Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O N.º 20 do Visão de Mercado para o Euro’2016

É certo que o seu rendimento já não é o melhor e que a chamada está muito relacionada com a falta de opções com outra valia (Portugal passou de “fábrica de extremos” para uma fase em que tem poucas soluções acima da média para as alas), mas não se pode preterir de um jogador que tem características únicas no futebol português. Será sempre uma arma secreta para entrar, agitar o jogo e acrescentar rasgo, que é algo que não abunda neste momento. 


Até 16 de Maio, o Visão de Mercado vai indicar aquela que deveria ser a convocatória de Fernando Santos para o Euro’2016. Ricardo Quaresma está na recta final de uma carreira em que prometeu mais do que aquilo que realmente alcançou. Ainda assim, dentro das poucas opções de valor acrescentado que Portugal tem para as alas, continua a ser um dos mais talentosos e, sobretudo, um dos mais distintos. É evidente que Fernando Santos não deverá contar com o jogador para titular, até porque a temporada ao serviço do Besiktas esteve muito longe de ser brilhante, mas Quaresma, concentrado e motivado, poderá oferecer sempre um toque de magia que pode fazer a diferença para a selecção nacional.

As outras escolhas do VM:

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Maio 13, 2016 at 11:24 am

    A meu ver o VM não disse asneiras, mas o FS não levará Cancelo, Rúben Semedo e Adrien, optando por Cédric, Bruno Alves e Tiago.

    Carlos Mendoza

  • Jonas
    Posted Maio 13, 2016 at 8:36 am

    Nao, nao e nao. Ele merece ferias em paz e sossego, ja fez muito na carreira e ja nao tem idade para estas canseiras. Nao estraguem os planos ao homem!

    O lugar que ele vai ocupar poderia ir para qualquer um dos seguintes:
    Gelson
    Jota
    Cavaleiro
    Mane
    Guedes

    Nenhum deles e objectivamente melhor que Quaresma, mas qualquer um deles oferece solucoes a FS e nao vai ser a ver jogos no sofa que vao ficar melhores.

    Se queremos voltar a ter extremos de grande valor, entao temos de lhes dar a oportunidade de crescer ao po-los a jogar com os melhores, nos desafios mais dificeis em vez de continuar a trazer jogdores acima dos 30 anos que mesmo na melhor das hipoteses vao dar 20 / 30 minutos de jogo…

    Jonas

    • Jonas
      Posted Maio 13, 2016 at 11:37 am

      Bem visto! Esqueci-me do Iuri sem querer, mas aprecio as suas qualidades e gostava de o ver evoluir mum clube maior (i.e. Regresso ao Sporting, ou um Braga por exemplo).

      Cancelo por mim tambem ia mas no lugar do Vieirinha.

      Jonas

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2016 at 10:42 am

      Jonas, o Cavaleiro? O Guedes? O Mané?
      Por mim iria ou o Iuri ou o Cancelo.

      Sebastião América

  • Nuno R
    Posted Maio 12, 2016 at 8:14 pm

    Quaresma é excelente para lançar em desespero de causa. Pode passar 10 ou 15 mins a fazer poia, mas também pode inventar um golo, como aliás fez na fase de apuramento.
    Quanto aos putos, deixem-nos crescer.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 12, 2016 at 7:44 pm

    Para mim o Quaresma continua a ser um grande jogador e um desequilibrador nato, nesta seleçao podera ser lançado apartir do banco em varios jogos.

  • Nuno FMS
    Posted Maio 12, 2016 at 7:15 pm

    Penso que dadas as circunstâncias da corrente época e do eventual sistema que vai ser usado por FS no Euro fazia todo o sentido ir o Pizzi em vez de Ricardo Quaresma.

  • Stalley
    Posted Maio 12, 2016 at 6:27 pm

    Quaresma passou ao lado de uma carreira ao nível de um Rui Costa por exemplo e oportunidades não faltou para isso, diria que o "Cáresma" parece ainda um "adolescente" de 30 anos.

    Mas a sua convocatória é merecida, presença assídua nas convocatórias de FS , a partir do banco, sempre que entra "mexe" no jogo e esta deve ser a última grande competição para o Ricardo Quaresma, portanto falta de motivação não faltará.

    Falta Eduardo, Vieirinha e William/Tiago, o post da "polémica" deve estar guardado para o último ahah, que será o de William ou Tiago

  • Flávio Trindade
    Posted Maio 12, 2016 at 5:54 pm

    E deve vir motivadissimo já que se prepara para chegar como campeão turco pelo Besiktas, o que não acontecia há já 7 épocas e dará direito a uma festa monumental em Istambul.

  • Pedritxo
    Posted Maio 12, 2016 at 5:49 pm

    O Quaresma e necessario para entrar durante as partidas complicadas.

  • af
    Posted Maio 12, 2016 at 5:24 pm

    Discordo quando o VM diz que a temporada de Quaresma tem sido abaixo da média, talvez em números, mas mesmo nisso tem 6 gols e 7 assistências. Tenho visto o campeonato turco, e vejo a temporada de Quaresma mais consistente do que a de Nani, por exemplo. Nani tem melhores números, mas tem tido uma queda acentuada de rendimento depois da saída do Fenerbahçe da Europa League. Quaresma até tem estado mais solidário por saber que não tem mais tanta explosão, mas é claramente uma das peças fundamentais do líder da liga turca.

    • af
      Posted Maio 12, 2016 at 8:46 pm

      Oguzhan é um craque, às vezes tem excessos de preciosismo em zonas perigosas, mas bem trabalhado será ótimo jogador. Outro ótimo jogador é Ozan Tufan do Fenebahçe, é jogador para outras paragens. Em relação aos dois, Nani no seu melhor nesta época esteve melhor que o Quaresma, mas Quaresma esteve regular em mais jogos. Vi jogos em que Nani fazia um jogão, outros que era uma negação total. Até tem estado com problemas com Vitor Pereira.

    • Mah Med
      Posted Maio 12, 2016 at 6:46 pm

      Tambem acompanhei com alguma atençao e nao fiquei claramente com essa ideia , fizeram os dois boas epocas mas o Nani foi sempre um dos melhores do campeonato , o Quaresma esteve bem sem ser brilhante , mostrou regularidade , os dois merecem mais o Nani que o Qauresma.
      Aproveito para falar o que para mim vai ser proximo craque a sair da turquia ,Oğuzhan Özyakup , define sempre bem , com ou sem espaço tecnicamente e fabuloso , nota-se a distancia que tem algo ali de especial , encheu-me as medidas.

  • Anónimo
    Posted Maio 12, 2016 at 5:17 pm

    Não concordo com este inclusão. É um jogador inconsequente, que a cada 10 jogadas perde a bola em 6/7. Existem jovens com mais capacidade de desequilibrio e que estão em bons momentos de forma. Com o Iuri e o Cancelo a serem os primeiros nomes que me vêm à cabeça, e talvez até o Gelson (sinceramente não tem a qualidade dos outros 2, mas pode desequilibrar com a sua velocidade). Se o Cancelo até podia ser um 2 em 1, o Iuri podia desbloquear jogos com a sua meia distância (sendo que até tem o perfil de "substituto maravilha".

    Sebastião América

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2016 at 5:26 pm

      Silva, mas os grandes jogam 10 jogos por ano na Europa, normalmente. E se formos a ver o caso dos 3 grandes esta época e vemos que nem tiveram adversários de niveis altissimos. O Sporting na Liga Europa teve equipas do nivel dele sempre. Não defrontou nenhum tubarão. O Porto apanhou o Dortmund e um Chelsea fraquito, mas que não deixa de ser um Chelsea, que estão a um nivel superior ao campeonato portugues. O Benfica apanhou o Atlético e o Bayern. Ou seja, fizeram 4 jogos contra equipas de nivel superior. 4 é curto. O que decide uma convocatória e o desempenho dos jogadores no campeonato. E é aí que digo, que o campeonato do Moreirense é o mesmo que o dos grandes.
      Depois essa de por jogar no Moreirense é que o Iuri é bom também me causa alguma contestação. Primeiro porque embora, como é óbvio, a pressão do Moreirense é mais baixa que a dos grandes, não deixa de existir pressão. E que tal falarmos também da diferença entre a qualidade dos planteis. O Iuri assistia o Rafael Martins para os golos, se calhar se tivesse um Jonas, um Slimani, um Aboubakar assistia ainda mais. O Iuri se tivesse um João Mário a jogar com ele, um Gaitan, um Brahimi se calhar marcava mais…
      Muito gostava eu que se seguisse em Portugal o critério que se segue em Inglaterra nas convocatórias. Tá em forma? Tá. Joga fora dos grandes? Joga. Pode ser convocado à mesma. Em Portugal a regra é. Tá em forma? Tá. Joga fora dos grandes? Joga. Não é convocado. Se não é, Tá em forma? Não. Joga nos grandes? Sim. No Benfica? Sim. Então é convocado.

      Sebastião América

    • Silva
      Posted Maio 13, 2016 at 3:50 pm

      A diferença é que os jogadores dos grandes para além dos jogos internos ainda têm as competições europeias, só aí, o seu argumento já vai por água abaixo.
      Depois há ainda a diferença de pressão, entre jogar nos grandes e jogar nas equipas mais pequenas.
      Você acha que se o Iuri, num dos grandes, sendo titular, teria conseguido a mesma época que conseguiu no Moreirense? Eu acho que não. Num grande, ele teria marcações mais apertadas, e jogaria contra equipas que estariam na grande maioria do tempo em processo defensivo.

    • Anónimo
      Posted Maio 13, 2016 at 10:33 am

      Não compreendo porque é que num comentário onde foquei 2 nomes apenas me atacam com o do Iuri. É por ter contrato com o Sporting? O Iuri talvez tenha sido o segundo melhor jovem do campeonato português, e um dos melhores jogadores (se não o melhor) extra-grandes. Essa do Iuri joga no Moreirense e por isso não pode ser convocado tem muita graça, não sei se sabem, mas o Moreirense joga exactamente com os mesmo adversário que Sporting, Benfica e Porto, exactamente os mesmos, essas defesas fracos do Tondela e afins, são os mesmos quer contra o Moreirense quer contra os grandes. Se o argumento for que um jogador por jogar no Moreirense não pode ir à seleção por apenas jogar com equipas fracas, isso leva me a pensar a que se calhar os jogadores das equipas grandes também não deveriam ir. Será que o Danilo merece ir à seleção? Ele jogou bem contra os Tondelas e Moreirenses desta vida… Será que o Pizzi merece ir à seleção? Ele jogou bem contra os Aroucas e Setubal desta vida…. Tirem as palas dos olhos e vejam que não estou a falar do Iuri por ser jogador do Sporting ou de outro clube qualquer, estou a falar do Iuri porque foi um dos melhores jogadores desta época no campeonato português, onde jogam o Gaitan, o Pizzi, o Bryan, o João Mário, o Brahimi e o Corona (e sinceramente tirando o João Mário, e talvez o Pizzi, o Iuri não fez um época inferior a nenhum destes "grandes" nomes).

      Sebastião América

    • af
      Posted Maio 12, 2016 at 8:55 pm

      Respeito a opinião de todos neste blog, mas vejo um endeusamento a muitos jovens jogadores, com o exemplo em questão o teu a falar de Iuri Medeiros. O que ele fez até o momento no futebol para integrar a seleção? Está jogando bem no Moreirense, mas precisa de mais quilometragem até chegar na seleção. É preciso ter calma com jovens jogadores, se não acontece o mesmo que aconteceu com Nélson Oliveira em 2012, um hype imenso.

    • Mah Med
      Posted Maio 12, 2016 at 6:33 pm

      Nem uma coisa nem outra , o Iuri não deve ir ao europeu mas estes comentários relevam uma ignorância tremenda , quando um jogador e cerca de 57% dos golos de uma equipa , mesmo que essa equipa seja o Arouca deve ter algum valor.
      O iuri e um jogador especial , tem pe esquerdo divinal , mete a bola aonde quer , cria facilmente 2 ,3 situaçoes de golo por jogo fruto da visao de jogo acima de media, nao faz sentido a sua chamada , como nao fizeram sentido algumas chamadas de outros jogadores , mas por em causa o talento inato do Iuri para jogar futebol e de quem não o conhece minimamente ou esta aqui de ma vontade .

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 12, 2016 at 6:17 pm

      Calma Kafka. De vez em quando tens uns comentários que deixam um bocado a desejar. Já agora podias-nos ensinar o que é futebol de alta competição, conhecimento não te parece faltar.

      Pessoalmente levaria o Cancelo em vez do Cedric ou então em vez do Quaresma. Também não temos muitos jogadores com velocidade para desequilibrar na ala e o Cancelo nisso é bastante bom. Além de que contra equipas mais fracas poderia jogar a defesa direito, onde não se notariam tanto as suas lacunas defensivas

    • João
      Posted Maio 12, 2016 at 6:12 pm

      Concordo que Iuri tem de aprender muito. Tem de treinar e, principalmente, jogar com jogadores de outro nível. Também acredito que mais ano, menos ano será chamado.

      Gostava era de saber se quem defende que o Iuri deve ainda comer muita sopa para estar na selecção A era, ou não, defensor da convocatória do:
      (i) Nelson Oliveira no Euro 2012 (era de longe o jogador português mais aplaudido nas ruas de Lisboa quando entrava pelo relvado para substituir um Postiga ou Hugo Almeida)
      (ii) Rafa no Mundial 2014
      (iii)Ruben Neves em 2014
      (iv) Gonçalo Guedes em 2015
      (v) Nelson Semedo em 2015

      Nota: estes dois últimos têm vindo a espalhar magia na velhinha Liga de Honra.

    • Anónimo
      Posted Maio 12, 2016 at 5:59 pm

      Iúri? Por amor de deus…têm noçãoque ser estrela do clube da aldeia em jogos sem pressãoem que a exigencia é miserável em que quem tem um olho é diferente do nivel que se exige para a seleção? E depoi sp falam do iuri porque é do sporting, o jota ja mostrou bem mai e ninguémfala porque sera…

      Jose

    • Gonçalo R
      Posted Maio 12, 2016 at 5:55 pm

      Nem o Iuri nem o Gelson….. nem o Semedo. Defender contra Aroucas e Tondelas não é suficiente como atestado de competência.

    • Marik
      Posted Maio 12, 2016 at 5:53 pm

      Kafka,

      Até acho que tens razão neste caso, mas nos últimos meses o teu fanatismo tem prejudicado imenso os teus comentários. Sempre que o tema é sobre Benfica ou Sporting os teus comentários tornam se demasiado agressivos e muito mais pobres em conteúdo. Percebo que tem sido uma época cheia de emoções para os benfiquistas, mas já vi mais pessoas aqui no VM a expressarem a mesma opinião que eu, pelo que podias ponderar melhor antes de fazeres certos comentários. Espero que não me leves a mal, é só a minha opinião e um conselho, até porque, desde que o tema não seja Benfica/Sporting, considero te top 3 de comentadores aqui do VM. Abraço

    • NS
      Posted Maio 12, 2016 at 5:51 pm

      Iuri, Gelson no Europeu? Ok, chega de internet por hoje.

    • Silva
      Posted Maio 12, 2016 at 5:47 pm

      O Quaresma é um jogador inconsequente, mas muito provavelmente, sem ele não nos teríamos apurado para o Euro 2016, pelo menos não directamente.

    • Kafka I
      Posted Maio 12, 2016 at 5:43 pm

      Sim claro o Iuri sem experiência NENHUMA de futebol ao mais alto nível, é que vai desbloquear jogos contra a Alemanha, França, Espanha etc…o HUmmels e o Boateng nem dormem com medo de apanharem o Iuri…não perdias nata em ter um pouco mais de noção da realidade e do que é o futebol de alta competição,

  • Nuno Plácido
    Posted Maio 12, 2016 at 5:17 pm

    Aposto dos que faltam: 14 – William Carvalho, 21 – Pizzi, 22 – Eduardo e 18 – Raphael Guerreiro

    • José Rodrigues
      Posted Maio 12, 2016 at 7:38 pm

      O Pizzi não vai, é o 14- William, 21-Cedric 22-Eduardo ou Marafona e 18- Guerreiro. Contudo o 2 e o 19 (Cancelo e Ruben Semedo) devem ser substituídos pelo Bruno Alves e Vieirinha

    • Marik
      Posted Maio 12, 2016 at 5:27 pm

      Em vez do Pizzi vai o Vieirinha de certeza. A minha única dúvida é entre o William e o Tiago

  • m1950
    Posted Maio 12, 2016 at 5:16 pm

    O jogador português com mais técnica juntamente com Nani.

    Infelizmente 2 talentos que falharam o seu destino , e este lamento mesmo , pois quando era miúdo sempre achei que seria melhor que o Ronaldo. Não fez uma carreira nem de perto , fracassou sempre nos Clubes grandes devido à mentalidade.

    Atualmente duvido da sua valia , mas penso que a jogar na seleção tem menos ego que nos Clubes e tenta minimizar o seu individualismo , a sua capacidade no cruzamento é o melhor que tem para nos oferecer , saca bolas de golo com facilidade , mas penso que já não desequilibra pelo menos com utilidade para o coletivo.

    No apuramento foi o homem talismã , espero que o consiga ser no Euro , é a sua última hipótese para deixar marca no futebol.

    Em relação aos extremos , não sei bem qual será o futuro de Portugal na posição.

    O Gelson vai levar algum tempo a maturar , no Benfica e no Porto desconheço os talentos que possam surgir a curto prazo.

    • gps
      Posted Maio 12, 2016 at 8:49 pm

      Acho que os 2 tem potencial, mas prefiro o Matheus Pereira

    • Anónimo
      Posted Maio 12, 2016 at 8:12 pm

      E já agora, não digo isto para deitar o Gelson abaixo. São os dois jovens e mostraram bons sinais para as respetivas idades. Mas dizer que no Benfica não há um extremo talentoso a surgir a curto prazo é semi criminoso,para alguém que até Simeone já elogiou

      Diogo VT

    • Anónimo
      Posted Maio 12, 2016 at 7:57 pm

      Mostrou ter uma inteligência posicional acima da média, bom a cruzar e a fazer diagonais, presença na área e muito bom a fazer pressão. Marcou e jogou bem em jogos de Champions, e até ter um certo desgaste físico, mostrou vontade e ajudou. O Gelson mostrou-se quando entrava, ou no último jogo, mas quando teve de assumir a titularidade, fez jogos muito maus e acabou por ser substituído por um médio centro e um segundo avançado. Nunca agarrou o lugar sem concorrência, e o Guedes agarrou com Carcela e Pizzi a espreitar. E vocês? Acham que o Gelson mostrou mais porque? é que agora estou curioso.

      Diogo VT

    • Miguel'zinho
      Posted Maio 12, 2016 at 5:56 pm

      Diogo, o Gonçalo apenas jogou quando o Pizzi estava numa pessima forma e o Carcela ainda não contava, apenas isso. E sinceramente não sei o que mostrou mais, é que ele só joga na B.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Maio 12, 2016 at 5:55 pm

      Mostrou mais porquê?

    • Anónimo
      Posted Maio 12, 2016 at 5:46 pm

      Gonçalo Guedes já mostrou mais que o Gelson, e com muito mais concorrência

      Diogo VT

  • Rafael Almeida
    Posted Maio 12, 2016 at 5:14 pm

    Gelson, Gonçalo Guedes, Iuri, Jota, Bruma, Rafa, Mané, Ivo Rodrigues. Acho que o futuro nas alas está assegurado, é dar tempo de jogo a estes meninos (quer nos clubes que nas selecções) para ganharem estaleca!

    • Dona Dolores
      Posted Maio 12, 2016 at 7:23 pm

      Gonçalo Guedes não me parece ter futuro a extremo, ou vai para 2º avançado ou nunca vai passar do mediano/fraco

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 12, 2016 at 6:12 pm

      O Bruma tem tido minutos na real sociedad e não me parece acrescentar muito…

  • Marik
    Posted Maio 12, 2016 at 5:10 pm

    Escolha óbvia. Penso que a convocatória final não vai ser muito diferente da do VM… Assumindo que faltam o Eduardo, Vieirinha, Guerreiro e William, acho que as únicas diferenças vão ser o Cedric pelo Cancelo e o Bruno Alves pelo Rúben Semedo

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 12, 2016 at 5:03 pm

    Para entrar aos 70 não há melhor.

Deixa um comentário