Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Presidente dos Desafetos

9 de Setembro de 2018. No meio da maior turbulência da história do Sporting (título que não é fácil de conquistar, diga-se), Frederico Varandas é eleito como novo presidente dos leões. E desde esse dia, mesmo na altura complicada que o clube vivia, com as consequências do que aconteceu em Alcochete, se percebeu que ‘nem se vencesse a Champions’ ia ter sossego. Os ataques à sua direcção têm sido uma constante, mesmo quando os resultados até são positivos: Taça de Portugal, Taça da Liga, Champions de Futsal, Liga dos Campeões de Hóquei em Patins e actual liderança no campeonato, e a divisão no clube provocada por esses adeptos é evidente.

Passado dois anos, e independentemente de ter levado o meu voto ou não, não deixa de me parecer descabido uma oposição tão acesa a toda uma direção, desde o próprio dia em que entram em funções. Mas o que leva a isto: Muitos, adeptos, além de discordarem da destituição do antigo presidente, não aceitam uma realidade particularmente difícil, e que penso que devia ser claramente anunciada pela direção, ainda que seja difícil de engolir; o Sporting tem de dar um passo atrás para poder dar dez à frente. É lógico que para que o clube possa voltar a ombrear com equipas com os orçamentos e as estruturas como as do Benfica e do FC Porto, tem de se elaborar um projeto e construir uma base correspondente, ao mesmo tempo que se tenta poupar o máximo de dinheiro possível (está visto que a estratégia do “all-in” todas as épocas a ver se pinga não resulta, já há mais de uma década que a tentamos aplicar sem sucesso).

Quer isto dizer que chega de gastar à bruta todos os anos em jogadores de qualidade duvidosa; um clube como o Sporting, para ser sustentável, tem que apostar na formação, especialmente quando esta é conhecida a nível mundial pela qualidade dos jogadores que produz. E é este o primeiro ponto em que quero destacar o trabalho de Frederico Varandas. Para além de ter retomado o investimento em Alcochete, que se tinha perdido durante a presidência de BdC, vemos um grande número de jogadores talentosos a dar frutos na equipa A. Ora, esses jogadores, para além de serem mais valias desportivas (e de provavelmente renderem mais do que um sul americano ao calhas), vão ser também mais valias do ponto de vista económico. E aqui o mérito vai, mais uma vez, de forma indireta para Varandas, mas também para Rúben Amorim.

Embora tenha sido um processo demorado, parece que finalmente existe um projeto concreto, com um treinador bem identificado. Rubén Amorim representa de alguma forma o tal “all-in” que critiquei acima; 10M por um treinador é uma aposta com um nível de risco altíssimo. Mas Varandas pensou em algo que não passou pela cabeça de muitos de nós: é preciso olhar para esta contratação dum ponto de vista puramente económico. Ruben Amorim foi identificado como um treinador com capacidades para valorizar ativos, e a verdade é que independentemente do que acontecer até ao fim da época, pelo menos este objetivo foi atingido. Olhemos para Nuno Mendes, Eduardo Quaresma, Matheus Nunes, ou Tiago Tomás. Estes nomes (alguns mais que outros) vão seguramente render milhões ao clube, e não me parece crível que tivessem sido aposta com qualquer treinador, que na maioria dos casos preferiam o tal sul-americano ao calhas.

Outra questão que tem que ser discutida é o conflito entre as claques e o clube. Como se sabe, face à forte contestação (feita várias vezes de forma violenta) e às atitudes das claques, estas perderam os benefícios e os apoios que recebiam da direção. Assim, penso que a pergunta tem que ser feita é a seguinte: atualmente, as claques do Sporting são de facto úteis para o clube? É importante lembrarmo-nos que tem de ser assim, e não o contrário. A que ponto compensa ter uma claque presente no estádio, quando esta passa o jogo a insultar a direção e a equipa (aproveito para relembrar o Sporting 5-0 PSV, em que após uma goleada e uma grande exibição frente a um clube conceituado, o jogo acaba com os claques a proferir insultos, tendo a direção como alvo)?

Mais uma vez, não podia estar mais de acordo com a posição assumida pela presidência. Uma claque não se pode sobrepor ao clube, e por mais que gostasse de ter uma bancada intimidante para os visitantes, não gosto quando é intimidante para os da casa. Não podem ser admitidas estas manifestações violentas constantes, e o ambiente (saudável) no estádio deve ser preservado. É inadmissível um pai não poder ir ao estádio com os filhos porque sabe que a qualquer momento pode surgir uma situação complicada.

Concluindo, Frederico Varandas é de facto o Presidente dos Desafetos. Mas tenho muita pena que o seja. Embora saiba que esta oposição é feita por uma minoria barulhenta (veja-se a AG de destituição de BdC, quem lá estava achava seguramente que este se iria manter como presidente do Sporting), não deixa de ser pouco saudável para o clube. Embora o debate e a pluralidade sejam positivos, esta agitação agressiva que só cria instabilidade não o é. Veja-se, aliás, a secção de comentários nas publicações do Sporting nas redes sociais; é impressionante o nível de toxicidade, a quantidade de ofensas baratas, e o número de comentários com o nome de Bruno de Carvalho (é particularmente assustador se pensarmos que BdC já saiu há mais de dois anos… o populismo é uma coisa perigosa).

Eu próprio não acho que Frederico Varandas seja o melhor presidente que alguma vez pisou a terra, mas não me parece justo cortar-lhe as pernas desde o primeiro dia e depois vir reclamar resultados irrealistas. Na primeira época até venceu a Taça de Portugal e Taça da Liga, e apesar do descalabro que foi 2019-20 é evidente que há um projecto e que está a ser implementado. Têm sido feitas vendas importantes por esta direção, e juntando à aposta na formação e a elaboração de um plantel homogéneo, sem egos e salários estapafúrdios, parece-me que este é o caminho para que o Sporting se volte a intrometer na luta pelo título.

Visão do Leitor: Manel Abecasis

54 Comentários

  • Post Author
    Visão de Mercado
    Posted Novembro 3, 2020 at 1:07 pm

    Link para quem pretende enviar textos – https://blogvisaodemercado.pt/2020/05/visao-do-leitor-3/

  • Joao X
    Posted Novembro 3, 2020 at 1:19 pm

    É o presidente certo mas precisa de tempo.

  • Wonderkid
    Posted Novembro 3, 2020 at 1:26 pm

    Subscrevo a 100% este texto. É preciso paciência e nem agora somos os melhores nem éramos os piores na época passada.
    Sem dúvida que o Sporting está no caminho certo, actualmente.

  • josediogo
    Posted Novembro 3, 2020 at 1:28 pm

    O pior que BC deixou foi mesmo esta facção de “adeptos” extremistas e radicais.
    Como diz e bem, no post, basta ir as redes sociais e é ver imensa gente a pedir a demissão de Varandas.
    Felizmente não é a maioria, mas sim uma pequena minoria.
    Contudo, uma minoria barulhenta, extremista e radical que não olha a meios para fazer todo o barulho possível.
    Criam instabilidade mas exigem resultados.

    Eu não tenho problemas em dizer que não votei em Varandas.
    Porém, porque vivemos em democracia (“coisa” que esses “adeptos” não sabem o que é), é o meu presidente e tem o meu apoio.
    No final do mandato, fazem-se as contas.

    Se acho que o Sporting vai ser campeão? Não, nem exijo isso porque é impossível.
    Mas pela primeira vez em muito tempo, vê-se um projeto a ser bem trabalhado.
    Um treinador jovem, que aposta na formação, complementando as lacunas com contratações de jogadores com provas datas.
    Até parece que aquela facção de adeptos fica triste ao ver este Sporting vencer, parece que estão à espera da primeira derrota para pedir mais um “VarandasOut”.
    Vamos rumar todos para o mesmo lado Sportinguistas, só assim voltaremos a conquistar titulos e fazer jus à nossa definição de “grande”.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 3, 2020 at 2:06 pm

      O Sporting é o clube mais beneficiado por jogar sem adeptos. Os jogadores jogam muito melhor sem as claques do clube e os restantes brunistas a festejarem os golos adversários a apuparem-nos durante os 90 min

  • cdiogo77
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:05 pm

    Já noutras publicações comentei acerca deste tema. E muitos parabéns ao Manuel Abecassis pelo texto.

    Frederico Varandas pode não ser um portento no que à comunicação diz respeito, mas penso que o seu trabalho tem vindo progressivamente a melhorar. É absolutamente inquestionável e inatacável que uma parte crucial do seu projecto foi reabilitar o ADN do Sporting, com o foco em Alcochete e a aposta nos jovens. Aliás, parece-me que a contratação de Keizer tinha exatamente esse objetivo, ao ir buscar um treinador com escola Ajax. Não teve sucesso, é certo e a época passada não correu bem, até pelas contratações sem sentido.

    No entanto, não se aprende a ser presidente de um grande clubo do dia para a noite, e qualquer um que entre para o cargo sem o ter sido antes precisa de tempo. O mundo do futebol mexe de uma forma, infelizmente, diferente do resto da sociedade, e também para se saber mover dentro dele é preciso ganhar estofo.

    O Sporting não vai ser campeão este ano, é praticamente garantido. Mas av erdade é que ninguém espera isso. O que esperamos enquanto sportinguistas conscientes é saber reconhecer que se calhar temos mesmo de dar 2 ou 3 passos atrás para depois avançar. E é essa paciência que falta muitas vezes aos adeptos. É hora de apoiar esta equipa técnica e estes jogadores, porque não vão ganhar sempre mas têm ideias, querem mostrar talento. E isso a mim já me enche de orgulho, sendo algo que estava perdido há anos.

    Finalmente, não se esqueçam que para conseguir vencer é preciso estabilidade. O Sporting é o grande clube europeu que conheço mais instável em termos diretivos e isso é dramático…vejam o que aconteceu a Inter e Milan quando começaram a trocar constantemente de direção e de donos… É o que vem sucedendo no Sporting há 20 anos…trocar de presidente a cada 4 anos é uma tragédia para o clube e sem alguma estabilização será muito dificil vencer. Vejam-se os exemplos dos outros dois grandes. Dêem tempo a esta direção..é claro que o debate saudável é fundamental e sou contra presidentes que se eternizem (como o pateta do Bruno de Carvalho queria fazer), mas dá a sensação que o clube neste momento não está à deriva..vamos dar condições a estas pessoas para trazerem um Sporting vencedor de volta.

  • Estigarribia
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:10 pm

    Excelente texto, Manuel Abecasis. Frederico Varandas, com excepção da época de 2019-2020 onde houve uma má preparação da época, até tem tido um primeiro mandato positivo. Venceu 1 Taça de Portugal e 1 Taça da Liga com Marcel Keizer, apostou em Rúben Amorim num projecto que envolve os miúdos da formação mais contratações cirúrgicas (Pote, Porro, Adán, Nuno Santos, etc, etc) e efectuou vendas que permitem atacar com alguma liberdade o mercado de transferências ao mesmo tempo que se pagam dívidas antigas (Wendel, Thierry Correia, Bruno Fernandes, Bas Dost, Raphinha, Vietto, etc). Há que dar tempo ao tempo e não exigir este mundo e o outro e olhar para o exemplo do Liverpool onde foi dado tempo a Klopp e o resultado foi o campeonato ganha na época passada e a Champions na outra anterior.

    Quanto às claques, esse assunto é urgente que tenha uma solução, mas enquanto o Sr.COVID-19 andar por aí, o estádio continuará sem adeptos e isso só beneficiará a equipa leonina, que assim pode jogar sem ter que ouvir, infelizmente, os insultos dos energúmenos das claques. Aliás, muitos dos indivíduos que estão nas claques vão ao estádio mais para arranjar problemas com a polícia e outros adeptos do que propriamente para verem e apoiarem o Sporting.

    Por fim, quanto a Bruno de Carvalho e ao seu séquito de seguidores acéfalos (como, por exemplo, aquele senhor do lençol branco), há que deixar cair de vez o fantasma de BdC que está para o Sporting como o Vale e Azevedo está para o Benfica. Bruno de Carvalho já foi destituído há dois anos e já não faz sentido nenhum andar a clamar aos setes ventos pelo D.Sebastião de Carvalho.

    Saudações Leoninas. E venha de lá o jogo em Guimarães para cimentarmos mais um pouco a nossa liderança no campeonato, porque isso é o que interessa neste momento.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 3, 2020 at 2:47 pm

      Até se podem qualificar para a Champions, mas se não tiverem um departamento de scouting profissional e com alvos e perfis bem definidos não vão a lado nenhum.

      Mas mais importante do que isso, é a quantidade de jogadores que o Sporting tem sob contrato e que não conseguiram colocar.

      O Sporting tem mais de 10 milhões de euros em activos, completamente parados e a desvalorizar constantemente, jogadores como Ristovski, Camacho, Renan, Luiz Phellype, Ilori, Lumor, etc

      O Rúben Amorim está a fazer a primeira época completa da sua carreira e ainda não se sabe bem do que será capaz de fazer numa época longa e cheia de fases diferentes no que toca à exigência, mas até agora está a fazer bem o seu trabalho, quando pegou no clube o plantel do Sporting estava avaliado em 90 milhões de euros. Agora está avaliado em quase 150 milhões e isso é uma valorização espectacular e o plantel ainda tem imenso potencial para trabalhar no futuro.

      Agora é esperar que a direcção do Varandas faça também a sua parte, que é continuar a cortar gorduras e a investir no futuro do clube

      • SENSEI
        Posted Novembro 3, 2020 at 3:03 pm

        Uma pequena nota: o Luiz Phellype está integrado no plantel. Apenas vem de uma lesão muito grave, daquelas que colocam carreiras em risco.

      • Estigarribia
        Posted Novembro 3, 2020 at 3:09 pm

        Clismo,

        Em relação aos excedentários de que falas, Rafa Camacho deveria ser emprestado, Tiago Ilori, Renan,Ristovski e Lumor é para despachar e o Luiz Phellype gostava que tivesse algumas oportunidades com o Rúben.

        Já sobre a política de contratações, esta época todos os reforços tiveram o aval do Rúben e é assim é que deve ser. E se não der para trazer os jogadores pretendidos, mais vale apostar nos jogadores de formação.

        Saudações Leoninas

      • FVRicardo
        Posted Novembro 3, 2020 at 6:51 pm

        Mesmo que o SCP se apure para a Champions não há muitas contratações a fazer. Na minha opinião apenas falta um central e um ponta de lança para serem titulares.
        O suplente de Porro pode ser a curto prazo Loide Augusto, o substituto de João Mário será Bragança.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:22 pm

    E acredito que ainda hajam mais jogadores a serem preparados para serem lançados mais lá para a frente:

    Chico Lamba e Rafael Fernandes são grandes projectos para centrais
    Gonçalo Costa (só agora começa a ganhar músculo) e Nazinho para a lateral esquerda
    Renato Veiga, Gilberto Batista e Rodrigo Fernandes para médio defensivo.
    Médios centros de qualidade é o que mais existe em Alcochete: Tiago Ferreira, Daniel Rodrigues, João Daniel Santos, Batalha, Lobato, Lucas Dias e o Duarte Carvalho que me tem surpreendido imenso nos últimos tempos.

    Na frente há o Bruno Tavares também a ser trabalhado.

    • FVRicardo
      Posted Novembro 3, 2020 at 7:10 pm

      Não sei se esses darão todos jogadores. Para a maior parte ainda é precoce falar deles… Para mim os jogadores com maior potencial são Joelson, Bruno Tavares, Chico Lamba, Loide Augusto e João Daniel.
      Jogadores como Rodrigo Fernandes, João Silva, Diogo Brás (a lateral), Tomás Silva esta época provavelmente vão ter a sua hipótese, espero eu.

      • Antonio Clismo
        Posted Novembro 3, 2020 at 7:35 pm

        Loide Augusto? Só tem força, nada mais…

        Sim há muitos jogadores com qualidade como o Tomás Silva, Bernardo Santos ou o Nuno Moreira mas nenhum deles encaixa minimamente no esquema do Rúben Amorim e portanto não estou a contar que venham a ser solução para a equipa principal do Sporting.

        Estão apenas a serem preparados para virem a ser emprestados a clubes da Primeira Liga de forma a potenciarem a sua evolução.

        • FVRicardo
          Posted Novembro 3, 2020 at 9:00 pm

          Acho que o Loide tem boas características. Fisicamente forte, rápido, muito boa progressão com bola, bom defensivamente, polivalente… Deve melhorar em espaços curtos sim, mas com tempo será superior quer a Ristovski, quer a Camacho, já agora quer a Manafá e a Gilberto (pelos vistos). Aplico o mesmo a Gonçalo Costa, com tempo será o suplente de Nuno Mendes sem espinhas

        • Artur Trindade
          Posted Novembro 4, 2020 at 12:24 pm

          Não sei se viste o último jogo de Loide Augusto. Foi adaptado a LD, aliás já tinha pensado nessa solução, pelas características e por haver concorrência a extremo.
          Posso dizer-te que fiquei com elevadas expetativas pela exibição e espero que seja para continuar.
          Melhor em tudo que João Oliveira, e que Amorim esteja atento, já que o Brás não parece querer singrar.
          O Loide tem características perfeitas para ala de Amorim, rápido, potente, faz todo o corredor e define bem na frente.

  • FVRicardo
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:32 pm

    Praticamente tudo dito.
    O mais importante agora é não embandeirar em arco. Quando escorregarmos não podemos cair em cima da equipa, treinador e direção. O projeto está no início, maior parte dos jogadores são jovens, vamos manter o objetivo do terceiro lugar, gerir expectativas…

  • ilcalcioedichiloama
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:51 pm

    Não há presidentes bons ou presidentes maus, mas sim trabalho bom e trabalho mau. Se se chama Frederico Varandas e é médico pouco me importa.

  • masterDC
    Posted Novembro 3, 2020 at 2:56 pm

    É preciso algo que muito dos sportinguistas não têm, paciência e noção. A espera por um título de campeão já vai longa, mas é necessário que haja paciência para se poder alcançar os resultados pretendidos. Finalmente parece que temos um projeto bem definido, um treinador que parece ser o indicado para liderar a equipa, jovem, com uma boa comunicação e consciente da realidade que atravessamos, capaz de apostar na formação sempre que haja qualidade. Foi caro? Foi, podemos não concordar com o seu valor, mas o que é certo é que cada aposta tem o seu risco e neste momento o risco tem compensado. Um treinador é capaz de valorizar uma equipa, sendo preferível investir mais para poder ter retorno.

    Cometeu-se muitos erros na época passada mas felizmente corrigiu-se da melhor forma. Aliado à formação juntou-se contratações cirúrgicas, sem investir muito, vendendo e colocando jogadores que não eram necessários no plantel. Não temos nomes fortes como Bruno Fernandes, Mathieu, Bas Dost, Acuña, etc., mas temos um plantel homogéneo e jovem com grande capacidade de evolução.

    É necessário é ter noção de que o sucesso e os resultados não podem ser prontamente alcançados. Exige-se rigor e competência, mas com noção da realidade em que estamos inseridos. O objetivo esta época passa por garantir um lugar na Champions, isso terá de ser a nossa meta inicial. Só depois aí sim, poderá pensar-se em voos mais altos. O projeto ainda vai no ínicio, mas o futuro parece ser risonho.

  • PedroSCP
    Posted Novembro 3, 2020 at 3:11 pm

    Como sócio e adepto do Sporting Clube de Portugal não poderia concordar mais com as tuas palavras. O problema de muitos sportinguistas é continuarem a quer resultados para ontem, quando já se viu que antes de mais é necessário trazer consistência à base da equipa, que é a formação. Sinceramente acho que o Varandas está a seguir os passos certos. Já para não falar que é de longe o melhor presidente que já tivemos a vender activos.
    Relativamente aos resultados desportivos é o que disseste, Liga dos Campeões de Futsal e Taça de Portugal e da Liga num ano super complicado e de reconstrução. Globalmente, posso dizer que tem feito um trabalho positivo.

  • rmatos24
    Posted Novembro 3, 2020 at 3:12 pm

    Comento este artigo (parabéns ao Manuel Abecasis pelo mesmo) não como sportinguista (que não sou), mas como adepto de futebol. Vendo um pouco a situação “de fora”, parece-me que está a custar a muitos sportinguistas admitirem que o Varandas afinal pode ser o presidente certo para o Sporting e para o momento que o clube tem vivido. Não nos podemos esquecer que a generalidade dos adeptos do Sporting já chegaram a gozar literalmente com o médico (e aqui não falo só dos adeptos extremistas). Falo de muitos que queriam o BdC fora do clube, mas nunca reconheceram em Varandas a credibilidade para voltar a colocar o clube num patamar superior.

    Muitos adeptos agora começam a perceber que o Varandas delineou um projeto com cabimento para o Sporting. Tem uma ideologia e está a tentar implementá-la. Keizer já era nesse sentido, mas talvez a conjuntura na altura ainda não permitisse mais e levou a uma época 2019/2020 para esquecer. Mas Varandas manteve-se fiel aos seus princípios e está a tentar, aos poucos, estabilizar o Sporting.

    Claro que há outros fatores que têm ajudado, alguns que dou o mérito ao presidente do Sporting. A questão económica parece no bom caminho e o planeamento desta época foi claramente pensado nesse sentido. Pode vir a correr mal, é verdade, mas acho que é unanime que este planeamento foi bem feito e adequado à realidade do clube. Depois, o não haver adeptos no estádio, aqui já se percebeu a vantagem. E por último, fruto da junção de dois fatores, o abaixamento de expetativas. Um dos fatores, as últimas épocas do Sporting e a perceção de que o plantel está abaixo de Porto e Benfica em termos de qualidade. O outro fator acaba por ser o discurso (ou não discurso) do Varandas. Não colocando grandes objetivos à partida (ser campeão por exemplo), acaba por retirar dos ombros da equipa o peso de terem obrigatoriamente serem campeões (o típico “para o ano é que é”).

  • Manchester Is Red
    Posted Novembro 3, 2020 at 3:33 pm

    A melhor coisa que aconteceu ao Sporting foi não ter adeptos no estádio.

    No jogo com o Gil, a perderem 0-1 em Alvalade era certinho os jogadores levarem uma assobiadela. Nem todos são assim, mas uma parte da massa associativa do Sporting é absolutamente tóxica e só serve para empurrar o clube para baixo.

    De resto, é saber gerir as expectativas. Pela 1ª vez em muito tempo, o clube parece estar a caminhar na direção certa e com um rumo bem definido. Basta olhar para o critério com que fizeram as suas contratações.

    Pode “não dar” este ano, mas o caminho é este.

    • Joao Silvino
      Posted Novembro 3, 2020 at 3:54 pm

      Tenho poucas dúvidas de que com a m*rda de adeptos que tem o nosso clube, caso houvesse público, não estariamos em 1º. Sinceramente parece-me a última coisa que falta “arrumar” por parte da direcção: acabar de vez com as claques e encontrar uma maneira de acabar com a contestação, que sinceramente não sei qual será…

      • ItsAboutTime
        Posted Novembro 3, 2020 at 6:49 pm

        Já somos 2 silvino, eu tenho a certeza que não. A contestação no jogo da liga europa contra o basaksehir disse tudo sobre o carater deles. Mostrou apenas que se estão a cag*r para o clube. E ainda tiveram a lata de vir contestar após a derrota com o linz.. Continuando assim, espero que o Varandas seja re-eleito para ver se passam mais 4 anos com isto do “varandasout”. Amor muito estranho que dizem sentir pelo Sporting..

    • Miguel Figueiredo
      Posted Novembro 3, 2020 at 4:36 pm

      Sem dúvida! Sem se notar muito o Sporting está a contruir uma identidade muito forte com miúdos, algo que duvido que fosse possível com a pressão dos adeptos constante!

      • hortalica
        Posted Novembro 3, 2020 at 5:28 pm

        O SCP sempre apostou em miúdos, claro que a necessidade (tal como na altura do PB, no pós GL e pós ataque à academia) há mais aposta devido a situações financeiras delicadas. Nomes mais recentes: Patrício, Cedric, João Moutinho, Miguel Veloso, Joao Mário, WC, Gelson, Podence, Rafael Leão, Carriço, Adrien, Bruma, Maheus Pereira, Iuri (só não aproveitou) e antes Ronaldo, Nani, Quaresma, Simão, Figo… Queres que continue? Se há coisa que o SCP tem apostado constantemente é miúdos e se quiseres ainda podemos falar de André Marques, Betinho, Saleiro que chegaram a calçar sem mínima qualidade para o SCP e nunca foram alvo da ira dos adeptos. O Patricio é um bom exemplo, ao inicio cometia muitos erros devido a inexperiência e mesmo assim nunca foi muito contestado e era titular em prol do titular da selcçãod a sérvia…

  • Joao Silvino
    Posted Novembro 3, 2020 at 3:59 pm

    O homem é uma figurinha sem carisma nenhum que parece um tontinho cada vez que dá uma entrevista (faz lembrar o Bettencourt mas pior ainda). É a única coisa que lhe critico, juntamente com o fracasso da época passada na Liga. Pelo contexto em que chegou e pela maneira como resolveu os problemas colocá-lo-ia sem duvida entre os melhores presidentes dos ultimos 20 anos.

    Espero que cumpra o mandato e nas proximas eleições gostava de ver o Benedito outra vez na corrida.

    SL

    • josediogo
      Posted Novembro 3, 2020 at 5:26 pm

      Isso do “tontinho” vale o que vale.
      O LFV quando apareceu falava ainda pior do que o Varandas (e nao é que esteja muito melhor).
      Eu também gostava do Benedito. Contudo, se o Benedito não for a eleições, será um bom sinal, porque o Varandas estará a fazer bem o seu trabalho.

      • Joao Silvino
        Posted Novembro 3, 2020 at 6:37 pm

        O do tontinho não vale nada, é apenas um aspecto dele que me irrita porque faz-nos a todos parecer tontos por indução :) Mas todos os defeitos se esquecem se fizer um bom trabalho :)

  • Outsider
    Posted Novembro 3, 2020 at 4:38 pm

    Concordo plenamente, é aliás o que tenho vindo a defender. Sendo certo que Varandas cometeu vários erros (e vai continuar a fazê-lo), a tendência é que o faça cada vez menos à medida que ganha experiência. Ao mesmo tempo, é possível ver que tem uma ideia para um crescimento sustentável do clube e parece que o Sporting finalmente começou a encarrilar.

  • Khal Drogo
    Posted Novembro 3, 2020 at 5:03 pm

    Este tipo de presidente não “resulta” por cá porque, infelizmente, o português médio gosta é de parolada.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 3, 2020 at 7:49 pm

      É sempre bom ressalvar o investimento (embora contido, mas já se nota qualquer coisita) na Academia de Alcochete e no Pólo EUL. Voltou a trazer pessoas para pensarem a formação como o Tomaz Morais e tem vindo a melhorar as instalações.

      Penso até que estão a pensar em ampliar a Academia com mais 2 relvados e mais algumas instalações de apoio.

      Se houvesse dinheiro, penso que os adeptos também gostariam de ver o fosso do estádio fechado e as cadeiras todas verdes.

  • Fallen Angels
    Posted Novembro 3, 2020 at 5:17 pm

    Varandas já teve erros grandes como presidente do Sporting e certamente o voltará a fazer mas está longe de ser o monstro que vai destruir o clube que muitos diziam que ia ser. O trabalho feito este Verão foi claramente positivo e acho que até os maiores haters conseguem ver isso. Não é perfeito mas também não é horrível.

    É altura de os adeptos se unirem todos atrás da equipa, goste-se mais ou menos de quem lá está. Não duvido que todos queiram o melhor para o Sporting e o Sporting estará sempre mais forte com todo o público firmemente atrás da equipa.

    Queremos UNIÃO! Espero que volte a haver um estádio de Alvalade cheio ainda esta época e espero que quando isso aconteça estejam todos a remar para o mesmo lado. Não vamos ser campeões este ano, mas esta equipa tem qualidade, foi bem construída e dá orgulho de ver jogar. Como adeptos só temos de os empurrar até ao fim mesmo quando eventualmente estiverem num momento de má forma, o que irá acontecer inevitavelmente.

    • Pao com Presunto
      Posted Novembro 4, 2020 at 12:49 pm

      Lamento desiludir, mas bem toda a gente comenta sobre o clube para que tenha sucesso. Una vão atrás de modas, e outros só aparecem quabdo corre tudo bem. É importante é que os intervenientes (jogadores, treinador e presidente) se protejam dessa exposição desnecessária a abutres e falsos adeptos. Nem tudo é bom agora, nem tudo era mau há 1 ano ou 2 atrás.

      E isto aplica-se a todos os clubes.

  • GajoDo14
    Posted Novembro 3, 2020 at 5:37 pm

    Concordo com o texto na generalidade mas há uma coisa que gostava de acrescentar: O trabalho de um Presidente de uma instituição com a dimensão do Sporting é política, e política é comunicação. O Sporting passa de um BdC, comunicador nato e populista, que agrega tanto quanto divide, para um um Varandas que gagueja a cada vez que fala com a imprensa. Perante estas circunstâncias, o adepto médio não vai ser convencido pelo discurso de Varandas por mais que este faça um bom trabalho no plano desportivo.
    Infelizmente, o adepto médio também não compreende o conceito de governança, quanto mais de democracia, nas instituições privadas, logo andam sempre a tentar reunir assinaturas para AG de destituição, como se estas se tratassem de trocos, o que leva a um clima de instabilidade permanente, com repercussões na SAD.

    Por fim, para o caso de andarem por aí alguns defensores de Bruno de Carvalho, sugiro que pesquisem um texto da Visão de Leitor postado há uns anos, sobre a sua política de contratações, que devia faz qualquer adepto de futebol corar: “Bruno de Carvalho já contratou 73 jogadores… Director Desportivo precisa-se” é o título do texto (não consigo partilhar aqui o link).

  • Ricard Bapt
    Posted Novembro 3, 2020 at 6:12 pm

    Boas…
    Mais do q fazer vendas importantes, tem vendido os jogadores mais pesados financeiramente.
    E se ha umas vendas imcompreensiveis (Bas Dost) ha outras bem racionais (Acuña e Vietto ) ! Se uns sao o ponto de destabilização outros ganham demais pro q produzem….
    Numa empresa nao pode haver 2 presidentes, 20 diretores e um funcionario.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 3, 2020 at 7:43 pm

      Tens noção do salário que o Bas Dost passou a receber depois da sua renovação pós-ataque à Academia? Já era dos mais bem pagos do plantel e depois para não o deixar fugir a custo-zero o Sousa Cintra ainda lhe dobrou o salário e como se não bastasse começou a jogar a passo a partir de Janeiro de 2019.

      Houve a possibilidade de o vender e o clube não pensou 2 vezes. E fizeram muito bem.

    • Pedro Almeida
      Posted Novembro 3, 2020 at 8:57 pm

      O Bast Dost recebia imenso e andou uma época em baixo de forma por motivos psicológicos.

  • Meu nome é Toni Sylva
    Posted Novembro 3, 2020 at 6:16 pm

    Não é que discorde do texto, mas o texto só se pode escrever porque o clube está a passar um momento razoável em termos domésticos. Os tais activos que valorizaram podem muito bem desvalorizar em 15 dias se houver algum momento de distracção pelo caminho. De resto, podia-se escrever um texto semelhante nos primeiros tempos do Keizer, e vimos no que deu.

    A vantagem agora é que creio que a direcção do Sporting tem aprendido alguma coisa com alguns dos erros que cometeu, e por outro lado quanto mais longe estamos de 2018, em termos de memórias, processos, e mesmo constituição do plantel, mais fácil fica afastar esse fantasma.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 3, 2020 at 7:21 pm

    Este projecto não é a curto-prazo. Depois da hecatombe do ataque á Academia o clube iria sempre precisar de vários anos para se recompor a todos os níveis. Por sorte não fechou portas. É com estabilidade, exigência e tranquilidade que podem voltar a ser competitivos.

    O Sporting pode estar no topo da liga neste momento, mas continua a não ter equipa para as competições europeias, por isso ainda tem muito que evoluir como equipa. E o processo faz-se com muita calma. Montando peça a peça e tudo a seu tempo.

    O Liverpool avassalador do Klopp também demorou uns 5 anos a ser construído.

    O Sporting para já precisa de definir muito bem os seus alvos (precisa de um central que saiba jogar e de um ponta de lança de qualidade). E até lá tem que ir tentando soluções low-cost com alta margem de progressão.

    Gostava que fossem buscar o Guilherme Ramos e o Diogo Gomes ao Feirense e Leixões, respectivamente, porque acho que podem vir a ser centrais de enorme categoria a médio-prazo.

    Sei que o Varandas tem um plano bem definido para o clube até 2022, mas gostava de saber se tem algum plano mais abrangente para os próximos 10 anos.

  • JoaoMiguel96
    Posted Novembro 3, 2020 at 8:09 pm

    É tudo muito giro, mas nada apaga os muitos erros de Varandas.

    Desde milhões dados ao desbarato na época passada a quatro treinadores e à pior época de sempre.

    Já para não falar dos erros de comunicação.

    Acabámos de ganhar 4-0 ao Tondela, mas foi só isso.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 3, 2020 at 8:49 pm

      Keizer foi uma opção low-cost e trouxe a tranquilidade que o clube precisava depois da hecatombe do Verão anterior. Além disso venceu dois troféus.

      Silas estava a dar nas vistas e foi um risco, podia correr bem ou mal e acabou por correr mal porque ficou notório que ele não tinha mãozinhas para treinar um grande.

      Rúben Amorim custou caro e é bem pago, mas até agora tem merecido todo o dinheiro investido nele.

      Preferes antes um presidente que a uma semana de ser destituído celebra um contrato de milhões com o Viviani e com o Mihajlovic para treinador mesmo sabendo que não seria opções para quem viesse a seguir… Isso sim é a táctica de deitar fogo à casa antes de sair.

      • JoaoMiguel96
        Posted Novembro 3, 2020 at 9:19 pm

        Venceu dois de três com uma sorte descomunal, a verdade é essa.
        Silas estava tanto a dar nas vistas que tinha sido despedido do B-Sad.

        O Amorim é o único que vejo ter qualidade, mas ainda tem que crescer muito.

        Não, não prefiro e não sei porque é que afirmas isso. Sempre fui dos mais críticos dele. Aliás, aquele artigo que mostraste em cima fui eu que o escrevi.

    • Pedro Almeida
      Posted Novembro 3, 2020 at 8:55 pm

      Erros todos os presidentes cometem não vamos por aí.
      A realidade é que ele está a tirar o Sporting da lama, especialmente a nível financeiro e desportivamente tem sido difícil mas pegar num clube que perde as referências e os melhores ativos, com dívidas para pagar e com uma guerra civil entre os adeptos e fazer com o clube estabilize já não é mau. Agora falta fazer crescer e parecem estar num bom caminho digo eu sendo Benfiquista e vendo de fora.

      Quanto à pior época nem vamos por aí com Godinho acabaram em sétimo.

      • JoaoMiguel96
        Posted Novembro 3, 2020 at 9:21 pm

        Claro que cometem, ninguém fiz que não. Agora, não está tudo bem e muito menos é tempo para textos sobre o clube quando ainda há um mês fomos humilhados na Europa.

        Eu sei que ele está a fazer um bom trabalho, mas não é fantástico e muito menos não tem algumas culpas no cartório da crítica.

        Em resultados puros foi esta. Foi a época com menos pontos.

  • Ze Tolas
    Posted Novembro 3, 2020 at 8:39 pm

    Não há como escapar que desportivamente há uma visão e um nota-se um percurso ascendente na qualidade técnica como dirigente. Mas a comunicação vai matar este presidente, se fosse um governo já havia uma guerra civil. Há um preconceito que qualquer opositor de Varandas é das claques e tornou-se o bode expiatório para tudo o que faz de errado (e obviamente num director tão inexperiente errar é obrigatório). Tem de unir o Sporting, fingir que as claques não existem o slb já provou que não funciona, elas não desaparecem só porque lhes tiras os lugares no estádio. Devia tentar mais alianças (seria assim tão impossível uma aliança com o próprio bdc, ou vá, com Benedito?) e menos tentar catalogar todos os seus críticos como participantes do ataque de Alcochete.

  • DQuinta
    Posted Novembro 3, 2020 at 9:03 pm

    Concordo com a perspectiva apresentada pelo leitor. O Varandas não é um comunicador nato mas por muitos erros que tenha cometido (todos sem excepção o fazem) o trabalho essencial tem sido feito. Isto é factual. Por mim, que sou sócio e tenho os meus votos, ele fica pelo menos até ao fim do mandato.
    Além disto, para os que desejam mudar pergunto… Mudar para quem? Para que projecto? Estava curioso de saber a resposta a esta pergunta.

    • FVRicardo
      Posted Novembro 3, 2020 at 9:36 pm

      Pois… Sinceramente também não vejo alguém que ofereça um projeto superior. Benedito é uma hipótese, mas parece ser parecido e mudar por mudar, mais vale estabilizar

  • DICAS
    Posted Novembro 4, 2020 at 12:35 am

    O Varandas depois do pior momento da historia do Clube, pega no Sporting e ganha varios titulos nacionais e internacionais no futebol e modalidades reduzindo a maior part dos activos com salarios mais elevados, revitaliza a Academia como primeira prioridade, apreede com os erros de planeamento a pressa e troca de treinadores constante, e cria uma epoca muito bem planeada e atenpadamente o grosso dos reforcos chegaram numa fase inicial, contrata Ruben Amorim porque o primeiro grande trabalho dele em Braga, aguenta e vende BF no momento certo e junta a isso a venda de varios jogadores por boas quantias, faz frente aos rivais de diversas formas de comunicacao, revitaliza o clube, mas acima de tudo tem um plano a longo prazo. Tudo isto num clima de de clima de estabilidade.

    Varandas é o melhor presidente do Sporting neste seculo. A questao ja é se sera o seu Salvador. Com o momento e conviccao que o vi após a taça de Portugal pode ser ele a pegar neste clube e eleva-lo ao lugar que ele deve estar !

  • marquess
    Posted Novembro 4, 2020 at 4:54 am

    Excelente texto e reflexão do Manuel Abecassis, assim com de vários leitores e comentadores habituais aqui da VM, como Estirragibia, Cdiogo 77, wonderkid, etc.

  • Eagle1991
    Posted Novembro 4, 2020 at 12:20 pm

    Fv na minha opinião não está a fazer um mau trabalho. Financeiramente o Sporting está reestruturado mesmo estando ainda em época de contensão. O modelo atual com base na valorização de elementos da formação é o unico modelo viável para o clube conseguir reerguer-se primeiro em termos financeiros, depois ao nivel desportivo. Teve a ousadia (e loucura) de acabar com a mama às claques, decisão a que bato palmas e tenho pena que no meu Benfica continue tudo na mesma. Deixou-se de demagogias, o sporting atualmente não tem argumentos para ser campeão, portanto não se prometa algo quase impossível de cumprir. Nota-se que FV ainda está a aprender, atirou-se para águas que desconhecia e cometeu muitos erros fruto da inexperiência. Por fim, os sportinguistas que metam na cabeça que não é a mudar sempre de presidente que vão a lado algum. O processo de vitória assenta em estabilidade, algo que o sporting não tem tido de todo.

Deixa um comentário