Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O “pior Benfica da era Jesus”? Os números dizem o contrário

Parece mais ao menos consensual que este Benfica é o pior na era Jorge Jesus. O rótulo tem ganho força, e fica quase a ideia que nos outros anos as águias apresentavam um futebol demolidor (apesar de na época passada isso não ter acontecido, já se notava um maior pragmatismo) e este ano é quase uma excepção,  tendo JJ preterido o brilhantismo em favor dos resultados.  Se é inegável que a campanha europeia foi muito aquém das anteriores (foi um feito chegar a duas finais europeias seguidas), bem como que a eliminação da Taça evitou uma dobradinha que maquilharia a má Champions, é também indiscutível que as 20 vitórias em 24 jogos (com duas derrotas e dois empates pelo meio) para a Liga é uma marca notável, mesmo com as disparidades de orçamentos que os ditos 3 grandes têm para o resto das equipas. Comparando com as outras 5 épocas que Jesus comandou as águias, chegamos igualmente a algumas conclusões:

– Apesar de ter perdido Oblak, Garay e Siqueira, esta é a melhor defesa em termos absolutos da era Jesus, com os tais 11 golos sofridos em 24 jogos, menos 4 que a equipa campeã a época passada. (média de 0.43 golos sofridos p/jogo)
– 2º melhor “goal-average” de sempre (+49g), apenas batido pelos +52 da época 12/13
– 3º melhor ataque com 60 golos marcados, apenas batido pelas época de 12/13 (66 golos) e 09/10 com 61.
– Maior numero de vitórias de sempre por mais que um golo de diferença na liga (15 em 20 partidas)
– Maior distribuição de golos marcados pelos jogadores do plantel (dos 25 jogadores de campo já utilizados por Jesus plantel, 13 (52%) já fizeram o gosto ao pé).
– Maior percentagem de vitórias (83%) de um Benfica de Jesus na Liga, batendo as épocas de 09/10 e 12/13 em que foi campeão.
– Os 62 pontos obtidos até agora, só são ultrapassados pelos 64 da temporada de 12/13.
– Como curiosidade, que até tem passado despercebido, o Benfica em 24 jogos na Liga, além dos 60 golos marcados já enviou a bola aos ferros das equipas adversárias por 15 vezes [Paços de Ferreira (3 vezes) Vitória Guimarães (3) Estoril (3) Moreirense (2) Arouca (2) Belenenses (1) Académica (1)].
Jorge Jesus consegue esta liderança depois das saídas, no espaço de um ano, de Oblak, Cardozo, Enzo Perez, Markovic, Siqueira, Rodrigo e André Gomes, e já ter visto vários jogadores nucleares no plantel afastados por longos períodos de tempo, devido a lesões (Fejsa, R. Amorim, Sulejmani, Silvio, Gaitan, Salvio…).
Pelas condicionantes que teve no arranque da Liga, pela reformulação que foi obrigado a fazer na equipa, com a concorrência de um FC Porto bastante reforçado, e pelo rendimento que tem conseguido tirar dos seus jogadores à procura do tal bi-campeonato que há tantos anos foge ao Benfica, esta provavelmente, apenas a nível do campeonato, até está a ser a melhor temporada de Jorge Jesus à frente dos encarnados.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Tiago Santos

0 Comentários

  • Nuno R
    Posted Março 10, 2015 at 12:04 pm

    Ouvi num programa que uma percentagem absurda dos golos do benfica (pareceu-me acima de 50%) era de bola parada. Ora isto demonstra trabalho de treino, e qualidade de execução.

    Para aquela rapaziada dos números absolutos, lendo isto… Jardel melhor que Garay, Eliseu melhor que Siqueira. É isso?

    PS: Ruben, respondi à tua questão no outro post. Se ainda desse para fazer c/p punha aqui o que penso do Jedi Jesus, mas não dá…

    • stanpanan
      Posted Março 10, 2015 at 12:14 pm

      Os números falam do colectivo, tu vens perguntar sobre individualidades…

    • Nuno R
      Posted Março 10, 2015 at 12:23 pm

      Enfim… convinha ler em vez de apenas juntar as letras.
      Quantas vezes aqui a discussão neste blog não cai no mero X marca mais que Y, logo X melhor que Y. Ze sofre 10 golos, Manel sofre 20, logo Ze melhor que Manel.
      Para quem usa dessa argumentação… é isto.

      Eu sou um bocadinho a atirar para o lerdo e comecei a ver bola há uns dias, mas já sei que não são só os defesas e GR os responsáveis pelo processo defensivo.

    • stanpanan
      Posted Março 10, 2015 at 12:32 pm

      As vezes, pode parecer absurdo, trocar um melhor jogador por um pior pode ter reflexos positivos para o colectivo.. Exemplo disso, o ano passado, quando saiu Matic entrou o Fejsa a titular, muito pior jogador que o Matic, mas o Benfica acabou por beneficiar com isso e o benfica acabou pro beneficiar com isso…
      Sim, tens razão que a estatística nao explica tudo, mas explica alguma coisa, por exemplo, uma equipa com 60 golos em 24 jogos nao pode ser encarada com uma equipa com pouco futebol…

    • Rúben Gomes
      Posted Março 10, 2015 at 12:47 pm

      Li hoje, Nuno. Excelente comentario. De facto não percebo os insultos de benfiquistas. eu defendo imenso ele, apesar daquelas calinadas, e era interessante ve lo noutro clube para perceber o seu real valor. Obrigado por explicares.

    • Nuno R
      Posted Março 10, 2015 at 1:24 pm

      Os 60 golos podem ser explicados por muitas razões para lá da "nota artística", desde eficácia (1 remate = 1 golo) até qualidade individual. E não esquecer o factor "bolas paradas", muito trabalhado pelo Jesus. Além de que, internamente, a oposição deixa a desejar.

    • Nuno chaves
      Posted Março 10, 2015 at 1:29 pm

      O Benfica marcou 30 por cento dos golos em bola parada, não 50.. Isso mostra uma melhoria do JJ nessa área, visto que o Benfica sempre teve bons cabeceadores..
      Este post vem referir o facto de apesar de o Benfica não ter o plantel que teve nos últimos anos e não jogar como jogava, tem o mesmo pragmatismo e isso deve-se a JJ, que cresceu muito neste aspecto

    • 71460_5/8
      Posted Março 10, 2015 at 1:54 pm

      em 2009/10 a percentagem de golos de bola parada também foi bastante elevada

      um factor que está muito dependente de quem bate as bolas… se fosse fácil ou só com treino todas as equipas conseguiriam mais golos assim ;) e não é só nos livres directos em que a qualidade individual é determinante

    • Anónimo
      Posted Março 10, 2015 at 2:04 pm

      O Jesus tem imensas coisas que não agradam a nenhum adepto (para ser simpático), a falta de aposta em miudos do seixal, a mim é algo que me tira do serio por exemplo, mas se não fosse ele o benfica estava muito mais a baixo…

      A falta de nota artistica é compensada pelo elevado pragmatismo que a equipa apresenta, e todo o processo defensivo exigido pelo Jesus é notável, o único que destoa naquela equipa é o Eliseu, porque de resto 5 estrelas, o processo ofensivo deixa um pouco a desejar, não apresenta a mesma qualidade derivado das ausências do gaitan, do facto do salvio andar bastante mal e o lima ter andado arrastar-se, e com estes factores é díficil apresentar mais qualidade e um maior volume de jogo ofensivo..Contudo defensivamente…O modo como o Jesus põe a equipa a defender é fantástica, o Marco Silva devia aprender um pouco tal como a maioria dos treinadores da liga.

      José

    • Tartaruga
      Posted Março 10, 2015 at 6:59 pm

      Acho que é o pior Benfica de Jesus em termos de qualidade individual dos jogadores. Mas é aí que está a qualidade do JJ. As estatisticas deste ano podem ser marginalmente melhores que em outros mas isso pode-se dever a várias coisas (menos qualidade dos adversarios – liga de 18 e nao 16, menos carga de outras competições, etc.

      Mas uma coisa é notável, as estrelas saiem e as equipas de JJ continuam a facturar. É esse o seu valor, até um certo ponto "não importa quem joga"

    • Rui André Brito
      Posted Março 11, 2015 at 12:06 pm

      O facto da liga ser a 18, nesta estatística em concreto não acho que tenha nada a ver, porque isto tem a ver com os dados à 24ª jornada. Mas concordo quando diz que o valor da liga em termos qualitativos, é mais baixa este ano.

      Cumprimentos,

      Rui André Brito

  • Filipe M
    Posted Março 10, 2015 at 12:11 pm

    Precisamente.

    Há um ponto que me parece importante realçar que está relacionado com a indisponibilidade de vários elementos à ordem de Jorge Jesus. Não foram só os jogadores que saíram que contribuíram para tal. As lesões mais ou menos prolongadas de muitos jogadores ainda dão mais mérito ao que o treinador do Benfica tem conseguido fazer.

    O Benfica partiu para o início da Liga sem meia equipa da estrondosa época passada e vendo o seu grande rival reforçar-se de uma forma impressionante formando, provavelmente, o melhor plantel azul e branco dos últimos anos. A verdade é que estamos a entrar na recta final das decisões e o Benfica vai à frente destacado. Com menos opções que o seu rival, mas com uma enorme mais-valia chamada Jorge Jesus.

  • Adriano Fernandes
    Posted Março 10, 2015 at 12:28 pm

    Futebol não é sinónimo de números… Exibições são exibições, resultados são resultados… Até podes fazer o jogo da tua vida que o resultado pode dizer exatamente o contrário! A nível exibicional, este não é, nem de perto, o melhor ano de JJ!

    • Anónimo
      Posted Março 10, 2015 at 4:25 pm

      No final da época ganha quem tem mais pontos.
      Parece-me claro que quantos mais golos marcares e menos sofreres, mais próximo estás de atingir as vitórias que dão esses pontos.

      Abraço

      João Silva

  • Pedro Jorge
    Posted Março 10, 2015 at 12:29 pm

    Luisão também esteve muito tempo fora, se bem me lembro

  • Nuno R
    Posted Março 10, 2015 at 12:32 pm

    O processo defensivo do Benfica, em termos de números, melhora (pode ser coincidência, depende de outros factores) com as saídas de Matic e Enzo. Não deixa de ser motivo de curiosidade.

  • Anónimo
    Posted Março 10, 2015 at 12:36 pm

    Este Benfica não tem dado hipóteses. E creio que vão vencer o FCP em casa e sagrar-se campeões. E passo a explicar: são uma equipa muito madura a todos os níveis, na intensidade competitiva, na leitura dos momentos chave do jogo e na gestão de esforço, ao contrário do Porto que tem mais qualidade individual, mas que peca no fator psicológico. Aqui o Benfica é fortíssimo. Por esta ordem de ideias, penso que o pragmatismo de Jesus levará a melhor sobre a irreverência de Lopetegui. Não quero discutir arbitragens (deixemo-nos de tretas, todos temos telhados de vidro) e penso que o Benfica lidera justamente o campeonato.

    SL

    Zé Maria

  • João
    Posted Março 10, 2015 at 12:37 pm

    Realmente, qual será a razão para tamanha disparidade entre o futebol percepcionado e os resultados, I wonder..

    • Anónimo
      Posted Março 10, 2015 at 2:07 pm

      Se acha que é da arbitragem então pouco entende do que é o futebol jogado, todos os clubes grandes têm telhados de vidro no que toca a arbitragens…eu vi 2-0 no dragão sem dó nem piedade!
      Cada um faz omeletes com os ovos que tem, o jesus tem feito o que pode com uma equipa em construção…o Lopetegui tem feito o que consegue, e em alguns jogos evidencia uma grande nota artistica…mas parece que ainda não entendeu que às vezes mais vale jogar pior e ganhar, do que andar a praticar um futebol bonito e perder pontos.

      José

    • Anónimo
      Posted Março 10, 2015 at 2:14 pm

      Curioso que estamos a falar do Benfica e vem falar do Porto…
      "sem dó nem piedade" muito excessivo se bem me lembro só uma equipa entrou para dentro do relvado a jogar para ganhar… Mas pronto o que interessa é o resultado final..
      Depois queixam-se que os estádios estão vazios(estou a falar em geral)

      Jorge

    • Anónimo
      Posted Março 10, 2015 at 2:28 pm

      Falei do porto porque se é o joão de outros comentários é adepto portista, e o i wonder não é obra do acaso.
      Os estádios não estão vazios pelo benfica que deve ser o clube que mais adeptos leva ao estádio, então se estiver em primeiro como até à data, mais adeptos ainda leva.

      Isso do entrar para ganhar é conversa…esta época qts vezes se viu o mourinho fechar a equipa em jogos díficeis com o city, liverpool, psg?? O que interessa é quem vai em primeiro no fim.

      José

    • João
      Posted Março 10, 2015 at 3:12 pm

      O Adriaanse foi campeão (aliás, fez dobradinha) e perdia tudo que era clássicos. Simplesmente o Koeman não tinha 12-14 pontos de avanço.

      Irrelevante.

  • Awesome_Mark
    Posted Março 10, 2015 at 12:39 pm

    O pior Benfica da era Jesus? Em termos de qualidade de jogo. No entanto, a saída prematura das competições europeia$ foi certamente um forte revés à credibilidade de Jesus.

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Março 10, 2015 at 12:41 pm

    Este é o pior Benfica do Jorge Jesus no que a futebol jogado diz respeito. Estou para ver quantos é que dizem que o Ronaldo é um jogador de estatísticas e que o Messi é que é fantástico porque joga futebol espectáculo, e agora vão tentar defender este Benfica.

    Aqui a questão não passa por ser o Benfica mais goleador, o que melhor defende, o que apresenta maior % de vitórias. Na minha opinião passa por ser o Benfica mais pragmático e que menos contribui para o espectáculo, mas a bem da verdade depois do primeiro título de Jesus com Saviola, Ramires, David Luiz, etc que o futebol encarnado se tem vindo a tornar mais assertivo.

    Vejo muitas pessoas aqui comentarem, sobretudo o Ricardo Ricard, que honra lhe seja feita bate sempre no JJ, mas eu acho o Jorge Jesus um bom treinador, sobretudo por saber tirar o melhor de alguns jogadores. Claro que como todos os outros não é perfeito, é teimoso, é arrogante, e para mim continua a ceder sobre pressão (a ver vamos se não vai ser fatal este ano), mas ainda assim é para mim o melhor treinador do campeonato português! Já enquanto pessoa é para mim exacrável, mas também não o conheço pessoalmente por isso posso estar enganado!

  • Kafka I
    Posted Março 10, 2015 at 12:48 pm

    O facto a tirar deste quadro, é que desde que o Jesus pegou no Benfica, passámos a ser muito mais competitivos, e mesmo não vencendo sempre, passámos a lutar taco a taco com o Porto até ao fim do campeonato, coisa que antes não sucedia…

    O Homem tem muitos defeitos, é teimoso que nem uma porta, erra (como TODOS os treinadores erram), mas também tem de se lhe dar mérito, por o Benfica ter voltado a ser competitivo e voltado a fazer frente ao Porto , nem sempre vencendo…mas antes não só não venciamos como nem sequer dávamos luta, e em Janeiro o Porto por norma já era campeão

    PS: Sim já sei que os Haters do Jesus vão dizer que o orçamento isto e o orçamento aquilo, mas o Porto tem tido orçamentos similares aos do Benfica, e como tal quando existem 2 equipas com orçamentos similares, não se pode vencer sempre…e antes também tínhamos orçamentos similares aos do Porto e em Janeiro já tínhamos o campeonato perdido…

    • Alexis
      Posted Março 10, 2015 at 1:22 pm

      Basicamente resumiste tudo o que penso e venho defendendo. Sim o JJ às vezes enerva, principalmente porque é teimoso (e esta teimosia já nos dez perder pontos quer na LC e campeonato – Roberto, Emerson, Bruno Cortez etc..) e por vezes excessivamente cauteloso (idas ao dragão, anfield, olympiakos, etc..) mas o certo é que tem potenciado vendas como nenhum outro, tem recuperado o prestígio em Portugal e Europa (o campeonato português era quase todos os anos um passeio para o FCP). Criticam-lhe a falta de aposta nos jovens da casa mas o certo é que não há jogadores para serem titulares, logo precisam de jogar e rodar noutros clubes (se ficarem no banco e a jogar taças, a sua evolução estagna).
      A minha maior crítica até é à direcção e à sua gestão que por vezes roça o ruinoso, mas isso ja o discuti imensas vezes, e este nem é o tópico ideal.

    • André Vieira
      Posted Março 10, 2015 at 1:24 pm

      Pois, mas isso de o benfica ter melhores planteis na era jesus e uma coisa que nao entendo, por exemplo, jesus chegou na primeira epoca e conseguiu fazer progredir coentrao, di maria e david luiz, jogadores que ja la estavam antes dele chegar, e que ninguem dava nada por eles, e que acabaram em grandes clubes com grandes encaixes do benfica. Se nao fosse ele, esses jogadores nao estavam onde estao hoje, coentrao estava no rio ave, di maria na argentina perdido, e david luiz andava em sucessivos emprestimos ate acabar contrato. E por estas e por outros que eu estou morto que ele se va embora do benfica.

    • Diogo Alexandre
      Posted Março 10, 2015 at 1:43 pm

      É exactamente o que penso!
      Existe um Benfica antes de Jesus e outro totalmente diferente para melhor com Jesus! Muitos falam vezes sem conta que o jesus devia sair mas sinceramente até tenho medo do pós Jesus!
      JJ não é perfeito (ninguém o é), mas quanto a mim é o treinador ideal para o Benfica! Também convém referir que Jesus tem ajudado imenso o Benfica tal como o Benfica o tem ajudado imenso a ele!
      Em relação ao jogo jogado é verdade que não somos tão brilhantes como fomos outrora mas o tal pragmatismo agora existe e desde que somos assim já cedemos sob pressão? A ver vamos como vai ser este ano mas cá para mim não iremos ceder!

    • Rui Sancho
      Posted Março 10, 2015 at 2:02 pm

      André, o teu comentário é uma contradição perfeita

    • André Vieira
      Posted Março 10, 2015 at 2:18 pm

      Qual foi a minha contradição? talvez não me tenha feito entender da melhor maneira.

    • Alexis
      Posted Março 10, 2015 at 2:20 pm

      Rui, o André é um acérrimo portista… daí não teres entendido o comentário dele…

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 10, 2015 at 2:23 pm

      David Luiz que já era internacional Brasileiro e o Di Maria que era era campeão do mundo sub20 e uma das maiores promessas do mundo,o Brasileiro em sucessivos empréstimos e o Argentino perdido na Argentina…Enfim,nem vale a pena perder mais tempo.

    • Manuel
      Posted Março 10, 2015 at 2:30 pm

      Rui Sancho, presumo que o André Vieira tenha dito aquela última frase porque é adepto de outro clube, provavelmente rival (Porto ou Sporting)

    • Kafka I
      Posted Março 10, 2015 at 2:38 pm

      Nem sempre concordo com o André Vieira, mas desta vez estou inteiramente de acordo..(excepto na parte de o querer ver fora do Benfica, mas porque sou Benfiquista e o André é Portista)

    • Kafka I
      Posted Março 10, 2015 at 2:41 pm

      Ricardo Ricard

      E o que é que o David Luiz e Di Maria rendiam antes e passaram a render depois? a mim não me interessa o que ganharam antes, ainda para mais fora do Benfica, a mim interessa-me o que rendiam no Benfica e era pouco muito pouco, eles explodiram foi nas mãos do Jesus, isto é factual, por muito que não gostes do Jesus

    • Nuno R
      Posted Março 10, 2015 at 3:00 pm

      Kafka, as coisas não são assim tão lineares. O Carrillo rende mais com o marco silva do que rendera com Jardim, e isso não quer dizer que o primeiro seja melhor treinador.
      O jogador tem mais tempo de casa, melhor adaptação, e depois é impossível dissociar o rendimento individual do colectivo. Até mesmo o estilo de jogo pode mudar tudo. Há muitos factores a considerar. Ou agora o Jesus é melhor que o Van Gaal (não respondas) apenas porque o DiMaria não rende no MU?
      O facto é que o Jesus teve uma coisa que nenhum dos antecessores teve: estabilidade. E isso também conta muito. Porque o Vieira despediu treinadores à primeira jornada… pegou pessoalmente no futebol… depois delegou o futebol… contratou directores técnicos, despediu-os, deu-lhes poder, tirou-lhes poder, etc…
      Agora, inegável que o Jesus tira rendimento dos jogadores (daí a "fazê-los"… subjectivo), e consegue adaptar umas posições consoante as características que vê neles, como no Enzo e Pizzi.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 10, 2015 at 3:04 pm

      Explodiram nas mão do Jesus como explodiriam com outro qualquer,assim como o Messi explodiu nas mão do Frank Rijkaard e o Ronaldo nas mãos do Boloni.
      Será assim tão difícil perceberem o crescimento natural dos jogadores?
      Não estamos a falar do Derlei,do Maniche ou do Milito com o Mourinho…

    • André Vieira
      Posted Março 10, 2015 at 3:05 pm

      David Luiz não era internacional pelo Brasil, foi pela primeira vez em 2010( Jesus chegou em 2009), e a única época regular que fez na sua carreira foi precisamente essa com Jesus a treinador. Em Inglaterra foi várias vezes criticado pelos seus enterros primários. Mas o David Luiz é o jogador mais sobrevalorizado do futebol( Mangala também caminha para lá), é impressionante, quanto mais enterra mais é valorizado.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 10, 2015 at 3:28 pm

      Internacional Sub20…

    • Kafka I
      Posted Março 10, 2015 at 3:28 pm

      Nuno R

      Dou-te razão em certa medida, evidentemente que a estabilidade conta e muito, mas o Jesus também teve mérito nessa estabilidade, porque chegou, viu e venceu logo no seu 1º ano, o que lhe deu uma bolha de oxigénio suficiente para aguentar os anos seguintes…os outros antes dele no primeiro ano nunca chegaram e venceram ..

      Quanto ao Jesus não criar jogadores concordo e também não foi isso que quis dizer, mas que ele sabe tirar o máximo rendimento dos jogadores penso ser inegável que o sabe fazer e faz muito bem…

      No entanto com isto tudo não estou a dizer que ele é "a ultima coca-cola do deserto" e o melhor de todos, claro que não é, não está ao nível de um Mourinho ou de um Simeone nem pouco mais ou menos, agora acho que está muito bem para o Benfica e dentro do contexto do futebol é do melhor que o Benfica consegue arranjar e o pós-Jesus vai ser "doloroso" para o Benfica

    • Kafka I
      Posted Março 10, 2015 at 3:35 pm

      …dentro do contexto do futebol Português*…

    • Nuno R
      Posted Março 10, 2015 at 3:58 pm

      o que muita gente aindanão percebeu é que uma equipa é mais que juntar jogadores.
      O Benfica do 1º ano tinha um jogador fundamental (nem vou referir quem, de tão óbvio que é) para o modo como a equipa jogava. A saída desse jogador abalou a estrutura para o 2º ano do Jesus (que queria jogar da mesma maneira, mas não dava. A equipa também perdeu um pouco daquele balanço para a frente, porque era impossível manter esse estilo com os jogadores com que ficou (falo evidentemente de encontros frente a oponentes de maior valia).
      É sempre complicado comparar planteis, olhando simplesmente para os nomes dos jogadores, sem considerar todas as envolvências (isto já descontando lesões); no post de ontem falava-se do MU, o plantel de hoje será em teoria superior aos do Ferguson, mas se calhar não é bem assim.

    • Rui Sancho
      Posted Março 10, 2015 at 4:38 pm

      Assumindo que o André é adepto de outro clube, então o comentário faz sentido. Simplesmente confundiu-me quando ele atribuiu créditos do crescimento desses jogadores ao JJ e depois o desejou ver fora do Benfica

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Março 10, 2015 at 4:54 pm

      Excelente comentário do Kafka. Toda a gente tem direito a embirrar com jogadores e treinadores, mas Jesus trouxe espectáculo e resultados à Luz. Já ando por cá há bastante tempo e desde o tempo de Erickson que não via o Benfica ganhar tanto e jogar tão bem tantas vezes.
      E compreendo o André Vieira: eu no lugar dele também queria que o JJ fosse embora. Já agora, se me permite, felicito-o pela honestidade e equilíbrio do seu comentário.

  • Anónimo
    Posted Março 10, 2015 at 12:58 pm

    Concordo Kafka. Desvalorizam o Jesus e nem se lembram do Fernando Santos e do Quique Flores, quando andavam longíssimo dos títulos.
    Zé Maria

    • Mega Badjeras
      Posted Março 10, 2015 at 1:43 pm

      Queres comparar os orçamentos investidos nessa altura com os da "Era Jesus"?

      Esses 2 treinadores que referiste não tiveram nem metade das condições que JJ dispôs, desde o dia em que entrou no clube até ao dia de hoje, nem nunca chegaram sequer a receber 4 milhões por época.

      Com os plantéis que JJ teve, ganhou muito pouco e continuo sem entender porque é que o defendem.

      Para mim, este campeonato é muito mais demérito do Porto de Lopetegui (que demorou a perceber o funcionamento da liga portuguesa) do que mérito do próprio JJ, não querendo de todo dizer que o treinador é um miserável que lá veio parar ao acaso.

    • Alexis
      Posted Março 10, 2015 at 2:11 pm

      Ou seja para ti o fcp so está em 2o por demérito? Ou seja o fcp em condições normais teria 72 pontos é isso? Ou pelo menos uns 68? É que isso faria-os disparar para o recorde de pontos na liga… ou seja o JJ por ter perdido apenas 10 pontos em 24 jornadas não tem mérito nenhum. Aliás esta equipa é infinitamente melhor que o Quique e Fernando Santos tinham? Sim, mas e que vendas potenciaram estes? Em que contribuiram eles para usufruir de um orçamento como o de JJ? E mais, o fcp, na altura do Quique tinha um orçamento muito maior que o slb? É que mesmo quando JJ perdeu para o AVB o título, o FCP teve o maior orçamento de sempre na liga.. alias o fcp desde que o JJ chegou ao Benfica tem apresentado sempre orçamentos maiores, tirando o ano passado… e mesmo assim o JJ dá uma luta que os outros 2 nunca deram..

    • cmoreira.ft
      Posted Março 10, 2015 at 2:13 pm

      O Quique Flores acrescentou pouco. Mas não concordei com a rescisão do contrato a Fernando Santos. Acho que na altura fez um bom trabalho com a (pouca) matéria-prima que tinha.

    • Pedro Costa
      Posted Março 10, 2015 at 2:16 pm

      Mega Badjeras,

      Nenhum dos outros treinadores recebeu 4 milhões porque só estiveram 1 ano no Benfica. O Jesus também não recebia tanto na primeira época… E dizer que o Quique não teve condições semelhantes às do Jesus não faz sentido. Não conseguiu é potenciar os jogadores que teve! O Coentrão foi emprestado, o David Luiz jogava mais a lateral esquerdo que a central, o Di Maria era uma nulidade, o Aimar jogava a médio esquerdo ou a avançado, o Cardozo só jogou quando o Suazo se lesionou, O Reyes não rendeu nada, dispensou o Leo para o Brasil… Apenas um ano depois, o Jesus veio e foi campeão com uma grande época.

    • sadf
      Posted Março 10, 2015 at 2:25 pm

      O quique tinha o suazo o aimar o reyes o dimaria, não deviam ser fruta barata

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 10, 2015 at 2:27 pm

      Já que estamos numa de comparações parvas…E ninguém se lembra do Felgueiras em 1996 ter descido de divisão?

    • Manuel
      Posted Março 10, 2015 at 2:33 pm

      Eu acho que o o Quique Flores foi precisamente o treinador que, nos últimos anos, chegou e teve o melhor plantel à disposição. Jogadores como Enzo e Matic, por exemplo, forma jogadores potenciados pelo próprio Jesus. quero com isto dizer que é diferente um treinador chegar e ter um ótimo plantel (Quique Flores), e um treinador chegar e ter um bom plantel e torná-lo num ótimo plantel, potenciando jogadores.

    • Kafka I
      Posted Março 10, 2015 at 2:36 pm

      Alexis

      Subscrevo a 100%…

      As pessoas esquecessem-se que o Benfica não joga sozinho e o Porto antes do Jesus tinha orçamentos similares aos do Benfica e no entanto em Janeiro já era campeão…com Jesus o Porto continuou a ter orçamentos similares aos do Benfica (portanto não é pela questão do dinheiro que a coisa mudou), no entanto deixou de ser campeão em Janeiro (com excepção de 1 ano, com o AVB…porque muito que odeiem o Jesus, é factual que o Benfica passou a estar no mesmo patamar qualitativo que o Porto, coisa que antes de Jesus NÃO ESTAVA…e repito para quem não tenha percebido, não é o dinheiro/investimento que fez a diferença, porque antes do Jesus o Benfica tinha orçamentos similares ao Porto, e com Jesus continuou a ter orçamentos similares aos do Porto…logo 2+2 são 4 aqui e na CHina

    • João Lains
      Posted Março 10, 2015 at 2:41 pm

      Mega, o Jesus revolucionou o Benfica. De uma forma muito sucinta, ninguém faz ovos sem omeletes e como alguém disse em cima, Jesus conseguiu retirar o máximo proveito de alguns jogadores que já estavam no plantel. O Aimar é o caso mais flagrante. O Benfica passou a jogar o dobro.

      Com o passar dos anos, a nota artística tem desaparecido para dar lugar a uma abordagem mais pragmática e de certa forma personalizada. Isto também é um traço de evolução.

      Como disse há uns tempos, a saída de Jesus do Benfica, significaria a perda do apoio de toda uma estrutura. Desde que Jesus chegou ao Benfica, estabeleceu se um duopólio no futebol português. Dois candidatos ao título, uma diferença pontual que acompanha o fosso para os rivais, nomeadamente o Sporting. É este Benfica que eu espero continuar a ver nos próximos anos. Jesus já não tem idade para experimentar outras ligas. Já descobriu a sua zona de conforto, e se ainda existem dúvidas em relação à sua capacidade, todas elas serão desfeitas caso o Benfica confirme o bicampeonato.

    • Kafka I
      Posted Março 10, 2015 at 3:02 pm

      João Lains

      Subscrevo

    • Rúben Gomes
      Posted Março 10, 2015 at 4:07 pm

      Por momentos pensei que seria o unico fa do JJ no blog. Como escrevi algumas vezes, devido a minha juventude apaixonei me pelo Benfica no ano em que ele veio. Passei a ver todos os jogos! Ele é teimoso? Sim é ! Mas não eramos isto antes de ele chegar. Se tem orçamentos enormes ? Tem mas é com o dinheiro dos jogadores que recebe, dos que ele potencia ? Se existem flops e contratações falhadas ? Dêm 250 milhoes a ele a ver se joga à United. Para mim é dos melhores do mundo. A forma como anulou o meio campo da Juve com apenas dois jogadores no meio campo é qualquer coisa. Espero que não saia. Que seja o nosso Ferguson.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Março 10, 2015 at 4:57 pm

      Isto é o que dá comentar guiado pelo ódio. Como já disse mais acima, toda a gente tem o direito de gostar ou não de A, B, ou C, mas confesso perplexidade perante o ódio que alguns Benfiquistas nutrem pelo JJ. Pior, temo que essas pessoas se arrependam do que dizem hoje dentro de alguns anos.. Ou menos….

  • Anónimo
    Posted Março 10, 2015 at 1:22 pm

    Ás vezes a percepção que temos da realidade é alterada com o tempo, do Benfica campeão de 09/10 fica o rolo compressor das goleadas, mas o que é certo é que ganhava-se muito jogo com a diferença de um golo, ou seja, o Benfica poderia sofrer o empate até ao ultimo momento.
    Não tinha a noção que ofensivamente na Liga este Benfica está a par do de 09/10, mas esse tinha Di MAria, Aimar, Saviola, Cardozo, Ramires.

    Lembro-me das 3 bolas aos ferros em Paços de Ferreira nos terem tirado os 3 pontos, mas não tinha a noção que já lá tinham ido 15 "madeiradas", como se diz na giria.

    Abraço, continuaão do bom trabalho

    Pedro Oliveira

  • João
    Posted Março 10, 2015 at 2:21 pm

    a percepção de que este é o benfica mais fraco advém do facto de as arbitragens terem um peso evidente na performance da equipa. basicamente é isto! a superioridade nos anteriores 2 campeonatos ganhos não ponho em causa, neste, a história é outra

  • Guilherme Silva
    Posted Março 10, 2015 at 2:22 pm

    A verdade é que apesar dos números, individualmente esta é a equipa mais fraca da era Jesus. O grande problema, e o que me faz ter mais receio acerca do resultado do campeonato, é que pela primeira vez o mestre da táctica apercebeu-se disso e deixou de jogar como tal, abandonando o auto-proclamado rolo compressor em nome dum maior pragmatismo, principalmente nos jogos grandes. Basta ver a maneira como abordou os jogos em casa do Porto e do Sporting. É esse factor que me preocupa, já que noutros anos a arrogância e prepotência do Jesus (em parte justificadas pela qualidade do seu trabalho) sobrepôs-se ao pragmatismo e custou alguns títulos ao Benfica, sendo que nós conseguimos ir lá buscá-los a ferros. Este ano não sei, mas como portista ainda acredito numa escorregadela que relance o campeonato.

  • MM
    Posted Março 10, 2015 at 2:25 pm

    O descalabro europeu deste ano também ajuda a explicar a melhoria de rendimento no campeonato, aliado à precoce eliminação da taça de Portugal. No campeonato, apesar do actual plantel do Benfica ser bem mais fraco do que nos anos anteriores em que Jesus orientou a equipa, continua a ser mais forte que todos os outros (excepto o do Porto), portanto tem obrigação em ganhar a maioria dos jogos. Neste campeonato as únicas equipas teoricamente com argumentos para incomodar o Benfica são o Braga, Sporting e Porto e o que é certo é que em 4 jogos contra essas equipas até agora, a equipa tem 2 empates, 1 derrota e 1 vitória num jogo em que tudo correu bem, portanto nem aí se pode dizer que o Benfica tem feito um campeonato acima da média. O que se pode dizer é que contra as equipas mais acessíveis tem sido quase sempre competente.
    E também se pode notar que a equipa em alguns sectores não tem a qualidade desejável, porque passar de Garay para Jardel, de Siqueira para Eliseu é uma queda e tanto, perder opções como Rodrigo e Cardozo no ataque e como alternativa à dupla titular ter Derley é pior ainda. Fazer mais de meia época (depois da saída de Enzo) com Talisca ou Pizzi a titulares no meio campo também está longe de ser o ideal porque neste e a momento nem um nem outro têm qualidade para o serem. Mas, na minha opinião o 11 está mal escalado e a culpa só pode ser do treinador como é óbvio. A equipa, com todos os disponíveis, deveria ser Júlio César-Maxi-Luisão-Lisandro-Sílvio-Fejsa-Samaris-Salvio-Gáitan-Jonas Lima. Fejsa está lesionado, portanto entraria Cristante ou Amorim (quando tiver o ritmo necessário). Ver Eliseu a titular chega a ser deprimente, Jardel continua na mesma, pode ser esforçado e um jogador importante no balneário, mas no máximo será um suplente razoável, ver o brasileiro falhar passes atrás de passes e com as limitações técnicas que tem, e ser um titular indiscutível, é também triste. E depois Pizzi não é e não sei se alguma vez será, um box-to-box, o que contra equipas mais fortes se nota bem, porque fica apenas um jogador no meio campo com capacidade para defender. Mesmo na construção de jogo e transporte de bola não é tão forte como querem fazer crer.

    • João Lains
      Posted Março 10, 2015 at 2:44 pm

      A época está a decorrer. Queres que o Jesus faça o quê? Abandone a receita, entenda-se, o onze que lhe tem garantido vitórias?

    • Alexis
      Posted Março 10, 2015 at 3:10 pm

      O Lisandro é central para jogar no papel do Luisão (pelo lado direito) – ao estilo de centralão. O Jardel é o complemento ideal por ser rápido na dobra.. e tem cumprido, portanto tira-lo, depois de todas as rotinas criadas, nesta altura do campeonato, seria muito perigoso. Quanto ao Samaris, tem evoluído muito a 6… e se também (na 2a parte da época) tem rendido, porquê tira-lo? O Pizzi, tirando Arouca (devido às condições do relvado, "trabalhado" por Pedro Emanuel para este jogo), tem trazido muita qualidade ao ataque. Concordo que o Eliseu deveria dar lugar ao Sílvio, mas JJ sabe muito melhor em que condições o jogador se encontra – acredito que ainda esteja a evoluir na intensidade.
      Portanto do 11 base que lidera o campeonato, nestas ultimas 10 jornadas,so operava essa mudança caso o Sílvio esteja em condições.

    • Anónimo
      Posted Março 10, 2015 at 3:35 pm

      A virtude do benfica é a estabilidade do benfica, e um jogador até pode ter mais qualidade mas pode não render o mesmo, acho que o lisandro tem mais potencial que o jardel, mas isso não significa que vá render o mesmo..é díficil de perceber? O Jesus ao nível de processos defensivos pede coisas muito especificas aos seus jogadores, e portanto a menos que não tenha alternativa(Como no caso do meio campo), vai preferir jogadores com mais experiência e com mais anos com ele..

      A única opção criticável do Jesus é o Eliseu que é banal, mas mesmo este é um elemento com muita experiência, e uma muito boa capacidade ofensiva.

      Querer que o Jesus mude equipa é pedir uma equipa com os problemas que a do porto tem.

      José

  • Anónimo
    Posted Março 10, 2015 at 3:03 pm

    Os mesmos que agora elogiam a evolução e o pragmatismo (seja lá isto o que seja quando se fala do treinador do benfica) do JJ, porventura serão os mesmos que o vão encaminhar para a porta de saída se não conquistar o título.
    Para além do mérito que tem, estes dados caem na falácia ao não serem levados em conta as vitórias e os golos obtidos principalmente na primeira metade da época de uma forma ilegitima.
    Já agora fica a pergunta, se estas estatísticas não se alterarem por aí além e se JJ perder a liga, este não será mesmo "O pior Benfica da era de Jesus?

    • stanpanan
      Posted Março 10, 2015 at 4:13 pm

      Agora desafio o a mostrar que metade dos golos da primeira metade da época foram ilegais… E estamos a falar em mais de 20 golos!!

    • Anónimo
      Posted Março 10, 2015 at 4:31 pm

      Não se sabe o que vai acontecer nas próximas 10 jornadas, mas tomando em linha de conta o que já se passou, este Benfica anda a marcar muitos golos (60), a sofrer poucos (11), a mandar muitas bolas aos postes (15).
      Engraçado que na contabilidade geral, e se formos contar as ajudas que o outro concorrente directo já teve, principalmente com Rio Ave e Penafiel e Paços de Ferreira (sem contar com os jogos com Boavista e Belenenses em que Jackson e Herrera deviam ter sido expulsos) a coisa está ela por ela.

      E gostava de saber, quais as expulsões que foram erradas nos jogos do Benfica.
      Estou curioso.

      Pedro Palma

    • Nuno
      Posted Março 10, 2015 at 4:57 pm

      Pedro e faltam aí jogos, o Porto foi beneficiado com o Guimarães, Moreirense, Sporting (1ª volta), Guimarães, Estoril, Setúbal, ou Braga (1ª volta)…

    • Renato Teixeira
      Posted Março 10, 2015 at 5:31 pm

      Eh lá… Estou a ver que o Porto foi mais vezes beneficiado do que tem golos sofridos! Isso é obra! A defesa do Porto é um mimo!

  • m1950
    Posted Março 10, 2015 at 3:47 pm

    Espero que saia esta época sinceramente , já estou farto dele , este é o melhor treinador português , espero que vá tendo alguma preparação para lidar com outro ego de jogadores e mostre mais capacidade na comunicação , porque ali dentro de jogo , poucos sabem tanto de bola como ele.

    • Ricardo Ricard
      Posted Março 10, 2015 at 3:52 pm

      Melhor treinador Português?… Jorge Jesus tem 60 anos de idade e quase 30 de treinador,não vai mudar a sua maneira de lidar com egos ou a sua comunicação.

    • Nuno R
      Posted Março 10, 2015 at 4:33 pm

      m1950

      To be the best, you need to beat the best!!!

      Jesus está longe de ter o melhor cv de entre os treinadores portugueses.
      É o melhor? Sei lá, se calhar o Rui Quinta no Benfica era campeão europeu, passe o exagero.

      Ferguson foi o que foi, será que teria sucesso noutro clube? Nunca saberemos.

    • Anónimo
      Posted Março 10, 2015 at 6:57 pm

      se o mourinho tivesse ficado no benfica secalhar não teria sucesso, se em vez de ir para o chelsea fosse para o Liverpool secalhar nunca tinha tido sucesso, se tivesse ido para o atlético em vez do real secalhar hoje estava a treinar o Córdoba. Nunca saberemos.

      JD

  • Rui Sancho
    Posted Março 10, 2015 at 5:29 pm

    Gostei do post, Já faltava um louvor ao Benfica deste género. A equipa não tem tido o desempenho artístico que se espera de um campeão, mas a verdade é que este foi um ano com muitas perdas e creio que a maior parte dos Benfiquistas não acreditavam na revalidação do título no inicio da temporada, devido às saídas mas também ao super-plantel do Porto.

    Lembro-me de amigos meus portistas a dizer que este ano davam 20 de vantagem.

    Ainda assim, esta relação amor-ódio com JJ é perfeitamente justificável, porque todos nós sabemos que ele gosta de embirrar com opções que sabe não serem as melhores, mas mesmo assim insiste nelas, muitas vezes sofrendo derrotas evitáveis. Essas opções já deram pelo nome de Roberto, Emerson e Cortez. A deste ano chama-se Eliseu. Qualquer um vê que o André Almeida é melhor opção para o lugar. E mesmo que alguns contestem este facto (o jogador mais versátil do plantel melhorou muito na posição desde o ano passado), ainda há Sílvio. Qualquer um deles é melhor na posição de defesa esquerdo, e mesmo que Eliseu tenha alguns argumentos no ataque (que sejamos francos, reduzem-se ao forte remate) os outros dois são melhores em termos tácticos, defensivos e técnicos em geral.
    Por isso, é normal que JJ seja criticado, quer por estas opções menos populares, quer por ter a tendência a fraquejar nos momentos chave, coisa que este ano conseguiu contrariar no Dragão, mas voltou a confirmar frente ao Sporting. Nisto, considero JJ um inverso de Rafa Benitez, que na minha opinião é "meh" em quase tudo menos nos momentos chave.

    Este ano, o Benfica tem, acima de tudo, sobrevivido. Com a equipa fora das restantes competições de relevo demasiado cedo, o campeonato é tudo o que mantém o treinador acima da linha de contestação. Um passo em falso…

    • Anónimo
      Posted Março 10, 2015 at 6:40 pm

      Sim, o treinador mete os piores jogadores de propósito. Ele pensa, no momento de decidir qual o jogador que vai jogar, meter o pior jogador só porque é teimoso e para ir contra os adeptos e comentadores. Até diz ao jogador adversário para forçar aquele espaço porque o jogador é muita fraquinho. Mas alguém acredita que um treinador põe um jogador que acha ser pior que outro só porque sim,

      JD

    • Rui Sancho
      Posted Março 10, 2015 at 9:32 pm

      Isso além de não fazer sentido é completamente despropositado.

Deixa um comentário