Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O N.º 14 do Visão de Mercado para o Euro’2016

A titularidade na posição 6 deverá ser uma das maiores dúvidas na cabeça de Fernando Santos. Tiago, à partida, seria o dono da posição, mas a falta de competição em 2016 (teve cerca de 15 minutos no último jogo da La Liga frente ao Celta) não joga a seu favor, pelo que alternativas como Danilo ou William perfilam-se como principais candidatos ao seu lugar. O sportinguista teve uma época abaixo da do portista (ainda com a agravante de ter feito menos 15 jogos), contudo, e pelas diferenças no estilo de jogo, pode acrescentar valências ao jogo da selecção nacional. A qualidade na construção, o jogo mais cerebral e a particularidade de ter mais aptidão que o seu concorrente a lançar companheiros na transição (algo que será útil num estilo de transição ofensiva rápida, onde Portugal opta, muitas das vezes, por um passe longo para Ronaldo/Nani) fazem de William um nome a ter em conta para a posição, isto apesar de ficar abaixo de Danilo em termos defensivos, momento em que é notória a falta de velocidade (prejudicial quando a equipa se parte e é necessário, por vezes, fazer coberturas nos flancos) e agressividade no desarme.
Até 16 de maio, o Visão de Mercado vai indicar aquela que deveria ser a convocatória de Fernando Santos para o Euro’2016. William Carvalho estreou-se na 1.ª equipa do Sporting pela mão de José Couceiro, aos 19 anos, em 2011, mas até 2013/2014 teve um período de vários empréstimos (Fátima e Cercle) onde ficou fora do radar dos adeptos do futebol Português. Numa caminhada discreta nas suas cedências (na Bélgica, por exemplo, era opção como central), voltou ao clube num período negro, tendo ganho protagonismo pela mão de Leonardo Jardim, ao assumir-se na posição 6, lugar até então de Rinaudo. Depois de uma época fantástica, que havia culminado na estreia pela selecção A no épico play-off frente à Suécia, o luso-angolano foi baixando de rendimento (primeiro com Marco Silva, agora com Jesus) não dando continuidade ao estatuto de revelação que lhe valeu uma enorme cotação por toda a Europa. Pelo meio somou um prémio de grande prestígio (melhor jogador do europeu sub-21 2015) e uma lesão que lhe atrasou o arranque da época e, provavelmente, o rendimento. Certo é que, com o decorrer da temporada, as suas prestações têm melhorado e chega à recta final na sua melhor fase em 2015/2016.

As outras escolhas do VM:
Baliza:
N.º 1
N.º 12
N.º 22

Defesa:
N.º 2
N.º 3
N.º 4
N.º 5
N.º 13
N.º 19
N.º 21

Meio campo:
N.º 6
N.º 8
N.º 10
N.º 14
N.º 16
N.º 23

Ataque:

0 Comentários

  • Edge
    Posted Maio 15, 2016 at 11:49 pm

    Daqueles q voces disserem q deviam ser os convocados, que me lembre só não concordo com a do Ruben Semedo (melhor para os jogos Olímpicos), devia ir o Bruno Alves (sempre foi convocado) e talvez o João Cancelo (não pela sua qualidade) mas ou era o Cedric ou era o Vierinha. De resto se não forem chamados seria um escandalo

  • m1950
    Posted Maio 15, 2016 at 2:07 pm

    Ao contrário do que pensa a maioria acho que será titular , por razões que o VM subentendeu a negrito. Discordo que defensivamente seja péssimo ou qualquer coisa do género , mas é um jogador de outra água com um primeiro toque de grande classe e visão de jogo acima da média , sendo mesmo um dos maiores desequilibradores do Sporting.

    A sua atitude competitiva frustra muita gente , mas não é tão lento como parece , esperava que com Jesus isto se alterasse tal como aconteceu com o João Mário. A lesão fez-lhe perder alguma mobilidade , aquele William silencioso a roubar bolas desapareceu e hoje tem de recorrer muito ao jogo de braços e à falta e perdeu aquela confiança a impor o seu corpo.

    Teve muitos problemas esta época , esteve lesionado das canetas e do bolso e depois assentou para um final de época em grande nível , falta agora mandá-lo para Inglaterra longe dos amigos e perceber que a idade vai embora , tem condições para ser um jogador de topo na sua posição , é uma decisão dele , a qualidade está lá , mas já tem 24 anos que abra o olho.

  • Kacal I
    Posted Maio 15, 2016 at 1:59 pm

    Foi um dos melhores jogadores no Euro Sub-21 no inicio da época, teve a lesão o que obrigou a uma paragem e depois demorou um pouco a voltar ao seu melhor nível mas na 2ª volta do campeonato (sobretudo na recta final) subiu de rendimento e voltou a ser o "Sir William" como costumavam dizer, é um excelente jogador e acho que deve ir juntamente com Danilo como opções para a posição #6, para mim é indiscutível na convocatória mas o titular seria o Danilo.

  • M4r7uch0
    Posted Maio 15, 2016 at 1:45 pm

    Nos 23 merece estar, no onze? Depende do plano de jogo.
    Se Portugal quer ter músculos no meio campo e seguindo as características dos jogadores o melhor seria jogar em 1-4-2-3-1 mais nao creio muito ja que Ronaldo nao defende, entao fixa-lo a 9, Nani por mim seria o 10, J Mario na Direita e B. Silva ou A. Gomes na esquerda, com Danilo e William no meio campo recuado, uns vão dizer mais o Moutinho nao joga e eu respondo os jogadores devem se enquadrar ao modelo de jogo e seria entre Moutinho e Nani, mais Moutinho nao fez uma boa epoca e por mim iria para o banco.
    O meu onze seria:
    Rui Patricio
    Vieirinha, Pepe, J Fonte, Eliseu
    Danilo, William
    J Mario, Nani B. Silva/A. Gomes
    Ronaldo

    Cada opinião vale o que vale e essa é a minha.

  • Anónimo
    Posted Maio 15, 2016 at 12:41 pm

    VM adorava que me respondessem, mas duvido..

    A minha pergunta é se acham mesmo que o Danilo deste ano esta assim tão longe na construção do William (na minha opinião acho que o William perdeu imenso poder de construção nos últimos dois anos e até acumula maior numero de passes errados que o Danilo esta época, era optimo se houvesse em algum site estatisticas que confirmasse ou não isto que digo).

    Vejo Danilo a fazer imensos passes de ruptura com qualidade, vejo-o a transportar a bola para o ataque muitas vezes, vejo-o a rematar mais vezes a entrada da área que o William.

    Nem vou falar do poder de jogo aéreo de um e outro, e o aparecer na área nas bolas paradas em que o Danilo é um jogador perigosissimo e que leva o dobro dos golos do William esta época.

    Gostaria que me dissessem onde estou errado nesta minha opinião, ou se andei a ver uma época completamente diferente da vossa pois eu vi um William perdido em campo 90% da época, a arrastar-se, a somar más decisões, e vi um Danilo sempre em crescendo, a melhorar os niveis de confiança desde que chegou a titular, e a construir tão bem como a destruir, a galgar metros com a bola, tão bem como a vinha cá atrás recuperar e os dois jogos com o Dortmund este ano (chegou a um nível contra uma equipa top que o William nunca atingiu) como dois grandes exemplos do patamar a que Danilo chegou este ano.

    Jozef

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 11:22 am

      Jozef,

      90% da época perdido dizes tu? Tas a dizer que o William jogou mal 30 jogos esta época? Faz um favor a ti mesmo e vai reler as analises feitas pelo VM dos jogos do Sporting deste ano 2016. O William está em crescendo há 2 meses, será que isso de estar em crescendo não quererá dizer que está em grande forma, e que já voltou ao que era?
      O William não atingiu niveis top contra equipas top? Mas jogar na Luz e no Dragão bem é o que? Os derbys e classicos são os jogos onde os grandes jogadores se sobressaiem. O Danilo nos 2 jogos que fez com o Sporting foi um buraco. Sempre a deixar espaços nas costas e os centrais desprotegidos? Sempre mal nas dobras aos alas? Permitindo uma auto-estrada para o meio-campo do Sporting atacar? Mais, o William é lento? Então mas será que ninguém viu porque e que o jogador do Braga foi expulso ontem? Ou os outros é que eram muito lentos? Agora fiquei confuso. E depois há mais um eterno mistério. Há 1 ano o William era top a defender mas fraco a atacar, agora é ao contrário? O que é que se passa? O WC é mais jogador que o Danilo e esta época não esteve assim tão pior, e acabou MUITO melhor que o Danilo.
      Concluindo, o William defende e ataca melhor que o Danilo. Esta época acaba como o melhor trinco do campeonato. Até Janeiro o Danilo esteve MUITO melhor que o William e merecia a titularidade na seleção. Desde Janeiro que as coisas se equilibraram e neste momento o melhor é de novo o William. E volto a dizer o que tenho vindo a dizer, vai ser preciso o WC sair do Sporting para ser levado a sério por todos em Portugal.

      Sebastião América

    • Anónimo
      Posted Maio 15, 2016 at 1:55 pm

      O William tem mais bem qualidade de passe curto e longo, para mim isso é claro. Pode ser pior a levar a bola, mas a construir e a virar flanco faz isso com muita facilidade, basta alçar a perna atrás.

      Poir

  • Diogo Palma
    Posted Maio 15, 2016 at 11:42 am

    Para mim o William é um indiscutível nos 23, no 11 já é mais complicado mas entre ele e o Danilo mais vale atirar uma moeda ao ar porque mereciam jogar os dois. Que jogue cada um 45 minutos.

  • JSC
    Posted Maio 15, 2016 at 10:38 am

    O que eu me riu, quando vejo as pessoas a defender Danilo e William juntos, quando eu defendo isto há mais de 1 ano.

    • JSC
      Posted Maio 15, 2016 at 4:03 pm

      Portanto o que estás a dizer é que o Low, o Del Bosque e o Deschamps metem a equipa a jogar "pior" que o FS portanto temos melhor equipa?

      Lá está a nossa grande diferença reside, nisto jogar bem para mim pode ser ter os processos defensivos mais consolidados e eficientes com um contra-ataque interessante (que me parece dadas as características dos nossos jogadores a estratégia mais adequada), acho que não é a tua definição de jogar bem., por isso discordamos da conclusão.

      Não é a hiperbolizares o que eu disse que faz com que tenhas razão.

      Eu prefiro pensar que sou realista invés de pensar de forma pequena.

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 15, 2016 at 3:06 pm

      Então só a equipa mais forte de uma competição é que faz o seu jogo e o resto deve se tudo adaptar à forma de jogar destes?
      Se achas que portugal deve jogar à retranca, porquê ficar só pelo WC e Danilo no meio campo? Pra isso metem-se esses dois mais o pepe e o tiago, pra defesa o carvalho, fonte, bruno alves e o ruben semedo prai, e mete mais um central qualquer lá pro meio. Depois é deixar o ronaldo na frente. Não sofremos golos e pode ser que o ronaldo consiga sacar um par deles…

      Que visão mais "pequena". Suponho que a diferença seja que pra mim ganhar assim não me daria gozo nenhum, ao passo que para ti o que é importante é só mesmo ganhar. Temos equipa para muito mais do que "jogar à retranca" e esperar pelos penaltis, e espero que o FS não seja cobarde e tenha os ditos no sítio e meta a selecção a jogar como pode.

      Não ter as melhores opções não quer dizer que não se possa ter a melhor equipa, o Leicester que o diga. E Portugal nem se pode queixar por aí além das opções, há muito que não havia tanta discussão sobre quem devia ser seleccionado.

    • JSC
      Posted Maio 15, 2016 at 1:52 pm

      Achas que somos a equipa mais forte da competição? Se sim, o que dizes de não ter de olhar para os outros faz sentido, se não, o que dizes não faz sentido.

      Existe também a possibilidade de achares que se pode ser campeão sem defrontar as equipas que referi. Nesse caso qualquer das outras selecções seria equilibrado (entre 60% a 40% (Itália, Inglaterra, Bélgica) de possibilidades de Portugal passar) e o que dizes pode resultar.

      Eu acho que a única maneira de ganhar a competição que é para isso que se vai lá, é através de uma estratégia defensiva, que estou certo que o FS vai utilizar pois é um homem inteligente. Tem de se olhar para o torneio e analisar este novo formato e verificar que é possível ganhar com relativa facilidade sem sofrer nem marcar golos ("só" ser o melhor na "retranca", em penaltis e resistência física). Mas eu acredito que Portugal da maneira que eu perspectivo ganhe um ou dois jogos com situações pontuais do Ronaldo ou outro. Portanto não era só empatar os jogos todos.

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 15, 2016 at 12:21 pm

      E que mentalidade é essa de "uma equipa que empate os três jogos não passa?"? Se é pra isso que lá vão mais vale não ir

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 15, 2016 at 12:18 pm

      És o hipster cá do sítio…
      Pessoalmente acho errado estar a fazer a nossa equipa em função da dos outros. Temos bastantes e boas opções para o meio campo, pôr danilo e wc a jogarem um ao lado do outro não parece a melhor. Poria essa hipótese se depois jogasse um jogador como o bernardo silva à frente, de resto acho que não faz muito sentido

    • JSC
      Posted Maio 15, 2016 at 11:38 am

      Tens dúvidas que uma equipa que empate os três jogos não passa?
      Este Europeu passam os dois primeiros mais 4 terceiros dos seis grupos. Se não se perder nenhum jogo é quase certo que passa aos oitavos.

      Portugal têm é de se preocupar em arranjar maneira de ganhar a Alemanha, Espanha e França.

    • Anónimo
      Posted Maio 15, 2016 at 11:28 am

      Com o grupo fortíssimo, em que que Portugal está inserido, devia ser 3 centrais, 2 médios defensivos, sem ponta de lança e com os extremos a jogar a laterais.

      Commander Sheppard

  • Anónimo
    Posted Maio 15, 2016 at 10:34 am

    A qualidade com bola não é oferecida por Moutinho, André Gomes, João Mário e Bernardo? Acho que Danilo tem de ser titular… Força, velocidade, defensivamente dá 10-0 a William e tem um jogo aéreo muito superior (o que me parece importante). E o Danilo também não é tosco nenhum.

    Bruno

  • RFS
    Posted Maio 15, 2016 at 10:22 am

    Tiago não pode ser convocado. E eny Danilo e William, sem dúvida Danilo, é muito mais forte a defender e tem muito melhor posicionamento. Para atacar estão lá outros

    • RFS
      Posted Maio 15, 2016 at 12:48 pm

      A única coisa que quero dizer é que o único argumento para jogar o William é que ele oferece mais ao nível ofensivo, mas o principal papel de um trinco é o de equilibrar a equipa e aí o Danilo é, na minha opinião, muito superior. Para além disso o Danilo é um trinco que também oferece muito ofensivamente, acelera bem o jogo e é importante nas bolas paradas. Por isso considero Danilo mais importante. Em relação a jogarem os dois, parece-me que isso só poderá acontecer em momentos específicos de u
      Jogo, nunca de inicio.

    • Zé Maria
      Posted Maio 15, 2016 at 11:04 am

      Essa opinião no futebol, moderno não faz sentido. É o mesmo que dizer que os avançados não defendem. Todos os 11 defendem e todos os 11 atacam (até os GRedes).

      E ignorar que um médio defensivo é importantíssimo no ataque é absurdo.

      Isto não é uma defesa ao William, mas se querem o Danilo titular arranjem melhores argumentos.

      SL

  • ACT7
    Posted Maio 15, 2016 at 10:16 am

    Merecido. Talvez tenha perdido algum fulgor no inicio da época devido a lesão e ter que "entrar" num novo sistema de 2 médios atrasado.
    Nem me admirava nada que fosse titular, neste momento está mais forte que o Danilo.
    Outro ponto a favor do WC é estar habituado em jogar num sistema como me parece que o FS vai usar no Euro.

    • coach407
      Posted Maio 15, 2016 at 12:18 pm

      Portugal vai jogar com dois médios, é? William, Adrien, Joao Mario, Ronaldo faz de Slimani, Nani de Teo, Quaresma de Ruiz e tens uma equipa "formada" no Sporting do meio-campo para a frente.

      Era engraçado mas não me parece que o FS vá abdicar dos 3 médios e mesmo que jogasse assim preferia o Danilo a 6.

    • João Martins
      Posted Maio 15, 2016 at 10:36 am

      Está mais forte que o Danilo?!? Engordou foi?

  • Mamede
    Posted Maio 15, 2016 at 10:10 am

    Eu cá acho que Danilo e William podem muito bem coexistir no mesmo onze, ou seja os dois a duplo pivô, um pouco como o benfica joga, onde Danilo trataria do momento mais defensivo (uma vez que para mim ele é superior ao William) e William da primeira fase de construção e passe longo, ficariamos com um meio campo com muito musculo e altura (coisa que eu acho que tem faltado no meio campo da seleção, exceptuando André Gomes), depois na frente teriamos Rafa e João Mário a fazerem de falsos extremos (coisa que o João Mário faz de maneira fantastica no meu Sporting) bem como Ronaldo e Nani como falsos nove, isto permitiria termos um frente de ataque extremamente móvel e que confundiria as defesas contrarias, dirão que depois ficariamos sem ninguém para finalizar de cabeça alguns cruzamentos que surjam, mas também na seleção acho que não temos ninguem Top no capitulo de cruzamentos por isso acho que é um tipo de jogo que deveriamos evitar

    • Mamede
      Posted Maio 15, 2016 at 3:03 pm

      Claro que nao seria de descurar a presença de Andre em alguns jogos colocando mais um elemento no meio campo (Andre gomes) e outro atras dos 2 pontas, jogando sem extremos

    • hugo_cortasml
      Posted Maio 15, 2016 at 2:01 pm

      Por acaso tb gostava de ver algo nesses moldes, algo parecido a 2000 em que jogávamos com Vidigal e Costinha a meio-campo.

    • João Victor
      Posted Maio 15, 2016 at 11:17 am

      Gostei da reflexão :)

  • Diogre
    Posted Maio 15, 2016 at 10:09 am

    Grande William, para mim deveria ser o titular na posição 6 da selecção, pois oferece uma qualidade com bola que nem Danilo nem Tiago estão perto de fazer.

    No lado defensivo, sem bola, tem melhorado bastante com um treinador top nesse aspecto este ano, e por isso penso que é o mais adequado ao lugar.

    SL

  • Pedro Ribeiro
    Posted Maio 15, 2016 at 10:04 am

    Será entre ele e Tiago, qualquer um é um bom jogador e cumprirá como suplente.

  • Marik
    Posted Maio 15, 2016 at 10:02 am

    Justíssimo. Mas receio que o Fernando Santos leve o Tiago infelizmente. E para acabar falta o Vieirinha

  • Tiago Silva
    Posted Maio 15, 2016 at 10:00 am

    Uma opção óbvia! Pode ter começado mal a época, mas agora tem estado muito bem. Apesar de preferir o Danilo, o William tem a vantagem de ter mais jogos pela seleção e pela opção do meio-campo do Sporting.

  • Anónimo
    Posted Maio 15, 2016 at 9:58 am

    O melhor jogador do Europeu sub-21 merece a chamada. Como diz e bem o VM foi afetado pela lesão que lhe retirou 15 jogos em relação a Danilo, que merece ser o titular. Já Tiago não há nada que justifique a sua chamada, e espero que o FS não se arme em casmurro para o levar.

    Jonathan

    • El Capitão
      Posted Maio 15, 2016 at 11:28 pm

      Fernando Santos é muito previsível.
      O nosso 11 será o Rui Patrício, Cancelo, Pepe, Rúben Semedo, Coentrão, Danilo, João Mou, João Mário, Adrien, Nani e Ronaldo. 3 substituições: Renato Sanches, Quaresma e Rafa/Éder.
      Lesionados: Tiago, Bernardo Silva e Danny.

Deixa um comentário