Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Craques do futuro V: O “mini-Hulk” que convenceu Mourinho (15.º)

Como para tudo, é essencial definir critérios. Esta rubrica destina-se a jogadores nascidos em 1996. Os parâmetros de selecção são os feitos dos jogadores até ao momento e, principalmente, o seu potencial e o nível (patamares em termos de projecção Mundial) que poderão atingir no futuro. Mesmo considerando que são seniores de 1.º ano ou ainda júniores, já é possível mencionar elementos que nesta fase apresentam algumas destas características.

Brasil, país do futebol. A escola é a rua, e só faz falta uma bola e um pé descalço. Depois de Pelé, Zico, Romário, Ronaldo ou Ronaldinho, Neymar é o craque canarinho que todos os miúdos querem ser. Mas o futebol brasileiro mudou muito nos últimos anos, alterando a sua essência. A transição para a Europa das principais promessas acontece cada vez mais cedo, fazendo desaparecer os “brinca na areia” e tornando-os mais mecanizados. Robert Kenedy está no meio desse processo evolutivo: de um lado está o jogador fantasista, que inventa jogadas que mais ninguém pensou; do outro está o jogador objectivo, que guarda a criatividade num pote por o receio de perder a bola ser maior do que a vontade de arriscar um lance genial. Talvez seja por isto que já seja aposta de José Mourinho no Chelsea, e bem se sabe que o português não é propriamente um lançador de jovens. O brasileiro custou 9 milhões de euros aos blues, mas não seria o primeiro diamante em bruto que ficaria por lapidar. Vindo do Fluminense, onde desde cedo deu nas vistas, o esquerdino tem saltado do banco em alguns jogos e, apesar de não ter feito exibições de luxo, percebe-se que é um talento muito acima da média. Kenedy é, aos 19 anos, um protótipo de Hulk, embora tenha maior virtuosismo. As diagonais para o corredor central são a grande arma do seu jogo e normalmente criam muitos desequilíbrios, já que o extremo tem uma excelente visão de jogo – nada egoísta – e um remate mortífero (tanto em lances de bola corrida como em livres directos). No Chelsea ainda é notório que está algo tímido em campo, mas, assim que se soltar, a tendência é para que se sinta cada vez mais capaz de assumir o jogo. O jogador, que tem um nome nada brasileiro em homenagem ao antigo presidente dos EUA, é um dos rostos da nova geração canarinha, ao lado de nomes como Nathan, Gabriel ou Boschilia, e o facto de poder evoluir num clube da dimensão dos londrinos dá-lhe logo uma bagagem que pode ser decisiva para se tornar um craque. 

0 Comentários

  • Edgar
    Posted Outubro 14, 2015 at 1:50 pm

    Mourinho + jovem promessa na mesma frase não combina. O Kenedy ou tem a sorte de sair como o Kevin de Bruyne ou dificilmente vai dar jogador no Chelsea.

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 4:19 pm

      Concordo a 100%. O mourinho pode ter muitas qualidades como todos nós reconhecemos e até ser o melhor do mundo mas no que diz respeito a desenvolver capacidades a jovens talentos não se constitui como uma das suas melhores qualidades. Veremos.

      Ricardo Offline Mister

    • José Miguel Mota Pinho
      Posted Outubro 14, 2015 at 6:18 pm

      Concordo mas há sempre exceções. Varane e Zouma sempre tinham mais peso do que este Kennedy mas não deixam de ser jovens promessas no momento em que Mourinho os lança.
      Pinho

  • Anónimo
    Posted Outubro 14, 2015 at 1:59 pm

    Caso realmente muito estranho, já que são raros os jogadores jovens com os quais Mourinho conta, e ou são muito bons, ou não têm hipóteses de jogar. Kenedy não me pareceu, à primeira vista, um craque, mas tem de facto merecido a aposta do técnico português e tem rubricado boas exibições. Se continuará a ser aposta no futuro, veremos, mas para já tem dado boa conta do recado.

    Erwin SS

  • José Castro Gonçalves
    Posted Outubro 14, 2015 at 2:00 pm

    Grande rapaz, o que eu mais gosto nele é o facto de que difícilmente vai ao chão com um toque e mesmo quando vai faz sempre um esforço para levantar rápido. Acho que deveria ter ido para o Borussia, Porto, Liverpool ou Arsenal. Potenciar jovens não é uma das grandes qualidades do Mourinho, nem mesmo do Chelsea. Acho que tirando o Varane não conheço um outro "miúdo" que cresceu tão bem com a ajuda do Mourinho.

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 2:07 pm

      Helder Postiga, Carlos Alberto…

      Jozef

    • Caniggia
      Posted Outubro 14, 2015 at 2:18 pm

      Santon, por exemplo.

    • Mário
      Posted Outubro 14, 2015 at 2:23 pm

      Quem lançou o Postiga foi o Otávio Machado.
      Carlos Alberto nem sempre era titular
      Santos é um caso isolado que nem teve sequência.

      Mesmo assim em 15 anos de carreira só 2 ou 3 jovens é muito pouco

    • José Castro Gonçalves
      Posted Outubro 14, 2015 at 2:46 pm

      Calma, o Postiga cresceu bem como jogador? Podem explicar-me a vossa definiçao de crescer bem enquanto jogador? Fazer uma temporada normal e depois desaparecer? Carlos Alberto acabou a carreira(deixou de pisar os grandes palcos europeus) aos 22 anos e so trabalhou com o Mourinho durante uma temporada. Cresceu como? Sobre o Postiga nao preciso escrever aqui a sua bio, todo mundo sabe que parou no tempo desde que saiu do porto pela primeira vez, mais outro que so trabalhou uma temporada com o Mourinho. Qual foi o grande crescimento destes jogadores?

    • Paulão Conceição
      Posted Outubro 14, 2015 at 3:22 pm

      Morata

    • José Castro Gonçalves
      Posted Outubro 14, 2015 at 4:10 pm

      Morata tem 22 anos e em 3 temporadas com o Mourinho fez 17 jogos(1 na champions). Em 1 temporada com o Ancelotti fez 34 jogos(5 na champions) e com o Allegri fez 45 jogos na primeira temporada(12 na champions). Por isto, nao acho que tenha crescido muito com o Mourinho.

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 8:50 pm

      è só perceber que as melhores épocas da carreira de cada um foram com José Mourinho e olhar para a idade que tinham, e ver aquilo que conquistaram, o Carlos Alberto foi titular na final da Champions, e o Helder Postiga foi fulcral para a conquista da Uefa.

      Jozef

  • Anónimo
    Posted Outubro 14, 2015 at 2:02 pm

    Continuamos a preferir os nossos "brinca de areia" a esses jogadores ao estilo alemão.
    Sempre vencemos por ter um talento natural. Infelizmente, desde que tentamos nos tornar "europeus" nosso futebol só caiu, enquanto os europeus se tornam cada vez mais sulamericanos.

    Natan Fox

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 2:25 pm

      Como? És capaz de explicar? Santos 0-4 Barcelona diz alguma coisa? Os europeus começaram a ganhar aos sul-americanos mais consistentemente a partir dos anos 80 com o aumento da importância dada ao sistema táctico pela Itália, sobrepondo-se a qualidade e a coesão como grupo aos "brinca na areia", pensar que estes segundos voltarão a dominar é um pouco utópico…

      Erwin SS

    • José Castro Gonçalves
      Posted Outubro 14, 2015 at 2:59 pm

      Como bom amante do futebol brasileiro, aconselho aos brasileiros para que nao mudem a forma de jogar. O que devem fazer e' procurar os mágicos certos. Nao eram os treinadores que faziam a canarinha, eram os mágicos dentro do campo.

      Erwin nao sei quantos anos tens, mas gostaria de lembrar-te que o Brasil chegou a ficar 24 anos sem ganhar um mundial e depois foi para 3 finais seguidas(ganhou 2). Utopia? Nao acho…

    • Vieira
      Posted Outubro 14, 2015 at 3:08 pm

      Não sabia que o 15º contava, pensava que era só para enumerar o numuero de posts desta rubrica, mas obrigado pelo esclarecimento então

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 3:14 pm

      O futebol evoluiu, mas o Brasil parou um pouco no tempo, o Brasileirão taticamente é dos piores campeonatos que existe, aliado a treinadores medíocres, o resultado está à vista.
      Era importante fazer uma remodelação no futebol brasileiro, porque não existe país nenhum no Mundo que produza jogadores com tanta qualidade como o Brasil.

      Mário

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 3:25 pm

      Atenção, não considero utópico o Brasil vir a ser campeão mundial nos próximos anos, bem pelo contrário, pela tradição que tem será sempre um dos candidatos, mas é como o Mário refere, tem de haver uma reestruturação, encontrar-se um selecionador com um mínimo de consciência (não há nenhum brasileiro capaz de, neste momento, dar resultados aos Brasil) e torna-se possível, acho muito improvável é serem campeões com elementos tipo Oscar, que não querem nada do jogo e com um estilo claramente ultrapassado.

      Erwin SS

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 3:51 pm

      Erwin,
      não estou falando de evolução tatica, estou falando de estilo de jogo.
      Hoje, formamos jogadores para vender para Europa e não para ser craques.
      Os clubes Europeus ganham por ter varios jogadores sulamericanos, tirem eles de lá e veremos se são capazes. E quanto as seleções, Brasil e Argentina jogam sem treinadores, assim fica impossivel voltar a vencer mundiais.

      Natan Fox

    • Rui Dias
      Posted Outubro 14, 2015 at 4:07 pm

      Deixem-se de parvoíces, o Brasil é sempre favorito, basta que chamem os melhores jogadores.

      Dunga podia tranquilamente ter chamado Luíz Adriano em vez de Ricardo Oliveira mas nada.

      David Luiz e Marcelo são uma miséria.

  • Vieira
    Posted Outubro 14, 2015 at 2:08 pm

    Sinceramente acho que ainda não se viu muito dele no Chelsea para falar como se fosse uma promessa gigante para chegar ao nivel do Neymar… Mesmo no Neymar, talvez por ter passado para o Barcelona não o veem como o idolo como viam o Fenomeno ou o Ronaldinho ou uma data de jogadores que ganhou o mundial de 2002… Talvez por as suas campanhas estarem a ser um pouco aquém da expectativa para todo o talento que teem

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 2:21 pm

      Ninguém disse que o Kenedy chegará ao nível do Neymar, até porque este último já é, hoje, top 5 mundial e, mais cedo ou mais tarde, chegará a nº1. Neste fantástico top do VM Kenedy até "só" surge na 15ª posição…

      Erwin SS

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 3:56 pm

      Porque é que chegará a nº1? Na época passada o Hazard jogou brilhantemente bem, este ano… Pode acontecer, nada é certo. Já para não falar que há excelentes jogadores jovens.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 4:03 pm

      Nenhuma previsão é absolutamente certa, mas parece-me óbvio que Neymar pela idade que tem e pela qualidade que já apresenta, somando ao facto de já ser top 5 mundial, atingirá esse patamar, nem que seja só num ano. Hazard tem estado irreconhecível, mas mesmo no ano passado ficou claramente atrás do brasileiro, a nível individual e coletivo.

      Erwin SS

    • Vieira
      Posted Outubro 14, 2015 at 9:59 pm

      Penso que o Neymar, sendo sem duvida top 5 mundial, já se viu que não vai chegar tao longe como o Messi ou Ronaldo, por isso daqui a 5 anos a luta já não vai ser tão estratosférica como é agora, e entre ele e o Hazard vai ser ela por ela

  • Carlos Pereira
    Posted Outubro 14, 2015 at 2:13 pm

    Eis uma das causas do colapso do Chelsea, preferem mini-Hulk ao Hulk. Já antes tinham mandado embora o Schurrle para trazer o medíocre Cuadrado.

  • Invictus
    Posted Outubro 14, 2015 at 2:36 pm

    Grande jogador, craque, por 9m podia ter vindo para o FCP…alem disso joga em varias posições…

    • Ninja
      Posted Outubro 14, 2015 at 2:56 pm

      Não estava no catálogo. Não veio.

      É esta a prisão a que o Porto se submeteu, tem coisas boas e coisas más associadas.

      Mas falando pessoalmente, não vai com o meu feitio ver uma instituicao vender a sua independência em nome de resultados.

    • Invictus
      Posted Outubro 14, 2015 at 4:30 pm

      Nem todos os jogadores são do catalogo Doyen, veja.se a quantidade de Espanhois que o FCP contratou…mas percebo a tua preocupação…

      Contudo acho que Lopetegui veio para apostar no jogador jovem e na prata da casa(R.Neves,Ivo,G.Paciencia) o proximo é A.Silva, quem sabe uma aposta precoce em jogadores como Diogo Dalot(a treinar com plantel principal)…

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 6:35 pm

      Tanto se tem falado no Diogo Dalot, que ao aperceber.me que ele ia ser titular no último jogo de sub19, fiz questão de estar bastante atento à sua exibição. Tenho a dizer que não gostei minimamente! Muitos passes errados, escorregadelas inoportunas, subidas inconsequentes…enfim, mesmo jogando um escalão acima não me convenceu. Não o vou julgar por um jogo apenas, mas, modéstia à parte, raramente me engano na avaliação de um jogador.

      Quanto ao Gonçalo Paciência penso que precisa perder os tiques de vedeta e tentar dar intensidade ao seu jogo para vir a dar um bom avançado. Não é à toa que nem na Académica consegue ser titular…

      Nobre

    • Invictus
      Posted Outubro 14, 2015 at 8:10 pm

      Nobre

      Viste o empate com o Rio Ave,Diogo Dalot ainda pouco jogava nos juvenis é normal, mas é um jogador titular na seleção sub17(tal como R.Neves era..),tem tudo para ser o futuro suplente do Maxi.

      Nesse mesmo jogo com Rio Ave jogaram varios jogadores com muito potencial falo de Diogo Queiros central que jogou do lado esquerdo,titular da seleção sub17,Diogo Costa o G.R,titular da baliza da seleção sub17 e os mais conhecidos Moreto Cassama e Rui Pedro…

    • Anónimo
      Posted Outubro 14, 2015 at 9:57 pm

      Sim Invictus, foi esse mesmo, e volto a referir que não me convenceu mas espero estar enganado!!! ;)

      Também reparei nesses outros nomes e como tal estava bastante entusiasmado para os ver em ação pelos sub 19. Gostei particularmente do D. Queirós, já o Diogo Costa não deu muito para o ver em ação, embora aquele deslize onde larga a bola num cruzamento e causa um calafrio na defesa seja de evitar.

      Quantos aos outros 2 que mencionaste, acredito bastante no Rui Pedro, e penso que a par do André Silva possam ser 2 opções muito válidas para o nosso FCP bem como para a seleção. O Moreto poderá vir a ser um caso sério se ganhar um pouco mais de físico e…tiver a idade correta!!! ;)

      Nobre

  • Pires
    Posted Outubro 14, 2015 at 2:48 pm

    Belissimo jogador! falando nos jogadores de 96 aqui em portugal tem craques, Matheus Pereira, Rubem neves, Gonsalo Guedes, Diogo Jota. Já é tempo de convocarem o Matheus Pereira na Seleção.

  • Gabriel Berigo
    Posted Outubro 14, 2015 at 8:21 pm

    Não se enganem, ele nunca se destacou nem pelo Fluminense quanto mais no Chelsea.

  • Anónimo
    Posted Outubro 14, 2015 at 10:36 pm

    É mais virtuoso que Hulk. No mínimo muito discutível. Menos velocidade, menos explosao, menor capacidade física, pior finalizador, pior rematador, pior desiquilibrador… De Hulk nao tem nada, para já. Muitos esquecem -se que desde 2008, Hulk criou 245 golos em 301 jogos. Melhor média só há 3. Messi, Ronaldo e Ibra.

    Carlos Miguel

  • João
    Posted Outubro 15, 2015 at 2:36 pm

    e já agora, e embora não tenha nada a ver com futebol, deve ser uma homenagem ao irmão do ex-presidente john f. kennedy, robert f. kennedy

    • Visão de Mercado
      Posted Outubro 15, 2015 at 2:45 pm

      O Robert é em homenagem a um antigo avançado do Corinthians;
      O Kenedy é em homenagem ao antigo presidente dos EUA.

Deixa um comentário