Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI na história do Chelsea

Ricardo Carvalho merecia mais reconhecimento?

Os adeptos do Chelsea foram desafiados a escolher o melhor 11 na história do clube, no âmbito dos 120 anos dos Blues, e a equipa mais selecionada foi: Petr Cech, Azpilicueta, Thiago Silva, John Terry, Ashley Cole, N’golo Kanté, Frank Lampard, Claude Makélélé, Didier Drogba, Gianfranco Zola e Eden Hazard.

39 Comentários

  • maZe
    Posted Março 26, 2025 at 1:52 pm

    É como diz o VM, RC era incrível. Deste 11, era o único que mudava, pelo Thiago Silva. O resto está tudo certo

  • Jeco Baleiro
    Posted Março 26, 2025 at 2:12 pm

    Mil vezes o Ricardo Carvalho do Chelsea ao Thiago Silva. O brasileiro ganhou a Champions mas o português teve outro rendimento, classe e fibra no melhor Chelsea de sempre, o primeiro do Mourinho.
    *
    Cech, Terry, Cole, Makelele, Lampard, Hazard, Drogba e Zola (este a representar o período pré-Abramovich) parecem-me unânimes. Juntando Carvalho são 9 em 11.
    Teria dúvidas entre Azpi e Paulo Ferreira mas o espanhol destacou-se mais (até em termos de personalidade, foi o capitão da segunda Champions). Depois Kanté reune asimpatia geral e foi um médio de grande rendimento mas não o consigo por à frente do Essien. O “bisonte” foi um autêntico monstro no meio campo entre 2005 e 2010. Nomes como Ballack ou Robben também foram importantes mas não o suficiente para entrar no melhor 11.

    • Kacal
      Posted Março 26, 2025 at 3:03 pm

      Também gostei muito do Ivanovic a lateral. Teve ali épocas em que era um “muro” a defender e a atacar era uma locomotiva sendo ainda fortíssimo no jogo aéreo.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Março 26, 2025 at 2:26 pm

    Eu mudava mais um, metia o Paulo Ferreira e o Ricardo Carvalho, e tirava o Azpilicueta e o Thiago Silva. O resto tudo Ok, talvez o Dennis Wise e o Michael Essien pudessem estar nos 11, mas é difícil tirar alguém para os meter, e fazia uma menção honrosa para aquela dupla memorável de dois veteranos do final dos anos 90 Gullit-Vialli, com a ressalva que obviamente não teriam lugar nos 11.

    • Veridis Quo
      Posted Março 26, 2025 at 6:10 pm

      O Azpilicueta tem mais do dobro em titularidades do que o Paulo Ferreira tem em jogos pelo Chelsea.
      O Paulo Ferreira, tirando as duas ou três primeiras épocas, teve uma participação muito pequena durante boa parte da carreira do Chelsea.
      O Azpilicueta teve uma década inteira a ser titular e relevante no Chelsea.
      E não me parece que esse auge do Paulo Ferreira fosse assim tão exuberante nesses 2/3 anos inicais, que ficasse à frente do espanhol.

      • Jeco Baleiro
        Posted Março 26, 2025 at 7:01 pm

        Realmente, não tinha ideia da discrepância de rendimentos entre o Paulo Ferreira e o Azpilicueta. 217 jogos e 2 golos para o português, 508 jogos (+ do dobro), 17 golos e 51 assistências para o espanhol. Incomparável de facto. Sendo assim Azpi, sem dúvida.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Março 26, 2025 at 8:15 pm

        Sim talvez tenhas razão, mas eu simplesmente acho o Paulo melhor jogador que o Azpilicueta, é uma questão de gosto. Do que vi nas redes há muita malta a pedir o Essien e até o John Obi Mikel no lugar do Kanté. São gostos.

        • AndreChaves9
          Posted Março 27, 2025 at 1:30 pm

          Não é uma questão de gosto.

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Março 27, 2025 at 4:43 pm

            Não é? Eu diria que só é. Em qualquer onze entram os teus gostos. Sei lá pediam-me a mim para eu escolher o melhor onze do Sporting que vi jogar e eu escolhia assim de cabeça:

            Vítor Damas;
            Porro, Luisinho, André Cruz e Rui Jorge;
            Oceano, Pote e Barbosa;
            Oliveira, Jardel e Gyokeres.

            Creio que seria dificil encontrares um sportinguista que escolhesse exatamente o mesmo onze que eu.

  • ZeNando
    Posted Março 26, 2025 at 2:31 pm

    Incrível como o Hilário foi ignorado nesta votação, depois de tantas épocas ao serviço do clube.

    • _Mushy_
      Posted Março 26, 2025 at 4:08 pm

      O mesmo que fazer o melhor XI do Sporting e meter o Esgaio por “tantas épocas ao serviço do clube”

  • João Lains
    Posted Março 26, 2025 at 2:52 pm

    Ivanovic foi muito melhor jogador que o Azpilicueta alguma vez foi. O Ricardo Carvalho também merece muito mais que o Thiago Silva.

  • kanjy6
    Posted Março 26, 2025 at 4:10 pm

    Ricardo Carvalho era muito, muito bom; arrisco-me a dizer que se jogasse agora era por larga margem o melhor do mundo; mas no Chelsea teve um mau período que foi o que o levou a saída do clube, tendo perdido o lugar para Ivanovic, Alex, nas suas duas últimas épocas…

    • 6.Mik
      Posted Março 26, 2025 at 10:18 pm

      Exagero, nunca esteve perto de um nível do Sérgio Ramos que está a acabar carreira. Era muito bom, um central fiável com algumas lacunas que hoje ainda se notavam mais na minha opinião.
      van Dijk, Saliba, Bastoni todos melhores que a sua melhor versão dele.

      • Rosso
        Posted Março 27, 2025 at 1:07 pm

        Poria de caras Carvalho acima de Ramos, um jogador sobrevalorizadíssimo, que cometia imensos erros, disfarçados com golos determinantes. E o Ricardo jogou até ao Euro 2016.

        • 6.Mik
          Posted Março 27, 2025 at 2:18 pm

          Claro. Tens a tua opinião.
          Acontece é que a qualquer sítio que faças uma pesquisa de melhores centrais de sempre, lembram se do Ramos e nunca vi nenhuma com Ricardo Carvalho por exemplo.
          O Ricardo Carvalho também teve bastantes paragens cerebrais e o seu início e fim de carreira não foi brilhante, talvez por isso não seja tão lembrado.
          Mas gostei muito dele no Chelsea e merecia o lugar neste 11 em detrimento do Thiago Silva por ter feito uma grande dupla com o Terry.

          • Rosso
            Posted Março 27, 2025 at 11:49 pm

            O Thiago Silva tem lugar aí provavelmente por causa do título de 2021 e por ser dos poucos veteranos no clube na sua altura, não tanto pela sua qualidade intrínseca.

      • Neville Longbottom
        Posted Março 27, 2025 at 1:19 pm

        Porque o futebol mudou. Este tipo de centrais já não têm lugar no futebol moderno, no qual os centrais têm de ser fortes, altos e rápidos, como todos os que nomeaste. Mas quando o Ricardo Carvalho estava no auge (que foi mais tarde do habitual de hoje em dia) eram centrais muito procurados. O futebol da década de 2000/2010 não era tão robotizado e era ligeiramente mais anárquico (e por isso mais belo ou sou só eu com nostalgia da idade) e o Ricardo Carvalho teria hoje mais dificuldades. Mas não por estar um nível abaixo (que para mim não está).

        • 6.Mik
          Posted Março 27, 2025 at 2:28 pm

          Teve poucos anos no auge na minha opinião. Quer queiramos ou não ou centrais que são lembrados são os que tem mais classe (Ricardo Carvalho tinha muita) Ramos, Baresi, Maldini, Koeman são alguns exemplos.
          O Ricardo Carvalho foi um grande central mas com uma carreira pior do que Pepe ou Otamendi na minha opinião.

          • Neville Longbottom
            Posted Março 27, 2025 at 4:45 pm

            Não sei bem qual a tua definição de carreira, mas se for a carreira recheada de grandes clubes e títulos, isso para mim conta alguma coisa, mas não conta a história toda. O Arbeloa tem uma carreira magnífica, cheia de títulos internacionais e há jogadores melhores sem isto. O Kane nos avançados é um grande exemplo também.
            .
            Para mim o Maldini e o Baresi sentam na mesa do Ricardo Carvalho, o Koeman eventualmente, mas coloco um degrau abaixo. Mas eu já assumi o meu enviesamento noutro comentário.
            .
            O Ricardo Carvalho jogou de 2004 a 2012 no melhor Chelsea que existiu e no Real Madrid do Mourinho (mesmo que tenha perdido alguma importância mais para o fim), não me parece nada um auge curto. Ele chega à equipa principal do Porto com 22 anos (estabelecido pelo menos, sei que já se tinha estreado antes de ir para o Leça) e só aos 24 anos com a chegada do Mourinho atingiu um nível alto.

            • 6.Mik
              Posted Março 27, 2025 at 11:08 pm

              Percebo e aceito a opinião. Foi dos melhores centrais Portugueses neste milénio e merece muito crédito pela grande carreira que teve.
              Jogou sempre nos clubes onde esteve e isso por si só já diz muito.
              Outra coisa não menos importante é que teve um grande pai no futebol (José Mourinho) e até as suas ideias o ajudaram no seu futebol.
              SL

            • NCM
              Posted Março 28, 2025 at 1:37 pm

              Sem querer ser irónico, essa mesa tem quantos lugares? O RC não está perto do nível do Maldini e Baresi. Essa foi a melhor dupla de centrais que alguma vez vi e o Maldini para além de ter sido um grande lateral esquerdo quando perdeu velocidade tornou-se central e ainda foi melhor. Esta dupla e o Baggio levaram a Itália à final do Mundial. Considero também o Pepe o melhor central português que vi jogar (não vi Humberto Coelho) o mais importante e teve também melhor carreira que o RC. Mais anos no topo, mais títulos, mais impacto e importância na seleção nacional. Para mim, se tiver de escolher o jogador mais umportante da seleção no Euro 2016 eu escolho o Pepe.

              • Neville Longbottom
                Posted Março 28, 2025 at 4:00 pm

                Na minha visão tem muito poucos. Eu já assumi o enviesamento.
                Prefiro o Ricardo Carvalho ao Pepe e foi um dos melhores centrais que vi, coloco-o no patamar máximo. É a minha opinião, podes ser irónico, tranquilo.

  • Cossery
    Posted Março 26, 2025 at 4:25 pm

    Não estar o Ricardo Carvalho é absurdo. E embora custe não ver o Vialli, temos de entender. Estar o Zola, com todo o mérito, é lindo!!

  • Veridis Quo
    Posted Março 26, 2025 at 4:32 pm

    Está num período menos exuberante, mas dada a quantidade de jogos que fez (mais de 200) e a qualidade que tinha… para lá do Ricardo Carvalho, o próprio Desailly merece uma menção.

  • Duarte Vader
    Posted Março 26, 2025 at 5:00 pm

    Não estar aqui o Ricardo Carvalho é de facto um abuso. De resto concordo com praticamente tudo.

  • Neville Longbottom
    Posted Março 26, 2025 at 6:28 pm

    O Ricardo Carvalho é provavelmente, a par de Maldini, dos meus defesas preferidos da história, por isso para mim tinha sempre de estar. Mas assumo o enviesamento.
    .
    Dá-me alguma nostalgia a lembrança do Chelsea na década de 2000-2010, mesmo antes do Mourinho já se estavam a aproximar-se da elite do futebol inglês (em 2003/2004 ficaram em 3º na Premier League e atingiram as meias-finais da Champions). Engraçado que não foi nesta altura que venceram o maior troféu europeu, mas estiveram muito próximos em 3 ocasiões, 2 delas frustradas pelo Liverpool do Benitez e outra pelo United em 2008 num ano em que ficaram a escassos detalhes de vencer a Premier League e a Champions (ficaram a 2 pontos e perderam a final da UCL em penalties). Acabaram por vencer como underdogs em épocas muito diferentes e algo distantes uma da outra.

    • Veridis Quo
      Posted Março 26, 2025 at 7:32 pm

      O Chelsea vence 2 Champions e, como dizes, nenhuma com as melhores equipas que tiveram neste século.
      Para lá do Chelsea do Mourinho de 2004 até 2006 ou 2007, fica o Chelsea do Ancelotti. Equipa muito subvalorizada, especialmente em 09/10 onde limpou 3 títulos e marcou quase 150 golos. Com o melhor Drogba que se viu (mais G+A que jogos), Anelka, Malouda, Lampard e Kalou tudo a fazer das melhores épocas da carreira.
      Caíram contra o Inter do Mourinho que viria a ganhar a Champions.

      • Neville Longbottom
        Posted Março 27, 2025 at 9:44 am

        Excelente menção. Acabei por não nomear o treinador que levou o Chelsea à final em 2008 que foi o israelita Avam Grant, substituiu o Mourinho ainda muito cedo na época.

  • perai
    Posted Março 27, 2025 at 11:37 am

    Ricardo Carvalho merecia estar ali sem qualquer dúvida, tirando o Thiago Silva…aliás a melhor dupla foi Terry + Carvalho.
    Eu preferia colocar também Ivanovic em vez do Azpilicueta, mas ai compreende melhor a opção pelo Espanhol.

  • Pablo2
    Posted Março 27, 2025 at 12:41 pm

    Ricardo Carvalho é sobrevalorizado aqui… Acho justo o Thiago na lista

    • Lickass
      Posted Março 27, 2025 at 1:55 pm

      Foi só o melhor defesa central português juntamente com o Humberto Coelho.

      • Pablo2
        Posted Março 27, 2025 at 4:09 pm

        Pepe foi melhor

        • Mantorras
          Posted Março 27, 2025 at 6:52 pm

          Concordo. Gosto muito do Ricardo, mas nao consigo meter ninguem a frente do Pepe, pela carreira que fez, quer no Real quer na seleccao.

        • Kacal
          Posted Março 27, 2025 at 10:44 pm

          Também acho. Então na Selecção nem há comparação. Pepe foi melhor e tudo o resto não devia condicionar essa visão (o “resto” sabemos do que falo e teve coisas muito condenáveis sem dúvida). Aquela prestação no Euro 2016 histórico para nós foi das melhores que vi de um central, sobretudo aquela final.

  • Rosso
    Posted Março 27, 2025 at 1:08 pm

    O “banco” do chelsea também seria interessante. Poria Ricardo Carvalho, sim, mas também o mítico Vialli, que ainda chegou a treinador. E falou-se em cima do Essien, muito bem lembrado.

Deixa um comentário