Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Nº 18 do Visão de Mercado para o Mundial 2014

Já não marca desde Fevereiro mas por este andar arrisca-se a ser o único avançado disponível para o Mundial.

O Visão de Mercado nomeia aqueles que deviam ser, na nossa opinião, os 23 eleitos por Paulo Bento para disputar o Mundial 2014: Uma presença obrigatória, considerando a incerteza em relação ao estado físico de Postiga e Éder, é Hugo Almeida. Está longe de ter a qualidade necessária para figurar no plantel daquela que é a 3ª melhor selecção do Mundo para a FIFA, e depois de um arranque que prometia – liderou durante uma fase a lista de melhores marcadores do campeonato turco – há 3 meses que não marca um golo (até Edinho tem tido mais impacto na Liga da Turquia). Mas para suplente, considerando a sua envergadura física, experiência, por não ser certo se os 2 melhores avançados portugueses vão estar a 100%, e principalmente pela falta de alternativas, é uma boa opção. 

0 Comentários

  • van Basten
    Posted Maio 11, 2014 at 11:28 am

    Infelizmente, é o único ponta-de lança que pelo menos tem jogado com regularidade, e como tal deverá justificar a aposta. Há ainda muitas dúvidas quanto à condição física de Éder, que apenas disputou 4 partidas neste final de época, e que nos últimos três jogos foi sempre substituído na 2ª parte.

    De qualquer forma, se levarmos apenas 2 pontas-de-lança, preferia arriscar ir com Éder e Postiga. Nunca gostei de Hugo Almeida, acho que está longe de ter a qualidade necessária para a selecção portuguesa, e além disso não encaixa no sistema de jogo de PB. Sou da opinião que, como solução de recurso, deveríamos jogar com Ronaldo a avançado móvel em vez de colocar Hugo Almeida a titular, por isso não creio que a sua chamada represente qualquer tipo de mais-valia.

    Impressionante a falta de qualidade que uma selecção como a nossa tem na frente de ataque.

  • Danny Montero
    Posted Maio 11, 2014 at 1:34 am

    Os meus 23:

    Baliza:
    1. Rui – Indiscutível o dono da baliza
    22. Beto – Grande época merece continuar nos eleitos
    12. Anthony Lopes – Um jovem muito promissor

    Defesa:
    3. Pepe – Um dos melhores do mundo na sua posição
    2. Bruno Alves – Um líder que impões respeito não só ao adversários
    21. João Pereira – Ás vezes não se percebe o que faz mas é um pequeno grande jogador
    5. Coentrão – Grande época deste grande jogador
    15. Cédric – Época de afirmação não vacilou, grande promessa também
    14. Neto – Uma boa opção para Bento
    13. Ricardo Costa – Outro Grande líder

    Médios:
    8. Moutinho – O Maestro do meio campo
    4. Veloso – Bom suplente do William e faz bom balneário
    16. Meireles – Ainda tem alguma coisa a dar à nossa Selecção
    6. William – A parede que a nossa Selecção precisava
    23. Adrien – Um Pulmão autentico e não só
    10. Danny – Se ao fosse as lesões…

    Avançados:
    7. Ronaldo – O melhor jogador do Mundo
    17. Nani – Apesar de ter jogado muito pouco faz-nos muita falta
    18. Varela – Durante muito tempo o melhor jogador do Porto esta época, o abre-latas
    20. Vieirinha – Boa opção para o bento (2)
    9. Éder – O melhor avançado português nesta altura
    11. Lima – Já está à bastante tempo em Portugal e nunca disse que queria jogar pelo Brasil como outros
    19. Mané – A surpresa, um jovem bastante promissor também

    SL

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 10, 2014 at 10:35 pm

    Odeio o Postiga, mas consigo gostar ainda menos do Hugo Almeida… consegue falhar golos igualmente absurdos com a agravante de trabalhar menos para a equipa e ter menos técnica.
    Por mim, não ia sequer ao mundial (Postiga, Éder e Nelson Oliveira ou Bebé seriam as minhas opções)

  • Kacal l
    Posted Maio 10, 2014 at 9:52 pm

    Concordo com o VM, mas tenho duvidas entre o Almeida e o Éder, num lado temos o Almeida que fez uma boa época, marcou bastantes golos e foi o PL com mais minutos, no outro temos o Éder que é, em termos de qualidade, o melhor PL Português e também é muito bom fisicamente, mas a sua condição física é uma incógnita, a única certeza que tenho é que convocava o Helder Postiga, é um PL mais móvel, com características diferentes dos outros, mais experiente e que na Selecção costuma fazer golos, para além de que tem sido o titular e está bem entrosado na equipa, como não acredito que o PB leve três PL, sobra uma vaga que é disputada por Almeida e Éder, em principio, o Edinho e o Nelson Oliveira estão fora das contas e o Bebé, podia ser uma possibilidade, é rápido, móvel, tem boa técnica e foi como PL que esteve em destaque no Paços e começou a fazer golos com maior regularidade, mas o PB nem o deve conhecer (estou a brincar!!!) e portanto não entras nas contas.
    Se quisermos ir por uma questão de justiça, o Almeida que foi utilizado na qualificação e até foi importante no play-off com a Suécia, mais o facto de ter feito uma boa época no Besiktas e ter feito bastantes golos, merece ser a alternativa do Postiga, mas se quisermos ir pela qualidade, o Éder é a escolha óbvia, desde que esteja em condições físicas aceitáveis, mas aceito qualquer decisão do PB.

  • Domingos Araújo
    Posted Maio 10, 2014 at 9:41 pm

    Concordo o Sr. Mário no aspecto de comentários tendencioso de algumas pessoas. Lima não pode representar a selecção e ponto final se pudesse era uma mais valia mas nunca foi e também não será um fora de serie mas com a qualidade dos avançados portugueses seria titular indiscutível.
    Analisando os restantes avançados
    Helder Postiga tem 1300 minutos jogadas esta época desde que se mudou para a Lazio fez apenas 140 minutos de jogos, actualmente bastante condicionado fisicamente, marcou 4 golos em 1300 minutos! Temporada péssima, estado físico péssimo logo não devia fazer parte dos 23
    Eder tem 920 minutos e 4 golos marcados, muito prejudicado pela lesão grave que o afectou, quando voltou aos relvados não foi nada de especial mas vai cumprindo e marcando golos, é um jogador possante e forte fisicamente. Uma boa solução penso que deveria estar nos 23 mas não a titular
    Hugo Almeida tem 3200 minutos 14 golos marcados, até a 3 meses atrás estava a fazer a melhor época de sempre mas infelizmente a chama apagou-se e deixou de saber marcar golos. Mesmo assim devido a sua experiência e ao seu porte físico que dará jeito contra algumas selecções.
    Bebe 2600 minutos 12 golos, tem feito uma época extraordinária e tem se destacado, além de ser um atleta possante destaca-se dos outros avançados pela sua mobilidade, técnica e velocidade . Desta forma estar nos 23 e lutar pela titularidade com Hugo Almeida
    Concordam?

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 10, 2014 at 9:55 pm

      Preferem chamar o Fernando quando se tem o William Carvalho. Vá-se lá saber

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2014 at 9:52 pm

      O pessoal tem uma paixão a brasileiros na Selecção que e algo incompreensível… Lima é brasileiro nao tuga entende isso.

      Assi: Rui

    • Domingos Araújo
      Posted Maio 10, 2014 at 9:47 pm

      Mas não faz parte dos planos de Paulo Bento e FPF chama-lo por isso é carta fora do baralho…mas na minha opinião deveria ser chamado!

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 10, 2014 at 9:43 pm

      Já agora, o Lima não pode porque? Ele tem a nacionalidade…

  • João Dias
    Posted Maio 10, 2014 at 9:11 pm

    Em situação normal, diria que o Éder é muito superior e dá outra qualidade à seleção.
    Mas graças às lesões, receio que vá com falta de ritmo.
    Mas convenhamos, o Éder a 65% da sua forma física é muito melhor que o Almeida a 100.

  • Luke Van Diesel
    Posted Maio 10, 2014 at 8:56 pm

    Eu sinceramente fico estúpido com os avançados… Será que já abordaram o Lima para a seleção? Ou acham que o Almeida vai virar Ronaldo durante o Mundial? Valha-me Deus

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 10, 2014 at 11:58 pm

      Quanto ao Nelson Oliveira,
      Eu acho também que ele tem qualidade, mas foram depositadas nele demasiadas esperanças e ele foi alvo de muita pressão. Penso que se ele fosse alvo de uma integração como o André Gomes, tinha saído beneficiado tanto ele como o Benfica e a Seleção.

    • Kacal l
      Posted Maio 10, 2014 at 11:51 pm

      Luke Van Diesel,

      Obrigado pelo elogio, o sentimento é mutuo. :-)

      Eu gosto bastante do Gonçalo Paciência e do André Silva, têm um grande potencial e têm tudo para serem PL interessantes, mas é preciso apostar neles, o André Silva ainda é júnior e está a evoluir, jogando nos Sub-19 e na equipa B, há tempo, mas o Gonçalo Paciência vai começar a próxima época com 20 anos, ou seja, só tem mais um ano para estar na equipa B, depois é preciso apostar nele na equipa principal ou empresta-lo a um clube da 1ª liga para dar o próximo passo.
      Eu vejo neles qualidade para serem os PL da Selecção no futuro, mas é preciso que a carreira deles siga o rumo correcto, é esperar para ver, o Ponde está na mesma situação que o André Silva.

      Acrescento o Nelson Oliveira, apesar de tudo, ele tem qualidade e apenas 22 anos e se conseguir se afirmar num clube como titular e "explodir", seja no Benfica ou noutro clube qualquer, pode ser uma mais-valia na Selecção porque tem qualidade e características interessantes, vamos ver o que o futuro lhe reserva.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 10, 2014 at 10:50 pm

      Claro, e eu respeito a tua opinião. Sei que és imparcial no que toca aos teus comentários e dá gosto discutir contigo, no sentido saudável.

      Agora tirando este assunto do Lima… Quem vai ser o nosso goleador nos próximos anos? Não vejo nenhum avançado a destacar-se nas equipas B dos grandes. Espero que o Paciência, o André Silva e o Ponde se imponham nas B's ou então vejo isto muito mau num futuro próximo

    • Kacal l
      Posted Maio 10, 2014 at 10:43 pm

      Luke Van Diesel,

      Sim, mas eu sou contra apostas de recursos, no que toca a naturalizações na Selecção, portanto sou contra a chamada do Lima, mas aceito quem tem uma opinião contrária à minha
      Eu sei que ele tem qualidade, é um trabalhador e um finalizador, não está em questão isso, mas não é uma aposta de futuro e portanto sou contra.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 10, 2014 at 10:10 pm

      Kacal, o Lima não é uma aposta de futuro. É uma aposta de recurso, devido ao facto de Éder e Postiga estarem debilitados. Concordo que o Éder ia ser bom e valioso se não fossem as lesões, mas infelizmente lesionou-se, e isso afectou muito o rendimento dele.
      O Lima também é um trabalhador no esquema tático do Benfica. Mas por ser trabalhador, não invalida o facto de ele ser um bom finalizador

    • Kacal l
      Posted Maio 10, 2014 at 10:04 pm

      O Lima tem quase 31 anos (faz em Agosto) e no Euro 2016 terá quase 33, no Mundial 2018 terá quase 35 anos, para que convoca-lo??? só para este Mundial ??? agora o rendimento e a capacidade física dele é sempre a descer, ele tem qualidade, mas a chamar devia ter sido mais cedo, agora não vale a pena, é apostar nos nossos, o problema do Éder são as lesões, caso contrário seria um excelente PL e já estaria num campeonato mais competitivo, tem tanta ou mais qualidade que o Lima.
      Quanto ao Postiga, não é um goleador, mas é um trabalhador.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 10, 2014 at 9:52 pm

      Lima não tem qualidade para a seleção? O Homem faz mais de 20 golos à 3 épocas consecutivas, num total de 77 golos. Mas prefere o H.Almeida que tem 38 golos nas mesmas 3 épocas, ou o Postiga que tem 99 golos (!) na sua carreira toda em clubes. É pelo Lima vestir de vermelho?

    • Joel
      Posted Maio 10, 2014 at 9:42 pm

      Lima não tem qualidade para a seleçao. Prefiro o H. Almeida. Já para nao dizer que o Lima nem sequer é um ponta de lança puro e que tem 10 ou 11 golos no campeonato. Tem um forte e bom remate, tem raça, de resto não se ve muitas mais qualidades, na minha opiniao. Temos Eder, que é muito melhor que Lima, Postiga, H. Almeida e Edinho. O Eder vai recuperar e vai ao mundial para partilhar a posição com o H. Almeida.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 10, 2014 at 9:17 pm

      É dificil compreender que o Lima é o PL em melhor forma, devido ao Postiga estar lesionado e o Eder condicionado?
      E qual é o futuro que Hugo Almeida vai dar a seleção? Exacto, nenhum.
      Os meus comentários não são tendenciosos. Lá por dizer que um jogador do meu clube está em melhor forma que os restantes avançados da seleção, não faz de mim tendencioso. Apoio o Lima na seleção, tal como apoiei o Liédson na altura que ele foi.

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2014 at 9:08 pm

      Sim porque o Lima é um PL de top, por favor menos fanatismo. Lima é um jogador na linha de Liedson quando foi naturalizado, se bem que este era bem melhor, logo não trás qualquer vantagem nem para o futuro nem presenta da seleção.
      Nota ainda para os seus comentários tendenciosos neste Blog.
      Mário

  • francisco
    Posted Maio 10, 2014 at 8:46 pm

    Com todo o respeito, este jogador é a razão de eu ainda acreditar que posso vir a ser futebolista… Mau demais não sei como teve a carreira que teve

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 10, 2014 at 10:16 pm

      Quem lê o comentário do Joel, acredita que temos um Suárez de seu nome Hugo Almeida. Ele não marca muitos golos, marca golos e ponto.

    • Joel
      Posted Maio 10, 2014 at 9:44 pm

      Na seleçao tem sido fraco de facto, muitas vezes fraco de mais, mas quem o acompanha nos clubes sabe que ele tem muita qualidade. Teve na Alemanha muitos anos aonde marcou muitos golos, continua a ter na Turquia aonde marca muitos golos. São factos.

  • Filipe M
    Posted Maio 10, 2014 at 8:45 pm

    Estou curioso sobre o número de pontas de lança que Paulo Bento levará ao Mundial. Normalmente levaria 3. 3 guarda redes, 7 defesas, 6 médios, 4 extremos e 3 pontas de lança. A indisponibilidade de Sílvio e as dúvidas em relação à condição física de Postiga ou Éder podem suscitar algumas dúvidas sobre se esta disposição será mantida.

    No entanto, quer leve 2 ou 3 pontas de lança, Hugo Almeida será seguramente um deles. Por tudo o que está dito no Post. Longe de ser um grande jogador, o possante avançado poderá ser útil perante determinados adversários em situações muito específicas do jogo.

  • Domingos Araújo
    Posted Maio 10, 2014 at 8:45 pm

    É sem duvida o sector da selecção com menos qualidade, falta a Portugal um avançado de qualidade que seja um verdadeiro "matador". Dado a falta de qualidade que desta posição a chamada de Hugo Almeida é natural e não há muito a dizer sobre isso.
    Quanto a titular na minha opinião deveria ser Bebe pela sua mobilidade que tem, sendo também aquele que neste momento se apresenta em melhor forma desportiva e fisica!

  • Diogo Palma
    Posted Maio 10, 2014 at 8:34 pm

    Concordo com o VM em relação à chamada do Hugo Almeida

    Para mim era:
    Guarda-redes
    -Patricio (Sporting) fez uma boa época no Sporting e é de longe o melhor guarda-redes português da atualidade;
    -Beto (Sevilla) fez provavelmente a melhor época da sua carreira e merece ser o nº2 da baliza nacional;
    -Anthony Lopes (Lyon) conquistou a titularidade no Lyon mostrando de tem um grande futuro pela sua frente;

    Lateral-direito
    -João Pereira (Valencia) é o melhor lateral direito português e fez mais uma boa temporada;
    -Cedric (Sporting) afirmou-se este ano no Sporting e provou que pode vir a ser o sucessor de João Pereira;

    Defesa central
    -Pepe (Real Madrid) é um dos melhores centrais do mundo e uma peça chave na nossa seleção;
    -Bruno Alves (Fenerbahce) é um dos líderes da seleção e titular indiscutível;
    -Neto (Zenit) é um jovem com potencial para se afirmar no futuro;
    -Ricardo Costa (Valencia) é um jogador experiente, polivalente e útil;

    Lateral esquerdo
    -Fábio Coentrão (Real Madrid) é outro dos indiscutíveis do 11 inicial da nossa seleção;
    -Antunes (Málaga) é um excelente substituto para o Coentrão;

    Médio defensivo
    -William (Sporting) fez uma época fantástica a todos os níveis, merece ser convocado e devido ao seu poder físico pode ser lançado no 11 inicial. O futuro da seleção passa por jovens como ele.
    -Veloso (Dinamo de Kiev) foi um dos jogadores mais utilizados por Paulo Bento na seleção é um jogador com qualidade para jogar num campeonato mais competitivo do que o ucraniano.

    Médio centro
    -Moutinho (Mónaco) é o cérebro da seleção, apesar de não ter feito uma temporada muito boa é dos melhores médios do mundo;
    -Meireles (Fenerbahce) já não aguenta os 90 minutos mas ainda tem muita qualidade;
    -Adrien (Sporting) afirmou-se no Sporting este ano e mostrou que tem muita qualidade;
    -Ruben Amorim (Benfica) é um jogador útil pela sua polivalência e entrega;

    Extremo direito
    -Nani (Manchester United) jogou pouco durante esta época mas continua a ser dos extremos mais perigosos do mundo;
    -Danny (Zenit) tem feito uma grande carreira na Rússia mas na seleção ainda não se conseguiu impor, se estiver focado pode ser um jogador importante;

    Extremo esquerdo
    -Ronaldo (Real Madrid) é o melhor jogador do mundo;
    – Quaresma (Porto) desde que voltou para o Porto renasceu para o futebol de alta competição, se quiser pode ser muito útil para a seleção;
    Ponta-de-lança
    -Postiga (Lazio) jogou pouco esta época mas na seleção tem sido importante e tem uma boa média de golos;
    -Hugo Almeida (Beskitas) é o ponta-de-lança português com mais golos marcados durante esta temporada por isso merece ser chamado;

    Nota para outros jogadores que poderiam ser chamados caso algum dos acima referidos estivassem indisponíveis:
    Guarda-redes: Eduardo (Braga), Ricardo (Académica) e José Sá (Marítimo);
    Lateral direito: Diogo Figueiras (Sevilla) e André Almeida (Benfica);
    Defesa central: Rolando (Inter), José Fonte (Southampton), Paulo Oliveira (Guimarães) e Manuel da Costa (Sivasspor);
    Lateral esquerdo: Nélson (Almeria) e Ruben Ferreira (Maritimo);
    Médio defensivo: Custódio (Braga) e Danilo Pereira (Marítimo);
    Médio centro: Manuel Fernandes (Beskitas), Ruben Micael (Braga), Paulo Machado (Olympiacos) e Bruno Fernandes (Udinese);
    Extremo direito: Rafa (Braga) e Mané (Sporting);
    Extremo esquerdo: Varela (Porto) e Candeias (Nacional);
    Ponta-de-lança: Éder (Braga) e Edinho (Kayseri Erciyesspor);

    • João Jonet
      Posted Maio 11, 2014 at 12:35 am

      Sem tirar nem por esta seria também a minha seleção!

    • Kacal l
      Posted Maio 10, 2014 at 10:00 pm

      Diogo Palma,

      Eu já falei contigo sobre a tua convocatória, mas desisto, o Almeida merece ir pelo que fez no Besiktas, apenas trocava o Ricardo Costa pelo Rolando (prefiro!), mas o Ricardo Costa também pode ir, portanto, se for para levar dois laterais para cada lado, concordo com a tua convocatória.

  • Mah Med
    Posted Maio 10, 2014 at 8:26 pm

    por mim jogava mos com este 11
    rui patrício
    Joao Pereira
    pepe
    bruno alves
    william
    veloso
    Moutinho
    depois 4 criativos sem lugar fixo , podendo cair num lado esquerdo , direita no meio , uma espécie de carrossel com Danny Quaresma Ronaldo e Nani

    • Kacal l
      Posted Maio 10, 2014 at 10:06 pm

      Sem DE é complicado e ainda por cima sem um dos melhores do Mundo na sua posição, é impossível!.

    • Domingos Araújo
      Posted Maio 10, 2014 at 8:57 pm

      Apesar de gostar desse sistema de jogo, penso que não se adequa a nossa selecção pelas seguintes razões:
      Portugal nunca utilizou este esquema táctico logo não rotinas de jogo com os mesmo
      É um sistema complicado sob o ponto de vista táctico sendo necessário imenso tempo até a maquina fique bem afinada
      Normalmente as selecções que optam por este sistema são aqueles em os jogadores estão habituados a jogar/treinar neste tipo de táctica pelos clubes representam é o caso da Alemanha que a maior parte da selecção fazem parte do Bayern Munique que utiliza varias vezes este sistema…

    • Anónimo
      Posted Maio 10, 2014 at 8:39 pm

      Defesa esquerdo? Coentrão? Não joga?
      Jorge dos Santos

    • fabio jesus
      Posted Maio 10, 2014 at 8:37 pm

      Coentrão?

Deixa um comentário