Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«O Mónaco não é importante para o futebol francês»; Hamilton conquista 1.ª pole da temporada; Rafa na melhor equipa da Liga Europa

O gverreiro continua a ganhar cotação na Europa.
Rafa Silva integra o melhor 11 da semana na Liga Europa. O extremo do Sporting de Braga, que marcou na goleada ao Fenerbahçe, faz um trio de ataque de luxo com Aduriz e Aubameyang. O Sparta Praga com 3 elementos é a equipa mais representada no Dream Team para a UEFA. Onze ideal: Guarda-redes: Bicik (Sparta Praga); Defesas: Rami (Sevilha), Papadopoulos (Bayer Leverkusen) e Costa (Sparta Praga); Médios: Reyes (Sevilha), Mkhitaryan (Borussia Dortmund), Coutinho (Liverpool) e Krejci (Sparta Praga); Avançados: Rafa (Sp. Braga), Aduriz (Ath. Bilbao) e Aubameyang (Borussia Dortmund).
Concorda? Pelas afirmações do treinador português, os resultados do Mónaco importarão pouco enquanto o clube não tiver uma massa adepta numerosa e fervorosa – São curiosas as declarações de Leonardo Jardim na antevisão ao encontro com o PSG. O técnico português, para além de salientar que não espera relaxamento por parte do já campeão, constatou a falta de atenção que o Mónaco recebe por parte da imprensa francesa. “No ano passado tivemos de chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões para sermos destaque na primeira página de um jornal de grande circulação. Os nossos fãs são bons, mas são poucos e se eu fosse chefe de um jornal também daria mais destaque ao Marselha, Lyon, PSG ou Saint-Etienne. Se um dia o Mónaco estiver em posição de ganhar o campeonato, seja daqui a um ou cinco anos, vão continuar a falar mais dos outros clubes na mesma. O Mónaco não é importante para o futebol francês”, afirmou.

As novas regras na qualificação, com a eliminação progressiva dos mais lentos, a cada minuto e meio, acabou por impedir que Vettel, Raikkonen ou Rosberg tentassem sequer bater o tempo do campeão do Mundo –  Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou hoje a sua 50.ª ‘pole position’ da carreira, assegurando o primeiro lugar da grelha de partida para o Grande Prémio da Austrália, primeira prova do Mundial de Fórmula 1 de 2016. Nico Rosberg ficou em 2.º. Com a dupla da Ferrari, Vettel e Raikkonen a ocuparem a segunda linha da grelha de partida à frente do holandês Max Verstappen (Toro Rosso).

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Março 19, 2016 at 1:22 pm

    Tem toda a razão o Jardim, e investir no Monaco é um desperdicio. "ninguém" no Monaco se interessa pelo futebol e pelo clube e fora do Monaco ninguém vai ser.. do Monaco! Nem a ganhar titulos lá vão. Em França será sempre Marselha, Bordeus, St Etienne e agora PSG e Lyon.

    Jonathan

    • luis bcn
      Posted Março 19, 2016 at 2:13 pm

      …E O Mónaco não é um clube francês. Mais valia investir num clube grande do que num sem adeptos.

  • Sombras
    Posted Março 19, 2016 at 1:28 pm

    Portanto muda-se o formato da qualificação e os resultados são exactamente os mesmos. Ainda ninguém percebeu que o problema não é este?

    No dia em que os regulamentos forem mais permissivos e derem espaço à tecnologia para brilhar, voltem os reabastecimentos para isto ser uma corrida no limite e não a contar gotas talvez voltem a ter os icónicos grandes prémios.

    PS: É uma vergonha em 2016 uma modalidade de tecnologia de ponta ser transmitida em Portugal noutra coisa que não HD. Não faz qualquer sentido quando o Eurosport 1 é em HD.

    • Miguel Monteiro
      Posted Março 19, 2016 at 1:51 pm

      Sendo Vodafone e MEO ja ha Eurosport 2 HD, so na NOS e que nao ha.
      Abraço

    • luis bcn
      Posted Março 19, 2016 at 2:16 pm

      Na Nos não sei, mas na Meo pago mais porque não está no pack básico (a eurosport 2), mas é em HD.

      Mas de destacar que tanto a sic com a tvi têm dificuldades com as emissões em hd, mesmo nos canais hd fazem transmissões em 4:3. Só a RTP é que sabe dar transmissões em HD em Portugal.

    • YNWA
      Posted Março 19, 2016 at 3:16 pm

      Luis bcn a eurosport 2 hd esta no pack básico da meo.Acho que adicionaram ontem o canal no pack básico,porque eu quarta não tinha esse canal e ontem á noite já tinha.

    • Xarutos
      Posted Março 19, 2016 at 3:17 pm

      Quem tem serviço por satélite já estava habituado já que a sporttv5 em satélite não tem HD só se via em HD quando foi o mundial de rúgbi e passaram a F1 para a 2 agora se a eurosport também só transmite na 2 volto a ficar sem HD e eu que pensava que finalmente ia ver F1 em HD…mais do mesmo pode ser que quando me vierem instalar a fibra a Vodafone tenha a eurosport2 HD
      Cumprimentos

    • Sombras
      Posted Março 19, 2016 at 3:23 pm

      Actualizei a minha box e efectivamente já tenho Eurosport 2 HD. Assim sendo a ressalva fica sem efeito. Obrigado pela informação!

    • Bombas
      Posted Março 19, 2016 at 3:56 pm

      Como já foi escrito em cima, o Eurosport 2 foi recentemente atualizado para a versão em HD, sendo que, por exemplo, no meu caso, apenas quinta ou sexta tal aconteceu. Como óbvio, ouviram as reclamações dos fãs de F1 à porta do começo do campeonato e trataram do assunto.

      Quanto à história dos reabastecimentos, esteve em cima da mesa antes do início desta época e foi uma ideia chumbada tanto por dirigentes como por adeptos da modalidade. O reabastecimento, para além dos problemas de segurança (carros em chama e carros a levar a mangueira de reabastecimento consigo pela via das boxes fora) é prejudicial ao entretenimento das corridas uma vez que, com o reabastecimento, as corridas são decididas através das estratégias (ou seja, são decididas na via das boxes) e não na pista. Foram estes os dois motivos pelos quais o reabastecimento foi banido da Fórmula 1 em 2009 e são estes os dois motivos pelos quais não regressará, pelo menos num futuro próximo.

    • Xarutos
      Posted Março 19, 2016 at 4:37 pm

      Eu sou a favor dos reabastecimentos daria outro ar a corrida está bem que a Mercedes sairia prejudicada (está uns degraus acima das outras equipas ) mas o espetáculo sairia beneficiado com mais incerteza e espetacularidade nestes últimos anos só as primeiras 10 15 voltas e que interessam o resto é cumprir calendário já que até em termos de fiabilidade os carros evoluíram muito.
      Cumprimentos

    • António Guerra
      Posted Março 19, 2016 at 5:17 pm

      Primeiro, e antes de mais (já não interessa muito, visto que já está a ser transmitido em HD, mas fica explicado) a Eurosport não pode transmitir na 1, isto porque a 1 é internacional e é igual em todos os países e só na 2 é que é regional/nacional. P.e.: a Eurosport tem direitos da Liga Alemã e só transmite também na Eurosport 2. E não tenho de me queixar da cobertura, pelo menos por agora: nenhuma interrupção, intervalo, comentários decentes. A Formula 1 vai crescer se assim continuar.

      Quanto à história dos reabastecimentos, isso só teria efeito nas primeiras corridas. A partir daí as equipas seguiriam todas as mesmas estratégias, e voltaria a não ter resultados. Para quem não se lembra, nas últimas épocas de tal as corridas não ganhavam espectacularidade por isso.

      Quanto ao comentário, o problema é claramente corrida, mas a estratégia foi tentar misturar a grid para se conseguir melhor corridas. Saiu o tiro totalmente ao lado por causa de uma coisa: pneus. Este modelo até pode ser interessante na Q1 e Q2, na Q3 não funciona. A Ferrari teve de sair para a pista logo para defender a posição, pois se não saísse arriscava a partir mais de trás, e depois ficou sem pneus. Com o anterior modelo, a Ferrari era capaz de usar uns SS usados na primeira volta, voltava, trocava pneus, e usava uns SS novos numa segunda oportunidade. Assim, usou logo os SS novos para defender posição e possível eliminação e depois não tinha pneus.

      A Mercedes, como tinha poupado um jogo na Q2 (só usou um), pode fazer duas tentativas. Mas saiu ligeiramente mais cedo pelo sim pelo não, o que fez que os momentos finais fossem aborrecidos. A ideia deve cair rapidamente, e voltar ao modelo antigo, que é sempre melhor.

      Dito isto, a F1 tem um problema que é ser perfeiccionista. Não é bem verdade o que o Xarutos disse. Recordar GP como Mónaco, Malásia, USA, Hungria, tudo o ano passado e tudo grandes GP. Mas eu percebo o que ele diz: a Mercedes apanha-se a frente, as condições climatéricas não mudam, e eles ganham. Isto deve-se à elevada carga aerodinâmica dos F1 actualmente, que são feitos para rodar em ar limpo e, quando têm um carro em frente, perdem muita eficácia aerodinâmica. Isto resolver-se-ia de duas formas: regras que obrigassem às equipas a perder eficácia (muito difíceis de fazer), juntamente com utilização de uma maior performance mecânica (através de pneus, principalmente, algo que a Pirelli não parece conseguir fazer) ou mudança na qualificação, colocando os melhores carros atrás e obrigar que a construção do carro tivesse em conta uma corrida em ar "não limpo". Tentou-se a segunda, e não resultou. Para além de que ideias radicais (grelhas invertidas, p.e.) não são muito aceites.

      Mas concordo: o mau não está na qualificação. O mau é que os resultados de qualificação levam a uma corrida previsível. Veremos se este ano será melhor…quem tem memória lembra-se dos tempos da Red Bull em 2012/2013. Aí eram bem piores as corridas. Mas a F1 precisa de resolver este problema.

    • Xarutos
      Posted Março 19, 2016 at 6:01 pm

      Lembro me de em 2002 2003 2005 por vezes as corridas não eram tão "previsíveis" e que uma estratégia de 3 reabastecimentos fazia com que carros com menos performance conseguissem intrometer se entre os mais rápidos hoje e salvo as exceções que indicou em cima todas as corridas parecem ser um guião de cinema após algumas voltas salvo algum erro ou algo inesperado safety dar e mesmo assim já nem isso da muita incerteza lembro me desses anos e não havendo limitações em combustível e pneus carros fortes tinham performance fraca e carros mais fracos chegavam mais a frente mesmo o resultado ser o mesmo ao fim de algum tempo era mais um factor de espetáculo os erros na box custavam corridas
      Cumprimentos

  • Ricardo
    Posted Março 19, 2016 at 1:42 pm

    Qual foi o jogador português a proporcionar a maior transferência em Portugal? Acham que o Rafa o pode bater?

    • Anónimo
      Posted Março 19, 2016 at 1:45 pm

      Posso estar errado mas jogador português penso ter sido o Nani. De qualquer forma os valores são batidos com naturalidade ao longo dos anos e isso não significa muito. A meu ver o Rafa é este ano que tem de sair por valores altos. Não sei é que o compra, porque para um grande europeu não vai e os restantes para dar muito dinheiro é puxado. Talvez premier league?

      Jonathan

    • João Santos
      Posted Março 19, 2016 at 1:49 pm

      Assim de cabeça lembro-me do R. Carvalho e do F. Coentrão por 30 milhões, não sei se houve alguma maior. O Rafa não deve chegar a tanto, creio eu.

    • Ricardo Miguel
      Posted Março 19, 2016 at 1:51 pm

      Se nao me engano, Ricardo Carvalho e Pepe, ambos por 30. Acho que não, penso que o Braga aceitaria uns 20M (antes do Euro).

    • João Santos
      Posted Março 19, 2016 at 1:52 pm

      E o Pepe por 30 também.

    • André Dias
      Posted Março 19, 2016 at 1:58 pm

      Pepe, Ricardo Carvalho e Fábio Coentrão custaram 30M. Foram os mais caros até à data.

    • Anónimo
      Posted Março 19, 2016 at 2:04 pm

      O Renato é capaz de dar mais uns trocos que o Rafa Silva
      Vieira

    • PedroL
      Posted Março 19, 2016 at 2:04 pm

      Saida de Mahrez e entrada de Rafa? Ajusta-se ao futebol de contrataque vertiginoso do Leicester não?

      Se bem que gostava de o ver no Arsenal ou Chelsea

    • Anónimo
      Posted Março 19, 2016 at 2:18 pm

      Penso que o Rafa tem clausula de rescisão de 20M, portanto há-de sair por valores próximos a este. O que parece uma pexinxa neste momento por um jogador como ele.

      Só tenho pena que não tenha ido para o meu Sporting…

      TheUnbroken

    • Anónimo
      Posted Março 19, 2016 at 2:42 pm

      Nem me lembrei do Coentrão. O Pepe e R. Carvalho não sabia. Sendo assim o Rafa não vai passar esses valores.

      Jonathan

  • Nuno R
    Posted Março 19, 2016 at 2:07 pm

    Uma cidade (principado) com menos de 40000 habitantes, alguns dos quais devem estar recenseados por motivos fiscais… Expectável.

  • Kiel
    Posted Março 19, 2016 at 2:19 pm

    Eu cá apoio o Mónaco em França. Já há muito tempo, para não virem dizer que é por causa dos portugueses.

  • luis bcn
    Posted Março 19, 2016 at 2:19 pm

    A qualificação da F1 pode ser engraçada… mas para isso era precisos as equipas estarem ao mesmo nível. Assim a Mercedes para não gastar pneus avisa os pilotos que 4 minutos antes decidem entre eles a pole e depois boxe.

    Assim é triste, mas a "culpa" é da superioridade dos alemães.

  • Bombas
    Posted Março 19, 2016 at 4:08 pm

    QUALIFICAÇÃO // ÉPOCA DE 2016
    Hamilton 1-0 Rosberg
    Vettel 1-0 Raikkonen
    Verstappen 1-0 Sainz
    Massa 1-0 Bottas
    Ricciardo 1-0 Kvyat
    Pérez 1-0 Hulkenberg
    Alonso 1-0 Button
    Palmer 1-0 Magnussen
    Ericsson 1-0 Nasr
    Grosjean 1-0 Gutiérrez
    Haryanto 1-0 Wehrlein

    PRIMEIRAS IMPRESSÕES:
    » A Mercedes continua a dominar. Poderão estar a caminho de mais uma época com mais de 80% das vitórias como foram as últimas duas.

    » A Toro Rosso parece excelente com os motores Ferrari. O desenrolar da época mostrará até onde poderão chegar, mas o 3º lugar no campeonato de construtores parece ser o melhor cenário possível de ser concretizado e o 6º lugar o pior. Qualquer um destes casos seria excelente para a equipa.

    » A McLaren Honda está um pouco melhor que a época passada. Deverá ficar, pelo menos, à frente da Renault, Sauber, Haas e Manor no campeonato de construtores, o que resultaria no 7º lugar no campeonato de construtores, 2 lugares à frente da posição do ano passado e com mais 1 equipa no campeonato.

    » A Renault, como óbvio, ainda tem muito trabalho a fazer. Mas o carro, para além de lindíssimo, parece ser, à partida, mais rápido que o da Sauber, Haas e Manor. O 8º lugar no campeonato de construtores deverá pertencer aos franceses no final da época.

    » Pelos vistos, a Manor vai ter companhia nos últimos lugares da grelha: os estreantes da Haas. Compreensível, tendo em conta que se trata do 1º ano dos norte-americanos na Fórmula 1. Fico feliz, assim sempre têm alguém com quem lutar e alguma meta nas corridas: derrotar a Haas. Um bocado como o que se passou entre Caterham e Marussia em 2014.

    » Este ano, graças ao apoio da Mercedes à Manor e da Ferrari à Haas, a diferença entre o carro mais rápido e o carro mais lento diminuiu. O ano passado, em algumas corridas, os dirigentes da Manor tinham que pedir aos comissários autorizações especiais para participarem na corrida uma vez que o tempo que obtiam da classificação não ficava dentro do limite de 107% do tempo do carro mais rápido. Este ano, o carro mais lento (o Manor de Wehrlein) conseguiu ser quase 2 segundos mais rápido que o limite dos 107%.

    » O novo sistema de qualificação falhou. Errar é um mal necessário na tentativa de melhorar. Acredita-se que na próxima corrida, no Bahrain, voltaremos ao sistema antigo. Foram realmente vergonhosos os últimos minutos da qualificação de hoje.

    » A Fórmula 1 desilude-me, novamente: a Mercedes, ao que parece, dominará mais uma época. A Ferrari poderá até estar mais próxima, mas não está lá. É uma situação difícil pois, se por um lado, a Mercedes merece o sucesso por ter conquistado esta vantagem ao começar a trabalhar nestes novos regulamentos em 2011 e por a ter mantido desde que os novos regulamentos entraram em ação, por outro é muito mau o que esse domínio faz ao interesse geral das corridas. As últimas 3 corridas de 2015 (em que o título já estava decidido) foram das piores que vi até hoje. Se em 2016 o Hamilton voltar a ganhar o campeonato com antecedência e as últimas corridas forem do calibre dessas 3, nem ligo a televisão. E para que eu, fanático por Fórmula 1, escreva isto, é preciso que as coisas estejam realmente muito más, como estiveram nas últimas 3 corridas da época passada.

    » Para amanhã, espero uma corrida minimamente decente, apesar de que a batalha pela frente esteja praticamente decidida, uma vez mais, infelizmente. Interessante poderá ser o que os Toro Rosso farão partindo de posições tão boas na grelha e o desempenho da McLaren Honda.

Deixa um comentário