Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O primeiro XI de Jesus no Benfica: Gabriel a lateral esquerdo e Pizzi no meio

Vai ser esta a estrutura em 2020-21? O XI deve ter outras peças, como Vertonghen, Cebolinha e Cavani, caso seja contratado, mas já deu para perceber que JJ vê Pizzi como 2.º médio, um pouco à semelhança da sua última época na Luz, e pondera adaptar Rafa e Gabriel.

O Benfica goleou a equipa B por 4-0 no primeiro jogo de treino desde que Jorge Jesus assumiu as águias. Os reforços Pedrinho, Everton ‘Cebolinha’ e Waldschmidt já marcaram, tendo Chiquinho apontado o outro golo, sendo que as principais novidades passaram pelo XI de JJ, com Gabriel a jogar a lateral esquerdo, Pizzi como 2.º médio e Rafa no apoio a Seferovic. Jesus alinhou com: Vlachodimos, Gilberto, Rúben Dias, Jardel, Gabriel, Weigl, Pizzi, Pedrinho, Cervi, Rafa e Seferovic.

115 Comentários

  • LevonAronian
    Posted Agosto 16, 2020 at 12:51 pm

    Não seria JJ sem um lateral esquerdo adaptado

  • Chico
    Posted Agosto 16, 2020 at 12:53 pm

    Se ele conseguir fazer funcionar uma dupla de meio-campo Pizzi-Weigl, não tenho dúvidas que o Jorge Jesus é dos cinco melhores treinadores do mundo.

    • Joao X
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:40 pm

      Porquê?
      Isso na fortíssima liga portuguesa?

      • Chico
        Posted Agosto 16, 2020 at 2:06 pm

        Então diz-me um vencedor da Liga nos últimos 40 anos que tivesse um meio-campo tão macio quanto este?

        • Joao X
          Posted Agosto 16, 2020 at 2:44 pm

          Não sei mas isso pouco interessa.
          Como consegues considerar treinador top 5 do mundo só com base nisso? Não consegues e sabes bem. Estás entusiasmado e eu percebo, também eu estaria :)

          • Chico
            Posted Agosto 16, 2020 at 2:57 pm

            Não é só com base nisso como é óbvio. Volto a reiterar, se o Benfica for campeão e fizer uma boa campanha europeia com um meio-campo constituído por Weigl e Pizzi, o Jesus é dos 5 melhores treinadores do mundo. Facilmente. E não estou entusiasmado, de todo, um meio-campo Weigl-Pizzi assusta-me a priori.

    • coach407
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:53 pm

      Com um Ramires na direita até acreditava nisso…

      • KCL
        Posted Agosto 16, 2020 at 2:01 pm

        Exato, o Ramires era o box to box que jogava na ala e permitia um 8 mais fraquinho defensivamente

        • Chico
          Posted Agosto 16, 2020 at 2:26 pm

          e o 6 era o Javi, bem diferente defensivamente do Weigl

        • RuiCosta10
          Posted Agosto 16, 2020 at 4:11 pm

          Na realidade o Ramires era o 8, apesar de estar encostado à ala. Ele e o Javi eram o musculo daquele meio campo, que tinha o Aimar a jogar a 10 e o Di Maria a extremo.

  • golias
    Posted Agosto 16, 2020 at 12:55 pm

    Se o JJ conseguir adaptar o Gabriel a lateral esquerdo faço-lhe uma estátua no meu quintal. Acho que Gabriel jogou ali porque não conta para JJ.

  • stanpanan
    Posted Agosto 16, 2020 at 12:59 pm

    A famosa “vou fazer de ti um lateral esquerdo” continua a acompanhar Jesus… Mas realmente só ele para se lembrar do Gabriel a lateral… Acho claramente que não tem base para sucesso e apenas parece mostrar 2 coisas, que Gabriel não conta para o 8 do Benfica, algo que me parece natural face as características do brasileiro, por outro JJ não confiará o lugar de laterais esquerdos a Grimaldo/Tavares… Por outro lado a presença de Pizzi parece mostrar o que JJ pensa dele, que não é um ala, e como na primeira época de Pizzi no Benfica,no lugar dele é no meio campo… Que me parece manifestamente curto… Talvez o Benfica precise de ir ao mercado e contratar um DE e um 8…

    Ou então é só um jogo e estou a exagerar nas conclusões…

    • Chico
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:37 pm

      Nuno Tavares e Grimaldo não estavam disponíveis.

    • O Patrão
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:55 pm

      Em que canal vai dar esta novela?
      Essa do defesa esquerdo é um “must” dos tesourinhos deprimentes de comentários (nada contra ti em específico até porque não foste o único a não procurar a informação antes de afirmar algo).

      Alex Grimaldo está recuperado da lesão mas ficou fora do jogo por questões físicas, sendo provável que jogue contra o Estoril.
      Nuno Tavares sofreu um toque no treino e por precaução não participou no jogo.

      A adaptação de Gabriel não é um castigo mas sim uma questão de lógica já que se destaca por ser esquerdino (costuma dar jeito a lateral esquerdo), é um jogador tacticamente evoluído e com a percepção de campo inteiro, que naturalmente oferece uma boa saída de bola e uma primeira construção com qualidade, funcionando, naturalmente, como uma solução de recurso em caso de necessidade extrema.

      É que para jogar a lateral não basta ter uma fisionomia parecida com a do Grimaldo e ser esforçado…

      • stanpanan
        Posted Agosto 16, 2020 at 2:30 pm

        6 anos de JJ no Benfica, adaptou se C.Peixoto, Coentrão, Melgarejo, D.Luiz, e ainda usar em alguns treinos o Bernardo… A novela tem sido criada pelo próprio JJ… De qualquer forma há uma característica no Gabriel que, se no meio campo já e um problema, na ala é ainda maior, a velocidade ou falta dela…

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:04 pm

    Gabriel a defesa esquerdo… :) JJ vintage.

    Também não é menos verdade que na posição dele vai jogar muito pouco…

    E sim, JJ já tem o modelo pensado, que não vai fugir ao que já nos acostumou.

    A equipa irá variar entre o 4-4-2 base com um 4-2-3-1 nos jogos mais exigentes.

    O resto é normal.
    Pizzi será o número 8 (que ninguém tenha dúvidas) e nesta fase o que JJ pretende é ver com quem não conta e começar a modelar os restantes.

    Ainda assim o Benfica já parte com avanço na planificação e já não devem existir muitas dúvidas para o treinador.

    Acredito que cheguem mais 3 reforços (um central, um avançado e um guarda redes) para além do já esperado Cavani.

    GR. Odysseas, Helton Leite, reforço.
    DD. André Almeida, Gilberto
    DE. Grimaldo, Nuno Tavares
    DC. Rúben Dias, Vertonghen, Ferro, reforço, Morato.
    MDF. Weigl, Samaris
    MC. Pizzi, Gabriel, Taarabt, Chiquinho
    MD. Rafa, Pedrinho.
    ME. Everton, Zivkovic
    ATA. Cavani, Waldschmidt, Seferovic, reforço, Gonçalo Ramos.

    Continuo a acreditar que Florentino e Vinicius vão financiar toda a operação e que jogadores como Jota Cervi sairão por terem maus mercado do que Zivkovic.
    O caso de Seferovic será idêntico já que tenho dúvidas que saia pelos mesmos motivos.

    Além disso o “parceiro estratégico” está sempre muito próximo quando os valores são interessantes, mas para ajudar a despachar o entulho, desmarca-se…

    Aliás o seu foco esta época estará claramente mais a Norte…

    • Dca
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:26 pm

      Eu tenho duvidas do Pizzi a 8! Acho que vai ser ele o 2º Avançado.

    • O Patrão
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:40 pm

      Portanto:
      Gabriel vai ficar e jogar pouco.
      Pizzi será o titular absoluto a 8.
      Os médios centro (deduzo que os “8”) serão Pizzi, Gabriel, Taarabt e Chiquinho
      Tino e Vinicius vão sair e financiar tudo “isto”.
      Seferovic vai ficar….
      E o parceiro estratégico está mais preocupado a Norte…

      Muitas dúvidas sobre esta análise, discordando dela praticamente na sua totalidade.

    • BENFICA36
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:43 pm

      Florentino e Vinícius devem ficar , quem não deve ficar e será vendido é Seferovic, Cervi, Zivkovic, Taarabt e os emprestados quase todos .

      • LevonAronian
        Posted Agosto 16, 2020 at 2:08 pm

        Boa sorte a mandar embora o Zivkovic.
        Teoricamente essas saidas fazem mais sentido desportivamente, mas também vai depender da necessidade do Benfica em fazer dinheiro. É que Vinicius sozinho deve valer pelo menos o dobro que esses todos juntos

      • Chico
        Posted Agosto 16, 2020 at 3:33 pm

        Porquê Taarabt? Foi dos poucos que se aproveitaram no ano passado.

        O Jesus falou muito bem do Zivkovic quando treinava o Sporting. Vamos a ver.

      • chuta dai
        Posted Agosto 16, 2020 at 5:50 pm

        Vender Taarabt? 1º com a idade que tem não deve ter muito mercado com propostas apelativas! 2º Foi dos melhores jogadores esta época. 3º Entre Taarabt e Gabriel. Mil vezes Taarabt

  • João Pinto
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:05 pm

    Espero honestamente ver dispensados pelo menos o Jardel, o Cervi e o Seferovic. Muito grato por tudo o que deram ao clube mas não é com este tipo de jogadores que vamos dar o salto. Quanto muito, ficaria Jardel como 4º central com a aquisição de mais um e o empréstimo de Ferro, enquanto Cervi poderia ficar como 2º defesa esquerdo (parece-me uma adaptação com bastante potencial).

    Quanto a Gabriel, será o nosso Fabian Delph com um organizador a jogar por dentro à Guardiola ou é um sinal que mais para a frente não contará? A meu ver, a ‘8’ e motivado é um excelente jogador, apesar de parecer pastelão tem muita qualidade naquele pé esquerdo e precisa de um treinador (como tem agora) a rasgá-lo e a puxar por ele constantemente.

    Quanto ao meio campo, espero honestamente que o Jesus apenas veja o Pizzi como 2º médio em jogos caseiros acessíveis porque com estes dois no miolo é uma autêntica auto-estrada nas transições defensivas… Curioso para ver os reforços jogar!

    • Joga_Bonito
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:31 pm

      Jardel dispensado? Não se dispensa um símbolo da mística! Ele deve é acabar a carreira ou ir para uma liga tipo Arábias ou MLS, mas dispensar não, isso é indigno de um símbolo e uma instituição não se deve comportar assim!

      • João Pinto
        Posted Agosto 16, 2020 at 2:23 pm

        Joga_bonito posso ter-me expressado mal, o que quis dizer é que não considero que a sua capacidade atual seja suficiente para ter lugar neste plantel e, se o tiver, será apenas pela mística, experiência e exemplo que transmite aos outros e pelo facto de ser capitão, um pouco como o Samaris! Tenho todo o respeito pelos dois mas acho que, a haver propostas, é de aceitar porque esta equipa tem de começar a subir de patamar. E pelo que se tem falado do Jardel, têm havido propostas financeiramente interessantes para ele, era win-win para ambos os lados

    • O Rúben
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:52 pm

      O Gabriel estica demasiado o jogo o que obriga muitas vezes a uma lateralizacão excessiva. E poucos eram os jogadores que cruzavam com alguma taxa de sucesso no ano que passou.

      Com JJ o “8” ganha muita importância. É muito mais um box to box e o Gabriel a atacar tem um raio de ação algo reduzido, mas a favor dele tem a sua capacidade de pressionar alto e recuperar algumas bolas, contudo não me parece que vá ter grande futuro com JJ.

      • João Pinto
        Posted Agosto 16, 2020 at 2:27 pm

        Concordo e acho mesmo que exagera nas bolas longas que tenta meter por jogo, deve ter uma taxa de acerto baixíssima para as bolas que efetivamente entram e criam perigo de seguida! Contudo, vejo mais capacidade nele que no Pizzi para ser o 8 à Jesus que faz o campo inteiro por ser um jogador raçudo, que pressiona alto e morde os calcanhares aos adversários em zonas de pressão muito adiantadas. É verdade que não tem capacidade de transporte de bola, mas vejo nele uma solução muito melhor que o Pizzi nesta função específica, aliás para mim jogar com Weigl + Pizzi é suicídio, pois se o Weigl já não é propriamente um predestinado a defender, o Pizzi tem 0 noção tática e ainda tem uma incapacidade gritante para fazer desarmes, jogo aéreo, disputar bolas, etc.

  • MikeM
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:13 pm

    Gabriel deve ser para sair, assim como (espero) Seferovic, Cervi, até me faz doer os olhos continuar a ver o nome do suiço nos 11 titulares.
    Agora o que me preocupa é o Pizzi no meio campo, não tem o mínimo necessário para jogar ali e espero uma contratação que entre de caras no 11.

  • ESC
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:28 pm

    Pelo que li o Pizzi foi também testado atrás do ponta de lança no decorrer do jogo e a equipa adversária foi constituída também por elementos dos Sub-23 (o que torna o resultado menos impressionante).
    Gabriel a lateral deve ter sido apenas por questões físicas de Grimaldo/Nuno Tavares embora tenha a altura que Jesus aprecia (razão pela qual Cervi não será aposta a lateral).
    O melhor sinal deste jogo passa mesmo por 3 dos reforços já andarem a marcar.

  • Outsider
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:32 pm

    Fico espantado com as conclusões que se tiram com o XI num jogo de treino contra a equipa B, enfim…. Em resposta ao visão de mercado, claro que não vai ser esta a equipa com que Jesus vai atacar 2020-21, claro que ainda vão haver muitas outras experiências durante a pré-época, pois é para isso mesmo que ela serve! Portanto pfv parem de criticar JJ porque o homem está a fazer o seu trabalho e já tem provas mais que dadas de que o faz bem.
    Por fim, dizer que a nível de tática/processos não deverá fugir àquilo que é a ideia de JJ para o futebol e, nesse campo, já estará a trabalhar para isso.

  • Dca
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:33 pm

    Acho que Pizzi vai ser 2º Avançado (JJ na entrevista sobre Pizzi disse que ele era jogador de meio, mas de ultimo passe, perto de área e que tem golo e isso para mim é a posição do Félix e não 8).
    Quanto ao plantel, este é o que eu acho que vai ser:
    GR: Vlachodimos + Helton Leite
    DD: Gilberto + André Almeida
    DCD: Rúben Dias + Ferro
    DCE: Vertonghen + Reforço (Rúben Semedo, para mim)
    DE: Grimaldo + Nuno Tavares (não me admirava que o Espanhol fosse vendido)
    MD: Weigl + Florentino
    MC: Taarabt + Samaris + David Tavares (JJ gosta dele)
    MOD: Pedrinho + Rafa
    MOE: Cebolinha + Chiquinho
    “2º AV”: Waldschmidt + Pizzi
    AV: Cavani + Vinicius (isto se o Brasileiro não for vendido, se for, acredita que venha mais um).
    Eu sei que ele disse 28 jogadores, mas acredito que esteja a contar ainda com um ou outro, mas que não vão ter muitos minutos.

    • Mantorras
      Posted Agosto 16, 2020 at 3:46 pm

      Tenho a mesma ideia (parecida, pelo menos), a nivel de plantel. Nao se o David Tavares fica na A, se Chiquinho jogara a extremo, o que acontecera a Zivkovic e se nao entra nenhum medio…

      • Dca
        Posted Agosto 16, 2020 at 4:24 pm

        Eu acho que treinará na A e eventualmente jogará na B. Chiquinho pensei numa de João Mário e Zivkovic a não ser que venha correr, deverá ser emprestado.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:35 pm

    O sistema é o habitual, as colocações em campo ainda devem ser experimentais. Ainda falta integrar os reforços, receber os reforços que faltam e vender/dispensar os jogadores que não façam parte do baralho.

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:38 pm

    Espero que Grimaldo seja adaptado ou fique um bom tempo a crescer fisica e mentalmente. Neste momento é uma avenida na lateral esquerda e nem acrescenta mais nada a atacar. O Nuno Tavares não tem cultura táctica para ser defesa mas pode dar um extremo razoável, daquele extremo á anos 80-90 onde tinha boa técnica de cruzamento. Não tem drible nem técnica para ser extremo acima da média, mas pode dar aquele jogador útil que dá cruzamentos importantes e em certos momentos isso é bom,
    Espero que Seferovic, Cervi, Pizzi, Almeida saiam.
    É que alguns esquecem-se que após serem capitães e sub-capitães, tanto para Pizzi como para Almeida serem banco será para eles uma desqualificação. Além do que a imprensa vai passar a vida a lançar boatos de maus problemas entre eles e JJ se eles não jogarem e vão vir aqueles que à primeira derrota vão dizer que devem voltar os capitães, que o Pizzi marca 30 golos época e deve jogar e mais blá blá…
    Para rompermos de vez com o paradigma de medriocridade que se instalou não é preciso só comprar craques, é fazer sair aqueles representaram esse paradigma, jogadores que só ficaram no clube a fazer carreira não porque são símbolos mas porque ninguem lhes pega e que jogam para as estatísticas, inibindo outros de jogar.
    Tem de haver uma revolução e não se pode fazer um novo espírito no clube com os elementos do passado com que se quer romper.

  • Chico
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:43 pm

    Muito provavelmente, o onze base será:
    Vlachodimos
    Gilberto, Dias, Vertonghen, Grimaldo
    Weigl, Pizzi
    Pedrinho, Everton
    Rafa/Waldschmidt, Cavani

  • O Rúben
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:45 pm

    Poucos surpresas para ser sincero. Era evidente voltar ao 442, assim como Gabriel não fazer o género do JJ. Creio que chegará um médio que lhe faça as medidas, porque é uma questão de tempo até perceber que Pizzi será demasiado frágil para essa posição. Lembremo-nos de Enzo ou Witsel. É o dia e a noite. É uma posição que exige muito nas equipas de JJ e Pizzi não pernas nem discernimento para isso, até porque ele só faz diferença mais perto da baliza e também falta-lhe pulmões para ir atrás e à frente varias vezes.
    Quanto muito poderá jogar atrás do Cavani ou do Vinicius.

    Rafa à esquerda dificilmente recupera o lugar. É demasiado inconstante e as suas más fases são muito longas e baixa o nível em demasia, além disso o Cebolinha parece-me muito mais intenso e objetivo. Deve rechear os números com maior facilidade. Do outro lado Pedrinho, apesar das críticas de JJ, merece uma oportunidade e juntamente com Luca poderá criar um trio muito móvel. Sendo que Cavani não é propriamente um ponta de lança fixo e gosta muito de vaguear por todo o ataque.

    E por esse mesmo motivo tem de haver dois guarda costas que assegurem e tranquilizem os 4 da frente, coisa que nem o Weigl nem Pizzi conseguem fazer.

    Ody-
    Gilberto-Dias-Vertonghen-Grimaldo
    Weigl-?
    Pedrinho
    Cebolinha
    Luca-Cavani

  • Kacal
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:46 pm

    Foi uma opção de recurso, obviamente. Não devia ter Grimaldo e Nuno Tavares aptos, mas surpreende-me que não tenha adaptado Cervi à posição, tem mais características para ser lateral que Gabriel, aliás, até penso que poderia ser um daqueles casos que de extremo razoável passa a ser um lateral bastante bom. Talvez um pouco baixo, mas compensa com raça e disponibilidade física, até é veloz e tem técnica q.b, com as noções tácticas da posição e trabalho defensivo poderia ser um lateral competente daqueles incansáveis.

    E está visto que Pizzi contará como #8 e nesse caso ou sai este Verão ou duvido que invistam num #8 porque não estou a ver o Pizzi ser eterno suplente. Diria que a dupla da imagem no meio-campo poderá ser aposta mas parece-me algo “soft”… se JJ conseguir fazer funcionar é milagreiro eheh. Talvez contratem o tal De Paula para ir jogando e evoluindo até estar pronto a assumir a titularidade e apostem nesta dupla, a ver vamos. De resto Waldschmidt a marcar na estreia, creio que será o primeiro de muitos, aprecio bastante este jogador!

  • Meshuggah_SLB
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:48 pm

    Ainda não dá para tirar grandes conclusões, até porque estarão aqui alguns potenciais dispensados e ainda se está numa fase de experiências. Por exemplo, não vejo Gabriel a defesa esquerdo, tem um bom pé e passe (quando está em forma), mas não tem a velocidade, cultura tática ou intensidade para a posição. Aliás, até tenho sérias dúvidas da sua titularidade mesmo a médio, porque não é o médio de transporte que Jesus gosta a 8, ou que pressione em zonas altas, no meio campo adversário.

    Também o meio campo me parece macio e duvido que Jesus não vá ao mercado por um 8.

    Já Pizzi deverá tendencialmente jogar a segundo avançado, porque não confere a largura que Jesus pretende.

    Ponto positivo o facto de três reforços já marcarem :)

  • Marcio Ricardo
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:49 pm

    Espero que Jesus se lembre da sua 2a época ao serviço do Benfica, aquela em que lhe faltou um n.8 e que o deixou a cerca de 20 pontos do Porto e o levou a ser eliminado pelo Braga nas meias finais da Liga Europa. É isso que acontece quando se joga com cinco defesas e cinco avançados e é isso que ele está a fazer ao colocar Pizzi como n.8…. Pizzi não defende, não sabe defender, mesmo quando se esforça. Não é bom no choque, não tem velocidade, não tem desarme, não é bom nas bolas aéreas, etc.. Já é arriscado jogar assim na Liga Portuguesa, então contra os rivais e na Europa é suicidio.

    Sei que Grimaldo não está apto e que Nuno Tavares também não, mas não deixa de ser curioso que seja Gabriel a fazer a posição de lateral-esquerdo, quando , por exemplo, Jesus já fez vários jogos com Almeida nessa posição ( bem maus por sinal )… Será que é para queimar o excesso de peso ou a passar a mensagem de que claramente não conta com o jogador ?

    Parece ainda que Jesus não vai em conversas e que Pedrinho não vai ser testado a segundo avançado… Vamos ver se consegue extrair todo o potencial de Rafa, se assim for, poderemos ficar descansados.

    Gostaria que o Benfica contratasse;

    – Bruno Henrique
    – Patrick de Paula
    – Lucas Vesissímo
    – Taremi

    Trazendo estes, sinceramente ficamos com o melhor plantel dos últimos 30 anos.

    Saídas;

    Seferovic 12m
    Vinicius 45m
    Cervi 10m
    Florentino 35 m
    Chiquinho 3m 50% do passe
    Dyego Souza sem custos
    Gabriel 20 m
    Ferro dado
    Jardel dispensado
    Fejsa dispensado
    Jota emprestado
    Tomas Tavares emprestado
    Nuno Tavares emprestado
    Svilar emprestado
    Zlobin emprestado
    Varela 1,5m 50% do passe
    Ferreyra 4m 50% do passe
    Krovinovic 10m
    Alfa Semedo 1,5m 50% do passe
    Cadiz 2 m 50% do passe
    Lema 2m 50% do passe

    Penso que qualquer coisa parecida com isto seria espetacular e daria para recuperar grande parte do investimento que está a ser feito, além de reduzir custos.. Ficaria mais ou menos assim o plantel:

    GR: Vlacho, Helton, Kokubo
    DD: Gilberto, Diogo Gonçalves
    DE: Grimaldo, A. Almeida
    DC: Ruben Dias, Lucas Verissímo, Vertoghen, Pedro Álvaro/Moratta
    MCD : Weigl, Samaris, Rafael Brito
    MC : Taarabt, Patrick de Paula, David Tavares/ Paulo Bernardo/Ronaldo Camará
    ED: Rafa, Pedrinho, Umbaló/Dantas
    EE: Cebolinha, Pizzi, Zivkovic
    SA: Bruno Henrique, Waldschimt, Gonçalo Ramos
    AV: Cavani, ( Bruno Henrique ), Taremi

    26 jogadores de campo mais 3 guarda-redes ( é isto que Jesus quer ), podendo os jogadores que estão tapados ser os da equipa B, que ficam baratos, têm a oportunidade de se mostrar nos treinos com a equipa principal e jogar na B.. Na frente, um punhado de jogaores pode fazer várias posições:

    Bruno Henrique avançado, segundo avançado, extremo esquerdo
    Pizzi extremo esquerdo, extremo direito, n. 10..
    Pedrinho extremo direito, segundo avançado
    Rafa extremo esquerdo, extremo direito, segundo avançado
    Taarabt médio centro, extremo direito, extremo esquerdo
    Weigl n.6, n.8, central
    De Paula n.6, n.8

    Enfim, acho que isto seria o ideal para atacar em todas as frentes. Não é um plantel 100% equilibrado, mas anda lá perto. Mas acho também que isto seria pedir demais, pois conhecendo Vieira e a estrutura, não há capacidade para vender metade dos jogadores que mencionei e por isso também não vai haver capacidade para contratar os que faltam. Mas que seria um sonho ver este plantel nas mãos de Jesus, lá isso seria.

    • coach407
      Posted Agosto 16, 2020 at 2:03 pm

      O Jesus não precisa de pensar na 2a época porque pode simplesmente pensar na época em que jogou com o Pizzi a 8 e passeou tranquilamente até ao título.

      • Marcio Ricardo
        Posted Agosto 16, 2020 at 2:23 pm

        Sim, e fez o que na Champions ? Será que é mesmo preciso imaginar o que acontece ao Benfica se jogar contra os tubarões mundiais com o Pizzi a n. 8 ? Além de tudo o que já disse dele nessa posição ainda é um jogador que perde inúmeras bolas nessa zona do campo e depois fica a olhar.. Seria giro ver o Benfica jogar contra o Bayern que espetou 8 no Barça com o Pizzi e Weigl no centro.. Não é preciso ser especialista nem treinador pra ver que vai dar asneira. Pizzi é um jogador que quando a intesidade e a pressão é muita ele é completamente engolido. Não sabe nem tem caracteristicas para defender e um n.8 precisa de as ter.

        Já pra não falar que se ele foi campeão a jogar com Pizzi nesse lugar é porque atrás tinha um super Fejsa que limpava tudo o que aparecia. Só se conseguir fazer o mesmo com Tino ou Weigl, o que neste momento está muito longe de parecer acontecer..

        • coach407
          Posted Agosto 16, 2020 at 3:23 pm

          Em primeiro lugar, convém recordar-te que o Pizzi nunca jogou a 8 com o Jorge Jesus na Champions porque apenas passou a jogar nessa posição após a saída do Enzo Perez no mercado de inverno. Ora, como o Benfica, com Enzo Perez a 8, ficou em último no grupo da Champions, então o Pizzi nunca teve oportunidade de jogar sequer na Liga Europa nessa posição com o Jesus.

          Ainda assim, para não te deixar sem uma resposta, o Pizzi já jogou na Champions a 8 num meio-campo a 2, sim. Não foi com o Jesus, mas jogou com o Rui Vitória. Também não foi logo em 2015/16, mas foi na 2a época do Rui Vitória. Fez 5 jogos a 8 num 4x4x2. Resultados? 3 vitórias (2 contra o Dinamo Kiev e 1 contra o Dortmund), 1 empate contra o Besiktas e 1 derrota contra o Nápoles.

          Portanto a experiência do Pizzi a 8 na Champions num meio-campo a 2, em termos de resultados, desmistifica muito esse cenário apocalíptico de que o Benfica iria perder os jogos todos. Nada disso, em 5 jogos apenas 1 derrota pela margem mínima contra o Nápoles, 3 vitórias, uma delas contra o Dortmund, e 2 contra o Dinamo Kiev.

          Nessa época, 2016/17, o Benfica acabou por ser eliminado pelo Dortmund (aí a jogar em 4x3x3 com um duplo pivô portanto não interessa nesta análise), mas destaque-se que o Pizzi foi o jogador com mais quilómetros percorridos da competição até esse momento. Não foi o que mais correu no Benfica… foi o que mais correu de TODOS os clubes, TODA a competição e os resultados em 4x4x2 deixam claros que os únicos fundamentos que existem apontam para um “afinal é possível sobreviver com Pizzi sozinho a 8”.

          De qualquer forma, metes aí Weigl ao barulho e tal. Eu concordo que é um disparate jogar com Weigl ou Pizzi no meio num 4x4x2 contra um Bayern. Quanto mais colocar os 2 ao mesmo tempo! Mesmo jogar com 2 médios (sejam eles quem forem) contra um Bayern é altamente questionável. Só vi um treinador a ter bolas para pegar num Benfica e decidir jogar em inferioridade numérica no meio-campo contra um Bayern que foi o Rui Vitória e saiu-se bastante bem até.

          Não acho que o Jorge Jesus apanhe um Bayern e decida jogar com 2 médios… Não vai acontecer. Muito menos Weigl e Pizzi, mas isso não invalida em nada o meu comentário. O Pizzi pode perfeitamente jogar a maioria dos jogos ou vão ser os jogos todos contra o Bayern?

          • Marcio Ricardo
            Posted Agosto 16, 2020 at 3:53 pm

            Eu lembro-me bem do Pizzi a 8. E não era contra os Dortmunds e Napoles, era mesmo contra os Tondelas e Moreirenses.. É como digo, jogar com Pizzi a 8 é jogar com cinco atacantes e cinco defesas.. Mas cá estaremos pra ver..

            • coach407
              Posted Agosto 16, 2020 at 4:16 pm

              Pronto se te lembravas desses então perfeito, estás recordado que, com o Pizzi a 8, o Benfica ganhou tudo que havia para ganhar. Na altura não teve oportunidade de jogar na Europa, mas jogou mais tarde, como já te lembrei, e agora já sabes que, além de ganhar tudo internamente, também teve resultados excelentes na Europa.

              Espero que agora estejas 100% recordado. Não significa que possa jogar com um meco qualquer ao lado ou tenha de jogar todos os jogos.

      • Fim da oligarquia
        Posted Agosto 16, 2020 at 4:40 pm

        Treta.Ganhou com metade da vantagem que tinha quando o Enzo saiu. Tínhamos um empate e uma derrota quando o Enzo saiu,com o Pizzi empatamos 3 e perdemos 3.
        Que belo passeio esse,

        • coach407
          Posted Agosto 16, 2020 at 5:30 pm

          É preciso contextualizar as coisas.

          Vamos lá então falar desses pontos perdidos:
          Paços de Ferreira 1-0 Benfica. O Pizzi não jogou. Foi o Talisca o 8.

          Sporting 1-1 Benfica
          Pizzi entra apenas aos 87 quando o Sporting estava a ganhar 1-0. O jogo termina 1-1.

          Rio Ave 2-1 Benfica
          O Benfica está a ganhar 1-0 desde os 5 minutos, assistência brutal do Pizzi, depois sofre o empate de grande penalidade, Luisão leva vermelho direto, Pizzi é substituído para meter um central… e só depois aos 95 é que o Rio Ave marca.

          Benfica 0-0 FC Porto
          V. Guimarães 0-0 Benfica

          Espero não ter de falar destes jogos já que estes dois empates foram duas vitórias. O Benfica apenas quis o empate contra o Porto e conseguiu. Contra o V. Guimarães era o jogo do título, o Benfica tinha 5 pontos de vantagem, chegava o empate e foi o que aconteceu. Estamos a falar de mais um jogo que o Benfica, em condições normais, colocaria a carne toda no assador, mas aqui limitou-se a controlar e a ser campeão com toda a naturalidade.

          Espero que agora estejas esclarecido que com o Pizzi a titular só houve um jogo que não teve o resultado que o Benfica pretendia que foi o tal contra o Rio Ave em que, mesmo assim, fez uma assistência brutal para o 1-0 e foi traído pelo disparate do Samaris que ofereceu o empate e depois o Luisão ainda foi expulso. Ainda assim, saiu de campo com o empate.

          Portanto aí nas tuas contas podes dizer que, com o Pizzi, perdeste 2 pontos.

          Como se não fosse suficiente, também ganhaste os outros jogos todos das competições em que o Benfica ainda estava quando o Pizzi pegou na batuta.

          • Fim da oligarquia
            Posted Agosto 16, 2020 at 6:22 pm

            No Benfica-Braga para a taça de portugal onde entrou ao intervalo para o lugar de Enzo que saiu depois desse jogo , o Benfica que ganhava um zero,perdeu 2-1.Por isso nos próximos jogou o Talisca que era a primeira opção de Jesus que também era péssimo naquela zona,ainda pior que pizzi. Mas tu é que disseste que passeou,se agora dizes que nem sequer jogou grande parte dos jogos como é que podes dizer que passeou até com ele.Depois sabes que entrou com o Sporting e participou no golo,mas desconheces que entrou com o paços e o Benfica sofre a derrota com ele a jogar.Com o Rio Ave provas que apenas viste a estatística porque se te lembrasses do jogo nem que fosse por alto saberias que nem só ele como todo o Benfica fez uma exibição péssima limitando-se a defender a vantagem desde o início.Com o Porto o empate foi bom mas a exibição má ,já com o Guimarães não percebi como foi bom se o Benfica apenas foi campeão nessa jornada porque o Porto levou um golo do Belenenses perto do fim.
            A tua conclusão é falsa como te provei pela eliminação com o Braga.Além do mais nem devia ser preciso essa análise tão exaustiva quando o declive do Benfica foi evidente para qualquer pessoa que tenha visto os jogos e o nível de jogo na primeira metade nesse ano já nem sequer era bom.

            • coach407
              Posted Agosto 17, 2020 at 9:58 am

              Até agora falavas da vantagem pontual e de deslizes por causa do Pizzi (na tua cabeça). Eu provei-te que isso é mentira e agora já vens falar de exibições e jogos antes do Enzo Perez sair, jogos que o Pizzi foi suplente e estava a ter os primeiros minutos na posição e até jogos em que o Jesus teve a proeza de pôr o Pizzi a fazer dupla com o Talisca ou com aquele Cristante da altura. Contra o Paços o Benfica sofre o golo num penálti do Eliseu quando estava a jogar com 3 pontas de lança. A culpa de terem perdido é não terem marcado antes, quando o Pizzi entrou não estávamos perante uma equipa equilibrada normal, era uma equipa em desespero por marcar. Nada indica que com o Pizzi a titular a equipa não teria marcado e portanto não precisaria destes riscos. A derrota nada teve a ver com a sua entrada e tu sabes muito bem disso, mas resolves inventar.

              Para que fique mais claro: o Pizzi foi tão mau como 8 que a primeira coisa que o Jorge Jesus faz quando chega ao Benfica é… pôr o Pizzi como 8! Mas atenção que realmente o Pizzi foi péssimo e não pode jogar a 8 na maioria dos jogos…

              Mas, obviamente, só é uma possibilidade ter um 8 como Pizzi se tiveres um médio defensivo digno desse nome. Fejsa ou Samaris na altura e no plantel atual Florentino, Samaris ou até Gabriel.

              Eu nem estou a dizer que o Pizzi é a melhor opção ou deixa de ser. O que eu sei é que quando o Pizzi jogou nessa posição em condições normais o Benfica conseguiu o resultado que queria sempre, em todos os jogos. Agora vens falar de jogos em que entra para fazer dupla com Cristante ou Talisca ou jogos com penáltis e expulsões… e é mentira essa descrição que fizeste do jogo contra o Rio Ave. Claro que eu não me lembro do jogos, mas todos os relatos existentes na internet descrevem a primeira parte como de total domínio do Benfica e uma segunda parte também de controlo, sem criar grande perigo para a baliza do Rio Ave, mas a dominar as operações sendo que o penálti parvo do Samaris é que mudou o jogo com o Benfica a precisar de marcar e a expor-se mais defensivamente que deu origem à expulsão do Luisão. Pelo menos não inventes factos à toa só porque o Benfica marcou aos 5 minutos. Isso de marcar aos 5 minutos e defender o jogo todo foi contra o V. Guimarães e com o Lage no comando, não foi contra o Rio Ave quando o Benfica teve 60% de posse de bola e o Rio Ave fez 2 golos em 3 remates à baliza. Querer fazer parecer que o Benfica foi massacrado é ridículo.

              • Fim da oligarquia
                Posted Agosto 17, 2020 at 3:00 pm

                O Rio Ave fez 5 remates á baliza e o Benfica 3.Grande domínio do Benfica.E pelos vistos desconheces o significado semântico de defender a vantagem porque falas em domínio do Rio Ave mas isso saiu da tua cabeça que eu nunca o referi.O Benfica limitou-se a gerir o jogo e mal até porque o Rio-Ave estava debilitado com 2 jogadores que tinham saído lesionados.Mas sabes é essa a diferença tu falas de cor ,eu lembro-me perfeitamente desse jogo.E antes de chamares mentiroso a alguém lembra-te do teu momento Kalaica e não voltes a dizer que passeou com o Pizzi quando tu próprio agora dizes que não jogou uma série de jogos.Já agora porque é que não jogou com o Sporting e o treinador preferiu apostar numa dupla inédita andré almeida,samaris ? Acho que consegues lá chegar.
                Já o argumento de autoridade do treinador é brutal.Tese discursiva de quem não tem argumentos a favor de uma opção e usa o facto de ela ser sufragada por uma pessoa com mais conhecimentos na matéria para defender que essa é a certa.Devia-la ter usado quando preferia o Artur ao Oblak.
                O problema é que isto é um blog e tu queres negar qual é a essência de um.
                Para mim é uma péssima opção e digo-o já.Se ele estiver certo e falo também das competições europeias virei aqui dar-lhe tanto ao Pizzi como ao Jesus o respectivo mérito.Já tu não farás nada porque não assumes nada e limitas-te a criticar a posição dos outros.
                Se correr mal dirás que a culpa é dos adeptos por criarem um clima de pressão e instabilidade como já fizeste com o Rui Vitória.Na tua posição nunca se perde.

                • coach407
                  Posted Agosto 17, 2020 at 4:31 pm

                  As estatísticas não dizem isso… dizem o contrário disso. Vê lá melhor.

                  E não disse que ele não jogou “numa série de jogos” em lado nenhum. A partir do momento que o Pizzi entrou no 11 jogou sempre com exceção do jogo com o Sporting que o Jesus quis uma equipa mais defensiva e ia perdendo o jogo (e o título). Portanto não jogou apenas 1 jogo. Felizmente tinha o Pizzi no banco e meteu-o a tempo. Mas atenção que eu concordo que o Pizzi num campeonato normal e em jogos mais difíceis não deve jogar a 8 num meio-campo a 2, mas isso nada tem a ver com a equipa que joga a maioria dos jogos.

                  A comparação Artur-Oblak é tão estapafúrdia que dói… eu disse que o Pizzi foi aposta e, pelos vistos, convenceu o Jesus. O Oblak foi aposta e convenceu também ou depois tirou-o e voltou a colocar o Artur? Querer comparar o incomparável…

                  De qualquer forma, tu estás a contrariar e nem sabes o quê. O futuro, o que vai acontecer não interessa para nada. Ele disse que o Jesus deveria olhar para trás e ver o que aconteceu na segunda época quando supostamente não tinha um 8. Eu disse “porquê fazer isso quando pode olhar para quando tinha o Pizzi a 8 e conseguiu todos os resultados que pretendeu, exceto contra o Rio Ave naquele jogo que ele faz uma assistência brutal, mas há o penálti e depois o Luisão é expulso, Pizzi sai e depois o Benfica perde?”

                  É este o meu ponto. Refere-se EXCLUSIVAMENTE ao passado. O Jesus se olhar para trás não vai ficar minimamente preocupado.

                  Não estou a dizer EM LADO NENHUM que o Pizzi é a melhor opção, que deve ser ele a jogar, etc. Não disse isso em absolutamente lado nenhum portanto, aconteça o que acontecer no futuro, não vai mudar rigorosamente nada nesta conversa. Estamos a falar sobre o passado portanto todos os argumentos que queiras usar nesta conversa em específico deve ser com base no passado. E aí vês que o Pizzi serviu perfeitamente para conseguir obter os resultados pretendidos, tanto no campeonato como na Taça da Liga portanto o Jesus, ao olhar para o passado, nada tem a temer.

                  Nada aqui é uma opinião minha. Estou a fazer uma simples constatação de factos.

                  Queres a minha opinião? Vou dá-la agora pela primeira vez, até agora não dei opinião nenhuma. A minha opinião é que é parvo o Pizzi jogar a 8 por 2 motivos:
                  1) Não tem capacidade de transporte, mudança de velocidade, jogo aéreo, capacidade no choque, nem é rápido, caraterísticas que valorizo num 8. Então se formos a colocar o Weigl ao lado é que acho que é um disparate. Uma coisa é quando a alternativa era o Talisca. Outra coisa é quando tens Gabriel, Taarabt, Krovinovic, Gedson se quiseres… todos são melhores opções que o Pizzi para essa posição, na minha opinião.

                  2) Penso que a 8 o Pizzi está demasiado longe da baliza adversária e portanto estás a estragar as principais caraterísticas do jogador que são a capacidade de definição no último terço quer com golos como assistências como todo o desenho do jogo ofensivo do Benfica.

                  Por estes 2 motivos, acho que não faz sentido o Pizzi jogar a 8, mas isto não invalida absolutamente nada do que disse até agora. Se o Jesus for olhar para o passado – que foi o que foi dito no comentário ao qual eu respondi e é esse o tema da conversa – então tem motivos para descontrair porque o facto é que os resultados com o Pizzi a 8 foram muito bons. Se eu o faria? Claro que não. Nem acho que seja bom para a equipa nem para o próprio Pizzi. Esclarecido?

          • Rui Miguel Ribeiro
            Posted Agosto 16, 2020 at 6:44 pm

            E nesse jogo em Guimarães ainda nos tiraram um golo limpo do Salvio.

    • Bruno Cunha
      Posted Agosto 16, 2020 at 2:47 pm

      Achar que o Chiquinho vale 3M é risivel, principalmente quando metes o Seferovic a ser vendido por 12M e o Gabriel por 20.

      Minha nossa tu meteste o Chiquinho a valer quase o mesmo que o Cádiz e o Lema!

      • Marcio Ricardo
        Posted Agosto 16, 2020 at 3:03 pm

        O Chiquinho que vi no Moreirense pode valer mais, o Chiquinho que vi no Benfica não. É um desastre autêntico…

        A posição de avançado é a mais valorizada no futebol. Então qual é mesmo o problema de pedir dois milhões por metade do passe de um aos dias de hoje ? E de pedir 12 milhões por um que tem vários jogos pelo Benfica, já foi inclusive melhor marcador da Liga e é internacional pela sua seleção com vários jogos também ? Não está o Porto a pedir 15 milhões pelo Tiquinho ? Não foram vendidos por 15 milhões jogadores a alguns anos atrás como João Carvalho, Hélder Costa ou Ivan Cavaleiro ? Qual é o escandâlo de pedir 12 pelo Seferovic ??

        Qual é a dúvida também de que ao dia de hoje o Gabriel vale muito mais do que o Chiquinho ?

        • Bruno Cunha
          Posted Agosto 16, 2020 at 3:40 pm

          Estás a tentar justificar os valores da transferências quando o meu ponto nem é acerca do valor mas sim da discrepância entre a tua avaliação do Chiquinho para com os outros 4.

          Gostava de saber o que faz do Chiquinho um desastre autêntico. Dos poucos jogadores com algum critério no plantel e que não está constantemente a perder a bola. Qualquer bola que vem ,como diz a expressão “cheia de m**da” ele recebe sempre bem e orientado para a baliza (comparado com a Pizzi neste aspeto a diferença é astronómica).

          Engraçado que na final da Taça o adjunto de Sergio disse que procuraram anular Chiquinho: “demos atenção ao Chiquinho que é muito inteligente”.

          Mas eles não devem perceber nada que no meio de tantos craques a única coisa que tentaram anular foi o fraco do Chiquinho

          • Marcio Ricardo
            Posted Agosto 16, 2020 at 4:00 pm

            Para andar a passar a bola para os lados e para trás eu posso tolerar o Florentino, mas não o Chiquinho..
            O Chiquinho dá opção de passe ? Ótimo!! Mas e depois ?
            O Chiquinho jogou a maior parte do tempo a segundo avançado. Tem 2385 minutos, 38 jogos, 2 golos e 7 assistências. É muito mau num clube como o Benfica estes números. Para já não falar de que treme quando chega na frente da baliza. Não dribla, não desiquiibra, nada… Jogador mediano. Eu gostei do Chiquinho até ele se lesionar, depois disso nunca mais foi o mesmo, igual ao Krovinovic, parece outro jogador.. Muito curto para o Benfica.

          • coach407
            Posted Agosto 16, 2020 at 4:46 pm

            Calma. O que o Vítor Bruno disse foi “controlámos os dois médios do corredor central e demos atenção ao Chiquinho que é muito inteligente”. Ou seja, disse que o plano passava por controlar o meio-campo. Os dois médios e o Chiquinho que também calca ali os terrenos do corredor central e, como QUALQUER segundo avançado, gera problemas extra porque faz um 2 vs 2 no ataque, tem muita liberdade de movimentos, tanto pode descer como atacar a profundidade, tanto dá apoio na zona central como na zona lateral…

            Claro que é uma função tática que obriga atenção sempre e se ele estava a falar do corredor central do Benfica tem de falar dos 3.

            Dar a entender que o Porto falou do Chiquinho como se fosse o jogador mais importante da equipa, o mais perigoso ou lá onde querias chegar é que é mais esquisito. O Chiquinho é muito bom a encontrar espaços onde pode receber a bola, mas o que acrescenta foi sempre muito insuficiente.

            Em relação ao tema desta conversa, ele avaliou-o em 6M€. Podes achar pouco, mas não vejo o Benfica a conseguir muito mais do que isso. Talvez consiga esticar até aos 8M€, mas disso não passa. Não é um escândalo falar em 6M€. Há piores avaliações noutros jogadores..

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Agosto 16, 2020 at 6:45 pm

      Vender o Vinicius para comprar o iraniano? Dar o Ferro? Seriously?

      • Marcio Ricardo
        Posted Agosto 16, 2020 at 7:02 pm

        Depois deste 2020 de Ferro eu espero nunca mais o ver de águia ao peito… Quanto ao Vinicius, a questão é que com todo este investimento não podemos vender apenas as gorduras.. Teremos que vender também algum filé.. E o do Benfica neste momento é Ruben Dias, Grimaldo, Rafa, Vinicius e Florentino ( excluindo claro os que chegaram este ano.. ). Portanto parece-me que teremos que vender no minimo um deles, provavelmente dois.. Assim optaria pelo Vinicius que parece apalavrado para os Wolves no caso de Jimenez sair, ficando Bruno Henrique como primeira opção para segundo avançado e segunda opção para ponta-de-lança ( depois de Cavani ) e Taremi para terceira opção.

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Agosto 16, 2020 at 7:28 pm

          O Vinicius tem provas dadas e acho arriscado vendê-lo já. O Ferro esteve mal este ano e esteve bem no ano passado. Tendo em conta a sua idade, penso que deve ter uma oportunidade de mostrar definitivamente o seu real valor (ou a falta dele).

  • coach407
    Posted Agosto 16, 2020 at 1:50 pm

    Este 11 claramente tem de ser relativizado porque Vertonghen, Cebolinha e Waldschmidt acabaram de chegar, Grimaldo, Nuno Tavares e Taarabt estavam de fora das opções e ainda faltarão outros reforços.

    As principais notas que se retiram são:
    – Em caso de necessidade, Gabriel deverá ser o primeiro a ser adaptado a defesa esquerdo e não Cervi como a maioria pedia.
    – Pizzi é mesmo para ser testado a 8
    – Havia a expetativa de muitos para ver Rafa na direita e Cebolinha na esquerda na próxima época e JJ poderia perfeitamente ter colocado Rafa na direita e Pedrinho nas costas do avançado, mas preferiu o inverso. Veremos se foi apenas um teste ou se Jesus também não vê no Rafa um extremo direito.

    • O Rúben
      Posted Agosto 16, 2020 at 1:57 pm

      Cervi deve sair e o Pedrinho no Brasil jogava sobretudo no lado direito, mais vezes do que o Rafa o fez. Rafa penso que terá a vida dificultada, pois já foi experimentado atrás do PL e não correu bem, julgo com o Lage.

      • coach407
        Posted Agosto 16, 2020 at 2:23 pm

        Vai sair porque o Jesus não vê nele opção para defesa esquerdo porque se o Grimaldo não recuperar entretanto ou tiver nova lesão achas que vai jogar o Nuno Tavares? Duvido muito que não coloque mesmo o Gabriel…

        Em relação ao Pedrinho, joga mais na direita, mas o Pizzi também joga na direita e não é por isso que não passou a jogar no meio.

        Se na cabeça do Jesus a ideia fosse jogar Rafa na direita e Cebolinha na esquerda, como a maioria está a apontar nos seus 11’s, então é suposto vermos isso nos jogos treino. Ainda não foi neste, mas não significa que não teste mais para a frente.

    • Kacal
      Posted Agosto 16, 2020 at 2:14 pm

      Pode ser assim ou pode ser o contrário. Pré-época também é fase de experiências e testes, sendo que ainda poderão vir reforços e outros só chegaram agora portanto pode ser exactamente como pensamos e o JJ apenas ter testado e experimentado outras soluções.

      Do que vi (não foi muito, mas alguma coisa) e li sobre quem tem conhecimento de causa (na TV) o Pedrinho tem mais características e rendimento como MO/SA, mas terei que ver mais durante a época para perceber melhor e tirar conclusões, sendo que o Rafa prefiro vê-lo numa ala mas sobre a esquerda, tanto no SC Braga como no Benfica foi na ala esquerda onde teve melhor rendimento, mas com o Everton Cebolinha fica tapado e não me admirava que saísse mesmo.

      Sobre Pizzi a #8 parece-me que juntamente com Weigl poderão formar um meio-campo demasiado “macio”. E penso que Cervi tem mais características para ser DE que Gabriel, no meu entender.

      • coach407
        Posted Agosto 16, 2020 at 4:03 pm

        A ideia do 4x4x2 é ter dois jogadores com golo. Tanto Pedrinho como Chiquinho estão muito longe de serem esses jogadores. Mais depressa vejo Waldschmidt, Rafa ou Pizzi nessa posição. Aliás, até vejo perfeitamente o Jesus a jogar com o Cavani nas costas do Vinícius. Tudo menos Pedrinho ou Chiquinho…

        Eu não colocava o Pizzi no meio, para mim era o Taarabt e o Pizzi na direita.

        Eu prefiro o Gabriel que o Cervi.

        • El Pipito
          Posted Agosto 16, 2020 at 4:28 pm

          Pedrinho podia dar um salto qualitativo em relação aos golos com JJ…

          • Kacal
            Posted Agosto 16, 2020 at 4:59 pm

            Também acho El Pipito, vejo nele características para render como SA e a parte dos golos pode dar esse salto com JJ. O tempo dirá!

          • Fim da oligarquia
            Posted Agosto 16, 2020 at 6:01 pm

            Até porque remata bastante bem.Não analisar os golos que marca á luz da equipa em que jogava e da função que lá desempenhava é um erro.Foi o segundo melhor marcador da equipa no Brasileirão com menos dois golos que o melhor marcador sem grandes penalidades e sem ser avançado numa equipa ultra defensiva,

        • Kacal
          Posted Agosto 16, 2020 at 4:40 pm

          Concordo que a ideia do 4-4-2 é ter dois jogadores com golo, aí nada a apontar. E também concordo que Chiquinho não é esse jogador, sem dúvida. Mas no Pedrinho não diria já que não é esse jogador. Para mim o 4-4-2 pode ter dois avançados móveis ou um mais móvel e outro mais fixo, mas também pode ter um jogador mais virtuoso no apoio ao PL, que seja mais MO/SA que um avançado móvel e aí Pedrinho encaixa. Além disso é um jovem, tem qualidades e JJ irá trabalhá-lo, não seria o primeiro a ganhar uma veia goleadora que nunca lhe vimos portanto prefiro esperar e tirar conclusões mais tarde. Agora sem dúvida que Waldschmidt ou Pizzi são as minhas preferências naquela posição, sobretudo o alemão que acho que vai evoluir muito com JJ e vai ser titular muitas vezes e é a minha preferência naquela posição, acho que tem as qualidades necessárias para ser o tal avançado móvel e marcar muitos golos. Mas sim, jogar com Vinicius – Cavani não é descabido, vai depender dos jogos. A ver vamos.

          Sobre Pizzi, lá está prefiro vê-lo na ala direita ou a SA, nunca a #8 mas o JJ lá sabe.

          Por fim, porque preferes Gabriel a Cervi na lateral esquerda?

    • Mantorras
      Posted Agosto 16, 2020 at 4:00 pm

      Enquanto tudo o resto me parece um teste e passivel de ser alterado, a minha conclusao e que Cervi sai.

      • E o que temos
        Posted Agosto 16, 2020 at 6:10 pm

        Consta que o cervi tem impressionado o jesus e ja no sporting ele o queria por isso aposto mais numa saida do Rafa até. Bom bom era o pizzi ir de vela

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 16, 2020 at 2:52 pm

    Não sei o que é que o JJ vê no Gabriel para ser um lateral esquerdo! Não é rápido, não é intenso, não sabe cruzar, farta-se de perder a bola e não joga com critério. É que as suas melhores características que é a pressão alta que faz e qualidade na antecipação e mesmo no passe longo, não são muito utilizadas na sua posição. Pedia-se muito mais o Cervi a lateral.

    Quanto ao Pizzi a 8, pode resultar em certos contextos, mas não com o Weigl a 6 que é mais macio a defender e não tem um raio de ação suficiente grande para tratar da zona defensiva no meio-campo sozinho. Um meio-campo com Florentino e Pizzi pode resultar, mas mesmo assim preferia ver testado o Florentino e o Weigl no meio-campo para já, apesar de ser um pouco urgente a vinda de um 8. Uma boa opção poderia ser Manu Trigueros do Villarreal, de certeza que irá perder espaço com as chegadas de Coquelin e Parejo e penso que tem as características certas para ser o dono do lugar. Outra opção poderá ser o Gedson, mas seria mais arriscado atacarmos a época com o Gedson como o titular.

  • coach407
    Posted Agosto 16, 2020 at 3:00 pm

    Esta época na Europa o Leipzig e o Lyon impressionaram a jogar com 3 centrais e ainda 3 médios no caso do Lyon e 4 (!) no caso do Leipzig num 3x5x2 (Lyon) e num 3x6x1 (ou 3x4x2x1) no caso do Leipzig, congestionando a zona central de uma forma pouco vista e que complicou (e muito) a vida aos tubarões.

    Podemos ver outsiders a chegar longe na Europa, mas uma equipa “pequena” eliminar tubarões europeus em 4x4x2 não me recordo.

    Seria interessante ver o Benfica a ir testando uma tática deste género porque pode ser muito útil na Champions.

    Vlachodimos
    Rúben Dias, Vertonghen, Gabriel
    Diogo Gonçalves, Weigl, Florentino, Grimaldo
    Pizzi/Waldschmidt/Rafa/Pedrinho/Taarabt (a qualidade deste plantel nunca mais acaba…), Cebolinha
    Cavani

    Tanto em 3x5x2 como no 3x4x2x1 do Leipzig (e do Man City contra o Lyon btw) estes nomes funcionam. Claro que se o Benfica ainda for buscar um Lucas Veríssimo, Cabrera, Garay, Rúben Semedo ou Koch, que são os nomes todos que se falaram até agora, ainda fica mais evidente a possibilidade de explorar estratégias com 3 centrais e um duplo pivô como Lyon e Leipzig.

    O principal problema é que no campeonato português jogar desta forma é parvo, o que é mau para criar rotinas, mas com esta qualidade individual já nem digo nada.

    • SergioR
      Posted Agosto 16, 2020 at 3:35 pm

      Nesse onze mudava apenas gabriel por vertoghen e metia samaris como central no meio de resto está top

      • coach407
        Posted Agosto 16, 2020 at 3:50 pm

        Sim. Samaris parece-me melhor opção que o Gabriel realmente, mas colocava o grego na direita e Rúben Dias como central do meio.

    • Mantorras
      Posted Agosto 16, 2020 at 4:30 pm

      Acho que ja tinhas escrito/sugerido isso antes por aqui, e na altura tambem concordei. Parece-me que o sucesso ou insucesso dessa via depende essencialmente da capacidade dos alas. Se Grimaldo e Diogo se tornarem mais um a defender, conseguirem dar profundidade ao ataque e jogar por dentro para ter superioridade no miolo… seria uma optima opcao.

      • coach407
        Posted Agosto 16, 2020 at 5:59 pm

        Sim, o Benfica até teria jogadores no apoio ao ponta de lança bastante mais híbridos. Pizzi, Cebolinha, Rafa, Taarabt ou Pedrinho são jogadores que têm muita facilidade em dar largura também.

        É um pouco o que Sabitzer consegue dar no Leipzig (basta ver que o 1-0 foi um lance do Sabitzer na direita). Com 3 centrais e um duplo pivô haveria mais liberdade para os 3 da frente, inclusive podendo dar largura em vários lances.

  • Tio Charles
    Posted Agosto 16, 2020 at 4:26 pm

    GUARDA REDES
    Odysseas Vlachodimos
    Helton Leite
    ???

    DEFESA
    Jan Vertonghen
    Rúben Dias
    Lucas Veríssimo / Rúben Semedo
    Morato
    Gilberto
    André Almeida
    Álex Grimaldo
    Nuno Tavares

    MÉDIO
    Julian Weigl
    Florentino Luís
    Andreas Samaris
    Patrick De Paula
    David Tavares
    Pizzi
    Adel Taarabt

    AVANÇADO
    Diogo Gonçalves
    Pedrinho
    Everton
    Rafa Silva
    Jota
    Gonçalo Ramos
    Luca Waldschmidt
    Carlos Vinícius
    Edinson Cavani

    ______________________________

    VENDER
    Ivan Zlobin
    Jardel
    Chiquinho
    Gabriel
    Andrija Zivković
    Franco Cervi
    Haris Seferović

    EMPRESTAR
    Mile Svilar
    Ferro
    Tomás Tavares

    • T. Pinto13
      Posted Agosto 16, 2020 at 4:49 pm

      Vender o Gabriel?!

      • chuta dai
        Posted Agosto 16, 2020 at 5:13 pm

        Nem nunca devia ter vindo!

        • T. Pinto13
          Posted Agosto 16, 2020 at 6:52 pm

          Exato já vi que nutre um grande amor por um dos maiores dínamos do meio campo do Benfica está época.
          Basta ver o que aconteceu quando ele se lesionou mas enfim ele não marca 40 golos ?
          O weigl é outro fraquissimo para ti ?

          • chuta dai
            Posted Agosto 16, 2020 at 7:41 pm

            Não pelo contrario. Adoro o Gabriel especialmente porque ele pensa que é o Pirlo e então passa o jogo todo a mandar charutadas pra frente com uns fabuloso 20% de aproveitamento se tanto. E a defender até fico cansado quando o vejo a correr atras dos opositores, quando é ultrapassado. Parece que tem um balde de brita no traseiro. “O Gabriel grande dinamo do Benfica este ano”. Essa quase que teve piada se não tivessemos a falar da desgraça do Benfica.

            • DNowitzki
              Posted Agosto 16, 2020 at 10:58 pm

              Não foi o ano passado que ele se lesionou, o meio campo foi Tino e Samaris e arrancámos para o título… sem Gabriel?

      • Moha
        Posted Agosto 16, 2020 at 5:33 pm

        Naturalmente. Gabriel mostrou até ao momento capacidade para ser uma mais valia a box-2-box no sistema de JJ? Não me parece. Prefiro o Taraabt.

        Também venderia o Pizzi, porque me parece mais um problema do que uma solução neste momento, mas não acredito que a sua venda se concretize.

        • chuta dai
          Posted Agosto 16, 2020 at 6:53 pm

          Eu tambem concordo com a venda de Pizzi, não tanto por ser um problema porque acho que ir pró banco é uma boa alternativa pra ir entrando no decorrer dos jogos, mas sim pelo elevado salário que aufere e para um suplente é dinheiro a mais.

      • E o que temos
        Posted Agosto 16, 2020 at 6:08 pm

        Se conseguirmos enganar alguém sim

    • Tio Charles
      Posted Agosto 16, 2020 at 4:50 pm

      Hoje também se falou na possibilidade de Nacho Fernández, do Real Madrid, vir por cerca de 10 milhões. Nesse caro venderia também o André Almeida.

      • Chico
        Posted Agosto 16, 2020 at 5:23 pm

        Nacho era incrível, matava dois coelhos com uma cajadada. Ficava como lateral direito titular e quarto central.

  • The Mo
    Posted Agosto 16, 2020 at 4:52 pm

    Já dá para ter uma ideia dos jogadores que contam para JJ.
    Começando na baliza, JJ nunca foi muito bom a avaliar Guarda Redes, mas neste caso o Odisseias vem de duas boas épocas e o JJ deverá mantê-lo como primeira opção. Leite será a alternativa.
    A nível de centrais, também acho que não existem dúvidas de quem serão os titulares, Dias e Vertoghen.
    Ainda deve chegar mais um central, ficando Jardel ou Ferro como 4 opção.
    Na direita veremos quem ganha o lugar, entre Gilberto que foi uma contratação a seu pedido, e Almeida um jogador que ele também aprecia.
    Na esquerda dois laterais esquerdo em Grimaldo e Tavares, e ainda esta adaptação Gabriel, que penso ter sido uma amostra de que o brasileiro não conta para o totobola.
    JJ gosta de laterais altos, coisa que Grimaldo não é, Tavares pela amostra ainda está muito verde, cometendo erros de posicionamento que JJ não costuma tolerar.
    Duvido muito que ele esteja satisfeito com os laterais esquerdos que tem á disposição.
    Como Médio Defensivo Weigl parte em vantagem, tendo Samaris e Florentino como alternativas.
    Uma curiosidade que tinha era onde ia colocar Pizzi, mas já se percebeu que irá ser 8, tal como foi na sua última passagem pelo Benfica.
    Como alternativas Taraabt e até Krovinovic, este último penso ser o jogador mais indicado para o lugar.
    Na ala direita, Zivkovic vai ser exprimido pelo JJ, bem pode ser a “surpresa”.
    Pedrinho duvido que calçe.
    Quem diz que Cervi vai ser dispensado está muito enganado, JJ gosta de Cervi, mas gosta mais de Cebolinha que irá ser o titular.
    Rafa pelos vistos irá ser opção para SA e discutir o lugar com o Alemão, enquanto os pontas serão Cavani, Vinícius e Seferovic, sendo que aqui não existe dúvidas de quem será o titular.
    É um plantel de muito grande qualidade e de muito grande quantidade, mas já se sabe que o JJ quer um plantel com 25 jogadores de campo, basicamente 2 para cada posição o que dá 20, mais 5.
    Apesar de tudo em algumas posições o Benfica não está assim muito bem servido, como é o caso das laterais, Gilberto não é acima da média, Almeida é competente, Grimaldo é sobrevalorizado, e Tavares tem defeitos graves.
    Na posição 8, apesar de ter 3 bons jogadores, nenhum deles é o típico box to box que JJ gosta, o que se aproxima mais disso é Krovinovic.
    Mas quando se tem jogadores como Cavani, Cebolinha e o alemão, isto para o campeonato português, obviamente que mete muito respeito.

    • Fim da oligarquia
      Posted Agosto 16, 2020 at 5:53 pm

      O Krovinovic nem sequer está integrado. Por isso nem vale a pena tomá-lo em consideração.
      Porque é que o Pedrinho não vai calçar ?

      • The Mo
        Posted Agosto 16, 2020 at 6:06 pm

        Estava na ideia que ele tinha sido integrado.
        O Pedrinho não vai calçar porque as outras opções são melhores, de momento.

        • Fim da oligarquia
          Posted Agosto 16, 2020 at 6:48 pm

          Se queres dizer ser titular,concordo para já.Se pretendes dizer que não vai pura e simplesmente jogar não percebo o motivo até porque consideras por exemplo o Cervi. O Pedrinho tem muito mais talento do que vários que estão a ser referidos.

  • Af2711
    Posted Agosto 16, 2020 at 5:03 pm

    O sector direito com André Almeida e Gilberto pode ser um problema nos jogos grandes. Gostava de ver outro nível de jogadores ali.

  • Fim da oligarquia
    Posted Agosto 16, 2020 at 5:09 pm

    No caso do Gabriel não tem muito significado porque deve ter a ver com lesões apesar de indicar que não é opção prioritária para médio.Já achava que com Jesus mais facilmente jogará a 6 do que a 8.
    Quanto ao principal,Pizzi. Tinha dito em resposta a alguém que não acreditava que fosse jogar a 8.Pelos vistos quem o disse para já tem razão.Digo já que é uma temeridade e uma opção absurda se for para manter. Quando o tentou e falamos de um jogador que apesar de tudo era mais disponível do que hoje fez com que a equipa quadruplicasse as derrotas e os empates em relação ao período com Enzo e cada jogo fora de casa era uma aventura de final incerto.
    Pensar em conjuga-lo com o Weigl então menos sentido tem já para não falar que se vai recuar no terreno um jogador depois de fazer a sua melhor época em golos afastando-o da baliza adversária.
    È por causa destes experimentalismos que depois aqueles que dizem que é dos 10 melhores treinadores do Mundo não conseguem explicar porque é que só passou uma vez a fase de grupos em quase 10 participações e quando ganha a libertadores se mete a jeito de ser eliminado pelo Emelec jogando com o Rafinha a ala direito e colocando o rodinei a lateral direito.

  • chuta dai
    Posted Agosto 16, 2020 at 5:17 pm

    Gabriel a lateral esquerdo?? Gosto! É sinal que não conta para o totobola!

  • E o que temos
    Posted Agosto 16, 2020 at 5:50 pm

    Gabriel a LE é um sinal claro que não conta para grande coisa, todos os benfiquistas viram a atitude de mimado dele nos ultimos jogos e o JJ não foi excepção.
    Só peço mais um 8 titular para nao ter que levar com a libelinha do Pizzi mais um ano, acho que não aguento.

  • chuta dai
    Posted Agosto 16, 2020 at 5:57 pm

    Li todos os comentáios e não entendo como Taarabt é tão desvalorizado para a posição 8! É que ninguem mete ele como hipotese. No meu entender jogaria com Tino a 6 e weigl a 8 ou então Tino a 6 e Taarabt a 8. Com os jogadores que fazem parte do plantel actualmente acho que não tem muito que saber. PS: Contente por parecer que Gabriel não conta para JJ.

    • Chico
      Posted Agosto 16, 2020 at 6:04 pm

      Pois, para mim o Taarabt é de longe o melhor 8 do plantel.

    • Af2711
      Posted Agosto 16, 2020 at 6:22 pm

      Para mim era titular. Raramente faz jogos ruins e tecnicamente é do melhor que há no clube.

    • Fim da oligarquia
      Posted Agosto 16, 2020 at 6:44 pm

      Para mim é o melhor dos que estão.Mas também não acho suficiente na parte defensiva.

    • chuta dai
      Posted Agosto 16, 2020 at 6:48 pm

      Chico e Af2711 concordo em absoluto com ambos. Ja pra não falar que em jogos da champions do plantel da época passada era dos poucos ou talvez o único que não acusava a pressão e conseguia sair a jogar sobre pressing da équipa adversária. Quando leio pessoas a dizer que Gabriel é melhor que Taarabt desculpem mas não sei que jogos andam a ver.

  • Manchester Is Red
    Posted Agosto 16, 2020 at 6:46 pm

    Já previa algo do género.

    É óbvio que o Gabriel não será lateral-esquerdo, mas (para mim) fica patente que não irá contar para grande coisa.

    O brasileiro não tem um mínimo de intensidade para jogar no modelo do JJ e o Benfica devia começar a estudar o mercado que tem neste momento. Deve dar para realizar um encaixe porreiro e por um jogador que, a meu ver, jamais se encaixará nas ideias do Jesus.

    • Chico
      Posted Agosto 16, 2020 at 7:06 pm

      O Benfica pode fazer um bom volume de rendimentos com excedentários.

      Gabriel: 10-20 milhões
      Cervi: 10-15 milhões
      Diogo Gonçalves: 5-9 milhões (se não render)
      Jota: 15 milhões
      Ferro: 8-12 milhões (se alguém aparecer…)
      Chiquinho: 5-8 milhões
      Krovinovic: 7-10 milhões
      Seferovic: 7-12 milhões
      Ferreyra: 4-6 milhões
      Tomás Tavares: 5-10 milhões (há vários meses que tem vindo a ser apontado a muitos clubes bons, apesar de ser fraco)
      Willock: 2-5 milhões
      Zlobin: 2-5 milhões
      Lema: 2-3 milhões
      Cádiz: 2-3 milhões
      Alfa: 1-3 milhões
      Pedro Pereira: 1-2 milhões
      Fejsa e Jardel: a custo zero, mas muito salário poupado

      Se Rafa (possível acima de 20 milhões) e Vinícius (possível acima de 30 milhões) saírem, também não seria situação para chorar.

Deixa um comentário