do Rui Silva nesta época.
              Na próxima tudo pode mudar. Toda a gente dizia que o Courtois engraçada as botas ao Diogo Costa, e esta época nem ve-los.
              Acrescentar também que mesmo gostando bastante do Trubin (porque lá está, passei de um GR irregular para um menos), não acho que nesta altura tenha a qualidade para dar o salto, como aconteceu com o Jan ou o Ederson.

              • Neville Longbottom
                Posted Maio 22, 2025 at 11:39 am

                Não vi em lado nenhum. Escrevi “parece-me”. Lamento o erro.
                .
                Não emiti qualquer juízo de valor sobre os jogadores. Se há sportinguistas que mereçam ouvir (ou ler) essas palavras, eu não sou um deles.

                • Citizen_Erased
                  Posted Maio 22, 2025 at 12:09 pm

                  Concordo, não és. E sei que não gostas de generalizações, não foi com esse intuito que escrevi.
                  Mas também me revejo no efeito Rui Silva no meu clube com alguns jogadores – um Pavlidis por exemplo – e é fácil embarcar nalguns exageros quando isso acontece

  • Manel-Abecasis
    Posted Maio 21, 2025 at 11:20 am

    Trocava o Quaresma pelo Diomande e o Trubin pelo Rui Silva.

  • Gorlami
    Posted Maio 21, 2025 at 11:20 am

    Não reparei que só jogaram 2 clubes este ano. Não me acredito que não tenha havido melhores opções que jogadores como Kokcu, Arkur ou Otamendi. O resto ainda concordo

    • Manel-Abecasis
      Posted Maio 21, 2025 at 11:27 am

      Por acaso não consigo identificar um único jogador de outro clube que merecesse estar aqui. Talvez o Rodrigo Mora?

  • Bruno Cunha
    Posted Maio 21, 2025 at 11:02 am

    Teve algumas paragens cerebrais mas não deixaria Diomande fora deste onze, a defesa do Sporting enfraquece bastante com a sua saída.
    Trubin a melhor GR também me parece nivelado por baixo já que deixou bastante a desejar em alguns momentos.

  • mickpeters
    Posted Maio 21, 2025 at 10:57 am

    Isto quase que parece que foi o Benfica campeao.

    Entende-se as escolhas, mas Akturkoglu teve um grande inicio, depois esteve pessimo e esteve decente nesta reta final. Sinceramente nao pode estar num 11 do ano. Pode ter sido um ano fraco pela esquerda, mas seria interessante ver outras opçoes.

    Tomas Araujo foi uma surpresa interessante, mas novamente acho escolha errada para aqui. Geny foi superior de forma geral.

    Quaresma esteve fantastico na recta final, mas na epoca toda, tanto Inacio como Diomande merecem mais que pelo menos Otamendi estar neste 11.

  • Totti
    Posted Maio 21, 2025 at 10:39 am

    Não ver Diomande neste equipa alguma coisa de errada está. De longe o melhor central em Portugal

    • Post Author
      Visão de Mercado
      Posted Maio 21, 2025 at 11:18 am

      O Diomande é o melhor central em Portugal, mas este não é o 11 com os melhores jogadores mas com os que tiveram mais rendimento esta época.

      • Totti
        Posted Maio 21, 2025 at 2:30 pm

        continua a ter relação direta. Melhor central e com MELHOR rendimento em Portugal, de longe…

      • onetimeuser
        Posted Maio 21, 2025 at 2:07 pm

        E não teve rendimento?
        Titular indiscutivel durante toda a epoca, na equipa campeã, que também foi a defesa menos batida.

  • Goncalo Silva
    Posted Maio 21, 2025 at 10:38 am

    Só trocava o Quaresma pelo Diomande, o resto é igual. Talvez também coubesse o Rodrigo Mora no lugar do Akturkoglu ou o Aursnes no lugar do Kokcu.

    MVP:
    1° Gyokeres
    2° Hjulmand
    3° Pavlidis
    4° Carreras
    5° Trincão

    Melhor jovem: Rodrigo Mora
    MIP: Carreras

Deixa um comentário