Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O n.º 5 do Visão de Mercado para o Euro’2016

Não consegue fugir ao rótulo de patinho feio mas tem realizado uma época positiva e apesar da concorrência é indiscutível no campeão nacional, além disso tem a vantagem de ser mais experiente que as outras opções disponíveis para a sua posição.

Até 16 de Maio, o Visão de Mercado vai indicar aquela que deveria ser a convocatória de Fernando Santos. Eliseu, apesar de ser um mal-amado pela maioria dos adeptos, vai-se mantendo ao mais alto nível e foi um indiscutível para Rui Vitória ao longo da temporada. O lateral-esquerdo melhorou comparativamente com a época passada e raramente cometeu erros graves. A uns meses de completar 33 anos deve ter neste Euro a última oportunidade de representar a selecção numa grande competição. E na teoria, mesmo com a concorrência de Guerreiro, deve fazê-lo como titular, já que durante a qualificação foi quase sempre 1.ª opção para Fernando Santos, apesar dessa titularidade ter sido fruto da passagem de Coentrão para o meio campo.

As outras escolhas do VM:
N.º 1
N.º 2
N.º 4
N.º 6
N.º 12
N.º 16
N.º 17

0 Comentários

  • Kacal I
    Posted Maio 2, 2016 at 2:40 pm

    Não sou fã do Eliseu mas é um bom lateral e a verdade é que fez uma boa época no Benfica, com a lesão do Coentrão não há assim tantas opções e o Guerreiro já vai ser chamado, podia ir o Mário Rui e um ou outro mas o Eliseu tem sido chamado à selecção e faz sentido que vá ele, portanto concordo com a escolha do Fernando Santos e do VM. Ainda assim o meu titular seria o Guerreiro no Euro.

  • Anónimo
    Posted Maio 2, 2016 at 1:44 pm

    Aos senhores experts só pergunto, o Alaba pode jogar por Portugal? Haja paciência.

    Rui Vasques

  • Rui
    Posted Maio 2, 2016 at 1:12 pm

    Enfim uma análise equilibrada. Bem haja Sheib.

    RS

  • Scheiß
    Posted Maio 2, 2016 at 11:29 am

    Não percebo como há tanta malta anti Eliseu. Agora até há malta anti Renato Sanches em todo o lado e até já imitam macacos. Sinceramente leva-me a pensar que ainda temos demasiados adeptos racistas, tal como em países do leste, Espanha ou Itália. Para mim Renato Sanches é como Rúben Neves o ano passado, a nível de revelação/potencial, no entanto não se ouvia ninguém a torcer o nariz ao último mas pronto, vou partir do princípio que é imaginação minha.

    Quanto ao Eliseu, tecnicamente falando, eu que nem sou benfiquista, considero-o talvez o melhor lateral esquerdo que passou no Benfica depois do Coentrão e do Siqueira nos últimos 6/7 anos. Se compararmos com aquele que é relativamente unânime como sendo o melhor LE do campeonato (Layún), não fica assim tão atrás. Até acho que o Eliseu defende melhor e sabe usar melhor o físico. É bom a cruzar, a rematar, tecnicamente e a nível da condição física não é tão mau quanto o pintam, acho que o aspecto do homem criou aí uma série de preconceitos.

    Enfim, isto é uma não questão, os LE da selecção têm que ser, claramente, Guerreiro e Eliseu sendo que o último é mais completo, experiente e regular, merecendo por isso a minha preferência e pelos vistos a do VM.

  • Mega Badjeras
    Posted Maio 2, 2016 at 11:10 am

    Preferia levar o Mário Rui e o Raphael Guerreiro em vez do Eliseu. Ou até o Antunes.

  • Pedro Salgado
    Posted Maio 2, 2016 at 10:47 am

    O Eliseu irá ao Europeu por falta de opções. Isso faz dele um bom jogador? Não.
    Cumprimentos,

  • Miguel Veríssimo
    Posted Maio 2, 2016 at 10:38 am

    Jefferson ia naturalizar-se nessa medida creio que deva ser convocado pois parece-me melhor que o Eliseu é um pouco mais fraco. Tirando Jefferson creio que Antunes também podia entrar nas contas.

    • Bernardo
      Posted Maio 2, 2016 at 2:21 pm

      A sério que estão a comparar a influência do Jefferson à do Jardel? Deve ser uma piada

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 2, 2016 at 11:21 am

      Raphael Guerreiro, Eliseu e Antunes acho que chegam, deixa lá estar o jefferson sossegado. Devia-se ter um bocadinho mais orgulho na selecção e em quem a representa por nós

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 11:09 am

      Jefferson? Deve ser para rir… Quantos jogos fez esta temporada?

      George Raft

    • Diogo Palma
      Posted Maio 2, 2016 at 10:56 am

      O Jefferson está para a seleção nacional como o Jardel, são razoáveis/bons jogadores mas se forem internacionais por algum pais tem de ser pelo Brasil e não por Portugal (a 2ª opção).

  • Pedro Melo
    Posted Maio 2, 2016 at 10:24 am

    Este rapaz vai ser expulso num jogo equilibrado; não tem respeito pelo adversário, entra como quer, não quer saber da integridade física dos outros. «Cá em portugal isso funciona, duvido que deixem passar as atitudes dele no europeu

    • André Gomes
      Posted Maio 2, 2016 at 2:39 pm

      É que alguns sabem falar da atitude de uma parte dos sportinguistas mas não percebem que agem tão mesquinhamente quanto estes.

    • Pedro Melo
      Posted Maio 2, 2016 at 1:20 pm

      Mas porque raio estás a falar no slimani, quando este post é sobre o eliseu?

    • Kafka I
      Posted Maio 2, 2016 at 10:48 am

      Quem faz isso não joga no Europeu, joga na CAN e é Argelino e na CAN eles deixam passar esse tipo de atitudes que mencionas, portanto o Argelino tal como cá em Portugal onde esta impune às entradas assassinas que faz, em África pode fazer igual…

  • Rui Sousa
    Posted Maio 2, 2016 at 10:16 am

    Apenas por curiosidade. Gostava de saber quantas das pessoas que vêm pedir o Guerreiro (ponto prévio, sou um grande apreciador das suas qualidades do pouco que vi) vêm os jogos do Lorient para saber as reais capacidades dele?? Ou vêm os golos só? é que na Seleção ele apenas fez um jogo a sério sendo que os outros foram amigáveis (vale o que vale). E nos Sub21 a competitividade nem é comparável.

    Atenção, eu também leio que mesmo em França dizem que ele tem estado a óptimo nível e volto a referir que do pouco que vi dele também gosto muito……

    Eu não gosto do Eliseu, sempre achei fraco, tosco (exceptuando remate) e o elo mais fraco do Benfica. Agora…..não reconhecer que ele está a fazer uma época muito boa (já o ano passado fez), não tem comprometido e que tem sido muito regular, é ter palas nos olhos, e sendo que não é de longe o ponto mais forte da Seleção, se se apresentar no Europeu ao nível que tem apresentado este ano não acho que seja por isso que se vai comprometer o Europeu.

    Mais, tomara jogadores "vacas sagradas" como o William, o Nani, Moutinho (embora por causa de lesões) ou Bruno Alves (queria colocar algum jogador do Benfica para não ser acusado de ser faccioso, mas na realidade não me lembro de mais nenhum na Seleção) terem mostrado a forma física e nível de jogo que o Eliseu apresentou durante o ano. (sim, já sei que o WC em 2016 tem estado bem, mas estou a falar da época desportiva e não civil).

    Cumps

    • Humberto Cruz
      Posted Maio 2, 2016 at 11:20 am

      O William até à data tem começado os jogos no banco. Nani e Bruno Alves não podia estar mais de acordo.
      Também não vi uma mão cheia de jogos do Raphael mas do que vi, comparando com o que vi do Eliseu, punha o Guerreiro a titular. A mim parece-me um pouco "cobardia" do Fernando Santos, por o Raphael poder não defender tão bem quanto o Eliseu. Mas a atacar o Raphael é bastante superior, acrescentaria bastante mais à selecção e tendo em conta que portugal jogará com 4 médios, o problema defensivo poderia ser um pouco mascarado.

      Tal como não concordo que não leve o Cancelo, que tem estado a óptimo nível quando joga, e podia inclusivé ser utilizado como médio ala. É dos jogadores portugueses que melhor desequilibra em velocidade e no 1 para 1 (não digo o melhor para não dar confusão) e chega tão bem à linha, e com bom cruzamento, como participa mais em jogo interior. A meu ver é medo do FS e um pouco pensamento de equipa pequena

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Maio 2, 2016 at 9:42 am

    Confesso que não gosto do Eliseu. Como tal, a minha opinião pode ser influenciada por esse ponto. Todavia acho o Eliseu um central fraco, duro de rins, que muitas vezes chega atrasado aos lances, e que só por Portugal e por jogar num grande é perdoado a uma série de cartões. Isso no Europeu pode vir a ser fatal, tal como foi quando o Pepe resolveu encostar a cabeça ao Muller no Brasil.

    O Eliseu tem um bom remate, quando vem de trás embalado tem velocidade, mas só isso não chega.

  • Nuno R
    Posted Maio 2, 2016 at 9:38 am

    Eliseu será dos elos mais fracos da selecção, mas na verdade a posição não é abundante em qualidade. Defensivamente continua a demonstrar algumas carências típicas de um jogador adaptado, mas vai cumprindo, e a nível ofensivo é boa opção. Sem ser um extremo de linha, nem sendo capaz de ir à linha de fundo cruzar, joga bem por dentro, e tem boa capacidade de passe longo. Pelo que fez durante o ano, justifica a chamada.
    Dificilmente deixará de ser o (um dos, juntamente com Patrício, William, Ronaldo ou Sanches, caso sejam chamados a jogo) bode expiatório de insucessos, pois nem no clube dele é unânime (qualquer jogada, basta lembrar o golo em Munique, é culpa dele), quanto mais na selecção, onde ao contrário dos clubes, nem todos puxam para o mesmo lado.

    Quanto às suas atitudes (in)disciplinares, ele faz aquilo que deixam que faça. Duvido que transporte alguns comportamentos para o Euro, até porque burro ele não deve ser. Basta relembrar o Bruno Alves, que por cá batia em tudo, e na selecção era praticamente um anjinho.

  • CB-Futsal
    Posted Maio 2, 2016 at 9:22 am

    A duas semanas o Eliseu era o melhor, toda agente o elogiava, esta semana, fruto do lance com o Hurtado já toda agente na caixa de mensagens o critica.

    Valha-me deus

  • Francisco A.
    Posted Maio 2, 2016 at 9:21 am

    Para mim foi o melhor DE do Campeonato. É verdade que Layun tem muitas assistências,mas, a principal função de um defesa é defender bem e nisso o mexicano é um completo desastre.

    Se fosse FS metia Eliseu a titular no Euro.

  • Pedritxo
    Posted Maio 2, 2016 at 9:13 am

    Neste Euro, olhando para as opçoes de Santos durante a fase de qualificaçao, Eliseu sera titular.
    E um facto que tem feito uma epoca, acima das expectativas,mas tambem e um facto que aind nao consegue fechar o seu lado, principalmente, quando a bola vem do outro lado.
    Eu prefiro Guerreiro a titular.

  • Rodolfo Trindade
    Posted Maio 2, 2016 at 8:56 am

    Será uma escolha natural até pela escassez de opções.

    Espero que após o euro se comece a olhar para outros valores como o Mário Rui e que o Raphael não se perca neste mercado de transferências e passe a ser uma aposta efectiva.

    Quanto ao Coentrão vamos ver como vai ser "remendado".

  • ACT7
    Posted Maio 2, 2016 at 8:51 am

    Eliseu é fraco é um facto, mas defensivmente não vejo melhor que ele (Guerreiro pode melhorar e ser titular). Penso que FS ainda está reticente em quem apostar.
    É engraçado virem quixar-se da conduta do Eliseu quando temos Pepe, Bruno Alves, Quaresma e até Ronaldo já fez das suas.
    Mas continuo a dizer para mim ele é fraco e nem gosto dele no Benfica.

  • chemahatma
    Posted Maio 2, 2016 at 8:30 am

    Português a jogar em Portugal é o melhor.

    Não gosto dele devido a sua péssima conduta desportiva e faltas abundantes, espero que mude para o Europeu senão vamos jogar em inferioridade algumas vezes.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 2, 2016 at 7:54 am

    Para mim o Eliseu continua a ser um "patinho feio" (não só pelo seu aspecto, como pela sua falta de qualidade de jogo e atitudes anti-desportivas).

    O homem não pode jogar 15 minutos que fica logo com a língua de fora e a suar de forma tão abundante que nem fala a pena regar o relvado.

    É parecido ao Insua que esteve no Sporting, só tem força porque técnica … nem vê-la.
    Não sabe fintar, limita-se a chutar a bola para a frente na esperança de ser mais rápido do que o adversario e conseguir cruzar (na maioria das vezes mal colocado e com demasiada força).
    Outro movimento característico de ambos são os potentes remates de longe … que têm uma maior probabilidade de sariem do estádio do que de darem em golo.

    Mas o que mais me irrita no Eliseu sao as suas atitudes constantemente a insultar, picar e agredir adversários. Ainda no último jogo com o VSC disseram-me que ele agrediu um jogador adversario com o braço enquanto passava por tras dele.

    É um vergonha tê-lo como titular na seleção quando há Guerreiro, Mário Rui ou Antunes.

    • Eduardo Da Rocha
      Posted Maio 2, 2016 at 11:32 am

      Incrível, acabei de lêr uma análise a um jogador onde até os níveis de suor são referidos, Diogo Palma na vanguarda!

      Já agora, eu acho que o Slimani não devia ir há selecção da Argélia porque joga muito com os cotovelos…

    • Nuno R
      Posted Maio 2, 2016 at 10:23 am

      Mas eu não posso falar mal do benfica ou lançar suspeitas sem estar a mando do Bruno de Carvalho ou influenciado pelo Octavio?
      Pode ser uma opinião pessoal, pode apetecer-me.
      Não concordam, chamam nomes ao Diogo, ao Nuno, ao Manuel, que até prova em contrário andam aqui a pensar pelas suas cabeças. Porque se vamos pelo caminho que a malta anda toda aqui após lavagem cerebral, isso serve para os dois lados.

      Essas histórias do Renato (e já li outras, bem piores), algumas são para denegrir, outras para entreter. A do desnível mamário é uma realidade (é bom saber que há tipos atentos aos peitos do Sanches), mas saiu logo uma reacção oficial, para se ver como TODOS os clubes andam atentos às redes sociais, a origem é que pronto… nada de novo, no entanto. A do Dia da Pátria (que presumo seja o equivalente à antiga inspecção militar) li somente num jornal, e parece notícia de encher chouriços… amanhã publicam uma do rapaz fardado, a distribuir autógrafos aos magalas, até se faz uma festa.

      Mas o Diogo tem alguma razão, vê lá na foto que acompanha o texto, se ele não está com a língua de fora. Pode é não ser do cansaço, pode simplesmente estar a pôr a língua de fora ao adversário, o que não é nada simpático.

    • ACT7
      Posted Maio 2, 2016 at 10:02 am

      Concordo Nuno R não foi a melhor resposta, mas este tipo de comentários que se insinua sempre alguma coisa que tenha a ver com o Benfica é ridículo e esses 3 que enumerei estão constantemente a levantar suspeitas deste género, todos condenam mas que se pegam pegam.
      Eu não gosto do Guerra e não pego nos mil e um lances que ele arranja para denegrir as campanhas do Sporting, quero lá eu saber que o William usa bigode ou não, se o RSemedo tem cabelo atado ou não, ou se o jogador X soa ou não soa.
      Já se fez tudo com o Renato, idade, falta ao dia da defesa e até já se chegou ao ponto de dizerem que tem um mamilo maior que outro.

    • Nuno R
      Posted Maio 2, 2016 at 9:31 am

      A apreciação do jogador por não ser a mais isenta ou correcta (embora seja subjectiva, como todas), mas responder com bdC, Inácio e Cia não lhe fica atrás.

    • Fayzulin
      Posted Maio 2, 2016 at 9:22 am

      Como Benfiquista, não estou satisfeito com o facto de o Elizeu ser titular quer no meu clube como na minha selecção. Tem qualidades inegáveis, como experiência (facilmente ganha faltas aos adversários diretos) sobe bem na ala, cruza e remata bem. Mas sinceramente não chega, não passa de um jogador médio, é regular, nunca faz nada de extraordinariamente bom nem mau. Não é jogador de equipa de top, mas a verdade é que bem ou mal tem sido opção primária quer por FS (na falta de coentrão) quer por RV (na falta de melhor)

      Agora o que não admito é fazer-se uma análise à performance do jogador pelo quanto sua ou deixa de suar. Se entrarmos por aí sugiro também a avaliação por:

      – vezes que o jogador expele ranho de só uma narina;
      – vezes que o jogador cospe;
      – vezes que o jogador vai beber água;
      – calorias gastas em 15 minutos;

    • Diogo Palma
      Posted Maio 2, 2016 at 9:07 am

      Para mim características como a velocidade, resistência, controlo e domínio de bola, qualidade de passe e cruzamento bem como a capacidade de fintar são aspectos importantes para um lateral principalmente quando a equipa nao uso extremos puros.
      Um lateral nos dias de hoje precisa de dar profundida ao flanco.

    • Diogo Palma
      Posted Maio 2, 2016 at 9:01 am

      Eu até preferia ver o A. Almeida ou o Cancelo a jogarem na esquerda do que o Eliseu.

    • Kafka I
      Posted Maio 2, 2016 at 8:52 am

      Agora até já o aspecto físico e os níveis de suor são tidos em conta na apreciação de um jogador…

    • ACT7
      Posted Maio 2, 2016 at 8:46 am

      "Ainda no último jogo com o VSC disseram-me que ele agrediu um jogador com o braço enquanto passava por tras deles" quem te disse? Resposta:
      a) BdC
      b) Inácio
      c) Octávio Machado
      d) nenhuma das anteriores

      Depois o Eliseu é fraco porque não sabe fintar. Ele é fraco mas apontar que ele não sabe fintar é surreal.
      O patrício é bom é pena não sabe fintar.

    • Anónimo
      Posted Maio 2, 2016 at 8:16 am

      Quem faz uma apreciação de um defesa lateral esquerdo com o argumento "Não sabe fintar" também não percebe lá muito da coisa.

      Eliseu não é um grande lateral mas é competente a defender e a atacar, dentro das possibilidades é a melhor opção. Todos os males da selecção fossem o Eliseu.

      Telmo Abreu

    • Citizen_Erased
      Posted Maio 2, 2016 at 8:09 am

      Tudo se usa, então o homem não pode suar que é um problema? Ok quanto às críticas sobre a capacidade futebolística (são opiniões), mas ter de se recorrer à sudação para criticar…
      Antunes nunca pegou em vários anos, Mário Rui concordo que lhe seja dada uma oportunidade, mas agora é tarde demais. Guerreiro disseram-me que agora jogava a extremo, mas como me disseram e eu não comprovei, acho melhor não opinar..

  • kanjy6
    Posted Maio 2, 2016 at 7:43 am

    Agora e que vocês estão tramados, com os Benfiquistas porque não gostam dele (eu como benfiquista não gosto, mas digo que deve ter sido o 1/2 melhor do SLB esta época); dos outros porque o detestam e por ser do SLB…
    Kanjy6

    • Logen
      Posted Maio 2, 2016 at 11:15 am

      Eliseu o melhor ou segundo melhor do Benfica esta época?!
      Bem respeoto a tua opinião mas Jonas ,Mitro ,Jardel principalmente estes não há discussão que foram dos melhores!

Deixa um comentário