Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI do Vitória SC nos últimos 28 anos

Pedimos aos leitores do Visão de Mercado para escolherem o melhor XI do Vitória SC nos últimos 28 anos. Fica o resultado das votações:

Guarda-redes: Palatsi
Lateral direito: Ricardo Pereira
Lateral esquerdo: Dimas
Defesa central: Tapsoba
Defesa central: Geromel (o mais votado)
Médio defensivo: Flávio Meireles
Médio: Pedro Mendes
Médio ofensivo: Nuno Assis
Extremo direito: Vítor Paneira
Extremo esquerdo: Raphinha
Avançado: Marek Saganowski

Treinador: Rui Vitória

O segundo XI mais votado: Neno, Alex, Rogério Matias, Moreno, Sereno, Fernando Meira, André André, Zahovic, Pedro Barbosa, Desmarets e Marega

25 Comentários

  • NDinga
    Posted Maio 16, 2020 at 6:08 pm

    Respeito os votos de todos, até porque há gente que recusa optar por jogadores que não viu jogar, de forma compreensível, mas há posições em que deveriam estar outros jogadores: na lateral direita, deveria estar José Carlos em vez de Ricardo, que raramente jogou nessa posição em Guimarães, Paulo Bento em vez de Flávio Meireles, porque a este último, por muita mística que possa ter, sempre faltou alguma qualidade, e N’Dinga em vez de Pedro Mendes, porque é um dos cinco melhores jogadores de sempre da história do Vitória. As outras escolhas parecem-me aceitáveis, até porque em algumas delas não havia um nome que se destacasse claramente – guarda-redes, extremo esquerdo e avançado, por exemplo.

    Se há posições em que o clube não teve um nome que possa ter marcado o futebol português, como a de avançado, noutras houve jogadores de inegável qualidade que tiveram de ficar de fora: Pedro Barbosa, Zahovic e Capucho são os nomes mais óbvios, além dos que já referi acima.

  • NDinga
    Posted Maio 16, 2020 at 6:02 pm

    Respeito os votos de todos, mas este onze seria claramente mais adequado a melhor dos últimos 18 anos do que dos últimos 28, porque há alguns jogadores dos anos 90 que deveriam estar aí, pelo valor que tinham e pelo facto de terem feito o Vitória habitualmente melhor do que o que tem sido neste século.

    Para mim, as falhas mais óbvias são José Carlos (Ricardo era uma opção aceitável, até porque, a par do Douglas, foi a figura mais decisiva para a conquista da Taça, mas em Guimarães nunca jogou a lateral direito), N’Dinga (um dos cinco melhores jogadores de sempre do clube) e Paulo Bento, porque ao Flávio Meireles, por muita mística que possa ter, sempre lhe faltou qualidade. Depois, há posições onde a escolha era difícil, como a de guarda-redes, a de lateral-esquerdo e a de avançado, em que as opções foram aceitáveis. Olhando para o Vitória, há posições em que os nomes ficam um pouco aquém, como a posição de avançado, mas outras em que ficaram de fora jogadores como Pedro Espinha, Tanta, Sereno, Quim Berto, Zahovic, Pedro Barbosa e Capucho, além dos que já referi acima.

  • Knox_oTal
    Posted Maio 16, 2020 at 3:02 pm

    Muito bom onze, num bom ano lutariam pelo terceiro lugar no campeonato actual! Só me faz alguma confusão ver Raphinha no lugar de Desmarets ou Soudani, mas pronto! Ainda assim difere um pouco do meu onze:

    Neno; Alex, Geromel, Pedro Henrique, Rogério Matias; Paulo Bento, N’Dinga, Nuno Assis; Desmarets, Saganowski, Vítor Paneira.

    No banco três suplentes vitorianos de gema: Moreno, Pedro Mendes e Fernando Meira. E também escolheria Rui vitória como treinador, se bem que Cajuda ou Quinito seriam igualmente uma boa escolha.

    Saudações Minhotas

  • pcyrne89
    Posted Maio 16, 2020 at 1:58 pm

    Alguém que queria comentar?

    O Boavista mesmo depois de ter descido de divisão (justa ou injustamente) tem demorado a retomar a força que tinha, ao contrário do Vitória que chegou a descer de divisão e continua não só a ter a massa adepta mas uma equipa sempre a lutar pela Liga Europa.

    Alguam explicação para quem acompanha bem estes 2 clubes?

    SL

    • dachau
      Posted Maio 16, 2020 at 4:23 pm

      Porque o Boavista é um clube de bairro com poucos adeptos, já o Vitória é um clube de um concelho com muitos adeptos.

      • E o que temos
        Posted Maio 16, 2020 at 4:34 pm

        Deves ter nascido em 2000 para dizer uma barbaridade dessas

        • TOPPOGIGGIO
          Posted Maio 16, 2020 at 10:25 pm

          Convém sempre dar uma vista de olhos antes de acusar. Numa vista rápida pelos dados estatísticos na internet, a informação que encontrei é que a CIDADE de Guimarães tem cerca de 54mil habitantes, Ramalde 38 e Lordelo 22. Ora, 38 + 22 é mais que 54. Repito, com maior ou menor exatidão não creio que os dados oficiais possam ser tão diferentes ao ponto de ser uma “barbaridade” e acusar outrém de “ter nascido em 2000”, o que não é crime, diga-se. Com isto não pretendo tomar partido, apenas acho que se pode discordar sem se enervar. Relativamente a adeptos os de Guimarães são conhecidos pelo seu fervor mas os do Boavista – e lido com muitos no trabalho – também são aguerridos. A seu tempo, mantendo o Boavista uma política de crescimento , pode brevemente fazer parte do grupo de Guimarães e Rio Ave por ex. (vejo Guimarães mais próximo do 6° do que do que do 4°, porque o Braga está a crescer melhor e mais depressa a meu ver) e posteriormente com presenças em meias/finais de alguma das taças ir devolvendo mais crença aos adeptos e serem eles tb motor para que se aproxime mais do Braga. Contudo creio que levará uns bons anos.

          • NDinga
            Posted Maio 18, 2020 at 10:42 am

            O Vitória não é um clube de cidade, apenas. É um clube do concelho todo, com adeptos também nas freguesias de outros concelhos, fronteiras a Guimarães. Falo, por exemplo, da faixa do concelho de Famalicão encostada a Guimarães, de Vila das Aves, de Vizela, de Felgueiras e de Fafe. Dá uma base de recrutamento de quase 200.000 pessoas. Não estou a dizer que a maioria dessas pessoas nesses lugares são do Vitória. Provavelmente, a maioria é do Benfica, como no resto do país. Mas encontras vitorianos aí. Aliás, nem em Guimarães toda a gente é do Vitória. Se assim fosse, éramos crónicos candidatos ao título.

            • NDinga
              Posted Maio 18, 2020 at 10:56 am

              Na parte do título, talvez esteja a exagerar, porque Benfica, Porto e Sporting são colossos à beira dos outros clubes, em termos de peso social. Mas o Vitória talvez se intrometesse mais vezes entre eles, caso tivesse toda a gente da sua área territorial a apoiá-lo.

          • Chico
            Posted Maio 17, 2020 at 1:49 pm

            Da minha experiência, daria que em Ramalde o Boavista tem uma massa associativa maior e bem mais estabelecida que o FC Porto. Isto num universo de 38 mil pessoas e ignorando as freguesias circundantes.

      • Chico
        Posted Maio 16, 2020 at 4:33 pm

        Só Lordelo e Ramalde têm tanta gente ou mais que a cidade de Guimarães.

        • dachau
          Posted Maio 17, 2020 at 9:27 pm

          O concelho de Guimarães tem 154 mil habitantes. E isto só falando de Guimarães e não dos concelhos limítrofes tipo Fafe e Vizela onde também existem muitos vitorianos.

          • Chico
            Posted Maio 17, 2020 at 10:12 pm

            “Muitos” adeptos nos concelhos limítrofes é um bocado exagero. Parece-me óbvio que os três grandes têm uma expressão muito maior em Fafe, por exemplo. De resto, estava só a argumentar contra a minorização da instituição que é o Boavista. O outro user estava a descrevê-lo como clube de bairro, quando o bairro onde o clube está inserido (Ramalde) é de uma dimensão populacional similar à cidade de Guimarães. E o Boavista tem muitos adeptos espalhados pelo resto da cidade, Maia e Matosinhos. Talvez não haja a mesma devoção e fanatismo que o Vitória cultiva, mas também existe a uma dimensão inferior. Parece-me que a massa adepta do Boavista é em geral “menos fanática” e que portanto a assuidade aos jogos se guia mais pelo sucesso do clube. Um pouco como era o caso do Belenenses há umas décadas atrás, quando ainda tinha expressão.

            • dachau
              Posted Maio 17, 2020 at 11:00 pm

              Eu não quero menosprezar o Boavista. Tomara que todos os clubes da primeira liga tivessem adeptos como o do Boavista; o post original é que questionou porque o Vitória subiu logo à primeira e o Boavista não. Existem muitas razões (o Boavista quando desceu já estava numa condição financeira muito péssima) mas o núcleo fundamental é que o Vitória tem mais adeptos e isso indirectamente trás mais estabilidade financeira para fazer melhores equipas.

    • panther1903
      Posted Maio 16, 2020 at 3:31 pm

      São cenários distintos. O Boavista, via do incompetente João Loureiro, construiu um estádio para o Euro 2004, para o qual recebeu 1 milhão de financiamento público. Pondo de parte qualquer discussão à volta da injustiça do financiamento, foi uma decisão ruinosa, que nos deixou eternamente apegados a níveis de dívida colossais (a rondar os 90 Milhões). Por outro lado, o Vitória nunca enfrentou tamanha adversidade financeira e contou com apoios camarários que o Boavista nunca dispôs.

      Adicionalmente, como já referido, as condições de descida de divisão de ambos os clubes são incomparáveis. O Boavista andou 6 anos nos escalões inferiores, 5 nos amadores. Pelo contrário, o Vitória militou 1 ano na segunda divisão. Os danos são incomparáveis.

      É uma pena. As pessoas esquecem-se mas o Boavista não esteve longe de fazer a dobradinha em 2002. Atingiu a segunda fase de grupos da champions em 2001 e as meias finais da taça uefa dois anos a seguir.

      O que poderia o clube ser hoje com uma gestão apropriada? É uma questão eterna que deixará sempre mágoa nos corações dos boavisteiros mais antigos.

      Já agora, deixo aqui o recém eleito melhor XI do Boavista de sempre:
      Alfredo;
      Paulo Sousa, Litos, Mário João, Quevedo;
      Petit, Sanchez, Timofte;
      Artur, João Vieira Pinto e Ricky.

      De fora ficaram nomes como João Alves, Jimmy Hasselbaink, Nuno Gomes, Isaías, Marlon, Elpidio Silva…

      • Valderrama
        Posted Maio 16, 2020 at 4:14 pm

        Mesmo com o Ricky acho que do meio campo para a frente é mais forte que os onzes eleitos aqui no VM do Vitória e do Braga

    • Chico
      Posted Maio 16, 2020 at 2:42 pm

      Bem, o Boavista desceu 2 escalões, foi para o futebol amador durante várias épocas, com dívidas colossais. Essas dívidas mantêm-se até ao dia de hoje e condicionam o crescimento do clube. O Vitória desceu para a Segunda Liga. Dois cenários completamente distintos.

    • Valderrama
      Posted Maio 16, 2020 at 2:41 pm

      Curiosamente o Boavista esta temporada vinha tendo grande apoio de adeptos no Bessa. É actualmente o quinto clube da liga portuguesa com maior média de espectadores no seu estádio, ligeiramente atrás do Vitória de Guimarães e acima do Braga

  • anjos
    Posted Maio 16, 2020 at 1:41 pm

    Uma equipa sem o F Meira não faz grande sentido na minha cabeça.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Maio 16, 2020 at 5:23 pm

      Concordo. Meira, Zahovic e Barbosa teriam de estar neste onze. Mesmo o Barbosa sendo mais extremo direito podia jogar perfeitamente na esquerda visto que jogava em qualquer ala. Ricardo Pereira pelo que me recordo no Guimarães não jogou muito a defesa direito portanto também não me faz sentido.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 16, 2020 at 1:32 pm

    Era um grande 11, hoje lutava no mínimo pelo 5º lugar. De notar que teve vários internacionais portugueses de 1ª plano.

    • Estigarribia
      Posted Maio 16, 2020 at 1:46 pm

      Joga_Bonito,

      Concordo. Se bem que em vez do Rui Vitória poderia lá estar outro treinador. Mas não faz mal.

      Saudações Leoninas

    • AndreChaves9
      Posted Maio 16, 2020 at 1:40 pm

      O 11 atual tambem luta pelo 5o posto.

      • Joga_Bonito
        Posted Maio 16, 2020 at 1:47 pm

        Exprimi-me mal. Quis dizer que seria sempre um 11 de 5º lugar, porque o Braga também tem um plantel forte. Porque por vezes luta-se por um x posto porque a conjuntura assim o permite,mas este acho que lutaria sempre pelo 5º lugar. Teria sempre chances contra os melhores Bragas e o Boavistão, conquanto o Boavistão seja de todos o mais forte, mas este Vitória daria sempre luta. Se hoje tivéssemos o Boavistão dos anos 90-2000 este Vitória actual estaria no 5º lugar? Creio que não, mas o Vitória deste 11 do VM daria sempre muita luta!

Deixa um comentário