Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI de sempre da selecção francesa

Concorda com as escolhas? Há um grande domínio da selecção que venceu o Mundial’98 e o Euro’2000.

O L’Equipe promoveu uma votação para eleger a melhor selecção francesa de todos os tempos. O jornal colocou a debate quatro jogadores por posição e o resultado do voto dos leitores foi este: Fabien Barthez, Lilian Thuram, Laurent Blanc, Marcel Desailly, Bixente Lizarazu, Didier Deschamps, Patrick Vieira, Kylian Mbappé, Michel Platini, Zinedine Zidane e Thierry Henry. De fora ficaram jogadores como Lloris, Sagnol, Evra, Varane, Kanté, Makélélé, Tigana, Pogba, Kopa, Griezmann, Djorkaeff, Ribéry ou Fontaine. Já Deschamps foi eleito o melhor treinador.

53 Comentários

  • sedas
    Posted Abril 24, 2020 at 2:48 pm

    O Zidane a extremo-esquerdo para que o Platini tenha lugar no 11 é de mestre..

  • Bispo
    Posted Abril 20, 2020 at 7:02 pm

    Mbappé??? É sério isso?

  • anjos
    Posted Abril 20, 2020 at 4:58 pm

    Evra para mim é melhor que o lizarazu.

  • Estigarribia
    Posted Abril 20, 2020 at 3:53 pm

    Onze de sonho da Selecção de França. E outra coisa não seria de esperar do que Thierry Henry no onze como ponta-de-lança. Um jogador que sempre admirei e que se tornou num ídolo para mim desde a primeira vez que o vi com a camisola do Arsenal. E depois ter jogado no Barça foi ouro sobre azul e a cereja no topo do bolo.

    Saudações Leoninas

  • Diogo Moura
    Posted Abril 20, 2020 at 3:52 pm

    Aquela geração da seleção Francesa ficará na história do futebol, tal como o Brasil de Pele ou dos 4 R’s – Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo, Roberto Carlos, Kaka e Cafu.
    Espanha com a base do Barça – Iniesta, Xavi, Villa, Pique, Busquets. A Itália também contou com uma grande geração de 00′ até 08′, Pipo Inzaghi, Nesta, Cannavaro, Maldini, Gattuso, Pirlo etc.
    Menção honrosa para a Laranja Mecânica e para a geração Portuguesa de 2004 – Figo, Rui Costa (apesar de não ser titular), Ronaldo, Ricardo Carvalho e Deco.

  • Quinhas
    Posted Abril 20, 2020 at 3:45 pm

    Uma Super seleção!!!Mas para uma 1° parte do encontro ,eu colocava Tigana e Djorkaeff em prol de Deschamps e Vieira…
    Que Team,defesa com Thuram e Desailly,meio campo com Platini e Zizou ufff

  • Siegfried
    Posted Abril 20, 2020 at 12:55 pm

    Melhor 11 de sempre da França sem Raymond Kopa? hmm…

    • Bio
      Posted Abril 20, 2020 at 5:13 pm

      Acho que quem fez a lista tinha menos de 90 anos, vais ter de os desculpar…

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Abril 20, 2020 at 5:55 pm

        Faz me lembrar a rapaziada de hoje que diz que o melhor era o Maradona ou Pelé

        • Joga_Bonito
          Posted Abril 20, 2020 at 7:46 pm

          Do Maradona mesmo para quuem viu há já muitos jogos completos na net, quem os vir pode perfeitamente julgar Maradona mesmo que não o tenha visto na sua época. E estarão bem mais informados que malta que hoje comenta de jogadores actuais que só vê higlights. Mesmo o Pelé tem já vários jogos completos disponíveis, logo pode-se perfeitamente julgar.

          • Jay-Jay Okocha
            Posted Abril 20, 2020 at 8:06 pm

            Quero com isto dizer que muitos dos que foram craques quando o rigor era menor, poderiam não o ser hoje. Não existe melhor de sempre, apenas jogadores que se destacam mais a cada geração
            Saudações

          • Jay-Jay Okocha
            Posted Abril 20, 2020 at 8:03 pm

            Diverte-te. As épocas eram diferentes, o futebol mudou muito. Podias fumar 2 maços ao dia e seres o melhor.

            • Knox_oTal
              Posted Abril 20, 2020 at 10:14 pm

              Esse argumento é válido para os dois lados permite-me afirmar!

              Se é verdade que hoje em dia o futebol é muito mais exigente, mediático e rigoroso a todos os níveis! Também é verdade que na altura do Kopa, Pelé ou Eusébio, esses craques construíam as suas carreiras (com impacto e números) com piores relvados, piores chuteiras, piores bolas e não tinham um batalhão de equipas médicas e paramédicas de sua volta nem tinham laboratórios ou peritos a analisarem tudo o que é dados. E, ainda por cima, tinham que ir à tropa eheheh.

              Agora concordo, é virtualmente impossível comparar directamente jogadores de épocas diferentes (mesmo contemporâneos é difícil muitas vezes), mas qualidade é qualidade! E a qualidade do Kopa está registada na História do Futebol (também se pode ler sobre os mais antigos), agora se os franceses preferem Mbappé estão no seu direito e percebe-se! É o rosto mais mediático da última conquista gaulesa!

              • Jay-Jay Okocha
                Posted Abril 21, 2020 at 12:06 am

                Concordo. Por isso não podem ser comparados. E cada um vota com aquilo qie viu, e que sentiu.
                Abraço

            • Joga_Bonito
              Posted Abril 20, 2020 at 8:47 pm

              O foco do comentário não era esse, era dizer que se escolhia Maradona sem o ter visto jogar, isso hoje é uma falácia, é possível rever imensos dos seus jogos e avaliá-lo.

        • Il Codino Divino
          Posted Abril 20, 2020 at 6:36 pm

          O Maradona não é pré-histórico. Deixou de jogar em 97/98. Para quem usa o nome do Jay-Jay Okocha, que deixou de jogar em 07/08, não me parece um comentário muito lógico. Até porque por essa altura o Okocha já andava pelo Qatar FC. Não me digas que te tornaste grande fã dele nessas épocas.

          • Jay-Jay Okocha
            Posted Abril 21, 2020 at 12:10 am

            Jay-Jay, a rapaziada em questão é a de hoje em dia, nao ha de há 10 ou 20 anos.
            E o okocha.foi meu idolo no PSG, quando era criança. É irrelevante, mas ja que fazes questão em saber, aqui tens.

        • Bio
          Posted Abril 20, 2020 at 6:31 pm

          É igual. Além da comparação de épocas muito distantes ser sempre difícil, quando não vemos um jogador não sabemos bem posicioná-lo em relação a outros…

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 20, 2020 at 4:49 pm

      Conta lá ao pessoal como é que jogava o Kopa.

  • Mantorras
    Posted Abril 20, 2020 at 11:12 am

    Realmente estranho, mas… Nao mudava nada!
    Em relacao aos que ficaram de fora, nao esquecer Robert Pires.

  • Bio
    Posted Abril 20, 2020 at 10:20 am

    Isto basicamente são 9 jogadores da geração ’98 ’00 e dois intrusos…
    Acho cedo para se incluir Mbappé neste tipo de equipas, apesar da sua qualidade inegável. Acho que se pode dever à “falta” de grandes pontas-de-lança, tendo puxado o Henry para essa posição.
    Já agora, podiam jogar com 4 médios defensivos (Vieira, Deschamps, Makélélé e Kanté).

    • Bio
      Posted Abril 20, 2020 at 5:12 pm

      Obrigado pelos vossos comentários. Sim, Henry jogou muitas vezes a PL, mas na selecção era mais vezes extremo com Trezeguet no meio, daí a minha nota.

    • André Dias
      Posted Abril 20, 2020 at 12:25 pm

      O Henry não foi puxado, ele era PL de raiz. No Barcelona é que jogava na linha, tal como Villa (outro PL natural).

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Abril 20, 2020 at 5:54 pm

        Foi puxado não pelo jornal l’Equipe, mas pelo Wenger :)

        Quanto a Mbappe, para alem de ser craque, foi decisivo na conquista do ultimo mundial, faz sentido.

        • André Dias
          Posted Abril 20, 2020 at 10:10 pm

          Mbappé não faz sentido nenhum.

          Da França actual Griezmann tem sido mais decisivo. De outras gerações há pelo menos 5-6 jogadores que mereciam mais.

        • Bio
          Posted Abril 20, 2020 at 6:29 pm

          Eu concordo em relação ao Mbappé. A questão é que estamos a comparar um miúdo que fez 1 única competição internacional com jogadores com múltiplas competições pela selecção. Talvez ainda seja cedo para colocar Mbappé nestes níveis, ainda que tenha tudo para vir a ser um dos maiores craques da história do futebol francês.

      • namondor
        Posted Abril 20, 2020 at 1:05 pm

        Não, o Henry, de raiz, era extremo. Jogou assim no Mundial de 98 e no Euro 2000. No Mónaco e na Juventus, também. O Henry a ponta de lança foi uma adaptação clara do Wenger no Arsenal, aliás, se fores ver os números dele, aumentaram exponencialmente a partir dessa mudança de posição. Mas sim, 80% da carreira dele foi feita no meio, e que jogador que era.

        • AndreChaves9
          Posted Abril 20, 2020 at 1:52 pm

          Pronto falaste e no fim disseste que 80% foi a PL. Respondido.

          • namondor
            Posted Abril 20, 2020 at 3:20 pm

            Estava a responder ao André, não a ti. O André disse que a posição raiz do Henry era ponta de lança, e eu apenas fiz um reparo. Na formação, possivelmente, deve ter jogado muitas vezes no meio, mas nas primeiras 4/5 épocas da sua carreira profissional, foi extremo. Pronto, falaste e não disseste nada de jeito.

        • André Dias
          Posted Abril 20, 2020 at 1:45 pm

          É possível que tenhas razão.

          Sempre tive a ideia que ele só jogava na linha quando era necessário, já que na Juventus havia Inzaghi e Del Piero e no Mónaco havia Trezeguet.

          A sua fase de maior rendimento individual coincide com o período em que jogava a PL no Arsenal, daí eu achar que ele era PL de raiz.

    • AndreChaves9
      Posted Abril 20, 2020 at 11:16 am

      O Henry não era um grande PL?

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 20, 2020 at 9:56 am

    Não sei até que ponto se deviam excluir para já jogadores como Mbappé, ainda é cedo para perceber o que será a carreira dele.
    Há “demasiados” jogadores mais recentes, faltando alguns mais antigos, mas no caso da França ignorar a geração de 98-00 é muito difícil simbolicamente.
    Já agora façam outros XI de selecções, creio que a do Brasil vai dar muito trabalho a escolher, assim como a argentina.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 20, 2020 at 9:51 am

    Que XI espetacular! Nota para a presença do Mbappé aos 21 anos atualmente, este miúdo vai partir tudo! Não vi Deschamps jogar, mas custa-me apenas ver o Makelele de fora, ou mesmo o Kanté, mas percebe-se.

  • Xyeh
    Posted Abril 20, 2020 at 1:30 am

    Makelelé continua underrated como foi durante a sua carreira, dos meus jogadores preferidos, e acho o Blanc melhor treinador que o Deschamps. Deixo também uma menção a um grande jogador de seu nome Trezeguet.

    • AndreChaves9
      Posted Abril 20, 2020 at 11:17 am

      O Florentino Perez nunca devia ser perdoado por ter preterido do Makelele. A décima com ele podia ter chegado bem mais cedo

      • Jay-Jay Okocha
        Posted Abril 20, 2020 at 5:59 pm

        Pode custar, mas o makelele nao tem grandes feitos pela seleção, tirando o mundial 2006.
        E kanté é recente, e apesar de ser um excelente jogador, nao é daqueles que irá marcar uma geração

        • Kacal
          Posted Abril 20, 2020 at 7:19 pm

          Só o que fez com o Leicester já marcará a geração!

          • Jay-Jay Okocha
            Posted Abril 20, 2020 at 8:06 pm

            Que isso tem a ver com o melhor XI da selecção francesa?

            • Kacal
              Posted Abril 20, 2020 at 9:36 pm

              Kanté foi campeão Mundial com a França em 2018 sendo totalista na competição, jogou os jogos todos. E tem a ver que é um jogador com uma história que marcará os amantes de futebol, esse feito do Leicester foi dos mais inéditos e porque foi campeão do Mundo, lá está não esquecer!

              • Jay-Jay Okocha
                Posted Abril 21, 2020 at 1:09 am

                E o Giroud tambem.
                Nao te preocupes, ninguem esquece grande epoca do kanté no leicester.
                Em França não tem nem terá a dimensão de Deschamps ou de um Vieira.

                • Kacal
                  Posted Abril 21, 2020 at 1:47 pm

                  Falaste em marcar uma geração, não em comparações. Para mim Kanté marcará a sua geração, haverá os grandes talentos e haverá Kanté que “enchia” o campo e sorria a toda a hora e conquistou grandes coisas. Não o comparei com ninguém, mas para mim marcará a sua geração, sim.

      • Quinhas
        Posted Abril 20, 2020 at 3:27 pm

        Sem o Makelele,foi o início da derrocada !!!Realmente foi o grande erro de Florentino Perez!!!

  • Kacal
    Posted Abril 20, 2020 at 12:03 am

    Só posso falar do que vi portanto o meu XI melhor do que vi, seria: Lloris; Sagna, Thuram, Varane e Patrice Evra; Patrick Vieira, Pogba, Kanté e Zidane; Henry e Benzema. Um 4-4-2 losango não era nada mau, eheh. Todos estes no seu auge e era bem interessante!

  • J Silver
    Posted Abril 19, 2020 at 11:24 pm

    Torcava Evra com Lizarazu mas de resto não discordo deste 11. Talvez Kanté ou Makelelé pudessem tirar o lugar a Deschamps mas o actual seleccionador também fica ali bem.

    • Jay-Jay Okocha
      Posted Abril 21, 2020 at 6:38 pm

      Bem o Evra deve ser dos jogadores mais odiados de sempre em França. E em termos de qualidade, pela seleção, Lizarazu foi melhor.

  • Gunnerz
    Posted Abril 19, 2020 at 10:02 pm

    Olhei para os jogadores q ficaram de fora primeiro e estava indignado mas quando vi o 11 escolhido.. Espectacular!!
    A geração de 98-2000 é demasiado icónica em França para não estar na maioria do 11 + platini q muitos ignoram devido à sua imagem na UEFA mas foi um jogador brutal e marcou uma geração no desporto mundial. Agora olhando seriamente para quem ficou de fora há vários centrais melhores que os 2 escolhidos, assim como há vários jogadores como makelele e Kante por exemplo q podiam estar no meio campo e mbappe devia dar o lugar à griz ou djorkaef, claramente está lá por ser nesta altura o jogador mais cobiçado e valorizado do mundo mas ainda precisa de jogar mais anos para ter direito a estar no 11.
    Palavra para Deschamps que consegue estar em todas como jogador e treinador e é totalmente merecido diga se.

  • AndreChaves9
    Posted Abril 19, 2020 at 9:50 pm

    Que 11 estrondoso

  • André Dias
    Posted Abril 19, 2020 at 9:47 pm

    Não concordo com a presença de Mbappé. Tem potencial para marcar a próxima década mas ainda não justifica estar no melhor XI de sempre da França, muito menos quando há Trezeguet, Fontaine, Papin ou Djorkaeff de fora.

    Fazia sentido incluir Griezmann. No Euro 2016 foi o melhor marcador. No Mundial 2018 foi o 2º melhor marcador e 3º melhor jogador da prova para a FIFA. Para mim foi mais importante que Mbappé e a incluir alguém da selecção actual seria a minha escolha.

    • Knox_oTal
      Posted Abril 19, 2020 at 11:08 pm

      Ou Raymond Kopa, que até faria mais sentido na posição de extremo direito.

      Ainda assim percebo o porquê de escolherem o Mbappé, é o representante mais mediático do último título da França e em quem eles depositam esperanças para chegar à Bola de Ouro. Se bem que o Griezmann também seria um justo representante, até porque para mim foi o jogador mais importante dos Bleus em 2018.

      De resto, não há dúvidas que a Geração que ganhou em 1998 e 2000 continua rainha em França, e pudera duas competições de enfiada…

  • Knox_oTal
    Posted Abril 19, 2020 at 9:46 pm

    Oh la la, la classe!!! Se fosse eu a montar a equipa só tirava Barthez por Lloris! Com Platini e Zidane, era futebol champanhe & chocolate.

Deixa um comentário