Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O outro lado de Imbula

A contratação de Imbula ao Marselha por 20ME foi uma das “bombas” do defeso. O médio francês, pela sua enorme qualidade, era pretendido por vários “tubarões” europeus mas o FC Porto conseguiu adiantar-se e desembolsar um valor que, embora estranho ao futebol português, não está desfasado do nível do jogador. E se Imbula confirmar estas palavras, não só o rendimento desportivo terá sido pagamento mais que suficiente, como decerto os portistas não terão grande dificuldade em sacar mais-valia financeira de uma futura transferência. Ou seja, apesar das críticas feitas ao valor despendido, a contratação de Imbula é, no que a si mesma toca, bastante positiva. O problema é o efeito borboleta.

Se uma equipa, habituada a desembolsar valores reduzidos, consegue contratar um jogador por 20ME de forma directa, decerto conseguirá fazer o mesmo por outros activos. E se é verdade que os valores pagos por Hulk (de forma gradual) e Danilo já não tinham sido muito enquadrados com a realidade do futebol português, não menos o é que estes números são até agora os que têm maior impacto — e que qualquer clube que negoceie com o FC Porto os terá em conta.
De facto, é este o único real “perigo” da operação Imbula: o efeito sobre futuras negociações. Se um clube sabe que o Porto tem capacidade para pagar 20ME a pronto, quererá puxar a brasa à sua sardinha e aumentar os valores do seu próprio jogador. Por um elemento que custaria três ou quatro milhões, poderá pedir cinco ou seis ou mesmo sete. E terá fundamento para tal pois o dinheiro que agora sabe que o dragão tem existe e está lá para ser gasto — isto, claro, unicamente da perspectiva de quem vende.
Assim, pese embora ter sido uma super-contratação, Imbula é também um risco. Será difícil para o Porto continuar a adquirir elementos a “preço de custo” quando na gaveta há uma factura de 20ME. É um cunho de força mas também um peso, inflacionando futuras compras. E certo é que dificilmente alguém hesitará em apontar-lhe o dedo, decorado com um sorriso escarninho e sobrancelha levantada pela sobranceria, na hora de discutir os valores de uma transferência.


Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • Sport&conomic
    Posted Julho 29, 2015 at 11:32 am

    Esta argumentação não faz qualquer sentido.

    Eu posso comprar um Mercedes por 50 mil euros e ter dinheiro para comprar mais uns quantos. Mas depois se quiser comprar um fiat de 95 e o seu dono pedir o dobro daquilo que vale por pude gastar 50 mil euros num Mercedes, simplesmente digo: vou comprar noutro lado.

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2015 at 11:47 am

      E quem vende deve estar preocupadissimo. Quem tem interesse é quem compra, logo para quem vende até é melhor.

      JD

    • Kafka I
      Posted Julho 29, 2015 at 11:56 am

      Sportconmic

      Já paraste para pensar porque é que qualquer jogador que o Real Madrid, City ou PSG contratam custa sempre um balurdio mesmo quando a sua qualidade não o justifica?

      É precisamente porque TODOS os clubes no Mundo sabem que o Real, PSG, City (entre outros) têm muito dinheiro e podem pagar mais por determinado jogador, então TODOS os clubes se esticam à grande com o Real, PSG e City

      Numa escala mais pequena penso que foi isto que a Ines Sampaio quis transmitir que se pode passar com o Porto

      E como o JD respondeu, na optica do vendedor é-lhe igual se tu vais a outro lado, se queres ir a outro lado comprar então vai, mas já sabes é que aqui só levas o Fiat 95 pelo dobro e mais nada

    • Miguel B
      Posted Julho 29, 2015 at 12:16 pm

      No futebol não há o : "vou comprar noutro lado", ou melhor haver até há, mas não é a mesma coisa ;) tanto para o bem como para o mal

    • Diogo Almeida
      Posted Julho 29, 2015 at 12:21 pm

      Mas no caso dos carros o dono do fiat não sabe sequer que tem um Mercedes, essa comparação e um pouco absurda porque isso sal transacções privadas enquanto que no mundo do futebol as coisas não são tão privadas assim…mas isto não quer dizer que a compra influencie o poder negocial do porto, aliás como foi referido no texto até pode ser mau mas também pode reforçar o poder negocial porque se os clubes realmente quiserem os ativos do clube vão ter que pagar o pedido porque ficam com a sensação que o clube, neste caso, o porto tem o poder financeiro para não os ter que vender.

    • Manuel
      Posted Julho 29, 2015 at 1:05 pm

      Sport&ecomic, a Inês tem alguma razão, o que diz faz sentido. Uma coisa é comprar um carro a crédito, outra é ter dinheiro para comprar 2 ou 3 carros. Neste caso, o Porto compra a crédito. O que o Porto está a fazer é o mesmo que faz com os empréstimos obrigacionistas, quando chega a altura de pagar o activo, faz o "roll-over".

      O ano passado o Porto fez vários investimentos em jogadores a crédito, isto é, ficando a dever aos vendedores ou com a ajuda de agentes externos, aumentando o passivo. O mais paradigmático foi a compra de Adrián por 11M que, apesar de muitos adeptos, com dificuldade de aceitar o investimento, andarem a dizer que, à semelhança do Sócrates, o investimento não era para pagar, a dívida começou agora a ser paga, provavelmente descontando no preço do Jackson.

      O que fazem a seguir? Como já começam a pagar a dívida antiga, fazem outro investimento maior do que o anterior, num activo que teoricamente dará maior garantias, embora na vida poucas garantias existam.

      O facto de fazerem um investimento ao nível dos clubes mais ricos, mesmo não tendo dinheiro, ainda por cima sendo as pessoas que o Porto vende sempre bem, naturalmente que empola o mercado negativamente. Os vendedores dos activos (jogadores) empolam o seu preço e os compradores dos jogadores oferecem por baixo. Não tem nada que saber.

      A comparação com os automóveis é infeliz porque os preços dos automóveis são fixos (excepto os usados) enquanto que os preços da compra e venda de jogadores é sempre resultado de uma negociação.

    • Ad Fer
      Posted Julho 29, 2015 at 3:09 pm

      Talvez é por isso que o fiat lucas lima ainda não veio,ou o alex sandro ainda não renovou,ja que pagam um salario elevado a esse jugador e ao maxi…..boa analise inês estão a brincar com fogo..

    • Marco Costa
      Posted Julho 29, 2015 at 6:25 pm

      Quando se fala em transferências de real e City, falam em valores astronómicos mas esquecem-se de uma questão indicutivel, burrice pura e dura.
      Comparar um clube que encontra Hulks, jacksons etc, com clubes que dão 20m por jávi Garcia 40 por mangala é ridículo!
      Percebo o post mas também tenho firme convicção que a burrice aguda não paira pelo grandes clubes portugueses, contrariamente aos grandes tubarões europeus.
      Até o próprio Mourinho vai dar 25 milhões por Filipe Luís quando já lá têm o azpilicueta, por exemplo..

  • Nunes
    Posted Julho 29, 2015 at 11:33 am

    O grande risco desta contratação é o jogador se lesionar e não conseguir ter rendimento desportivo e, consequentemente, comprometer uma futura mais-valia na venda. Para o FC Porto um investimento de 20M não pode dar errado. Outra coisa é que não me acredito que o Imbula tenha sido pago a pronto, até porque foi oficializado antes de Jackson sair.

    • Joker
      Posted Julho 29, 2015 at 12:39 pm

      Vendo por esse prisma, isso é um risco de qualquer contratação.

    • Gonçalo
      Posted Julho 29, 2015 at 12:54 pm

      Pago a 4 anos, 5M por época. A malta é muito criativa quando fala do preço do Imbula ou do ordenado do Casillas, só é pena que não procurem investigar um bocadinho antes de escrever inverdades como se de verdades se tratassem.

    • Diogo JR
      Posted Julho 29, 2015 at 2:20 pm

      Esta gente por vezes esquece-se que tanto o Porto como o Benfica já andam a contratar jogadores por preços elevados, em comparação com os que se praticavam há 4 ou 5 anos. Porto contratou Hulk, Danilo, Alex Sandro, Benfica contratou Markovic, Samaris, e deve ter contratado outros que não me lembro, todos de valor igual ou superior a 10M. Os preços estão a subir, até o Ghilas vai com cláusula de milhões para Espanha, Kleber foi vendido por 4.5M segundo O Jogo, e isto são jogadores que foram dispensados…

    • Kacal I
      Posted Julho 29, 2015 at 3:36 pm

      Nós vendemos bem e portanto acho que temos alguma disponibilidade para contratar mais caro.

  • Anónimo
    Posted Julho 29, 2015 at 11:35 am

    Boa observação Inês Sampaio,
    Esse efeito também creio que poderíamos estender ao nível salarial, não no caso de Imbula mas dos já muito falados Maxi e Iker.
    Pois com renovações é sempre utilizado o termo de comparação dentro e fora do plantel e neste momento existe o precedente de " se pagas tanto ao X então eu também quero". Mas este efeito é contrariado pelo pulso forte dos homems do norte (passando o lirismo).
    Efectivamente é uma faca de dois legumes mas é impossível dissociar os dois lados do crescimento, mostrar capacidade financeira dá nisto. Por outro lado consegue atrair jogadores que à partida seria impossível e não têm tantas limitações como os outros grandes.
    Se é a politica correcta para um clube dependente de vendas, é outra questão.
    Abr a todos,

    RREB

  • Ricardo Ricard
    Posted Julho 29, 2015 at 11:44 am

    O Porto provavelmente irá pagar esses 20M em futuras transferencias,porque a conversa será: "Ah e tal,se deram 20M pelo Imbula podem muito bem dar mais uns milhões por este"

    Assim como também irá pagar em ordenados de futuros jogadores e em algumas renovações… " Ah e tal se o Casillas ganha isto e o Maxi aquilo…Podem muito bem pagar-me mais umas centenas de milhares por ano…"

    Uma pergunta para os entendidos…Imbula é superior ao Ramires quanto este chegou ao Benfica?

    • Gonçalo Melo
      Posted Julho 29, 2015 at 12:03 pm

      É uma comparação difícil, mas para haver um ponto de partida basta vermos que ramires ja era internacional A, e creio que o imbula so jogou pelos sub21 franceses. Apesar disso muitas vezes nao significar nada.

    • H Soares
      Posted Julho 29, 2015 at 12:05 pm

      Penso que Imbula chega ao Porto mais maduro e mais jogador.

    • Ruben Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 12:17 pm

      A questão é que o Porto nao pagou os 20M por Imbula.
      A doyen pagou uma parte, pois sabe do seu grande valor futuro, até o pai do rapaz confirmou isso.

    • jonathan teles
      Posted Julho 29, 2015 at 12:17 pm

      Imbula é superior ao Ramires em qualquer momento da carreira

    • João Rodrigues
      Posted Julho 29, 2015 at 12:20 pm

      Eu diria que partem ambos de igual forma, acho o ramires um jogador muito mais agressivo e que frequentemente joga no ataque, quem nao se lembra dos sprints dele, ja o imbula e um jogador mais de toque facil. Mas para mim sao os 2 iguais nos momentos que perguntas-te.

    • Nuno
      Posted Julho 29, 2015 at 12:21 pm

      É mais conhecido

    • Ruben Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 12:33 pm

      Imbula com bola parece-me melhor.

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 12:40 pm

      Melhor em qualquer altura fala de certeza um conhecedor do Marselha maior parte num viu um unico jogo do Marselha o ano todo como vem para a equipa deles já é futuro bola de ouro igualzinho à conversa do Brahimi o ano passado.

    • Filipe Sousa
      Posted Julho 29, 2015 at 12:43 pm

      Teoricamente, para mim o Imbula é melhor contratação a nível desportivo do que seria Ramires. Não esquecer que vem do Marselha, equipa francesa já com ambições e ser já um valor seguro na Europa. O Ramires jogava no Brasil, tinha que se adaptar e tal… Sendo que o histórico de contratações no Brasil por parte de portugueses é muito mau (Cortez, César, Éder Luis, Kardec, Airton, Sidnei, Souza, Kelvin, Kléber, entre outros), apesar de existirem exceções como Luisão e David Luiz (curiosamente referi logo dois centrais que têm fama de ser fracos no Brasil… e não esquecer que César também deixou boas indicações e Sidnei tá agora a destacar-se na liga BBVA)

    • Manuel
      Posted Julho 29, 2015 at 1:09 pm

      A Doyen adiantou o dinheiro, como disse o pai do jogador, mas não pode ficar com parte do passe. O passe é 100% do Porto que vai ter de pagar o dinheiro adiantado pela Doyen com mais valias elevadas.
      Se é melhor ou pior do que o Ramires é o que menos interessa. Nem o investimento é comparável.

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2015 at 1:27 pm

      Imbula ja está habituado a futebol europeu, e já foi titular num suposto candidato ao título francês.

      CE

    • jonathan teles
      Posted Julho 29, 2015 at 1:49 pm

      Filipe Ribeiro acredito que o teu comentário seja para mim e não levo a mal e respondo-te com 2 alineas:

      a) Não sou do Porto, sou do Sporting
      b) Sou Francês e do Marselha desde pequeno portanto sim acompanho a liga Francesa e principalmente o Marselha.

      Saudações

    • Joker
      Posted Julho 29, 2015 at 1:50 pm

      Manuel, o que menos interessa é a qualidade do jogador? Isto ainda é futebol…

    • Filipe Ribeiro
      Posted Julho 29, 2015 at 2:20 pm

      Peço te desculpa então.
      Sabes que o normal é virem falar por falar só porque vem para o seu clube é logo o maior.
      Eu também sigo o Marselha vi a maior parte dos jogos porque sou fan do trabalho do Bielsa e não acho assim tão linear porque ocupavam posições diferentes e formas distintas de jogar mas em termos de potencial claramente o Imbula tem mais do que tinha o Ramires quando cá chegou.

    • Manuel
      Posted Julho 29, 2015 at 2:24 pm

      Joker, tens dificuldade com o português? Eu não falei na qualidade, falei na comparação que não pode ser feita!
      Define "qualidade de um jogador de futebol"!

    • Joker
      Posted Julho 29, 2015 at 3:04 pm

      Manuel,

      O Ricardo perguntou aos ''entendidos'' se era melhor que Ramires para saber o valor do jogador em causa. Era uma comparação para que possa perceber a qualidade do jogador (ninguém comparou preços antes do teu comentário), que é o que realmente interessa neste negócio, que Imbula compense os 20M sejam a pronto ou às prestações dentro de campo.

      A comparação obviamente pode ser feita porque efectivamente são dois jogadores que atuam em posições semelhantes dentro do campo, na minha maneira de ver futebol compara-se a qualidade, se queres comparar preços, sugiro outro ramo ou algum tipo de produtos ou serviços.

  • Leonel Garcia
    Posted Julho 29, 2015 at 12:20 pm

    Sou portista mas até agora não percebe , onde o porto estava com a cabeça para dar este valor pelo imbula , pinto tem que sair já da presidência , fiquei de boca aberta quando vê isto , por bom jogador que seja é muito dinheiro para reforçar a defesa com centrais de 7ME com mas valias o máximo que eu dava era 7,5 ME

    • Joker
      Posted Julho 29, 2015 at 12:39 pm

      Leonel,

      O máximo que dava era 7, 5 ME? Por o Imbula? O seu comentário demonstra um desconhecimento total em relação ao jogador.

      A contratação de Imbula por 20M está longe de ser um exagero no atual mercado e será de certo uma das melhores contratações deste mercado em Portugal.

    • MiguelSantos
      Posted Julho 29, 2015 at 12:48 pm

      Quando o jogador começar a brilhar com a camisola do Porto já não irás dizer essas barbaridades

    • Johnny the Grinder
      Posted Julho 29, 2015 at 3:30 pm

      Reforçar a defesa? Centrais?

      Como Portista e apreciador do desporto rei sei que o Imbula joga a meio campo, a não ser que seja polivalente. Nesse caso acho que até vale mais de 20M.

    • Kacal I
      Posted Julho 29, 2015 at 3:32 pm

      O Imbula era cobiçado por colossos, tenho a certeza que o Marselha recebeu propostas superiores a a 10 milhões de outros clubes, além disso o PdC disse que o Porto podia ter vendido o jogador antes sequer de assinar e portanto alguém terá feito propostas ou terá manifestado interesse em avançar na ordem dos 25 milhões, talvez, deixem-no recuperar da lesão e entrosar-se e depois se a equipa acompanhar ele vai demonstrar toda a sua qualidade e é muita.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Julho 29, 2015 at 12:31 pm

    Mas isso não acontece só no Porto. No Sporting igual, se há 5 milhões para o ordenado de JJ, o Carrillo e outros também vão exigir que não haja "teto" salarial para eles… embora as coisas não funcionem assim, é o raciocínio humano e cada um "puxa a brasa à sua sardinha".

    A qualidade paga-se caro. Dificilmente o Imbula dará tanto retorno financeiro como querem fazer parecer (20 milhões da transferência, + comissões a empresário e jogador + prémio de assinatura + ordenados de um ou dois anos), mas do ponto de vista desportivo, tem tudo para render bastante… e ninguém se queixa que Hulk ou Danilo foram caros, porque os caros, são aqueles que vêm e não jogam ou não rendem.

    • Tiago Couto
      Posted Julho 29, 2015 at 2:58 pm

      se fores ver por aí e acrescentando todas essas particularidades tens também de acrescentar por mais pequeno que seja o número,o nº de camisolas que se irão vender com Imbula nas costas,as estações de comunicação social francesa que poderão olhar para o nosso campeonato de outra forma com mais interesse..

    • Anónimo
      Posted Julho 29, 2015 at 3:49 pm

      As camisolas não são quase dinheiro nenhum aos clubes. Ainda por cima em Portugal onde não se vendem tantas quanto isso.

      JD

  • DaniMontana
    Posted Julho 29, 2015 at 12:51 pm

    Posso dizer que não concordo de todo com esta visão.

    Por Imbula ter custado tal valor não está sequer implícito que os outros tenham que custar.

    Isto vale para qualquer clube, vemos clubes espanhóis que conseguem pagar muito dinheiro, depois conseguem ir buscar jogadores por valores baixos também.

  • Anónimo
    Posted Julho 29, 2015 at 1:25 pm

    Inês, tudo certo, mas não são 20 milhões a pronto. São 4 prestações anuais de 5 milhões.

    CE

    • Manuel
      Posted Julho 29, 2015 at 1:49 pm

      Isso não tem qualquer valor para o que se discute aqui. O tempo de pagamento é uma questão de gestão de cash flow e não de volume de investimento.
      Quando compra um carro a prestações acha que o investimento vai diminuir até ao fim do prazo de pagamento?

  • Paulo Oliveira
    Posted Julho 29, 2015 at 2:59 pm

    Dizem que foi a contratação "bomba", mas… Se o Imbula é assim tão fantabulástico e bom (conforme afirmou Pinto da Costa, que até disse que antes dele assinar pelo Porto, já tinha propostas para o vender!) porque deu "apenas" 20 Milhões de Euros ao Marselha?! Ainda por cima em pagamentos faseados, o que a nível de cash-flow para quem vende um jogador que, pelo que dizem, tinha meia Europa atrás, é péssimo!
    Obviamente que aqui entram intervenientes directos, desde presidentes de clubes, Fundos e empresários, em que todos ganham a sua comissão!
    Aliás, mesmo para o jogador, deveria ter propostas financeiramente melhores, mesmo não sabendo o que veio ganhar no Porto, em França já se paga muito mais do que cá, e noutros campeonatos e pelos clubes que diziam estar interessados, de certeza que lhe dariam muito mais dinheiro!

    Acho que existe aqui qualquer coisa que só mais tarde se irá descobrir, como o Aboubakar que também interessava a meia Europa, mas depois nos exames médicos acusou um problema e que o Porto só comprou uma pequena percentagem do passe (para se precaver, e acho que fez bem!) mas que pela lesão e do que sei, poderá ser muito perigoso para o jogador, pois ao mínimo esforço, está no estaleiro!

    Contudo, acho que o mercado anda agitado, mais no final do mês de Agosto agitará muito mais!

  • Tiago Couto
    Posted Julho 29, 2015 at 3:00 pm

    a partir do momento que o presidente do Braga pede 10M por 50% do passe do Rafa ao Porto,acho que a direcção e o próprio Pinto da Costa estão mais que aptos para lidar com qualquer outro fenómeno futebolístico,por mais estranho que seja.

    • Rui Carvalho
      Posted Julho 29, 2015 at 5:01 pm

      talvez o preço exigido pelo Rafa seja já decorrente deste possivel fenomeno pela Inês descrito…

      Rui Carvalho

  • Gulev
    Posted Julho 29, 2015 at 3:05 pm

    Eu acho que o grande risco na contratação de Imbula é ter o treinador que tem. Tenho dito.

  • Anónimo
    Posted Julho 29, 2015 at 3:24 pm

    este tipo de contratação não me parece viável financeiramente.. mas quem sou eu para o afirmar?!?
    é só vendas record e lucros abismais… alguém me explica o porquê de os clubes estarem cada vez mais na penuria?
    o exito desportivo em portugal não paga estes milhões todos. o Benfica já esticou a corda e onde andam agora esses onzes de gala?
    "fuga p'a frente" é o nome disto para mim, acho que o PdC quer mais um mandatozinho…
    ninguém me convence que isto seja bom para o FCP ao nivel financeiro..

    Rui Carvalho

  • Kacal I
    Posted Julho 29, 2015 at 3:30 pm

    Excelente post Inês, muito bom.

    Em geral concordo contigo, agora o Porto também já contratou Danilo e Hulk por valores muito elevados e depois conseguiu outros jogadores como Mangala, Defour (na altura bem cotado até), Jackson, entre outros, por valores mais reduzidos, também depende dos alvos e do tempo que o Porto levar a reagir para evitar que outros clubes se antecipem e demonstrem interesse, pode acontecer mas não é regra e o mercado está inflacionado hoje em dia.

  • H Soares
    Posted Julho 29, 2015 at 4:15 pm

    Eu consigo ver as coisa de uma outra forma.
    Apesar de 20ME ser demasiado para uma liga como a nossa, temos que ter em consideração que o mercado está inflacionado, aliás não é só o mercado do futebol, nos últimos 10 anos o " dinheiro desvalorizou muito".
    Longe vão os tempos em que se ia ao Brasil buscar o melhor jogador do campeonato por tuta e meia.
    Se juntarmos a isto o facto de o jogador em questão ser pretendido por vários clubes, e o clube em questão ser um "grande" de França, não me parece de todo um valor excessivo. Digamos que irá servir de escala em negócios futuros. Prova disso é o facto de Pinto da Costa ter usado como referencia o valor de Imbula quando falou do negócio de Rafa.
    O único senão, e aí sim, a carruagem descarrila, é se este negócio corre mal e o jogador vira um flop.

    • Rui Carvalho
      Posted Julho 29, 2015 at 5:11 pm

      O preço exigido pelo Rafa não será já o fenómeno apontado pela Inês?
      quanto ao valor de 20M poderá não ser exagerado no mercado global para o Real p exemp. seriam peaners),nem questiono, já para o mercado Português acho pouco viável financeiramente.
      quanto a ser um risco…todas são, mas quanto mais caras… o preço só por si não garante que o jogador vai corresponder a todas as expectativas, estamos fartos de ver isso por todos os clubes…

Deixa um comentário