Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Presidente sem medo (e que anda a falar demais)

“Supondo que o comando das Três Hostes vos fosse entregue, quem levaríeis convosco para vos auxiliar?”, perguntou Tzu-lu. Confúcio respondeu-lhe: “O homem pronto a enfrentar um tigre ou um rio em fúria, sem se importar se iria morrer ou viver, seria o que eu não levaria. Levaria, sim, alguém que olhasse os problemas com a cautela devida e que preferisse o sucesso por meio de estratégia”.
Um mérito, propositado ou não, Bruno de Carvalho tem: com a sua declaração numa conhecida rede social conseguiu que o assunto da semana no universo sportinguista fosse esta, ao invés da pesada derrota sofrida pelos leões em Guimarães. Num jogo em que os jogadores se mostraram amorfos, e em que o rendimento colectivo e esforço global fizeram lembrar os bons tempos de Vercauteren, o foco de atenção foi desviado por completo para a análise do presidente acerca dos mesmos. No entanto, as públicas críticas do presidente do clube, por mais bem-intencionadas que sejam, acabam por ter um efeito nefasto para o grupo, e até para a sua própria imagem. Indo por partes: é certo que o empenho mostrado pelos atletas os devia envergonhar, perante uma instituição centenária e perante aqueles que fazem sabe-se lá que esforços para os apoiar. É certo que os jogadores não são crianças, mas sim profissionais bem remunerados, e como tal têm de assumir os seus erros e aceitar críticas. É certo que este tipo de comportamento tem de ser repudiado no momento, e de forma assertiva, de forma a evitar repetições. Mas, como em tudo na vida, há o modo certo e o errado de fazer as coisas, e dar raspanetes nas redes sociais está longe de ser o modo certo. Que o presidente sinta que deve dar explicações (e ao contrário do veiculado, não existiu “comunicado”) em nome pessoal é uma coisa, outra é que ponha em causa a dignidade de um grupo de trabalho, grupo esse que semanas antes demonstrou uma força descomunal ao responder, em inferioridade numérica, a um resultado negativo no campo de uma das melhores equipas da Alemanha. Para mais, este tipo de declarações, também embaraçam o treinador, que devia ser o líder do balneário e o farol da disciplina. Ainda, caso a equipa responda a contento na quarta-feira, haverá sempre a tentação de associar esse facto à reprimenda, o que por sua vez pode desencadear uma espécie de reflexo pavloviano: cada vez que os jogadores actuarem abaixo das espectativas, o Presidente terá de os vir chamar à razão. Mas este tipo de comportamento não é virgem em Bruno de Carvalho, pois se ele teve e tem o mérito de “pegar os touros pelos cornos” atacando pessoalmente diversos problemas que afligem o clube, também demonstra alguma dificuldade em delegar tarefas e em respeitar a hierarquia (que ele próprio criou), fazendo demasiadas vezes a ponte entre o general e os soldados rasos, esquecendo que tem pelo meio subordinados que podem e devem desempenhar essa tarefa. E este ponto serve de lamiré para o segundo ponto, o da imagem. Bruno de Carvalho ainda goza de enorme popularidade entre os adeptos. Alguma dessa popularidade advém do facto de se comportar algumas vezes como o comum adepto, mandando umas piadas, vibrando com as jogadas ao invés de adoptar a tradicional postura de Estado, e mostrando dia a dia que vive o clube com uma devoção quase que fanática. O problema é que o adepto, para o bem e para o mal, normalmente reage a quente, e se num minuto acha o seu jogador o melhor do mundo e arrabaldes, no seguinte defende que devia ser dispensado com um chuto no traseiro, e por isso mesmo, e felizmente, tem menos responsabilidades que um dirigente. Ora este tipo de declarações, como outras feitas anteriormente (já o ano passado lançara uns desabafos tendo os adeptos como alvos), entram num registo mais digno de um adepto que de um líder com responsabilidades institucionais. E o modo continuado como as vai debitando ajuda a criar a ideia de que Bruno de Carvalho reage a quente a situações que que exigem mais cautela. Por outro lado, há quem entenda este comunicado (pessoal, reforce-se) como uma cortina de fumo que esconda outras questões. Se a atitude e rendimento da equipa principal tudo indica ser um percalço, já o resultado da equipa B dá que pensar, e neste caso em particular, a culpa não parece ser da rapaziada que dá chutos na bola. Três treinadores, e um conjunto de atletas formado por supostos reforços (alguns deles caritos, e outros de qualidade duvidosa) e “exilados” da equipa principal, que tapam os jovens talentos que têm de jogar continuamente de forma a evoluirem, ao lado jogadores que há muito deviam ter saltado para outros patamares, não é o cenário ideal. A equipa B tem autenticamente navegado à vista, não há estratégia visível e ao contrário do passado recente, não há a mínima confiança de que pode suprimir carências da equipa principal caso seja necessário. E aí, a Direcção deve arcar toda a responsabilidade. Ainda por cima, quando a sua bandeira foi a de um clube assente na sua formação. Se esta é a base de sustentação do clube, é bom que os dirigentes leoninos comecem a dar uso à betoneira, pois os alicerces estão podres.

Concluindo, seria aconselhável que Bruno de Carvalho fosse um pouco mais comedido nas suas intervenções. Até porque parece ter ideias interessantes não só para o clube como para o futebol em geral, deve adoptar uma postura mais cuidadosa, sob pena de perder a credibilidade. Porque quem se quer fazer ouvir não precisa de berrar, nem de falar a toda a hora. Basta dizer as palavras certas no momento exacto. Qualidade que o presidente do Sporting não possui. Pelo menos por enquanto.
PS: numa semana em que dois adeptos leoninos foram esfaqueados em Guimarães, e perante um curioso silêncio da Liga de Clubes e das instituições governamentais, não deixa de ser intrigante que o clube leonino não tenha tomado posição oficial sobre o tema.


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Nuno Ranito 

0 Comentários

  • Vicente
    Posted Novembro 3, 2014 at 10:42 pm

    Mantenho o que disse ontem, uma pessoa que sempre que há um contra-tempo coloca as culpas nos jogadores – e no principio da época depois do empate com o Belenenses também já tinha metido as culpas no Marco Silva – como presidente está apresentado.

    Muito folclore quando ganhamos – até vem com aquela dos adversários tem de dar mais luta – e depois quando perdemos é isto.

    Pede-se urgentemente competência no Sporting.

    • Coríntio
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:10 pm

      O Bruno de Carvalho gosta de levar com as balas todas, tentando proteger a equipa mas neste momento está com a imagem completamente desgasta.

      Pede-se mais contenção deixar a equipa técnica fazer o seu trabalho e preocupar-se mais com a sua casa, pois há ainda muita gente para limpar da estructura e formação do clube. Gente que não traz nada de novo e que só ajuda a aumentar as gorduras do clube.

    • Bruno Monteiro
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:51 am

      Ele pode em outras ocasiões ter protegido a equipa de levar com as balas, mas com este comunicado pessoal, foi ele que mandou as balas à equipa. Não acredito que os jogadores tenham ficado contentes.
      Um presidente que assiste a quase todos os jogos a partir do banco de suplentes, custava-lhe muito ter falado com a equipa no balneario em vez de fazer comentarios numa rede social?

    • Francisco Midiros
      Posted Novembro 4, 2014 at 1:55 pm

      Quem te diz que não falou? Até pode ter falado, o que me parece provável.

  • Sigurd
    Posted Novembro 3, 2014 at 10:45 pm

    Preocupa-me esse ponto sobre o Marco Silva, e acho que foi por isso que o Leonardo Jardim saiu.

    • Artur Sanches
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:15 pm

      Neste momento o Leonardo Jardim daria tudo para ter um presidente como o Bruno de Carvalho, que o protegesse mais e á equipa. Neste momento o Leonardo Jardim nem sabe se chega ao Natal.

    • F.L.
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:32 pm

      E o Marco Silva sabe?

    • Carlos Carvalho
      Posted Novembro 4, 2014 at 1:39 pm

      O Leonardo Jardim saiu pura e simplesmente pelas condições financeiras. Eram irrecusáveis e terá sempre a porta aberta no SCP.

  • Pedro Marques
    Posted Novembro 3, 2014 at 10:45 pm

    Até parece que é a primeira vez que adeptos são esfaqueados em alturas de jogos…Os suspeitos já foram identificados e os procedimentos normais estão em curso.
    Parem de uma vez por todas de tentar rotular adeptos e de dar demasiado alarido em relação ao que se passa em Guimarães.
    Lembro só assim de repente de adeptos do Vitória terem sido esfaqueados em Lisboa, e não se fez tanto "barulho".

    • João Teixeira
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:13 pm

      Voces é que se fazem de santos peço desculpa eu fui ver o meu clube a Guimarães e ia equipado com as cores do meu clube e tive de esconder as coisas para não ser espancado e diga-se de passagem que fui ameaçado varias vezes. vi com os meus proprios olhos um adepto do meu clube a ser agredido por adeptos do Guimarães quando se fazia acompanhar de uma filha menor de idade. Repudio os white angels (dizem que os acusados nao tem nada haver com claque mas isso é atirar agora o pó para os meus olhos quando eu ja vi que vocês sao capazes de fazer).Deviam ser tratados da mesma forma que recebem em todos os estadios do pais.

    • gepeto
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:31 pm

      Isto nem devia ser comentado em blogs desportivos, essas pessoas apenas usam o futebol como desculpa para a estupidez e atrocidades que se sentem bem a fazer no dia a dia, espancar alguem por gostar de outro clube e do mais (desculpem a expressao) retardado que pode haver neste mundo, bocas uns para os outros dentro do estadio entre as claques ate ajudam o espetaculo na minha opiniao, mas quando se começa a levar para o lado fisico o futebol já nao devia entrar na conversa

    • Ace-XXI
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:46 pm

      Já agora qual foi a situação em que adeptos do Guimarães foram emboscados em lisboa?

      Sinceramente mais do que a resposta do SCP espero pela resposta do presidente do vitoria de Guimarães… Agora que já se sabe quem foi o mínimo que se exige é a proibição de entrar no Afonso Henriques para o resto da vida desses animais.

    • Guilherme Silva
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:49 pm

      O problema é que esse pessoal, normalmente, em Guimarães faz o que quer. Quando vai a algum lado, vão com escolta..

      Simpatizo bastante com o Vitória como clube e pela devoção dos adeptos, mas estes casos só servem para denegrir a imagem do clube. Não é a primeira, nem segunda nem terceira vez que algo assim acontece por essas bandas.. E certamente não será a última.

  • João
    Posted Novembro 3, 2014 at 10:51 pm

    Acho que todos já percebemos o que vale o Bruno de Carvalho, se a equipa ganha aparece em todo o lado é o populismo bacoco, se a equipa perde a culpa é do treinador, dos árbitros ou dos jogadores.

    Vamos ver é o que valem os adeptos do Sporting que este ano tiveram a promessa de um Sporting campeão, e vêem uma direcção a gastar milhões em 30 jogadores sem nível. Se no final da época o Sporting ficar em 3.º ou 4.º aí é que vamos ver.

    • Zé Maria
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:26 pm

      O Sporting vai acabar em 3º com 90% de probabilidades…O que não impede que tenhamos de lutar pelo título enquanto pudermos…

      SL

    • Deckard
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:50 pm

      A evolução desportiva e financeira que o Sporting teve em pouco mais de ano e meio desta direcção não conta para nada? Essa do milhões em 30 jogadores sem nível é uma abordagem simplista e enganadora. A grande maioria dos jogadores foram aquisições de baixo custo, com salários baixos e sem grande risco financeiro caso falhem (ou falhassem). Existem alguns um pouco mais caros que são apostas que devem ter o seu tempo para se adaptarem. Até parece que o Sporting contrata jogadores de 8M e não jogam, como o Reyes no Porto, por exemplo. Ai se o fizesse. Era crucificados aqui… ainda mais. Mas este comentário não é suposto criticar o Porto, é para mostrar o caminho que o Sporting ainda tem de fazer para lutar de igual para igual com Porto e Benfica.

    • Ace-XXI
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:52 pm

      É curioso essa teoria dos 30 jogadores, digo curioso porque além de falsa (mistura jogadores de equipa A com equipa B) é muito relativa quantos jogadores contrataram porto e Benfica em igual período? E quanto gastaram?! BDC reduzido as despesas da SAD em 50%! Achar que lutamos com as mesmas armas de Benfica e Porto é 1 pouco lunático por isso se acabarmos em 3 acaba por ser 1 resultado expectável a questão será sempre fazer (como fizemos na época passada) 1 campeonato competitivo onde os SPortinguistas possam ter orgulho do trabalho feito.

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 10:26 am

      30 jogadores sem nível. Isto de falar para o ar tem coisas fantásticas.

    • zecarlos_fan1
      Posted Novembro 4, 2014 at 2:23 pm

      claro populismo. já tenho defendido várias vezes que este ser dispara em todas as direcções para dizer o que o adepto quer ouvir, que o porto é "x", que o benfica é "y" e que a uefa é "z". declarações no facebook? este tipo de intervenção tem de ser dado no balneário e não na rua. cá fora tem que se defender a equipa. este tipo só faz coisas por propaganda, para mostrar ao adepto comum. está muito longe de ter nivel para ser presidente de uma grande instituição como é o sporting clube de portugal. mas é a minha opinião e isso vale o que vale

  • Sandro
    Posted Novembro 3, 2014 at 10:55 pm

    Mais uma grande crónica do Nuno Ranito. Só tenho pena que há um ano quando os resultados apareciam o presidente estava sempre a dar explicações aos sócios e já vamos em Novembro e ainda não percebi porquê que esta direcção está a arruinar a formação do Sporting.

  • Pedro
    Posted Novembro 3, 2014 at 10:59 pm

    Isso da falta de uma posição oficial já é natural, e não venham com aquelas 3 linhas no facebook do Bruno de Carvalho pois até indicação em contrário um perfil numa rede social não é uma orgão oficial do Sporting, já que tem sido demasiado frequente. Na pré-época quando o Sporting perdia nem aparecia a crónica no site e na Sporting Tv nem metem os golos dos adversários nos nossos jogos.

  • Mah Med
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:02 pm

    Uma coisa que me irrita profundamente no Sporting e falta de paciência de alguns adeptos , passa se do 8 e 80 com uma facilidade tremenda ontem tudo era bom hoje precisasse competência ? E verdade na formação cometeram se erros mas com calma estão se estão a corrigir , começando com o regresso de uma pessoa inegável qualidade , Carlos Pereira .
    Reforços , meus amigos não há dinheiro para salários de craque , gerardes , Shikabala , Vitor , foram valentes flops ? Sim , mas caramba e normal haver erros de análise e não me venham falar em Enoh desta vida que custam literalmente pinares .
    Em janeiro despachar o Maurício , o Martins , Capel e heldon
    E subir : wallyson , Iuri , Tobias e Esgaio( a extremo , um jogador com o seu poder de decisão tem que jogar no último terço )

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 10:41 am

      Concordo com o que disseste sobre os adeptos do Sporting, mas o que me irrita mais é ver que estas campanhas a descredibilizar o Sporting (que não temos plantel, não temos treinador, não temos presidente, é tudo mau, etc) vêm da comunicação social e os adeptos do Sporting deveriam defender mais o clube.
      Esquecem-se que à 2 semanas eliminamos o Porto, e aí o discurso do Bruno de Carvalho (que dizem que foi polémico e pôs pressão na equipa) já não foi analisado…. Porquê? será que ganhámos?
      Se ganharmos ao Schalke, já não vão falar outra vez das declarações do BdC, e só vão pegar nisso se o Sporting perder….
      Já estamos habituados, uns perdem e continuam candidatos ao titulo, e outros perdem e não valem nada, é o sistema bipolar do futebol português! Para uns não se marca fora de jogo, para outros a linha do fora de jogo está torta… É a normal imparcialidade da análise do futebol português!

      Balakov

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 11:50 am

      uns perdem e continuam candidatos talvez porque estejam em primeiro (não é na pole-position é mesmo em primeiro) outros perdem mas n deixam d ser candidatos… a europa talvez, com sorte… foras de jogo? custou nos um campeonato a 2 anos… e um mau resultado com o sporting o ano passado… e meia duzia de golos para o montero…

      Talisca

    • Francisco Midiros
      Posted Novembro 4, 2014 at 2:05 pm

      Talisca, meia dúzia de golos mal anulados!! Mas também outros mal validados… Também não podem errar sempre contra nós.

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 3:22 pm

      pelo que vou lendo por aqui parece msm que erram sempre contra o sporting… pontos de vista… a verdade é que se calhar a qualidade do plantel do sporting n dá para muito mais… e pensar que talvez o 2º lugar na época passada tenha sido um desempenho além do esperado. talvez seja msm o lugar que se adequa ao sporting actual, na realidade enfrentaram uma equipa que estava por cima na pontuação e que pura e simplesmente mostrou o porquê da posição que ocupam… e este ano temos o Braga a querer, o Paços de volta, um Belém a dar luta, Rio Ave… muita gente para pouca europa.. no meu entender o Sporting vai lutar msm pela europa. volto ao msm, pontos de vista.

      Talisca

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 3:51 pm

      Talisca, eu só falei de linhas tortas, se não percebes eu explico-te melhor, linhas paralelas à grande área….

      E essa desvalorização do Sporting é muito boa (revela o vosso ódio/inveja à única equipa que faz alguma coisa pela Selecção…), e é pena é o Benfica não nos ter ganho na Luz, uma vez que seguindo a tua teoria, vocês estavam à frente na classificação….

      Mas lá vão enganando o povo com as linhas de fora de jogo em dois fds seguidos (vejam o lance que dizem ser fora de jogo contra o Braga, no penalty sobre o pardo, e vejam onde está o Luisão…). Mas pronto, o Benfica é o clube com menos poder em Portugal….

      Balakov

  • Ricardo Ricard
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:03 pm

    A culpa não é dele, Bruno de Carvalho é aquilo que é! Culpa tem quem fez dele e continua a fazer um deus sagrado que tem razão em tudo e tem poderes mágicos!

    • Zé Maria
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:27 pm

      Quem faz dele um Deus sagrado?

    • Anónimo
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:32 pm

      99 % dos Sportinguistas Zé Maria.

      Zeca

    • Diogo Tobias
      Posted Novembro 4, 2014 at 2:22 am

      A partir do momento em que tirou o Sporting da falência certa, o BdC tem o respeito de todos os sportinguistas. Em bom rigor, é indiferente o resultado na liga, mais dois anos de Godinho e qualquer pessoa bem informada tem a certeza que o Sporting podia era nem sequer estar cá.

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 9:38 am

      Que generalização incrível. Conseguir dizer que 2.9 milhões de sportinguistas fazem dele um Deus sagrado…

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 11:50 am

      Acho engraçado ler aqui mais que uma vez que o Sporting tem 2.9 milhões de adeptos, quando nos últimos estudos realizados não é isso que se vê.
      Já agora diga-me lá quantos adeptos tem o Benfica e o Porto?

      Zeca

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:00 pm

      Então elucida-me quantos tem, já que tu percebes tanto da coisa, ao ponto de conheceres 99% dos sportinguistas, tens que saber quantos são…

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:50 pm

      Eu sei quantos são uma simples pesquisa no google e tem lá os últimos estudos sobre o assunto, eu quero é saber o que lhe perguntei já que fiquei mesmo curioso.

      Zeca

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 1:09 pm

      Segundo o que vi (dados de 2012):

      – Benfica: 5.8 milhões;
      – Porto: 3 milhões;
      – Sporting: 2.6 milhões.

      Falhei por 300 mil. Mas já agora, gostava de saber como é que conhece 99% de 2.6 milhões de sportinguistas, para poder falar por eles todos.

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 1:41 pm

      Só não disse 100% por causa da antiga direcção, que esse são sportinguistas mas não devem gostar muito dele, em relação aos 99% é só estar atento ao que se passa minha familia, amigos, amigos da familia, familia da familia, amigos dos amigos, familia dos amigos, internet, televisão, tudo o que toca a sportinguistas tão num fanatismo como nunca antes visto pelo presidente, parece que é um Deus para todos eles.

      Zeca

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 2:48 pm

      Pronto, era isso que queria saber. Conhecer 2.6 milhões de pessoas é um feito heróico, os meus parabéns.

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 3:27 pm

      Vale tanto eu dizer que 99% dos sportinguistas acham Bruno de Carvalho um deus do que você dizer que não, apesar de ser mais fácil comprovar o que eu digo, basta estar um bocadinho atento ao que se passa no mundo sportinguista, tanto que ao dizer isso parece que o senhor Rúben como sportinguista deixa um bocadinho a desejar, deveria estar mais atento ao que se passa na sua familia (sportinguista).

      Zeca

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 3:48 pm

      Como é que é mais fácil você dizer que conhece TODA a família sportinguista do que eu dizer que nem toda o acha um Deus?

    • Bruno
      Posted Novembro 4, 2014 at 5:29 pm

      O Ruben Cardoso quando é para defender os seus ultrapassa o ridiculo, podem nao ser 99%, mas anda lá muito perto.

      E pode ver isso aqui onde em 50 comentarios( já tirando os comentarios dos rivais), 45 e a contar por baixo são de adoraçao ao Deus Bruno de Carvalho e os comentarios que falam um pouco mal da actual direçao, dizendo apenas que nem tudo são rosas, são atacados.

      Agora fico á espera que tenha argumentos para responder e nao dizer apenas " conheces 2,6 milhoes de pessoas ?"

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 5:33 pm

      sabe que nao e preciso conhecer as pessoas para se saber das suas opinioes, de certeza que o senhor nao conhece o papa mas sabe que ele acredita em deus certo?

      zeca

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 5:50 pm

      O Papa é só um. Os sportinguistas são 2.6 milhões.

      Eu sei perfeitamente que uma boa percentagem dos sportinguistas opta por um seguidismo quase cego a tudo o que faz Bruno de Carvalho. Dizer que todos o fazem é falacioso. Eu sinceramente estou cansado que ele, dia sim, dia sim, venha falar sobre o que quer que seja. Porque há coisas a fazer, trabalho para executar, e foi para isso que votei nele. Já fez MUITO pelo Sporting, mas como sportinguista exigente que sou, quero sempre mais.

      Vocês é que continuam nessa lenga-lenga que tudo o que é sportinguista faz essa adoração ao Deus Bruno de Carvalho, quando é mentira. E cada vez vão haver menos a fazê-lo, e a olhar para as coisas com olhos mais atentos, garanto-vos. Para o bem e para o mal.

    • Bruno
      Posted Novembro 4, 2014 at 6:12 pm

      Ruben Cardoso pelo menos aqui nao é o que parece, aqui e pelo comentarios que leio parece que o Bruno de Carvalho é um Deus, tudo o que ele dizer esta bem e recomenda-se.
      Mas os Sportiguistas nao são os unicos o mesmo acontece no Porto, o PC pode por uma bomba no clube que eles dizem amen.

      Mas claro tanto num clube como no outro, existem adeptos que olham sempre com outros olhos, e nao vem só rosas.

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 6:14 pm

      Claro que era exagero da minha parte, e óbvio que estava a ser falacioso, mas o que é certo é que não conheço um unico Sportinguista que não o ponha num pedestal, e pelo que vejo aqui no blog tambem não os há, e noutros sites e facebooks igual, pelos vistos o senhor diz que nao o mete num pedestal e acho que faz bem, e concordo consigo no que diz neste ultimo comentario.

      Zeca

  • Ruben F.
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:04 pm

    Acho que o grande erro foi ter ido dizer aquilo para o Facebook. Parecia um amador. Há coisas que são discutidas internamente e talvez um raspanete do presidente fizesse bem à equipa para espevitar para o Schalke. Mas no Facebook ?? C'mon ! Praça demasiado pública

  • Silver
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:05 pm

    Bom texto, como o Ranito já nos habituou.

    Mantenho a ideia de que foi um erro assumirmos a candidatura ao título, sei que o Sporting tem de ser sempre candidato mas mais uma época a tentar sacudir a pressão da equipa ia ser muito mais proveitosa, e já nem falo da falta de argumentos (os reforços foram miseráveis e deviam ser alvo de um processo), pois temo que se ficarmos em 4.º ou em 5.º vai ser mais um ciclo negro.

  • João S
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:07 pm

    Se não fala é porque não fala, se fala é porque fala… Parece que há uma maneira certa de presidir um clube – a não-maneira do Presidente do Sporting, seja ele quem for.

    Não vos preocupais que daqui a uns tempos estaremos lá para votar outra vez, aí veremos. Até lá. sem pressas, deixem as pessoas trabalhar. Com uma certeza – pior que os ultimos anos é muito difícil.

    Cumps

  • Ribeiro
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:12 pm

    Num ano em que assumimos a candidatura ao título estarmos à nona jornada em sexto lugar é muito mau, e alguém tem de ser responsabilizado. Chega de falar do passado, temos de olhar para o futuro. Se vamos desculpar eternamente o mal com o que aconteceu no passado o clube nunca mais vai avançar, e neste momento o Sporting está muito pior que há um ano, e isto é grave. A formação está muito pior, a equipa B é um desastre e não se admite estarmos agora em sexto atrás de clubes com orçamentes de equipas de II divisão como o Belenenses, Paços ou Guimarães.

  • MT
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:17 pm

    Grande presidente!!!!

    Eu percebo que o BdC é um grande presidente quando as unicas criticas que tem a fazer é que ele fala de mais, faz muitos comunicados,ser populista( fazer as coisa bem e com isso ganhar adeptos é populismo???Se forque continue com o populismo)…Ou entao sao falacias, falsos argumentos como o Sporting B já teve 3 treinadores esta epoca( o Abel deu 1(!!!!) treino, se o Marco Silva, por exemplo, estiver doente num dia e nao puder dar treino e o adjunto dá o treino passa-se a contar 2 treinadores???), as 30 contrataçoes( contando com jogadores que vierem em teste que nao tiveram quase custos nenhuns como Enoh, Perez, Gazela, Hugo Sousa, Sambinha,… que o objectivo nunca foi irem para equipa A), os 15M para a equipa B( Jonathan Silva, Paulo Oliveira, Nani sao titulares, Rossel, Tanaka e Sarr sao habituais suplentes,…), e a formaçao( 6 jogadores na equipa principal é pouco, ser o clube que leva mais jogadores às seleçoes jovens( sim este ano é o Sporting, o Benfica foi o ano passado, só pr termos uma má equipa de juniores, que temos uma má formaçao, as equipas de juvenis e iniciados sao muito boas ),…

    • MT
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:47 pm

      Para nao dizerem que eu sou cego por ele

      Acho que a equipa B tem sido mal gerida( mas nao tem nada a ver com os 10 ou 20 treinadores que dizem que ja teve), pois

      -Tem demasiados jogadores( sao para aí 30 e ainda às vezes vem jogadores da A)
      -O Barao era um treinador péssimo( mas o Abel nao era melhor, concordei com o despedimento mas nao concordei com o substituto)
      -O Iuri é muita vezes suplente
      -Há jogadores com muitos pouco minutos( Gelson, Domingos, Chaby( nao sei se está lesionado),…)

      Mas tambem acho que agora fala-se muito disso por causa de um resultado enganador, o Sporting levou 5 mas até nem jogamos mal, os golos do Atletico foram de erros individuais, principalmente do Rabia. Por exemplo, o ultimo jogo do Barao foi bem pior que este e ganhamos 1-0.

      E os maus resultados nao vem com falta de qualidade pois, na minha opiniao, temos 4 dos 5 melhores talentos das equipas B- Wallyson, Tobias, Iuri e Podence. O outro é o Gonçalo Guedes.

      Na minha opiniao é das poucas coisas que o Bruno de Carvalho tem feito de mal, espero que para o ano( ou já em Janeiro) corrija.

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:02 am

      Não deve conhecer os jogadores da equipa b do Porto de certeza.

      Zeca

    • MT
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:12 am

      Zeca, admito que nao conheço tão bem como os do Sporting e Benfica.

      Conheço o Ivo( que vem logo a seguir aos que eu disse), o Andre Silva( que nao tem jogado por isso nao disse o nome dele), o Gonçalo Paciencia( nao o acho grande coisa), o Rafa( acho que tem potencial mas nao tanto como os outros) e o Polaco( tambem tem qualidade mas ainda longe dos que eu disse),…

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:58 am

      Wallyson é estrangeiro, se for para ir buscar exemplos de estrangeiros do Porto B com mais potêncial que ele tem vário por onde escolher e com mais provas dadas que ele tanto no Brasil como em Portugal, depois para dizer que André Silva, Rafa, Tomas (Polaco), e o Ivo, não tem mais potencial que esses jogadores que enunciou, isso só prova que está muito pouco atento ao que se passa nas equipas B's, e também a nossa selecção sub 19.

      Zeca

    • Invictus
      Posted Novembro 4, 2014 at 11:14 am

      Desde quando esses do sporting são melhores que Ivo Rodrigues ou Rafa? Mesmo o Gonçalo Paciencia é o Ponta de Lança da seleção sub 21 coisa que o Pondence nem vai..Depois fala de estrangeiros como Wallyson quando temos kelvin da seleção do brasil na equipa b.

      E ainda temos a joia da coroa Moreto Cassama, entre outros, ja para ñ dizer que vi os Sub15 do FCP dar uma sova ao Boavista, muita qualidade em alguns jogadores, fiquei fã.

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 3:26 pm

      esse talvez seja msm o maior erro da maioria dos adeptos sportinguistas… acreditarem realmente que tudo é ouro… quando as expectativas são demasiado(no meu entender) altas a desilusão é ainda maior…

      Talisca

  • João Pedro
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:19 pm

    A culpa é do Godinho!! E daqui a dez anos ainda hade ser… e devia ser processado por isto.

    • MT
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:29 pm

      Ainda há muita coisas dificeis no Sporting por causa do Godinho:

      -Termos que pagar todos os anos para ter o carrillo a um fundo, e só termos 30% do passe
      -A equipa de juniores( a formaçao nao se ve no imediato e quem fez esta geraçao pessima de juniores foi o Godinho)
      -Só termos 75% do passe do Joao Mario( 75% porque o BdC ja conseguiu recuperar 15%), 50% do Tobias, 60% do William,…
      -Miguel Lopes a receber um ordenado pornografico, e se o vendermos temos que dar 5M ao Porto

      Os problemas maiores do Sporting neste momento ainda sao causados pela direçao anterior. Comparar o Godinho com o BdC devia dar cadeia.

    • Deckard
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:42 pm

      As coisas melhoraram muito desde que o Godinho saiu. Isto apesar da recuperação financeira que passou de 40M de prejuízo ao ano para lucro. E Isto em pouco mais de ano e meio de nova direcção. Mas parece que não chega. Esta gente quer é milagres. Ou então os pousos de volta.

    • João Pedro
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:55 pm

      Despedir quase toda a estrutura de formação do Sporting que vinha de muitos anos também foi culpa do Godinho?

    • João Pedro
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:56 pm

      É culpa do Godinho os jovens estarem tapados na equipa B pelas contratações falhadas que estão a jogar?

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 1:26 am

      Foi o BdC que vendeu os terrenos do antigo estádio á empresa onde trabalha o genro, ao preço por m2 muito inferior ao do mercado, resultando num autêntico roubo ao Sporting Clube de Portugal?

      Mal posso esperar pela auditoria.

      O nosso próprio país precisa de uma auditoria destas.

      Mas isso é muita areia para certas cabeças.

      João

    • Maiqueke
      Posted Novembro 4, 2014 at 2:18 am

      Deckard, o Sporting além do lucro que teve não se admite ser menos do que campeão e estar na final da champions pelos vistos (este ano ! Porque para o ano é para ganhar!)

      João Pedro com os tacho que eles tinham a ganhar salários "pornográficos" como já foi aí dito do m.lopes(que por sinal reduziu o salário) e visto que estavam em reestruturação financeira acho que é normal se tinham de cortar cortavam em todo o lado e não só num lado (não aceitaram redução salarial, rua, só a situação do m.fernandes a ganhar 20 mil p/mês para fazer … o quêe mesmo???? Enfim.
      Obviamente que alguma coisa ia ficar mal, se não não tinham tido tão bons resultados financeiros (e desportivos !), agora é melhorar aos poucos, mas como Portugal não é Inglaterra onde os rivais em vez de estender a mão se espezinham e tentam empurrar mais para o fundo do poço, o Sporting tem de ir devagar à procura da glória, não se pode querer tudo do nada..

    • Diogo Tobias
      Posted Novembro 4, 2014 at 2:20 am

      O que me deixa realmente exasperado é os (muitos) comentários que são "pontapé para a frente".

      Quem é que era da formação do Sporting e foi despedido "que vinha de muitos anos"? Um nome por favor?
      Que contratações falhadas se refere? Porque as que jogaram este fim-de-semana eram praticamente tudo contratações deste Verão e, por um lado, é prematuro chamar de falhadas em dois meses e, por outro lado, o FCP e o SLB não contrataram vários jogadores semelhantes? Jovens para evoluírem e eventualmente darem proveito mais tarde?

      E desde quando há uma culpabilização do Godinho? Há a que tem de haver e não é pouca: deixou o Sporting falido. Entretanto, o Sporting saiu de um prejuízo histórico e tremendo. Subitamente, parece que o Sporting tem a obrigação de com MUITO menos fazer MUITO mais; quer dizer, alguém com um orçamento de 80M, faz 7º, outro vem com orçamento de 40M, faz 2º e de repente o tipo que fez 7º não era assim tão mau? Era e é. Agora ninguém está aqui a dizer que a culpa do lugar na liga é culpa do Godinho! Agora qualquer comparação é descabida, é boca para o ar, é pontapé para a frente…

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 5:49 am

      Quem contratações falhadas? e com base em 3 meses que se avalia uma contratação?

      Joao Rato

    • Diogo Tobias
      Posted Novembro 4, 2014 at 10:16 am

      Concordo, o BdC está a destruir o clube!

  • João Dias
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:26 pm

    Concordo com o que aqui foi dito.
    A Academia do Sporting está num verdadeiro desnorte.
    Vejam a equipa B. É a desorganização total.

    Que sentido faz ter na equipa jovens com a qualidade do Iuri Medeiros e do Tobias Figueiredo na equipa B? Querem que eles estagnem?

    Como agravante elementos que brilharam no Euro sub-19 ( Gelson Martins, Domingos Duarte, Mauro Riquicho ) não estão a ter o acompanhamento devido.
    Em vez de os fazer evoluir estão-nos a por a suplentes em detrimento de excedentários da equipa A.
    E olhem que o Gelson é bem acima da média.

    Apesar de dar mérito ao Bruno de Carvalho pela aposta no jogador português há que reconhecer que o Sporting tem muito a fazer em termos da Academia.
    Não se pode deixar morrer o projeto Alcochete que tanto talento deu ao mundo do futebol!!

    • Guilherme Silva
      Posted Novembro 3, 2014 at 11:52 pm

      Se o Riquicho brilhou no Euro Sub-19 vou ali e já venho. Foi sempre o elo mais fraco da equipa. Já o Gelson sim, concordo que esteve bem e que merecia outro tipo de tratamento e aproveitamento.

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 9:37 am

      O Riquicho brilhou só se foi na mobília lá de casa. Coitado…

  • Dag
    Posted Novembro 3, 2014 at 11:45 pm

    O estilo de liderança do BdC é populismo! Isto não é mau nem bom é um estilo. Procura manter-se próximo do adepto e criar empatias com essa proximidade. Procura também que a vida do clube seja o mais transparente possível. Até aqui não me parece que seja nada de errado. O estilo mais rebelde que trouxe desde início veio na sequência do estilo excessivamente cavalheiresco dos anteriores presidentes (algo pelo qual foram sempre muito criticados).

    Em segundo penso haver aqui estratégia. Após o descalabro do fim de semana estamos todos a discutir o que ele disse e isso talvez seja positivo. Ao mesmo tempo cria polémica e envia uma imagem de força para o exterior. Talvez haja um certo paternalismo nestas ações, mesmo para com os adeptos, mas este estilo não é único em Portugal.

    Finalmente, se houver resultados, desportivos e financeiros, daqui a uns anos toda a gente vai elogiar esta estratégia. Veremos.

  • TiagoSong
    Posted Novembro 4, 2014 at 12:15 am

    O Bruno De Carvalho como Presidente dá dez a zero a qualquer outro do Sporting nos últimos 20 anos.

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 1:00 am

      Nos ultimos 20 anos ainda houveram presidentes que vos deram titulos, já Bruno de Carvalho…

      Josef

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 10:43 am

      Bruno de Carvalho ainda só teve um ano para ganhar títulos. Quantos tiveram mais anos, e deram zero?

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 11:59 am

      Por isso é ridículo ele ser considerado melhor do que os que deram títulos já que ainda não os ganhou, quanto muito digam que ele é melhor dos que os que também nada ganharam e parem um bocadinho com o fanatismo, ser fanático por um clube entendo perfeitamente agora por um presidente sem provas dadas acho um bocado parvo, nem os portistas são tão fanáticos pelo Pinto da Costa e ele é só o presidente mais titulado do mundo.

      Jozef

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:15 pm

      Não são agora, porque quando o Porto ganha, o Pinto da Costa volta a subir ao pedestal de Deus.

      Sem provas dadas? Ele deu-me a maior prova que algum presidente nos últimos 15 anos alguma vez deu: salvou o clube do abismo. Veremos se continua a deixá-lo de fora do mesmo.

    • Diogo Martins
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:26 pm

      Eu prefiro um clube sem títulos do que não ter clube.

    • Anónimo
      Posted Novembro 4, 2014 at 12:49 pm

      Eu nunca vi este fanatismo nem quando o Porto ganhar a Champions, que por sinal nem a 15 anos foi, e isso foi mais um exagero que o seu presidente inventou para lhe darem mérito, pois tal como a musica dos seus adeptos diz "o Sporting nunca vai acabar", o que é verdade, um clube com dois e poucous milhões de adeptos não acaba, tal como o Benfica que chegou a estar bem pior que o Sporting não acabou, e tambem não vi este fanatismo por Vilarinho ou Vieira.

      Jozef

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2014 at 12:24 am

    Se o BDC se calasse até pareceria um poeta. Desde tiradas que incentivam a violência como aquela em relação ao Estádio do Dragão, desde os comentários sobre o futebol português e aquelas conversas, ou entrevistas no canal do clube, agora nas redes sociais, de tudo nada se aproveita. Nota-se que não há estratégia, o clube navega à vista, a sorte esteve com ele o ano passado, porque as contratações não previam nada de bom. Este ano falhou outra vez nas contratações, destruiu a equipa B e já estou irritado da forma como fala, da forma como provoca, da forma como gere o clube, que espero e desejo que daqui alguns anos não seja evocado como o "coveiro", na linha de outro de um clube também na segunda circular.
    António

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2014 at 1:18 am

    A piada do Fim de Semana foi ele ter comentado o esfaqueamento de 2 adeptos. Uma pessoa em que se desloca ao estádio à espera de ser morto ou que pior que já viveu era ser morto no estádio, um esfaqueamento é para meninos. Primeiro incentiva à morte e depois pronuncia-se sobre um crime….

    Nuno

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2014 at 1:27 am

    sinceramente nao concordo com o que foi escrito. Se é verdade que sao apoiados e muito antes e depois de ganharem, tambem é verdade que têm de ser responsabilizados quando nao jogam o que se exige. O Mourinho faz o mesmo e só assim crescem. Alem disso ele incluiu-se e pediu desculpa em nome de todos.
    Claro que antigamente, no sporting, tudo servia de desculpa para terem perdido, era o facto de o benfica nao ter disponibilizado bilhetes suficientes, o facto de os adeptos terem sido engaiolados, etc etc. Posto isto, até sou do Glorioso e portanto nem me aquece nem arrefece.
    Falar, fala demais. aí concordo mas tambem se nao for ele a acreditar que podem ser campeoes, ninguem vai acreditar e se ninguem acreditar, nao serao nunca concerteza. Eu pessoalmente não acredito mas isso é outra estoria.
    Joao

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Novembro 4, 2014 at 10:24 am

    Uma mentira muitas vezes repetida torna-se verdade? Muita confusão me faz o futebol em que se passa de herói a vilão em menos de nada.

    Convenhamos que B. Carvalho está longe de ser o presidente perfeito. Está mais para rapaz que concretizou um sonho antigo, sonho de menino diria o Tony Carreira, mas que como tal tem o coração demasiado perto da boca.

    O equilibrio das contas é um caminho que ninguém pode negar. Tal como a contratação de jogadores menos bons, no entanto, ao contrário de muitos prefiro esperar para ver. Se deram margem ao Godinho Lopes, e não me digam que não deram, quando acabámos em 7º, por falar nisso, não digam mais uma mentia de ter sido B. Carvalho a acabar em 7º, porque quando em Março o mesmo se torna presidente estávamos em 10º.

    Agora o que se pede sim, é uma equipa única. Um presidente que puxe para si a atenção mas de forma mais moderada e que não culpabilize tudo e todos, ainda que a sua primeira preocupação deva ser sempre responder as fãs.

  • Sérgio Silva
    Posted Novembro 4, 2014 at 11:58 am

    O Sporting está falido, muito falido, diria mesmo falidão.

    Esse é o principal problema do Sporting.

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2014 at 2:25 pm

    Para aqueles que só sabem criticar a fraca formação do Sporting (sim fraca, pois só jogamos com 6 no 11, e metemos vários na Selecção…), o ano passado o João Mário jogava na equipa B? e o que é que diziam? o BdC anda a contratar estrangeiros para a equipa B, os jogadores da formação são fracos, o treinador não aposta neles, etc (basicamente o que tem sido dito este ano); hoje é titular do Sporting…

    Tenham calma nas criticas à melhor formação de Portugal ! Pelo menos dêem algum crédito!
    Nem todos os que o Sporting forma, vão ser Ronaldos; mas por outro lado temos colocado por ano 1/2 jogadores da formação no plantel principal. Quantas equipas o conseguem?

    Balakov

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2014 at 6:33 pm

    A Academia Sporting é actualmente a única marca válida do clube, é mundialmente conhecida e com creditos firrmados. Como tal deveria ser uma mais valia a explorar como imagem do clube. Quanto a factos concretos, uma das bandeiras eleitorais de Bruno de Carvalho era: O Sporting é nosso. No entanto não somos capazes de encher o nosso proprio estadio (parece que peferimos ver os jogos fora). O estilo de Presidente – Adepto de BdC parece visivel a todos que lhe trará a curto prazo grandes dissabores e, a meu ver, na altura certa terá q assumir responsabilidades e não culpabilizar terceiros (a maioria escolhas suas, jogadores, tecnicos de equipa B etc.). saudações leoninas

  • Anónimo
    Posted Novembro 4, 2014 at 6:58 pm

    Sei que o adepto sportinguista já levou muito na cabeça e já aturou muita coisa ao longo da vida, mas isso não justifica que passado um ano e meio ainda haja esta confiança no BdC….a falta de visão, estratégia e know how é gritante o que acompanhado da demagogia mais barata que existe (incrivel o inteleto de alguns sportinguistas) não permite sequer ter o minimo de esperança no futuro. Topei o perfil da pessoa no momento em que ele, na primeira candidatura, apresenta inácio e van basten. Se ele fosse apenas incompetente, ainda chegava ao fim do mandato, mas com as guerras ridiculas que arranja….com certeza não chega ao fim.

    Antonio Bastos

Deixa um comentário