Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O monstruoso salário de Mourinho

Desta vez vai cumprir o contrato até ao fim ou irá conseguir mais uma grande indemnização (já encaixou mais de 70 ME com os despedimentos)? Para já é um grande acordo para o português, que fica garantido até 2023, e o peso de uma possível saída vai condicionar sempre as opções do pouco paciente Levy.

De acordo com a imprensa inglesa, José Mourinho vai receber 17,5 milhões de euros no Tottenham, quase o dobro dos 9,2 ME que Pochettino auferia. O português, que assinou pelos Spurs até 2023, mesmo assim terá um ordenado inferior aos mais de 20 milhões que recebia em Manchester.

48 Comentários

  • André Dias
    Posted Novembro 20, 2019 at 10:31 am

    Em Manchester, depois da última renovação de contrato, ganhava 25M por ano. É óbvio que a sua cotação baixou e o salário acompanha mas não deixa de ser um valor fantástico, principalmente para alguém que está parado há quase 1 ano e foi despedido dos seus dois trabalhos anteriores.

    • Jorx17
      Posted Novembro 20, 2019 at 12:36 pm

      Foi despedido dos dois últimos trabalhos: 1 como campeão e outro como vencedor da liga europa

      • André Dias
        Posted Novembro 20, 2019 at 12:55 pm

        Não deixou de ser despedido.

      • E Jorge
        Posted Novembro 20, 2019 at 1:46 pm

        Ou seja, o objectivo agora é transformar a liga europa em algo do outro mundo, assim como fizeram com a Taça do Rei em Espanha…”Tá serto” hahaha

        A mesma liga europa que o Sevilha ganhou 3x seguidas e sem gastar milhões em Pogba e mais uns tantos jogadores já feitos…

        Por favor, o United é o maior clube de inglaterra e não contratou o Mourinho e investiu milhões, por causa da Liga Europa. Nenhum clube tornou-se colosso por causa da liga europa…É que NENHUM mesmo. O United não chegou ao topo a ganhar ligas europas e nem voltou ao topo por causa da liga europa com o Mourinho.

        • André Dias
          Posted Novembro 20, 2019 at 2:22 pm

          O problema é ignorar-se (ou esquecer-se) que o Man Utd era o principal favorito em prova e mesmo assim venceu a Liga Europa a jogar bastante mal. Os adversários foram Saint Etienne (total de 4-0), Rostov (total de 2-1), Anderlecht (total de 3-2), Celta (total de 2-1) e Ajax (2-0 na final).

          Agradeço imenso a Mourinho por ter conquistado a primeira LE do clube mas realmente tem-se feito deste título algo de extraordinário só para valorizar a passagem de Mou por Old Trafford.

          • J Silver
            Posted Novembro 20, 2019 at 5:10 pm

            Quantos mais anos se passarem sem o United cheirar nada mais valor se vai dar a essa época de Mourinho.

            • André Dias
              Posted Novembro 20, 2019 at 5:34 pm

              Porquê?

              • J Silver
                Posted Novembro 20, 2019 at 7:52 pm

                Posso estar errado mas prevejo uma seca de títulos no futuro do United, fruto do destroço que a identidade do clube sofreu juntamente com a força do City e Liverpool, a reconstrução do Chelsea e agora a aposta dos Spurs em Mourinho. Ou seja, daqui a uns 10 anos, os últimos títulos ganhos pelos Red Devils serão precisamente esses do português. Mais uma vez, posso estar equivocado mas não me parece que futuras estrelas queiram ir para o United em detrimento dos outros grandes da BPL e essa perda de estatuto sai muito cara numa liga como a inglesa.

                Ganhar aqueles títulos foi melhor que nada quer antes quer depois de Mourinho aquilo que o clube ganhou foi bola. Daí se valorizar a passagem dele pelo clube.

                Atenção, eu também considero que ele desiludiu, sobretudo porque daquela personagem esperam-se sempre títulos gordos. Mas fez melhor do que os anteriores e do que o posterior até ver, o que revela ainda mais sobre o plantel e a direcção. Com um ManU em condições normais, Moyes, Van Gaal e Solskjaer ganhariam taças e a LE ao passo que Mourinho ganharia a PL e lutaria pela champions. O problema é que o clube está completamente à deriva em relação aos valores que Sir Alex trazia.

                • André Dias
                  Posted Novembro 20, 2019 at 9:39 pm

                  Van Gaal e Mourinho chegaram como treinadores cotados com um palmarés de respeito. Juntos fizeram 5 épocas, gastaram mais de 800M em transferências e conquistaram Taça de Inglaterra, Supertaça, Taça da Liga e Liga Europa. Pode-se dizer que foram os 4 títulos mais caros da história, principalmente se incluirmos os salários de ambos.

                  Ferguson é uma lenda e o grande responsável pela dimensão actual do clube mas deixou um plantel em final de ciclo a precisar de ser renovado. De Gea, Phil Jones, Chris Smalling (emprestado), Ashley Young e Jesse Lingard são os únicos jogadores que foram campeões em 12/13 e ainda pertencem aos quadros do clube. Estou a referir isto para justificar a quantia que Van Gaal e Mourinho investiram, era algo necessário e os valores eram inevitáveis no mercado actual, e para mostrar o quanto a equipa mudou.

                  Mas se vamos elogiar treinadores que ganham títulos no pós-Fergie então vamos também responsabilizá-los pela perda de identidade e valores do Manchester United.

                  Solskjaer é um treinador completamente diferente dos seus antecessores. É inexperiente, não tem um palmarés de respeito e chega ao clube na condição de interino por ser um ícone do clube. Mas tem algo que os seus antecessores não tinham. Sabe exactamente qual é a filosofia que deve predominar no Man Utd, seja a nível de filosofia de jogo, contratações ou simplesmente a forma de estar no futebol. Ainda não fez uma época inteira para podermos tirar as devidas conclusões. Tudo indica que é um treinador sem mãos para um clube desta dimensão. Mas deixem-no criar uma base e recuperar a cultura que reinava com Ferguson, contratem um treinador que respeite essa cultura (Pochettino) e trabalhe sobre ela e o clube voltará ao sucesso.

                  Discordo totalmente quando dizes que o Man Utd está à deriva. Eu cá acho que finalmente está no caminho certo. Pode levar alguns anos, é certo, mas duvido seriamente que não se conquiste nada na próxima década se o clube seguir este rumo.

          • Mantorras
            Posted Novembro 20, 2019 at 6:03 pm

            O que importou nessa vitoria, mais que tudo, foi a ida a champions salvo erro.

            • André Dias
              Posted Novembro 20, 2019 at 6:33 pm

              Importou tudo. Troféu inédito para o clube, qualificação para a Champions e a mentalidade vencedora que deu à equipa (mesmo que não tenha tido depois continuidade).

      • DM
        Posted Novembro 20, 2019 at 7:24 pm

        Foi despedido com 10 vitórias em 24 jogos pelo monstro inglês. Ganhou a LE no primeiro ano de MU e nesse ano ficou em 6°. Não há um adepto do MU que diga que foram 2 anos e meio bons, até porque LE para o MU e como a taça da liga para os grandes, não salva uma época, é irrelevante

  • Goncalo Silva
    Posted Novembro 20, 2019 at 10:45 am

    Ridículo. Mourinho só tem acumulado indemnizações e mesmo assim fazem-lhe a vontade. O Mourinho é que devia negociar com o Tottenham, e não o contrário.

    • Capitao Nascimento
      Posted Novembro 20, 2019 at 11:29 am

      Ridículo é este comentário, que se saiba foi o Tottenham que contratou o JM e não o contrário, logo as condições do contrato são negociadas. O mais provável é este valor ter sido negociado por ambas partes, e se eles não se indignaram e fecharam contrato quem és tu para achar isto ridículo?

      • B.Guima
        Posted Novembro 20, 2019 at 11:39 am

        Capitão Nascimento, estou plenamente de acordo contigo.
        Quando falam em “acumulação de indemnização” até parece que o Mou nas passagens desses clube foi um autêntico insucesso e só buscou a indemnização, porém faço a questão ao Goncalo, qual foi o clube que o Mourinho não ganhou nenhum título na sua passagem em Inglaterra ?!…
        Talvez o critério está baseado muito nessa resposta, talvez.
        Não existe 1 adepto do spurs que daqui a 2,5/3 ano se importe do clube pague outra indemnização choruda ou Mou, mas nesse tempo ganhe um LE ou campeonato ou qualquer outro troféu em Inglaterra, porque troféu nessa zona de Londres nem vê-los a décadas.

      • Goncalo Silva
        Posted Novembro 20, 2019 at 11:43 am

        Não digo que o Mourinho tenha feito mal, atenção. Mas se formos a ver, o Pochettino fez um excelente trabalho e tinha muito mais critério para pedir estes valores que o atual Mourinho. Assim já se percebeu o porquê de ninguém ter pegado nele neste tempo todo.
        Ridícula foi a decisão do Tottenham de, mesmo nestas condições, ter avançado para o Mourinho, apesar de claramente não valer isso tudo.

      • Ricard0
        Posted Novembro 20, 2019 at 11:45 am

        Quem é o Gonçalo? Talvez um adepto do clube ja pensaste nisso?
        Entao essa tua lógica está maravilhosa. Se a direção concorda e decide alguma coisa em termos de contratações quer seja de treinadores ou jogadores, os adeptos do respetivo clube não podem achar ridículo?
        Apoio o Sporting, e acho ridículo que se tenha pago 8M ou o que foi pelo Diaby e ele que ele receba o que recebe. Mas como o Sporting e o Diaby acordaram tudo e nenhum dos 2 achou ridículo, entao eu, enquanto adepto, nao posso achar?
        Ja sabem malta, tudo o que a direção do vosso clube fizer, aqui o Capitão Nascimento diz que nao sao ninguém para achar ridículo porque a direção não achou

        • Goncalo Silva
          Posted Novembro 20, 2019 at 3:34 pm

          Não vou tão a fundo Ricard0. O que o Capitão Nascimento quis dizer é que apesar das indemnizações o Mourinho teve sempre algum sucesso nos clubes por onde passou.
          Eu acho que todo este risco é desnecessário, ainda por cima pagando o que se paga, e a situação atual de Mourinho jogava contra ele nas negociações.
          Agora Mourinho irá com certeza trazer coisas boas, em que seja o aumento do interesse da imprensa no clube e de certos jogadores em quererem ir para lá. Neste momento Mourinho é o treinador e por isso como adepto devo apoiar e só fazer julgamentos no fim.

      • Empaler
        Posted Novembro 20, 2019 at 11:52 am

        Pode muito bem achar ridículo tal como eu acho.

  • Dca
    Posted Novembro 20, 2019 at 10:55 am

    O Tottenham há quanto tempo não ganha um troféu? Levy sabe que com ele está sempre mais perto e pela forma como esta situação foi gerida, estes contactos já se tinham iniciado há algum tempo.

    • Estigarribia
      Posted Novembro 20, 2019 at 1:19 pm

      Dca,

      Pelas pesquisas que andei a fazer, o Tottenham não vence a Premier League desde a época de 1960/1961, a FA Cup desde a época de 1990/1991, a Community Shield desde o ano de 1991 e a Taça da Liga Inglesa desde a época de 2007/2008.

      Saudações Leoninas

      • Dca
        Posted Novembro 20, 2019 at 1:58 pm

        Obrigado!! Mais me ajudas! Com Mourinho não tenho dúvidas de que vai ganhar!

        • Estigarribia
          Posted Novembro 20, 2019 at 2:42 pm

          Mourinho tem plantel para ganhar títulos no Tottenham e tenho a certeza que os jogadores vão dar tudo em campo pelo técnico e pelo clube. Se há treinador que consegue puxar pelos jogadores, como aconteceu no FC Porto, no Chelsea (1ª passagem) e no Inter, esse treinador é, claramente, José Mourinho.

          Saudações Leoninas

  • HeberPrincipe
    Posted Novembro 20, 2019 at 11:48 am

    Tottenham enlouqueceu

  • O Comendador
    Posted Novembro 20, 2019 at 12:14 pm

    “Ah e tal, a academia, os adeptos apaixonados…”

    Sei.

  • Francisco Torgal
    Posted Novembro 20, 2019 at 12:45 pm

    Levy não me parece pouco paciente, apesar do bom futebol e resultados a falta de títulos do Pochettino durou 5 anos.

    • Flavio Trindade
      Posted Novembro 20, 2019 at 2:10 pm

      Certissimo.

      Aliás, Levy é até exasperantemente paciente sempre em benefício do clube.

  • T. Pinto13
    Posted Novembro 20, 2019 at 1:33 pm

    A verdade é que os Spurs vão finalmente voltar a ganhar títulos e todos sabemos que o Mourinho pelo que representa será sempre um treinador caro.

  • Manchester Is Red
    Posted Novembro 20, 2019 at 1:36 pm

    A mal ou a bem, Mourinho ganhou SEMPRE por onde passou (ok sem contar com a passagem pelo Benfica e Leiria).

    Os Spurs, se quiserem voltar a vencer, fazem bem em contratar o português. No United foi crucificado e a experiência acabou por correr mal, mas ainda assim saiu de lá com uma Supertaça, Taça da Liga e Liga Europa…

    Nestes clubes, por vezes, basta começar com a conquista de uma Taça de Inglaterra ou Taça da Liga para despontar algo maior.

    Os Spurs estão há 11 anos sem ganhar um título, mas com Mourinho estarão certamente mais perto.

  • Nuno Pereira
    Posted Novembro 20, 2019 at 1:39 pm

    O Mourinho foi anunciado rapidamente. Logicamente que ja haviam jogadas de bastidores, o que demonstra que o Pochettino ja tinha guia de marcha ha mais tempo do que pareceu.

  • Af2711
    Posted Novembro 20, 2019 at 1:54 pm

    E Mourinho estava 11 meses desempregado…

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Novembro 20, 2019 at 2:18 pm

    Salário estratosférico. Veremos se isto estará aliado a uma vontade de investir no mercado mais acentuada. Recordo que o Tottenham é um dos clubes de topo que menos mexe.

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 20, 2019 at 2:21 pm

    Desde que saiu a notícia hoje de manhã são já 5 posts a falar de Mourinho…Dá quase 1 por hora e isto só no VM.

    Desses 5, 3 são…

    “O contrato monstruoso”
    “Os reforços para Janeiro”
    ” E o velho nunca treinaria o Tottenham”

    Isto só no VM, porque nos fóruns e imprensa está a ser o delírio.

    Its a field day for the haters!

    • Estigarribia
      Posted Novembro 20, 2019 at 2:40 pm

      Flavio,

      É aquilo que se chama o ‘efeito Mourinho’. Sem contar com Pep Guardiola e Jürgen Klopp, se há treinador que mexe, e de que maneira, com a imprensa desportiva, quer portuguesa, quer internacional, é José Mourinho, deiam as voltas que derem.

      Agora deixo a seguinte pergunta no ar: qual será o próximo treinador que mexerá desta maneira com a imprensa desportiva? Fica a pergunta a quem souber responder.

      Saudações Leoninas

      • Pipo
        Posted Novembro 20, 2019 at 3:57 pm

        Há outro que mexe tanto na imprensa nacional, e provavelmente na Brasileira daqui para a frente: Jorge Jesus :)

      • Flavio Trindade
        Posted Novembro 21, 2019 at 12:51 am

        Como Mourinho só mesmo Jesus como referiu o Pipo tem o mesmo nível de impacto mediático.

    • HeberPrincipe
      Posted Novembro 20, 2019 at 4:04 pm

      Chama-se mediatismo

    • Kafka
      Posted Novembro 20, 2019 at 5:10 pm

      E desde quando ser mediático em plena era da globalização serve para aferir a qualidade no momento de um profissional?

      Achar que o Mourinho, o Zé da Esquina ou o Sacchi são bons porque vendem jornais é só ridículo e de quem não percebe nada de futebol e acha que o Mundo se resume às redes sociais

      A carreira do Mourinho fala por si mesmo, não é por ser notícia que é bom ou mau, senão a Kardashian não dava hipótese a quase ninguém no Mundo, fosse em que actividade profissional que ela entrasse, nenhuma mulher no Mundo consegue mais likes que ela, até uma ida da Kardashian à casa de banho e notícia nas redes sociais, secalhar devia ir trabalhar para a bolsa pois de certeza que faria mais capas de jornais que qualquer trader que trabalhe na bolsa de Nova York

      Saiam dessa bolhinha das redes sociais, há vida para além disso, Mourinho é um dos melhores de sempre pelo que fez no campo, não por ser notícia de hora mas hora

      • brunobarros
        Posted Novembro 20, 2019 at 7:26 pm

        E onde é que alguém falou sobre a qualidade do Mourinho? Aqui falou-se apenas do mediatismo que este tem à sua volta. E não foi dita mentira nenhuma. É, provavelmente, o treinador mais mediático do mundo (a fazer-lhe frente só mesmo Pep e Klopp, como já foi dito). Isto de implicar só por implicar tem muito que se lhe diga, mas vindo de quem vem…

        • Kafka
          Posted Novembro 20, 2019 at 8:09 pm

          E o que é que ser mediático importa para o que realmente importa que é a qualidade?

          O problema é que tu, o Flávio e todos os milennials medem qualidade em função de likes no twitter, instagram e Facebook e não em função do trabalho desempenhado, só assim se compreende a conversa da treta do Flávio que segundo ele, está a ser um dia dificil para os haters porque o Mourinho faz noticias de hora a hora, que piada…isso é mesmo conversa de garoto e que acha que um individuo é bom ou mau em função dos likes que tem ou do número de vezes que o nome aparece no google, do estilo “tenho mais likes que tu no Instagram, logo sou melhor que tu, toma toma”

          • Flavio Trindade
            Posted Novembro 20, 2019 at 10:41 pm

            Eu Millenial?

            O Kafka como sempre a falar do que não sabe e a interpretar o que se escreve tendo em conta os seus próprios parâmetros.

            Mas da minha parte o meu muito obrigado por achares que sou mais novo…

          • PedroS
            Posted Novembro 20, 2019 at 11:05 pm

            As clássicas generalizações à la Kafka.
            Ok boomer.

          • Estigarribia
            Posted Novembro 21, 2019 at 11:29 am

            Kafka,

            Aqui ninguém está a dizer que o Mourinho não tem qualidade, porque nem é isso que está em causa (todos sabemos que Mourinho tem qualidade), mas apenas foi referido que o Mourinho é um dos treinadores mais mediáticos dentro do mundo do futebol, juntamente com Guardiola, Klopp e Jesus.

            Agora um aparte: os teus comentários antes davam gosto em ler e até se aprendia alguma coisa com eles, mas ultimamente têm sido mais a destilar ódio contra o CR7 ou contra users ou então de uma bajulação extrema ao Jorge Jesus (é um bom treinador, sem dúvida, mas não queiram fazer dele a última bolacha do pacote). Vê se começar a fazer comentários sem desrespeitares os users aqui do blog e a respeitares as suas opiniões, sejam minhas, do Flavio ou de outros users.

            Saudações Leoninas

  • Knox_oTal
    Posted Novembro 20, 2019 at 2:38 pm

    Primeiro que tudo penso ser um bom clube para Mourinho se este souber gerir o seu pior inimigo… o seu próprio ego! O “Special One” é realmente especial e com muito conhecimento e competência, sem dúvida alguma um dos melhores deste século (e muito provavelmente um dos melhores de sempre, aqui é mais subjectivo mas é legítimo) e integrante de um grupo restrito de treinadores que contribuíram de facto para a evolução do futebol! No entanto, nos últimos anos da sua carreira perdeu-se em questões menores e de ego, não conseguindo fazer valer uma das suas melhores qualidades… galvanizar os balneários à sua volta e potenciando o individual em prol do colectivo!

    Há quem diga que isso se deve ao facto de estar desactualizado e estagnado, e não concordo! Em termos de conhecimento este senhor deve a muito poucos, simplesmente o que mudou foi o perfil dos grandes jogadores e, aí sim, Mourinho não soube lidar com isso! Cada vez mais os principais craques são “clubes” ou “empresas” em si mesmo, têm uma imagem mediática para alimentar e pôr em evidência, mesmo que por vezes seja contraproducente para a equipa e/ou clube (um caso flagrante é o de Pogba no Man United, que tantos problemas causou a Mou). Ora como Mourinho brilhou sempre num contexto onde o maior destaque era força colectiva das equipas que montava (FCP, 1ª passagem pelo Chelsea, Inter, alguns momentos no Real), onde até os craques se sacrificavam em prol do todo e a maior figura mediática e onde se centravam as atenções era ele próprio, a partir do momento em que foi obrigado a dividir esse “palco” com os jogadores-diva de agora, a coisa começou a correr mal! Veja-se os problemas que teve com Cristiano no Real (é inegável que CR7 tem dificuldades a partilhar o spotlight), com Hazard (o tal que não gosta de treinar e volta-meia dava entrevistas a relembrar o que o seu sonho mesmo era ir para o Real) ou, o caso mais gritante, com Pogba nos Reds Devils (jogador que sinceramente me parece nas tintas se o seu clube tem sucesso ou não)!!!

    Esta quase obsessão por Mourinho em ser SEMPRE o centro das atenções, com algumas posturas algo ridículas em conferências, entrevistas ou como comentador, já lhe custaram algum crédito da sua ilustre carreira! Espero que a idade lhe ensine a domar melhor esse seu lado narcisista, mas “não meto as mãos no fogo” eheheh

    Falando em particular desta sua escolha pelo Tottenham, pode correr certo pois o clube tem poder de compra, tem estatuto, tem um grupo de jogadores experientes e talentosos mas muito virados para o colectivo (talvez Dele Alli seja aquele que Mou tenha que “formatar” um pouco) e, outra vantagem, não há tanta pressão como havia no Man United ou até no Chelsea na sua 2ª passagem. Se tiver paciência e souber temperar o seu ego, a equipa londrina poderá bem subir de patamar competitivo consigo! Ok, duvido que os Spurs ganhem a Premier com este Liverpool de Klopp ou os citizens de Pep, mas claramente ganham outra embalagem para ganhar troféus (uma competição europeia, taças internas) e dar-lhes a cultura de vitória que tanto precisavam! Para seguir…

    Quanto ao salário, quer dizer é o padrão habitual de Mourinho, se o querem tem que pagar e não pouco! E se o querem mandar embora, também tem que pagar a rigor! Isso é conhecido dos clubes, por isso não há muito a dizer! Nem acho sequer que isto lhe cause pressão, Mourinho sabe valorizar-se e de certeza que para si é o salário mais do que merecido! E se correr bem, terá toda a razão!

    Quanto aos rumores de contratações, bem só vejo real prioridade em Atal sinceramente! Mesmo Dybala, um craque sem dúvida, não tem o perfil do avançado que Mourinho gosta ou no esquema em que costuma jogar. Koulibaly é um dos melhores do Mundo actualmente, mas quem tem Vertonghen, Toby, Sanchez e Foyth acho que pode dormir descansado! No meio campo, se Erksen ficar, não faz sentido ir buscar Bruno Fernandes, se o dinamarquês sair pode ser uma boa alternativa, mas o ideal era Eriksen renovar! Já Rice também está longe de ser uma prioridade, já que para mim, de momento, nem melhor é que Dier (quebrou o rendimento após a lesão é verdade, mas só precisa de ganhar outra vez confiança) ou Winks. Resumindo, deve ser feito um esforço cirúrgico no mercado de Inverno com a vinda de lateral direito (Aurier deve sair, desiludiu por completo) com capacidade de fazer todo o corredor, que pode ser o Atal do Nice como pode ser Ricardo Pereira, pessoalmente gostava de ver o português ter este prémio na carreira! Depois arranjar definitivamente um suplente capaz de suprir as ausências de Kane, alguém na linha de Llorente: low profile, que não se importe de ser suplente, mas que acrescente quando jogue! O luxo era repescar Giroud ao Chelsea, mas não sei se o francês aceitará ser outra vez suplente, e nem merece sê-lo diga-se! Outra opção poderia ser Callum Wilson, inglês, com qualidade, conhece a Liga, internacional… uma excelente opção, não sei é se gostaria de ser a sombra de Kane!

    Apesar dos seus defeitos e idiossincrasias, era muito bom para o futebol português voltar a ter um Mourinho competitivo e a ter sucesso! Resta seguir mais uma aventura do Special One em Terras de Sua Majestade…

    Saudações Desportivas

    • Mantorras
      Posted Novembro 20, 2019 at 7:17 pm

      Concordo com muita coisa, mas vou falar apenas de uma pequena referencia que fazes a referencia de lidar com o “contexto moderno” de jogador empresa.

      O problema nao esta apenas nos jogadores modernos, ja que seja como for, ha muitos e bons profissionais na mesma, ha sempre uma equipa que ganha, ha sempre uma equipa que e uma verdadeira equipa, no fundo, ha sempre um treinador que consegue. Indo de encontro ao que dizes com “Mourinho nao soube lidar com isso” – o que a meu ver e 100% correcto – o problema esta na dificuldade em deixar de parte a forma atraves da qual se lidera um balneario, atraves da qual se impoe a diferenca (o degrau hierarquico que existe) entre treinador e jogador, entre lider e comandado. O Mourinho so teve, ate hoje, uma forma realmente vencedora e nao creio que com outra chegue ao topo de novo (pode fazer bons trabalhos, mas nao optimos trabalhos). O Mourinho continua a ter carisma e continua a ser inteligente, mas os seus metodos de cativar, de punir ou agregar e que ja nao funcionam tao bem, porque na base de todo o seu sucesso, esteve sempre a ideia de “vender o sonho”, de fazer algo diferente, de os transportar para outro nivel, de “calar toda a gente”, ou qualquer coisa desse genero. No Real (para mim, onde comecou a ter os problemas que se propagaram ate hoje), no Chelsea V2 e Man Utd, o contexto nao permitiu isso.

      O que ele tem que se propor e a fazer historia, nao apenas “um bom trabalho”. Propor-se “a ficar em segundo com o Man Utd” ou “ser top4” nao e igual a propor-se a vencer a champions com Porto ou Inter, ou a ser campeao 50 anos depois com o Chelsea. Os jogadores de hoje so vao seguir uma personalidade tao forte como a dele, aceitar o constante micro management, se aquilo a que se propoe for grandioso, por isso acho que ele ja devia ter escolhido um clube como o Tottenham antes, em vez de ter ido para o Chelsea e o Man Utd. Ele nos Spurs pode voltar a fazer isso… unir o grupo e os adeptos em torno da ilusao de que com ele e possivel, de que ele e diferente e os leva la… na verdade, os jogadores do Tottenham tambem serao jogadores modernos, com as suas “selfies em dia”, mas o contexto do clube pode permitir vender a ideia, e a partir dai, se eles acreditarem, voltarao a correr como quando eram miudos num patio a jogar por uma pepsi…

      Fica a faltar dar aos jogadores algum prazer em jogar, e aqui parece-me que o estilo de jogo dele tem culpa, e que se nao for um pouco diferente, fica dificil que os jogadores se divirtam a jogar.

  • RodolfoTrindade
    Posted Novembro 20, 2019 at 3:06 pm

    Não sei se vai correr bem, mas é claramente um plantel mais à sua imagem e sem calhaus com ares de prima donas como o cabelo sarampitado do Pogba.

  • Mantorras
    Posted Novembro 20, 2019 at 6:09 pm

    Nao e nada de novo, ha ja bastante tempo:
    – Que Mourinho e um treinador caro.
    – Que Mourinho ganha titulos por onde passa.
    – Que o Tottenham nao ganha nada.

    E fazer as contas…

Deixa um comentário