Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O miúdo Jesus

Jesus, no panorama nacional e mesmo internacional, é dos treinadores que melhor percebe o jogo. É de uma inteligência que não é fácil encontrar par. Pensa o jogo como um todo e divide-o, encaixando-o em diferentes fases. Tem a capacidade de passar essa mensagem aos jogadores e enriquecer tacticamente diabos como o Coentrão, o Di Maria, o Gaitan ou o Markovic. Ainda fazer jogadores como o Matic e o Javi Garcia, para depois reorganizar a equipa para outros que os substituem. É um excelente treinador, que peca por ter a cabeça de um craque de 20 anos.
O Jesus não é parvo por falar mau português, é parvo por não querer corrigir esse português, como tudo o restante. Ele não era tão mau como se pintou no fim do ano passado nem é tão bom como se pinta nos meses a meio da época, quando o Benfica é sempre das melhores equipas a jogar futebol na Europa. Ele é uma cabeça de jogador, na pele de um dos melhores treinadores. E isso é que, normalmente, deita tudo por terra. A ansiedade dele, a cagança, nas pontas finais é que deita tudo a perder. O Benfica não desaprende, os jogadores não ficam mais fracos, ele é que embandeira e eles vão atrás. Frente ao Tottenham, mais uma vez, ele demonstrou-o.
Uma equipa grande não se faz só pela qualidade, faz-se pela forma de estar. E é aí, como no português, que ele falha. É um treinador fabuloso, com uma capacidade de fazer saltar as individualidades da base colectiva, mas que se comporta como um miúdo rebelde. E um treinador pode e deve ser rebelde, já no que toca a miúdo a história é outra.
Por isso, digo, contra os tantos que me criticarão, que quando o Jesus deixar de ser um miúdo e se tornar um homem, será dos melhores do mundo. A organização defensiva é sublime, o espírito de entreajuda e colectivo, as transições são das melhores do mundo, e o carrossel da frente, sempre com linhas de passe, é complicadíssimo para as defesas.
Mas ele é mais vulnerável que o Gaitan do primeiro ano e isso é que complica as coisas. Fosse ele diferente e poderia ter ganho tudo, sempre, desde que chegou ao Benfica. É o quinto ano consecutivo que está nos quartos de final de umas competições europeias, como uma eliminação nas meias-finais e um final perdida. Um campeonato ganho com nota artística ao máximo e dois campeonatos perdidos na ponta final, por culpa própria. A qualidade sempre esteve lá, a cabeça é que não. Por isso, alguém, com a cabeça no sítio, que tenha a coragem de lhe dizer: tu és grande Jesus, mas não és maior que a humildade.
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Ricardo Alves Lopes

0 Comentários

  • Filipe M
    Posted Março 14, 2014 at 8:48 pm

    Estava, desde há uns tempos atrás, para fazer um Visão de Leitor precisamente sobre Jorge Jesus. Mas agora não vale a pena. O texto diz tudo o que penso. Os meus parabéns ao autor.

    Da última vez que expressei a minha opinião sobre JJ, disseram-me que tinha problemas graves, que tinham vergonha de benfiquistas como eu e que , se calhar, nem tão pouco era benfiquista, mas sim um adepto de outro clube a fazer-se passar. Levantaram também a hipótese de receber algum do próprio Jesus.

    Correndo o risco da mesma personagem voltar à carga e ofender-me de novo, volto a referir: Jorge Jesus é um grande treinador de futebol. É um homem que percebe de futebol como pouca gente e é um dos melhores técnicos do mundo. E finalizo, reforçando a ideia que deixei no outro post: grande parte da nação benfiquista não consegue perceber a qualidade do treinador que tem ao seu dispôr. Eles não entendem o treinador que têm.

  • Anónimo
    Posted Março 14, 2014 at 8:35 pm

    Que não há dúvidas do valor enquanto treinador do JJ parece-me pacífico. Se sabe ou não sabe falar, também, mas não é isso que o define… comportamentos infelizes todos temos e muito mais graves não tiveram tanto alarido. Está a fazer-se ofuscar uma brilhante jornada de futebol por algo sem importância nenhuma, ou seja aquela que lhe querem dar. Não penso assim… ainda não houve ninguém que se questionasse o porquê daquilo…é que os ingleses são cá de uma humildade…cá para mim foi picado. Já quanto à onda hipocrita de condenação quando temos um Mourinho Hiper idolatrado a ter dezenas de situações muito mais lamentáveis para mim não há pachorra!
    Percorrer metade de Old Traford com os 2 dedos médios em riste, mandar calar o público em Anfield, por o dedo no olho do Tito Vilanova, encostar o nariz ao Messi e fingir que este cheirava mal, desejar a morte do Rui Jorge com rasgar de camisola à mistura, festejar golos de joelhos a passar à frente do banco do adversário etc etc etc U name it é só classe!!! Para não falar da podridão de futebol e seus meandros que nós temos…Santos puritanos!!! Saudações RM

  • Fernando A
    Posted Março 14, 2014 at 7:21 pm

    O futebol é um jogo de emoções, com uma misticidade única, que une e afasta, a cada instante, milhares de indivíduos. Qualquer jogo que não seja vivido dessa forma não merece sequer ser jogado.

    É evidente que a responsabilidade dos intervenientes é maior quando se representam instituições com projeção internacional. Não é no recreio de uma qualquer escola básica que os gestos e atitudes são transmitidos em todas as televisões do mundo e reportadas, com exploração ao limite, em todos os jornais e sites. Contudo e apesar do historial com antecedentes do género de JJ, as crónicas sobre a suposta falta de ‘classe’ parecem-me manifestamente exageradas.

    É conhecido (e, por vezes, muito criticável!) o feitio de Jorge Jesus. Não é homem de ‘five o’clock tea’, nem tão pouco dado a grandes regras de ‘etiqueta’. No entanto, a partir de hoje, ninguém lhe poderá tirar o lugar de treinador do Sport Lisboa e Benfica com mais coragem a jogar fora de casa em confrontos europeus. Algo que só acontece graças à sua maneira de ser.

    Jorge Jesus erra taticamente e, frequentemente, na comunicação também. É casmurro, fanfarrão e tem dificuldade em aprender com os erros. Perdeu títulos que todos lamentamos. Reconheça-se, porém, que vai para cima dos adversários com unhas e dentes. Com JJ à frente não há equipa do Benfica que não entre para ganhar e discutir o jogo em que campo for, não há duelo sem emoção e a troca de galhardetes com o banco adversário torna-se recorrente, se necessário!

    “O Benfica é um clube de senhores” mas dentro de um campo de futebol, onde a vida parece que apenas tem 90 minutos e o coração quer sair pela boca, também se diz CARALHO, MERDA e FODA-SE!

    O Benfica fez-se de cavalheirismo, é verdade. Mas também de bravura e, sobretudo, de vitórias. Com Jorge Jesus no banco de suplentes, o Benfica já venceu ou eliminou fora de casa, entre outros, Zenit, Everton, Marselha, Estugarda, Paris-Saint-Germain, PSV Eindhoven, Leverkusen, Bordéus, Newcastle, Fenerbahce. Primeira mão fora ou em casa. Tanto faz. É à Benfica! Quantos treinadores podem dizer o mesmo?

    Mais um jogo para a história. A vitória por 1-3 sobre o Tottenham em Londres é o espelho de uma equipa confiante, que joga sem medo e que orgulha os benfiquistas presentes no estádio ou aqueles que estão em casa invejosos de perder ao vivo mais uma magnífica jornada. Exemplo máximo disso é a reação da equipa ao golo dos ingleses. Qualquer equipa sem uma mentalidade ganhadora pré-definida, sucumbiria provavelmente a uma subida de rendimento da equipa adversária por ter reduzido a desvantagem e começaria a colocar defesas para segurar o resultado. Com o Benfica (de JJ) isso não aconteceu. Antes pelo contrário: o jogo e a eliminatória tinham de ser sentenciados em White Hart Lane já hoje. Por conseguinte, os três jogadores que saltaram do banco para dentro do campo foram Gaitan, Enzo e Lima e só deu Benfica até ao minuto 93!

    A verdade é que de uma equipa totalmente desmotivada no início da época e com cinco pontos de atraso, neste momento, o cenário volta a compor-se para os benfiquistas com 7 pontos de avanço no Campeonato Nacional, à porta dos Quartos-de-final da Liga Europa e com as duas meias-finais da Taça de Portugal e Taça de Liga por disputar.

    Quique Flores, Fernando Santos e muitos outros treinadores também tiveram acesso a grandes equipas. Nunca tiveram foi a coragem de, num estádio mítico do futebol mundial, sofrer um golo, responder com outro e levantar três dedos como quem diz no seu tom bem característico e com erros de linguística: “Isto é nosso, percebestes…?”. E tão que estava a ser, com a exibição de gala dentro do campo e os cânticos do SLB em coro.

    As batalhas ganham-se em todas as frentes. Por isso, desta vez, não culpo JJ pelo gesto pouco refletido. Só ‘malucos’ como este é que motivam ‘malucos’ como o Enzo e fazem do Fejsa, do Ruben e de todos os outros enormes jogadores. Malta trabalhadora e que não desiste perante as adversidades, tal como os benfiquistas e os portugueses se revêm e gostam.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Março 15, 2014 at 4:00 pm

      Belo texto, escrito com emoção e sentimento. À Benfica! Parabéns!

    • NaharPT
      Posted Março 14, 2014 at 9:29 pm

      Epah, mas que grande comentário! Revejo-me nele a mil por cento.

      É isso mesmo!

      Aliás, quem quiser chá das 5 e regras de etiqueta, que vá com o Quique Flores jogar bridge, ou cricket, se quiser algo mais físico. E que deixe o futebol de homens de sangue quente nas veias, para os homens de sangue quente nas veias.

    • Filipe M
      Posted Março 14, 2014 at 8:52 pm

      Belíssimo texto. Subscrevo.

  • Joel
    Posted Março 14, 2014 at 7:17 pm

    Este texto fez-me pensar que estava a ler sobre o Mourinho. Dizer que o Jesus entende o jogo na sua plenitude e que compreende todos os momentos do jogo é simplesmente uma falacia.

    Estamos a falar do mesmo treinador que em 2 epocas consecutivas, com alguns pontos de vantagens, deu o campeonato ao FCP? Sou portista, mas os últimos 2 campeonatos foram perdidos pelo SLB, claramente. Um treinador que em 4 anos só tem 1 titulo de campeao, sempre com equipas com um grande numero de opçoes para todas as posiçoes e super caras?

    Bem, vamos lá ver.. O Jesus é um grande treinador, mas é um treinador romantico e de ataque, nao compreende lá muito bem os vários momentos do jogo, ai é que está o problema dele. Só ve ataque e pressao, levando os seus jogadores a quebrarem fisicamente no final das epocas, a terem muitas lesoes durante as mesmas e a sofrer muitos golos, assim como a perder os jogos mais importantes.

    Isto sem falar das constantes HUMILHAÇÕES que sofreu do FCP e que é um senhor sem classe nenhuma, caindo muitas vezes no mau gosto e no ridiculo e isto não tem nada a ver com a sua formação ou falta dele, pois isso é indiferente.

    Mais uma vez, texto sem muito sentido e com um conteúdo muito clubistico e parcial.

    • Joel
      Posted Março 14, 2014 at 10:46 pm

      Revisor, desligar a luz e ligar a água é humilhante. Bater em policias quando se está a representar um clube é humilhante. Discutir e empurrar pessoas emblematicas do SLB, como no último jogo é humilhante. Perder a taça e ir embora é humilhante. Nao cumprimentar o P. Republica é humilhante. Quantas mais queres? Sem pensar muito.. Derrotas de 1930 a esta hora? óbvio, nos últimos 15 ou 20 anos não te agarras a nada. Levas 5 pa supertaça, levas 1 penta, uns tris, levas mais 5 pro campeonato..

    • Pedro
      Posted Março 14, 2014 at 10:07 pm

      Se esse mantra cheio de invenções o conforta, aproveite revisor. A vida é curta e deve ser vivida com o q nos dá prazer, real ou só nosso, aproveite….

    • Revisor
      Posted Março 14, 2014 at 8:22 pm

      Sabes o que é humilhação? 12-2 diz-te alguma coisa? Ou levar 8-0 do Estoril não é humilhação? E chegar aos Aliados em 2011 e ter 25 mil pessoas á espera para festejar a Liga Europa, não é humilhação? E a multidão desde o Estádio do Bessa até ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, repleto de adeptos em 2005, não é humilhação? E a festa de 2010 com 250 mil adeptos no Marquês e na Avenida da Liberdade, não é humilhante para o fcp?

  • Anónimo
    Posted Março 14, 2014 at 7:06 pm

    Sou benfiquista e quero dizer que concordo com tudo. Para terminar tenho ainda a acrescentar que este foi dos melhores posts que li no VM. Parabéns.

    Miguel Almeida

  • Neves
    Posted Março 14, 2014 at 6:40 pm

    O Jorge Jesus não é nenhum génio da tática. É um excelente treinador mas em termos táticos não é dos melhores. Ele nunca jogou contra uma equipa de Mourinho ou Guardiola pois não?

  • Anónimo
    Posted Março 14, 2014 at 6:31 pm

    Tenham calma porque no final da época ele já vai embora para treinar o Inter ou o MU e já respiram de alívio. JJ vai vencer tudo e terão de levar com isso. (Sim, como ia ser na época passada etc.)

    Ass: Carlos Barbosa

  • Sancho
    Posted Março 14, 2014 at 5:56 pm

    Concordo com o post, muito bem escrito.

    Só uma correcção: não é o 5º ano consecutivo que o JJ está nos quartos de final de uma competição europeia. Esta eliminatória, apesar de dificilmente escapar, ainda tem 90 minutos.

  • G
    Posted Março 14, 2014 at 5:31 pm

    O mais grave foi a forma como o Jorge jesus desrespeitou o Sheu (director do Benfica se não estou em erro) e o Rui Costa (administrador), ambos referências do SLB. O JJ chega a empurrar o Sheu, nem se percebe o que lhe diz. Isto num outro clube ou numa qualquer empresa no mínimo, dava um processo disciplinar.

  • Rui Soares
    Posted Março 14, 2014 at 5:17 pm

    Quem pensa que ele é insubstituível, não pensa. O cemitério está cheio de pessoas que não eram substituíveis. Nesse sentido, somos todos especiais e únicos.

    A questão é que o JJ é ele mesmo, com todas as suas qualidades e defeitos. O Mourinho também tem defeitos. Não sabe perder por exemplo. Não tem uma ligação afetiva com um clube no qual trabalhe. A treta de que gosta do Chelsea também se deve à estabilidade que quer oferecer à família e filhos, que provavelmente gostam de Londres (idade escola relevante).

    Não podemos negar que tem aprendido alguma coisa. O Benfica está a defender melhor e, se continuar assim, será campeão.

    O que me interessa é a humildade do Benfica dentro do campo. O respeito pelos adversários dentro do campo. Fora dele, é óbvio que preferia um treinador culto e muito inteligente, em vez dum treinador esperto. Mas, os mesmos que ele empurra hoje continuam a trabalhar com ele durante muitos anos. Isso significa o quê?

    Que não é preto, nem branco. E, apesar dos defeitos, quem trabalha com ele também gosta dele. Por vezes, talvez tenham vontade de mandá-lo ir dar uma volta. Mas, quem é perfeito.

    Se o Benfica for campeão este ano, o JJ tem todas as condições para continuar, desde que queira e também desde que continue a privilegiar uma equipa competente em termos defensivos, porque sem essa consistência não se vencem campeonatos.

    A defender assim, o Benfica não tem 9 pontos de avanço sobre o Porto. Tem 12 pontos, porque ainda tem 1 jogo com o Porto. E se houve Kelvin o ano passado, não há milagres todos os anos. Este ano, o Porto perde no Dragão para o Benfica, excepto se o Benfica já for campeão e jogar com a equipa B…

    A humildade não se deve confundir com insegurança. A humildade é um verbo. Implica trabalho. E desde que o Benfica trabalhe e seja melhor que os outros… pouco me importa que o JJ se exceda às vezes.

    O Cantona era um jogador fantástico. Excêntrico? O Mourinho adora mind games. Maquiavélico? Há muitos profissionais com excessos emocionais. E? Não faltam excessos emocionais aqui neste blog…

    O próprio autor deste post não sabe escrever. Isso não o inibiu de criticar o problema de comunicação verbal do JJ. De criticar a falta de vontade de aprender a falar melhor. Não estou com isto a querer massacrar o autor. Entendo o ponto de vista dele. Quero apenas relativizar as coisas. Não somos perfeitos.

    Não queremos o JJ? Preferimos o Quique Flores? Podemos mudar de treinador. O ordenado que pagamos permite escolher o treinador que queremos. Mas, se o JJ for campeão, há melhor clube para ele do que o SLB? É um clube popular. Um pouco como ele.

    Alguém que me diga que os ingleses são menos arrogantes que o JJ. Ou que não merecem o gesto dos 3 dedos?!?! Por favor… Quantas vezes é que nos perderam o respeito? Falta de classe? Talvez. Mas, o Tim não foi pedir explicações? Onde é que está a classe dele? Um pessoa com classe teria sorrido.

    • Anónimo
      Posted Março 15, 2014 at 6:07 pm

      Rui Soares,
      Já caiu na real? como dizem os nossos amigos brasileiros. Errar é humano, insistir no erro é estupidez.
      Engraçado o volte face que isto deu.

      Zacarias

    • Pedro Macedo
      Posted Março 15, 2014 at 2:09 pm

      Seja ou não um verbo, uma coisa é certa, tu tens uma falta de humildade gritante e falas como se fosses um génio. Um dia acordas e apercebes-te que não ultrapassas os 100 de qi médio que tanto falas. Nem imagino quanto será o teu Q.E.

    • Rui Soares
      Posted Março 15, 2014 at 7:25 am

      Fico espantado com a interpretação literal da frase a humildade é um verbo. Treta de ensino. Memorizam. Mas, aprender a pensar?!?! Todos aqueles que observaram que humildade não é um verbo memorizaram muito bem a gramática, mas aprendam a USAR o cérebro… Pobre país… Espero que nenhum seja professor. Ter que explicar porque escrevi que a humildade é um verbo no contexto do que escrevi é frustrante. Eu sei que o qi medio é 100. Enfim…

    • Tiago
      Posted Março 15, 2014 at 12:22 am

      Se o que aconteceu tivesse sido com o treinador do porto, o manel ai já tinha outra opiniao.

      Como sempre, quando se trata do Jesus existe sempre uma desculpa, nem que seja desviar as atençoes para outro assunto, mas não foi voce que disse que só se faz isso quando não se tem argumentos ? é esse o seu caso ?

    • hugo
      Posted Março 15, 2014 at 12:03 am

      A questão é que vendo a forma como Jorge Jesus tratou Shéu Han e Rui Costa fica um imenso amargo por ver que se permite que um simples funcionário do clube trate os seus superiores com esta impunidade.

      Não há qualquer motivo que justifique a forma execrável com que Jorge Jesus tratou 2 figuras do clube, que não lhe foram bater, empurrar ou chamar nomes. Foram chamá-lo à razão, para que a situação não descambasse ainda mais.

      A ignorância ou má fé de quem defende estes gestos é típica de pessoas cegas. De mais ninguém.

      Os responsáveis do clube não estão no banco para enfeitar. Têm o seu papel e estarão SEMPRE acima de Jorge Jesus no que toca a tudo o que se passa fora das 4 linhas.

      Quando o treinador e jogadores do Benfica fizeram aquela figura lamentável na Alemanha rindo perante uma situação daquela gravidade, todos foram rápidos a criticar a inacção de Carraça, como responsável presente no banco.

      Ontem os dirigentes do Benfica agiram e foram desrespeitados perante milhões.

      Raúl José já está habituado a ser enxovalhado publicamente por Jorge Jesus e se permite é um problema seu. É subordinado de Jorge Jesus.

      Shéu Han e Rui Costa não são empregados nem filhos de Jorge Jesus.

      Já vimos isto com jogadores, com a polícia. O treinador do Benfica julga-se acima de tudo. Está muito enganado.

      Só falta virem justificar a violência doméstica porque 'a gaja estava a pedi-las'.

      Pena que uma noite europeia muito boa acabe por ficar eclipsada por isto.

    • Anónimo
      Posted Março 14, 2014 at 10:17 pm

      Humildade é um verbo? Que estupidez. Da próxima vez que criticar um autor de um post pelo seu português, veja lá se confirma o seu.

      Carvalho

    • Anónimo
      Posted Março 14, 2014 at 8:37 pm

      vá la procurar no dicionário humildade e depois poste aqui o que encontrou, sff.

      Berg

    • Rui Soares
      Posted Março 14, 2014 at 7:57 pm

      A humildade é um verbo. O significado não é óbvio? Eu sou humildade. Mesmo? A palavra é suficiente? Um jogador humilde é um jogador que diz que é humilde. Ou que joga e fala e age com humildade? O JJ não é preto, nem branco. Mesmo? :)

      Joel, se o fcp está mal, problema vosso. Deixa-me USAR por favor o argumento contra ti. O Porto so ganhou nos ultimo 30 anos porque o benfica esteve mal. Também. Mas, não só…

    • Manuel
      Posted Março 14, 2014 at 7:35 pm

      O JJ é uma pessoa simples e genuína ao contrário do Mourinho, por exemplo, que é bem mais calculista. Eu gosto de pessoas genuínas e simples, estou farto de gente hipócrita e falsa que é o que há mais neste país.

      O que aconteceu ontem foi um "fait divers" sem grande importância, tanto que o 4º árbitro nem lhe ligou muito, que se fosse um treinador do Porto ou do Sporting tinha passado sem qualquer referência na CS.

      Como passou sem qualquer referências na CS e sem filmagens da SportTV o que o Quaresma fez, muitíssimo mais grave, no jogo com o Guimarães, nem sequer nos apontamentos dos observadores apareceu, o que é um escândalo, merecia um sumaríssimo e ser arredado das competições por 2 ou 3 jogos.

      Isto não é desviar as atenções do que se passou mas apenas para mostrar um exemplo flagrante de como a CS portuguesa está vendida a interesses muito particulares.

      “No último domingo, a SportTV roubou aos seus assinantes as ocorrências mais mirabolantes de Guimarães ao censurar a transmissão das imagens de Ricardo Quaresma “de cabeça quente,” em “descontrolo emocional” – cito as notícias dos jornais porque não se viu nada disto na TV – “gritando aos ouvidos do árbitro auxiliar”, “pontapeando as proteções laterais das câmaras de televisão”, – e eram as próprias câmaras da SportTV”-, “apontando o dedo a um adepto num gesto de espero por ti lá fora”, e “indo ao banco do Vitória pedir explicações”. Isto tudo feito DURANTE o tempo regular de jogo. Nem o árbitro nemos auxiliares fizeram alguma coisa. Muito menos os observadores.
      De acordo com o relato reste jornal “valeu a intervenção do médico portista a tirar o extremo do olho do furacão”. Valeu-lhe isso e a ausência de imagens televisivas. Na qualidade de assinante da SportTV uma pessoa sente-se roubada. Roubada, não. Roubada é exagero, é hipérbole. Sente-se antes defraudada. Sumaríssimamente defraudada. (Leonor Pinhão in A Bola)"

    • Anónimo
      Posted Março 14, 2014 at 7:29 pm

      Humildade e um nome comum não concreto (abstrato), não um verbo.

      Zacarias

    • Joel
      Posted Março 14, 2014 at 7:24 pm

      Futurologia? Vou-te dar uma novidade.. O SLB está à frente do FCP porque o FCP estava a fazer um péssimo campeonato, em condições normais estaria em 2º.
      O SLB apresenta um futebol banal, tirando estes últimos 2 jogos em que realmente jogou bem. A equipa está confiante e apresenta uma forte solidez defensiva, mas tambem é interessante perceber porque..

      Dizes que o FCP perde no Dragao contra o SLB, isso era algo quase inédito. O JJ é muito bom, okay, qual é o racio de vitorias e derrotas contra o FCP desde que chegou ao SLB? Nem falo em golos.. No DRAGAO manda o FCP, muito muito dificil o SLB vir cá ganhar, eu pessoalmente não me acredito.

      Depois tambem podemos falar no futuro.. De uma equipa que precisa de fazer vendas e só tem 23 jogadores vendaveis por valores razoaveis, pois a grande maioria da equipa está na casa dos 30 anos, são emprestados, têm o passe quase todo alienado ou já foram vendidos. O JJ terá alguma coisa a ver com isto? hum..

      Já agora, humildade é um verbo desde quando? Eu humildo, tu humildas, eles humildam? Sempre a aprender. LOL !!

    • (Go!!)nçalo
      Posted Março 14, 2014 at 6:14 pm

      Tudo dito, subscrevo na totalidade

  • Vasco Valido
    Posted Março 14, 2014 at 5:16 pm

    Concordo em grande parte com o autor.
    É que como se congratula o Leonardo jardim por elevar o sporting após a pior epoca de sempre do sporting há que evidenciar o efeito no futebol do SL benfica por parte do JJ.
    Agora também é necessário dar mérito aos outros colegas de profissão. Na temporada 2011/2012 o mérito foi total do FC Porto de ganhar o campeonato, já no ano passado existiram ali umas quantas situações dubias e sorte à mistura. E sim perder finais e ter muitas participações em fases europeias obviamente que conta.
    Neste aspeto basta reparar que grandes equipas europeias muitas vezes nao possuem muitos titulos como o arsenal, atletico madrid, o PSG, MCity e até outros que possuem titulos mas nao participam tao ativamente como antes nas fases finais dessas competições.
    E o proprio scouting de jogadores é brutal. Há cerca de 8-10 anos assim que o jogador chave abandonava o clube o benfica caía como no caso do simão sabrosa.

  • Fábio Teixeira
    Posted Março 14, 2014 at 5:11 pm

    Nem o melhor Jorge Jesus parava o FC Porto de André Villas Boas. Esse sim, com nota artística.

    • Joel
      Posted Março 14, 2014 at 7:26 pm

      Nem o V. Pereira, quanto mais o Villas Boas.. Só mesmo o P. Fonseca.. Cheira-me que a este novo treinador tambem não para :D

    • Kacal l
      Posted Março 14, 2014 at 7:13 pm

      Concordo Fábio, aliás até gostava de ver o JJ a treinar o Chelsea ou o Tottenham para ver se é assim tão fácil e se faz melhor que o AVB, treinar em Portugal não é fácil, mas é mais acessível para ganhar competições e o AVB fez um bom trabalho na Académica e um trabalho excelente (a "roçar" o perfeito) no FCP, portanto não sem qual deles o melhor, eu prefiro o AVB que tem tido azar, mas que ainda vai calar muitas bocas, é a minha convicção.

    • Rabensandratana
      Posted Março 14, 2014 at 6:40 pm

      Totalmente de acordo. AVB trucidou este JJ vezes sem conta.

  • Miguel Gomes
    Posted Março 14, 2014 at 4:54 pm

    Jesus é sem duvida nenhuma um bom treinador, mas a cabeça dele nao dá para mais… Ontem, aqui no blog vi um comentario que se aplica na perfeiçao, creio que foi ago assim : "Jesus e perito em estragar bons momentos da equipa", ou algo do genero ( peço desculpa ao comentador que escreveu o comentario se nao foi bem isto que escreveu ou se nao era esta a ideia ).
    Já agora, mais alguem reparou na reaçao de Cardozo, quando Jesus estava a espalhar a sua "magia"? Parece-me que algo nao está la muito bem resolvido.
    Saudaçoes

  • Pedro Almeida
    Posted Março 14, 2014 at 4:39 pm

    Excelente texto, excelente. Absolutamente o que penso. Só duas notas:
    – JJ já não irá mudar. O que é agora é o que será até ao fim da carreira.
    – A culpa maior destes desvarios do treinador só pode ser da direcção do clube. Nunca tiveram mão nele e sempre o deixaram fazer tudo, para cúmulo ainda o apoiaram nos maiores disparates. A imagem dele ontem a dar 2 empurrões ao Shéu nunca a esquecerei por mais ou menos campeonatos que ganhe.

  • Kacal l
    Posted Março 14, 2014 at 4:36 pm

    Excelente post Ricardo Alves Lopes, concordo com tudo, mas por muito bom treinador que alguém seja e o JJ é, com esta personalidade e atitudes, nunca será de top mundial e duvido muito que consiga chegar a um colosso europeu, ele já tem idade para ter juízo, o carisma e certa arrogância até é positivo num treinador, mas a falta de classe não é, portanto duvido que chegue a um patamar superior ao que se encontra neste momento.

  • bpstp
    Posted Março 14, 2014 at 4:15 pm

    Acha-se superior a instituição que o emprega. Falta de respeito para com o Sheu, um símbolo de benfica, quando o tentava acalmar ainda foi empurado.

  • Tiago Fouto
    Posted Março 14, 2014 at 4:14 pm

    O Benfica perdeu o campeonato o ano passado porque JJ acagaçou-se… No jogo do Estoril estava de cabeça perdida, o chao inteiro tremia-lhe… Os jogadores sentiram isso. Isso sentiu-se no jogo do Estoril quando o Benfica sofreu o golo e nos outros jogos seguintes.

  • Hugo Pereira
    Posted Março 14, 2014 at 4:07 pm

    Um grande texto/post da visão de leitor do Ricardo Alves Lopes, que, para quem o conhece, não é nada de novo. Um belo escritor. Parabéns Ricardo!

  • porquinhodaindia
    Posted Março 14, 2014 at 4:06 pm

    JJ é um bom treinador. Olhando para os treinadores que o SL Benfica tem tudo é muito provavelmente o melhor que por lá passou nas últimas duas décadas. Mas, calma, fabuloso? Por favor JJ não é um treinador fabuloso.

    Não sou eu que digo, é o futebol que o prova. No ano em que completa 60 anos, JJ apresenta um currículo pobre. Sobretudo pobre tendo em conta as condições que o SL Benfica lhe dá: não me lembro de um treinador com tanto poder, tão apoiado e com plantéis tão ricos como JJ tem tido.

    Nota: É inacreditável como se deprecia o trabalho de VP que conquistou com todo o mérito um bicampeonato e agora vê esses dois anos representados como "um falhanço por culpa própria de JJ". No fundo este texto podia ter sido escrito por JJ: "quando ganho o mérito é só meu, se os outros ganham eu é que falhei…"

    De facto VP e JJ estão nos antípodas da reputação em Portugal: JJ é o melhor que já existiu, VP nunca passará de um adjunto reles que teve a sorte de vencer com falhanços do SL Benfica. Pensar assim é fabuloso.

    • Rabensandratana
      Posted Março 14, 2014 at 6:39 pm

      Concordo plenamente com o porquinhodaindia, Vìtor Pereira é um grande treinador tenho imensa pena de ter saído da maneira como infelizmente saiu, merecia muito mais respeito pelos simpatizantes e sócios portistas.

      NO frente-a-frente JJ raramente se superiorizou ao VP, já que o SLB cada vez que jogava com o FCPORTO amedrontava-se todo.

    • João
      Posted Março 14, 2014 at 6:21 pm

      Mais confrontos directos, que se excluirmos Taça da Liga e arrancadinha a ferros, nunca venceu o VP.

    • LuisSousa
      Posted Março 14, 2014 at 5:12 pm

      Concordo plenamente! Se formos pela lógica de que o JJ perdeu os outros campeonatos apenas por culpa própria, esse mesmo argumento pode ser utilizado este ano, visto que o FC Porto ter estado com 5 pontos de vantagem e os ter perdido por culpar própria ou do seu (ex-)treinador

    • Anónimo
      Posted Março 14, 2014 at 5:11 pm

      Discordo da tua avaliacao de JJ mas concordo com o que dizes de VP. O Porto e bi-campeao porque as equipas de VP eram de facto praticamente imbativeis.

      O ano passado falhamos por culpa propria e chegamos a penultima jornada com menos pontos do que podiamos e voces com mais do que deviam. Na ultima jornada ha aquele "penalty" contra o Pacos, em que nao e falta, a ser seria fora da grande area e contra uma equipa treinada pelo vosso proximo treinador. Ha muito coisa que se pode culpar o JJ mas ha coisas que nenhum treinador pode resolver.

      Jonas

  • Homero Ramos (Polameiro City)
    Posted Março 14, 2014 at 4:06 pm

    Para mim este ano ganha o campeonato e põe-se a milhas, pela porta grande, senão o ano passado teria saído mas não com o mediatismo de um campeão

  • Tiago Quintas
    Posted Março 14, 2014 at 4:01 pm

    Nem mais, a coesão da equipa é fenomenal, as ideias de JJ em termos defensivos são excelentes (dos melhores na Europa) e os movimentos da equipa a atacar são dor de cabeça atrás de dor de cabeça para as defesas, para não falar do facto de ter à sua disposição jogadores excelentes individualmente.

    Em resumo, um grande treinador, que como ser humano deixa muito a desejar, seja em educação ou maneira de ser, não tem nível nenhum, a maneira como empurra o Shéu, o Raul, e fala com o Rui Costa, se eu fosse presidente metia-o na linha ou então ele podia ir para o Porto ou outro sitio qualquer, como quisesse ou lhe apetecesse….

  • Xis
    Posted Março 14, 2014 at 3:56 pm

    Este artigo diz tudo! Não podia concordar mais.

  • Rabensandratana
    Posted Março 14, 2014 at 3:50 pm

    O JJ é um bom treinador, acho que é inegável, mas sempre se achou o melhor de todos e na verdade não passa de um simples bom treinador.

    JJ nunca mudará o seu feitio e a sua sobranceria, quando se tem um ego maior que o planeta Terra, só pode dar em desgraça, foi o que passou no ano passado.
    Eu pensava que ele tinha apreendido alguma coisa este ano, até teve alguns discursos em que dava a entender que tinha aprendido com os erros do passado, mas infelizmente ontem constatei o oposto e verifico que o JJ continua a ser o maior da estrada de Benfica ou do Alto dos Moinhos apenas isso.

    JJ pensará sempre que é o melhor de todos e isso para mim é uma mentira total.

    • Renato
      Posted Março 14, 2014 at 4:59 pm

      Ele mostrou-se mais humilde porque as coisas estavam a correr mal agora que está em primeiro acabou-se a humildade… até perder um ou dois jogos outra vez

  • Tiago Madeira
    Posted Março 14, 2014 at 3:48 pm

    Custa-me que associem o fracasso da última época à falta de humildade do Jorge Jesus, não teve nada a ver com isso, e quem vê futebol dia-a-dia sabe do que falo. Concordo que com a ideia que lhe falta humildade mas um Benfica forte não se constrói de um dia para o outro, ele fê-lo em pouco mais de dois anos, e daqui para a frente os titulos irão chegar, não tenho dúvidas nenhumas.

    • Vermelho
      Posted Março 15, 2014 at 3:23 am

      João, o Benfica entrou em campo contra o Estoril de rastos… para além de 11 já alterado, já haviam jogadores a arrastar-se, que aliado ao Artur e burrice do C.Martins nesse jogo, originou a perda de pontos crucial.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 14, 2014 at 10:16 pm

      Importa também recordar que antes do jogo do Estoril houve a vitória no Funchal e os pulinhos no final do jogo a festejar nunca percebi bem o quê (para mim é o momento da temporada)…

    • Anónimo
      Posted Março 14, 2014 at 7:11 pm

      A época passada foi aquela em que Jorge Jesus teve mais mérito, ou já se esqueceram que saíram witsel e javi à última da hora e ele teve que reconstruir a equipa. A única coisa que lhe aponto é que Matic e Enzo jogaram demasiado tempo, mas, de qualquer forma, jogar em 3 competições até ao fim é de um desgaste psicológico tremendo e sempre com o Porto "à espreita". Recordo apenas que o Villas-Boas ganhou tudo, mas tinha o campeonato resolvido e o FC Porto tem uma mentalidade que o SL Benfica ainda está a tentar adquirir.

      Miguel Bravo

    • Ace-XXI
      Posted Março 14, 2014 at 5:49 pm

      O Benfica entrou em campo contra o Estoril como se já fosse campeão e essa atitude saiu cara… De resto execelente artigo, JJ é realmente 1 grande treinador embora também temos de reconhecer que a nível financeiro são lhe dados meios que poucos no futebol português tiveram e que a nível de champions os resultados deixam a desejar.

      Sinceramente pensei que com a derrota o prazo de validade de JJ no slb tinha passado e o inicio da época estava a provar isso mesmo acabou por ser a queda do fcp de Fonseca e recuscitar JJ

    • João Lains
      Posted Março 14, 2014 at 4:33 pm

      Que culpas lhe podem culpar no empate com o Estoril? Será ele o responsável pelo frango Artur ou pela expulsão do Carlos Martins? Será ele o responsável por ter montado uma estratégia que funcionou durante mais de 90 minutos frente ao Porto? Acho que estão a ser um pouco injustos com o Jesus.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 14, 2014 at 4:10 pm

      O único troféu que o Benfica perdeu por azar foi a Liga Europa,de resto…Falta de humildade e de capacidades do Jesus.

    • porquinhodaindia
      Posted Março 14, 2014 at 4:07 pm

      Caro Tiago Madeira,

      O "daqui para a frente os títulos irão chegar" ouviu-se no final da época 2009/2010…

  • Anónimo
    Posted Março 14, 2014 at 3:46 pm

    Concordo plenamente com o autor. Mas cheira-me que neste caso o ditado 'Burro velho não aprende línguas' aplica-se lindamente a este caso. JJ já não vai para novo e caso ele tivesse ambição de treinar outro grande clube fora de Portugal já teria aprendido a falar (já nem digo português) inglês. E logo ele que tinha tudo para fazer sucesso lá fora e subir ainda mais a cobiça pelo treinador Português…

    Gomes

  • G
    Posted Março 14, 2014 at 3:45 pm

    99% de acordo…o campeonato ganho com nota artista máxima é que discordo. Só mesmo no fim o SLB foi campeão com fraca oposição (Braga foi segundo).

    • Paulo Pereira
      Posted Março 15, 2014 at 12:35 pm

      O FC Porto de Villas Boas não foi simplesmente superior ao Benfica. Foi TREMENDAMENTE superior. Viu-se uma superioridade do Porto em relação ao Benfica como eu nunca vi.

      Já nos anos de Vítor Pereira, o FC Porto e o Benfica eram de qualidade semelhante. O Benfica tinha um futebol mais atraente, o do Porto era mais eficaz.

      Relativamente à época de 2009/2010, nunca viu ninguém a dizer que tinha sido espetacular? Olhe que eu ouvi e não foram poucas vezes…

    • Vermelho
      Posted Março 15, 2014 at 3:21 am

      Seria feio porque é a única época em que o Porto (dos últimos 4 anos) esteve superior ao Benfica. Fora os títulos entregues, o Porto não era mais equipa que o Benfica, apenas cagança do JJ. Com esses dados todos vê-se isso, e sim, a época foi boa, dois troféus onde o principal foi obtido, não é bom? Não li ninguém a dizer que foi uma época espectacular, vi foi dizerem que praticaram excelente futebol (que não apareceu em alguns jogos e originou umas perdas de pontos, obrigando a disputar o campeonato até ao fim contra um super Braga).

    • Paulo Pereira
      Posted Março 14, 2014 at 7:15 pm

      Nunca percebi a exaltação que os benfiquistas fazem à época de 2009/2010. O que é que teve de tão espetacular? Foi uma boa época e ponto final, não mais do que isso. Se não veja-se:

      – Na Taça de Portugal, foi eliminado logo na 4ª eliminatória, pelo Guimarães, em casa.

      – Na Liga Europa, foi eliminado nos quartos-de-final pelo Liverpool, tendo averbado uma derrota pesada em Inglaterra (4-1).

      – Ganharam a Taça da Liga (vencendo o Porto na final por 3-0), o que é positivo; não é, no entanto, um troféu muito importante.

      – Ganharam o Campeonato, que era o objectivo principal da época; no entanto:

      1) Só o conseguiram na última jornada;
      2) Nos confrontos directos com o Porto (3º) e Braga (2º), não se superiorizaram.
      3) Fizeram 76 pontos. O Porto de Vítor Pereira de 2011/2012 só fez menos 1 (75) e o de 2012/2013 até fez mais 2 (78).
      4) Marcaram 78 golos e sofreram 20 (diferença de 58). O Porto de Vítor Pereira de 2011/2012 só marcou menos 9 (69), sofrendo até menos 1 (19) (diferença de 50). Já o de 2012/2013 só marcou menos 8 (70), tendo sofrido menos 6 (14) (diferença de 56).

      Reparem que estou a compara com os FCP's do Vítor Pereira. Até seria feio comparar com o FCP de Villas Boas.

    • Anónimo
      Posted Março 14, 2014 at 5:07 pm

      Oi? Fraca oposicao? Fomos melhores que a concorrencia, mas o campeonato foi muito disputado e que o Braga como o Porto tinham grandes equipas, por exemplo.

      Jonas

    • barinho
      Posted Março 14, 2014 at 4:52 pm

      O Braga com a pontuação que fez (71 pontos) seria campeão em 10 das anteriores 12 épocas (fazendo a conversão nos campeonatos a 18).Portanto foi tudo menos fraco e seria mais forte ainda não fosse o castigo do Vandinho e lesão do Mossoró.

    • Jorge
      Posted Março 14, 2014 at 4:13 pm

      Isso nao faz sentido. Com os pontos que fez, o Braga teria sido campeao em qualquer campeonato ate entao desde que se passou a disputar com 16 equipas

    • Xis
      Posted Março 14, 2014 at 3:58 pm

      Fraca oposição !? O Braga até pode não ser considerado um grande, mas naquele ano foi enorme e não fosse um Benfica ainda mais enorme, e o Braga teria sido campeão.

  • Anónimo
    Posted Março 14, 2014 at 3:44 pm

    Nao podia concordar mais com o que foi dito aqui! é que é, literalmente, tudo o que disseste sem acrescentar nem tirar nada.

    Miguel R.

  • slb1994
    Posted Março 14, 2014 at 3:37 pm

    Eu penso mais assim: se Leonardo Jardim fosse treinador do Benfica nestes últimos anos, provavelmente estaríamos a lutar pelo terceiro titulo consecutivo.

    • Sergio Velez
      Posted Março 14, 2014 at 8:02 pm

      André Sousa , só te digo isto nos temos 3 penaltys a favor e vocês 8 ou 9 :)

    • André Sousa
      Posted Março 14, 2014 at 7:21 pm

      Jonas "Erros de arbitragem" é preciso ter uma lata que nem te digo nem te conto. Por acaso não conheces um senhor chamado Capela? provavelmente não. Este ano, o Benfica tem sido de longe a equipa mais beneficiada, contra o FC Porto ficaram 2 penáltis por marcar contra o Benfica e um fora-de-jogo ou lá o que foi escandaloso. Tira as palas.

    • FÁBIO COSTA
      Posted Março 14, 2014 at 6:30 pm

      Falam dos "Pontos a mais" do Porto, mas não querem falar do célebre jogo contra o Sporting?

    • Anónimo
      Posted Março 14, 2014 at 5:05 pm

      Acho que estas errado slb1994. O que falhou nos ultimos dois campeonatos foi termos facilitado contra o Porto de VP, outro dos melhores tecnicos portugueses dos ultimos anos. O ano passado por exemplo, o Porto chegou a penultima jornada com "pontos a mais", quer pelos erros de arbitragem (as celebres maozinhas do Alex Sandro e do Danilo nas primeiras jornadas….) quer porque nos falhamos a nossa obrigacao de vencer ao Estoril em casa. Se ganharmos este ano foi porque o Porto falhou muito, nao porque nos estamos a fazer mais pontos do que o esperado.

      Do LJ, que so sigo com alguma atencao neste ano, ja lhe vi varias falhas, desde desistir de ter meio campo para jogar com dois pontas de lanca (erro crasso!) a apostar em jogadores sem continuidade, desmotivando-os (Carrillo vs WE por exemplo) e defensivamente acho que depende mais da boa forma de WC do que de alguma estrategia palpavel de cobertura e compensacao. Nao acredito que com ele tivessemos ganho muito mais do que ganhamos com JJ.

      Jonas

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 14, 2014 at 4:09 pm

      Nem mais. Assim como facilmente diria mais 3 ou 4 nomes Portugueses que estariam a lutar pelo tri-campeonato também.

    • Tiago Quintas
      Posted Março 14, 2014 at 4:04 pm

      O Jardim é um técnico competente, eu não gosto da maneira como ele monta o ataque do Sporting, mas também com o que ele tem para lá é difícil montar seja o que for…

  • Pedro
    Posted Março 14, 2014 at 3:29 pm

    Mantenho a ideia que tenho desde que ele treinava o Belenenses: o Sporting só volta a ser campeão quando o Jesus for o treinador.

Deixa um comentário