Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O n.º 1 para Ronaldo, ‘o Fenómeno’

Os cinco melhores na actualidade?

Ronaldo, o fenómeno, destacou os cinco jogadores que mais o impressionam atualmente no mundo do futebol, tendo surpreendido ao deixar Cristiano de fora. “Messi, obviamente, claro que sim é o número um. Só daqui a 20 ou 30 anos vamos ver um talento parecido. Também gosto de Salah, Hazard, Neymar, adoro vê-lo jogar e, claro, o Mbappé. Muita gente diz que é parecido comigo. Tem muita velocidade, finaliza bem, remata de forma excelente com os dois pés, tem um arranque impressionante. Temos coisas parecidas, mas nunca gostei de comparações sobretudo entre jogadores de gerações diferentes”, referiu o antigo avançado brasileiro ao ‘AS’.

31 Comentários

  • Mantorras
    Posted Junho 1, 2020 at 2:00 pm

    “Messi, obviamente…”

  • Valderrama
    Posted Junho 1, 2020 at 2:02 pm

    Mbappé pode ter algumas características físicas do Fenómeno mas a nível técnico fica a milhas do brasileiro

    • Dca
      Posted Junho 1, 2020 at 3:05 pm

      Também acho.

    • Chico
      Posted Junho 1, 2020 at 3:30 pm

      A nível técnico fica a anos-luz. Também não tem o mesmo peso e, consequentemente, a mesma capacidade de choque e equilíbrio. O R9 farta-se de levar porrada e pouco influenciava os seus sprints, não vejo o mesmo no Mbappé. O jogador mais parecido com o Fenómeno na história do futebol foi o Eusébio, apesar de serem eras totalmente distintas. Atualmente, talvez o Mbappé seja mesmo a melhor comparação.

  • Chico
    Posted Junho 1, 2020 at 2:02 pm

    Messi, Lewandowski, Kevin de Bruyne, Van Dijk e Mané.

  • André Dias
    Posted Junho 1, 2020 at 2:02 pm

    Pelas escolhas parece que Fenómeno prefere jogadores rápidos, fortes no drible e que gostem de desequilibrar, o que não faz deles necessariamente os melhores da actualidade.

    Em relação ao tema das comparações, concordo com o Fenómeno. Embora Mbappé seja semelhante a R9 em termos de aceleração, velocidade e capacidade de finalização, acho que está bastante distante em termos de força e técnica no drible.

  • Kacal
    Posted Junho 1, 2020 at 2:16 pm

    É a opinião dele portanto há que aceitar e respeitar. Dando a minha, caso seja da actualidade até aceito mas caso seja de sempre o CR7 estará no top5 porque só Messi fez o que ele fez a nível de certos recordes e quem os bate assim tem que ser um fora-de-série. Mas parece-me evidente que se refere actualmente e portanto é aceitável, discutível, mas aceitável. O CR7 ainda faria parte do meu XI de eleição actual e do top5 porque deixar de fora um jogador com a sua experiência, mentalidade vencedora, profissionalismo, atitude competitiva e capacidade goleadora (para a idade ainda marca imenso), não faria sentido. Mas aceito quem não o ponha.

    Sobre o meu top5, pelos vistos o Ronaldo “Fenómeno” tem uma opinião duvidosa quando deixa de fora um jogador como KdB, focou-se apenas no ataque e acho mal. No meu top5 colocaria Messi, CR7, KdB, Neymar e Sadio Mane. Sem CR7 acrescentaria Van Dijk, Hazard, Salah ou Mbappé, obviamente não tive em conta rendimento.

    • Kacal
      Posted Junho 1, 2020 at 3:06 pm

      Aliás, coloco Lewandowski no meu top5 caso tire CR7, caso fique meto-o em 5º no lugar de Mane ou em 6º, depois sim vêm os outros nomes como Van Dijk, Hazard, Salah ou Mbappé.

  • Knox_oTal
    Posted Junho 1, 2020 at 2:46 pm

    Para mim os cinco melhores actualmente: Messi, Lewa, KdB, Van Dijk e Sadio Mané. Já dava para fazer metade de uma equipa brutal!

  • Joga_Bonito
    Posted Junho 1, 2020 at 3:02 pm

    Acho que a comparação com Mbappé só é feita pela capacidade de aceleração e potência do francês, que é o que de mais próximo se tem ao R9. Mas está bem longe da sua dimensão técnica e táctica. Até a nível técnico o Zlatan é superior por exemplo ao Mbappé, apesar de perder em velocidade e explosão para o francês. A nível técnico, igual ou melhor que o Fenómeno só vejo Messi e Maradona, apesar de serem os três diferentes entre si. O Fenómeno supera qualquer um em requisitos como drible em explosão ou na ambidestria. A nível de leitura Maradona e Messi são lhe superiores, mas também são jogadores de construção, ao passo que o Fenómeno é um 9. Ao nível de drible, estão todos mais ou menos ao mesmo nível. Aí, a diferença pode pender para o Fenómeno se pensarmos que alia à magia uma explosão brutal que lhe permite ser ainda mais letal no drible e na condução de bola, além do que a ambidestria lhe dá mais recursos por assim dizer.
    Mas ficará sempre este “se” na história. Se não se tem lesionado, talvez fosse o melhor de sempre.É para mim o mais espectacular, apesar de Maradona ser o meu jogador preferido.

    • Chico
      Posted Junho 1, 2020 at 3:31 pm

      O mais parecido ao R9 é o rapazola da minha foto, Eusébio. Menos fantasista (também era outra era), mas mais forte com playmaker.

      • Artur Trindade
        Posted Junho 1, 2020 at 3:56 pm

        Eusébio tinha maior capacidade de remate, sendo que nos livres dava 10 a 0 ao Ronaldo. Por outro lado, em capacidade técnica Ronaldo dava 10 a 0. Bem mais finalizador o Eusébio e fantasista o R9. Eram parecidos na capacidade de condução, d e choque e também nas lesões, que deixaram a sua marca.
        Eu sou apologista de comparar jogadores de épocas diferentes.

        • Chico
          Posted Junho 1, 2020 at 4:20 pm

          Na era do Eusébio, havia menos fantasia. Talvez pela porrada que era permitida pelos árbitros, os jogadores não arriscavam tanto nesse âmbito, eram mais objetivos. Claro que havia exceções, como Garrincha na América do Sul e George Best na Europa. Foi por isso que fez o reparo.

      • Joga_Bonito
        Posted Junho 1, 2020 at 4:43 pm

        Realmente esse paralelismo com Eusébio é pouco focado mas de facto Eusébio é um percursor desse estilo, era um atacante com uma mistura rara de técnica e velocidade. Contudo saiu prejudicado pelos poucos jogos seus de que há memória. Tem também outro curioso paralelismo com o Fenómeno, que é ter tido uma carreira fustigada por lesões, que também impediram ser ainda maior. E mesmo assim estão os dois no Olimpo.

        • Chico
          Posted Junho 1, 2020 at 5:49 pm

          Claro. Ao longo dos anos, fui assistindo aos jogos do Mundial de 66 e alguns dos grandes jogos europeus do Benfica, para além dos highlights. Era absolutamente fenomenal. Não tem o reconhecimento de outros exatamente por ter surgido antes da banalização das transmissões televisivas.

  • nuno.santos
    Posted Junho 1, 2020 at 3:13 pm

    Messi, Oblak, De bruyne, Neymar e Mané

  • Artur Trindade
    Posted Junho 1, 2020 at 3:26 pm

    Ronaldo Nazário ocupa este lugar romântico nas cabeças de quem o viu jogar.
    É o maior exemplo do que poderia ter sido, mas não foi, talvez a par de Maradona, exemplos de talento desperdiçado.
    Não sei se na cabeça dele existe esta ideia de picar o nosso Ronaldo, ou se é apenas uma depreensão do jornalista.
    De qualquer forma ser top 5 aos 35 anos é uma inovação de CR7, pois no caso do Ronaldo brasileiro, aos 30 anos já estava afastado do top fazia tempo.
    Nota-se que existe alguma nostalgia de R9 do que poderia ter sido o futuro.

    A colagem a Mbappé é forçada, pois o francês não é PL e pratica um futebol moderno, aplicando as suas poderosas arrancadas nos espaços vazios, e tentando evitar as cabines telefónicas, princípios alheios a Ronaldo Nazário.
    É praticamente um clone e seguidor do jogo de CR7, do qual será sucessor, falta-lhe apenas o jogo aéreo.

  • SenyorPuyol
    Posted Junho 1, 2020 at 4:10 pm

    O meu top-5, no presente momento, é composto por Messi, de Bruyne, Neymar, Mané e Kroos.

    Se for por qualidade intrínseca, que me parece ser o critério do Fenómeno, aproximo-me mais das suas eleições, partilhando Messi, Neymar, Hazard e Mbappé, mas discordando em Salah, eu colocaria o Cristiano nesse quinteto.

  • Kafka
    Posted Junho 1, 2020 at 5:28 pm

    O Fenómeno fala que muita gente acha que Mbappe é parecido com ele, eu discordo.. Do ponto de vista físico, de explosão, força e velocidsde concordo com que são parecidos…. Mas tecnicamente há um Mundo de diferença entre o Fenómeno e Mbappe favorável claramente ao Fenómeno, que é um dos melhores de sempre do ponto de vista técnico ao contrário do Mbappe que às vezes até parece algo trapalhão com a bola e muitas (para não dizer quase todas) as suas fintas são à base da força e velocidade

    Também por isto é que o Fenómeno é um jogador ímpar, mesmo único na história do futebol, é dos pouquíssimo jogadores na história que conseguiu conjugar em simultâneo uma força bruta tremenda, uma velocidade supersónica e uma técnica de outro Planeta….

    Ele era o mais forte
    Ele era o mais rápido
    Ele era o mais técnico

    Isto não é um Ser Humano, é um ET

    • Diogo Moura
      Posted Junho 1, 2020 at 5:58 pm

      Dentro dessas características vem-me à cabeça o Kaka, quando estava no Milan. Aguentava a carga, corria que nem uma gazela bola no pé e tinha uma técnica de excelência. No drible era menos exuberante – o Ronaldo inventou fintas, todos os putos na escola o tentavam imitar.

    • Miguel SADSC
      Posted Junho 1, 2020 at 7:02 pm

      Creio que a junção que daria a versão mais próxima de Ronaldo no seu pico seria a potência do Cristiano ali em 2011/2012 com a técnica de Ronaldinho. Henry era mais elegante e menos na potência mas a sua combinação de velocidade, técnica e força talvez seja o mais aproximado.

    • Valderrama
      Posted Junho 1, 2020 at 8:35 pm

      Ninguém na história deste desporto conjugou técnica e potência como o Fenómeno

  • Kafka
    Posted Junho 1, 2020 at 5:38 pm

    Viste mal então porque ele não deixou de fora o Messi…. Apesar disso do melhor de todos os tempos nem sequer fazer sentido, mas para se ser o melhor de todos os tempos primeiro tem de se ser o melhor da respectivas geração e aí tu reparaste mal porque o Fenómeno falou no Messi, que é o melhor jogador desta geração portanto a haver um candidato a melhor de sempre desta geração é o Messi, mas o Fenómeno não se esqueceu dele

  • opiniaodeadepto
    Posted Junho 1, 2020 at 6:07 pm

    Não consigo entender porque é que há tanta gente que se desunha para desvalorizar CR7.
    Admiro o Ronaldo Nazário que é um dos grandes craques que vi jogar, mas o CR7 é um verdadeiro ET. Juntamente com o Messi são os dois melhores de sempre! Ninguém se aproxima nem um bocadinho!

  • Hugorr
    Posted Junho 1, 2020 at 6:07 pm

    Mas será assim tão descabido que cada vez mais, CR7 deixe de estar incluido nestes ‘tops’ da actualidade?

    CR7 é um dos melhores de sempre, mas na ‘actualidade’? Já não o é, é natural. E daqui a uns anos será Messi a deixar de aparecer… nenhum dos 2 irá jogar para sempre.

  • TBL
    Posted Junho 1, 2020 at 8:16 pm

    CR7 saiu de forma consistente da maioria de tops 3 ou 5 desta natureza. Vejo muita gente a justificá-lo com a idade (argumento inequívoco) mas há outra coisa que merece ser mencionada: a sua equipa e o campeonato onde joga. Basta olhar para o top3 do Ballon d’Or dos últimos 10 anos e ver o absoluto domínio dos clubes espanhóis (claro que devido aos 2 ETs que por lá jogavam mas foram conseguirando top3 de forma consistente). Excluindo CR7, a última vez que um clube italiano conseguiu um top3 foi em 2007 com a vitória de Kaká.

    Ou seja… mesmo com 35 anos, se CR7 ainda estivesse no Real Madrid teria uma maior visibilidade e, como tal, estaria muito mais presente nestes tops.

    Quanto a R9, já o disse anteriormente noutro comentário aqui no VM: pena as lesões, porque foi o jogador que mais prazer me deu ver jogar na vida, especialmente nos seus primeiros anos de Barcelona.

    • Knox_oTal
      Posted Junho 1, 2020 at 8:48 pm

      Sei que dá a impressão que o Ronaldo passou alguns anos nos culés, mas só esteve uma época! Teve foi um impacto tremendo (49 jogos e 47 golos) e com apenas 20 anos!

      Saudações Desportivas

      • TBL
        Posted Junho 1, 2020 at 9:28 pm

        Obrigado. Então foi por isso que eu, inconscientemente, disse “primeiros anos”, porque me lembro efetivamente da época de chegada ao Barcelona mas de mais nenhuma, (mas achava que era por estar lesionado nas outras). My bad.?

Deixa um comentário