Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O nº 4 do Visão de Mercado para o Mundial 2014

Foi titular em todos os jogos de qualificação (só Moutinho e Patrício o imitaram), mas esta época só por 15 vezes entrou de inicio para o campeonato.

O Visão de Mercado nomeia aqueles que deviam ser, na nossa opinião, os 23 eleitos por Paulo Bento para disputar o Mundial 2014: Uma das muitas dúvidas na selecção é Miguel Veloso. Pelo que fez no Euro 2012 e na fase de qualificação merece estar nos convocados, mas esta sua época menos conseguida (nem sempre foi titular e fruto de algumas lesões realizou poucos jogos), a juntar à afirmação de William, vai certamente complicar a sua titularidade no Brasil. Não fosse a decisão da FIFA em impedir Fernando de representar Portugal e até podíamos estar perante um caso muito caricato, já que Veloso corria o risco de passar de titular absoluto de Portugal (foi 1 de apenas 3 jogadores que fez todos os jogos de qualificação a titular) a não convocado para o Mundial. Uma situação que diz bem da incógnita que é o futuro do médio do D. Kiev na selecção.

As outras escolhas do VM:
Nº 1
Nº 2
Nº 3
Nº 5
Nº 8
Nº 12
Nº 14
Nº 15
Nº 16
Nº 21

0 Comentários

  • Pedro
    Posted Maio 7, 2014 at 1:11 am

    O Miguel e daqueles jogadores que passan desprcebidos durante o jogo quase todo mas que sao de uma importancia tremenda em termos tacticos, nao so pelo seu posicionamento em campo mas tambem pela sua polivalencia, faz por ex. a posicao de DE, DC (posicao onde fez quase toda a formacao nos escaloes jovens) e ainda consegue jogar a ME, e uma mais valia em qualquer equipa e nao me admirava nada de jogar alguns jogos ao lado de Moutinho ou Meireles tendo como MDF William.

  • Anónimo
    Posted Maio 6, 2014 at 8:32 pm

    Eu e penso que ele (o Miguel Veloso) gostariamos que o fim da sua carreira fosse no Sporting

    Seria trazer um jogador perfeitamente identificado com o clube
    não deve ser muito caro
    muita experiência
    e que podia perfeitamente funcionar como um 8 ( tipo Gerrard/Lampard) da formação leonina

    veremos se esse cenário acaba por acontecer

    rpga

  • Anónimo
    Posted Maio 6, 2014 at 8:29 pm

    Porque não utilizar o Veloso e o William ao mesmo tempo e com o Moutinho mais na frente??

    Rodrigo

  • Sousa
    Posted Maio 6, 2014 at 6:34 pm

    Muito Bom este texto ,parabéns

  • van Basten
    Posted Maio 6, 2014 at 5:11 pm

    Mais um que não suscita dúvidas. O post to VM está excelente, assim como muitos comentários aqui acerca de Miguel Veloso. Tem grande qualidade, e apesar desta época não ter sido a ideal, estará entre os 23 com todo o mérito.

    Só a ascenção meteórica de William poderá tirar-lhe a titularidade.

    Na minha opinião, dependendo dos jogos, poderíamos jogar com William, Meireles e Moutinho ou William, Veloso e Moutinho. Creio que, neste momento, tanto William como Moutinho – um pela qualidade e regularidade que apresentou esta época, outro pela importância que tem no esquema de jogo da equipa das quinas – deveriam fazer sempre parte do 11 inicial.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 6, 2014 at 5:01 pm

    Presença indiscutível, tem sido um elemento de bom rendimento na selecção e está totalmente integrado no grupo. A dúvida será optar para o 11 pela continuidade e segurança de Veloso, ou pela afirmação e qualidade de William…

  • Diogo Palma
    Posted Maio 6, 2014 at 4:03 pm

    Sempre fui fã do Veloso, adoro aquele pé esquerdo, quem me dera que voltasse ao Sporting.
    Veloso é um grande jogador mas para mim Portugal precisa de ter o William a titular, o jogador do Sporting oferece ao meio campo mais força, altura, qualidade de desarme e segurança defensiva do que Veloso ou outro médio português.
    Para mim Veloso devia jogar mais avançado no terreno ao lado de Moutinho, Meireles e Veloso deveriam disputar entre eles um lugar no meio campo visto que para mim William e Moutinho seriam intocáveis.

  • Bruno
    Posted Maio 6, 2014 at 3:44 pm

    Ainda hoje fiz referência ao Veloso noutro post. Para mim a sua titularidade é indiscutível.
    Não há muito para dizer.

    SL!

  • Rumo Norte
    Posted Maio 6, 2014 at 3:41 pm

    No jogo com a Suécia na Luz, é do Veloso o centro da esquerda para o golo em salto de peixe do Ronaldo. O Veloso merece estar no Brasil, se não fosse por mais nada. Mas a ideia que a seleção tem que ter "titulares" é absurda. A Seleção tem que ter 14-15 jogadores capazes de interpretar dois-três modelos de jogo de forma consistente. Os restantes jogadores estão lá para garantir o treino com intensidade, para lutar por um lugar e manter a primeira linha em forma e concentrada, para transmitir experiência de competição e espírito de equipa, e para iniciar o percurso na seleção. Na maioria destes critérios, independente da "forma" do momento (a forma física e a motivação ganham-se e perdem-se em seis semanas, que é o tempo de trabalho para uma seleção no Mundial), o Miguel Veloso faz parte da primeira linha de jogadores de Portugal. Mai nada!

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 6, 2014 at 3:01 pm

    Para grande desespero e espanto da maioria dos Sportinguistas…Veloso será titular no mundial e William vai estar no banco.

    • Pedro
      Posted Maio 7, 2014 at 1:19 am

      Eu diria que sera mais para desespero dos adeptos benfiquistas, ja que dificilmente algum dod pupilos de Jesus tera lugar na seleccao de Paulo Bento, ate porque portugueses e coisa que nao abunda para os lados da luz.
      Que sera da seleccao sem a academia de Alcochete? Provavemente eramos a equipa B do Brasil…

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 6, 2014 at 5:24 pm

      Então o que interessa é ser das escolas do Sporting?… Então pronto,eu também fico contente por o Miguel jogar,já que começou no Benfica…

    • Diogo Santos
      Posted Maio 6, 2014 at 5:10 pm

      Mas que raio, pensava que o Veloso era das escolas do Sporting também e é sportinguista! Qualquer Sportiguista gosta de ver os nossos no 11 titular! para mim quer Veloso quer William seja os titulares terão sempre o meu apoio!!

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 6, 2014 at 4:45 pm

      Eu gosto bastante do João Moutinho, é dos meus jogadores favoritos, e sou sportinguista, e tenho 100% de certeza que essa maioria admira o João futebolisticamente. Já como pessoa, aceito que hajam aqueles que o odeiam.

    • Marcelo
      Posted Maio 6, 2014 at 4:37 pm

      Nao se preocupe, pois apesar de a maior parte dos sportinguistas preferir o William(até porque é melhor) também gostam muito do Veloso. Já do Moutinho…

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 6, 2014 at 4:33 pm

      Veloso neste momento é o melhor para a selecção,goste-se ou não já lá joga aos anos,conhece bem os colegas,sabe bem o que são jogos a serio. O ponto mais forte do Veloso é que não é mau a defender mas depois sai bem para o ataque,onde se destaca a sua qualidade de passe e visão de jogo bem acima da média. O William para ser titular no mundial deveria ter jogado bem mais na fase de qualificação.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2014 at 4:05 pm

      meus caros amigos …

      Sou Sportinguista com todo o orgulho e claro que quero ver os do meu clube (se possivel) a representar a seleção.
      neste caso … apenas olhando à qualidade individual penso que o William tem perfeitamente as condições para estar (pelo menos) num dos melhores três medios ao serviço de Paulo Bento no Mundial!

      minha escolha: William Moutinho Meireles

      mas lá está … minha escolha …
      quem escolhe é o PB por isso o mais provável é ficar tudo como está
      Veloso Moutinho Meireles

      desespero … duvido

      espanto … os sportinguitas e não só! voçês benfiquistas tambem deviam ficar porque o objectivo é a seleção chegar longe na competição

      só consegue isso jogando com os melhores

      Saudações Leoninas

      rpga

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2014 at 3:55 pm

      Basicamente o que o Ricardo Ricard quis dizer foi que a maior parte dos Sportinguistas eram todos pessoas incoerentes e que padeciam de clubite aguda.
      Mas felizmente, felizmente que Ricardo Ricard e os adeptos do seu clube não o são.
      Certo?

      Mário Esteves

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 6, 2014 at 3:13 pm

      Trocando por miúdos…foi o que eu disse… :)

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 6, 2014 at 3:05 pm

      Só se for de sportinguistas incoerentes e com clubite aguda.

  • Kacal l
    Posted Maio 6, 2014 at 2:54 pm

    O Miguel Veloso tem sido o titular da posição #6 com o PB, ele tem qualidade, é bom tecnicamente, tacticamente e defensivamente evoluiu nos últimos anos, fisicamente não é mau, embora não seja muito rápido, tem uma força e uma resistência aceitáveis e depois tem se exibido a um bom nível na Selecção, não faz sentido deixa-lo de fora do Mundial, se será titular ou não, aí já é discutível, o William Carvalho é um forte candidato à titularidade, mas tem que estar nos 23 convocados, é de destacar o seu pé esquerdo que faz estragos, principalmente na marcação de bolas paradas, eu até gosto dele, muita gente o critica, mas não temos médios defensivos com as suas características e ele é útil, também estaria na minha convocatória.

  • m1950
    Posted Maio 6, 2014 at 2:45 pm

    Porque numero 4 e não numero 6 , o esquema de jogo é 1 – 4 – 3 – 2 – 5 – 6 – 8 – 10 – 11 – 7 – 11 – 9

    O ultimo paragrafo do VM não concordo , pois nunca Veloso poderia sair da titularidade para não convocado com Bento , Fernando só iria ao Mundial se ele levasse 7 médios.

    Veloso é um bom jogador , muito mal tratado pela sociedade do futebol , pois eu vejo nele um grande jogador , certo que perdeu a cabeça com as modas , mas ele é um optimo jogador na minha opiniao , apesar de ser calão e jogar no quadrado dele , acho que existe um estigma a querer desvalorizar Veloso , pois parecia que seria dos melhores e acabou num Dinamo. Eu acho sinceramente que Veloso devia subir no terreno , e ter atrás dele William

  • Gonçalo Mano
    Posted Maio 6, 2014 at 2:43 pm

    Disclaimer: Sou um enorme Fã do William Carvalho.

    O Miguel Veloso será titular do mundial:

    1) Fez a fase de qualificação toda

    2) Nos momentos de grande pressão (Euro-2012 e jogos da Suécia) foi sempre dos melhores em campo.

    Assim sendo, apesar de eu gostar mais de William, compreendo e aceito que Miguel Veloso seja o titular.

  • Rabensandratana
    Posted Maio 6, 2014 at 2:27 pm

    Miguel Veloso com o impedimento do Fernando é ainda mais claro que o pivot defensivo será convocado, eu até sou um admirador das suas qualidades técnico/tácticas.

  • João Dias
    Posted Maio 6, 2014 at 2:22 pm

    Nunca achei que o Veloso tivesse qualidade para representar a seleção.
    Mas o PB têm uma paranóia inexplicável por ele e por isso vai ao Mundial como titular.

  • Rúben Cardoso
    Posted Maio 6, 2014 at 2:00 pm

    Acho que é indiscutível a sua qualidade. É um jogador como não temos actualmente na nossa selecção, pois consegue aliar os aspectos defensivos e ofensivos como poucos, principalmente na vertente técnica. Lê muito bem o jogo, tem uma capacidade de passe assinalável, e melhorou bastante na sua intensidade de jogo. Com naturalidade, deverá ser o titular no trio do meio-campo, com Meireles e Moutinho, e Paulo Bento deu a entender exactamente isso na sua entrevista no Trio d'Ataque.

    Espero que esteja à altura das expectativas, pois no banco estará um tal de William Carvalho à espreita do lugar. E também espero sinceramente que não haja um deja vú de 2004…

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2014 at 3:27 pm

      e acrescento também a qualidade dele a marcar bolas paradas em que a par do Cristiano é o melhor de Portugal e com cabeceadores tops como a seleção tem, temos mais é que aproveitar os cantos.

      José

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2014 at 3:24 pm

      Finalmente alguem a dar mérito ao Veloso, acho que a maioria dos users (e opinião em geral), têm a ideia que o veloso é aquele jogador pachorrento, que anda pelo campo a arrastar-se, não defende…Mas a verdade é que não é pelo Veloso os resultados menos positivos da selecção nas fases de qualifição, um jogador com uma tècnica notável, que sabe defender, e que para o estilo de jogo de Portugal muito baseado nas transições rápidas consegue rapidamente lançar um contra-ataque com qualidade(como o raul meireles).

      Eu gosto do meio campo da seleção, complementam-se muito bem e apesar de também gostar muito do William (em defesa propriamente dita é superior ao Veloso), penso que ainda lhe falta aquela parte técnica que o Veloso acrescenta e que a seleção irá sentir falta se ele não jogar. No entanto o William de dia para dia tem evoluido nesta componente, o que a longo prazo só vai valorizar a seleção.

      José

    • Tiago Martins
      Posted Maio 6, 2014 at 2:49 pm

      Tudo dito Rúven Cardoso, parabéns (evito assim a elaboração de um comentário :D)

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 6, 2014 at 2:32 pm

      Penso que não, o WC ainda não tem estofo para jogar uma competição do mais alto nível. Aliás eu até o acho um pouco infantil nas abordagens que tem, o Miguel Veloso é muito mais evoluido do que o WC, não só na maturidade mas na qualidade da temporização do jogo e da posse de bola, assim como no corte.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 6, 2014 at 2:31 pm

      Obrigado, Nuno. ;)

      Acho que tem que se dar o mérito a quem merece, e o Miguel, pelo percurso que teve na qualificação, merece essa titularidade, assim como o Meireles, apesar de haverem jogadores que neste momento apresentem melhores índices que os citados (à cabeça, William, Adrien e Amorim).

      E por isso mesmo é que espero que não aconteça o que sucedeu após a derrota com a Grécia no jogo inaugural do Euro 2004, que é sinal que mereceram a continuidade.

    • Nuno Lopes
      Posted Maio 6, 2014 at 2:07 pm

      (Finalmente um comentário interessante.)

      Concordo plenamente tirando a parte da titularidade, acho que o WC vem como muito mais andamento, depois da época que fez. E não vem assim tão cansado, o sporting não fez muitos jogos.

  • Super Dragão
    Posted Maio 6, 2014 at 1:51 pm

    É óbvio que o Paulo Bento não vai alterar nada. Será Veloso, Meireles e Moutinho.

  • Nuno Lopes
    Posted Maio 6, 2014 at 1:51 pm

    Gostava de o ver como interior direito, ao lado do moutinho, ambos à frente do WC.

    Tem capacidade fisica para pressionar alto, boa qualidade de passe e bom remate. Para além de que é esquerdino, bate bem livres e aguenta 90 minutos (Meireles será o titular desta posição mas só aguenta 60'). A sua concorrencia neste lugar deverá passar por ruben amorim e adrien.

  • Filipe Manaia
    Posted Maio 6, 2014 at 1:51 pm

    Mesmo assim tem mais minutos feitos do que alguns que estão em vias de ir ao Brasil.

  • Drulo
    Posted Maio 6, 2014 at 1:49 pm

    Pelos critérios dos adeptos do Sporting tem de ser titular no Mundial.

    Muitos diziam que não queriam lá o Fernando porque não estava adaptado ao modelo da selecção…sendo assim o William que só fez 15m na qualificação também não pode ser titular.

    • Pedro
      Posted Maio 7, 2014 at 1:14 am

      Pelos criterios apresentados sera um problema qualquer jogador da formacao encarnada fazer parte dos 23…

    • edyscp
      Posted Maio 6, 2014 at 5:00 pm

      Pois claro o amorim e o andre almeida fizeram uma epoca fabulosa, 10 vezes melhor que a do William, por isso os dois merecem estar no mundial em vez do William…

    • Miguel
      Posted Maio 6, 2014 at 2:29 pm

      sendo assim, pelo critério dos Sportinguistas ruben amorim ou andre almeida nem convocados seriam (o que até nem trazia nenhum mal ao mundo)

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2014 at 2:22 pm

      sim eu sabia que não tinha sida na fase de qualificação que ele tinha feito grande parte do jogo mas pensei que tivessem sido os 90 minutos …

      obrigado pela rectificação Ruben ;)

      rpga

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 6, 2014 at 2:07 pm

      O William só jogou os últimos 15 minutos do jogo na Suécia, se não me engano. E acho que jogou cerca de 60/70 minutos contra os Camarões.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2014 at 2:00 pm

      ultimo jogo da selecção penso que o William fez os 90 minutos

      ps: por esse critério mais nenhum jogador "novo" poderia jogar pela seleção, tem a certeza que foram os sportiguistas que formularam tal emenda ?

      passe bem

      rpga

Deixa um comentário